Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183787 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #950 Online: 12 de Janeiro de 2011, 14:57:31 »
De uma discussão recente, um argumento muito comum:

Eu: "Eu não acredito em Deus."
Teísta: "Então quem criou tudo?"
Eu: "Eu sei que você está fazendo uma pergunta retórica e imagino qual seja a sua resposta. E eu, como ateu, não discordo apenas da sua resposta, eu discordo até da sua pergunta, que é capciosa. O uso do pronome 'quem' presume que o universo foi criado por um agente consciente, coisa com ao qual nós não concordamos. Perguntar 'quem criou tudo', em vez de 'o quê criou o universo' é uma petição de princípio."

Melhorando um pouco a "saída do xatreu" eu acrescentaria um "como?" ficando assim:

Perguntar 'quem criou tudo', em vez de 'o quê criou o universo' ou 'como foi criado', é uma petição de princípio.

Isso deixa vc mais livre ainda para argumentar, pois quando se 'o quê' vc dá margem a outras interpretações de deístas, tais como 'deus é a natureza', 'deus é energia', etc, etc, etc.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #951 Online: 13 de Janeiro de 2011, 13:22:17 »
Caro - Fernando Silva

--------------------------------------
Nível 39 - em aconselhamento

Portanto, não custa assim tanto, ser humanista secular...  Imitar "Jesus Cristo", é que é um pouquito mais difícil :!: :arrow: :idea:   

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Imitar Jesus em quê?

Em ética e estética moral comparada, depois de filtrada de toda a falácia clerical ou teológica; mesmo que ele tenha sido um sósia judaico de "Mitra ou Osíris".

Não disse você - traduza-se "amor ao próximo" - por respeito... :arrow: E afinal, o que é um autêntico "imitador de cristo", não é um humanista secular, natural :?: :arrow: :|
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #952 Online: 14 de Janeiro de 2011, 07:10:11 »
Não disse você - traduza-se "amor ao próximo" - por respeito... :arrow: E afinal, o que é um autêntico "imitador de cristo", não é um humanista secular, natural :?: :arrow: :|
Depois de eliminar tudo aquilo que você acha que não combina com a imagem que você faz desse Jesus hipotético?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #953 Online: 14 de Janeiro de 2011, 15:19:12 »
Caro - Fernando Silva

--------------------------------
Nível 39 -  de conselheiro

Não disse você - traduza-se "amor ao próximo" - por respeito...  E afinal, o que é um autêntico "imitador de cristo", não é um humanista secular, natural?

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Depois de eliminar tudo aquilo que você acha que não combina com a imagem que você faz desse hipotético Jesus ?

Exacto :!: :arrow: O que sobra, é o retrato d'um homem, cheio de respeito pelo semelhante. :)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #954 Online: 15 de Janeiro de 2011, 14:19:13 »
Depois de eliminar tudo aquilo que você acha que não combina com a imagem que você faz desse hipotético Jesus ?

Exacto :!: :arrow: O que sobra, é o retrato d'um homem, cheio de respeito pelo semelhante. :)
Mas que não necessariamente existiu e, se existiu, provavelmente não foi assim.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #955 Online: 15 de Janeiro de 2011, 14:41:07 »
 Fernando - Silva

------------------------------------
Nível 39 --» de  conselheiros

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Exacto! O que sobra, é o retrato d'um homem, cheio de respeito pelo semelhante.

Mas que não necessariamente existiu e, se existiu, provavelmente não foi assim.

Caríssimo - vamos admitir - que um determinado indivíduo, retratado nos evangelhos cristâos, não existiu históricamente... Mas que entretanto existiram, outras personagens mais discretas, que modelaram um retrato psicológico a imitar, e que esse modelo social, é passível de ser incorporado, ou representado por qualquer pessoa, que se encontre impressionado com tal mito.

Mesmo que "Jesus Cristo" - não tenha existido - conforme está descrito no novo testamento, que tipo de pessoas, é que eventualmente poderão ter existido, que justifiquem a razão, por que tal homem continua a ser admirado e divinizado actualmente...?

Para um "ateu" - que valor - tem a doutrina cristã, em termos de respeito ao próximo, como a si mesmo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #956 Online: 16 de Janeiro de 2011, 01:25:48 »
[...]
Mesmo que "Jesus Cristo" - não tenha existido - conforme está descrito no novo testamento, que tipo de pessoas, é que eventualmente poderão ter existido, que justifiquem a razão, por que tal homem continua a ser admirado e divinizado actualmente...?

Negócios e poder, via controle da crença das massas, são dois ótimos motivos em meu entendimento.

Para um "ateu" - que valor - tem a doutrina cristã, em termos de respeito ao próximo, como a si mesmo?

O respeito ao próximo não é uma inovação cristã, pois ele já existia, por exemplo, no Código de Hamurabi.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2011, 01:28:41 por Geotecton »
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #957 Online: 16 de Janeiro de 2011, 08:27:48 »
Caro - Geotecton

-------------------------------------
Nível Máximo - em geotecnia:

Negócios e poder, via controle da crença das massas, são dois ótimos motivos em meu entendimento.

O respeito ao próximo não é uma inovação cristã, pois ele já existia, por exemplo, no Código de Hamurabi.

:ok: :arrow: O fundamento ético e moral do cristianismo, não tem origem em "Jesus Cristo"...

Mesmo assim, você afirma que a insistência na regra social, que incentiva as pessoas, a respeitar o próximo como a si mesmos, só tem importância para que o poder instituído, nos possa governar sem oposições e desconfianças indesejáves?

Essa, é que é a verdadeira finalidade, dessa extraordinária sugestão? :arrow: :|

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #958 Online: 16 de Janeiro de 2011, 10:10:33 »
ok: :arrow: O fundamento ético e moral do cristianismo, não tem origem em "Jesus Cristo"...

Concordo e vou além. Estes fundamentos são anteriores ao próprio judaísmo.

E isto põe por terra a propaganda cristã de que foi com o cristianismo que a humanidade começou a respeitar o indivíduo como ser humano.

Mesmo assim, você afirma que a insistência na regra social, que incentiva as pessoas, a respeitar o próximo como a si mesmos, só tem importância para que o poder instituído, nos possa governar sem oposições e desconfianças indesejáves?

Essa, é que é a verdadeira finalidade, dessa extraordinária sugestão? :arrow: :|

Eu não escrevi isto. Acabamos de concordar que os fundamentos éticos e morais são anteriores ao cristianismo e todas as culturas e civilizações pré-cristãs as desenvolveram em diferentes estágios, é claro.

O que eu quis dizer é que o JC bíblico foi um mito construído pela ICAR, em seus primórdios, com a finalidade de controle de massas e de ampliação de poder.

E voce sabe da tremenda influência que a religião e o misticismo cristão tinham no alvorecer do mundo ocidental, não é mesmo?
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #959 Online: 16 de Janeiro de 2011, 10:42:06 »
1. Não é uma doutrina, é uma regra de convivência adotada até pelos animais por ser necessária à sobrevivência.

2. Não é cristã, ainda que tenha sido adotada pelos inventores do cristianismo.

3. Confúcio já dizia: "Não faça aos outros o que não queres que te façam" . Todo o resto deriva disto.

4. Um ateu reconhece a lógica dessa atitude, enquanto que os cristãos a seguem porque "Deus mandou". Assim como segum um monte de outras coisas idiotas que "Deus mandou" e que os ateus ignoram.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #960 Online: 16 de Janeiro de 2011, 10:47:25 »
E isto põe por terra a propaganda cristã de que foi com o cristianismo que a humanidade começou a respeitar o indivíduo como ser humano.
Disse alguém:
"É uma ofensa a nossos antepassados afirmar que a humanidade só descobriu que é errado matar, roubar e praticar adultério depois que Moisés recebeu as tábuas da Lei".

Se for assim, Hamurabi já tinha recebido muito antes seu código de leis diretamente das mãos do deus Sol.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #961 Online: 16 de Janeiro de 2011, 17:17:37 »
Caro - Geotecton

Eu não escrevi isto. Acabamos de concordar que os fundamentos éticos e morais são anteriores ao cristianismo e todas as culturas e civilizações pré-cristãs as desenvolveram em diferentes estágios, é claro.

Parece-me que sim :!: :arrow: :ok:

O que eu quis dizer é que o JC bíblico foi um mito construído pela ICAR, em seus primórdios, com a finalidade de controle de massas e de ampliação de poder.

Então o mito, não é a máxima "amai-vos uns aos outros"; mas outras particularidades da personalidade de Jesus Cristo e do seu hipotético legado doutrinário. 

E você sabe da tremenda influência que a religião e o misticismo cristão tinham no alvorecer do mundo ocidental, não é mesmo?

Faço uma ideia...

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #962 Online: 26 de Janeiro de 2011, 09:56:43 »
A argumentação relativa ao Big Bang é pouco convincente: No estado atual da ciência, as evidências apontam para que o Universo teve um começo ao invés de ter existido sempre. Dizer que não se pode perguntar qual a causa do BB porque só há causas no contexto do espaço-tempo parece-me uma forma de fugir ao problema. O BB teve origem em algo, mas ainda se desconhece em quê. Se não querem perguntar por causa, pergunta-se por origem...não devemos é considerar que não há pergunta a fazer.
Dizer que não faz sentido perguntar qual a origem do Big Bang não pode ser argumento de pessoas que não hesitam em perguntar o que causou Deus ou qual a origem de Deus. O Big Bang é facto, e Deus talvez não ou talvez sim... por isso, a pergunta é muito mais legítima para o Big Bang do que a propósito de Deus.
Talvez seja melhor dizer simplesmente que não se sabe ao invés de se contruir uma argumentação dúbia em torno do conceito de Causa.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #963 Online: 26 de Janeiro de 2011, 10:46:44 »
Na verdade chama-se causa ao que provoca algo sendo esse algo o efeito. Do ponto de vista temporal é comum pensar-se que a causa é anterior ao efeito, mas já li que alguns fenómenos estudados na física quântica parecem desmentir essa crença... não seria melhor mesmo evitar colar obrigatoriamente a noção de causa-efeito à dimensão espaço-tempo?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #964 Online: 27 de Janeiro de 2011, 16:01:27 »
Caro - Sérgio Sodré

verdade chama-se causa ao que provoca algo sendo esse algo o efeito. Do ponto de vista temporal é comum pensar-se que a causa é anterior ao efeito, mas já li que alguns fenómenos estudados na física quântica parecem desmentir essa crença... não seria melhor mesmo evitar colar obrigatoriamente a noção de causa-efeito à dimensão espaço-tempo?

Eu diria até, que estamos perante paradoxos tremendos: Parece não existir efeito-causa ao nível quãntico, entretanto macro-cosmicamente, tudo acontece em determinação duma causa antecedente. Muito estranho, na minha opinião...

Offline Renato Emydio

• Nível 00
  • *
« Resposta #965 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 13:41:23 »
Cumprimentos a todos

Geotecton

Que grande confusão você faz.

Primeiro, não é respeitar. É amar mesmo que Cristo manda.

Você diz que não foi com o cristianismo que a humanidade começou a respeitar o indivíduo como ser humano.

De fato. Cristo não tem o menor respeito por você. Ou tem tanto respeito por você quanto o sol tem por uma ameba ou um reluzente colibri. Não cabe pressupor o respeito para quem reclama por misericórdia e não por sacrifício. Respeito está intimamente ligado a preservação do grupo social, misericórdia tem outro motor.
Cristo tem por você compaixão e dedicação, que são predicados presentes no amor dele, embora não só estes.

Em nenhum, veja bem, nenhum tratado humano anterior a Cristo sobre as relações humanas está dito: Amai-vos COMO EU VOS TENHO AMADO.
Cristo não ordena um amor de foro íntimo – um amor contingente que seja definido por mim ou por você. Ele mostra como é este amor. Morre por ele.

Como é que fica, agora, sua afirmativa: “O fundamento ético e moral do cristianismo, não tem origem em "Jesus Cristo"”??

Portanto, retrate-se. Não ponha na boca de Cristo ensinamentos que ele não pronunciou. Estude mais. Contenha-se.
Renato

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #966 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 13:54:14 »
E eu repito: amor não se impõe, respeito sim. Amor acontece ou não. É um sentimento. Não podemos nos obrigar a amar ninguém, a não ser com lavagem cerebral, como no livro "1984".
Em nenhum, veja bem, nenhum tratado humano anterior a Cristo sobre as relações humanas está dito: Amai-vos COMO EU VOS TENHO AMADO.
Por um bom motivo. A lei básica é "Não faça aos outros o que não queres que te  façam".
O tal mandamento de Cristo é utópico e irreal.
Cristo não ordena um amor de foro íntimo – um amor contingente que seja definido por mim ou por você. Ele mostra como é este amor. Morre por ele.
Isto é o que eu penso dessa história de "Jesus morreu por nós" :
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/35/Jesus_morreu_para_nos_salvar
Como é que fica, agora, sua afirmativa: “O fundamento ético e moral do cristianismo, não tem origem em "Jesus Cristo"”??
"Amai-vos uns aos outros", repito, é utópico e irreal. Não  pode ser aplicado, portanto não tem valor na prática.
Portanto, retrate-se. Não ponha na boca de Cristo ensinamentos que ele não pronunciou.
Tudo o que está nos evangelhos foi posto na boca de Jesus por gente que não o conheceu. Se é que ele existiu do jeito que os evangelhos descrevem. Se é que os evangelhos escolhidos para entrar na Bíblia é que são os verdadeiros.
Estude mais. Contenha-se.
Por que "contenha-se"?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #967 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 14:07:18 »

Amai-vos como eu vos tenho amado. - Jesus, séc. I d.C.

Age como gostarias que agissem contigo. - Zaratustra, séc. VI a.C.

« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, 14:11:00 por Sérgio Sodré »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #968 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 15:27:09 »

Amai-vos como eu vos tenho amado. - Jesus, séc. I d.C.

Age como gostarias que agissem contigo. - Zaratustra, séc. VI a.C.

O problema é que o Renato acha importante o "amai-vos" e faz distinção entre amor e respeito.

Offline Renato Emydio

• Nível 00
  • *
« Resposta #969 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 15:38:57 »
Caro Fernando,

Você pode repetir ad aeternum aquilo que desejar, mas não vai ser o número de repetições que você fizer que será capaz de convencer homens livres. Esta é uma das razões do contenha-se.

Quando aplico algum vocábulo que possa gerar dúvidas quanto à interpretação, corrijo-o. Considero perda de tempo discutí-los sem contexto, se sabemos o que foi dito e compreendem aquilo que dissemos.

Caro Sérgio,

É exatamente isto – São conceitos antagônicos. Um pressupõe limites, outro promove a possibilidade de superar tais limites e, além disso, estabelece um marco de referência:
não se meçam por suas próprias réguas – meçam-se por esta que é do conhecimento de todos vocês. Assim, quando alguém disser que ama o seu próximo, todos saberão de qual amor se trata.
A menos que aqui sejamos todos anjos, não teria que ser considerado casos de masoquismo/sadismo para Zaratrusta??!! Antes que se apressem, a mesma interrogação não tem sentido para Cristo.

Em nenhum de seus comentários foram contestada as minhas afirmações, e nenhuma delas foi sobre certo ou errado. Também não houve retratação ou correção.
Renato

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #970 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 16:23:58 »
Cumprimentos a todos.

Boa tarde.

E seja bem vindo.

Geotecton

Pois não, meu caro Renato Emydio.

Que grande confusão você faz.

Eu tenho esta característica.

Mas felizmente voce chegou para me "guiar na escuridão".

O respeito é o primeiro passo para o amor, seja este de qual tipo for.

E "mandar" não é característica de quem ama.

Você diz que não foi com o cristianismo que a humanidade começou a respeitar o indivíduo como ser humano.

Não sou eu quem afirma. São os dados historiográficos.

De fato. Cristo não tem o menor respeito por você.

Eu, pelo outro lado, tenho um profundo respeito por personagens mitológicos, pois eles nos narram estórias de altruísmo. Ou deveriam.

Ou tem tanto respeito por você quanto o sol tem por uma ameba ou um reluzente colibri.

Ótimo. Eu sou o que voces cristãos chamam de um naturalista cientificista.

Não cabe pressupor o respeito para quem reclama por misericórdia e não por sacrifício.

Eu particularmente não reclamo nem por misericórdia e nem por sacrifício. O seu deus o faz. A mim, basta o respeito e a cordialidade.

Respeito está intimamente ligado a preservação do grupo social, misericórdia tem outro motor.

Não. Respeito está ligado à tomada de consciência da humanidade no seu caminho para construir uma civilização em estágios cada vez mais avançados.

E dispenso totalmente a "misericórdia" cristã, principalmente se for aquela que foi aplicada contra os muçulmanos nas Cruzadas ou aos nativos americanos na época da ocupação quatrocentista da América.

Cristo tem por você compaixão e dedicação, que são predicados presentes no amor dele, embora não só estes.

Não quero a "compaixão e a dedicação" dele ou de qualquer outro personagem, seja ele mitológico ou histórico.

Também dispenso a mesma atitude de seus seguidores.

Primeiro. Apresente evidências históricas da existência de Jesus Cristo.

Segundo. Conseguindo satisfazer o primeiro ponto, apresente evidências históricas de que foi dele, além de qualquer dúvida razoável, o autor da frase supra.

O Código de Hamurabi, enquanto códice de um povo, e os ensinamentos de Confúcio, Siddartha Gautama e Zaratustra já continham tal feição, embora com outras palavras, como já citaram os foristas Ségio Sodré e Fernando Silva.

E fica por sua conta a apresentação de evidências históricas do "morre por ele". Sem fazer uso, é claro, dos textos cuidadosamente preparados e manipulados pela nascente igreja cristã dos três primeiros séculos do atual período histórico.

Então a base ética e moral do cristianismo se resume ao "amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado". E que foi erigida sobre um personagem que sequer há certeza de sua historicidade?

Portanto, retrate-se.

Não. Não o farei.

Não ponha na boca de Cristo ensinamentos que ele não pronunciou.

Por favor. Me poupe.

Estude mais.

Sobre o que exatamente?

Mitologia?

Sociologia de massas?

Contenha-se.

Estou tentando.

Renato

Cordiais saudações.

Geotecton.
Foto USGS

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #971 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 16:33:41 »
A menos que aqui sejamos todos anjos, não teria que ser considerado casos de masoquismo/sadismo para Zaratrusta??!!
Caro Renato

Que, onde reina a malícia está o receio
Que a faz imaginar no peito alheio.

Lusíadas 2-9.

O que se pensa saber de Zaratustra não fica moralmente atrás do que se julga saber sobre Jesus...

Offline Renato Emydio

• Nível 00
  • *
« Resposta #972 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 18:13:21 »
Cumprimentos a todos

Vaidoso e embaralhado Geotecton.

Não se alegre. Não tenho a menor disposição de tirá-lo de lugar nenhum. Acho que a  sua escuridão é um ótimo ambiente para você. Fique ou saia se desejar, só não me envolva com ela.

Você diz
“Não. Respeito está ligado à tomada de consciência da humanidade no seu caminho para construir uma civilização em estágios cada vez mais avançados.”
Seja sincero, você só pode estar brincando. Mais uma promessa? E outra? E outra? Aliás, se você desejar e aproveitando, poderia explicar a todos aqui do forum o que é esta tal de “humanidade livre”. Lembro-lhe que do prometido nem sequer a definição foi elaborada ainda. E já se passaram alguns séculos.

O assunto ao qual me referi anteriormente e a forma como me referi estão claros.
Responda-os se quiser.
Se não responder, estará claro que você mentiu, deliberadamente ou não.
Esqueça, não tenho que lhe provar nada. O que havia para lhe provar está feito. Você disse que alguém disse coisas que na verdade este alguém não disse. Eu lhe demonstrei isto. Provei que você distorceu palavras de terceiros.
Você é que tem que provar suas afirmações. Ou retratar-se, ou assumir-se mentiroso diante do texto que você mesmo escreveu.

Caro Sérgio

Exatamente isto. Entretanto,  se você percebeu algum vislumbre de ofensa me perdoe, não houve a menor intenção.
Renato.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #973 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 18:46:13 »
Cumprimentos a todos

Vaidoso e embaralhado Geotecton.

Não se alegre. Não tenho a menor disposição de tirá-lo de lugar nenhum. Acho que a  sua escuridão é um ótimo ambiente para você. Fique ou saia se desejar, só não me envolva com ela.

Cara, vc ja chegou usando de ad hominens e invocando para si a posse da verdade. Se vc acha que alguem aqui falou algo que está errado, mostre isso através de argumentos e, PRINCIPALMENTE, evidências e estudos que fundamentem seus argumentos.

Se vc não percebeu, esse é um fórum CÉTICO. O Geotecton já contra-argumentou cada ponto das suas colocações. Faça sua defesa da mesma força ao invés de se esquivar delas, isso é típico de pessoas que não tem argumentos.

Exatamente isto. Entretanto,  se você percebeu algum vislumbre de ofensa me perdoe, não houve a menor intenção.
Renato.

Se vc nao teve a menor intenção de ofender, sugiro que reveja sua maneira de escrever, pois é exatamente o contrário que suas mensagens estão passando.

por exemplo:
Portanto, retrate-se. Não ponha na boca de Cristo ensinamentos que ele não pronunciou. Estude mais. Contenha-se.
Renato

Minha interpretação (e acredito que seja a mesma de muita gente aqui):
Ordeno que peça desculpas por suas blasfêmias. Cristo falou e todos devem obedecer. Vc não sabe de nada, portanto cale a boca.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #974 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 18:59:01 »
Renato Emydio, primeiramente, seja bem vindo ao fórum.

Gostaria, oficialmente, de solicitar que leia as regras do fórum, em particular o trecho que diz que proselitismo religio não é tolerado neste ambiente, nem colocações ofensivas a outros foristas.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!