1- Será que ele inventou tudo? Por isto ele usou o pseudônimo: Allan Kardec, para que ninguém soubesse que era ele? Sendo assim alguém que o conhece saberia se poderia ser tudo invenção dele ou não..
Segundo Kardec foi em uma sessão que ele recebeu a informação que teria sido um druida em sua última reencarnação, druida este que teria o nome de Allan Kardec.
O fato é que por volta do meio do sec XIX houve um "resgate" do druidismo por diversas ordens bretãs que romatizaram estes antigos sacerdotes e criaram o estereótipo do druida ao estilo "Merlim". Esta moda se espalhou por toda a Europa chegando obviamente a França após a descoberta da
cultura La Tene em 1857, no mesmo ano em que Kardec publicava o LE.
Na realidade os druidas não possuiam práticas nada sutis e eram bem mais caracterizados como o druida do recente filme " Rei Artur" do que com Merlin ( ou Gandalf ) das lendas românticas :
Dentre outras práticas os druidas normalmente afogavam inimigos capturados em batalhas, os estripavam, ou ainda os queimavam em imensos bonecos ocos de madeira, entre outras práticas.
Mas para época de Kardec ser um druida significava ser um "espírito nobre, puro e elevado".
2 - Será que ele presenciou mesmo as mesas girantes e foi enganado por mágicos, eram truques?
Decerto sim para ambas as questões
3 - Será que ele também foi enganado pelos médiuns?
Tendo em vista o que aprovou ser publicado na Revista Espírita bem como o que publicou em seus livros ( o que pode ser mais expressivamente notado no livro A Genese ) Kardec como bom positivista que era não apresentava um critério rigoroso na seleção do material que considerava autêntico, bastava que ele confirmasse suas crenças.
Vale notar tb que nunca publicou qual foi exatamente a metodologia que utilizou em suas pesquisas, existe apenas citações superficiais.
4 - Poderia ser tudo verdade? Será que os espíritos existem?
Pode, "só resta" provarem.
5 - A minha teoria é: caso comprove-se a existência do ectoplasma produzido por médiuns de efeitos físicos, comprova-se a veracidade do espiritismo.. A questão é: como provar? Somente indo em sessões de materialização e colher amostra do "pano" branco dos supostos espíritos materializados. Existe outro jeito?
Acho que o Angelo já cobriu este ponto.
Bah estou ficando louco!
Questionar traz certa angústia por isto alguns preferem o refúgio da crença com sua consoladora e segura verdade apriorística tb chamada de fé.
( E o que não fazem para manter esta segurança ! )
[ ]´s