Atenção que o consciente e o inconsciente não são o resultado de reações electroquimicas no cérbero, estas interações fazem parte do processo que resulta naquilo que conhecemos como inconciente e consciente, mas não são as unicas componentes do processo nem de perto nem de longe! Afirmar isto é bastante redutor. É claro que não estou a falar da intervenção do espirito ou alma, limito-me aquilo que é conhecido pela ciência actual.
Pode explicar melhor?
O que queria dizer é que devido ao paradigma das Neurociências caímos muitas vezes no erro de dar como causas para os processos psicofiscos apenas os mecanismos cerebrais. O ser Humano é um ser Biopsicosocial e tem que ser visto como um todo, aquilo que chamamos de consciência e principalmente de inconsciente além de ainda ser tema de aceso debate cientifico e filosófico, é bem mais complexo do que "o resultado de reacções electroquímicas no cérebro" . Um exemplo fácil de perceber é o caso de uma síncope (desmaio), ou seja uma perda de consciência, que se dê devido à exposição a um factor ambiental stressante. Por exemplo num funeral uma senhora desmaia ao ver o marido a ser enterrado, é lógico que há um sistema cerebral electroquímico envolvido, mas também posso dizer que a perda de consciência se deveu a um factor ambiental, ou às próprias estruturas mentais da senhora, pois havia outras pessoas ao lado que também experiênciaram o mesmo estimulo e não desmaiaram. Na realidade não posso afirmar que foi devido a este ou aquele facto mas sim a toda uma situação, mas podemos afirmar que o factor ambiental ou os sistemas mentais estão envolvidos e/ou influenciam o que chamamos consciência, tal como podemos dizer o mesmo dos processos cerebrais, são todos parte de um fenómeno que chamamos de consciência.
Em relação à sua resposta que deu origem ao meu comentário percebi o que queria dizer, mas não pude deixar de comentar pois por vezes temos tendência a explicar todos os fenómenos da existência humana através do cérebro e isso é redutor.
.