Autor Tópico: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.  (Lida 115780 vezes)

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
Re: A chave para encontrar a prova da existência dos espíritos.
« Resposta #500 Online: 15 de Julho de 2006, 15:10:31 »
Aqui, mais um argumento responsável por eu "bater a cabeça na parede" novamente sobre o Espiritismo:
http://br.geocities.com/logica_reencarnacao/grafoscopia.htm

"O perito em Grafoscopia, Dr. Carlos Augusto Perandrea, escreveu um Livro chamado "A Psicografia à Luz da Grafoscopia" (Editora Fé). É um Trabalho Científico inédito no mundo publicado na Revista Científica Semina da Universidade Estadual de Londrina. O autor prova a comunicação psicográfica comparando a letra ( padrão ) do indivíduo antes da morte e depois em mensagens mediúnicas ( psicografia ) analisando em laudo Técnico e chegando à conclusão de autenticidade gráfica."

"Perandrea é professor da Universidade Estadual de Londrina  Paraná, Criminólogo, Perito Judiciário em Documentoscopia ; Professor Universitário, na Universidade Estadual de Londrina, desde 1972 ( Medicina Legal - Identificação Datiloscópica e Grafotécnicca - Curso de Direito ) ; confirma a autoria gráfica de mais de 400 psicografias ( mensagem de "Espíritos" ) recebidas através do médium Chico Xavier quando comparadas com a grafia das pessoas enquanto ainda vivas ( o que se constituiria em uma prova da sobrevivência da consciência humana ao fenômeno da morte física )."
"Das 400 psicografias, 398 foram também confirmadas por outros peritos da área, ou seja, UMA CONFIABILIDADE DE MAIS DE 99,5%."
"Chico psicografou centenas de cartas consoladoras dirigidas a familiares saudosos, enviadas pelos parentes domiciliados no mais além.  Muitas delas, revelando nomes totalmente desconhecidos pelo médium, foram grafadas com a mesma letra dos falecidos."

"Dentre os casos examinados pelo grafotécnico Perandréa, um dos que despertou mais interesse foi o da mensagem psicografada por Chico Xavier no dia 22 de julho de 1978, em italiano (Chico não dominava o idioma Italiano), do espírito de Ilda Mascaro Saullo, desencarnada em Roma, em 20 de dezembro de 1977, dirigida aos seus familiares residentes no Brasil. Nessa altura, é bom esclarecer que o médium mineiro nunca aprendeu a falar e a escrever a língua italiana."

Este é o trabalho mais científico que encontrei sobre a psicografia do Xavier. Agora eu pergunto: Como alguém pode escrever com a mesma letra de alguém que nunca ouviu falar? Escrever nomes sem que os parentes fornecessem? Isto indica que não era leitura fria?
Foram analisadas 400 psicografias feitas pelo Xavier, quase todas eram com a mesma letra. Isto significa que sua psicografia era mecânica?
É impossível assinar igual a assinatura de alguém que não se conhece. Como vocês explicam tais fatos?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #501 Online: 15 de Julho de 2006, 15:25:56 »
Este é o trabalho mais científico que encontrei sobre a psicografia do Xavier. Agora eu pergunto: Como alguém pode escrever com a mesma letra de alguém que nunca ouviu falar? Escrever nomes sem que os parentes fornecessem? Isto indica que não era leitura fria?
Foram analisadas 400 psicografias feitas pelo Xavier, quase todas eram com a mesma letra. Isto significa que sua psicografia era mecânica?
É impossível assinar igual a assinatura de alguém que não se conhece. Como vocês explicam tais fatos?
Como eu já disse antes, a psicografia é a evidência mais frágil possível que você poderia encontrar sobre a existência de espíritos.

Perceba que todas as perguntas que você fez baseiam-se no fato de você estar de cara assumindo que nenhuma informação foi fornecida a ele, que ele não sabia italiano, que ele nunca viu nenhum documento com a letra da pessoa.

E o que você tem para embasar estas afirmações? Apenas a afirmação dos espíritas de que era assim e pronto.

A psicografia é frágil justamente porque é uma prova que depende em última análise do testemunho de pessoas que acreditam nela, não em evidências físicas comprováveis.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #502 Online: 15 de Julho de 2006, 15:34:48 »
Outro caso, que passou na Globo: http://br.geocities.com/logica_reencarnacao/caso_garcez.htm

Angelo, o que os espíritas dizem é que nenhuma informação foi passada para ele, e nem mesmo assinatura das pessoas supostamente desencarnadas, ou você acha que a família ia levar a assinatura do morto para que ele assinasse igual?
A verdade é única. O fato de desconhê-la é a explicação para tanta ignorância e para tantas "verdades" atualmente. Só o conhecimento científico nos leva à liberdade. E quando seremos livres? Somente quando conhecermos a verdade.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #503 Online: 15 de Julho de 2006, 15:53:02 »
Outro caso, que passou na Globo: http://br.geocities.com/logica_reencarnacao/caso_garcez.htm

Angelo, o que os espíritas dizem é que nenhuma informação foi passada para ele, e nem mesmo assinatura das pessoas supostamente desencarnadas, ou você acha que a família ia levar a assinatura do morto para que ele assinasse igual?
É o que os espíritas dizem Ernane. Esse é o problema, não é uma evidência física verificável, mas o que os espíritas dizem. Qual a prova de que o que eles dizem é o que de fato ocorreu?

Quanto a família levar a assinatura do morto, você está sendo muito ingênuo. Não é difícil que entre as informações costumeiramente fornecidas pelos familiares ao médium antes da sessão possa estar algum documento escrito.

Aliás, se você quer uma visão diferente sobre a psicografia (o que não quer dizer necessariamente verdadeira, apenas que não leva em conta espíritos), leia algum livro de psicoterapeutas americanos da década de 60-70, como o Auto-hipnose de Leslie LeCron, disponível em português pela editora Record. Você vai ver que ele trata a psicografia como um fenômeno dissociativo (e como ferramenta de diagnóstico), não como uma manifestação de espíritos.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #504 Online: 15 de Julho de 2006, 18:33:32 »
Sem falar que você não está levando em consideração a que o médium nunca trabalha sozinho, sempre tem um grupo de pessoas que o auxilia, mas a extensão desse auxílio não é verificada...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #505 Online: 15 de Julho de 2006, 19:09:17 »
O que o Stefano citou é verdade. Conheci a pouco tempo que Carlos Baccelli de Uberaba (um psicografo polêmico no meio atualmente) tem auxiliares que ficam a porta solicitando: "Passem o máximo de informações ao médium antes da psicografia".

Ele considera correto.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #506 Online: 15 de Julho de 2006, 20:05:45 »
O que o Stefano citou é verdade. Conheci a pouco tempo que Carlos Baccelli de Uberaba (um psicografo polêmico no meio atualmente) tem auxiliares que ficam a porta solicitando: "Passem o máximo de informações ao médium antes da psicografia".
O meu pai contou uma história parecida na semana retrasada, de que uma família ficou horas na fila esperando para falar com o médium conversando com as pessoas em volta sobre o que estavam fazendo lá, até que foram chamadas e o médium falou que o falecido tinha mandado alguns recados e falado um pouco sobre a família antes mesmo deles terem entrado e conversado com o médium, não é impressionante ? E outra de uma amiga cujo filho se suicidou, que foi a um centro espírita indicada por uma amiga próxima. Na seção dela, o médium disse que o filho mandou avisar que não se jogou da janela, que foi só um acidente, ele não se matou. Obviamente, era tudo o que ela queria ouvir e ela saiu muito satisfeita e contando pra todo mundo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #507 Online: 15 de Julho de 2006, 20:18:17 »
Douglas, você sinceramente acha que o Chico não psicografava? Mudou sua concepção ?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #508 Online: 15 de Julho de 2006, 23:40:45 »
Ernane,
Não disse isso.
Eu acredito que Chico sempre foi verdadeiro. Também considero médiuns como Divaldo, Yvone Pereira e Raul Teixeira (que estou conhecendo agora) como verdadeiros. Você conhece a arvore pelos frutos. Também considero Waldo Vieira e os Gasparetos (dissidentes do Espiritismo) como verdadeiros.

Mas é essencial que nós espiritas utilizemos a razão e muito estudo para diferenciar algumas farsas no meio. Eu gostava demais do Carlos Baccelli. Ele tem um trabalho social excelente, porém comecei a desconfiar de sua mediunidade de uns tempos para cá.

Meu pai é médium, só que de psicofonia, acredito nele.

Se tiver interesse te envio por MP um link com uma biografia do Chico para você ler.

Abraços,

Douglas

P.S: E você? Qual sua opinião sobre o Chico?
www.apologiaespirita.org

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #509 Online: 16 de Julho de 2006, 00:22:06 »

Ele considera correto.

Abraços,

Douglas
A diferença deste para outros é que não é necessário pedir para dar as informações. Quando se vai a um lugar, estranho ou não, você tende a conversar com outras pessoas, ainda mais quando tem que esperar para ser atendido.

O que dizemos que acontece, que é mais provável do que o próprio espírito psicografar ou conversar com as pessoas, é que algumas das pessoas com as quais "aquele que vai ao centro em busca de uma resposta" fala acabam servindo de "informantes" para o médium e lhe dá todos os dados que conseguiram pegar daquele que está indo falar com o médium. Isso não é tão difícil de fazer e já passou até naquele programa do Fantástico sobre charlatães como é feito.

Isso é mais provável de acontecer pois pode ser perfeitamente explicado sem exigir a existência dos espíritos. Apenas com coisas que sabemos que existem de fato na realidade: pessoas, dados, médium, enganação.

Entende o nosso ponto de vista em relação aos médiuns agora?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #510 Online: 16 de Julho de 2006, 15:14:36 »
Alexandre,
E como ocorre isto. Já me deparei com duas médiuns que realizavam a leitura a frio. É muito interessante quando notamos isso e deixamos algumas "falsas pistas no ar" e batata...logo te dizem o que você lançou.

Porém, já conheci médiuns que tenho como verdadeiros, por relatos: Chico, Waldo, Divaldo, Yvone, Raul Teixeira e outros que conheci pessoalmente, onde tentei assegurar ao máximo (já que é dificil evitar vasar algo) não divulgar informações pessoais.

Moro no leste de Minas há 5 anos. Minha mãe e meu pai mudaram para cá a um ano. Somos do inteiror de São Paulo. Resolvemos montar uma locadora de veículos aqui e tudo estava correndo bem. Certo dia, um cliente ao alugar o carro, disse que havia sonhado com minha mãe e que ela estava em um Uno vermelho que temos. Ela vinha no banco do carona e parou em frente de casa do rapaz (que não sabiamos se tratar de um médium). Quem dirigia, segundo o interlocutor, era um senhor de idade. O interlocutor perguntou a minha mãe onde estava meu pai, no sonho. Nisso ele narrou que o senhor que dirigia saiu do carro e dirigiu-se a ele e disse: "Quem está tomando conta do negócio agora sou eu". Ele perguntou: "E quem é você"?. Ele respondeu: "O pai dela".
Minha mãe pediu para ele esperar e pegou uma foto de meu avô (desencarnado). Mostrou ao interlocutor, que empalideceu, confirmando serem os mesmos. Pelo que sei e confirmado pelos meus pais, ele não conhecia a história e muito menos meu avô. Dois dias após, este Uno Vermelho capotou, nos provocando prejuízos consideráveis. No próximo dia, mais um carro capotou. No outro dia outro veiculo. No terceiro um bateu. E finalmente no quarto mais um tombado e nenhum dos clientes saldou as dividas referentes a franquias de seguro, que para locadora é mais caro.
Praticamente fomos a falência.

Três Centros Espiritas, sendo um de Umbanda, indentificaram como obsessor meu avô em nossa familia. Um do interior de São Paulo sempre conheceu a história de minha familia e dos problemas com meu avô em vida. Os dois daqui de MG não sabiam e nunca havíamos procurado um terreiro de Umbanda antes.

Podem ter vasado informações? Claro que pode. Porém, acho pouco provável. Recentemente venho trabalhado mais no Centro espirita dqui e neunca comentei sobre minha vida pessoal, a não ser com minha noiva que é católica e nunca iria a um centro.

Além da falência da Locadora, soma-se problemas com saúde de minha mãe. Brigas entre ela e minha noiva e problemas em meu emprego, com pessoas que considerava de extreita confiança.

É claro que todos tem, todo o direito de não acreditarem na história de um estranho. É minha história pessoal, estamos vivendo isto agora.

Como explicar isso?

Abraços

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #511 Online: 16 de Julho de 2006, 16:45:06 »
Douglas, qual desses médiuns que você tem como verdadeiros te atendeu pessoalmente?

Por que, não sei se percebeu, não se deve levar muito a sério a palavra das pessoas, mesmo que elas sejam da sua família e não estejam mentindo para você. Há a possibilidade delas estarem enganadas.

Pense em todas as possibilidades que podem estar ocorrendo. Seria um complô de algum centro espírita visando o seu bolso? Seria uma coincidência esses acidentes? Será que teriam identificado seu avô se tivessem mostrado foto de outra pessoa?

O que as pessoas fazem para enganar as outras não está escrito. Fica de olho.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #512 Online: 16 de Julho de 2006, 18:52:06 »
Alexandre,

Douglas, qual desses médiuns que você tem como verdadeiros te atendeu pessoalmente?

São pessoas de meu vinculo pessoal Alexandre, cabe citá-los? Ninguém aqui conheceria. Entre eles um é meu pai.

Por que, não sei se percebeu, não se deve levar muito a sério a palavra das pessoas, mesmo que elas sejam da sua família e não estejam mentindo para você. Há a possibilidade delas estarem enganadas.

Sempre há esta possibilidade e o conselho é válido. Apesar de eu ser um espirita convicto, sempre procuro verificar tudo antes, mesmo errando muitas vezes. Estou em aprendizado.

Pense em todas as possibilidades que podem estar ocorrendo. Seria um complô de algum centro espírita visando o seu bolso? Seria uma coincidência esses acidentes? Será que teriam identificado seu avô se tivessem mostrado foto de outra pessoa?

Se fosse um complô, daria um bom livro do Dan Brown..hehe. Infelizmente durante a ocorrência, minha mãe não atentou ao detalhe de exibir outra foto (outra pessoa). Pode ser que sim, ele poderia ter identificado erradamente. Nunca saberemos.

O que as pessoas fazem para enganar as outras não está escrito. Fica de olho.

Obrigado pelo conselho. E sei o quanto este mundo está desonesto, mas no caso do centro, não tem quase trabalhadores para dar conta das tarefas rotineiras. O que trabalhei lá nestas férias, não está escrito...hehe. MAs foi uma experiência ótima.

Obrigado pelas dicas.

Abração,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #513 Online: 16 de Julho de 2006, 19:02:58 »
Certo dia, um cliente ao alugar o carro, disse que havia sonhado com minha mãe e que ela estava em um Uno vermelho que temos. Ela vinha no banco do carona e parou em frente de casa do rapaz (que não sabiamos se tratar de um médium). Quem dirigia, segundo o interlocutor, era um senhor de idade. O interlocutor perguntou a minha mãe onde estava meu pai, no sonho. Nisso ele narrou que o senhor que dirigia saiu do carro e dirigiu-se a ele e disse: "Quem está tomando conta do negócio agora sou eu". Ele perguntou: "E quem é você"?. Ele respondeu: "O pai dela".
Minha mãe pediu para ele esperar e pegou uma foto de meu avô (desencarnado). Mostrou ao interlocutor, que empalideceu, confirmando serem os mesmos. Pelo que sei e confirmado pelos meus pais, ele não conhecia a história e muito menos meu avô.
Douglas, a mente prega peças, e lembranças de sonhos não são exatamente confiáveis.

Considere o seguinte. O sujeito é um "médium", certo dia tem aquele sonho que você descreveu. Por ser médium, tem certeza absoluta que o sonho tem um significado e que além disso o senhor que apareceu no sonho é realmente o espírito do seu avô. Ele conta isso a sua mãe, que imediatamente vai buscar uma foto dele. Observe que é natural supor que a foto que ela foi buscar é realmente do seu avô e não uma outra foto qualquer. Por ter certeza que a foto era do seu avô e de que o sonho era real, a mente do médium imediatamente "identifica" o senhor do sonho, preenchendo o rosto do sonho com o rosto da foto.

Seria uma evidência mais sólida se ele tivesse identificado a foto entre várias outras ou tivesse feito um retrato-falado do seu suposto avô.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #514 Online: 16 de Julho de 2006, 19:05:42 »
Outro caso interessante que ocorreu comigo e fico com a pulga atrás da orelha até hoje:

Meu pai e minha mãe, haviam mudado para minha casa aqui no ano passado. 1200km de asfalto depois de chegarmos optaram por dormir no meu quarto. Eu estava doido de vontade de reencontrar minha namorada (atual noiva) e fui ve-la.

Voltei umas 22hs e fui deitar. Meu pai e minha mãe dormiam em colchões no chão e havia um para mim também. Tiraram a cama do quarto.
Deitei e devido ao cansaço da viagem adormeci. De repente do lado da minha cama alguém vomitou no chão (não era meu pai e nem minha mãe). Acordei assustado e lembro da imagem nitida em minha cabeça. Um jovem encolhido no chão vomitando. Iluminei ao redor da minha cama com o celular e não vi nada. Haviam se passado uns 15 minutos depois de dormir.

Fiquei um pouco assustado, mas voltei a dormir.

Pela manha, minha mãe me chamou chorando, porque meu pai estava em transe. Levantei e ele estava encolhido no colchão chorando, com coriza no nariz e tendo ânsias de vômito. Seu olho estava estalado fixo em algum ponto. A empregada havia chegado e ligou para um espirita que ela conhecia para ajudar meu pai, pois nem eu e minha mãe haviamos nos acostomado com estas ocorrências com meu pai.

Comecei a dialogar com ele, para saber quem era. Ele só chorava e dizia para não deixarem machucá-lo. O pessoal do centro chegou e o auxiliou.

Depois ele me descreveu quem era e se parecia muito com o flash que eu havia visto a noite.

Contei a ele o que me havia ocorrido.

Interessante, não?

www.apologiaespirita.org

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #515 Online: 16 de Julho de 2006, 19:07:53 »
Intressante é que isso só acontece com quem ja acredita...... Sempre quis ver alguma coisa e nunca consegui.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #516 Online: 16 de Julho de 2006, 19:09:42 »
Angelo,

Concordo contigo. Mas na hora, infelizmente ela não lembrou de solicitar descrições ou apresentar foto de outras pessoas.
O que acho intrigante é o fato de 3 centros identificarem ele. Apesar de que não posso afirmar que nenhuma informação vazou para eles.
Os problemas com meu avô antes dele falecer há uns 4 anos, eram terriveis. Era um ódio mutuo fora de sério entre ele e nossa familia.

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #517 Online: 16 de Julho de 2006, 19:15:01 »
Lord,
Eu tinha muitas dúvidas e nunca tomei estes fenomenos como 100% verdadeiros. E sempre quis "ver" algo, também. Após algumas ocorrências, passei a me tornar mais convicto.
Só que comigo este "ver algo" é muito subjetivo. Como disse, foi um flash e pela manha aconteceu a incorporação com o meu pai, sendo a descrição parecida.

Minha intuição de um tempo apra cá tem se aguçado também. Coisas tolas, como saber o tema da palestra do Centro antes de iniciar. É mais ou menos assim: Sento na cadeira e começo a pensar sobre o assunto sexualidade, homosexualismo, libertinagem. Dali a uns minutos o orador sobe na tribuna e o assunto é Sexualidade.

Estou começando levar a sério estas intuições, mas é tudo muito subjetivo e bem vago, além de esporádico.

Ficam mais dúvidas que certezas.

Abraços,

Douglas

P.S. Não descarto estar auto-sugestionado, por me encontrar inserido no meio Espirita, porém acho isto cada vez menos provável.
« Última modificação: 16 de Julho de 2006, 19:27:45 por Douglas »
www.apologiaespirita.org

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #518 Online: 16 de Julho de 2006, 21:44:14 »
Angelo,

Concordo contigo. Mas na hora, infelizmente ela não lembrou de solicitar descrições ou apresentar foto de outras pessoas.
O que acho intrigante é o fato de 3 centros identificarem ele. Apesar de que não posso afirmar que nenhuma informação vazou para eles.
Os problemas com meu avô antes dele falecer há uns 4 anos, eram terriveis. Era um ódio mutuo fora de sério entre ele e nossa familia.

Abraços,

Douglas
Um dos centros, como você disse, sabia da história do seu avô. E não dá para garantir que nenhuma informação tenha vazado, mesmo porque às vezes é difícil para a própria pessoa perceber que está dando informações ao conversar informalmente com outras pessoas no centro.

Só uma curiosidade. Em qual centro vocês foram primeiro? No de SP ou em MG?

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #519 Online: 16 de Julho de 2006, 22:26:24 »
Angelo,

O de SP, nós frequentávamos quando moravamos lá e temos mais contato com o pessoal. Ai por telefone o pessoal de lá informou que meu avô havia se manifestado na reunião.

O daqui de MG, eu frequento mais que meus pais e um participante me chamou de lado e me informou que alguém que se dizia ser pai de minha mãe havia se manifestado e que iria fazer de tudo para destruir minha mãe e meu pai. Meus pais frequentam outro aqui, o de Umbanda, que estou indo de vez em quando, neste informaram a presença de meu avô aos meus pais e não há mim.

Abraços,

Douglas

www.apologiaespirita.org

Offline Antônio de Lima

• Nível 10
  • *
« Resposta #520 Online: 17 de Julho de 2006, 22:02:42 »
Douglas, tenho acompanhado o tópico... te desejo boa sorte e também aos seus familiares, espero que tudo se resolva logo com relação ao seu avô  e os problemas que estão ocorrendo.
Abraços.
Antônio de Lima

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #521 Online: 18 de Julho de 2006, 23:21:17 »
Antonio,
Obrigado pelas palavras de apoio. Com certeza tudo irá se arrumar. Depois te mando um MP explicando o caso melhor.

Sumiu? Poste mais.

Abração,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Ernane

• Nível 14
  • *
« Resposta #522 Online: 18 de Julho de 2006, 23:34:55 »
Douglas, com relação aos dados passados ao médium que psicografa, poderia ser perfeitamente possível que o Xavier tenha imitado as assinaturas expostas no livro que citei há alguns posts antes, todavia você acha que ele não fez isto? Você acha que foram realmente os desencarnados que usaram seu braço através da psicografia mecânica? O Chico tinha auxiliares? Se responder, fico grato. Abraços.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #523 Online: 18 de Julho de 2006, 23:45:50 »
Oi, Ernane.
Sim é possivel a cópia de assinaturas. Não acho que o Chico tenha copiado as assinaturas, tenho plena certeza e convicção que ele não as copiou.
O Chico praticava vários tipos de psciografia. A mecânica inclusive. O livro Paulo e Estevão, por exemplo, foi escrito de outra maneira. Emmanuel exibia uma espécie de filme em uma tela para o Chico e o mesmo transcrevia para o papel.
Chico tinha auxiliares, seu filho adotivo, irmãs e irmãos. Passou a ficar mais dependente deles conforme sua idade avançou.

Vou te passar o link do livro para download que possui a biografia do Chico, escrita pelo jornalista e editor do Fantástico (não espirita), Marcel Souto Maior:

As Vidas de Chico Xavier - Clique aqui

O arquivo é zipado e em Word. Li o livro em poucos dias.
Existe uma continuação, onde o autor investiga informalmente as psicografias. Ótimo, mas não o encontrei em formato digital ainda.

Leia este e muitas dúvidas suas serão sanadas. Qualquer dúvida, caso eu possa lhe ajudar estarei a disposição.

Abração,

Douglas
www.apologiaespirita.org

APODman

• Visitante
« Resposta #524 Online: 20 de Julho de 2006, 14:18:55 »
Trago mais um texto "interessante" de Chico.

André Luiz é considerado o mais "científico" dos espíritos que "psicografaram" "através" de Chico.

Suas obras via de regra seguem um roteiro básico de descrições das aventuras de André Luiz no mundo espiritual, estas por sua vez seguem uma semelhança incrível com o enredo da Divina Comédia de Dante com direito inclusive a guias que levam André Luiz pelos mundos inferiores e superiores ( sim estou insinuando algo  ;) ) .

Entretanto algumas de suas obras possuem um cunho cientificista, tais como "Nos Dominios da Mediunidade", "Desobsessão" e "Evolução em Dois Mundos"  (as obras que "por acaso" foram escritas em parceria com Waldo Vieira ) .

A obra "Evolução Em Dois Mundos" é uma das mais complexas da DE "fase Chico" apesar de que repetem a fórmula "de" Emannuel em "A Caminho da Luz", inclusive na linguagem rebuscada que na verdade esconde o vácuo de informações do texto.

Abaixo segue trecho o Capitulo III de Evolução em Dois Mundos: EVOLUÇÃO  DO  CORPO  ESPIRITUAL. O que é especial neste capítulo é que ele discorre sobre a evolução biológica na Terra, divirtam-se...ou vomitem:

III - EVOLUÇÃO  DO  CORPO  ESPIRITUAL

André Luiz

PRIMÓRDIOS DA VIDA - Procurando fixar idéias seguras acerca do corpo espiritual, será preciso remontarmos, de algum modo, aos primórdios da vida na Terra, quando mal cessavam as convulsões telúricas, pelas quais os Ministros Angélicos da Sabedoria Divina, com a supervisão do Cristo de Deus, lançaram os fundamentos da vida no corpo ciclópico do Planeta.

A matéria elementar, de que o elétron é um dos corpúsculos-base (4), na faixa de experiência evolutiva sob nossa análise, acumulada sobre si mesma, ao sopro criador da Eterna Inteligência, dera nascimento à província terrestre, no Estado Solar a que pertencemos, cujos fenômenos de formação original não conseguimos por agora abordar em sua mais íntima estrutura.

A imensa fornalha atômica estava habilitada a receber as sementes da vida e, sob o impulso dos Gênios Construtores, que operavam no orbe nascituro, vemos o seio da Terra recoberto de mares mornos, invadido por gigantesca massa viscosa a espraiar-se no colo da paisagem primitiva.

Dessa geléia cósmica, verte o princípio inteligente, em suas primeiras manifestações...

Trabalhadas, no transcurso de milênios, pelos operários espirituais que lhes magnetizam os valores, permutando-os entre si, sob a ação do calor interno e do frio exterior, as mônadas celestes exprimem-se no mundo através da rede filamentosa do protoplasma de que se derivaria a exist6encia organizada no Globo constituído.

Séculos de atividade silenciosa perpassam, sucessivos...

NASCIMENTO DO REINO VEGETAL - Aparecem os vírus e, com eles, surge o campo primacial da existência, formado por nucleoproteínas e globulinas, oferecendo clima adequado aos princípios inteligentes ou mônadas fundamentais, que se destacam da substância viva, por centros microscópicos de força positiva, estimulando a divisão cariocinética.

Evidenciam-se, desde então, as bactérias rudimentares, cujas espécies se perderam nos alicerces profundos da evolução, lavrando os minerais na construção do solo, dividindo-se por raças e grupos numerosos, plasmando pela reprodução assexuada, as células primevas, que se responsabilizariam pelas eclosões do reino vegetal em seu início.

Milênios e milênios chegam e passam...

FORMAÇÃO DAS ALGAS - Sustentado pelos recursos da vida que na bactéria e na célula se constituem do líquido protoplásmico, o princípio inteligente nutre-se agora na clorofila, que revela um átomo de magnésio em cada molécula, precedendo as constituição do sangue de que se alimentará no reino animal.

O tempo age sem pressa, em vagarosa movimentação no berço da Humanidade, e aparecem as algas nadadoras, quase invisíveis, com as suas caudas flexuosas, circulando no corpo das águas, vestidas em membranas celulósicas, e mantendo-se à custa de resíduos minerais, dotados de extrema motilidade e sensibilidade, como formas monocelulares em que a mônada já evoluída se ergue a estágio superior.

Todavia, são plantas ainda e que até hoje persistem na Terra, como filtros de evolução primária dos princípios inteligentes em constante expansão, mas plantas superevolvidas nos domínios da sensação e do instinto embrionário, guardando o magnésio da clorofila como atestado da espécie.

Sucedendo-as, por ordem, emergem as algas verdes de feição pluricelular, com novo núcleo a salientar-se, inaugurando a reprodução sexuada e estabelecendo vigorosos embates nos quais a morte comparece, na esfera da luta, provocando metamorfoses contínuas, que perdurarão, no decurso das eras, em dinamismo profundo, mantendo a edificação das formas do porvir.

DOS ANTRÓPODOS AOS DROMATÉRIOS E ANFITÉRIOS - Mais tarde, assinalamos o ingresso da mônada, a que nos referimos, nos domínios dos artrópodos, de axosqueleto quitinoso, cujo sangue diferenciado acusa um átomo de cobre em sua estrutura molecular, para, em seguida, surpreendê-la, guindada à condição de crisálida da consciência, no reino dos animais superiores, em cujo sangue - condensação das forças que alimentam o veículo da inteligência no império da alma - detêm a hemoglobina por pigmento básico, demonstrando o parentesco inalienável das individuações do espírito, nas mutações da forma que atende ao progresso incessante da Criação Divina.

Das cristalizações atômicas e dos minerais, dos vírus e do protoplasma. Das bactérias e das amebas, das algas e dos vegetais do período pré-câmbrico aos fetos e às licopodiáceas, aos trilobites e cistídeos, aos cefalópodes, foraminíferos e radiolários dos terrenos silurianos, o princípio espiritual atingiu os espongiários e celenterados da era paleozóica, esboçando a estrutura esquelética.

Avançando pelos equinodermos e crustáceos, entre os quais ensaiou, durante milênios, os sistema vascular e o sistema nervoso, caminhou na direção dos ganóides e teleósteos, arquegossauros e labirintodontes para culminar nos grandes lacertinos e nas aves estranhas, descendentes dos pterossáurios, no jurássico superior, chegando à época supracretácea para entrar na classe dos primeiros mamíferos, procedentes dos répteis teromorfos.

Viajando sempre, adquire entre os dromatérios e anfitérios os rudimentos das reações psicológicas superiores, incorporando as conquistas do instinto e da inteligência.

FAIXAS INAUGURAIS DA RAZÃO - Estagiando nos marsupiais e cetáceos do eoceno médio, nos rinocerotídeos, cervídeos, antilopídeos, eqüídeos, canídeos, proboscídeos e antropóides inferiores do mioceno e exteriorizando-se nos mamíferos mais nobres do plioceno, incorpora aquisições de importância entre os megatérios e mamutes, precursores da fauna atual da Terra, e, alcançando os pitecantropóides da era quaternária, que antecederam as embrionárias civilizações paleolíticas, a mônada vertida do Plano espiritual sobre o Plano Físico (5) atravessou os mais rudes crivos da adaptação e seleção, assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria, penetrando, assim, pelas vias da inteligência mais completa e laboriosamente adquirida, nas faixas inaugurais da razão.

ELOS DESCONHECIDOS DA EVOLUÇÃO - Compreende-se, porém, que o princípio divino aportou na Terra, emanando da Esfera Espiritual, trazendo em seu mecanismo o arquétipo a que se destina, qual a bolota de carvalho encerrando em si a árvore veneranda que será de futuro, não podemos circunscrever-lhe a experiência ao plano físico simplesmente considerado, porquanto através do nascimento e morte da forma, sofre constantes modificações nos dois planos em que se manifesta, razão pela qual variados elos da evolução fogem à pesquisa dos naturalistas, por representarem estágios da consciência fragmentária fora do campo carnal propriamente dito, nas regiões extrafísicas, em que essa mesma inconsciência incompleta prossegue elaborando o seu veículo sutil, então classificado como protoforma humana, correspondente ao grau evolutivo em que se encontra.

EVOLUÇÃO NO TEMPO - É assim que dos organismos monocelulares aos organismos complexos, em que a inteligência disciplina as células, colocando-as a seu serviço, o ser viaja no rumo da elevada destinação que lhe foi traçada do Plano Superior, tecendo com os fios da experiência a túnica da própria exteriorização, segundo o molde mental que traz consigo, dentro das leis de ação, reação e renovação em que mecaniza as próprias aquisições, desde o estímulo nervoso à defensiva imunológica, construindo o centro coronário, no próprio cérebro, através da reflexão automática de sensações e impressões, em milhões e milhões de anos, pelo qual, com o Auxílio das Potências Sublimes, que lhe orientam a marcha, configura os demais centros energéticos do mundo íntimo, fixando-os na tessitura da própria alma.

Contudo, para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser, automatizado em seus impulsos, na romagem para o reino angélico, despendeu para chegar aos primórdios da época quaternária, em que a civilização elementar do silex denuncia algum primor de técnica, nada menos que um bilhão e meio de anos. Isso é perfeitamente verificável na desintegração natural de certos elementos radioativos na massa geológica do Globo. E entendendo-se que a Civilização aludida floresceu há mais ou menos duzentos mil anos, preparando o homem, com a bênção do Cristo, para a responsabilidade, somos induzidos a reconhecer o caráter recente dos conhecimentos psicológicos, destinados a automatizar na constituição fisiopsicossomática do espírito humano as aquisições morais que lhe habilitarão a consciência terrestre a mais amplo degrau de ascensão à Consciência Cósmica.(6)

4- Na Esfera Espiritual, em que estagiamos, o elétron é também partícula atômica dissociável.  - Nota de André Luiz

5- As expressões "Plano Físico" e "Plano Extrafísico", largamente usadas nestas páginas, foram utilizadas por nós, à falta de termos mais preciosos que designem as esferas de evolução para os Espíritos encarnados e desencarnados, pertencentes ao "habitat" planetário. - Nota de André Luiz.

6- as presentes estimativas e apontamentos do Plano Espiritual, apesar das compreensíveis divergências humanas, coincidem exatamente com observações e ilações de vários estudiosos encarnados. – (nota de André Luiz)

Livro “Evolução em Dois mundos”

Psicografia: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.

Autor Espiritual: André Luiz.

fonte: http://www.universoespirita.org.br/mensagens_para_enviar/dois_04.htm

O texto é inteiro intragável mas algo achei ofensivo demais:

O texto sugere que os vírus foram os primeiros seres vivos a apresentarem citocinese ( divisão celular, e sim para André Luiz Vírus possuem núcleo organizado ) deles surgiram as bactérias quimiossintetisantes que após "ganharem"  clorofila ( o precursor do sangue - hemácias ? ) segundo André Luiz transformaram-se então nas primeiras algas.

Algumas algas, ainda com parede de celulose ( "membranas celulósicas" segundo André Luiz ) , então tornaram-se natantes "pastando" minerais nos oceanos, isto veio a dar nas primeiras bactérias heterótrofas.

Aos físicos do forum a pérola:
4- Na Esfera Espiritual, em que estagiamos, o elétron é também partícula atômica dissociável.  - Nota de André Luiz

Espiritismo - 150 anos desinformando a Humanidade !

nota: Comparem o estilo de escrita "de" André Luiz  com o "de" Emamnuel, exatamente iguais:
../forum/topic=6474.450.html#msg113361

[ ]´s
« Última modificação: 20 de Julho de 2006, 14:25:35 por APODman »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!