Autor Tópico: Deus existe?  (Lida 174945 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Deus existe?
« Resposta #2650 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 02:08:08 »
a questão é se o universto poderia ser infinito no tempo. Já demonstrei que não. Este é o x da questão.

Vossa Senhoria não demonstrou nada.

Apenas apresentou uma questão filosófica (argumento Kalam) de autoria de Willian Craig Lane e que já foi refutado por Quentin Smith.

E na parte física, que é o que realmente interessa, a questão permanece em aberto.
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2651 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 09:59:00 »
Caro - Enjolras

Gênero: :arrow: «« Question not thy god, for thy god dot not respond »»

O que você pretende dizer, quando usa a palvra troll   

Já respondido pelo Contine

Troll é aquele que entra em foruns na internet sem argumentos somente para falar absurdos e fujir da discução sem respondr nada. Como a criatura mitica, sua função é apenas trazer a destruição e a discordia, não

Acrescentando: alguns são mais "refinados", selecionam os argumentos que lhes convém para rebater e reafirmar suas posições, ignoram os argumentos que lhes causam embaraço ou sao definitos para refutá-los, selecionam partes de textos idôneos tirando-os de contexto para fazer parecer uma coisa diferente, etc.

Malgrado a sua - honesta sinceridade - não me parece justo que você, nem outros foristas do seu estilo, nomeiem o Ângelo Itacare, ou outra pessoa qualquer de índole "teísta", como troll: porque o comportamento intelectual e emocional, que ele apresenta ao defender as suas concepções teólogo-filosóficas, não me parece minimamente, que corresponda a meu ver, ao que na gíria da internete, se convenciona como "troll".

Por outro lado, a acusação de troll, até pode encaixar melhor em si e noutros como você, que se inflamam muito facilmente, quando algum "espiritualista", persiste em defender as suas crenças, apesar de supostamente, ter sido exaustivamente refutado... :arrow: 8-)
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 10:04:49 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2652 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 10:31:01 »
Lusitano, estou certo que vc nao entendeu nada da definição que demos de troll. Mas não se preocupe, comece a debater seriamente, conforme vc fez no seu post recentemente sobre o infinito e vc vai começar a entender o que é um troll.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2653 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 12:15:58 »
Caro - AngeloItacare

-------------------------------------------------------------

7.7.7 :arrow: belo número :arrow: sete ao cubo.

Mas se entretanto, você inverter o processo de contagem, estabelecendo a época actual como momento 1, e tentar regressar a um evento inicial fundamental matematicamente concebido, passando por todos os eventos possíveis e imaginários, que o cosmos hipoteticamente, já tenha percorrido, então lógicamante, você nunca chegará a princípio algum. 

não entendi sua objeção.

Estou simplesmente a dizer-lhe, que qualquer enunciado numérico referente ao finito, ou ao infinito, é necessariamente arbitrário; que pode ser alterado, por novas concepções, ou observações científicas.

Vejamos: para fisicamente se enumerar seja o que for, é indispensável configurar uma forma geométrica qualquer. Isto é: tem de teoricamente existir uma correspondência entre a forma objectiva e o número, senão não é possível haver mensuração.

A partir, do momento em que um objecto pode ser visualisado, temos imediatamente, uma constante de 1. Ora se surgirem mais objectos, pode-se prosseguir com a enumeração: 2 e por aí além, etc...

Acontece, que uma forma numérica qualquer, portanto um 1, pode ser fragmentado exaustivamente, até ao infinito.

Ora, se 1, é um conjunto infinito, apesar de no seu todo, ser também um objecto finito, isso a meu ver, implica que a finitude é uma espécie de ilusão.

Portanto - se a ciência - supostamente, localizou algures no infinito, um objecto extremamente simples, com dimensões arbitrariamente ambíguas, como explicação aparentemente suficiente, para o surgimento do universo, (1) então localizou uma forma de ser infinita.

Uma forma física geometricamente definida, como algo finito e massiçamente consistente, deflagrou, num infinito número de partículas.

Se mais ou menos arbitrariamente, foi possível, dar um certo rigor númérico, a um hipotético evento inicial - graças à conformação objecto-número - e se qualquer número é um conjunto infinito, como já ficou esclarecido, imagino eu, então se houve um começo convencional, para o que se compreende actualmente como universo, esse momento foi, ou é infinito...

Significa portanto, que no presente momento, estamos a navegar no infinito; apesar, de observar-se que um objecto, é uma forma com características finitas.   

http://lucasbanzoli.no.comunidades.net/pagina=1078029688

O ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM.

não haveria um ponto inicial no passado infinito, nem mesmo um infinitamente distante. Mesmo assim, de qualquer ponto no passado infinito, há apenas uma distância finita até o presente.

Na minha opinião, é aqui, que começa o seu erro de raciocínio: se estamos num passado infinito e o passado corresponde a uma forma de ser material e fisicamente objectiva, esse passado é substância natural com existência infinita.

O presente e o passado, não são formas de ser estáticas separadas, são contínuos espaço-temporais unidos; e apreendidos a partir do referencial que é a nossa própria consciência. Que para se localizar, com eficiência, necessita de criar relações matemáticas "finitas", para se relacionar com o universo infinito em que se encontra.

Citar: Ademais, parece-me, que na sua concepção - "deus", é necessariamente um ser infinito - do qual saíu toda a natureza universal.

Se você nega um infinito natural, então também nega um "deus" infinito.

A diferença é que Deus é um ser que pode ter existido em uma dimensão atemporal, aonde não existia o cronos.

A sua concepção de "deus", parece-me bastante respeitável, mas entra em séria contradição, com o que eu concebo como realismo absoluto... Se "deus" é o ser, que existe pura e simplesmente e a sua suprema atribuição é ser infinitamente existente e originador do cósmos universal, então só ele(a) de facto existe.

Logo, se só ele(a) - de facto existe - temos que admitir, que ele(a) é a própria matéria infinita e que o universo natural, é uma transformação que ele operou, ou opera em si próprio(a), para parecer ser o que nós observamos como natureza...

O conceito de número, como algo geometricamente finito e ferramenta matemática, indispensável para conhecer o mundo físico em que vivemos, revela-se quando analisado mais profundamente, como algo estranhamente, infinito.

A minha conclusão - é que paradoxalmente - o finito, é uma espécie de "singularidade", que oculta o infinito, no seu interior. :arrow: :idea:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 05:58:31 por lusitano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
  • Que é exatamente uma "divindade"(sic)??
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #2654 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 13:25:16 »
.
Estou lendo, mas ainda não entendi de qual  "divindade"  falam, nem o que seria uma "divindade"(sic)

Será que falam da bosta do Yaveh judeu?

Será que sou muito burro? :olheira:
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2655 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 13:30:16 »
É o deus metafísico da corrente filosófica escolástica.
Foto USGS

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #2656 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 13:37:33 »
É o deus metafísico da corrente filosófica escolástica.

"Metafísica"(sic)? Que merda é esta?
"Escolática" (Filosofia ensinada nos seminários católicos.)

Não entendo como tal coisa pode interessar...   :'(
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2011, 13:40:07 por Alano »
"Usa-se exércitos para escravizar os d'além fronteira e religião para escravizar os do lado de dentro da fronteira".

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2657 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 14:59:34 »
Caro - Enjolras

----------------------------------------------------------------------------------------------

Gênero: :arrow: «« Question not thy god, for thy god doth not respond »»

Lusitano, estou certo que vc nao entendeu nada da definição que demos de troll. Mas não se preocupe, comece a debater seriamente, conforme vc fez no seu post recentemente sobre o infinito e vc vai começar a entender o que é um troll.

Talvez não... :arrow: 8-)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2658 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 16:13:44 »
Caro - Alano

:arrow: Que é exatamente uma "divindade"(sic)??

Uma resposta razoável, só pode ser dada, se for devidamente definido um contexto, com algum rigor.

Pergunto se já foi explicitado:

- O que significa "existir"?

Isso é uma pergunta metafísica :!:

"Metafísica"? Que merda é esta?

Essa - é que é - a pergunta interessante :!: :arrow: :ok: Área da filosofia, que se ocupa do estudo do ser, enquanto ser: isto é; ontologicamente falando, o conjunto de reflexões, que visam a explicação racional da realidade existente. Partindo da observação e da experiência, para chegar a princípios gerais ou particulares, sobre a compreensão da natureza, naquilo em que ela seja essencial, ou fundamental.

Temos portanto, que certas pessoas, procuram e preferem uma resposta mística a esta pergunta e outras uma resposta científica. 

E outras uma conciliação, entre o sentimento místico ou amoroso e o método científico de pesquisar. :idea:

À qual divindade se refere o autor do tópico?

O deus metafísico da corrente filosófica escolástica.

Se isto não foi explicitado, somos um bando de cretinos, discutindo algo o qual sequer sabemos o que é.

Estou lendo, mas ainda não entendi de qual  "divindade"  falam, nem o que seria uma "divindade"

Se calhar, será melhor interrogar o criador do tópico. :)

Será que falam da bosta do Yaveh judeu?

Não sei. :|

Será que sou muito burro? :olheira:

Também não sei :!: :arrow:  8-) Mas conjecturo, que a pergunta se calhar, está mal formulada.

Deus existe?

De entre as mais variadas "sagradas escrituras", propondo uma ou mais divindades - conhecidas pelos respeitáveis foristas - a qual espécime "divino", se referem :?:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 05:51:19 por lusitano »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2659 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 00:58:50 »
Segundo o verbete na Wikipédia, "sem a presença de matéria complexa na contração elimina-se uma série de problemas como a formação de estruturas, como os buracos negros". Como isto funciona exatamente? Eu não sei, pois não sou físico cosmólogo.

mas você o propõe como plausível para você. Então deveria no mínimo entender de que se trata. Senão repete q nem um papagaio, sem entender nada....

E por isto mesmo eu estabeleço agora um novo padrão de resposta. Quando a questão for sobre ciência, interjeições do tipo "e daí" não mais serão respondidas.

claro. Se sequer sabe do que está escrevendo..... melhor calar......

Para tanto, a dúvida deverá vir acompanhada de uma pergunta cientificamente elaborada.

ou seja, quem pergunta para pedir um esclarecimento, tem que ter o entendimento científico antes de perguntar. Para que perguntar então ?

ahm , esqueci, vc também não sabe.....

O motivo disto é que se eu tivesse que responder cada um dos seus "e daí", eu teria que estudar vastos campos do conhecimento científico, situação que eu desejaria, mas que não tenho condições para fazê-lo.

eu lhe perguntei sobre o que voce acredita,  sobre o que voce propõe...... deveria pelo menos entender do que está falando....

Recomendo que Vossa Senhoria leia todo o texto dos links antes de usá-los como refutação.

O autor claramente afirma que há evidências contrárias ao modelo cíclico de Penrose e não para todos os modelos cíclicos.

Além do Big Bang há elefantes brancos. Mostre me as evidencias contrárias.... :lol:

O que é espírito? Duvido que você saiba!

E como voce pode “visualizá-lo” sem saber o que é?

http://en.wikipedia.org/wiki/Human_spirit

Primeiro. O Universo pode (ou não) ser infinito na idade e no tamanho. E o que é óbvio para mim, como fazedor de ciência embora não na área de cosmologia, é que o atual estágio do conhecimento não permite, ainda, decidir qual é o modelo mais apropriado.

eu apenas me referi em relação ao tempo. Já expliquei , por que o universo teve que ter um início.

Segundo. Vossa Senhoria realmente acha (ou crê, ou “pensa”,etc) que os físicos elaboram modelos cosmológicos apenas com o intuito de “eliminar deus” (seja ele qual for) das considerações científicas, por mero complô ateísta?

Talvez não todos, mas alguns parece que sim.

Elas não são plausíveis para Vossa Senhoria porque não endossam a sua visão de mundo religiosa.

as razões que expûs, todas tem embasamento científico e filosófico, não religioso.  :ok:

Eu não lido com a “verdade” e sim com a descrição e interpretação da Natureza.

que como objetivo deveria lhe levar a conclusões que o mais provável sejam verdadeiras. Ou não ?

A “verdade” e outros absolutismos se encaixam no perfil de vocês, religiosos.

e o que se encaixa em voce como alternativa ?

E eu não as aceito por “comodismo” e sim porque representam os esforços da humanidade na compreensão da Natureza.

com " os " vc se refere a que ?

Porque explica algumas das feições ligadas à supersimetria?

não explicou nada. Parece que nem sabe do que está falando..... se estiver errado, faça a gentileza e explique melhor, para que um leigo como eu possa entender.

É claro que tem. Basta adotar a mesma analogia sobre a origem de deus, mas como postulado: a matéria e a energia sempre existiram!

sua resposta é evasiva, e compara coisas que não podem ser comparadas. Se a teoria das cordas permite um universo sem inicio, mostre o modelo que permite isto.

Primeiro. Não é “além” do Big Bang. É antes.

bom... já que voce prefere acreditar em modelos, que não tem nenhuma evidencia científica...... que haja tempo antes do big bang então......

Segundo. As questões concernentes ao antes do Big Bang podem, e devem, ser tratados pela Ciência mesmo que como especulação.

Só em relação a Deus não se pode especular ??!! para ambos não há evidencias empiricas...... :wink:

Terceiro. Os devaneios metafísicos tem o seu lugar na própria filosofia metafísica. Não traga-os para o campo da ciência.

e quem definiu que o tópico só pode tratar de ciencia ?

Por que os devaneios metafísicos seguem premissas que são inaceitáveis para a ciência.

discordo na posição que só a ciência deve ser o método para busca da verdade, e o entendimento do universo no qual vivemos.

É compreensível e aceitável, pois não somos físicos.

mas voce o propûs como convincente. Por que, se sequer o entende ?

E qual é o problema dele considerar que o Universo teve um início a partir do “nada”? Ele está tentando elaborar um modelo que descreva o conjunto das feições observações, como todos os demais cosmólogos. Vossa Senhoria saberia dizer se o “nada” da hipótese de Vilenkin é o mesmo tipo de “nada” da ontologia?

o nada absoluto é a ausencia de qualquer coisa. o nada não tem propriedades, e portanto, de nada, nunca algo pode vir. o nada absoluto sempre permanecerá o nada absoluto.
qualquer um que discorde disso, raciocina de forma irracional. isto portanto é um ponto indiscutível. Agora, se voce discorda, não posso lhe ajudar. Lógica e racionalidade infelizmente não está a alcance de todos.

E para quem eu estaria “perdendo” a argumentação?

voce está debatendo com quem ?

As questões metafísicas sobre a origem do Universo e do homem não tem nenhuma contribuição prática para o estudo científico da cosmologia.

mas servem para descobrir, se a existência de Deus é uma hipótese a ser levada a serio. Não é disso que este tópico trata ?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2660 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 01:01:36 »
Vossa Senhoria não demonstrou nada.

Se voce prefere ignorar minha resposta, em vez de encarar a verdade, fique a vontade.

Apenas apresentou uma questão filosófica (argumento Kalam) de autoria de Willian Craig Lane e que já foi refutado por Quentin Smith.

E qual é a refutação de quentin smith, que lhe convenceu , que o argumento sobre a impossibilidade de um universo eterno, sem inicio, não é plausível?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2661 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 03:58:28 »
Tá... vocês estão fazendo muito malabarismo pra mostrar que o universo é infinito... :confuso:

Há um mês atrás falaram que antes do big bang não havia tempo, que o tempo começou com o big bang, e que não havia sentido em falar de "antes" do big bang porque não existe antes já que não existia tempo... uma coisa assim...

E agora tão defendendo o contrário?  :hein:

Sobre o big crunch e big rip. O primeiro não vai acontecer já que existe a energia escura, um tipo de anti gravidade que afasta as galáxias. E o big rip vai depender do comportamento da energia escura.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2662 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 07:07:35 »
Cara - Fabi

---------------------------------------

Slogan: :arrow: «« que foi? »»

Tá... vocês estão fazendo muito malabarismo pra mostrar que o universo é infinito... :confuso:

Também acho :!: :arrow: :ok:

Há um mês atrás falaram que antes do big bang não havia tempo, que o tempo começou com o big bang, e que não havia sentido em falar de "antes" do big bang porque não existe antes já que não existia tempo... uma coisa assim...

Na minha opinião - a teoria do big-bang - já oferece terreno fértil, para se conjecturar a noção de infinito.

A conjuntura física antes do big-bang - quanto a mim - é um modelo do universo, num dado instante cósmico da natureza. Portanto não me parece, que faça sentido falar d'um antes desse evento, como se um antes, fosse um alicerce inexistente.

Se uma pessoa, aceita as consequências, implicadas na tese de Lavoisier, não tem outra solução, senão admitir que o universo natural, é um dinamismo energético espaço-temporal, que se processa numa cadeia infinita de mudanças constantes: em que o passado, o presente e o futuro, são apenas momentos de  transformação, perfeitamente interligados... :arrow: :idea:

E agora tão defendendo o contrário? :hein:

Eu não defendo o contrário; admito, é que as teorias científicas, também se aperfeiçoam. 

Sobre o big crunch e big rip. O primeiro não vai acontecer já que existe a energia escura, um tipo de anti gravidade que afasta as galáxias. E o big rip vai depender do comportamento da energia escura.

Exacto :!: :arrow: Portanto, mais uma acha, para uma concepção infinita, do cosmos natural. :idea:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 10:06:26 por lusitano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #2663 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 08:55:08 »
Meu caro e douto Lusitano,

Se o gajo não está a gozar-me, isto para mim é pure bull shit...

God save me from all that...
Praise de lord!
  :chorao: :chorao:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 08:57:55 por Alano »

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #2664 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 09:01:31 »
Caro - Alano
:arrow: Que é exatamente uma "divindade"(sic)??

Uma resposta razoável, só pode ser dada, se for devidamente definido um contexto, com algum rigor.

Um resposta simples e sem enrolação, então, nem pensar? :chorao:

Pergunto se já foi explicitado:

- O que significa "existir"?

Isso é uma pergunta metafísica :!:
Metáfisica? O que há de "metafisico"(sic) nisto?

Existencia é sinomimo direto de materialidade. Assim, se algo existe é necessariamente material e o que não for material, não existe. (energia, por ex, não "existe", é algo que "acontece" com algo que existe.

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 09:11:18 por Alano »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2665 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 09:22:14 »
Na minha opinião - a teoria do big-bang - já oferece terreno fértil, para se conjecturar a noção de infinito.

http://www.thekeyboard.org.uk/What%20is%20infinity.htm

De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, uma singularidade não contém nada que seja realmente infinito,  únicamente coisas que movem rumo ao infinito matematicamente. Um buraco negro é formado quando grandes estrelas colapsam e sua massa foi compactada para um tamanho muito pequeno e um campo gravitacional poderoso , que impede que qualquer coisa, até mesmo a luz, consiga fugir dele. Um buraco negro constitui, portanto, uma singularidade no centro da massa concentrada da estrela que caiu em si e da massa acumulada que é sugado para dentro ele. A massa de uma singularidade, portanto, é finita, o "infinito" se refere apenas à matemática.
Podemos ter um universo infinito, por exemplo? A resposta é não, o universo é finito.

A conjuntura física antes do big-bang - quanto a mim - é um modelo do universo, num dado instante cósmico da natureza. Portanto não me parece, que faça sentido falar d'um antes desse evento, como se um antes, fosse um alicerce inexistente.

http://wiki.answers.com/Q/If_the_Big_Bang_came_from_a_singularity_where_did_the_singularity_come_from

No  final dos anos 60 e início dos anos 70, quando o homem caminhou sobre a lua ", três britânicos astrofísicos, Steven Hawking, George Ellis, e Roger Penrose voltaram sua atenção para a Teoria da Relatividade e suas implicações sobre a noção de tempo. Em 1968 e 1970, eles publicaram artigos nos quais eles estenderam a Teoria da Relatividade Geral e incluíram  medidas de tempo e espaço . De acordo com seus cálculos , o  tempo e espaço tioveram  um começo finito que correspondeu à origem da matéria e da energia. " a singularidade não apareceu no espaço, mas sim, o espaço começou dentro da singularidade. Antes da singularidade, não existia nada nenhum  espaço, tempo, matéria ou energia - nada.Então, onde e em que apareceu a singularidade, se não no espaço? Nós não sabemos.

Se uma pessoa, aceita as consequências, implicadas na tese de Lavoisier, não tem outra solução, senão admitir que o universo natural, é um dinamismo energético espaço-temporal, que se processa numa cadeia infinita de mudanças constantes: em que o passado, o presente e o futuro, são apenas momentos de  transformação, perfeitamente interligados... :arrow: :idea:

Isto não é o que o modelo standard do Big Bang propõe.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2666 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 09:30:38 »
Caro - Alano

-----------------------------------------------------------------------------

Gênero: :arrow: «« Que é exatamente uma "divindade"?? »»

Meu caro e "douto" Lusitano,

Está a referir-se a quem concretamente... :?: :arrow: Faça o favor de especificar :!: :|

Offline Alano

• Nível 15
  • *
    • ORIGEM & DESTINO
« Resposta #2667 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 09:40:34 »
Caro - Alano

-----------------------------------------------------------------------------

Gênero: :arrow: «« Que é exatamente uma "divindade"?? »»

Está a referir-se a quem concretamente... :?: :arrow: Faça o favor de especificar :!: :|
Nossa! ficou muito complicado, passo esta!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2668 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 09:45:39 »
Caro - Alano

----------------------------------------------------------------------------------------
Slogan: :arrow: «« Que é exatamente uma "divindade"?? »»

O que significa "existir"?

Isso é uma pergunta metafísica.

Metáfisica? O que há de "metafisico" nisto?

A metafísica, como já foi dito anteriormente, é o estudo filosófico do "ser" em si, ontologicamente conjecturando: mesmo para fins, de pesquisa científica :!:

Existência é sinónimo direto de materialidade. Assim, se algo existe é necessariamente material e o que não for material, não existe. (energia, por ex, não "existe", é algo que "acontece" com algo que existe.

E então... Não é por causa da existência ser material, que a indagação deixa de ser metafísica.

O que existe... Existe :!: :arrow: E o que não existe... Não existe :!:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 10:03:55 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2669 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:00:53 »
Caro - Alano

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Gênero - perguntador: :arrow: «« Que é exatamente uma "divindade"?? »»

Ainda estou muito longe de ser douto: encontro-me somente a treinar :!: 8-)

Está a referir-se a quem concretamente... :?: :|  Faça o favor de especificar :!: 

Nossa! ficou muito complicado, passo esta!

Se você passa, eu também passo :!: :arrow: Portanto é uma jogada nula :!: :idea:
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 10:03:23 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #2670 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:30:27 »
Caro - Angelo Itacare

http://www.thekeyboard.org.uk/What%20is%20infinity.htm

De acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, uma singularidade não contém nada que seja realmente infinito,  únicamente coisas que movem rumo ao infinito matematicamente.

Um buraco negro é formado quando grandes estrelas colapsam e sua massa foi compactada para um tamanho muito pequeno e um campo gravitacional poderoso , que impede que qualquer coisa, até mesmo a luz, consiga fugir dele.

Um buraco negro constitui, portanto, uma singularidade no centro da massa concentrada da estrela que caiu em si e da massa acumulada que é sugado para dentro ele.

A massa de uma singularidade, portanto, é finita, o "infinito" se refere apenas à matemática.

Você está dizer-me, que em sua opinião, não existe correspondência entre o infinito concebido matematicamente e a realidade física?

Podemos ter um universo infinito, por exemplo? A resposta é não, o universo é finito.

Se não é possível, existir um universo infinito, embora a matemática o demonstre, como é que você consegue acreditar na existência de algo infinito :?: :|

Não concorda, que está a ser paradoxal :?: :arrow: 8-)

Isto não é o que o modelo standard do Big Bang propõe.

Eu estou defendendo a infinidade do Universo natural, em constante transformação, não exactamente o big-bang. :)
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 10:45:19 por lusitano »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2671 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:55:12 »
Existência é sinónimo direto de materialidade. Assim, se algo existe é necessariamente material e o que não for material, não existe. (energia, por ex, não "existe", é algo que "acontece" com algo que existe.

Deve ser por causa desta definição que há quem diga não que Deus existe, mas sim que Deus é :!: :?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2672 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 10:58:19 »
É aquela típica frase que tenta ser profunda, mas não faz o menor sentido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2673 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:03:40 »
Você está dizer-me, que em sua opinião, não existe correspondência entre o infinito concebido matematicamente e a realidade física?

sim, exato.

Se não é possível, existir um universo infinito, embora a matemática o demonstre, como é que você consegue acreditar na existência de algo infinito :?: :|

por que a impossibilidade do infinito se refere ao mundo físico, existente no cronos. Deus como criador do tempo pode ter existido além da dimenção tempo, em uma dimensão atemporal, eterna, sem inicio, e sem fim.

Eu estou defendendo a infinidade do Universo natural, em constante transformação, não exactamente o big-bang. :)

e eu estou defendendo, baseado no raciocinio apresentado, que  é impossível completar uma série infinita , adicionando um após o outro. É impossível porque, não importa quanto tempo você contar, você estará sempre em um número finito. É impossível a realização de um infinito real por adição sucessiva.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #2674 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:05:51 »

está é uma boa pérola. Portanto, podemos concluir : o espirito não é uma entidade material, portanto não existe..... :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!