APODman, os espíritas insistem dizer que o Chico estudou só até a quarta série e usam isto de argumentos para dizer que uma pessoa com pouco estudo não poderia escrever o que escreveu em seus livros, isto pode ser visto em:
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/chico-xavier-psicografou.htmlOlhe um fragmento deste link:
"Aos que não sabem o mineiro do século, Chico Xavier, cursou apenas até o antigo quarto ano primário, e numa análise do conteúdo do que produziu, por sua mediunidade, podemos encontrar conhecimento muito além de sua cultura escolar. Conseguiu, em sua primeira obra mediúnica, Parnaso do Além Túmulo, psicografar 256 poesias de 56 autores. Poesias essas perfeitamente identificáveis com o estilo que conhecemos dos poetas autores da mensagem. Talvez quem sabe um gênio conseguiria fazer isso, o que não era o caso de Chico."
Neste link também:
"Um perito em grafoscopia, Carlos Augusto Perandréa, após analisar uma mensagem recebida em italiano, língua que Chico não conhecia, em comparação com escritos dessa pessoa quando viva, atesta: “A mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier, em 22 de julho de 1978, atribuída a Ilda Mascaro Saullo, contém, conforme demonstração fotográfica (figs. 13 a 18), em ‘numero’ e em ‘qualidade’, consideráveis e irrefutáveis características de gênese gráfica suficientes para a revelação e identificação de Ilda Mascaro Saullo como autora da mensagem questionada” (pág. 56)."
É interessante analisar, como uma pessoa que não fala um idioma como o Italiano possa escrever em Italiano. Ele estudava às escondidas?
Agora o outro lado da coisa:
"CHICO XAVIER – O TESTEMUNHO DO SOBRINHO"
"Amauri Xavier Pena, filho da irmã mais velha de Chico Xavier, Dona Maria Xavier, foi escolhido pelo tio para ser seu sucessor. Vinha treinando desde os treze anos. Aos 17 anos cedeu às insistências do tio. Treinado com grande constância na “psicografia”, mostrou maior facilidade do que o famoso tio para imitar os autores que lia. E assim publicou mais de cinqüenta livros “psicografados” imitando mais de cinqüenta autores, “cada qual no seu próprio e inconfundível estilo. Recebeu também uma epopéia de Camões em estilo quinhentista”, Cruz e Sousa, Gonçalves Dias, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Luís Guimarães Jr., Casemiro Cunha, Inácio Bittencourt, Cícero Pereira, Hermes Fontes, Fabiano de Cristo (?!), Anália Franco..., e até Bocage e Rabindranath Tagore. O boletim espiritista “Síntese”, de Belo Horizonte, fazia a divulgação. "
Isto está no link:
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.phtml?cod=35060&cat=Artigos&vinda=SOutro: "CHICO XAVIER FOI DESMASCARADO PELO PRÓPRIO SOBRINHO"
""Você sabia que Amauri Pena, um sobrinho de Chico Xavier, desmascarou o tio e toda a farsa espírita na qual ele foi educado e persuadido a ser um grande médium, em 1958? Ele disse ao “Diário de Minas”:
“Tudo o que tenho psicografado até hoje foi criado por minha própria imaginação, sem que precisasse de interferência de almas do outro mundo. Resolvi por uma questão de consciência contar toda a verdade. Não desmascaro meu tio como homem, mas como médium”.
Confira também “Estado de Minas”, 20/1/1971 e revista “Realidade”, Novembro 1971, página 65.
Assim como em outras oportunidades, os espíritas daqui também dirão que Amauri Pena estava “louco”; que ele era “dependente químico”..., mas nada que demonstre que ele mentiu.
LUIZ ROBERTO TURATTI.
NOTA: Pesquise sobre esse tema em profundidade nas publicações e no site do PADRE QUEVEDO-CLAP,
www.clap.org.br “uma das maiores autoridades mundiais em Parapsicologia”. Liberte-se de crendices e superstições e viva muito mais FELIZ!!!"
Agora eu pergunto: o Estado de Minas mentiu? A revista Realidade mentiu? Qual é a verdade?