Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115769 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #225 Online: 20 de Junho de 2006, 20:21:23 »
Euzébio, acho que você não compreendeu o que eu disse. Quando eu disse isto: "A suposta substância ectoplasma é o alicerce do espiritismo, pois é graças à esta substância liberada pelos supostos médiuns de efeitos físicos que aconteceram todos os supostos efeitos físicos da doutrina, e os que supostamente levaram Kardec à escrever O Livro dos Espíritos." Eu não me referi ao espiritismo no Brasil, mas sim genericamente, veja o que você disse:

"Cara, você está redondamente enganado! O suporte do Espiritismo no Brasil é a psicografia. O LE foi todo escrito através de comunicações psicografadas - nada a ver com materializações ectoplasmáticas.

É muito fácil fazer certas afirmações, pois teclado aceita tudo, né? Mas é muito bom se informar antes de afirmar certos absurdos... (para quem gosta e defende a Ciência, sua atitude está sendo incorreta)"

Pra começar, não invente o que eu não disse. Eu não me referi ao espiritismo no Brasil, mas sim ele como um todo, e acho que é você que está falando absurdos, até parece que não conhece a história do espiritismo :/ leia: O espiritismo como você sabe, começou com efeitos físicos presenciados por Allan Kardec: os fenômenos das mesas girantes. Como início, somente pelo ectoplasma é que se pode acontecer efeitos físicos espíritas. Se você discorda disto, questione a doutrina, e não eu.

E eu disse: "Tendo esta afirmação em mãos, conclui-se que se caso prove-se que o ectoplasma não existe, a doutrina espírita estará morta."

Realmente estará morta sim, pois o espiritismo começou com supostos fenômenos físicos, QUEIRA VOCÊ OU NÃO. Ou seja, tomando em mente minha afirmação, caso PROVE-SE que o ectoplasma não existe, conclui-se que os fenômenos de materialização nunca existiram e não existem. Logo, conclui-se que o tudo que Kardec "presenciou" é mentira. Logo ficaria óbvio que o espiritismo nasceu baseado em uma mentira inventada por Kardec com relação aos supostos fenômenos físicos das mesas girantes descritos em o "O Livro dos Espíritos" e em "O Livro dos Médiuns" e outros. Logo conclui-se que Chico Xavier, William Crookes e outras pessoas eram farsantes. Compreende? Agora você compreendeu?

Caso prove-se isto, as psicografias também cairão por terra, pois foram os supostos fenômenos físicos que levaram Kardec à criar esta doutrina e criar o conceito de espírito. Logo, se comprovado que o ectoplasma não existe, os fenômenos também nunca existiram e existem, logo conclui-se que Kardec é uma farsa e assim todo o espiritismo.
Agora, se caso comprovem que o ectoplasma existe, e que os espíritos o usam para realizar força, aparecerem etc.., conclui-se a veracidade dos fenômenos físicos e a existência do espírito.

Entendeu agora?
« Última modificação: 20 de Junho de 2006, 20:22:54 por Ernane »
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #226 Online: 20 de Junho de 2006, 22:09:27 »
Em outras palavras, é tudo bandido, né? Nesta hora todos se unem para ludibriar o pobre brasileiro - não bastassem os políticos, os maus empresários, os líderes religiosos, Bush, Saddam, etc.

Já que você perguntou diretamente: sim, eu realmente percebo entre os espíritas uma incidência de desonestidade e má-fé consideravelmente maior do que na população em geral. Essa crença é de fato indutora de corrupção, tanto no sentido ético quanto no espiritual. Não "é tudo bandido", mas a bandidagem se torna mais atraente quando se dá muita bola ao Espiritismo. Afinal, a DE ensina como justificar e travestir de respeitável e nobre qualquer atitude que se queira ter.

Heheheh...

Da boca só transborda do que está cheio o coração, heheheh...
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #227 Online: 20 de Junho de 2006, 22:24:30 »
Ernane, manifestações físicas pouco ou nada têm a ver com ectoplasma. MATERIALIZAÇÕES pode ser que sim.

Para que ocorra uma manifestação física (mesas girantes, pancadas nas paredes, transporte, etc.) é necessário que haja a presença de ao menos um médium doador de seus fluidos (pelo menos foi o que eu aprendi há mais de dez anos nos cursos que fiz no Espiritismo).

Eis aqui um linque: me mostre ONDE Kardec se refere ao ectoplasma como mecanismo dos fenômenos físicos. (eu sequer encontrei este termo)
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Atheist

• Visitante
« Resposta #228 Online: 20 de Junho de 2006, 22:37:41 »
Citação de: APODman
Qual o problema ?

Ah, então tudo é uma questão de "sorte" para a sua rogativa ser atendida pelos charlatães, não é mesmo? E o que ganha o centro espírita com isto? Qual a utilidade de ludibriar os pobres sofredores, se nem dinheiro eles arrecadam com isto?

Mas é claro, é muito mais fácil e confortável (e útil) dizer que é fraude, que espíritos não existem e que se existem não podem se comunicar com os vivos...

Propaganda é a alma do negócio...

Atheist

• Visitante
« Resposta #229 Online: 20 de Junho de 2006, 22:39:14 »
Citação de: Atheist
A questão é espíritas fazem caridade por que querem salvação. O bem do próximo é consequência. Altruísmo seria ajudar sem esperar algo em troca. No entanto, o que fazem é uma negociata.

Ah, que bom seria se todos fizessem negociatas como esta! Quem sabe assim Bush não invadia o Iraque e muitas crianças seriam poupadas de enorme sofrimento!

Cada um acha que seu método ou seu deus é mais verdadeiro que o do outro. O quanto um é mais prejudicial que outro, depende do ponto de vista.

Atheist

• Visitante
« Resposta #230 Online: 20 de Junho de 2006, 22:42:13 »
Espiritismo é uma variedade particularmente convicta de materialismo, Leafar. Só vai deixar de ser quando não achar tão importante contabilizar méritos "espirituais".

O que, diga-se claramente, é do máximo interesse de todos nós.

Perfeitamente! Os méritos espirituais são uma moeda, da mesma forma que qualquer outra forma de lucro que imaginemos. A diferença é que alguns se contentam em acreditar que o lucro virá, sem ter provas disso.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #231 Online: 20 de Junho de 2006, 22:54:18 »
Quantas afirmações foram feitas pelo Chico sobre aspectos da vida das pessoas e que não bateram ? Foram contabilizados ou será que os espíritas realizam uma seleção parcial os fatos ?

[ ]´s

Existe um levantamento elaborado pela ABRAME. Mas como você não irá considerá-lo parcial, não perderei tempo postando a informação.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Atheist

• Visitante
« Resposta #232 Online: 20 de Junho de 2006, 23:05:22 »
Você joga mal com as palavras, faz acusações infundadas ao movimento espírita, mais que propriamente ao Espiritismo. Quem sabe, você não tenha alguma "experiência" para narrar, a exemplo do APODman ? E quem manifesta uma verdadeira obsessão em provar fenômenos de natureza espiritual, são ateus, céticos e simpatizantes.

Alguns precisam de mais do que alegações extraordinárias...

Atheist

• Visitante
« Resposta #233 Online: 20 de Junho de 2006, 23:06:04 »
Quantas afirmações foram feitas pelo Chico sobre aspectos da vida das pessoas e que não bateram ? Foram contabilizados ou será que os espíritas realizam uma seleção parcial os fatos ?

[ ]´s

Existe um levantamento elaborado pela ABRAME. Mas como você não irá considerá-lo parcial, não perderei tempo postando a informação.

Abraços,

Douglas

E não é parcial?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #234 Online: 20 de Junho de 2006, 23:06:42 »
Ah, então tudo é uma questão de "sorte" para a sua rogativa ser atendida pelos charlatães, não é mesmo? E o que ganha o centro espírita com isto? Qual a utilidade de ludibriar os pobres sofredores, se nem dinheiro eles arrecadam com isto?

Sorte entre aspas mesmo. Quem é mais sugestionável e/ou mais propenso a revelar informações sobre si tem mais chance de ser atendido.

Ganha influência (inclusive no sentido político), elogios e vaidade. E, claro, donativos. É verdade que estes costumam ser distribuídos e administrados de forma bastante honesta, mas não é verdade que não há nenhuma vantagem pessoal envolvida. Dinheiro não é tudo.

Luis,
A maioria do pessoal do movimento que conheço está na pior, seja financeiramente ou emocionalmente, entre eles me incluo. Muitos costumam colocar a culpa do aumento das mazelas por estar seguindo o Espiritismo e atraindo isto, dai acabam abondonando.
Por ser espirita eu considero que quanto mais perseveramos em nosso ideal, mais as provações aumentam. E na grande maioria de amigos e parentes que conheço acontece isto.
Só esta semana, tivemos a visita de muitos evangélicos em casa para tentarem nos mostrar que a culpa de nossos problemas é o Espiritismo.
Sinceramente, não acredito que persisitimos neste sofrimento por vaidade, mas não posso generalizar, pois existem pessoas assim.

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #235 Online: 20 de Junho de 2006, 23:10:10 »

[ ]´s

Abraços,

Douglas

E não é parcial?

Depende da maneira como foi realizada a pesquisa. Pseudo-cépticos são parciais a serem contrários a tudo. Um céptico sério não.

Abraços,
Douglas
www.apologiaespirita.org

APODman

• Visitante
« Resposta #236 Online: 20 de Junho de 2006, 23:11:18 »
Poste, vamos avalia-lo.

[ ]´s

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #237 Online: 21 de Junho de 2006, 00:48:53 »

Vão morrer precisando, conquanto a ciência não possa socorrê-los.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #238 Online: 21 de Junho de 2006, 01:11:02 »
Você joga mal com as palavras, faz acusações infundadas ao movimento espírita, mais que propriamente ao Espiritismo.

Está falando de mim?  Pode citar exemplos?  Que eu saiba não fiz nada disso.

Quem sabe, você não tenha alguma "experiência" para narrar, a exemplo do APODman ?

Eu convivo com espíritas e discuto com eles há bastante tempo, sim.

E quem manifesta uma verdadeira obsessão em provar fenômenos de natureza espiritual, são ateus, céticos e simpatizantes.

É mesmo?  Nunca percebi.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #239 Online: 21 de Junho de 2006, 01:12:24 »
Em outras palavras, é tudo bandido, né? Nesta hora todos se unem para ludibriar o pobre brasileiro - não bastassem os políticos, os maus empresários, os líderes religiosos, Bush, Saddam, etc.

Já que você perguntou diretamente: sim, eu realmente percebo entre os espíritas uma incidência de desonestidade e má-fé consideravelmente maior do que na população em geral. Essa crença é de fato indutora de corrupção, tanto no sentido ético quanto no espiritual. Não "é tudo bandido", mas a bandidagem se torna mais atraente quando se dá muita bola ao Espiritismo. Afinal, a DE ensina como justificar e travestir de respeitável e nobre qualquer atitude que se queira ter.

Heheheh...

Da boca só transborda do que está cheio o coração, heheheh...

E o que isso quer dizer, Euzébio?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

• Visitante
« Resposta #240 Online: 21 de Junho de 2006, 01:13:39 »

Realmente, um escritor de ficção seria mais adequado neste caso.

Mas mesmo para isto Kardec é pobre demais.

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #241 Online: 21 de Junho de 2006, 01:15:20 »

Socorrer-nos de que?

APODman

• Visitante
« Resposta #242 Online: 21 de Junho de 2006, 01:22:17 »

Socorrer-nos de que?

Dos Espiritas  :D

[ ]´s

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #243 Online: 21 de Junho de 2006, 01:22:42 »
Se a ciência não pode ajudar, então o que te faz pensar que sua crença é verdadeira?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #244 Online: 21 de Junho de 2006, 01:40:06 »

Socorrer-nos de que?

" Alguns precisam de mais do que alegações extraordinárias ". Esses, certamente, morrerão precisando, a menos que a ciência os socorra, provando o contrário daquilo que eles consideram "alegações extraordinárias", ( não apenas negando, como ateus e etc ) ou, ao evoluir para um estágio que permita tal possibilidade, finalmente apresente as provas que tanto incomoda e lhes tira o sono.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #245 Online: 21 de Junho de 2006, 01:43:06 »

Socorrer-nos de que?

Dos Espiritas :D

[ ]´s

Eu diria da sua própria pseudo-sabedoria.

APODman

• Visitante
« Resposta #246 Online: 21 de Junho de 2006, 02:25:29 »

Socorrer-nos de que?

[ ]´s

Concordo, espiritas não possuem  nada além disto. ;)

A propósito , não era vc quem não gostava de discursos filosoficos e bla bla bla ?

Então voltemos aos fatos, afora toda esta lamentação pela nossa pouca vontade em crer que sua fé é mais verdadeira ou especial do que qualquer outra, onde estão os fatos que sustentam as alegações espiritas ?  Até agora não foi apresentado nada relevante.

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #247 Online: 21 de Junho de 2006, 03:48:44 »

Socorrer-nos de que?

" Alguns precisam de mais do que alegações extraordinárias ". Esses, certamente, morrerão precisando, a menos que a ciência os socorra, provando o contrário daquilo que eles consideram "alegações extraordinárias", ( não apenas negando, como ateus e etc ) ou, ao evoluir para um estágio que permita tal possibilidade, finalmente apresente as provas que tanto incomoda e lhes tira o sono.

Você acha que "socorrer" é uma palavra que cabe aqui?  Ou, por falar nisso, "incomodar e tirar o sono"?

Se engana.  Eu não tenho esses medos. 

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #248 Online: 21 de Junho de 2006, 08:47:45 »
Citação de: Douglas
Por ser espirita eu considero que quanto mais perseveramos em nosso ideal, mais as provações aumentam. E na grande maioria de amigos e parentes que conheço acontece isto.
Só esta semana, tivemos a visita de muitos evangélicos em casa para tentarem nos mostrar que a culpa de nossos problemas é o Espiritismo.
Sinceramente, não acredito que persisitimos neste sofrimento por vaidade, mas não posso generalizar, pois existem pessoas assim.

Abraços,

Douglas
Argh....!!!  É verdade.  Por acaso minha situação financeira piorou um pouco depois que comecei a me dedicar ao estudo do espiritismo.  De vez em quando ouço piadas da banda da minha família que é evangélica: é essa seita..., ou é o demônio...

É melhor ouvir isso que ser surdo.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #249 Online: 21 de Junho de 2006, 11:45:13 »
Socorrer-nos de que?
[ ]´s
Concordo, espiritas não possuem nada além disto. ;)
A propósito , não era vc quem não gostava de discursos filosoficos e bla bla bla ?
Então voltemos aos fatos, afora toda esta lamentação pela nossa pouca vontade em crer que sua fé é mais verdadeira ou especial do que qualquer outra, onde estão os fatos que sustentam as alegações espiritas ? Até agora não foi apresentado nada relevante.
[ ]´s

Você está invertendo as coisas. Eu afirmei que a ciência irá socorrer os ateus, céticos e afins, da sua falsa sabedoria. Filosofar é uma possibilidade, também para espiritualistas, ou você também pretende que a filosofia seja exclusividade do ateísmo e etc etc etc ?
Eu, particularmente, ao debater com ateus, céticos e simpatizantes, ( ACS ) direciono uma atenção toda especial, no sentido de verificar, de forma imparcial, que todo o seu manancial de argumentos, não invalida, de jeito nenhum, a minha expectativa de que, no futuro, a ciência possa, finalmente, se pronunciar sobre espiritualidade, acertadamente. Só isso.
Queira você ou não, acredite você ou não, é corretíssimo afirmar que, apesar de já ter avançado consideravelmente, muito do que a ciência tem por descobrir, está reservado para o futuro. E entre estas descobertas, eu incluo a realidade do espírito. Agora, argumente contra, o quanto quiser, e demonstre que isto é pura fantasia, uma imposibilidade. Duvido que o ACS consiga se convencer até a si próprio. Ponto.
Você valoriza demais, a sua descrença, ao imaginar que os "espíritas estejam se lamentando pela sua pouca vontade em crer" no que quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!