Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183805 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #1400 Online: 26 de Agosto de 2011, 14:27:49 »
Boa tarde, este é o meu primeiro post neste forum, antes de mais gostava de dizer olá a todos. Tenho vindo a ler varias discussões e devo dizer que tenho gostado muito do que tenho lido.
Em relação à afirmação do forista CLAY acerca das mensagens psicografadas do XC, gostava de perguntar o seguinte:

- Foram analisadas 33% das mensagens do XC ou foram analisadas todas e 33% do total foram tidas como verdadeiras?
- Alguém conhece um local fidedigno onde se possa ler acerca desta analise?

Obrigado

Bem vindo Dickyus!!!!

Excelentes perguntas mas de respostas óbvias.

Pesquisas espiritóides normalmente comprovam em 100% a vida no além túmulo. Esses 33%, desconfio que seja apenas para dar uma aparência científica às bobagens. Os espíritas adoram vomitar esses números para impressionar e como sempre medem a capacidade das pessoas usando suas próprias escalas ficam mudos e com cara de tacho quando alguém faz perguntas pertinentes como a sua.

CX faz parte da mitologia espiritóide, é tal como um saci-pererê reinando no sítio do picapau amarelo cujas estórias as pessoas repetem, aumentam e modificam ao sabor das conveniências. Visite este site e veja algumas verdades sobre CX: http://obraspsicografadas.haaan.com/

O clay com certeza vai achar algum centro espírita e critérios duvidosos para justificar esses números. É sempre assim.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #1401 Online: 26 de Agosto de 2011, 14:32:38 »
Um companheiro citou acima um texto de um físico da Havaí e não percebeu o óbvio, que o mesmo citou várias fontes em favor da mecânica quântica e consciência
... físico falar de Mec Quantica deveria ter um código de ética como os médicos tem para falar de medicamentos, pra controlar um pouco melhor a propagação de besteirol.
(clay, este é só um comentário para os outros foristas em vista a discussões anteriores, não é diretamente endereçado a vc ... não quero tumultuar mais)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #1402 Online: 26 de Agosto de 2011, 14:42:32 »
Bom, o Amit Goswami é físico, tem PhD, e só fala abobrinha sobre mecânica quântica...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1403 Online: 26 de Agosto de 2011, 14:55:39 »
Bom, o Amit Goswami é físico, tem PhD, e só fala abobrinha sobre mecânica quântica...

Pois é, o cara ser físico não quer dizer necessariamente que ele tenha aprendido mecânica quântica. :).

Argumento preventivo: antes que alguem venha alegar que estamos usando a falácia do escocês, é bom lembrar que a questão relevante aqui é factual - as implicações da mecânica quântica. Não estamos analisando o caráter das pessoas. O fato é que a MQ não implica aquilo que picaretas como o Goswami dizem que ela implica.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1404 Online: 26 de Agosto de 2011, 15:10:54 »

Vi um cara falando " O Amit Goswami é na minha opinião o melhor físico quântico da atualidade". Foi o mesmo cara que falou que função e onda é que nem fofoca.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #1405 Online: 26 de Agosto de 2011, 15:19:57 »
Como se sabe é impossível se imitar a letra de alguém de forma fidedigna., e mais difícil pra não dizer impossível se enganar um grafotécnico. Isso é mais do que uma prova da imortalidade da alma.

clay, seu conceito de "prova" está muito raso. "Mais do que uma prova", então, daí fica difícil conseguires algo por aqui. Pensando estritamente nas formas de obtenção de conhecimento científico, a imortalidade da alma é totalmente destituída de evidências. Naturalmente, em escritos e sites específicos de espiritismo, SEMPRE encontrarás facilmente todas as provas de que precisas para continuar crendo. Mas no mundo de verdade lá fora, da ciência, infelizmente (para os espíritas) estas evidências são tão concretas quanto os relatos de abdução alienígena.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #1406 Online: 26 de Agosto de 2011, 15:22:13 »
O que é um "físico quântico"? Um físico que atravessa paredes?   :D
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #1407 Online: 26 de Agosto de 2011, 15:32:38 »
Toda profissão tem seus problemas com os místicos ... e aproveitando a deixa ... disparar argumentos "ad consciência" pra tudo quanto é lado é um escape básico dos místicos. Por isso que eu sou chato com discussões sobre cogsci. Se a cogsci se estabelecer (como eu vejo que está), vai acabar com um dos maiores reservatórios térmicos de besteirol dos crentes travestido de pseudo-ciência ... só não sei pra onde eles vão correr ... hehe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1408 Online: 26 de Agosto de 2011, 15:33:54 »
Como se sabe é impossível se imitar a letra de alguém de forma fidedigna., e mais difícil pra não dizer impossível se enganar um grafotécnico. Isso é mais do que uma prova da imortalidade da alma.
clay, seu conceito de "prova" está muito raso. "Mais do que uma prova", então, daí fica difícil conseguires algo por aqui. Pensando estritamente nas formas de obtenção de conhecimento científico, a imortalidade da alma é totalmente destituída de evidências. Naturalmente, em escritos e sites específicos de espiritismo, SEMPRE encontrarás facilmente todas as provas de que precisas para continuar crendo. Mas no mundo de verdade lá fora, da ciência, infelizmente (para os espíritas) estas evidências são tão concretas quanto os relatos de abdução alienígena.

Da existência da alma não há evidências. De sua imortalidade então...
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1409 Online: 26 de Agosto de 2011, 17:13:42 »
Boa tarde, este é o meu primeiro post neste forum, antes de mais gostava de dizer olá a todos. Tenho vindo a ler varias discussões e devo dizer que tenho gostado muito do que tenho lido.
Em relação à afirmação do forista CLAY acerca das mensagens psicografadas do XC, gostava de perguntar o seguinte:

- Foram analisadas 33% das mensagens do XC ou foram analisadas todas e 33% do total foram tidas como verdadeiras?
- Alguém conhece um local fidedigno onde se possa ler acerca desta analise?

Obrigado

Bem vindo Dickyus!!!!

Excelentes perguntas mas de respostas óbvias.

Pesquisas espiritóides normalmente comprovam em 100% a vida no além túmulo. Esses 33%, desconfio que seja apenas para dar uma aparência científica às bobagens. Os espíritas adoram vomitar esses números para impressionar e como sempre medem a capacidade das pessoas usando suas próprias escalas ficam mudos e com cara de tacho quando alguém faz perguntas pertinentes como a sua.

CX faz parte da mitologia espiritóide, é tal como um saci-pererê reinando no sítio do picapau amarelo cujas estórias as pessoas repetem, aumentam e modificam ao sabor das conveniências. Visite este site e veja algumas verdades sobre CX: http://obraspsicografadas.haaan.com/

O clay com certeza vai achar algum centro espírita e critérios duvidosos para justificar esses números. É sempre assim.

Para variar, a história nunca é como os espíritas contam. Um texto sobre a suposta comprovação grafológica das psicografias do CX:

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/5974/psicografia-de-chico-xavier-colocada-prova
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1410 Online: 26 de Agosto de 2011, 17:45:28 »

Para variar, a história nunca é como os espíritas contam. Um texto sobre a suposta comprovação grafológica das psicografias do CX:

http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/5974/psicografia-de-chico-xavier-colocada-prova

Lendo os comentários nessa página, me impressiona a atitude passivo-agressiva e condescendente de muitos espíritas. Nesse aspecto, prefiro os evangélicos, que vão logo soltando os cães do inferno em cima da gente. :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #1411 Online: 26 de Agosto de 2011, 18:27:18 »

Claro, claro.  :D    Na minha cabeça eu coloquei "imortalidade" e "alma" no mesmo pacote de coisas sem evidências, e acabei não percebendo as consequências linguísticas de minha redação desatenta.  :-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1412 Online: 26 de Agosto de 2011, 18:42:44 »
Mesmo que as grafias fossem absolutamente iguais, ainda assim seria leviano tomá-las como evidências para a imortalidade da alma.

Poderiam servir de evidências para  uma sincronicidade quântica com clusters de memórias estacionárias em planos de baixa energia vibracional, que nada tem a ver com almas de mortos.

:stunned:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1413 Online: 26 de Agosto de 2011, 19:32:02 »

Lendo os comentários nessa página, me impressiona a atitude passivo-agressiva e condescendente de muitos espíritas. Nesse aspecto, prefiro os evangélicos, que vão logo soltando os cães do inferno em cima da gente. :).

Verdade. Os evangélicos são mais honestos com sua crença. Se pau é pedra, é por que deus disse que é, e quem disser que não é, tem que se arrepender, senão o fogo eterno vai te consumir ( isso porque Jesus te ama).

Já os espíritas ficam dando voltinhas nas história, se pau é pedra foi porque Xico recebeu um comunicado do além, dizendo que pau é pedra,  do espírito do Zé da Couve, que vive no plano superior, explicando que quando o pau é pedra, foi porque o espírito de um cientista famoso, que já morreu  :lol:, mostrou cientificamente, mas lá do outro lado da vida, que o ectoplasma da pedra reage com a energia negativa do pau, que espíritos caluniadores estão controlando, e assim a pedra só pode ser pau, incontestavelmente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1414 Online: 26 de Agosto de 2011, 19:40:21 »
Claro, claro.  :D    Na minha cabeça eu coloquei "imortalidade" e "alma" no mesmo pacote de coisas sem evidências, e acabei não percebendo as consequências linguísticas de minha redação desatenta.  :-)

Eu tinha certeza disto, considerando a qualidade dos seus textos, meu caro Feynman.

Mas eu não podia deixar esta (aparente) lacuna aberta, pois do contrário algum crente (espírita/cristão) poderia dela se aproveitar para tascar alguma bobagem do tipo "Viu, até mesmo o Feynman reconhece que há alma. Só resta saber se ela é eterna ou não!" :P
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1415 Online: 26 de Agosto de 2011, 19:42:51 »
Como havia dito anteriormente 33 por cento das mensagens psicografadas por Chico Xavier foram avaliadas por grofotécnicos e concluído que eram na letra dos indivíduos quando estavam encarnados. Como se sabe é impossível se imitar a letra de alguém de forma fidedigna., e mais difícil pra não dizer impossível se enganar um grafotécnico. Isso é mais do que uma prova da imortalidade da alma.
Non sequitur. (puxa, to parecendo aqueles inquisidores da idade média  X-D)
« Última modificação: 26 de Agosto de 2011, 20:02:15 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline clay

• Nível 06
  • *
« Resposta #1416 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:08:58 »
Como sempre a falta de argumentos me choca. O texto apresentado acima de suposta refutação contra as psicografias de Chico Xavier de nada vale,pois seu autor perdeu a credibilidade ao tentar apenas descaracterizar  seu colega de trabalho atingindo-o pessoalmente ao invés de fazer uma análise criteriosa do fato. Aliás é o que muito tenho visto por aqui. Outro fato interessante é tentarem levantar supostas explicações que ferem o princípios básicos da ciência, como a lei da parcimônia. Onde vemos que a natureza tende em linhas gerais a ser econômica, ou seja, entre duas ideias aquela que abranger a maior quantidade de fatos explicados e da maneira mais simples tende a ser a mais próxima da realidade.

Offline clay

• Nível 06
  • *
« Resposta #1417 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:15:41 »
Mesmo que as grafias fossem absolutamente iguais, ainda assim seria leviano tomá-las como evidências para a imortalidade da alma.

Poderiam servir de evidências para  uma sincronicidade quântica com clusters de memórias estacionárias em planos de baixa energia vibracional, que nada tem a ver com almas de mortos.

Veja um exemplo de quebra da lei da parcimônia, tentar através de uma complexidade dessa explicar algo simples e o pior sem fundamento,pois nunca li em literatura alguma essa hipótese para esse fato. É bem mais simples e econômico se admitir a existência de inteligências despojadas de corpos físicos.

Offline clay

• Nível 06
  • *
« Resposta #1418 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:20:13 »

Raso... a única "refutação" que apresentaram foi um texto marcado por emoções pessoais do autor. Isso não é imparcialidade científica. Parece mais alguém com inveja do colega que teve projeção por seu trabalho.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1419 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:23:11 »

Veja um exemplo de quebra da lei da parcimônia, tentar através de uma complexidade dessa explicar algo simples e o pior sem fundamento,pois nunca li em literatura alguma essa hipótese para esse fato. É bem mais simples e econômico se admitir a existência de inteligências despojadas de corpos físicos.

:rola:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #1420 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:23:46 »

Vamos às apresentações: clay , ironia. Ironia , clay. Agora que já se conhecem vamos ao que interessa.

Clay , onde está a referência do texto sobre a análise grafológica de CX para que eu possa analisá-lo?

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline clay

• Nível 06
  • *
« Resposta #1421 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:25:13 »
Um colega acima o postou Luís...

Offline clay

• Nível 06
  • *
« Resposta #1422 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:28:16 »

Vamos às apresentações: clay , ironia. Ironia , clay. Agora que já se conhecem vamos ao que interessa.

Clay , onde está a referência do texto sobre a análise grafológica de CX para que eu possa analisá-lo?

Discordo que tenha sido ironia Luís, é falta mesmo de argumentos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1423 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:34:24 »
[...]
É bem mais simples e econômico se admitir a existência de inteligências despojadas de corpos físicos.

Não, não é mais fácil admitir isto porque é, sendo muito gentil, um non sense científico. O que é muito mais fácil, neste caso, é o ato de tentar "racionalizar" uma crença, conectando alguns dos elementos do cotidiano da Ciência com alguns elementos religiosos e ou pseudo-científicos não-falseáveis.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1424 Online: 26 de Agosto de 2011, 22:43:40 »
Clay,

Você conhece física quântica? Sabe o que é sincronicidade quântica com clusters de memória não-locais ionizados?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!