Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183788 vezes)

Offline Renato Emydio

• Nível 00
  • *
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #975 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 19:57:26 »
Enjolras

“Cara, vc ja chegou usando de ad hominens e invocando para si a posse da verdade....” –
Não minta,
o que eu escrevi está bem claro, assim como o que o Geotecton escreveu. Você pode encontrar a frase que destaquei em qualquer lugar – ela é de conhecimento público e amplo.

“O Geotecton já contra-argumentou cada ponto das suas colocações.”
Não minta, ele não contra-argumentou nada.

“Se vc nao teve a menor intenção de ofender, sugiro que reveja sua maneira de escrever, pois é exatamente o contrário que suas mensagens estão passando.”
Você é muito limitado. Quando tratamos de tais questões, e por certo generalizamos, é praticamente impossível não magoar alguma pessoa – no fundo magoamos a nós mesmos também. São questões muito duras e ásperas, e tocam às vezes onde menos imaginamos. Simplesmente, certamente como você, gostaria que fôssemos seres muito melhores do que somos, ou que nossas qualidades superassem tanto nossos defeitos que poderíamos rir deles e contemplá-los sem aflições.
Portanto, não é isto que minhas mensagens estão passando – Você está mentindo deliberadamente. E, ao contrário de mim, você está ofendendo. E ofendendo por ofender. Sugiro que você seja mais criativo se desejar ofender – pelo menos seria mais divertido.

“Cristo falou e todos devem obedecer”. Sim, todos aqueles que desejarem seguir seus ensinamentos, devem seguir este mandamento. Entretanto, ninguém está obrigado a segui-Lo.
Desculpe, mas qual o problema que há nisto?

Ao contrário, use sua boca para desfazer o erro que você introduziu. Você o fará se quiser. Arcará, contudo, com os efeitos de seu ato. Se não consertar o erro e permanecer afirmando-o você mesmo estará chamando a si próprio de mentiroso. Por suas próprias palavras.
Ou você acha que é a minha opinião ou sua que determinam se uma afirmação está de acordo com a realidade?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #976 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 20:09:14 »
Enjolras
[...]
Não minta,
[...]
Não minta,
[...]
Você é muito limitado.
[...]
Você está mentindo deliberadamente. E, ao contrário de mim, você está ofendendo. E ofendendo por ofender. Sugiro que você seja mais criativo se desejar ofender – pelo menos seria mais divertido.

Ataques pessoais não são tolerados aqui. Você recebeu um cartão amarelo. Mais dois e será suspenso por 15 dias.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #977 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 20:35:31 »
Cumprimentos a todos.

Olá caro senhor Renato Emydio.

Como está Vossa Senhoria?

Vaidoso e embaralhado Geotecton.

Agradeço a sua atenção, mas não sou uma formosura estética e nem proclamo ser um baluarte intelectual. Então, eu acho que o uso da palavra "vaidoso" foi inapropriado.

"Embaralhado"? No sentido de misturado?

Talvez Vossa Senhoria esteja correto!

Quem sabe?

Não se alegre.

De fato hoje estou um pouco triste. Mas as suas doces palavras já estão me fazendo sentir melhor. Obrigado.

Não tenho a menor disposição de tirá-lo de lugar nenhum.

Que bom. Ser despejado não deve ser algo agradável.

Acho que a  sua escuridão é um ótimo ambiente para você.

A escuridão é ótima para apreciar o majestoso céu noturno e para praticar astronomia de posição. Novamente agradeço a sua preocupação.

Fique ou saia se desejar, só não me envolva com ela.

De maneira alguma eu pensei nisto.

Como eu poderia dormir tranquilo sabendo que levei uma "alma do senhor" para as trevas?

Você diz:
Citação de: Geotecton
“Não. Respeito está ligado à tomada de consciência da humanidade no seu caminho para construir uma civilização em estágios cada vez mais avançados.”
Seja sincero, você só pode estar brincando.

Não, não estou.

Se Vossa Senhoria se dispuser a fazer uma análise histórica da humanidade, irá constatar que há um crescendo no que nós, seres humanos comuns ("não-iluminados pelo senhor"), chamamos de 'institucionalização dos direitos humanos'.

Então não houve momentos de retrocessos? Sim, houve. Mas o saldo histórico é positivo. No meu entender, é claro.

Mais uma promessa? E outra? E outra?

Eu fiz alguma promessa?

Ou mencionei alguém que tenha feito?

Por favor, ajude-me a localizar tal postagem.

Aliás, se você desejar e aproveitando, poderia explicar a todos aqui do forum o que é esta tal de “humanidade livre”.

Desculpe senhor Renato Emydio, pois eu estou um pouco cansado visto que até há poucos momentos eu estava escrevendo um pequeno artigo científico. Em função deste cansaço eu não consegui localizar em qual postagem eu escrevi a expressão "humanidade livre".

Lembro-lhe que do prometido nem sequer a definição foi elaborada ainda. E já se passaram alguns séculos.

Novamente recorro à sua infinita paciência e peço-lhe que explique o que apontaste acima.

O assunto ao qual me referi anteriormente e a forma como me referi estão claros.

Responda-os se quiser.

Abordastes o assunto baseado em hermenêutica e exegese claramente sob um aspecto prosélito.

Eu lhe respondi com algum sarcasmo usando argumentos baseados no método científico e em conhecimento de História.

Se não responder, estará claro que você mentiu, deliberadamente ou não.

Vossa Senhoria me conhece para fazer tal juízo de valor?

Não!!!! Certamente que não!!!!

Esqueça, não tenho que lhe provar nada.

Não estamos lidando com Matemática. Então "provas" estão fora de questão.

Por outro lado, eu, Geotecton, lhe pedi evidências da existência e, se conseguido isto, da autoria das palavras de seu "deus, parte dois".

O que havia para lhe provar está feito.

Ibidem.

Você disse que alguém disse coisas que na verdade este alguém não disse. Eu lhe demonstrei isto. Provei que você distorceu palavras de terceiros.

É mesmo???? Eu fiz isto????

Quais foram as palavras que eu inventei, quais eu distorci e de quem eu adulterei a ideia?

E voce não demonstrou nada. Apenas fez proselitismo usando um personagem, que talvez tenha tido existência histórica, mas que claramente teve construído, em seu entorno, um arquétipo mitológico religioso!!!

Você é que tem que provar suas afirmações.

Me poupe de seu método contra-argumentativo escapista, por favor.

Ou retratar-se, ou assumir-se mentiroso diante do texto que você mesmo escreveu.

Caro senhor Renato Emydio.

Deixe-me lembrá-lo que o senhor, recém chegado a este fórum e sem conhecer minimamente ninguém, já me (des)qualificou como confuso e mentiroso apenas se baseando em suas convicções religiosas e na crença em textos que foram, para dizer o mínimo, tremendamente modificados nos séculos seguintes à suposta morte do suposto JC, por copistas e ideólogos cristãos.

Tenha uma boa noite e passe bem, caro senhor.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, 00:18:37 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #978 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 20:38:40 »
Cumprimentos a todos

Geotecton

Que grande confusão você faz.

Primeiro, não é respeitar. É amar mesmo que Cristo manda.

Você diz que não foi com o cristianismo que a humanidade começou a respeitar o indivíduo como ser humano.

De fato. Cristo não tem o menor respeito por você. Ou tem tanto respeito por você quanto o sol tem por uma ameba ou um reluzente colibri. Não cabe pressupor o respeito para quem reclama por misericórdia e não por sacrifício. Respeito está intimamente ligado a preservação do grupo social, misericórdia tem outro motor.
Cristo tem por você compaixão e dedicação, que são predicados presentes no amor dele, embora não só estes.

Em nenhum, veja bem, nenhum tratado humano anterior a Cristo sobre as relações humanas está dito: Amai-vos COMO EU VOS TENHO AMADO.
Cristo não ordena um amor de foro íntimo – um amor contingente que seja definido por mim ou por você. Ele mostra como é este amor. Morre por ele.

Como é que fica, agora, sua afirmativa: “O fundamento ético e moral do cristianismo, não tem origem em "Jesus Cristo"”??

Portanto, retrate-se. Não ponha na boca de Cristo ensinamentos que ele não pronunciou. Estude mais. Contenha-se.
Renato

Usuário permanentemente banido por proselitismo, trollismo e ofensa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #979 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 20:53:00 »
[...]
Se não consertar o erro e permanecer afirmando-o você mesmo estará chamando a si próprio de mentiroso. Por suas próprias palavras.

Ou você acha que é a minha opinião ou sua que determinam se uma afirmação está de acordo com a realidade?

Amém!!! :lol:
Foto USGS

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #980 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 20:58:18 »
É cada uma que aparece!! :(
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #981 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 21:32:36 »

Em nenhum, veja bem, nenhum tratado humano anterior a Cristo sobre as relações humanas está dito: Amai-vos COMO EU VOS TENHO AMADO.

Mozi (Chinese: 墨子; pinyin: Mòzǐ; Wade–Giles: Mo Tzu, Lat. as Micius, ca. 470 BC – ca. 391 BC), original name Mo Di (墨翟), was a Chinese philosopher [...]

[...]Furthermore, for Mozi the will of Heaven (天, tiān) was that people should love one another, and that mutual love by all would bring benefit to all. Therefore, it was in everyone's interest that they love others "as they love themselves." [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Mozi

Citação de: Mozi
It is to regard the state of others as one's own, the houses of others as one's own, the persons of others as one's self. When feudal lords love one another there will be no more war; when heads of houses love one another there will be no more mutual usurpation; when individuals love one another there will be no more mutual injury. When ruler and ruled love each other they will be gracious and loyal; when father and son love each other they will be affectionate and filial; when older and younger brothers love each other they will be harmonious. When all the people in the world love one another, then the strong will not overpower the weak, the many will not oppress the few, the wealthy will not mock the poor, the honoured will not disdain the humble, and the cunning will not deceive the simple. And it is all due to mutual love that calamities, strife, complaints, and hatred are prevented from arising. Therefore the benevolent exalt it.

Citação de: Budismo
Let none deceive another, nor despise any person whatsoever in any place. Let him not wish any harm to another out of anger or ill-will. Just as a mother would protect her only child at the risk of her own life, even so, let him cultivate a boundless heart towards all beings. Let his thoughts of boundless love pervade the whole world: above, below, and across without any obstruction, without any hatred, without any enmity. Whether he stands, walks, sits or lies down, as long as he is awake, he should develop this mindfulness. This, they say, is the noblest living here.

Metta Sutta

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #982 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 21:49:07 »
adoro a facilidade do Buck em achar textos pertinentes na internet.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #983 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 22:15:32 »
Concordo Agnóstico.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #984 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 22:31:07 »
E outra vez parabéns à moderação.. Não dá mais para suportar usuários assim poluindo todos os tópicos
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #985 Online: 06 de Fevereiro de 2011, 22:55:31 »
O que me deixa mais p... mesmo nao é nem o proselitismo ou trollagem do cara, mas a completa falta de respeito ou bom senso. O cara chega aqui e no primeiro post já vai infringindo as regras da comunidade, desreipeitando os outros, e exigindo que mudemos de opinião pq ele é que está certo.

Uma completa falta de respeito e educação, questão de simples cidadania e convivência. É triste isso.

Parabéns e obrigado a moderação. :D

=====

Geo, dizem que paciencia é uma virtude. Ela é proporcional a idade?  :P
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #986 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 00:15:57 »
Geo, dizem que paciencia é uma virtude. Ela é proporcional a idade?  :P

É plausível.

Quando eu ficar velho eu te conto se isto é correto. :P

Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #987 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 11:35:56 »

A fé bloqueia de tal modo a mente de algumas pessoas que elas não conseguem sequer argumentar quando, por exemplo, a historicidade de Jesus é questionada. Sua reação é apenas ficarem chocadas, ofender o blasfemo e insinuar ameaças de punição divina.

O que indica que a fé se baseia muito mais na emoção que na razão e qualquer coisa que a ponha em risco provoca uma reação emocional, pela consciência que a própria pessoa tem de o quanto ela é frágil.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #988 Online: 07 de Fevereiro de 2011, 18:04:44 »

A fé bloqueia de tal modo a mente de algumas pessoas que elas não conseguem sequer argumentar quando, por exemplo, a historicidade de Jesus é questionada. Sua reação é apenas ficarem chocadas, ofender o blasfemo e insinuar ameaças de punição divina.

O que indica que a fé se baseia muito mais na emoção que na razão e qualquer coisa que a ponha em risco provoca uma reação emocional, pela consciência que a própria pessoa tem de o quanto ela é frágil.

Isto em estado normal.

Fico imaginado estas mesmas pessoas diante de uma ameaça real de morte: Um tsunami, furacão. Provavelmente pisariam uma sobre as outras na tentativa de se salvarem, deixando bem de lado suas doutrinas de salvação.

Creio que esta reação desproporcional quando seus dogmas são questionados está mais ligada na educação austera e cheia de ódio que receberam de seus pais e de suas dioceses.

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #989 Online: 05 de Abril de 2011, 21:23:59 »
Bem,não gostaria de me aprofundar muito no campo da lógica pra provar Deus,até porque uso da Fé,mas abaixo está o fragmento de um artigo do Wikipédia que mostra argumentos lógicos,práticos e algumas analogias a respeito desse tema.Para minha argumentação,usarei de auxílio da tese "As cinco Vias de São Tomás de Aquino" que prova sem nexo religioso ou mesmo dogmático,que Deus existe:

As cinco Vias - Provando a Existência de Deus

1a. via - Primeiro Motor Imóvel: Nossos sentidos atestam, com toda a certeza, que neste mundo algumas coisas se movem. Tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido, e um tal ser todos entendem: é Deus.
O movimento aqui é considerado no sentido metafísico, isto é passagem da potência - como sendo aquilo que uma coisa pode vir a ser, para o ato - aquilo que a coisa é no momento. Deus é ato puro e não sofre mudança o seu Ser confunde-se com o Agir.

2a. via - Causa Primeira ou Causa Eficiente : Decorre da relação "causa-e-efeito" que se observa nas coisas criadas. Não se encontra, nem é possível, algo que seja a causa eficiente de si próprio, porque desse modo seria anterior a si prórpio: o que é impossível. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada, pois a todo efeito é atribuída uma causa, do contrário não haveria nenhum efeito pois cada causa pediria uma outra numa sequência infinita e não se chegaria ao efeito atual. Logo é necessário afirmar uma Causa eficiente Primeira que não tenha sido causada por ninguém. Esta Causa todos chamam Deus. Assim se explica a causa da existência do Universo.

3a. via - Ser Necessário e Ser Contingente: Existem seres que podem ser ou não ser, chamados de contingentes, isto é cuja existência não é indispensável e que podem existir e depois deixar de existir. Todos os seres que existem no mundo são contingentes, isto é, aparecem, duram um tempo e depois desaparecem. Mas, nem todos os seres podem ser desnecessários se não o mundo não existiria, alguma vez nada teria existido, logo é preciso que haja um Ser Necessário e que fundamente a existência dos seres contingentes e que não tenha a sua existência fundada em nenhum outro ser.
Igualmente, tudo o que é necessário tem, ou não, a causa da sua necessidade de um outro. Aqui também não é possível continuar até o infinito na série das coisas necessárias que têm uma causa da própria necessidade. Portanto, é necessário afirmar a existência de algo necessário por si mesmo, que não encontra em outro a causa de sua necessidade, mas que é causa da necessidade para os outros: o que todos chamam Deus.
Do Nada não surge e nem advém o Ser. Como se observa que as coisas existem, não pode ter havido um momento de Nada Absoluto, pois daí não se brotaria a existência de algo ou coisa alguma.

4a. via - Ser Perfeito e Causa da Perfeição dos demais: Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, o universo está ontologicamente hierarquizado - seres racionais corpóreos, animais, vegetais e inanimados) qualquer graduação pressupõe uma parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a Causa da Perfeição dos demais seres.

5a. via - Inteligência Ordenadora: Existe uma ordem admirável no Universo que é facilmente verificada, ora toda ordem é fruto de uma inteligência ordenadora, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos, logo há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada. Com efeito aquilo que não tem conhecimento não tende a um fim, a não ser dirigido por algo que conhece e que é inteligente, como a flecha pelo arqueiro. Logo existe algo inteligente pelo qual todas as coisas naturais são ordenadas ao fim, e a isso nós chamamos Deus.
Há uma ordem em todos os seres, o menor vegetal, p. ex. tem órgãos para cada função ordenados para a preservação da espécie. Esta ordem pressupõe uma Inteligência ordenadora, pois a ordem não vem do caos e nem do acaso. Da mesma forma as letras de um livro não são colocadas ao acaso. Logo a ordem existente no mundo prova a existência de uma Inteligência que ordenou todas as coisas nos mínimos detalhes. É necessário que exista uma Inteligência Suprema que tenha ordenado o Universo criado.

« Última modificação: 05 de Abril de 2011, 21:29:28 por jhow30 »

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #990 Online: 05 de Abril de 2011, 21:50:35 »
Tenho quase certeza que esses argumentos já foram refutados anteriormente...

mas como não fiz isso... falarei de modo super resumido e conciso.

1,2 e 3 = Não mudam o problema apenas o deslocam, já que não existem motores que geram motores ao infinito, porque o motor inicial é Deus ? e não o Big Bang, ou um surgimento do nada, ou qualquer outra coisa ? assim como a causa eficiência

Logo é necessário afirmar uma Causa eficiente Primeira que não tenha sido causada por ninguém.
Pronto, o mundo não foi causado por ninguém e se supera esse paradoxo.

3 e 4 = Para mim esse é um problema sociológico, primeiro que a idéia de perfeição nem é tão inata assim e essa "hierarquia" só funcionaria à partir de certos pontos de vistas, assim como a estrutura e ordem, para mim essas coisas são categorias sociais, criadas sociológicamente, variando em tempo e espaço.
/------------------/--------------------/

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #991 Online: 05 de Abril de 2011, 23:29:42 »
Tenho quase certeza que esses argumentos já foram refutados anteriormente...

mas como não fiz isso... falarei de modo super resumido e conciso.

1,2 e 3 = Não mudam o problema apenas o deslocam, já que não existem motores que geram motores ao infinito, porque o motor inicial é Deus ? e não o Big Bang, ou um surgimento do nada, ou qualquer outra coisa ? assim como a causa eficiência

Logo é necessário afirmar uma Causa eficiente Primeira que não tenha sido causada por ninguém.
Pronto, o mundo não foi causado por ninguém e se supera esse paradoxo.

3 e 4 = Para mim esse é um problema sociológico, primeiro que a idéia de perfeição nem é tão inata assim e essa "hierarquia" só funcionaria à partir de certos pontos de vistas, assim como a estrutura e ordem, para mim essas coisas são categorias sociais, criadas sociológicamente, variando em tempo e espaço.

Caro SRV,as cinco vias se auto-completam e juntas explicam de forma completa a Existência de Deus.Analisando parte por parte como você fez(1,2,3 / 4,5),a análise fica incompleta até porque um item liga o outro.

O motor inicial é Deus,pelo simples fato de ser perfeito,contingente o padrão máximo de perfeição e ser a inteligência ordenadora,pois a ordem não vem do acaso como seria no caso do Big Bang ou de um "surgimento do nada" como você disse.

Leia os 5 itens de cima a baixo,sem pré-conceitos e veja a realidade dessas afirmações.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #992 Online: 05 de Abril de 2011, 23:34:22 »
O que me deixa mais p... mesmo nao é nem o proselitismo ou trollagem do cara, mas a completa falta de respeito ou bom senso. O cara chega aqui e no primeiro post já vai infringindo as regras da comunidade, desreipeitando os outros, e exigindo que mudemos de opinião pq ele é que está certo.

Alem dos ad hominens... Somente mais um exemplo do belo amor cristão.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #993 Online: 05 de Abril de 2011, 23:35:49 »
Bem,não gostaria de me aprofundar muito no campo da lógica pra provar Deus,até porque uso da Fé,mas abaixo está o fragmento de um artigo do Wikipédia que mostra argumentos lógicos,práticos e algumas analogias a respeito desse tema.Para minha argumentação,usarei de auxílio da tese "As cinco Vias de São Tomás de Aquino" que prova sem nexo religioso ou mesmo dogmático,que Deus existe:
[...]
4a. via - Ser Perfeito e Causa da Perfeição dos demais: Verifica-se que há graus de perfeição nos seres, uns são mais perfeitos que outros, o universo está ontologicamente hierarquizado - seres racionais corpóreos, animais, vegetais e inanimados) qualquer graduação pressupõe uma parâmetro máximo, logo deve existir um ser que tenha este padrão máximo de perfeição e que é a Causa da Perfeição dos demais seres.
[...]

O uso do atributo "perfeição" para provar a existência de (um) deus foi contestada e derrubada por dois pensadores cristãos ainda no século XI. Gaunilo demonstrou que não se pode inferir a existência de algo a partir da idéia de que este algo é "perfeito", pois do contrário seria possível provar que qualquer coisa perfeita existe.

Anselmo concordou, mas para manter vivo um argumento que citasse a "perfeição", afirmou que este argumento funciona apenas para deus. Ou seja, ele aplicou uma falácia do tipo 'petição de princípio'.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #994 Online: 05 de Abril de 2011, 23:41:54 »
Caro SRV,as cinco vias se auto-completam e juntas explicam de forma completa a Existência de Deus.Analisando parte por parte como você fez(1,2,3 / 4,5),a análise fica incompleta até porque um item liga o outro.
Errado. As vias não se "completam", se uma delas é inválida, isso já invalida as outras.
Analizando parte por parte fica fácil de ver o erro delas.
Se voce não concorda, apenas refute o Geo em cada colocação sua baseando em argumentos que te apoiem.

O motor inicial é Deus,pelo simples fato de ser perfeito,contingente o padrão máximo de perfeição e ser a inteligência ordenadora
Porque? Porque voce quer? Isso não é argumento.

pois a ordem não vem do acaso como seria no caso do Big Bang ou de um "surgimento do nada" como você disse.
Religiosos adoram citar o acaso, como se fosse algum argumento. Isso demonstra sua falta de conhecimento no assunto. Tudo bem.

Se nada surge do nada, devendo alguem ter criado, como voce acha, quem criou deus? Não vale determinar arbitrariamente que deus sempre existiu, pois o mesmo poderia ser válido para o universo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline VSR

• Nível 16
  • *
« Resposta #995 Online: 05 de Abril de 2011, 23:42:52 »
Se um item liga outra, e se refuto o primeiro deles, já seria o suficiente para eliminar os demais...
Mas.. já que você quer uma explicação integral...
O motor-inicial foi uma grande explosão, que espalhou matéria que foi se interagindo de forma, até certo ponto aleatória, essas relações criaram um certo cadeamento que foi selecionando as coisas e criando uma evolução por seleção natural.
Então surgiu o homem e sua razão que criou termos como "perfeito", "contingência" e "causa e resultado".. assim como viu ordens nas coisas, não temos um braço atrofiado na cabeça, não porque Deus esta guiando e pondo ordem na evolução, mas porque o processo seletivo nos fez sermos como somos.
/------------------/--------------------/

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #996 Online: 05 de Abril de 2011, 23:44:09 »
Vamos acabar no "argumento" de que o homem não evoluiu do macaco, quer apostar?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #997 Online: 05 de Abril de 2011, 23:53:19 »
jhow30, antes de sair copiando texto e colando-os aqui, por que nào dá uma lida no que já foi discutido?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #998 Online: 06 de Abril de 2011, 00:13:12 »
[...]
1a. via - Primeiro Motor Imóvel: Nossos sentidos atestam, com toda a certeza, que neste mundo algumas coisas se movem. Tudo o que se move é movido por alguém, é impossível uma cadeia infinita de motores provocando o movimento dos movidos, pois do contrário nunca se chegaria ao movimento presente, logo há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente e que por ninguém foi movido, e um tal ser todos entendem: é Deus.
O movimento aqui é considerado no sentido metafísico, isto é passagem da potência - como sendo aquilo que uma coisa pode vir a ser, para o ato - aquilo que a coisa é no momento. Deus é ato puro e não sofre mudança o seu Ser confunde-se com o Agir.
[...]

Este argumento não prova a existência de deus. Apenas demonstra a possibilidade racional e lógica, conforme as premissas adotadas, dele existir. Nada mais. Não há relação nenhuma com a realidade objetiva, ou seja, com aquilo que pode ser alcançado pelo uso combinado da razão e dos sentidos.
Foto USGS

Offline Jhow

• Nível 03
  • *
    • Em busca da Verdade
« Resposta #999 Online: 06 de Abril de 2011, 00:24:57 »
[...]
[...]

Este argumento não prova a existência de deus. Apenas demonstra a possibilidade racional e lógica, conforme as premissas adotadas, dele existir. Nada mais. Não há relação nenhuma com a realidade objetiva, ou seja, com aquilo que pode ser alcançado pelo uso combinado da razão e dos sentidos.

Só o primeiro argumento isolado,não prova mesmo a existência de Deus.Tudo tem que ter um motor inical,o que vai gerar a potência pra se criar vida,o que já descarta o Big Bang,que por si só devia ter uma causa,ou uma fonte pra gerar sua explosão.Ou vão dizer que agora o Big Bang é por si só a inteligência que coordena e deu a origem a  todo o universo?Quer dizer que não existia nada,e do nada surgiu uma explosão de partículas,sem causa nenhuma?

2° via - causa e efeito.Observa como os itens vão se completando?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!