Cumprimentos a todos.
Boa tarde.
E seja bem vindo.
Geotecton
Pois não, meu caro Renato Emydio.
Que grande confusão você faz.
Eu tenho esta característica.
Mas felizmente voce chegou para me "guiar na escuridão".
Primeiro, não é respeitar. É amar mesmo que Cristo manda.
O respeito é o primeiro passo para o amor, seja este de qual tipo for.
E "mandar" não é característica de quem ama.
Você diz que não foi com o cristianismo que a humanidade começou a respeitar o indivíduo como ser humano.
Não sou eu quem afirma. São os dados historiográficos.
De fato. Cristo não tem o menor respeito por você.
Eu, pelo outro lado, tenho um profundo respeito por personagens mitológicos, pois eles nos narram estórias de altruísmo. Ou deveriam.
Ou tem tanto respeito por você quanto o sol tem por uma ameba ou um reluzente colibri.
Ótimo. Eu sou o que voces cristãos chamam de um naturalista cientificista.
Não cabe pressupor o respeito para quem reclama por misericórdia e não por sacrifício.
Eu particularmente não reclamo nem por misericórdia e nem por sacrifício. O seu deus o faz. A mim, basta o respeito e a cordialidade.
Respeito está intimamente ligado a preservação do grupo social, misericórdia tem outro motor.
Não. Respeito está ligado à tomada de consciência da humanidade no seu caminho para construir uma civilização em estágios cada vez mais avançados.
E dispenso totalmente a "misericórdia" cristã, principalmente se for aquela que foi aplicada contra os muçulmanos nas Cruzadas ou aos nativos americanos na época da ocupação quatrocentista da América.
Cristo tem por você compaixão e dedicação, que são predicados presentes no amor dele, embora não só estes.
Não quero a "compaixão e a dedicação" dele ou de qualquer outro personagem, seja ele mitológico ou histórico.
Também dispenso a mesma atitude de seus seguidores.
Em nenhum, veja bem, nenhum tratado humano anterior a Cristo sobre as relações humanas está dito: Amai-vos COMO EU VOS TENHO AMADO.
Primeiro. Apresente evidências históricas da existência de Jesus Cristo.
Segundo. Conseguindo satisfazer o primeiro ponto, apresente evidências históricas de que foi dele, além de qualquer dúvida razoável, o autor da frase supra.
Cristo não ordena um amor de foro íntimo – um amor contingente que seja definido por mim ou por você. Ele mostra como é este amor. Morre por ele.
O Código de Hamurabi, enquanto códice de um povo, e os ensinamentos de Confúcio, Siddartha Gautama e Zaratustra já continham tal feição, embora com outras palavras, como já citaram os foristas Ségio Sodré e Fernando Silva.
E fica por sua conta a apresentação de evidências históricas do "morre por ele". Sem fazer uso, é claro, dos textos cuidadosamente preparados e manipulados pela nascente igreja cristã dos três primeiros séculos do atual período histórico.
Como é que fica, agora, sua afirmativa: “O fundamento ético e moral do cristianismo, não tem origem em "Jesus Cristo"”??
Então a base ética e moral do cristianismo se resume ao "amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado". E que foi erigida sobre um personagem que sequer há certeza de sua historicidade?
Portanto, retrate-se.
Não. Não o farei.
Não ponha na boca de Cristo ensinamentos que ele não pronunciou.
Por favor. Me poupe.
Estude mais.
Sobre o que exatamente?
Mitologia?
Sociologia de massas?
Contenha-se.
Estou tentando.
Renato
Cordiais saudações.
Geotecton.