Euzébio, acho que você não compreendeu o que eu disse. Quando eu disse isto: "A suposta substância ectoplasma é o alicerce do espiritismo, pois é graças à esta substância liberada pelos supostos médiuns de efeitos físicos que aconteceram todos os supostos efeitos físicos da doutrina, e os que supostamente levaram Kardec à escrever O Livro dos Espíritos." Eu não me referi ao espiritismo no Brasil, mas sim genericamente, veja o que você disse:
"Cara, você está redondamente enganado! O suporte do Espiritismo no Brasil é a psicografia. O LE foi todo escrito através de comunicações psicografadas - nada a ver com materializações ectoplasmáticas.
É muito fácil fazer certas afirmações, pois teclado aceita tudo, né? Mas é muito bom se informar antes de afirmar certos absurdos... (para quem gosta e defende a Ciência, sua atitude está sendo incorreta)"
Pra começar, não invente o que eu não disse. Eu não me referi ao espiritismo no Brasil, mas sim ele como um todo, e acho que é você que está falando absurdos, até parece que não conhece a história do espiritismo
leia: O espiritismo como você sabe, começou com efeitos físicos presenciados por Allan Kardec: os fenômenos das mesas girantes. Como início, somente pelo ectoplasma é que se pode acontecer efeitos físicos espíritas. Se você discorda disto, questione a doutrina, e não eu.
E eu disse: "Tendo esta afirmação em mãos, conclui-se que se caso prove-se que o ectoplasma não existe, a doutrina espírita estará morta."
Realmente estará morta sim, pois o espiritismo começou com supostos fenômenos físicos, QUEIRA VOCÊ OU NÃO. Ou seja, tomando em mente minha afirmação, caso PROVE-SE que o ectoplasma não existe, conclui-se que os fenômenos de materialização nunca existiram e não existem. Logo, conclui-se que o tudo que Kardec "presenciou" é mentira. Logo ficaria óbvio que o espiritismo nasceu baseado em uma mentira inventada por Kardec com relação aos supostos fenômenos físicos das mesas girantes descritos em o "O Livro dos Espíritos" e em "O Livro dos Médiuns" e outros. Logo conclui-se que Chico Xavier, William Crookes e outras pessoas eram farsantes. Compreende? Agora você compreendeu?
Caso prove-se isto, as psicografias também cairão por terra, pois foram os supostos fenômenos físicos que levaram Kardec à criar esta doutrina e criar o conceito de espírito. Logo, se comprovado que o ectoplasma não existe, os fenômenos também nunca existiram e existem, logo conclui-se que Kardec é uma farsa e assim todo o espiritismo.
Agora, se caso comprovem que o ectoplasma existe, e que os espíritos o usam para realizar força, aparecerem etc.., conclui-se a veracidade dos fenômenos físicos e a existência do espírito.
Entendeu agora?