Sim, existem várias versões extra-oficiais, inclusive para os muçulmanos ele (que eles chamam de Isa) nem chegou a ser crucificado, ascendeu diretamente para os céus e vai voltar no fim dos tempos.
Mas é exatamente por isso, por haver tantas versões contraditórias, por ele próprio não ter deixado nada escrito e pelos evangélios terem sido escritos décadas após a sua morte por pessoas que não foram testemunhas oculares e que tinham interesses diferentes ao contar a mesma história é que não sabemos muita coisa na verdade sobre o Jesus histórico. Sendo assim a afirmação de que ele foi o ser humano mais moralmente perfeito que já existiu deve ser encarado com muita suspeita. É injusto comparar Jesus, o mito, com qualquer outro homem, inclusive como o próprio Jesus, o homem. É como comparar a força de Hércules com a de uma pessoa real. Não dá.
O máximo que podemos fazer é tentar filtrar um pouco da mitologia e avaliar apenas a qualidade dos ensinamentos de Jesus. Alguns deles são maravilhosos, não tenha dúvida, mas isso não quer dizer que não hajam outros que possam ser questionáveis. E também acho errado considerar que Jesus foi único ou mesmo que foi completamente original. Houveram muitos outros homens vererabilíssimos que não merecem menos reverência do que Jesus. Buda, Confúcio, Laozi, Sócrates, Aristóteles, Zeno, Epicteto, Marco Aurélio, Sêneca, Epicuro, Lucrécio, São Francisco de Assis, Gandhi, Kant, Stuart-Mill...