Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115771 vezes)

APODman

• Visitante
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #275 Online: 22 de Junho de 2006, 23:34:07 »
Incriveis imagens de exteriorização de ectoplasma:

Ectoplasma sendo coletado para pesquisas:  

Material já coletado, antes do seu desaparecimento:

Material ectoplasmático sendo expelido pelos poros da cabeça do medium:

Sendo expelido pelo queixo do medium:

Não sou mais espírita mas definitivamente me impressiono pelas provas incontestáveis que estas imagens representam a favor da existência do Ectoplasma !!

[ ]´s

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #276 Online: 22 de Junho de 2006, 23:36:01 »
Uma dúvida: se é que o ectoplasma volta para o corpo do médiun, não daria tempo pra levar pra um laboratório, ou daria? APODman, você disse:
"De forma alguma, tanto que já foram descritas análises de ectoplasma que fora levada a laboratório." Eu já li o caso de uma flor materializada, que pelo relato evaporou-se..
O caso é, se levaram pra um laboratório, então dá tempo? Pensei que voltasse imediatamente para o corpo do médiun.. Mas, outra dúvida: Se o médiun estiver no Japão, e a amostra de ectoplasma no laboratório no Brasil, como a amostra voltaria para o corpo do médiun? Voando pelos ares? Ela tem inteligência própria? ¬¬ Ou não voltaria, esperaria o médiun voltar pro Japão? Ou isto é mentira? O ectoplasma não volta para o corpo do médiun? O espiritismo tem a resposta? De acordo com os SUPOSTOS experimentos de William Crookes, está relatado que volta para o corpo do médiun sim.
Espero a resposta de algum espírita ou alguém que manja mais do assunto..
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

APODman

• Visitante
« Resposta #277 Online: 22 de Junho de 2006, 23:37:22 »
Bom, isto é natural, pelo que me disseram,

E não passará do "disseram"

O que seria suficiente? Presenciar?

Presenciar, testar E reproduzir E permitir a reprodutibilidade dos resultados por equipes independentes, a qualquer momento em qualquer lugar.

[ ]´s

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #278 Online: 22 de Junho de 2006, 23:37:45 »
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: UHAuAHUahauhaUHAuahuahuAHUhauHAUhauHAUahuhauhauhAUHauhuhaUH AuhaUHAUAHUahaUHAuhauh  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: AUhuAHUahuAHUahuAHUAHUhuHUhuHUAhuhUHAUhauHAUHAUH
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

APODman

• Visitante
« Resposta #279 Online: 22 de Junho de 2006, 23:43:15 »
Um tal de Dr.V. Dombrowsky supostamente analisou o ectoplasma em laboratório concluindo que "O ectoplasma está constituído de matéria albuminóide, acompanhado de gordura e de células tipicamente orgânicas. Não foram encontrados amiláceos e açúcares".

Abaixo todas as propriedades  que "DIZEM QUE" foram constatadas do ectoplasma:
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/bernardi/ectoplasma.html

Claro, como se trata de uma afirmação de fé, vc pode acreditar ou não, acrescentar o que desejar e retirar o que bem entender, basta ser criativo.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #280 Online: 22 de Junho de 2006, 23:44:39 »
:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: UHAuAHUahauhaUHAuahuahuAHUhauHAUhauHAUahuhauhauhAUHauhuhaUH AuhaUHAUAHUahaUHAuhauh :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: AUhuAHUahuAHUahuAHUAHUhuHUhuHUAhuhUHAUhauHAUHAUH

:D  agora vc "entrou no espírito" da coisa  :D

[ ]´s

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #281 Online: 22 de Junho de 2006, 23:48:57 »
É como eu disse anteriormente: Os espíritas lêem, acham isto científico e acreditam sem questionar, sem ter a vontade de presenciar. Porque eles não presenciam? (a maioria) Será que eles têm medo de enfrentarem uma suposta mentira?
A maioria simplesmente vêem fotos, lêem os relatos sem o MÍNIMO DE SENSO CRÍTICO e se satisfazem com isto, considerando-as como prova científica incontestável.
Esta é a diferença do cético que procura a verdade com um religioso ou espiritualista, na maioria das vezes.. Particularmente acho meio absurdo este lance de levar ectoplasma para o laboratório, já que a lei espírita é: "O ECTOPLASMA VOLTA PARA O CORPO DO MÉDIUN". Pelomenos eu não acho isto lógico neste ponto. Ele demora pra voltar? Esta é a dúvida, já postei anteriormente. Se alguém souber, por favor, me responda.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #282 Online: 22 de Junho de 2006, 23:50:04 »
Realmente, você tem a prova científica do ectoplasma! ahuhuahUAHUahuAUHuahuAHUahuAHUahuhauHAUAHUahuAHUAHUahuahuAH UahuahuAHUAHUahuAHUaha  :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

APODman

• Visitante
« Resposta #283 Online: 22 de Junho de 2006, 23:59:25 »
Será que eles têm medo de enfrentarem uma suposta mentira?

;)

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #284 Online: 23 de Junho de 2006, 14:11:27 »

Sei sim. É porque espírito é um conceito inventado que não tem correspondente objetivo no mundo real. No lugar dele, a ciência tem conceitos de psicologia, sociologia e antropologia que, estes sim, tem alguma coisa a ver com a realidade objetiva.

No entanto, acho que você tem outra resposta. Qual seria?

A contribuição da psicologia é empobrecedora, quando dirigida ao estudo dos fenômenos psíquicos. Não é de admirar que excluíram o termo espírito da sua terminologia. Talvez seja por esse motivo que uma senhora benzedeira consiga resultados muito mais produtivos, quando consultada, do que a maioria dos psicólogos e psiquiatras que existem por aí, cobrando uma fortuna para prestar a sua "orientação".

Não me interessa nem um pouco, a sua insistência naquilo que eu considero uma tola tentativa de aprisionamento da ciência nos limites imaginados por ateus, céticos e simpatizantes. Existem assuntos, sobre o ser humano, pouco, mal ou nunca estudados pela ciência. O homem integral está longe de ser conhecido na sua plenitude. Lógico que ACS não pensam assim. Olha a minha cara de preocupação.  :sleepy: :sleepy: :sleepy: :sleepy:     

« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 14:14:06 por Onaiab »
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #285 Online: 23 de Junho de 2006, 14:56:49 »
Estranha forma de expressar indiferença, acusar a ciência de ser "tola" e "estreita".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #286 Online: 23 de Junho de 2006, 15:25:32 »
Talvez seja por esse motivo que uma senhora benzedeira consiga resultados muito mais produtivos, quando consultada, do que a maioria dos psicólogos e psiquiatras que existem por aí, cobrando uma fortuna para prestar a sua "orientação".

Você pode apontar algum caso de esquizofrenia que tenha obtido um tratamento bem sucedido através dos cuidados de uma benzedeira???

Pois eu posso apontá-lo casos de pessoas do meu círculo de convivência que padecem desse grave mal, e que podem, a despeito disso, levar uma vida extremamente saudável, prazeirosa e produtiva através dos cuidados dispensados pela Psiquiatria.

Poderia me estender em diversos outros casos tão ou mais graves, mas fiquemos apenas nesse por hora.
« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 15:35:14 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

APODman

• Visitante
« Resposta #287 Online: 23 de Junho de 2006, 19:54:18 »
Prova geral da existência dos Espíritos pelo "método científico" espírita:

Dizem que eles existem.

Dizem que foi assim.

As pessoas que disseram eram honestas e boazinhas, logo não podiam estar mentindo

Acreditem no que digo.

In dubio pro reu   ( benefício da dúvida )

Provado

[ ]´s
« Última modificação: 23 de Junho de 2006, 20:01:28 por APODman »

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #288 Online: 23 de Junho de 2006, 22:46:18 »
O que mais me intriga é a história de Kardec.. A história diz que vários médiuns revelaram tudo o que tem escrito em O livro dos espíritos por meio da psicografia. Eram os espíritos quem diziam tudo para os médiuns. Entre estes médiuns existiam duas médiuns, uma de 14 e outra de 16 anos. Seria verdadeira a história?  :olheira: A questão é, não existe espaço na ciência para a psicografia.. porém existe para os fenômenos físicos. Caso comprove-se que o ectoplasma não existe, comprova-se também que Kardec era um charlatão ou que o mesmo foi enganado, acreditando que as mesas respondiam perguntas por seres inteligentes, e aí como consequência: criou estes seres imaginários chamados espíritos. Agora, se o ectoplasma existir meus amigos, a história toma um rumo diferente..

Eu não vejo a hora de ver um fenômeno de materialização na minha frente..  :olheira:

Eu quero saber a verdadeira história de Allan Kardec! 1- Será que ele inventou tudo? Por isto ele usou o pseudônimo: Allan Kardec, para que ninguém soubesse que era ele? Sendo assim alguém que o conhece saberia se poderia ser tudo invenção dele ou não..
2 - Será que ele presenciou mesmo as mesas girantes e foi enganado por mágicos, eram truques?
3 - Será que ele também foi enganado pelos médiuns?
4 - Poderia ser tudo verdade? Será que os espíritos existem?
5 - A minha teoria é: caso comprove-se a existência do ectoplasma produzido por médiuns de efeitos físicos, comprova-se a veracidade do espiritismo.. A questão é: como provar? Somente indo em sessões de materialização e colher amostra do "pano" branco dos supostos espíritos materializados. Existe outro jeito?
Bah estou ficando louco!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 23 de Junho de 2006, 22:54:50 »
5 - A minha teoria é: caso comprove-se a existência do ectoplasma produzido por médiuns de efeitos físicos, comprova-se a veracidade do espiritismo.
Ernane, eu já falei isto, mas vou repetir. Uma coisa é comprovar a veracidade dos supostos fenômenos físicos. Outra bem diferente é comprovar que os espíritos são a causa dos tais supostos fenômenos. Comprovar a primeira de nenhuma forma valida a segunda.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

• Visitante
« Resposta #290 Online: 24 de Junho de 2006, 00:05:37 »
5 - A minha teoria é: caso comprove-se a existência do ectoplasma produzido por médiuns de efeitos físicos, comprova-se a veracidade do espiritismo.
Ernane, eu já falei isto, mas vou repetir. Uma coisa é comprovar a veracidade dos supostos fenômenos físicos. Outra bem diferente é comprovar que os espíritos são a causa dos tais supostos fenômenos. Comprovar a primeira de nenhuma forma valida a segunda.

Pois é.

APODman

• Visitante
« Resposta #291 Online: 24 de Junho de 2006, 00:08:20 »
1- Será que ele inventou tudo? Por isto ele usou o pseudônimo: Allan Kardec, para que ninguém soubesse que era ele? Sendo assim alguém que o conhece saberia se poderia ser tudo invenção dele ou não..

Segundo Kardec foi em uma sessão que ele recebeu a informação que teria sido um druida em sua última reencarnação, druida este que teria o nome de Allan Kardec.  

O fato é que por volta do meio do sec XIX houve um "resgate" do druidismo por diversas ordens bretãs que romatizaram estes antigos sacerdotes e criaram o estereótipo do druida ao estilo "Merlim". Esta moda se espalhou por toda a Europa chegando obviamente a França após a descoberta da cultura La Tene em 1857,  no mesmo ano em que Kardec publicava o LE.

Na realidade os druidas não possuiam práticas nada sutis e eram bem mais caracterizados como o druida do recente filme " Rei Artur"  do que com Merlin ( ou Gandalf ) das lendas românticas :

Dentre outras práticas os druidas normalmente afogavam inimigos capturados em batalhas, os estripavam, ou ainda os queimavam em imensos bonecos ocos de madeira, entre outras práticas.

Mas para  época de Kardec ser um druida significava ser um "espírito nobre, puro e elevado".

2 - Será que ele presenciou mesmo as mesas girantes e foi enganado por mágicos, eram truques?

Decerto sim para ambas as questões

3 - Será que ele também foi enganado pelos médiuns?

Tendo em vista o que aprovou ser publicado na Revista Espírita bem como o que publicou em seus livros ( o que pode ser mais expressivamente notado no livro A Genese ) Kardec como bom positivista que era não apresentava um critério rigoroso na seleção do material que considerava autêntico, bastava que ele confirmasse suas crenças.

Vale notar tb que nunca publicou qual foi exatamente a metodologia que utilizou em suas pesquisas, existe apenas citações superficiais.

4 - Poderia ser tudo verdade? Será que os espíritos existem?

Pode, "só resta" provarem. ;)

5 - A minha teoria é: caso comprove-se a existência do ectoplasma produzido por médiuns de efeitos físicos, comprova-se a veracidade do espiritismo.. A questão é: como provar? Somente indo em sessões de materialização e colher amostra do "pano" branco dos supostos espíritos materializados. Existe outro jeito?

Acho que o Angelo já cobriu este ponto.

Bah estou ficando louco!

Questionar traz certa angústia por isto alguns preferem o refúgio da crença com sua consoladora e segura verdade apriorística tb chamada de fé.

( E o que não fazem para manter esta segurança ! )

[ ]´s
« Última modificação: 24 de Junho de 2006, 00:10:23 por APODman »

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #292 Online: 24 de Junho de 2006, 14:08:36 »
Ok Angelo, provar a veracidade dos fenômenos físicos e provar que eles são causados por espíritos são coisas diferentes, porém voltando aos supostos fenômenos físicos: caso você visse um médiun expelindo uma substância branca pela pele, e esta substância começar envolver um corpo semelhante ao corpo humano, cairia na teoria de materialização do espiritismo. E ae? Este fenômeno não seria causado por um espírito? Segundo a teoria espirita, analisando o fenômeno, aparenta-se um espírito com seu perispírito sendo envolvido por ectoplasma.
Depende do fenômeno. Mas neste caso, o de materialização por exemplo, existem vários supostos fenômenos que caem na sua teoria Angelo, mas o de materialização descreve-se exatamente com a DE.
Duvido muito da existência do ectoplasma, para mim é pano, e ainda por cima as seções de materialização são feitas no escuro, pois a DE apresenta o ectoplasma com uma substância sensível à luz, o que permite a grande facilidade de ser um "teatro". O único jeito é presenciar mesmo.
Mas então Angelo, uma suposta seção de materialização não cai na teoria espírita? Agora outros fenômenos, realmente:
Uma coisa é comprovar a veracidade dos supostos fenômenos físicos. Outra bem diferente é comprovar que os espíritos são a causa dos tais supostos fenômenos. Comprovar a primeira de nenhuma forma valida a segunda.

APODman

• Visitante
« Resposta #293 Online: 24 de Junho de 2006, 14:22:48 »
Mas então Angelo, uma suposta seção de materialização não cai na teoria espírita? Agora outros fenômenos, realmente:
Uma coisa é comprovar a veracidade dos supostos fenômenos físicos. Outra bem diferente é comprovar que os espíritos são a causa dos tais supostos fenômenos. Comprovar a primeira de nenhuma forma valida a segunda."

A resposta é fácil Ernane:
Uma coisa é comprovar a veracidade dos supostos fenômenos físicos. Outra bem diferente é comprovar que os espíritos são a causa dos tais supostos fenômenos. Comprovar a primeira de nenhuma forma valida a segunda.

Mesmo se comprovassem o ectoplasma.

Mas não fique tao empolgado com o ectoplasma Ernane, ele "misteriosamente" desapareceu ao longo do sec XX conforme desaparecia a ingenuidade positivista do sec XIX.

Hoje conheço apenas o centro Frei Luiz QUE ALEGA QUE realiza materializações MAS são completamente refratários a investigação científica.

Novidade.

[ ]´s

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 24 de Junho de 2006, 16:09:24 »
Depende do fenômeno. Mas neste caso, o de materialização por exemplo, existem vários supostos fenômenos que caem na sua teoria Angelo, mas o de materialização descreve-se exatamente com a DE.
Não. Os supostos fenômenos de materialização não descrevem-se exatamente com a DE. A DE não descreve exatamente nenhum suposto fenômeno, ela foi formulada Ad Hoc para se encaixar exatamente nos supostos fenômenos.

Mas então Angelo, uma suposta seção de materialização não cai na teoria espírita?

Ernane, o APODman já respondeu.

Ela cai na "teoria espírita" como também cai em qualquer "teoria" que você queira inventar para explicar o fenômeno. Por exemplo, o Quevedo explica o ectoplasma como sendo "telergia condensada" (seja lá o que isto signifique). Embora o Quevedo seja contestado por pesquisadores psi sérios, como explicação ad hoc ela é tão boa (ou tão ruim) quanto a explicação espírita. E exclui espíritos como causadores dos fenômenos. Como a DE, é completamente infalseável, tornando impossível escolher a explicação válida entre as duas. Ou entre qualquer outra explicação Ad Hoc que você inclua.

É aquela velha história. Se te dissessem que duendes causam a chuva, cada vez que chovesse você veria a prova de duendes.

Da mesma forma, se você procurar os supostos fenômenos, ectoplasma incluso, acreditando que a DE é a única explicação, cada vez que você presenciar um verá a prova da DE.

Mas se você procurar os supostos fenômenos, ectoplasma incluso, acreditando que a "energia psiquica do médium" é a única explicação, cada vez que você presenciar um verá a prova da "energia psiquica do médium".

E se você procurar os supostos fenômenos, ectoplasma incluso, acreditando que o demônio é a única explicação, cada vez que você presenciar um verá a prova do demônio.

Por outro lado, se você procurar os supostos fenômenos, ectoplasma incluso, acreditando que seres de outros universos/dimensões é a única explicação, cada vez que você presenciar um verá a prova de seres de outros universos/dimensões.

E assim, ad infinitum.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #295 Online: 24 de Junho de 2006, 19:03:37 »
Angelo, todas aquelas fotos postadas aqui, são panos para você? Pra DE são provas inconstestáveis da existência do espírito. Para você são pessoas vestidas de pano? Quando eu vejo aquelas fotos, eu falo: "puta m...., isso é pano, e não "ectoplasma!" É tudo farsa?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #296 Online: 24 de Junho de 2006, 19:19:38 »
Angelo, todas aquelas fotos postadas aqui, são panos para você? Pra DE são provas inconstestáveis da existência do espírito. Para você são pessoas vestidas de pano? Quando eu vejo aquelas fotos, eu falo: "puta m...., isso é pano, e não "ectoplasma!" É tudo farsa?
Sim, aquelas fotos são todas panos. É só ver a foto ampliada que o APODman postou, onde aparece a barra do "ectoplasma".
« Última modificação: 24 de Junho de 2006, 19:21:20 por Angelo Melo »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #297 Online: 24 de Junho de 2006, 19:49:24 »
Farsa e das mal feitas. Dá para rir bastante com elas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #298 Online: 25 de Junho de 2006, 18:32:15 »
Uau, aquelas fotos de acordo com a DE eram a prova legítima da existência do ectoplasma e dos fenômenos de materialização, até o guru do espiritismo no Brasil: Chico Xavier estava presenciando. Conclui-se que o ectoplasma é uma invenção criada pra dar sentido aos fenômenos físicos e manter o espiritismo em pé? Kardec o chamou de fluido vital em O Livro dos Espíritos, hoje a DE chama de ectoplasma. Tudo uma farsa? Então se estas são a provas da FEB e da DE em geral, e são panos, conclui-se que o ectoplasma não existe, logo não existe e nunca existiram fenômenos físicos espíritas, logo Kardec inventou tudo ou foi enganado, logo o espiritismo nasceu beseado em um ser imaginário chamado: espírito?
Esta seria a conclusão?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 25 de Junho de 2006, 18:39:59 »
Esta seria a conclusão?

Na falta de uma boa e convincente explicação, tudo indica que sim.

E se não surgirem tais explicações, será um fim bem melancólico.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!