Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115775 vezes)

APODman

• Visitante
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #375 Online: 30 de Junho de 2006, 21:52:02 »
Carlos Roberto Appoloni, Doutor em Física Nuclear Experimental pelo Instituto de Física da USP, com Pós-Doutorado pela Università di Roma "La Sapienza", e desde 1976 docente do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina, onde é Coordenador do Grupo de Física Nuclear Aplicada,

Nossa quanta coisa !

fez uma resenha do livro do Hernani, citado acima.

Será que existe algum estudo sobre a constituição do "pó de Pirlim Pim Pim" da Sininho ?

O gabaritado Dr. tb poderia fazer a resenha de tal estudo, sólido, com dados fundamentados em  experimentos bem elaborados, reprodutíveis.  [:D]

Hseete poderia enviar a resenha ao meu email:  carlos.apodman@gmail.com

[ ]´s

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #376 Online: 30 de Junho de 2006, 21:56:38 »
Essa resenha não é a mesma do link que o Ernane postou?

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/ciencia/a-proposito.html
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #377 Online: 30 de Junho de 2006, 22:07:56 »
Provavelmente, pois fala da matéria-psi, mas perae, se ele fez uma resenha, então quer dizer que Hernani Andrade afirmou isto: "Ele calcula que o corpo astral (perispírito) tem massa de aproximadamente 61,7 gramas, para um volume de 70000 cm3 (volume de um corpo humano médio no nosso espaço), ou seja, a densidade da matéria psi é de aproximadamente 0,00088g/cm3, que é da ordem da densidade do gás Neon. Assim a densidade da matéria psi é 1,45 vezes menor que a do ar e 9,8 vezes maior que a do Hidrogênio. O corpo astral seria então 1135 vezes mais leve que o corpo físico." ?????
????

A matéria-psi então ocupa lugar no espaço??????? Consequentemente os espíritos ocupam lugar no espaço??? Que loucura é essa?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #378 Online: 30 de Junho de 2006, 22:20:50 »
Eu já li de uma louca aí que o espírito era matéria em forma de plasma, o quarto estado da matéria, então espírito = gás? Bah, que loucura! Daonde o Hernani Andrade tirou essa loucura? Como ele chegou à estes cálculos? Ele calculou a massa do perispírito? Eu pensava que o espírito não ocupava lugar no espaço!!! Alguém pode me explicar??
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 30 de Junho de 2006, 22:22:23 »
Explicação: besteirol quântico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #380 Online: 30 de Junho de 2006, 22:47:19 »
APODman, o texto é esse mesmo do link aí de cima.

E concordo com o Angelo.

Sobre como ele chegou a esse resultado da massa, estou curioso para saber.
Alguém já viu esse livro?

Link do Apoloni no CNPq:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783210J2

Será que seria viável questioná-lo via e-mai?
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #381 Online: 01 de Julho de 2006, 00:16:37 »
Perae, acho que devo estar interpretando errado. Matéria-psi não tem relaçao nenhuma com a matéria que conhecemos, é matéria espiritual, os átomos que formam o suposto perispírito, não são os mesmos átomos da tabela periódica, são átomos espirituais: "O psi-átomo de Hernani".
O cálculo da densidade da matéria-psi, deve ser o cálculo no mundo dos espíritos, e não no nosso, ou estou falando besteiras?
"Esse cálculo, no entanto (se as premissas estiverem corretas), é da densidade da matéria psi enquanto projetada no nosso espaço (o volume projetado foi considerado igual ao do corpo físico) e não a densidade da matéria psi no hiperespaço."
O que ele quis dizer com hiperespaço?
Impossível a matéria-psi ter densidade em nosso mundo, Kardec mesmo definiu: "O espírito é formado por matéria sim, mas uma matéria diferente de tudo que conhecemos como matéria".
"Ele calcula que o corpo astral (perispírito) tem massa de aproximadamente 61,7 gramas, para um volume de 70000 cm3 ( volume de um corpo humano médio no nosso espaço), ou seja, a densidade da matéria psi é de aproximadamente 0,00088g/cm3, que é da ordem da densidade do gás Neon."
61,7 gramas de matéria espiritual, não?
Conclui-se que o mundo espiritual não parece ser diferente do nosso. Que doutrina materialista! Os espíritos jogam futebol no mundo deles também? Deve ter uma bola espiritual formada por matéria-psi também!

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #382 Online: 01 de Julho de 2006, 00:18:48 »
Luis Dantas, você já leu O Erro Espírita? Eu ainda não o li, estou doido pra ler, pena que tenho pavor de espanhol! :(
Vou fazer um esforço. Se o livro é tão poderoso como dizem, e se é capaz de desmistificar o espiritismo com dados verdadeiros, deveria ser traduzido para o Português. Se você já o leu, o que achou dele?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #383 Online: 01 de Julho de 2006, 00:33:04 »
Atheist e Alenônimo,

Concordaria inteiramente com vocês se Vitor Moura fosse Espirita. Como ele não é, concordo com ele. É o único verdadeiro céptico que encontrei até hoje, que realmente se empenha em pesquisar algo e não é um negador comum.

Ele é espírita. Posta um monte no RV e usa sempre falácias como Apelos à Misericórdias.

Se o problema é o laboratório, utilizemos a idéia do fisico da USP. Alexandre Fontes da Fonseca:

http://www.apologiaespirita.org/espiritismo_ciencia/ciencia_espiritismo_17.htm

Abraços,

Douglas
Desculpa não acreditar, mas é que já vi casos até de “pastores que estudaram na NASA”.

Primeiro eu procurei o Alexandre Fontes da Fonseca e achei o Currículo Lattes e sua Página Pessoal. O cara existe mesmo, é fodão e estudou pra caralho. Mas em nenhum lugar eu estou achando qualquer referência ao espiritismo.

Já se eu fizer a busca ao contrário, eu acho o site dos Artigos Espíritas com textos que levam seu nome, mas não achei nada que o ligasse efetivamente àquela pessoa. Sem e-mails combinando, nem páginas pessoais.

Será que se mandarmos um e-mail para afonseca@if.usp.br e perguntarmos diretamente a ele, ele confirma fazer parte do site espírita citado? Será que ele poderia nos dar maiores informações sobre os estudos envolvendo espíritos?

Quem se abilita?

Alexandre,

Não sabia que Vitor era espirita. Me pareceu ateu (eu poderia jurar que era ateu :o ). Deveria ter checado.

Quanto ao Alexandre Fontes, pode enviar e-mail a ele. Ele faz parte do GEAE (Grupo de Estudos Avançados Espíritas). Seus artigos do GEAE são publicados no GAE e no Portal do Espirito. O último livro que li do Marcel Souto Maior (jornalista), dedica um capitulo inteiro ao Alexandre Fontes da Fonseca. Vou preparar o capitulo dele e posto aqui.
Ele será o primeiro a te dizer que não existem provas concretas dos Espiritos, mas muitos indicios.

Só não mandarei o e-mail, porque...bem, já sabem...Sou café-com-leite. :lol:

Vou te cobrar mais tarde.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #384 Online: 01 de Julho de 2006, 00:35:20 »
APODman, o texto é esse mesmo do link aí de cima.

E concordo com o Angelo.

Sobre como ele chegou a esse resultado da massa, estou curioso para saber.
Alguém já viu esse livro?

Link do Apoloni no CNPq:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783210J2

Será que seria viável questioná-lo via e-mai?

Humberto,

Sempre é viável o questionamento. Faça isso, como sendo um estudo de um grupo aqui do CC.
Ficaria bom.

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #385 Online: 01 de Julho de 2006, 00:43:00 »
Alexandre,

A ligação dos de Alexandre Fontes e o GEAE:

17. O que é o Conselho Editorial ?

É simplesmente um grupo de pessoas, pertencentes ao GEAE, que recebem a correspondência enviada aos endereços eletrônicos do GEAE (editor@geae.inf.br) e selecionam as que serão publicadas no boletim e/ou na página WWW. Em resumo, atuam como editores.

Atualmente o conselho editorial é formado pelos integrantes:

Ademir Luiz Xavier Junior (Campinas - SP, Brasil)
Alexandre Fontes da Fonseca (Brotas - SP, Brasil)
Antonio Leite (Nova York, EUA)
Carlos Alberto Iglesia Bernardo (São Paulo - SP, Brasil)
Edgar Crespo (Flórida, EUA)

José Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)
Raul Franzolin Neto (Pirassununga-SP, Brasil
Renato Costa (Rio de Janeiro-RJ, Brasil)
Yvonne Limoges (Flórida, EUA)

Os critérios utilizados na edição dos boletins seguem as linhas gerais apresentadas nas questões [21], [27] a [32]

Pode ser conferido em:

http://www.geae.inf.br/pt/index.html

Mas mande o e-mail, mesmo assim.

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 01 de Julho de 2006, 08:46:04 »
Ernane, o próprio Apoloni sugere no texto experimentos controlados com pessoas pré e pós-morte para conferir isso. Portanto, ele está falando do nosso mundo mesmo (se é que existe outro, né?)
Em todo caso, é bom esclarecer.

Vou seguir o conselho do Douglas e tentar um questionamento direto. Não tenho nada a perder mesmo.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #387 Online: 01 de Julho de 2006, 10:39:17 »
Luis Dantas, você já leu O Erro Espírita? Eu ainda não o li, estou doido pra ler, pena que tenho pavor de espanhol! :(
Vou fazer um esforço. Se o livro é tão poderoso como dizem, e se é capaz de desmistificar o espiritismo com dados verdadeiros, deveria ser traduzido para o Português. Se você já o leu, o que achou dele?

Andei lendo a versão em inglês, mas me disseram que a versão gratuita em espanhol é melhor.

Mas é leitura pesada, e a linguagem não é das mais acessíveis.  Não tenho certeza de que resiste por inteiro a uma análise cética, tampouco.

Há um esforço em traduzir as obras de Guénon.  Eu _deveria_ estar traduzindo esse livro...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #388 Online: 02 de Julho de 2006, 14:21:58 »
Vou me esforçar pra ler.. parece compensar.

Atheist

• Visitante
« Resposta #389 Online: 02 de Julho de 2006, 19:21:19 »
Atheist e  Alenônimo,

Concordaria inteiramente com vocês se Vitor Moura fosse Espirita. Como ele não é, concordo com ele. É o único verdadeiro céptico que encontrei até hoje, que realmente se empenha em pesquisar algo e não é um negador comum.

Se o problema é o laboratório, utilizemos a idéia do fisico da USP. Alexandre Fontes da Fonseca:

http://www.apologiaespirita.org/espiritismo_ciencia/ciencia_espiritismo_17.htm

Abraços,

Douglas

Não concordo com ele. Acho que para ser imparcial o laboratório deve ser muito bem equipado com vários tipos de equipamentos que possam escrutinar as mais variadas questões acerca do espiritismo. De salas preparadas com isolamento sonoro até equipamentos medidores de ondas em geral. Tudo depende do objetivo do trabalho.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #390 Online: 02 de Julho de 2006, 22:48:35 »
Alexandre,

A ligação dos de Alexandre Fontes e o GEAE:

17. O que é o Conselho Editorial ?

É simplesmente um grupo de pessoas, pertencentes ao GEAE, que recebem a correspondência enviada aos endereços eletrônicos do GEAE (editor@geae.inf.br) e selecionam as que serão publicadas no boletim e/ou na página WWW. Em resumo, atuam como editores.

Atualmente o conselho editorial é formado pelos integrantes:

Ademir Luiz Xavier Junior (Campinas - SP, Brasil)
Alexandre Fontes da Fonseca (Brotas - SP, Brasil)
Antonio Leite (Nova York, EUA)
Carlos Alberto Iglesia Bernardo (São Paulo - SP, Brasil)
Edgar Crespo (Flórida, EUA)

José Cid (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)
Raul Franzolin Neto (Pirassununga-SP, Brasil
Renato Costa (Rio de Janeiro-RJ, Brasil)
Yvonne Limoges (Flórida, EUA)

Os critérios utilizados na edição dos boletins seguem as linhas gerais apresentadas nas questões [21], [27] a [32]

Pode ser conferido em:

http://www.geae.inf.br/pt/index.html

Mas mande o e-mail, mesmo assim.

Abraços,

Douglas

Eu não quero os dados dos sites espíritas. Eu quero os dados aparecendo no site dele e no currículo Lattes. Algo que mostre que os dois são a mesma pessoa.

Apenas olhe seus estudos no currículo Lattes e veja se há algo sobre espiritismo lá. Eu não achei nada. Se não tem nada sobre espiritismo lá, é porque ou é alguém diferente, ou ele mesmo não acredita que valha a pena pesquisá-los.

No mais, se não tiver nada dele que seja científico, então o uso do nome dele caracteriza um Apelo à Autoridade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Atheist

• Visitante
« Resposta #391 Online: 02 de Julho de 2006, 23:02:05 »
É o mesmo que os "cientistas" criacionistas fazem...

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #392 Online: 03 de Julho de 2006, 00:21:20 »
Eu não quero os dados dos sites espíritas. Eu quero os dados aparecendo no site dele e no currículo Lattes. Algo que mostre que os dois são a mesma pessoa.

Apenas olhe seus estudos no currículo Lattes e veja se há algo sobre espiritismo lá. Eu não achei nada. Se não tem nada sobre espiritismo lá, é porque ou é alguém diferente, ou ele mesmo não acredita que valha a pena pesquisá-los.

No mais, se não tiver nada dele que seja científico, então o uso do nome dele caracteriza um Apelo à Autoridade.

Alexandre,

Conforme eu disse no post anterior:

Alexandre,

Não sabia que Vitor era espirita. Me pareceu ateu (eu poderia jurar que era ateu :o ). Deveria ter checado.

Quanto ao Alexandre Fontes, pode enviar e-mail a ele. Ele faz parte do GEAE (Grupo de Estudos Avançados Espíritas). Seus artigos do GEAE são publicados no GAE e no Portal do Espirito. O último livro que li do Marcel Souto Maior (jornalista), dedica um capitulo inteiro ao Alexandre Fontes da Fonseca. Vou preparar o capitulo dele e posto aqui.
Ele será o primeiro a te dizer que não existem provas concretas dos Espiritos, mas muitos indicios.

Só não mandarei o e-mail, porque...bem, já sabem...Sou café-com-leite. :lol:

Vou te cobrar mais tarde.

Abraços,

Douglas

Eu iria dizer, um negócio mas deixa pra lá...arrumar confusão para que, né? :hein:
www.apologiaespirita.org

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #393 Online: 03 de Julho de 2006, 00:36:24 »
O fenômeno que os espíritas usam de argumento para comprovar a veracidade do espiritismo é a psicografia. A psicografia é capaz mesmo de dar uma prova concreta não empírica sobre a existência dos espíritos?
Céticos dizem que psicografia é leitura fria, leitura a frio. É ou não é? Pelomenos eu nunca vi em uma psicografia ser revelados segredos pessoas que só a pessoa sabe.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #394 Online: 04 de Julho de 2006, 20:32:20 »
Me deparo todos os dias com argumentos do tipo:
"mas gostaria de saber, daqueles q nao acreditam a veracidade das psicografias do médium Chico Xavier, como uma pessoa pobre, sem quase instrução poderia escrever mais de 400 livros de temas variados e com uma linguagem considerada difícil para muitas pessoas instruídas??"

Qual é a verdade?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #395 Online: 04 de Julho de 2006, 20:56:22 »
Você conhece o "pensador", do fórum RV? Linguagem difícil não é difícil de ser aprendida, e não precisa significar qualquer coisa. Um exemplo é esse:

http://www.str.com.br/Scientia/transgredindo.htm

Nos casos em que se esteja se escrevendo algo com sentido, o que não é algo absurdamente improvável, também não é algo inexplicável, basta pegar um ou mais livros numa biblioteca, e reescrever. Mesmo sem formação nessa área qualquer, não é impossível, desde que apenas se reescreva, coloque-se em outras palavras, sem contradizer as coisas afirmadas. É possível ainda combinações das duas técnicas em variados graus.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #396 Online: 04 de Julho de 2006, 21:21:02 »
E escrever sobre temas variados envolvendo Biologia?

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #398 Online: 04 de Julho de 2006, 23:16:33 »
Talvez porque ele nao sabia nada de Biologia?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #399 Online: 04 de Julho de 2006, 23:53:12 »
Detalhes, Ernane...somente Detalhes:

Ele não sabia Inglês e psicografava de trás para frente em uma rapidez impressionante.
Cursou até o 4º ano do antigo primário, onde ganhou um prêmio de redação, ao psicografá-la.
Dos 25 milhões de livros vendidos, não ficou com um tostão. Todos foram para ajudar as mais de 2000 obras sociais mantidas ou criadas por ele.
Pesquise sobre o Marcel Souto Maior, editor do fantástico e depois comente comigo. Se quiser te mando um livro por MP.

Waldo Vieira psicografou uma obra de Balzac, sem conhecer as minúcias de Balzac e do povo Francês. Dois especialistas brasileiros em Balzac, ficaram perplexos ao ler o livro de Waldo, Cristo espera por ti, classificando-o de "um verdadeiro romance balzaquiano".

Depois posto na integra este fato.

Abraços,

Douglas

P.S. tem uma matéria de capa na revista Epoca, desta semana sobre o avanço do Espiritismo. Uma boa leitura para simpatizantes e detratores. Quem quiser conferir: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG74648-5990-424,00.html
« Última modificação: 04 de Julho de 2006, 23:56:05 por Douglas »
www.apologiaespirita.org

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!