O Euzébio já deve ter compreendido que o ectoplasma é o mesmo fluido vital assim definido por Kardec, acontece que hoje em dia em vez de fluido vital o nome mudou simplesmente para "ectoplasma", o Autor que muito defende este nome é o Hernani Guimarães Andrade. E como eu disse anteriormente:
A suposta substância ectoplasma é o alicerce do espiritismo, pois é graças à esta substância liberada pelos supostos médiuns de efeitos físicos que aconteceram todos os supostos efeitos físicos da doutrina, e os que supostamente levaram Kardec à escrever O Livro dos Espíritos. Tendo esta afirmação em mãos, conclui-se que se caso prove-se que o ectoplasma não existe, a doutrina espírita estará morta. E caso prove-se a existência do ectoplasma liberado pelos médiuns de efeitos físicos e assim os espíritos usando esta substância para interagir com a matéria produzindo diversos fenômenos físicos como: materialização, exercer força sobre objetos, etc, etc, tem-se a prova que o a doutrina espírita não é uma filosofia que acredita em um ser imaginário. Como comprovar?
1 - Esperar que os fenômenos sejam submetidos ao método científico pela doutrina espírita com médiuns de efeitos físicos, estudiosos do ramo, cientistas, e sendo assim como realizar as experiências novamente. Seria possível? Sim, caso a natureza dos fenômenos permita. Caso contrário, esperem sentados questionando as deficiências de tais fenômenos.
2 - Comprovação pessoal: Assistindo fenômenos de materialização ou outros, questionando, colhendo materiais, verificando a não possibilidade de ilusionismo (levar ilusionistas para assistirem), filmar, etc..
Eu reafirmo: "
Caso prove-se que o ectoplasma não existe, a doutrina espírita estará morta Porque? A explicação está em cima e aqui:
Realmente estará morta sim, pois o espiritismo começou com supostos fenômenos físicos, QUEIRAM OS ESPÍRITAS OU NÃO. Ou seja, tomando em mente minha afirmação, caso PROVE-SE que o ectoplasma não existe, conclui-se que os fenômenos de materialização nunca existiram e não existem. Logo, conclui-se que o tudo que Kardec "presenciou" é mentira. Logo ficaria óbvio que o espiritismo nasceu baseado em uma mentira inventada por Kardec com relação aos supostos fenômenos físicos das mesas girantes descritos em o "O Livro dos Espíritos" e em "O Livro dos Médiuns" e outros. Logo conclui-se que Chico Xavier, William Crookes e outras pessoas eram farsantes.Esta é a chave! Agora eu pergunto:
Agora, seria o método científico insuficiente para os fenômenos espíritas? Seria o método científico fraco e incapaz? O único jeito seria presenciar mesmo, já que esta suposta substância ectoplasma "volta" para o corpo do médiun, o que torna incapaz de levá-la à um laboratório ou fazer a suposta materialização em um laboratório? Teria-se que criar um novo método consistente e capaz para se comprovar a existência do ectoplasma (liberado pelos médiuns) e os fenômenos de materialização, entre outros?
Eis aqui algumas fotos de materialização, e assim materializados, os espíritos supostamente podem falar, exercer força, andar, etc.. etc.. :
"Notável fotografia da materialização de Irmã Josefa, em Uberaba. Às vezes, em uma só sessão, seu rosto sofre modificações profundas.
(Foto de Nedyr Mendes da Rocha)"
Incrível como parece pano não? Outra:
"Fenômeno de materialização produzido pelo médium Peixotinho
(Observe o ectoplasma saindo da boca, nariz e ouvidos do médium)"
Outra:
"Materialização integral de Irmã Josefa, podendo notar-se sua roupagem volumosa e complicada. A maravilhosa entidade está abraçando Francisco Cândido Xavier e Wanda Marlene. A foto, de Nedyr Mendes da Rocha, foi batida na presença da equipe médica."
O que vocês acham de minhas conclusões? O método científico é insuficiente, fraco e atrasado para estes supostos fenômenos físicos espíritas? Ninguém sabe o porquê do ectoplasma voltar para o corpo do médiun.. por causa disto, deveríamos presenciar? Como eu disse àcima, a doutrina espírita começou com supostos FENÔMENOS FÍSICOS: mesas girantes, materializações, etc.. Com isto, conclui-se que se conseguir comprovar a inexistência do ectoplasma: BUM! Acabou a doutrina espírita. Será que ninguém compreende que a chave do espiritismo, seu alicerce está nos fenômenos físicos?
Eis a necessidade de pesquisar à fundo, para desvendar este tópico tão
POUCO QUESTIONADO E PESQUISADO PELA MAIORIA DOS ESPÍRITAS. A maioria simplesmente vêem fotos, lêem os relatos sem o MÍNIMO DE SENSO CRÍTICO e se satisfazem com isto, considerando-as como prova científica incontestável. Acreditem, eu não sou o único interessado em descobrir a verdade: espíritos existem, ou não existem? Espero que enquanto eu viver, encontre a resposta.
Seria esta a diferença de um cético e um religioso? A busca pela verdade? O questionamento do que lê, ouve ou vê? Não sei, está parecendo.
Lar de Frei Luiz, no RJ, um dos poucos lugares que fiquei sabendo, graças ao Douglas, onde ainda se realizam fenômenos de materializações:
http://lardefreiluiz.org.br/ Estou juntando dinheiro pra ir lá, quero ver de pertinho..
As fotos foram tiradas dos sites:
http://www.espiritismogi.com.br/fotos.htmhttp://www.ceismael.com.br/tema/tema049.htm