Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115778 vezes)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #451 Online: 08 de Julho de 2006, 18:28:01 »
Não sei se isso ajuda...
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/descartes/existenciadedeus.htm
Você tá pedindo para ser expulsa, né? Você leu o texto? É a coisa mais cheia de falácias que eu já vi… desde a semana passada.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

APODman

• Visitante
« Resposta #452 Online: 08 de Julho de 2006, 19:29:03 »
Quando Chico psicografou o Parnaso, o Waldo nem tinha nascido.... :|

Serve como prova?

Chico não só escreveu Parnaso como continuou falando o resto da vida com os mesmos estilos de linguagem que usou no livro.

Qualquer entrevista de Chico é um porre de rebuscamento, ele não falava, discursava sempre usando termos antiquados, "parnasianos" ;).

"Curiosamente" se observarmos sua obra veremos que este padrão sempre se repete e é notável "em" Emmanuel !

Novamente lanço mão do "A Caminho da Luz"  "de" Emmanuel:

A CRIAÇÃO DA LUA

Nessa computação de valores cósmicos em que laboram os operários da espiritualidade sob a orientação misericordiosa do Cristo, delibera-se a formação do satélite terrestre.
O programa de trabalhos a realizar-se no mundo requeria o concurso da Lua, nos seus mais íntimos detalhes. Ela seria a âncora do equilíbrio terrestre nos movimentos de translação que o globo efetuaria em torno da sede do sistema; o manancial de forças ordenadoras da estabilidade planetária e, sobretudo, o orbe nascente necessitaria da sua luz polarizada, cujo suave magnetismo atuaria decisivamente no drama infinito da criação e da reprodução de todas as espécies, nos variados remos da Natureza.

A SOLIDIFICAÇÃO DA MATÉRIA

Na grande oficina surge, então, a diferenciação da matéria ponderável, dando origem ao hidrogênio.
As vastidões atmosféricas são amplo repositório de energias elétricas e de vapores que trabalham as substâncias torturadas no orbe terrestre. O frio dos espaços atua, porém, sobre esse laboratório de energias incandescentes e a condensação dos metais verifica-se com a leve formação da crosta solidificada. É o primeiro descanso das tumultuosas comoções geológicas do
globo. Formam-se os primitivos oceanos, onde a água tépida sofre pressão difícil de descrever-se. A atmosfera está carregada de vapores aquosos e as grandes tempestades varrem, em todas as direções, a superfície do planeta, mas sobre a Terra o caos fica dominado como por encanto. As paisagens aclaram-se, fixando a luz solar que se projeta nesse novo teatro de evolução e vida. As mãos de Jesus haviam descansado, após o longo período de confusão dos elementos físicos da organização planetária.

O DIVINO ESCULTOR

Sim, Ele havia vencido todos os pavores das energias desencadeadas; com as suas legiões de trabalhadores divinos, lançou o escopro da sua misericórdia sobre o bloco de matéria informe, que a Sabedoria do Pai deslocara do Sol para as suas mãos augustas e compassivas. Operou a escultura geológica do orbe terreno, talhando a escola abençoada e grandiosa, na qual o seu coração haveria de expandirse em amor, claridade e justiça. Com os seus exércitos de trabalhadores devotados, estatuiu os regulamentos dos fenômenos físicos da Terra, organizando-lhes o equilíbrio futuro na base dos corpos simples de matéria, cuja unidade substancial os espectroscópios terrenos puderam identificar por toda a parte no universo galáxico. Organizou o cenário da vida, criando, sob as vistas de Deus, o indispensável à existência dos seres do porvir. Fez a pressão atmosférica adequada ao homem, antecipando-se ao seu nascimento no mundo, no curso dos milênios; estabeleceu os grandes centros de força da ionosfera e da estratosfera, onde se harmonizam os fenômenos elétricos da existência planetária, e edificou as usinas de ozone a 40 e 60 quilômetros de altitude, para que filtrassem convenientemente os raios solares, manipulando-lhes a composição precisa à manutenção da vida organizada no orbe. Definiu todas as linhas de progresso da humanidade futura, engendrando a harmonia de todas as forças físicas que presidem ao ciclo das atividades planetárias.

O VERBO NA CRIAÇÃO TERRESTRE

A ciência do mundo não lhe viu as mãos augustas e sábias na intimidade das energias que vitalizam o organismo do Globo. Substituíramlhe a providência com a palavra "natureza", em todos os seus estudos e análises da existência, mas o seu amor foi o Verbo da criação do princípio, como é e será a coroa gloriosa dos seres terrestres na imortalidade semfim.
E quando serenaram os elementos do mundo nascente, quando a luz do Sol beijava, em silêncio, a beleza melancólica dos continentes e dos mares primitivos, Jesus reuniu nas Alturas os intérpretes divinos do seu pensamento. Viu-se, então, descer sobre a Terra, das amplidões dos espaços ilimitados, uma nuvem de forças cósmicas, que envolveu o imenso laboratório planetário em repouso.
Daí a algum tempo, na crosta solidificada do planeta, como no fundo dos oceanos, podia-se observar a existência de um elemento viscoso que cobria toda a Terra.
Estavam dados os primeiros passos no caminho da vida organizada.
Com essa massa gelatinosa, nascia no orbe o protoplasma e, com ele, lançara Jesus à superfície do mundo o germe sagrado dos primeiros homens.

O floreio enfadonho tanto serve para dar volume ao texto quanto esconder o óbvio e o mais importante: a nulidade e os erros absurdos da informação contida nele.

"Parnaso de Além Tumulo" nada mais é do que o primeiro experimento estilistico de CHICO, ele gostou tanto ( do Rococó ) que o repetiu eternamente.

TODAS as obras psicografadas espíritas até hoje são apenas repetições sem fim da mesma técnica, e ao longo de mais de 100 anos a DE NUNCA forneceu sequer UMA informação original que fosse válida, nada, e isto quando o texto não é um amontonado de desinformação, como visto acima.

[ ]´s
« Última modificação: 08 de Julho de 2006, 19:31:00 por APODman »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #453 Online: 08 de Julho de 2006, 23:07:21 »
Josilene, acho que cabe de avisar informalmente enquanto é tempo: você tem feito muitas afirmações e insinuações gratuitas.  Por menos intenção ofensiva que você tenha, ainda assim é falta de consideração com os demais foristas, e motivo suficiente para receber advertências ("cartões") formais se acontecer de você persistir.

Para que isso não aconteça, recomendo que você reflita sobre a responsabilidade pelo que fala antes de postar.  Procure fazer disso um hábito.  Nós respeitamos sua liberdade de pensamento e expressão, mas também esperamos respeito ao nosso direito de não ler simplesmente a primeira coisa que lhe vem à cabeça, independentemente de aplicabilidade ou conteúdo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #454 Online: 09 de Julho de 2006, 04:22:06 »
APODman, em poucas palavras, você quer dizer que o Chico conhecia literatura bem e imitou os estilos literários no Párnaso de Além-Túmulo?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #455 Online: 09 de Julho de 2006, 06:14:03 »
Não sei se isso ajuda...
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/descartes/existenciadedeus.htm

Ajudar mesmo não ajuda.  Vejamos pois:

1ª Prova a priori pela simples consideração da ideia de ser perfeito

“Dado que, no nosso conceito de Deus, está contida a existência, é correctamente que se conclui que Deus existe.

Considerando, portanto, entre as diversas idéias que uma é a do ente sumamente inteligente, sumamente potente e sumamente perfeito, a qual é, de longe, a principal de todas(por que?),  reconhecemos nela a existência, não apenas como possível e contingente, como acontece nas idéias de todas as outras coisas que percepcionamos distintamente, mas como totalmente necessária e eterna. E, da mesma forma que, por exemplo, percebemos que na idéia de triângulo está necessariamente contido que os seus três ângulos iguais são iguais a dois ângulos rectos, assim, pela simples percepção de que a existência necessária e eterna está contida na ideia do ser sumamente perfeito, devemos concluir sem ambiguidade que o ente sumamente perfeito existe.”

Descartes, Princípios da Filosofia, I Parte, p. 61-62.

A prova é magistralmente simples. Ela consiste em mostrar que, porque existe em nós a simples ideia de um ser perfeito e infinito, daí resulta que esse ser necessariamente tem que existir.

A única coisa que esse trecho mostra é que Descartes era inseguro.  O trecho final em itálico (grifo meu) mostra bem tanto essa insegurança quanto uma notável incapacidade de aceitar a mortalidade.  Só o viés cultural da época pode explicar esse curioso dogma de que "a existência necessária e eterna está contida na idéia do ser perfeito" ou a implícita noção de que o que se pode imaginar como sendo perfeição deve ser literalmente real.

2ª Prova a posteriori pela causalidade das ideias

Descartes conclui que Deus existe pelo facto de a sua idéia existir em nós(ele então pressupõe que seres humanos são "meta-deuses"?!?). Uma das passagens onde ele exprime melhor esta idéia é:

“Assim, dado que temos em nós a idéia de Deus ou do ser supremo, com razão podemos examinar a causa por que a temos; e encontraremos nela tanta imensidade(ele pode ter encontrado, mas não fala por mim.  Essa noção da causa da crença da existência de Deus está obsoleta PELO MENOS desde Freud) que por isso nos certificamos absolutamente de que ela só pode ter sido posta em nós por um ser em que exista efectivamente a plenitude de todas as perfeições, ou seja, por um Deus realmente existente(puro dogma emotivo). Com efeito, pela luz natural(melhor dizendo, pelo dogma cristão vigente na época) é evidente não só que do nada nada se faz, mas também que não se produz o que é mais perfeito pelo que é menos perfeito, como causa eficiente e total; e, ainda, que não pode haver em nós a idéia ou imagem de alguma coisa da qual não exista algures, seja em nós, seja fora de nós, algum arquétipo que contenha a coisa e todas as suas perfeições. E porque de modo nenhum encontramos em nós aquelas supremas perfeições cuja idéia possuímos, disso concluímos correctamente que elas existem, ou certamente existiram alguma vez, em algum ser diferente de nós, a saber, em Deus; do que se segue com total evidência que elas ainda existem(hein?!?).”

Descartes, Princípios da Filosofia, I Parte, p. 64.

A prova consiste agora em mostrar que, porque possuímos  a idéia de Deus como ser perfeitíssimo, somos levados a concluir que esse ser efectivamente existe como causa da nossa idéia da sua perfeição. De facto, como poderíamos nós ter a idéia de perfeição, se somos seres imperfeitos? Como poderia o menos perfeito ser causa do mais perfeito? (obviamente você nunca conheceu uma mãe coruja)

Deste modo, conclui,  já que nenhum homem possui tais perfeições, deve existir algum ser perfeito que é a causa dessa nossa idéia de perfeição. Esse ser é Deus.

Há quem creia nisso, mas não é uma argumentação nada convincente.  Mal chega a ser uma argumentação de algum tipo...

3ª Prova a posteriori baseada na contingência do espírito

“Se tivesse poder para me conservar a mim mesmo, tanto mais poder teria para me dar as perfeições que me faltam; pois elas são apenas atributos da substância, e eu sou substância. Mas não tenho poder para dar a mim mesmo estas perfeições; se o tivesse, já as possuiria. Por conseguinte, não tenho poder para me conservar a mim mesmo.(É nisso que dá viver muito tempo sob o sistema feudal.  A gente perde a noção de que as coisas podem existir sem ter sido concedidas de forma pretensiosa por alguém que se declara criador generoso).

Assim, não posso existir, a não ser que seja conservado enquanto existo, seja por mim próprio, se tivesse poder para tal, seja por outro que o possui. Ora, eu existo, e contudo não possuo poder para me conservar a mim próprio, como já foi provado. Logo, sou conservado por outro.(Quanto egocentrismo.  Se eu consigo imaginar que exista Deus, é por que ele tem necessariamente de existir?!?)

Além disso, aquele pelo qual sou conservado possui formal e eminentemente tudo aquilo que em mim existe. (Novamente o dogma cristão/feudal). Mas em mim existe a percepção de muitas perfeições que me faltam, ao mesmo tempo que tenho a percepção da idéia de Deus. Logo, também nele, que me conserva, existe percepção das mesmas perfeições. (Novamente a insegurança.)

Assim, ele próprio não pode ter percepção de algumas perfeições que lhe faltem, ou que não possua formal ou eminentemente. Como, porém, tem o poder para me conservar, como foi dito, muito mais poder terá para as dar a si mesmo, se lhe faltassem. Tem pois a percepção de todas aquelas que me faltam e que concebo poderem só existir em Deus, como foi provado. Portanto, possui-as formal e eminentemente, e assim é Deus.”

Descartes, Oeuvres, VII, pp. 166-169.

Descartes demonstra agora a existência de Deus a partir do facto de que não nos podemos conservar a nós próprios. Se não podemos garantir a nossa existência, mas apesar disso existimos, é porque alguém nos pode garantir essa existência.

Por essas e outras que há tantos ateus... entre Descartes e Aquino, a argumentação típica a favor da existência de Deus chega a ser constrangedora.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #456 Online: 09 de Julho de 2006, 17:24:06 »
APODman, em poucas palavras, você quer dizer que o Chico conhecia literatura bem e imitou os estilos literários no Párnaso de Além-Túmulo?
Ele não precisaria necessariamente ter feito tudo sozinho, outras pessoas poderiam ter ajudado.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Seth

• Nível 03
  • *
  • Pode Ser, Como Pode Não Ser!
    • Pasto Coletivo
« Resposta #457 Online: 09 de Julho de 2006, 18:13:25 »
É bastante simples desmascararmos a farsa desses religiões que usam dos espíritos como alegoria para suas afirmações: manda aparecer um espírito aqui, agora, já!
Sem enrolações, sem desculpas, sem "intermediários mediúnicos".
Materializa a coisa aqui, na nossa frente e manda o sujeito dizer o que tem a dizer e pronto.
Não.
Isso nunca acontece.
E por um motivo simples: não ha espíritos.
Não ha deus, não ha santos, não ha deuses, nada disso existe.
Porém, diante da catatonia trágica que hora se agiganta perante este nosso pobre e imbecil país, religiões farsantes como essas grassam em tudo quanto é lado.
Todas apresentam soluções fáceis, contatos fantásticos, receitas de bolo simplérrimas e que qualquer um pode fazer em casa.
Faça sua macumbinha, monte seu altar, fale com deus, "eleve seu pensamento", seja bom, etc, etc.

Funciona? Para alguns, sim. Muita, mas muita gente é feliz seguindo as mentiras que as religiões pregam.
É uma forma de ilusão? Lógico! Mas de ilusão também se vive, não é mesmo?

O difícil é fazer frente ao avanço dessa massa de loucos e desinformados crônicos que estão em toda parte, alimentando-se da desesperança e da desilusão de um povo que simplesmente não consegue ter a coragem de mudar a si mesmo. Quanto mais mudar o mundo ao se redor.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #458 Online: 10 de Julho de 2006, 02:41:24 »
Pela fenomenologia do Espiritismo, até podemos dizer isto, porém na psicografia espírita do Chico Xavier, da forma como os espíritas contam a história, é meio difícil afirmar isto. Estou tentando achar documentos que mostram a verdadeira vida do Chico Xavier e comprovar.
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Seth

• Nível 03
  • *
    • Pasto Coletivo
« Resposta #459 Online: 10 de Julho de 2006, 11:48:52 »
Estou tentando achar documentos que mostram a verdadeira vida do Chico Xavier e comprovar.
Isso é tão difícil quanto achar uma literatura não-oficial do dito cujo.
É impressionante a quantidade de livros, textos, sites e foruns que exercem uma enorme louvação a Chico Xavier mas praticamente não existe um único texto que venha a analiza-lo de maneira crítica, séria e mesmo adulta.
Colocam-no como um santo, como um avatar em vida, como se ele tivesse sido a perfeição em vida.
O exagero e a idolatria chegam a tal ponto que eu li, não sei onde, que a calvice do Chico Xavier era devido a presença de um "chacra" muito poderoso!!!!!
Mas a vaidade do homem era conhecida pois, mesmo careca, ele insistia em usar aquel peruquinha ridícula.

Enfim, meu caro Ernane, eu torço para que você encontre o que procura, apesar de achar que é mais fácil "deus pecar" do que você achar algo neutro e sério a respeito da vida não "endeusada" do Chico Xavier.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #460 Online: 10 de Julho de 2006, 13:27:45 »
É bastante simples desmascararmos a farsa desses religiões que usam dos espíritos como alegoria para suas afirmações: manda aparecer um espírito aqui, agora, já!
Materializa a coisa aqui, na nossa frente e manda o sujeito dizer o que tem a dizer e pronto.
Não.
Isso nunca acontece.
"Materializa a coisa aqui, na nossa frente e manda o sujeito dizer o que tem a dizer e pronto." 
Isso me parece o devaneio de Michelangelo : Parla ! ( diante de "Moisés" ) Acostume-se ao fato de que, nem tudo, está submetido à sua mera curiosidade, ou à sua vontade, meu caro.
É muito fácil afirmar que Deus não existe, espíritos são uma farsa, blá blá blá blá blá. Se esconder sob regras de filosofia, chega a ser ridículo. Pode-se negar o quanto e o que quiser. Para a simples negação não se exige prova alguma. Mas, apenas tal atitude, não conduz a nenhuma certeza.
A dúvida pode ser uma pedra no caminho ou uma ponte sobre o rio.
A simples atitude de negação não conduz a nenhuma certeza.
O improvável pode ser perfeitamente possível.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #461 Online: 10 de Julho de 2006, 14:17:59 »
Não.
Isso nunca acontece.
"Materializa a coisa aqui, na nossa frente e manda o sujeito dizer o que tem a dizer e pronto." 
Isso me parece o devaneio de Michelangelo : Parla ! ( diante de "Moisés" ) Acostume-se ao fato de que, nem tudo, está submetido à sua mera curiosidade, ou à sua vontade, meu caro.
É muito fácil afirmar que Deus não existe, espíritos são uma farsa, blá blá blá blá blá. Se esconder sob regras de filosofia, chega a ser ridículo. Pode-se negar o quanto e o que quiser. Para a simples negação não se exige prova alguma. Mas, apenas tal atitude, não conduz a nenhuma certeza.

Pode ter razão quanto a certas coisas. Mas se ao disser "Parla!", as obras de Michelângelo falassem, ele teria provado que suas obras realmente falavam.

É muito fácil dizer que existe algo que é inalcançável às pessoas e pedir aos outros provarem que isso é mentira. Na minha opinião, quem faz isso são bobos que precisam desesperadamente levar vantagem em alguma coisa, mesmo que não exista.

Offline Seth

• Nível 03
  • *
    • Pasto Coletivo
« Resposta #462 Online: 10 de Julho de 2006, 22:00:44 »
Acostume-se ao fato de que, nem tudo, está submetido à sua mera curiosidade, ou à sua vontade, meu caro.
Realmente, não posso exigir que caia um meteoro aqui, agora. E nem posso pedir que um "espírito" me diga os números da Sena. Afinal, seres tão "poderosos" conseguem facilmente interpenetrar no Caos, não é?
Ah, sim, esqueci. Livre arbítrio, carma, merecimento...
Mas já era hora de parar com essa patacoada de dizer que espírito tem hora e lugar certo pra aparecer.
E não sou só eu que quero esse manifestação, não!
Toda a imprensa mundial alegremente colocaria câmeras a serviço do primeiro "mago" ou "médium" que materializasse uma "entidade" do "astral superior" bem aqui, agora, já... Ou mesmo com hora marcada.

Mas é estranho que isso nunca aconteceu, nunca foi comprovado e nem o será.
Típico.
O pior é que não estou me escondendo, não. Eu rodei por tudo quanto foi religião, fui em tudo quanto foi canto, escarafunchei seitas, religiões, até em terreiro de macumba eu fui. Você foi? Não? Pois devia ir.
Logo, não estou negando nada, não. É que eu não achei NADA nestes meus parcos 40 anos de perigrinação, que fosse capaz de me convencer.

Eu me convenci. Eu me iludi. Mas de lá pra cá não rolou nada, nunca.
Percebeu a diferença?

Prova? Tem prova nenhuma, não.
Existem efeitos fantásticos, situações incríveis, coisas sem explicação. Mas um espirito aparecer aqui, materializado como acontecia nas mutretas do Mirabelli e do Chico Xavier não rolam mais!
Gozado isso, né?
E o errado, claro, é quem duvida.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #463 Online: 10 de Julho de 2006, 22:22:54 »
Belíssima conclusão : espíritos não existem, pois não satisfazem aos seus desejos e caprichos. E é lógico que eu nunca me dei a idêntico trabalho de "procura", por simples curiosidade.
Você não está errado em duvidar, não. É uma opção sua. Eu também duvido que argumentos cansativos e enfadonhos de ACS, consigam convencer algum espiritualista.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #464 Online: 10 de Julho de 2006, 22:33:35 »
É muito fácil dizer que existe algo que é inalcançável às pessoas e pedir aos outros provarem que isso é mentira. Na minha opinião, quem faz isso são bobos que precisam desesperadamente levar vantagem em alguma coisa, mesmo que não exista.

"Pedir aos outros". Isso seria maximizar as "possibilidades" de ACS. Concordo que seja uma grande bobagem atribuir tamanha façanha a quem não faz mais que simplesmente negar.

Offline Seth

• Nível 03
  • *
    • Pasto Coletivo
« Resposta #465 Online: 10 de Julho de 2006, 22:41:48 »
Belíssima conclusão : espíritos não existem, pois não satisfazem aos seus desejos e caprichos.
Meu caro Baiano ao Contrário, tivesse você tido a paciência de ler o que escrevi acima, em momento algum eu disse o que você, de maneira tão leviana, coloca.
Eu fui a rituais de todos os tipos, cara. Estive em lugares que você nem faz idéia. Falei com trocentas pessoas, com trocentos "médius" e nunca, jamais, em momento algum, NENHUM espírito se manifestou diante de mim.
Não é questão de capricho, meu querido. No meu caso é vivência mesmo.

E mesmo que fosse capricho, se eu exigir que tais entidades apareçam aqui, qual o problema?
Seres ditos tão "superiores" não podem atender aos pedidos deste pobre mortal? Ou eles são tão "superiores" que não em ouvem?
Ou só ouvem quem fica de joelhos e se humilha?
E é lógico que eu nunca me dei a idêntico trabalho de "procura", por simples curiosidade.
Se você não conhece um assunto, se principalmente não o vivenciou, então quero crer que você não tem gabarito pra comenta-lo.
Fosse por curiosidade, por amor, por paixão, não importa; se você foi lá "bater cabeça" e conheceu as coisas, beleza.
Se só ficou lendo livro em casa ou imaginando as coisas, meu caro, lamento. Aí não.
Você não está errado em duvidar, não. É uma opção sua.
Obrigado por me dar algo que eu sempre tive.
Eu também duvido que argumentos cansativos e enfadonhos de ACS, consigam convencer algum espiritualista.
Sinceridade?
Eu cago e ando para os espiritualistas. E nem quero convencer ninguém. Se passei essa idéia, peço desculpas.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #466 Online: 11 de Julho de 2006, 00:07:03 »

"Pedir aos outros". Isso seria maximizar as "possibilidades" de ACS. Concordo que seja uma grande bobagem atribuir tamanha façanha a quem não faz mais que simplesmente negar.

Essa é a postura coerente que qualquer pessoa lúcida deve ter diante de quem não faz mais do que afirmar. Lembre-se de que provar o que se afirma faz parte do processo.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #467 Online: 11 de Julho de 2006, 10:32:54 »
É mesmo. Faz parte de um processo de investigação, no qual a própria ciência, ainda não pode dar a última palavra. Imagine meros especuladores do grupo ACS. Continuo afirmando : espere a ciência chegar lá. Ou continue apenas negando.

Offline Onaiab

• Nível 13
  • *
« Resposta #468 Online: 11 de Julho de 2006, 10:38:41 »
Não.
Isso nunca acontece.
Porém, diante da catatonia trágica que hora se agiganta perante este nosso pobre e imbecil país, religiões farsantes como essas grassam em tudo quanto é lado.
Todas apresentam soluções fáceis, contatos fantásticos, receitas de bolo simplérrimas e que qualquer um pode fazer em casa.
Faça sua macumbinha, monte seu altar, fale com deus, "eleve seu pensamento", seja bom, etc, etc.
Funciona? Para alguns, sim. Muita, mas muita gente é feliz seguindo as mentiras que as religiões pregam.
É uma forma de ilusão? Lógico! Mas de ilusão também se vive, não é mesmo?
O difícil é fazer frente ao avanço dessa massa de loucos e desinformados crônicos que estão em toda parte, alimentando-se da desesperança e da desilusão de um povo que simplesmente não consegue ter a coragem de mudar a si mesmo. Quanto mais mudar o mundo ao se redor.

Não é apenas leviano. Chega a ser histérico. Parece que você está no palanque, confundindo religião com política.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #469 Online: 11 de Julho de 2006, 10:40:25 »
É mesmo. Faz parte de um processo de investigação, no qual a própria ciência, ainda não pode dar a última palavra. Imagine meros especuladores do grupo ACS. Continuo afirmando : espere a ciência chegar lá. Ou continue apenas negando.
Se a ciência não chegou lá, para quê afirmar então?

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #470 Online: 11 de Julho de 2006, 10:47:20 »
Belíssima conclusão : espíritos não existem, pois não satisfazem aos seus desejos e caprichos.

O mais estranho é que o fazem com quem neles acredita. Ou, pelo menos, é o que dizem. Muito estranho... Espíritos que se manifestam aos que nele acreditam, Deuses cujo poder só se manifesta aos que nele acreditam. É, as religiões continuam as mesmas.

Offline Seth

• Nível 03
  • *
    • Pasto Coletivo
« Resposta #471 Online: 11 de Julho de 2006, 13:00:24 »
Não é apenas leviano. Chega a ser histérico. Parece que você está no palanque, confundindo religião com política.
E você desconhece o que é retórica apaixonada. Mas tudo bem, pra quem assina ao contrário é sinal de que o próprio pensamento está invertido.
Agora, volte lá, releia o que eu disse e tente rebater minhas idéias. Não minha postura.
Isso, se você for capaz, coisa que até agora não demonstrou ser.
O mais estranho é que o fazem com quem neles acredita. Ou, pelo menos, é o que dizem. Muito estranho... Espíritos que se manifestam aos que nele acreditam, Deuses cujo poder só se manifesta aos que nele acreditam. É, as religiões continuam as mesmas.
Senhores!
O grande segredo, o grande esquema, o grande mistério está na sua crença.
O grande desejo desses picaretas e safados é elevar a temperatura de sua crença, colocando em combustão sua paixão e transformando sua crença em fé! E se possível em fé cega!
Porque quanto mais você acredita no que terceiros dizem, mais eles exercem poder sobre você.

"Mas o que eu tenho que pode lhes interessar? Eu não sou nada, não tenho nada..."
Pelo contrário! Você tem algo que interessa a todos os seres humanos que desejam controlar outro ser humano (e nesse balaio eu coloco das mulheres à Microsoft): sua submissão.

Por isso você, que coloca em dúvida, que contesta, que indaga e que expõem suas dúvidas é sempre extremamente mal quisto.

Você sabe o que é isso, né? Quantas vezes você duvidou das baboseiras religiosas que sua mãe, seu pai ou seus amigos diziam? Mas se calou por "respeito" hipócrita, enquanto lá dentro você se sentia um estúpido.

Aí eu lhe pergunto: que tipo de corrente filosófica ou religião não permite que você indague ou mesmo manifeste sua dúvida?
Porque não é interesse deles que você abra sua boca e, consequentemente, seja você.

E ai de quem ri!
O poder detesta o riso.

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #472 Online: 11 de Julho de 2006, 20:27:42 »
Os espíritas me indicaram as obras do Marcel Souto Maior sobre a vida do Chico Xavier. Eles afirmaram que esta pessoa conta a vida do Chico de forma imparcial e sem invenção. Será? Vou analisar, caso alguém conheça alguma coisa sobre o assunto e puder me informar, fico grato.

Seth, sobre a fenomenologia do espiritismo, é claro que já podemos concluir que é tudo uma farsa, porém sobre os fenômenos inteligentes como a psicografia, eu sinceramente bati com a cabeça na parede. Compreende? Eu abro a possibilidade que tudo isto possa ser real, eu não desprezo isto, porém toda afirmação necessita de provas, e provas concretas eu ainda não encontrei. Seria a psicografia capaz de dar uma prova não-científica, mas concreta que prove a existência do espírito? Esta é a questão.

APODman

• Visitante
« Resposta #473 Online: 11 de Julho de 2006, 21:05:54 »
...é claro que já podemos concluir que é tudo uma farsa, porém sobre os fenômenos inteligentes como a psicografia, eu sinceramente bati com a cabeça na parede. Compreende?

Não pq ?

Mas...de certa forma compreendo, como havia dito em uma de minhas primeiras postagens deste tópico, a "psicografia" é uma saida muito esperta para manutenção da crença já que ao contrário da objetividade das "materializações" a subjetiviade da psicografia está mais resguardada no apelo a ignorância e seus rombos factuais e conceituais mais facilmente sustentado por ad hocs.

E assim a DE ganha mais algumas décadas de sobrevida.

[ ]´s

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #474 Online: 11 de Julho de 2006, 21:39:19 »
APODman, os espíritas insistem dizer que o Chico estudou só até a quarta série e usam isto de argumentos para dizer que uma pessoa com pouco estudo não poderia escrever o que escreveu em seus livros, isto pode ser visto em:
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/chico-xavier-psicografou.html
Olhe um fragmento deste link:

"Aos que não sabem o mineiro do século, Chico Xavier, cursou apenas até o antigo quarto ano primário, e numa análise do conteúdo do que produziu, por sua mediunidade, podemos encontrar conhecimento muito além de sua cultura escolar. Conseguiu, em sua primeira obra mediúnica, Parnaso do Além Túmulo, psicografar 256 poesias de 56 autores. Poesias essas perfeitamente identificáveis com o estilo que conhecemos dos poetas autores da mensagem. Talvez quem sabe um gênio conseguiria fazer isso, o que não era o caso de Chico."

Neste link também:
"Um perito em grafoscopia, Carlos Augusto Perandréa, após analisar uma mensagem recebida em italiano, língua que Chico não conhecia, em comparação com escritos dessa pessoa quando viva, atesta: “A mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, em 22 de julho de 1978, atribuída a Ilda Mascaro Saullo, contém, conforme demonstração fotográfica (figs. 13 a 18), em ‘numero’ e em ‘qualidade’, consideráveis e irrefutáveis características de gênese gráfica suficientes para a revelação e identificação de Ilda Mascaro Saullo como autora da mensagem questionada” (pág. 56)."
É interessante analisar, como uma pessoa que não fala um idioma como o Italiano possa escrever em Italiano. Ele estudava às escondidas?

Agora o outro lado da coisa:

"CHICO XAVIER – O TESTEMUNHO DO SOBRINHO"

"Amauri Xavier Pena, filho da irmã mais velha de Chico Xavier, Dona Maria Xavier, foi escolhido pelo tio para ser seu sucessor. Vinha treinando desde os treze anos. Aos 17 anos cedeu às insistências do tio. Treinado com grande constância na “psicografia”, mostrou maior facilidade do que o famoso tio para imitar os autores que lia. E assim publicou mais de cinqüenta livros “psicografados” imitando mais de cinqüenta autores, “cada qual no seu próprio e inconfundível estilo. Recebeu também uma epopéia de Camões em estilo quinhentista”, Cruz e Sousa, Gonçalves Dias, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Luís Guimarães Jr., Casemiro Cunha, Inácio Bittencourt, Cícero Pereira, Hermes Fontes, Fabiano de Cristo (?!), Anália Franco..., e até Bocage e Rabindranath Tagore. O boletim espiritista “Síntese”, de Belo Horizonte, fazia a divulgação. "

Isto está no link: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=35060&cat=Artigos&vinda=S

Outro: "CHICO XAVIER FOI DESMASCARADO PELO PRÓPRIO SOBRINHO"

""Você sabia que Amauri Pena, um sobrinho de Chico Xavier, desmascarou o tio e toda a farsa espírita na qual ele foi educado e persuadido a ser um grande médium, em 1958? Ele disse ao “Diário de Minas”:

“Tudo o que tenho psicografado até hoje foi criado por minha própria imaginação, sem que precisasse de interferência de almas do outro mundo. Resolvi por uma questão de consciência contar toda a verdade. Não desmascaro meu tio como homem, mas como médium”.

Confira também “Estado de Minas”, 20/1/1971 e revista “Realidade”, Novembro 1971, página 65.

Assim como em outras oportunidades, os espíritas daqui também dirão que Amauri Pena estava “louco”; que ele era “dependente químico”..., mas nada que demonstre que ele mentiu.

LUIZ ROBERTO TURATTI.

NOTA: Pesquise sobre esse tema em profundidade nas publicações e no site do PADRE QUEVEDO-CLAP, www.clap.org.br “uma das maiores autoridades mundiais em Parapsicologia”. Liberte-se de crendices e superstições e viva muito mais FELIZ!!!"

Agora eu pergunto: o Estado de Minas mentiu? A revista Realidade mentiu? Qual é a verdade?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!