Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115773 vezes)

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #325 Online: 27 de Junho de 2006, 09:58:32 »
Estranha forma de expressar indiferença, acusar a ciência de ser "tola" e "estreita".

Quem ostenta a tola pretensão de "aprisionar" a ciência, em limites pré-estabelecidos, é você, não eu.

Ah sim. A ciência é obrigada a aceitar o seu ponto de vista, não é? Sei…

A ciência não está subordinada ao espiritualismo ou ao ateísmo. Mas o primeiro, entretanto,  apresenta algo para ser examinado. O segundo representa simplesmente uma atitude cômoda, não compartilhada pela maioria, volto a afirmar.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #326 Online: 27 de Junho de 2006, 10:03:31 »
Esta seria a conclusão?
Na falta de uma boa e convincente explicação, tudo indica que sim.
E se não surgirem tais explicações, será um fim bem melancólico.
Seria trágico, se não fosse cômico : algumas fotografias dos anos 60, decretando o "melancólico fim" do Espiritismo. :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Tinha um tal de Chico Xavier nelas. Será que não conta?

Se as tais fotografias fosse o fator determinante da minha ida para o Espiritismo, certamente eu não estaria lá. E Chico Xavier não é o Espiritismo.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #327 Online: 27 de Junho de 2006, 10:17:17 »
Estranha forma de expressar indiferença, acusar a ciência de ser "tola" e "estreita".
Quem ostenta a tola pretensão de "aprisionar" a ciência, em limites pré-estabelecidos, é você, não eu.
Quem alega indiferença é você, a despeito da quantidade de adjetivos que gosta de usar. Já da minha parte eu valorizo a qualidade do conhecimento, a condição de confiar nele independentemente das simpatias que eu possa ter ou deixar de ter por quem o fornece. Isso realmente me parece indispensável para o conhecimento científico. Pode chamar de aprisionamento se quiser, mas não vejo outra forma de falar em ciência sem cair no ridículo.

Espíritas não adotam uma postura anti-científica. Mas você, declaradamente se intitula um anti-espiritismo. Você pode construir belíssimos argumentos, publicar páginas inteiras com as suas ideias, ( não estou sendo irônico) mas não conseguirá, nem desta, nem de outra maneira qualquer,
validar a sua opinião de que, no futuro, a ciência não possa estudar a realidade do espírito. Espíritas acreditam em tal possibilidade. Argumentos de ACS, são totalmente irrelevantes nesta questão, doa a quem doer.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #328 Online: 27 de Junho de 2006, 10:35:46 »
Onaiab, você está sendo irônico por causa da idade das fotos? Veja quem está do lado delas: Chico Xavier, a prova concreta que ele é um farsante. Chico Xavier é uma das pessoas que tem mais livros publicados da doutrina espírita, e por isto você não deveria rir, e sim chorar..

Olha, em reuniões de tratamento espiritual, na casa espírita em que eu frequento, uma das médiuns, afirma que vê ectoplasma fluir no ambiente. Eu nunca vi nada, não sou médium. Apenas "vejo" a eficiência do tratamento para muitas pessoas, eu, inclusive. Quanto às fotos, sua autenticidade deve ser realmente questionada. Não vejo motivo prá nenhum choro. 

Atheist

• Visitante
« Resposta #329 Online: 27 de Junho de 2006, 10:40:25 »
Onaiab, você está sendo irônico por causa da idade das fotos? Veja quem está do lado delas: Chico Xavier, a prova concreta que ele é um farsante. Chico Xavier é uma das pessoas que tem mais livros publicados da doutrina espírita, e por isto você não deveria rir, e sim chorar..

Olha, em reuniões de tratamento espiritual, na casa espírita em que eu frequento, uma das médiuns, afirma que vê ectoplasma fluir no ambiente. Eu nunca vi nada, não sou médium. Apenas "vejo" a eficiência do tratamento para muitas pessoas, eu, inclusive. Quanto às fotos, sua autenticidade deve ser realmente questionada. Não vejo motivo prá nenhum choro. 

Engraçado que para marcar tratamento para sabe-se lá o que os espíritas conseguem horário com os espíritos... para provar que eles existem, aí não dá...

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #330 Online: 27 de Junho de 2006, 10:44:56 »
Citação de: Onaib
Citação de: Luis Dantas

Os limites da ciência servem para que ela funcione. Com critérios que necessários para aceitar o espiritismo como científico, praticamente qualquer coisa que se inventasse, seria científica, como duendes da chuva, paranormalidade, fadas, etc. Basta complementar com os argumentos ad hoc necessários.

O Espiritismo nunca se pretendeu "científico". Isso é invenção de ACS, a partir da definição de Allan Kardec, sobre o Espiritismo, como sendo uma "ciência que estuda os espíritos e sua relação com o mundo material". O grande engano, ou atitude me extrema má fé, é a utilização do termo ciência, apenas como ciência acadêmica. E tal inconsequência provém realmente de ACS.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #331 Online: 27 de Junho de 2006, 10:47:21 »

Engraçado que para marcar tratamento para sabe-se lá o que os espíritas conseguem horário com os espíritos... para provar que eles existem, aí não dá...

Realmente não dá, como há algum tempo atrás, vivia-se sobre um planeta que não dava prá provar a sua esfericidade. Imagine você vivendo naquele tempo...........................

Atheist

• Visitante
« Resposta #332 Online: 27 de Junho de 2006, 10:47:44 »
equipe estudou 45 casos entre 100 catalogados pela Folha Espírita e, a partir de dados colhidos por um questionário padrão, chegou a conclusões reveladoras sobre o perfil dos destinatários das mensagens e o conteúdo básico divulgado nos textos.

Números interessantes... Mas por que não estudaram os 100 casos catalogados? Qual foi o critério para estudar estes 100? Por que os médiuns se recusam a passar por um teste duplo cego, com avaliação mais detalhada e adequada?

Atheist

• Visitante
« Resposta #333 Online: 27 de Junho de 2006, 10:48:22 »

Realmente não dá, como há algum tempo atrás, vivia-se sobre um planeta que não dava prá provar a sua esfericidade. Imagine você vivendo naquele tempo...........................

Mas como é que dá para marcar horário para tratamento???

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #334 Online: 27 de Junho de 2006, 11:10:10 »
Citação de: Onaib
Citação de: Luis Dantas

Os limites da ciência servem para que ela funcione. Com critérios que necessários para aceitar o espiritismo como científico, praticamente qualquer coisa que se inventasse, seria científica, como duendes da chuva, paranormalidade, fadas, etc. Basta complementar com os argumentos ad hoc necessários.

O Espiritismo nunca se pretendeu "científico". Isso é invenção de ACS, a partir da definição de Allan Kardec, sobre o Espiritismo, como sendo uma "ciência que estuda os espíritos e sua relação com o mundo material". O grande engano, ou atitude me extrema má fé, é a utilização do termo ciência, apenas como ciência acadêmica. E tal inconsequência provém realmente de ACS.

Ei, não somos nós ateus e céticos que alardeamos que o Espiritismo é "Ciência, Religião, Arte e Filosofia", nem fomos nós que colocamos palavras na boca de Kardec. 

E para mim a má-fé é querer propor uma "ciência não-acadêmica" sem explicar como ou por que ela deveria ser chamada de ciência nem querer ressaltar que não é realmente uma área objetiva de conhecimento.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #335 Online: 27 de Junho de 2006, 14:37:01 »
É má-fé mesmo, Dantas. Para o povo leigo em geral, espiritismo é ciência equiparável à física. Para os cientistas, espiritismo é ciência como sinônimo de "conhecimento"...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #336 Online: 27 de Junho de 2006, 15:17:29 »
Douglas:
"Sobre as materializações, recentemente finalizei a leitura do livro Nos Dominios da Mediunidade  de André Luiz, por Chico Xavier.

Nele encontrei uma passagem dedicada somente a materializações e posto aqui o seguinte ensinamento de um Instrutor a André Luiz e Hilário:"
"Até pouco tempo, eu não possuia esta informação. Agora, o que posso afirmar, é que devemos aguardar a Ciência Espirita evoluir em seus estudos e trabalhos.
Discussões em torno desse tema, infelizmente, serão estéreis por um bom tempo."

É Douglas, o método para se comprovar a existência dos espíritos está em suas manifestações com este mundo. O problema é que psicografia e reencarnação, não significam nada para a ciência, pelomenos é o que tem parecido. O único modo é analisar sob os olhos dos supostos fenômenos físicos, que são empíricos. Como você disse, teremos que esperar a DE evoluir em seus estudos e trabalhos. Imagino que o único modo para isto seria trazer os supostos fenômenos para o método científico. Concorda?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #337 Online: 27 de Junho de 2006, 18:21:57 »
Citação de: Danniel
... e o cérebro não tem função alguma, porque o que pensa e é consciente, e diz ao corpo o que fazer, está em "outra dimensão" e tem propriedades que fazem o tamanho ou existência do cérebro algo desnecessário (conclusão lógica das capacidades dos espíritos nos tais "fenômenos físicos"), mas por coincidência é maior conforme as espécies são mais inteligentes...
Danniel,

Você se lembra do caso, apresentado no Discovery ou no National Geographic Channel, sobre uma menina que sofria uma doença no cérebro que fazia com que ela tivesse constantemente ataques do tipo epilépticos (não tenho certeza se eram epilépticos, pois estou relatando de memória)?  O que os médicos decidiram?  Retirar metade do cérebro dela e preencher o espaço vazio com um material parecido com "silicone".  Com metade do cérebro a menos, a menina vai à escola, fala, ouve e enxerga normalmente, joga bola com os amigos e tem uma vida normal sem os ataques que tinha antes.  Será que ela não deveria ser menos dotada que as outras crianças por só ter metade do cérebro?  Será que ela vai ser menos inteligente?  Isso sugere que possa haver algo mais.

Eu não conheço muito detalhadamente essas coisas, mas sei que por exemplo, temos na verdade "dois" cérebros, em certo sentido, os hemisférios cerebrais. A extração de um todo (ou quase todo, não sei bem) não é exatamente como remover um apêndice ou o cóccix, mas o outro lado ainda dá conta. Não é como se tivesse tirado a metade e dado na mesma, daí poderia-se concluir que poderia tirar inteiro (apesar de Rupert Sheldrake, "espiritóide", tentar defender coisas do tipo). Eu perguntei por aí, não lembro se responderam, mas já li algo no sentido de que pessoas que tem a conexão entre os dois hemisférios extraída, desenvolvem duas "personalidades" diferentes, tem vontades diferentes de cada lado, cada lado está tentando operar independentemente.

E outra coisa bastante distinta seria a remoção de áreas de de suas partes homômeras nos dois hemisférios...

Quanto ao corpo, imagine-o como uma máquina.  Ela tem que ser adequada ao tipo de tarefa que o espírito precisa realizar.  Para alguém que roda joguinhos em DOS, qualquer computador 286 funciona.  Mas quem precisa trabalhar com animações gráficas, acho que precisa de um computador um pouquinho melhor.  A nossa máquina corporal é adequada às nossas necessidades atuais.  Foi menos desenvolvida no passado, quando não precisávamos de tantos recursos.  Será mais desenvolvida mais tarde, quando evoluirmos um pouco mais.

Um abraço.
Eu sempre ouço essa explicação, mas tem diversas falhas.

Especialmente no que toca o cérebro. Se fosse apenas o corpo, tudo bem, faz sentido. Mas aí seria aquilo que já disse, não se esperaria um cérebro muito mais sofisticado em humanos do que em qualquer outro vertebrado com patas traseiras e dianteiras, ou na pior das hipóteses, de um macaco ou antropóide.

Mais ou menos como podemos fazer um mesmo exato modelo de robô humanóide com controle remoto, comportar-se burra ou inteligentemente de acordo com quem o controlasse por controle remoto. Se fosse um controle-remoto de se vestir, e que fizesse exatamente o que fazemos com nosso corpo, um chimpanzé poderia vestí-lo, e ele não faria nada mais sofisticado que um chimpanzé faz. Mas uma pessoa poderia vestir também esse controle, e escrever, compor uma música, etc, sem precisar que o corpo do robô processe qualquer dessas coisas.

E da mesma maneira, uma alma humana não precisaria de nada mais que um cérebro de chimpanzé, no máximo, para ser um gênio que fosse, exceto em questões em que a anatomia do chimp, além do cérebro, prejudicassem, como fala, e um tanto em manipulação.

Aí problemas com o receptor do controle remoto seriam coisas exclusivamente de coordenação motora. Tentaria-se fazer coisas com o controle, mas o corpo não responderia. E acho que a bebedeira, por exemplo, é apenas parcialmente análoga a isso, porque além de prejudicar a coordenação, também altera a consciência, vontades, etc.

Mas para justificar a diferença de tamanho do cérebro, seria que houvesse um "cerebro fantasma", que funcionasse exatamente como se supõe funcionar o cérebro humano, e que se encaixa exatamente no cérebro, como se o vestisse, e precisasse de cada parte específica para funcionar sua contra-parte fantasmagórica.

Só que na prática, só precisa ser considerado o cérebro mesmo, e o espírito pode ser descartado, não serve para explicar qualquer coisa. Mas ou menos que se supusesse que o espírito encarna em umas 12 camadas de corpos invisíveis e intangíveis até chegar no corpo visível que todos conhecem. É algo igualmente defensável e igualamente descartável. A única coisa que deixa esse idéia menos defensável é simplesmente não ser tradicional do espiritismo.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #338 Online: 27 de Junho de 2006, 20:36:56 »
equipe estudou 45 casos entre 100 catalogados pela Folha Espírita e, a partir de dados colhidos por um questionário padrão, chegou a conclusões reveladoras sobre o perfil dos destinatários das mensagens e o conteúdo básico divulgado nos textos.

Números interessantes... Mas por que não estudaram os 100 casos catalogados? Qual foi o critério para estudar estes 100? Por que os médiuns se recusam a passar por um teste duplo cego, com avaliação mais detalhada e adequada?

Atheist,

Acredito que foi por metodo estatistico. Não sei responder suas questões. O que posso fazer é consultar uma amiga que é formada em Estatistica e ver se ela consegue relacionar algo, ou tentar entrar em contato com a AME-SP. Em último caso, localizar o livro "A vida triunfa".

Sobre o teste duplo cego, gostaria de uma explicação como seria. Não conheço este teste. Você poderia me explicar melhor?

Douglas:
"Sobre as materializações, recentemente finalizei a leitura do livro Nos Dominios da Mediunidade de André Luiz, por Chico Xavier.

Nele encontrei uma passagem dedicada somente a materializações e posto aqui o seguinte ensinamento de um Instrutor a André Luiz e Hilário:"
"Até pouco tempo, eu não possuia esta informação. Agora, o que posso afirmar, é que devemos aguardar a Ciência Espirita evoluir em seus estudos e trabalhos.
Discussões em torno desse tema, infelizmente, serão estéreis por um bom tempo."

É Douglas, o método para se comprovar a existência dos espíritos está em suas manifestações com este mundo. O problema é que psicografia e reencarnação, não significam nada para a ciência, pelomenos é o que tem parecido. O único modo é analisar sob os olhos dos supostos fenômenos físicos, que são empíricos. Como você disse, teremos que esperar a DE evoluir em seus estudos e trabalhos. Imagino que o único modo para isto seria trazer os supostos fenômenos para o método científico. Concorda?

Fiz um questionamento parecido ao Sr. Vitor Moura, pesquisador, dono do site "Existem Espiritos". Infelizmente o Portal do Espirito está fora do ar, e não vai dar para te mandar a resposta que recebi dele. Assim que o site voltar ao ar, posto aqui para você, combinado?

Também trarei mais informações de como poderiamos estudar estes casos de Materialização.

Só te peço um pouco de paciência. Hoje é meu ultimo dia de trabalho. Amanha estarei de férias. Semana que vem férias da faculdade.

Depois posso fazer uma descrição das experiências pessoais que tive.

Abraços,

Douglas

GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #339 Online: 27 de Junho de 2006, 22:19:12 »
Ok
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Atheist

• Visitante
« Resposta #340 Online: 27 de Junho de 2006, 23:39:12 »

Atheist,

Acredito que foi por metodo estatistico. Não sei responder suas questões. O que posso fazer é consultar uma amiga que é formada em Estatistica e ver se ela consegue relacionar algo, ou tentar entrar em contato com a AME-SP. Em último caso, localizar o livro "A vida triunfa".

Se havia todos os 100 casos à mão, não há motivo para escolher 45 e não pegar o todo, a não ser que se tenha escolhido a dedo cada um dos 45 casos.

Sobre o teste duplo cego, gostaria de uma explicação como seria. Não conheço este teste. Você poderia me explicar melhor?

Testes com controle e com várias repetições para fazer um exame estatístico mais coerente.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #341 Online: 27 de Junho de 2006, 23:51:50 »
Testes com controle e com várias repetições para fazer um exame estatístico mais coerente.

De acordo com http://pt.wikipedia.org/wiki/Duplo-cego:

Estudo Duplo-Cego é um estudo realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabe o que está sendo utilizado como variável em um dado momento.

Como exemplo, queremos testar a eficácia de um medicamento em uma determinada doença: o pesquisador contrata médicos examinadores que irão entregar a pacientes voluntários que apresentam esta doença uma cápsula que pode ou não conter medicamento.

Este medicamento foi feito por manipulação em dois tipos idênticos de cápsulas: uma com o pó do medicamento estudado e outro com farinha de trigo. O médico anota o número do medicamento sem saber se esta cápsula é o medicamento ou se é a farinha. Tampouco o paciente sabe a composição real da capsula.

Após o período que em que se espera que o medicamento faça efeito o mesmo médico examina o paciente e anota quantitativamente a melhora ou não das alterações esperadas na doença. Esta ficha é devolvida ao examinador que tabula os resultados sabendo qual tipo de cápsula foi ingerida pelo paciente. Assim o pesquisador consegue excluir o efeito placebo existente em um medicamento inerte e validar um medicamento que realmente faça efeito.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #342 Online: 28 de Junho de 2006, 13:21:18 »
Um dia passou uma reportagens desta no fantástico, sobre o estudo Duplo-cego, e comprovou-se que grande parte das sensações dos voluntários eram eles mesmos que criavam. A mente humana cria falsas sensações, isto é fato.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #343 Online: 28 de Junho de 2006, 18:45:04 »
A ciência não está subordinada ao espiritualismo ou ao ateísmo. Mas o primeiro, entretanto,  apresenta algo para ser examinado. O segundo representa simplesmente uma atitude cômoda, não compartilhada pela maioria, volto a afirmar.

Sobre o grifo: que importa se a maioria não é de ateus?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #344 Online: 28 de Junho de 2006, 18:45:57 »
Um dia passou uma reportagens desta no fantástico, sobre o estudo Duplo-cego, e comprovou-se que grande parte das sensações dos voluntários eram eles mesmos que criavam. A mente humana cria falsas sensações, isto é fato.

Pois é... quem garante que o que se sente no momento do passe ou as palavras que se "recebem" na psicografia não são resultado desta mesma mente?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #345 Online: 28 de Junho de 2006, 19:09:46 »
A ciência não está subordinada ao espiritualismo ou ao ateísmo. Mas o primeiro, entretanto, apresenta algo para ser examinado. O segundo representa simplesmente uma atitude cômoda, não compartilhada pela maioria, volto a afirmar.

Sobre o grifo: que importa se a maioria não é de ateus?

Realmente, pouco importa. Simplesmente negar a concepção espiritualista, representa nada, ou muito pouco, a não ser dentro do seu próprio ambiente, de ACS.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #346 Online: 28 de Junho de 2006, 19:15:03 »

Pois é... quem garante que o que se sente no momento do passe ou as palavras que se "recebem" na psicografia não são resultado desta mesma mente?

Tem muita gente por aí, perdendo o sono, procurando quem teria escrito as centenas de livros do Chico Xavier......................... 

APODman

• Visitante
« Resposta #347 Online: 28 de Junho de 2006, 22:57:37 »
Tem muita gente por aí, perdendo o sono, procurando quem teria escrito as centenas de livros do Chico Xavier......................... 

Sim, pois tal pessoa daria um ótimo roteirista de filmes de comédia ! Um desperdício de talento.

[ ]´s

Atheist

• Visitante
« Resposta #348 Online: 29 de Junho de 2006, 00:41:31 »

De acordo com http://pt.wikipedia.org/wiki/Duplo-cego:

Estudo Duplo-Cego é um estudo realizado em seres humanos onde nem o examinado (objeto de estudo) nem o examinador sabe o que está sendo utilizado como variável em um dado momento.

Como exemplo, queremos testar a eficácia de um medicamento em uma determinada doença: o pesquisador contrata médicos examinadores que irão entregar a pacientes voluntários que apresentam esta doença uma cápsula que pode ou não conter medicamento.

Este medicamento foi feito por manipulação em dois tipos idênticos de cápsulas: uma com o pó do medicamento estudado e outro com farinha de trigo. O médico anota o número do medicamento sem saber se esta cápsula é o medicamento ou se é a farinha. Tampouco o paciente sabe a composição real da capsula.

Após o período que em que se espera que o medicamento faça efeito o mesmo médico examina o paciente e anota quantitativamente a melhora ou não das alterações esperadas na doença. Esta ficha é devolvida ao examinador que tabula os resultados sabendo qual tipo de cápsula foi ingerida pelo paciente. Assim o pesquisador consegue excluir o efeito placebo existente em um medicamento inerte e validar um medicamento que realmente faça efeito.

Obrigado!

Atheist

• Visitante
« Resposta #349 Online: 29 de Junho de 2006, 00:43:55 »

Ué, não foi ele quem escreveu...

Antes que nos esqueçamos:

Onde estão os espíritos, digo, as evidências destes??? Já trouxe?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!