Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174949 vezes)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #2750 Online: 03 de Março de 2011, 18:45:09 »
observações levavam a crer em um universo plano, mas se você concorda com a sua própria citação, então o universo é oscilante. :)

isto é certamente uma observação interessante. Eu citei esta página para demonstrar, que o universo é fechado. Talvez voce tenha outra evidencia para isto.

OU, o universo sempre existiu em um tempo infinito como singularidade, começou uma expansão e terminará em um universo frio com uma duração infinita no futuro. Vivemos apenas em um momento em uma reta infinita (sendo essa apenas UM dos modelos possíveis).

conforme o modelo do Big Bang standard, o tempo foi criado com o Big Bang, junto com a matéria/energia e não existia infinitamente.

Na verdade do buraco-negro escapa a radiação hawking, mas deixo para os físicos explicarem o porquê. Quanto ao que é infinito em uma singularidade, isso se refere à densidade. Não é matéria, não é tempo, não é energia. É densidade! E é simples ver isso: (Toda a matéria do universo)/(dimensão de um ponto=0) = infinito!

pelo que eu entendo, O simboliza nada. O simbolo para o infinito é outro ( 8 na horizontal )

É porque você ainda não conseguiu entender o conceito: a singularidade ERA o espaço-tempo! Só que contida em um único ponto!

o que é que eu não entendi direito ?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2751 Online: 03 de Março de 2011, 18:46:41 »
Caro - Angelo Itacare

Você a está ter mais certezas, do que os cientistas, que elaboram modelos provisórios do universo.

na verdade a segunda lei termodinâmica é absoluta. Voce nunca vai ver a agua fria se esquentar sozinha. E sempre o contrário. A agua quente esfriando.

Como é que você explica a existência dos corpos estelares, com temperaturas hiper-positivas, num imenso e frígido espaço inter-planetário e inter-estelar?

não sei como explicar. nunca pensei sobre este assunto.

Offline Pedrão

• Nível 10
  • *
« Resposta #2752 Online: 03 de Março de 2011, 19:23:33 »
31.666 postagens, 31.667 com a minha

Alias, 666... é o número da besta

Mas Deus bate todos os recordes.  Nao tem sala de bate papo sem esse assunto.

Nem sei pra quê. 
Se o Erivelton acredita em Deus, e todo mundo aqui afirmar que Deus não existe, ele não vai mudar de opinião

E se o Erivelton não acredita em Deus, e todo mundo aqui afirma que Deus existe, ele tampouco mudará de opinião.

Acho que esse assunto não escapa nem lá no inferno

Sem saber que era impossível, foi lá e fez - Jean Cocteau

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2753 Online: 03 de Março de 2011, 20:33:55 »
observações levavam a crer em um universo plano, mas se você concorda com a sua própria citação, então o universo é oscilante. :)

isto é certamente uma observação interessante. Eu citei esta página para demonstrar, que o universo é fechado. Talvez voce tenha outra evidencia para isto.
Esse é o resumo da Nature, mas você pode acessar o artigo completo se comprar:

http://www.nature.com/nature/journal/v468/n7323/full/nature09577.html
OU, o universo sempre existiu em um tempo infinito como singularidade, começou uma expansão e terminará em um universo frio com uma duração infinita no futuro. Vivemos apenas em um momento em uma reta infinita (sendo essa apenas UM dos modelos possíveis).

conforme o modelo do Big Bang standard, o tempo foi criado com o Big Bang, junto com a matéria/energia e não existia infinitamente.

O tempo, como uma dimensão do espaço-tempo, estava contido na singularidade e, assim, não "andava", mas estava "congelado", passando a "andar" quando houve a expansão. Todvia estava presente contido no ponto. Se houvesse um observado fora do espaço (considerando que isso fosse possível) veria o universo como singularidade presente indefinidamente (se houvesse um hiperespaço com dimensão tempo). É como em um buraco-negro: dentro do buraco-negro o tempo está "parado", não existe. Porém vemos o buraco-negro e sabemos há quanto tempo ele está ali.
Na verdade do buraco-negro escapa a radiação hawking, mas deixo para os físicos explicarem o porquê. Quanto ao que é infinito em uma singularidade, isso se refere à densidade. Não é matéria, não é tempo, não é energia. É densidade! E é simples ver isso: (Toda a matéria do universo)/(dimensão de um ponto=0) = infinito!

pelo que eu entendo, O simboliza nada. O simbolo para o infinito é outro ( 8 na horizontal )

divida 1 por 0 e me diga quanto dá :ok:
É porque você ainda não conseguiu entender o conceito: a singularidade ERA o espaço-tempo! Só que contida em um único ponto!

o que é que eu não entendi direito ?

o que é singularidade.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2754 Online: 03 de Março de 2011, 21:46:22 »
Mr.Mustard

Em que dados empíricos você se baseia para afirmar ou pressupor que a Terra tem 4bio. de anos de idade?

Em que dados empíricos você se baseia para afirmar ou pressupor que as espécies animais aqui presentes foram modeladas do jeito são?

Em que dados empíricos você se baseia para afirmar ou pressupor que a suposta  complexidade irredutível de um olho não é uma evidência válida?

AngeloItacare,

Seja educado e responda as perguntas.
Não fuja do debate me fazendo outras perguntas.
Quando alguém te faz uma pergunta, principalmente num debate, espera-se uma resposta.

No aguardo, por favor.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2755 Online: 03 de Março de 2011, 23:39:35 »
Mr.Mustard

Em que dados empíricos você se baseia para afirmar ou pressupor que a Terra tem 4bio. de anos de idade?

Em que dados empíricos você se baseia para afirmar ou pressupor que as espécies animais aqui presentes foram modeladas do jeito são?

Em que dados empíricos você se baseia para afirmar ou pressupor que a suposta  complexidade irredutível de um olho não é uma evidência válida?

AngeloItacare,

Seja educado e responda as perguntas.
Não fuja do debate me fazendo outras perguntas.
Quando alguém te faz uma pergunta, principalmente num debate, espera-se uma resposta.

No aguardo, por favor.

Cada uma de suas perguntas merecem um tópico separado, pois incluem razões físicas, geológicas, e astronómicas.  Faça isto : abra um tópico para sua primeira pergunta. Depois que ela estiver sido exaustivamente discutida, vamos para a segunda, e subsequente para a terceira.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2756 Online: 03 de Março de 2011, 23:50:47 »

que a ciencia diz, que o universo está acelerando, eu sei. o que isto tem a ver com a prova que ele é um sistema fechado ?

O tempo, como uma dimensão do espaço-tempo, estava contido na singularidade e, assim, não "andava", mas estava "congelado", passando a "andar" quando houve a expansão.

a propriedade essencial do tempo é que ele " anda " . Se não andava, não existia. Portanto, podemos dizer que a singularidade também não exisitia eternamente, ela foi apenas um ponto inicial num momento passageiro.

http://www.thekeyboard.org.uk/What%20is%20infinity.htm

De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, uma singularidade não contém nada que seja realmente infinito,  únicamente coisas que movem rumo ao infinito matematicamente.

matematicamente, não faz sentido.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2757 Online: 04 de Março de 2011, 09:41:51 »
Cada uma de suas perguntas merecem um tópico separado, pois incluem razões físicas, geológicas, e astronómicas.  Faça isto : abra um tópico para sua primeira pergunta. Depois que ela estiver sido exaustivamente discutida, vamos para a segunda, e subsequente para a terceira.

AngeloItacare,

Não seja desonesto intelectual.

VOCÊ afirmou neste tópico que o Criacionismo não difere da Ciência em muitos pontos.
Quando alguém te pede dados empíricos é assim que você age?

Aceito sua desistência pelo excesso de desonestidade de seus argumentos. Infelizmente.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2758 Online: 04 de Março de 2011, 11:30:18 »

AngeloItacare,

Não seja desonesto intelectual.

VOCÊ afirmou neste tópico que o Criacionismo não difere da Ciência em muitos pontos.
Quando alguém te pede dados empíricos é assim que você age?

Aceito sua desistência pelo excesso de desonestidade de seus argumentos. Infelizmente.

eu tenho 800 posts neste forum, e só agora está descobrindo que sou desonesto ? Sugiro neste caso que procure outro forista para trocar idéias. Com alguem que  voce considera desonesto só perde seu tempo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #2759 Online: 04 de Março de 2011, 11:35:13 »
eu tenho 800 posts neste forum, e só agora está descobrindo que sou desonesto ? Sugiro neste caso que procure outro forista para trocar idéias. Com alguem que  voce considera desonesto só perde seu tempo.

De fato.

Vou seguir o seu conselho.
Mas eu não te considero desonesto, somente seus argumentos.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2760 Online: 04 de Março de 2011, 11:54:53 »
Vou seguir o seu conselho.
Mas eu não te considero desonesto, somente seus argumentos.

de fato. Vou continuar me auto-enganando com meus argumentos.....

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2761 Online: 04 de Março de 2011, 13:04:47 »
Melhor colocar a palavra "argumentos" assim, entre aspas...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2762 Online: 04 de Março de 2011, 14:21:09 »

que a ciencia diz, que o universo está acelerando, eu sei. o que isto tem a ver com a prova que ele é um sistema fechado ?

Leia com atenção. De preferência, leia o artigo todo.

O tempo, como uma dimensão do espaço-tempo, estava contido na singularidade e, assim, não "andava", mas estava "congelado", passando a "andar" quando houve a expansão.

a propriedade essencial do tempo é que ele " anda " . Se não andava, não existia. Portanto, podemos dizer que a singularidade também não exisitia eternamente, ela foi apenas um ponto inicial num momento passageiro.

Existia, mas estava contido na singularidade. Considerando um observador externo ao próprio universo, em um hiperespaço que tenha uma dimensão de tempo, então ele sempre existia para esse observador.

http://www.thekeyboard.org.uk/What%20is%20infinity.htm

De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, uma singularidade não contém nada que seja realmente infinito,  únicamente coisas que movem rumo ao infinito matematicamente.

Uma singularidade contém uma densidade infinita, de acordo com a Teoria da Relatividade, que considera espaços contínuos.

matematicamente, não faz sentido.

Isso na matemática do nível fundamental, mas no nível médio você já deve ter tido o contato com o conceito de limites.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2763 Online: 04 de Março de 2011, 17:44:36 »
Caro AngeloItacare

Diz-se que um argumento é o que convence os homens razoáveis, e uma prova, é o que é preciso para convencer até mesmo um homem irracional.

Com a prova agora em vigor, os cosmólogos não podem mais se esconder atrás da possibilidade de um universo passado, eterno. Não há como escapar, eles têm de enfrentar o problema de um início cósmico

De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, uma singularidade não contém nada que seja realmente infinito, únicamente coisas que movem rumo ao infinito matematicamente.

Um buraco negro é formado quando grandes estrelas colapsam e sua massa foi compactada para um tamanho muito pequeno e um campo gravitacional poderoso , que impede que qualquer coisa, até mesmo a luz, consiga fugir dele.

Um buraco negro constitui, portanto, uma singularidade no centro da massa concentrada da estrela que caiu em si e da massa acumulada que é sugado para dentro ele.

A massa de uma singularidade, portanto, é finita, o "infinito" se refere apenas à matemática.

No  final dos anos 60 e início dos anos 70, quando o homem caminhou sobre a lua ", três britânicos astrofísicos, Steven Hawking, George Ellis, e Roger Penrose voltaram sua atenção para a Teoria da Relatividade e suas implicações sobre a noção de tempo.

Em 1968 e 1970, eles publicaram artigos nos quais eles estenderam a Teoria da Relatividade Geral e incluíram  medidas de tempo e espaço. De acordo com seus cálculos, o tempo e o espaço tiveram  um começo finito que correspondeu à origem da matéria e da energia. A "singularidade não apareceu no espaço, mas sim, o espaço começou dentro da singularidade".

Antes da singularidade, não existia nada nenhum espaço, tempo, matéria ou energia, nada!

Então, onde e em que apareceu a singularidade, senão no espaço? Nós não sabemos.

A meu ver, tem aí uma questão muito importante: se o universo antes do big-bang, era um ponto "infinitamente" pequeno, onde estava comprimida toda a substância, da actual matéria espaço-temporal - é indispensável - que esse minúsculo ponto físico original, estivesse rodeado por um vácuo "infinito", que pudesse vir a conter a resultante de tão fantástica explosão, afim de se poder expandir, até aos dias d'hoje... :ideia:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2764 Online: 04 de Março de 2011, 18:12:36 »
Caro Lusitano

A singularidade não teria aparecido no espaço já que o espaço teria resultado da "explosão", seria o resultado do Big Bang. Quanto ao suposto vácuo "infinito" que rodearia esse "átomo primordial" (na expressão de Lemâitre)... há quem o recuse e diga apenas que fora da singularidade só mesmo o nada... Ou seja: absolutamente tudo estaria incluído na singularidade e seria inconcebível algo fora da singularidade... e o "vácuo infinito" é algo...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2765 Online: 04 de Março de 2011, 19:45:33 »
Caro Lusitano

A singularidade não teria aparecido no espaço já que o espaço teria resultado da "explosão", seria o resultado do Big Bang. Quanto ao suposto vácuo "infinito" que rodearia esse "átomo primordial" (na expressão de Lemâitre)... há quem o recuse e diga apenas que fora da singularidade só mesmo o nada... Ou seja: absolutamente tudo estaria incluído na singularidade e seria inconcebível algo fora da singularidade... e o "vácuo infinito" é algo...

São questões das quais nosso cérebro não está preparado para nos fornecer um modelo. E entramos em vários paradoxos, como aquele de pensar no nada, se ele não é nada... Não da expressar num pensamento o que é o nada, porque ele não é nada...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2766 Online: 05 de Março de 2011, 09:14:26 »
Caro - Sérgio Sodré

----------------------------------------------------------------------------------

«« A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível. »»

A singularidade não teria aparecido no espaço já que o espaço teria resultado da "explosão", seria o resultado do Big Bang.

Quanto ao suposto vácuo "infinito" que rodearia esse "átomo primordial" (na expressão de Lemâitre)... há quem o recuse e diga apenas que fora da singularidade só mesmo o nada...

Ou seja: absolutamente tudo estaria incluído na singularidade e seria inconcebível algo fora da singularidade... e o "vácuo infinito" é algo...

Mas algo - só pode explodir - se poder expandir-se... Se não há mais nada, além da singularidade, como é possível ter ocorrido o big-bang? Para haver uma dilatação, tem de existir "vazio exterior" para tal...

A menos que o universo - se calhar - passou a ser um ponto infinitamente mais pequeno, do que antes, aonde concerteza, acontecem os mais espantosos eventos, criando a ilusão dum macrocosmos fantasticamente grande.

Portanto na realidade - o cosmos universal - continua a ser um buraco negro: e como nós vivemos dentro dele, temos a falsa percepção de grandeza macrocósmica, quando na realidade, é justamente o inverso.

Se de facto houve uma explosão, foi da periferia para o centro. O que implica, que  se calhar, o que aconteceu mesmo, foi uma implosão.

Faço estas especulações - porque - as contradições existentes na teoria, apontam para as mais estranhas direcções conjecturais. :idea: :arrow: 8-)

O big-bang, aconteceu, porque houve uma saturação elástica da capacidade compressiva por parte da gravidade, ou da parte da matéria exterior que oprimia o futuro universo, como acontece com as molas, ou com os recipientes que conteêm gazes sobre pressão.

Uma mola ficará para sempre comprimida, ou um gás ficará para sempre confinado ao recipiente aonde está contido, senão acontecer alguma mudança na capacidade de permanência das forças actuantes, até ao momento crítico, de determinado acidente. É o que está escrito, sobre inércia, não é assim?
« Última modificação: 05 de Março de 2011, 09:16:50 por lusitano »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2767 Online: 05 de Março de 2011, 09:35:57 »
Mas algo - só pode explodir - se poder expandir-se... Se não há mais nada, além da singularidade, como é possível ter ocorrido o big-bang? Para haver uma dilatação, tem de existir "vazio exterior" para tal...
Caro Lusitano,

Como diz o colega Juca  admito que acertadamente "São questões das quais nosso cérebro não está preparado para nos fornecer um modelo."

No entanto, admitindo que não haveria nada para além da singularidade... isso também implicaria que nada havia que impedisse a expansão ou outro fenómeno qualquer. É certo que se pode responder que então também nada havia que propiciasse essa expansão. Mas como a expansão resulta de forças internas da singularidade... nada a impediria..., nem o nada. Isto aceitando (o que é duvidoso) que esta conversa faz algum sentido. :olheira:

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2768 Online: 07 de Março de 2011, 03:25:43 »
Basta verificar as ocasiões onde lhe é indicada uma fonte científica e Vossa Senhoria responde com argumentos do tipo: “Este é um site ateu” (sic) ou “este segue o naturalismo filosófico”.
aonde eu dei esta resposta ?

Eis uma resposta direta:

vai ser falácia a partir do momento, que você ou qualquer naturalista ou ateu consegue apresentar uma origem de informação complexa e específica, que não é inteligente. Até agora, este desafio continua em pé.
[...]

Eis uma resposta indireta, via indicação de um link:

o trabalho de Sutherland fica longe de dar uma explicação convincente.

http://www.signatureinthecell.com/responses/response-to-darrel-falk.php

Do qual eu retirei um excerto:

Citação de: Stephen C. Meyer
That Professor Falk rejects this knowledge as knowledge, and the case for design based on it, reflects his own commitment to finding a solution to the origin of life problem within a strictly materialistic framework.

Conseguiu reconhecer as suas postagens, senhor AngeloItacare?

Proselitismo certamente é que não é.
então é o que ? quais são seus objetivos aqui ?

Discutir Ciência e, até mesmo, especular, mas com base nela.

Razão e lógica pura não são suficientes para determinar o funcionamento da Natureza, pois servem apenas para verificar a consistência de uma proposição, mas não a sua veracidade.
mas quando dados empiricos faltam, ela pode ajudar a nos aproximarmos mais da verdade. da realidade.

Não necessariamente, como é o seu caso, pois Vossa Senhoria já parte de uma premissa epistemológica anacrônica há mais de 200 anos.

Citação de: AngeloItacare
o que é adiabático ?
Reconhece as palavras e a dúvida acima, como sendo suas?
voce não entendeu minha pergunta : ela estava direcionado ao que voce alegou :  aonde eu aleguei que queira compreender aspectos técnicos específicos de física de alta energia e de cosmologia ?

Primeiro. Vossa Senhoria perguntou “o que é adiabático”, o que indica claramente que desconhece o assunto de termodinâmica.

Segundo. Vossa Senhoria inferiu o seu conhecimento ao acusar-me de desconhecer o MCP e as diversas hipóteses sobre o Universo pré-Big Bang.

Vossa Senhoria falha em dois pontos. O primeiro em não conhecer (ou aceitar, o que não faz diferença neste caso) a moderna epistemologia da ciência. O segundo é o de acreditar que a lógica formal menor substitui o conhecimento empírico.
aonde eu alego que a lógica formal menor substitui o conhecimento empírico ?

O senhor acredita nisto ao indicar o argumento Kalam, por exemplo. E também pelo que escreveu logo acima:

mas quando dados empiricos faltam, ela (razão e lógica)pode ajudar a nos aproximarmos mais da verdade. da realidade.

Reconhece as suas palavras? Ou não?

Eu não escrevi sobre filosofia metafísica, e sim sobre ciência, desde o grau de especulação até o de teorias consolidadas.
se voce entra em questões " alem " do Big Bang, querendo ou não, não estará mais ponderando sobre questões cientificas, mas metafísicas filosóficas.

Onde é que os conceitos de Universo Cíclico, Teoria M e Teoria das Supercordas podem ser encaixados em “metafísicas filosóficas” (sic)?

E, por favor, o que o senhor chama de sites seculares são o mainstream científico ao passo que os sites criacionistas são pseudociência.
pérola em quadrado. os sites criacionistas apenas interpretam os dados científicos de maneira diferente.

“Pérola em triplo”.

Primeira. Os dados científicos são todos produzidos pela Ciência que você chama de secular ou naturalista. Não existem dados e teorias produzidos pelos criacionistas que possam ser chamados de científicos. Basta ver os ridículos exemplos da “Tectônica de Hidroplacas” e a “Tectônica de Placas Catastrofista”.

Segunda. A “interpretação” dos dados é sempre seletiva, ideologicamente conduzida, para que se possa “provar” uma “intencionalidade sobrenatural”.

Terceira. A ignorância epistêmica dos criacionistas seria digna de comiseração, se não fosse pela extrema desonestidade intelectual deles.

O naturalismo filosófico não é crença. Longe disto.
errado. O naturalismo filosófico se baseia na crença, que tudo que existe, tem causas naturais. Como não há provas empiricas para sustentar tal afirmação, ela não é mais do que crença, como o teísmo.

Falácia da inversão do ônus da prova.

Vossa Senhoria, e os demais criacionistas, é que tem que demonstrar a existência de um deus (seja ele qual for) e, na sequência, que ele atuou para a formação de tudo que existe.

É a única corrente filosófica que reúne razão, lógica e empirismo, onde as suas premissas decorrem daquilo que pode ser pensado e observado e suas conclusões provem daquilo que pode ser modelado.
Em nada difere do criacionismo.

Demonstre empiricamente que deus existe!!!

Eu conheço, em um nível superficial, os diversos modelos cosmológicos científicos e em nenhum deles há espaço para as bobagens ad hocs e post hocs do criacionismo.
voce apenas dá prova de seu preconceito, e que aparentemente não conhece as propostas criacionistas, e em que se baseiam. Se não, não iria escrever uma besteira dessa.

Ledo engano de Vossa Senhoria.

Eu conheço o suficiente sobre as bobagens criacionistas, desde a nefasta ideologia religiosa até a tragédia da destruição da imagem da Ciência perante um público ignorante, que aceita, por exemplo, a estapafúrdia ideia de que dinossauros e humanos conviveram no mesmo tempo geológico.

Eu recomendo a Vossa Senhoria que pare com a sua batalha quixotesca contra a comunidade científica...
eu apenas não aceito a filosofia naturalista, na qual a moderna ciência se baseia.

Felizmente a maior parte da humanidade cresceu intelectualmente. Pena que o senhor (e os criacionistas) estacionou no século XVII.

Tenho boas razões para isto.

Não tenho nenhuma dúvida quanto a isto.

A ideologia religiosa e o apego à crença, e não à razão empírica, são dois destes motivos.

e aceite que o criacionismo é uma bobagem científica, pois não passa de proselitismo e religião travestida.
como voce sequer demonstra o mínimo de boa vontade, de pelo menos tentar ser imparcial, e analisar as propóstas sériamente, e discutir os fatos,

Se eu não tivesse boa vontade, não teria dialogado e discutido com alguém que acredita que existiram “cobras falantes” e o “dilúvio”, como é o caso de Vossa Senhoria.

E refuto a sua acusação de parcialidade, pois não é este o ponto, principalmente quando ela parte de alguém como Vossa Senhoria, que apresenta hipóteses que não são mais aceitas pela atual epistemologia da ciência ou acredita piamente na literalicidade de um texto do final da Idade do Bronze.

mas em vez disso prefere fazer acusações superficias e sem base, não continuo vendo razão, para responder a voce.

Quase todos os meus argumentos foram baseados no conhecimento científico. Somente alguns foram baseados no conhecimento de filosofia e de teologia cristã.

E também não vejo razão em continuar a debater com Vossa Senhoria, pois o senhor somente responde os trechos que são convenientes para Vossa Senhoria, ao passo que eu respondo ponto-a-ponto as suas postagens, gastando assim um tempo precioso.

Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2769 Online: 07 de Março de 2011, 10:16:16 »
Caro - Sérgio Sodré

-------------------------------------------------------------------------

«« A quem não tem crenças, até a dúvida é impossível. »»

Caro Lusitano,

Como diz o colega Juca  admito que acertadamente "São questões das quais nosso cérebro não está preparado para nos fornecer um modelo." No entanto, admitindo que não haveria nada para além da singularidade... isso também implicaria que nada havia que impedisse a expansão ou outro fenómeno qualquer. É certo que se pode responder que então também nada havia que propiciasse essa expansão. Mas como a expansão resulta de forças internas da singularidade... nada a impediria..., nem o nada. Isto aceitando (o que é duvidoso) que esta conversa faz algum sentido.

Essa, é que é a questão... Se o ser que deu origem ao big-bang - é um ser absoluto - portanto mais ou menos infinito, crescer, ou diminuir de tamanho, é uma tremendíssima contradicção:

Algo só pode ser considerado infinitamente pequeno, se houver algo infinitamente grande, com o qual se possa comparar. Ora se não existe "nada" - com que possa ser comparado - então não faz sentido falar de grandezas em evidência, para se efectuarem mensurações lógicas a efectivar.

Se forem realizadas análises métricas, a partir dos corpos celestes existentes actualmente dentro do universo, na minha opinião essas medidas não podem servir como padrão comparativo, porque, quem vive dentro dele, não tem dados suficientes, para legitimamente, estabelecer a idade ou a sua verdadeira grandeza.

Isso só seria possível, quanto a mim, se fosse possível observar o cosmos do exterior. Ora como a natureza, segundo a ciência, não tem o outro lado da moeda, as conjecturas, que se fazem sobre a real grandeza do universo, são totalmente controversas.

Para se calcular o raio, ou o perímetro, dum circulo, ou a área duma superfície mais ou menos esférica, ou até mesmo cúbica, é indispensável visualizar minimamente a forma exterior desse plano ou volume. Nâo sendo possível tal visualização por falta de informação suficiente, corre-se o risco de se "nadar" em especulações fantasticamente mirambulantes.

Se calhar, estamos mesmo dentro dum ovo: mas completamente impossibilitados de confirmar essa hipótese extraordinária, enquanto ele não chocar e voar para longe, afim de de ser observado de fora de si mesmo. :idea:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2770 Online: 07 de Março de 2011, 15:26:04 »
Até o Lusitano, que não "apela" para a ciencia, consegue refutar um criacionista facilmente...  :biglol:

Lusitano, não estou falando no sentido de diminuir sua capacidade ou participação, apenas que voce refuta a partir de um ponto de vista diferente da metodologia científica. Gostei de vários de seus tópicos aqui.  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2771 Online: 07 de Março de 2011, 16:12:16 »
v

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2772 Online: 07 de Março de 2011, 18:07:54 »
V, A Batalha Final? A série dos anos 80 era boa, mas não vi o remake. :)

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #2773 Online: 07 de Março de 2011, 18:27:24 »
V, A Batalha Final? A série dos anos 80 era boa, mas não vi o remake. :)

E relacionando esse assunto ao tópico, ETs existem?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2774 Online: 07 de Março de 2011, 18:38:37 »
Até o Lusitano, que não "apela" para a ciencia, consegue refutar um criacionista facilmente...  :biglol:

Lusitano, não estou falando no sentido de diminuir sua capacidade ou participação, apenas que voce refuta a partir de um ponto de vista diferente da metodologia científica. Gostei de vários de seus tópicos aqui.  :ok:

eu posso até refutar que 2 +  2 é 4, e dizer que é 5. A questão é se a refutação é válida, é evidente, tem embasamento sólido. Quando espreme um pouco um atéu, não sai nada......
como o universo surgiu, qual é sua causa ? ehm... não sabemos.... quem sabe, um dia a ciencia desvenda os mistérios... por enquanto somos ignorantes... ehm... não é errado confessar que não sabemos.... somos humildes o suficiente para reconhecer que não chegamos lá ainda......  :wink: :susto: :chorao:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!