Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174903 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Deus existe?
« Resposta #1600 Online: 01 de Junho de 2010, 12:01:13 »
Bem colocado.

Como eu não sou determinado a entender e/ou obter uma explicação definitiva sobre o conceito Deus, então deixo este assunto de lado.

Mas sou totalmente "crente" no que diz respeito a explicações tangíveis e racionais. Crer por crer não é comigo.
E o que você me diz da explicação ateísta de que deus é uma criação humana, uma ilusão individual e/ou um simbolismo cultural e social?

Parece-me válido cada uma buscar a explicação que melhor lhe convém. Como eu não tenho que me preocupar com isto, não necessito de explicação alguma.

Volto a lembrar: Por adotar o método científico nas minhas linhas de raciocínio e empacar na fase de testes, Deus, reencarnação e afins ficam de lado. Debatíveis, mas inconclusíveis.

Céticos e religiosos não possuem uma explicação para estes temas. Todos permanecerão no âmbito especulativo/teórico até que sejam (ou não) palpáveis.
Numa abordagem simplista de metódo científico concordo contigo. Já sei que normalmente ninguém gosta de debater a epistemologia científica mesmo, então ficamos por isso.

Eu só penso que este ceticismo agnóstico é ingênuo por não acreditar apenas no que obviamente é desacreditável. E por isso mesmo os melhores argumentos céticos são os de comparação com outras criações mentais humanas, para aparelhar as crenças a esta imaginação experimental.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1601 Online: 01 de Junho de 2010, 12:08:19 »
exato... a chance de não haver deus e haver não são equivalentes.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1602 Online: 01 de Junho de 2010, 12:12:28 »
Equivalente para os agnósticos, que para mim são uma classe particular de crentes, os crentes na impossibilidade do conhecimento sobre toda essa mitologia e bullshit cosmológicos inventados pelo homem.

Mas crença é crença e eu me igualo a todo crente. Porém a minha crença é a de que deus é uma criação humana. Tenho fé nisso.  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1603 Online: 01 de Junho de 2010, 12:17:49 »
Adriano

Mas sou totalmente "crente" no que diz respeito a explicações tangíveis e racionais. Crer por crer não é comigo.

..................................................

E o que você me diz da explicação ateísta de que deus é uma criação humana,

Émile Durkheim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nascimento 15 de abril de 1858
Épinal, França
Morte 15 de novembro de 1917 (59 anos)
Paris, França
Nacionalidade Francês 

Ocupação: Acadêmico, sociólogo, antropólogo, filósofo

Escola/tradição Positivismo, Funcionalismo, Evolucionismo

Principais interesses Sociologia, Antropologia, Ciência, Epistemologia, Religião,

Suicídio, Educação, Direito, Ética

Émile Durkheim, é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade social).[/quote]

Os homens estão para o estado social pátrico, como as religiões estão para "deus". O que de facto implica, que de certo modo, "deus" é a sociedade.

Conclusão: em última instância, "deus", não seria sómente uma criação humana, mas também um facto social. A sociedade como um todo, é um poder formidável com ascendente fantástico sobre os indivíduos. Veja-se o que se consegue fazer em nome da pátria: os homens transformam-se de bom grado em carne para canhão, ou entregam-se a serviços de voluntariado e beneficiência mais ou menos filantrópica. :)

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1604 Online: 01 de Junho de 2010, 12:24:49 »
Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade social).

Os homens estão para o estado social pátrico, como as religiões estão para "deus". O que de facto implica, que de certo modo, "deus" é a sociedade.

Conclusão: em última instância, "deus", não seria sómente uma criação humana, mas também um facto social. A sociedade como um todo, é um poder formidável com ascendente fantástico sobre os indivíduos. Veja-se o que se consegue fazer em nome da pátria: os homens transformam-se de bom grado em carne para canhão, ou entregam-se a serviços de voluntariado e beneficiência mais ou menos filantrópica. :)
É sempre assim. Sempre aparece um homem para dizer o que deus é. A existência de deus é configurada com base na cognição humana. O fato de Durkheim sair do teocentrismo e chegar no antropocentrismo, mesmo que de forma deística (deus=universo  :arrow: deus=espécie homem), já é uma grande contribuição.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1605 Online: 01 de Junho de 2010, 12:26:51 »
Eu só penso que este ceticismo agnóstico é ingênuo por não acreditar apenas no que obviamente é desacreditável. E por isso mesmo os melhores argumentos céticos são os de comparação com outras criações mentais humanas, para aparelhar as crenças a esta imaginação experimental.

O que você chama de ingênuidade eu chamo de praticidade. Bons argumentos céticos convencem muita gente, mas os bons argumentos religiosos convencem o dobro.

Não podemos descartar o momento e a cultura que fizeram estes conceitos serem tão importantes para as pessoas.

A medida que o conhecimento avança, você simplesmente vai ignorando-os. Simples.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1606 Online: 01 de Junho de 2010, 12:33:06 »

O que você chama de ingênuidade eu chamo de praticidade. Bons argumentos céticos convencem muita gente, mas os bons argumentos religiosos convencem o dobro.

Não podemos descartar o momento e a cultura que fizeram estes conceitos serem tão importantes para as pessoas.

A medida que o conhecimento avança, você simplesmente vai ignorando-os. Simples.
Mais prático ainda é a minha equiparação com um religioso. É de uma ajuda enorme. Trago assim, para mim, o respeito próprio que os religiosos tem para outros ou para si mesmos. Dizer que tenho fé é uma maneira de demonstrar a minha descrença religiosa, muito bem explicitada por Dawkins em seu livro.

O ceticismo em si uso mais para as outras crenças que considero menos toscas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #1607 Online: 01 de Junho de 2010, 12:49:18 »
Mais prático ainda é a minha equiparação com um religioso. É de uma ajuda enorme. Trago assim, para mim, o respeito próprio que os religiosos tem para outros ou para si mesmos. Dizer que tenho fé é uma maneira de demonstrar a minha descrença religiosa, muito bem explicitada por Dawkins em seu livro.

Religiosos, céticos, ateus estão deixando de ser representados por pessoas e virando dispositivos selecionáveis?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #1608 Online: 01 de Junho de 2010, 13:07:41 »

Religiosos, céticos, ateus estão deixando de ser representados por pessoas e virando dispositivos selecionáveis?
É o que o ceticismo faz quando contraria a crença e não a pessoa  :ok:

E quando eu discuto com uma pessoa religiosa eu não a considero um crente isolado e sim conectado a uma dotrina e o seu respectivo grupo. Por isso considero muito a questão moral e respeito isso.

E também considero o ceticismo científico do fCC como algo formado por seus componentes e toda esta dinâmica da era virtual.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1609 Online: 01 de Junho de 2010, 14:07:21 »
Poderiamos apresentar um crime. E todas as provas apontam de que realmente temos um certo criminoso. Porém, ao ser interrogado, o sujeito afirma que não cometeu o tal crime. Sendo que o sujeito fala a verdade, porém todas as provas apresentadas o condenam, o próprio clamor público o condena, o que diremos? Eu respondo: todos condenaremos, independentemente da verdade, pois assim é a justiça humana.
Tanto é verdade isso, que podemos verificar e comprovar tal fato junto a uma penitenciária, onde lá encontram-se vários "inocentes" banidos da sociedade (coloquei em haspas pois nenhum ser humano é inocente de nada).
Sendo assim, ninguém pode ser banido por lei humana. Pois não há prova humana de justiça.
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 14:44:11 por Nada »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1610 Online: 01 de Junho de 2010, 14:16:58 »
Lusitano,
veja bem meu caro. Começo a achar que me vês como adversário. Já afirmei aqui antes: tem que levar um choque. Já afirmei também: não há como saber se algo é bom, se não tivermos conhecimento do que é mau. Estou a confrontar-te para que realmente Lusitano entre em curto circuito. Todos aqui já citaram a Gibíblia (para mal) e não foram banidos. Até citaria a Lusitano, que é leitor crítico da gibíblia, uma passagem insana interessante: diz que Jacó lutou contra Deus e contra homens, e venceu. Gostaria de sua opinião crítica a respeito dessa passagem. Quem sabe não está aí a resposta para a pergunta.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #1611 Online: 01 de Junho de 2010, 17:03:17 »
Poderiamos apresentar um crime. E todas as provas apontam de que realmente temos um certo criminoso.

Contradiz com

Porém, ao ser interrogado, o sujeito afirma que não cometeu o tal crime. Sendo que o sujeito fala a verdade, porém todas as provas apresentadas o condenam.

Isso vai contra a lei mais básica da lógica, a lei da identidade, ou o sujeito é culpado ou não é culpado.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1612 Online: 01 de Junho de 2010, 17:11:02 »
Biscoito,

Vc não é o criador daqueles videos tolos? Veja bem, os videos são tolos, vc não é. Pois mostrou sabedoria ao afirmar: ou o sujeito é culpado ou não é culpado.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #1613 Online: 01 de Junho de 2010, 17:17:53 »
Biscoito,

Vc não é o criador daqueles vídeos tolos? Veja bem, os vídeos são tolos, vc não é. Pois mostrou sabedoria ao afirmar: ou o sujeito é culpado ou não é culpado.

Então você reconhece a sua contradição ?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1614 Online: 01 de Junho de 2010, 20:02:00 »
Adriano

.......................................

É sempre assim. Sempre aparece um homem para dizer o que deus é. A existência de deus é configurada com base na cognição humana. O fato de Durkheim sair do teocentrismo e chegar no antropocentrismo, mesmo que de forma deística (deus=universo :arrow: deus=espécie homem), já é uma grande contribuição.

Isto leva a compreender, porque um filósofo científico e "ateu" - Auguste Comte - fundou a igreja e religião da Humanidade. O Homem e "deus", são rigorosamente o mesmo ser. Ou seja: se "deus" não existia, passa a existir; justamente - porque foi inventado - localizado e objectivado através do seu criador previamente existente... O Homem. :) 

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1615 Online: 01 de Junho de 2010, 20:09:27 »
Contradição Biscoito? Vc dá suporte à minha idéia e fala em contradição? Acabou de confirmar uma das premissas de minha teoria: "A verdade não é uma questão de ser provada ou não. A verdade simplesmente é ou não é. Para o homem, a verdade não é. Mas a verdade continua sendo, mesmo assim."

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1616 Online: 01 de Junho de 2010, 20:14:32 »
Meu caro Di Ungar, por aqui? Sr. Func Func veio me visitar. Ou estais a me perseguir? Sr. Func Func, chega de choradeira. Vamos partir para o debate, e não choradeira para a moderação. Hora de mostrar seu conhecimento. Quer que eu comece, ou quer começar?

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1617 Online: 01 de Junho de 2010, 20:15:28 »
Sr. Di Ungar, em que tu crês? Pelo menos responda a pergunta do tópico: Deus existe?
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 20:41:13 por Nada »

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #1618 Online: 01 de Junho de 2010, 20:36:05 »
Lusitano declarou:

Você mete-nos em cada confusão palavrória, que até dá vontade de dizer-lhe, que quando alguém usa a palavra "deus", nem sempre significa "deus", de uma forma igual para todas as pessoas.

A palavra "deus" - é uma das palavras de significado mais ambíguo e controverso que se possa imaginar - pôe muitas vezes as pessoas, a falar "alhos e outras a responder bugalhos".

Lusitano, vc está TOTALMENTE correto. Sendo assim, vamos fazer uma separação entre o seu deus e o meu. A partir de agora, começarei a citar Deus através deste tetragrama: יהוה

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1619 Online: 01 de Junho de 2010, 21:11:32 »
Desculpe, eu postei alguma coisa nesse tópico? Não consigo encontrar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1620 Online: 01 de Junho de 2010, 21:21:11 »
Nada

Lusitano,

veja bem meu caro. Começo a achar que me vês como adversário. Já afirmei aqui antes: tem que levar um choque.

Já reparou como as palavras são enganosas ou paradoxais? Você está a começar a suspeitar, que eu o considero um "adversário". Eu apenas afirmei que admito como plausível - que somos dois "deuses" - cujas concepções "divinas", são heréticas entre si. :idea:

Já afirmei também: não há como saber se algo é bom, se não tivermos conhecimento do que é mau.

De acordo :!: :ok:

Estou a confrontar-te para que realmente Lusitano entre em curto circuito. Todos aqui já citaram a Gibíblia (para mal) e não foram banidos.

Realmente, é como você constata. Ninguém neste clube, é ameaçado de expulsão, ou mesmo é banido por fazer citações bíblicas. Se isso acontece, é por outras razões: O modo como o faz, é que determina admoestações ou expulsão. :idea:  

Até citaria a Lusitano, que é leitor crítico da gibíblia, uma passagem insana interessante: diz que Jacó lutou contra Deus e contra homens, e venceu. Gostaria de sua opinião crítica a respeito dessa passagem. Quem sabe não está aí a resposta para a pergunta.

Sim é verdade, já fiz imensas citações bíblicas e ainda não me expulsaram. :)

Se isso precisa de ser interpretado e você o pede, parece-me que é a vitória do espírito guerreiro e do livre pensamento sobre a tirania e a escravatura. Principalmente a "divina". E da inteligência, sobre a força física e os injustos e opressivos costumes de transmissão da liderança familiar, ou tribal, ao estilo patriarcal ancestral. :idea:

Recorda-se - por que é que declarou - que Jacob, é que de facto, era o "primogénito", apesar de ser o mais novo dos dois irmãos? Espírito de rebeldia e  esperteza natural. Jacob, não admitia opressão por parte de ninguém; muito menos, por parte da "omnipotente e omnisciente" autoridade "divina. :idea:

Ele era astuto e inteligente. Por isso com auxílio da mâe, escamoteou a primogenitura a Isaú, seu irmão mais velho, que era hábil nas artes físicas.

Lembra-se - como ele acabou por conseguir dar a volta ao seu tio Labão, que tardava em entregar-lhe a mulher, por quem ele tinha paixão natural e ainda "apoderar-se" de uma boa fatia do gordo rebanho do sogro, graças à engenhosa artimanha das varas listadas, colocadas estrategicamente, junto ao bebedouro das cabras e ovelhas?  

Jacob, é o oposto de Job, que se permitiu ser espezinhado por "satanás" com a mais completa aprovação do seu senhor "Jeová"...

Qual pergunta - aquela - que eu ainda estou à espera de resposta, ou outra pergunta, que não sei exactamente, a qual se refere? :|

« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 06:21:57 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1621 Online: 01 de Junho de 2010, 21:30:39 »
"Nada"

A palavra "deus" - é uma das palavras de significado mais ambíguo e controverso que se possa imaginar - pôe muitas vezes as pessoas, a falar "alhos e outras a responder bugalhos".

........................................

Lusitano, vc está TOTALMENTE correto. Sendo assim, vamos fazer uma separação entre o seu deus e o meu. A partir de agora, começarei a citar Deus através deste tetragrama: יהוה

Então caríssimo "nada" - explique-me, o que é que você tem em mente - quando utiliza o tetragrama, יהוה :?: :arrow: :|

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #1622 Online: 01 de Junho de 2010, 21:33:09 »
Contradição Biscoito? Vc dá suporte à minha idéia e fala em contradição? Acabou de confirmar uma das premissas de minha teoria: "A verdade não é uma questão de ser provada ou não. A verdade simplesmente é ou não é. Para o homem, a verdade não é. Mas a verdade continua sendo, mesmo assim."

Quando você diz que todas as provas indicam que o sujeito é culpado mas ele não é culpado, você esta infligindo a lei mais básica da logica que é a lei da identidade, uma prova que não prova, não é prova. Uma prova tem que provar, uma prova que não prova não é prova. É o mesmo que dizer "um triangulo de quatro lados" ou um "quadrado redondo". Lógica 101.  

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #1623 Online: 02 de Junho de 2010, 01:34:41 »
Outra coisa que afirmo, convictamente: Não alimentem o troll.
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #1624 Online: 02 de Junho de 2010, 06:37:39 »
N3RD

..........................

panem et circenses

Outra coisa que afirmo, convictamente: Não alimentem o troll.

Não lhe parece que está ser demasiado excessivo :?:

Eu pessoalmente - entrei neste excelente clube "céptico" - porque tenho o vício de "conversar". E não me importo nada de debater - com um mensageiro de יהוה - "pré-destinado" mais ou menos radical, se ele não for exageradamente ameaçador e auto-convencido, que é detentor exclusivo da "verdade absoluta". :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!