[...]
1a. via - Primeiro Motor Imóvel: Nossos sentidos atestam, com toda a certeza, que neste mundo algumas coisas se movem. Tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido, e um tal ser todos entendem: é Deus.
O movimento aqui é considerado no sentido metafísico, isto é passagem da potência - como sendo aquilo que uma coisa pode vir a ser, para o ato - aquilo que a coisa é no momento. Deus é ato puro e não sofre mudança o seu Ser confunde-se com o Agir.
[...]
Este argumento não prova a existência de deus. Apenas demonstra a possibilidade racional e lógica, conforme as premissas adotadas, dele existir. Nada mais. Não há relação nenhuma com a realidade objetiva, ou seja, com aquilo que pode ser alcançado pelo uso combinado da razão e dos sentidos.
Só o primeiro argumento isolado,não prova mesmo a existência de Deus.Tudo tem que ter um motor inical,o que vai gerar a potência pra se criar vida,o que já descarta o Big Bang,que por si só devia ter uma causa,ou uma fonte pra gerar sua explosão.Ou vão dizer que agora o Big Bang é por si só a inteligência que coordena e deu a origem a todo o universo?Quer dizer que não existia nada,e do nada surgiu uma explosão de partículas,sem causa nenhuma?
2° via - causa e efeito.Observa como os itens vão se completando?
e quer dizer que do nada surgiu um cara, ou pior, um cara sempre existiu sem explicação nenhuma e criou todo o universo ?
Me parece menos provável...
Um cara sempre existiu,porque se não existisse,o ciclo de motores seriam infinitos,e nunca teriamos uma causa concreta,portanto só é válido se for Deus!Porque ele é eterno,não tem um motor inicial como as outras coisas que vivem ou que produzem energia(dentre elas o Big Bang),é perfeito,por que se existem níveis de perfeição,pela lógica nos presumimos que sempre há um nível acima,e esse ciclo não pode ser infinito,porque nos deparariamos novamente com o dilema de causa e efeito...Assim como também Ele é a força por trás de tudo! O que ordena,o ser pensante,aquele que está com o domínio.Porque não existe ordem sem alguém que ordene!
Como a natureza age de forma perfeita(exceto em casos de interferência humana),todos os tipos de animais,predadores,toda a cadeia alimentar,todo as gases da atmosfera(fazendo da terra o único planeta encontrado capaz de conter o ser humano),todo
o sistema Solar,as galáxias mais distantes ainda não descobertas...Uma Explosão é capaz de ordenar tudo isso?Ou há algo mais
que o ser humano insiste em não pronunciar?Os resultados são óbvios,Deus.