Pode-se dizer que as Cinco Vias não provam a existência de Deus e sim que apresentam a "hipótese Deus" como explicação racionalmente sustentável para a coerência do cosmo.
Perfeito.Realmente me equívoquei quando coloquei o título como "As 5 vias - Prova da Existência de Deus".O que seria da Fé se Deus já estivesse provado,am?Pois bem,vamos a explicação.
O texto de Acauan que você citou,explica de forma precisa o que eu estava tentando argumentar e infelizmente não estava tendo inteligência suficiente para fazer. Repetindo o que ele disse,e o que estava dizendo de outras formas nos posts:
" as Cinco Vias não provam a existência de Deus e sim que apresentam a "hipótese Deus" como explicação racionalmente sustentável para a coerência do cosmo"
Exatamente.Explicação racionalmente sustentável,porque não existe outra explicação racionalmente sustentável para todo o universo,a não ser Deus,o que não prova a existência Dele,mas atribui a todas as características que Ele tem.
Também não se sustenta como demonstração de veracidade da afirmação "Deus existe" e sim como solução teórica para o problema da racionalização da existência de Deus, pois demonstrar em tese que a existência de um suposto ser explicaria determinados fatos não implica que este ser de fato exista.
Deus ainda não pode ser afirmado como Existente.As cinco vias nos remetem a Deus porque nos fazem pensar logicamente a respeito de toda essa estrutura que é o universo e suas criaturas.Apesar de impulsionado com minha Fé,tento argumentar a existência de Deus aqui,nunca vou conseguir fazer isso.O que posso aqui é argumentar os fatores lógicos que só nos levariam a um ser deste calíbre,Deus.Alcuan parece concordar comigo.
Com o justo reconhecimento à sabedoria de Sto. Tomás de Aquino, todo o mais para além do autoevidente só encontra provas absolutas na Fé pessoal.
Sim e será assim pra sempre.Sinto dizer aos que estão aqui,mas referenciar Deus como o único Ser capaz de coordenar todo esse conjunto de inteligências que temos no universo,inbutido de argumentos lógicos,e só o que posso fazer.A existência de Deus nunca será provada,até que por meio Dele mesmo,Ele seja revelado ao mundo.