Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183778 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #725 Online: 19 de Setembro de 2010, 18:19:43 »
Valeu pela conversa Angelo,

Até uma outra oportunidade.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #726 Online: 19 de Setembro de 2010, 21:56:04 »
Geo,

Eu particularmente gosto muito dos seus posts. Parabéns!

São absolutamente objetivos e diretos na questão.

Umas das coisas que gosto de citar sobre o DI e o Criacionismo: Como ambos gostam de invocar que o "acaso" é impossível, eu me divirto imaginando quando que os seus defensores cairão na real que o termo "acaso" para origem da vida é duplamente um problema para eles. Ora, se o acaso da origem da vida é impossível partindo do pressuposto de um Designer, logo, ela - a origem da vida - é duplamente improvável para o acaso de um Designer!! Rsrsrsrs... Incrível como não percebem este isto!!

como se o Designer não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se o Designer do Designer não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se o grande unicórnio rosa invisível não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se as Fadas Aladas Verdes do Norte não pudessem existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se Gnomos não pudessem existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

Isso... argumentos ad hoc são o melhor jeito de manter um bom nível de debate...

Di,

Adorei a analogia. É exatamente este o "espírito da coisa".

Show de bola! :ok:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #727 Online: 19 de Setembro de 2010, 22:01:30 »
Um debate elevado partiria do princípio que este designer inteligente seria apenas descrito nas tradições judaicas... jamais nas cristãs. Criacionismo cristão é a coisa mais medonhamente vergonhosa que já ouvi até hoje... chega ser de uma má fé descarada.

Perfeito Spitfire! :ok:

Como me divirto como esse engano crasso criacionista cristão! :hehe:

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #728 Online: 19 de Setembro de 2010, 22:07:01 »
Uma das muitas objeções que eu levanto contra a especulação do designer é que os criacinostas somente mencionam as "maravilhas da criação" e "esquecem" o que não lhes convém, como as doenças e as degenerações, por exemplo. Aí usam outro ad hoc para "explicar" estes "desvios".

Exatamente, Geo.

O FATO DA EVOLUÇÃO - e faço questão de mencioná-la em letras garrafais - explica isto.

Mais um desvio mau intencionado criacionista para desqualificar O FATO DA EVOLUÇÃO.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #729 Online: 20 de Setembro de 2010, 01:06:48 »
Já disse que não sou biofísico, mas do que eu sei como leigo, as hipóteses mais plausíveis com a estrutura bioquímica dos seres vivos em geral, é que seria preciso a existência de materiais com elementos formadores das moléculas orgânicas. E os modelos de abiogênese que estão em discussão atualmente contemplam exatamente isso.

e isto prova o que exatamente ?

Mas se quiser saber em maiores detalhes vai ter que perguntar para um bioquímico, paleontólogo, sei lá quais são exatamente todas as especialidades que tratam disso.

já fiz isto. o resultado são minhas respostas aqui.

Agora, já a religião, metafísica, etc ... não sabem necas e bulhufas do ponto de vista de embasamento científico.

nem eu disse isto.

Vc tem como provar isso? Tem alguma referência científica disso? Essa sua afirmação já foi colocada a prova para análises científicas em quantidade para verificar a sua validade? Existe alguma área da ciência que teve um desenvolvimento significativo baseado nesse seu princípio?
Se a resposta for não, como a minha ... isso que vc falou é inútil cientificamente.

veja minha resposta para geotecton. Se quiser, posso citar um belo número de trabalhos, todos confirmam a remota chance de abiogenese funcionar.

O código encontrado no DNA é uma mensagem. Sua origem é inquestionavelmente de uma fonte inteligente e não de processos aleatóreos e randômicos.
Idem.

Idem o que ? voce entendeu a consequencia deste argumento ?

E outra coisa, já disse que os sistemas físicos não estão organizados somente por processos aleatóros.

DNA é no seu entender um processo físico ?

Se vc não sabe disso, fica difícil. Os sistemas físico-químicos se organizam em suas configurações mais estáveis, e as interações dessas configurações é que geralmente determinam a dinâmica do sistema.

http://www.cosmicfingerprints.com/iidb.htm
1) O DNA não é apenas uma molécula com um padrão, é um código, uma linguagem, e um mecanismo de armazenamento de informações.
2) Todos os códigos são criados por uma mente consciente, não há processo natural conhecido pela ciência que cria informação codificada.
3) Por conseguinte DNA foi concebido por uma mente.

Novamente ... a pedra de roseta é um sistema físico que foi analisado com a premissa comprovada científicamente de que existia um sistema físico anterior cujas interações físicas resultam em sistemas como a da pedrinha ... sabe o nome desse sistema físico que produziu as inscrições na pedrinha? ... é conhecido com Civilização Egípcia. E pode ter certeza que é estabelecido científicamente a existência desse sistema físico (os Egípcios) na época da cunhagem da pedrinha, e que há inúmeras evidências de que esse sistema produziu milhares de outras inscrições com o mesmo formalismo da pedrinha. É bem conhecido qual é o processo físico de uma mão fazer inscrições, etc, etc, Pelamordedeus ...

Preciso desenhar? E preciso fazer a analogia lógica para os sistemas bioquímicos?

Este sistema físico operou mediante um elemento espiritual - não físico: a mente. Mediante ela, escreveram a pedra de rosetta.

tradução de:

http://www.answersingenesis.org/articles/nab2/information-evidence-for-a-creator

Lei Fundamental 1 da informação
Uma entidade puramente material, tais como os processos físico-químicos, não tem como criar uma entidade não-material. (Algo material não pode criar algo imaterial).Entidades físicas incluem massa e energia (matéria). Exemplos de algo que não é material (entidade imaterial) incluem o pensamento, o espírito e a vontade.

Lei Fundamental 2 da informação
A informação é uma entidade não-material fundamental e não uma propriedade da matéria.
As informações gravadas em um CD é imaterial. Se você pesa um CD  em branco, preencha-o com informações, e pesá-lo novamente, os dois pesos serão os mesmos. Da mesma forma, apagar as informações sobre o CD não tem nenhum efeito sobre o peso.A mesma informação pode ser transmitida em um CD, um livro, um quadro branco, ou usando sinais de fumaça. Isto significa que a informação é independente da fonte de material. Um objeto material é necessário para armazenar informações, mas a informação não é parte do objeto material.  A primeira lei da termodinâmica, deixa claro que massa e energia (matéria) não pode ser criada nem destruída. Toda a massa e energia do universo está sendo conservada (a soma total é constante). No entanto, alguém pode escrever uma nova fórmula complicada em um quadro branco e depois apagar a fórmula. Este é um caso de criação e destruição de informações.
Desde que a primeira lei da termodinâmica afirma que massa e energia (matéria) não pode ser criada ou destruída, e de informação  pode ser criada e destruída, a informação  é  imaterial.
O sistema de informação genética é o software de vida e, como os símbolos de um computador, é puramente simbólica e independente do seu ambiente. Claro, a mensagem genética, quando expressa como uma seqüência de símbolos, é imaterial, mas devem ser registrados em matéria e energia.

Na verdade, Einstein apontou para a natureza e a origem das informações simbólicas como uma das questões profundas sobre o mundo como nós o conhecemos. Ele podia identificar nenhum meio pelo qual a matéria poderia conferir significado dos símbolos. A implicação clara é que a informação simbólica, ou linguagem, representa uma categoria de realidade distinta da matéria e eneria.

Primeira Lei da Informação
A informação não pode ter origem em processos estatísticos. (Chance mais tempo não pode criar informação, não importa quantas chances ou quanto tempo está disponível.)
Não há nenhuma lei conhecida da natureza, nenhum processo conhecido, e nenhuma seqüência conhecida de eventos que podem causar a informação quem tem como origem, por si só, na  matéria.

Segunda Lei da Informação
A informação só pode provir de um remetente inteligente. Todos os códigos de resultado de uma escolha intencional e acordo entre o remetente e o destinatário.

Observamos diariamente uma entrada contínua de novas informações de uma fonte inteligente (seres humanos). Atualmente, na Terra, a única informação nova que temos detectado que está sendo criado é a partir de seres humanos.
Qualquer cadeia de informação pode ser rastreada para trás, para uma fonte inteligente.

Para duas pessoas a comunicar eficazmente, deve haver algum acordo sobre a linguagem ou o código que é usado.
Lei da Matéria sobre Maquinas

Quando a informação  é utilizada em um domínio material,  exige sempre uma máquina.
Definição de uma máquina: Uma máquina é um dispositivo material que utiliza energia para realizar uma tarefa específica.

A informação é necessária para a concepção e construção de máquinas.
O que isso significa? Tanto a informação  e matéria são necessárias para o desenvolvimento de uma máquina. É a informação que determina e orienta a montagem do sistema  material para a configuração necessária, criando assim uma máquina. Isso significa que o rastreamento para trás, para a fabricação e design de qualquer máquina capaz de realizar um trabalho útil conduzirá à descoberta ou necessidade de informação e, finalmente, a sua fonte inteligente.

O código em todos os sistemas vivos (DNA)  apresentam todos os quatro atributos Universais de  Definição de Informação ?

Como todos os sistemas vivos contêm DNA e informações DNA contém os quatro atributos acima mencionados, eles correspondem à definição de informação.

Além disso, a capacidade e densidade da informação codificada no DNA supera de longe o que a  humanidade conseguiu  até hoje.

Não existe um sistema de informações projetado pelo homem que pode até começar a se comparar ao DNA.
Como todos os sistemas vivos contêm DNA e informações DNA contém os quatro atributos, que atende aos UDI
A porção de DNA decodificado contém 4 letras (ATCG) que compõem as palavras de três letras (codões). Estes codões são dispostos linearmente em uma seqüência de vários (sintaxe).

Cada palavra de três letras representa um dos 20 aminoácidos específicos utilizados na vida. A seqüência (sintaxe) das palavras DNA designa a seqüência específica dos aminoácidos na formação de proteínas.

proteínas celulares são biomaquinas essenciais para a construção, função, manutenção e reprodução de todo um organismo

A informação codificada no DNA é bilhões de vezes mais compacto do que o disco rígido de um PC moderno

Quanto tempo seria necessário para escrever um código como este mediante pura chance?
Um bilhão de  universos, e cada um  povoado por bilhões de macacos digitando,  não conseguiriam  digitar um gene único deste genoma em um bilhão de anos
Mas um Deus onisciente, todo-poderoso Criador pode criar códigos complexos propositalmente  em menos de um dia.

Outro Idem igual ao lá de cima. Mostre que essa tal mensagem (precisa definir formalmente isso no contexto bioquímico) é mais crucial do que as leis bioquímicas ... Isso já estabelecido científicamente?

claro. Em toda literatura científica o DNA é tratado como um código, como uma linguagem.

http://www.cosmicfingerprints.com/iidb.htm

O código é definido como a comunicação entre um codificador (um "escritor" ) e um decodificador ( um leitor ) usando os símbolos préviamente acordados.
A definição do DNA  como um código literal (e não figurativo) é quase universal em todo o corpo da literatura biológica desde a década de 1960.
O código do DNA tem muito em comum com a linguagem humana e a linguagem de computador.
A transcrição do DNA é uma codificação / decodificação – um  mecanismo idêntico  com o modelo de Claude Shannon de  1948: A seqüência de pares de base é codificada no mensageiro  RNA, que é decodificada em proteínas.
Os termos de teoria da informação e idéias aplicadas ao DNA não são metafóricas, mas na verdade, bastante literal em todos os sentidos. Em outras palavras, o argumento da teoria da informação para a concepção não se baseia na analogia em tudo. É a aplicação direta da matemática ao DNA, que por definição é um código.

Pelo pouco que eu sei, a metafísica não é ciência, no sentido moderno dessa palavra.

e nem fiz esta alegação.

Já sobre deus, a ciência natural não se preocupa com supertições sem nenhuma importância.

Isto, como já dito, por que a ciencia moderna aderiu a filosofia naturalistica. Todos os fenomenos naturais tem que ter uma explicação dentro do universo.

Pelo que eu to vendo dos seus posts, quem está querendo misturar religião com ciência é vc

o que lhe da motivo para pensar isto ?

E qual a contruibuição do trabalho e Smolin para o avanço da física nuclear?

Não é isto que está em questão. Estamos querendo explicações por fenómenos naturais, e se é mais provável acreditar em origens naturais, ou sobrenaturais.

Esse cálculo especulativo isolado serve para alguma coisa?

claro que serve !! Serve para mostrar aos senhores ateus a impossibilidade de vida ter surgido sem um criador inteligente. Inúmeros testes científicos não tem nenhuma servitude prática, a não ser aumentar o conhecimento humano sobre nosso mundo que nos circunda.

E repetindo, a física nuclear não são "meros processos, por acaso". Se vc quiser refutar isso vai ter que estudar muito .......

sério ? quer dizer que os núcles atómicos tem a força que tem por necessidade física ? a força não poderia ser diferente ?

da minha bibliotéca virtual :

http://elohim.heavenforum.com/astronomia-astrofisicacosmologia-e-deus-f2/a-extraordinaria-sintonia-fina-do-universo-o-principio-antropico-t24.htm

"necessidade física significaria dizer que o Universo tinha que ser daquela maneira; ele precisa ser finamente sintonizado".todavia, isso seria muito implausível porque estas constantes e quantidades sintonizadas das quais estamos falando são independentes das leis da natureza; elas não são determinadas pelas leis da natureza. Elas são arbitrárias, colocadas no começo inexplicavelmente. Logo, não são fisicamente necessárias. Este ponto pode ser organizado da seguinte maneira:

A fina sintonia do universo pode ser resultado de necessidade física.
Ser resultado de necessidade física implicaria na sintonia fina ser dependente de leis da natureza.
Todavia, a sintonia fina é independente das leis da natureza; tratam-se de constantes e quantidades puramente arbitrárias.
Logo, a sintonia fina do universo não é devido à necessidade física.

Essa é a minha praia e posso dar uma pequena "carteirada" aqui. Essas definições e frases não tem utilidade nenhuma para a ciência natural. Qual ciência formal foi desenvolvida com essas frases? Qual avanço, etc e etc ...

repito : este não é o intuito de nosso debate. Você parece que usa este argumento para sair de fininho na lateral. Desta forma, qualquer debate vai ser de pouca valia.

É mesmo é? Nessa sua pesquisa vc descobriu alguma área estabelecida da ciência baseada no que vc disse, isso tudo tem alguma utilidade científica?Me desculpe, mas da minha experiência de vida eu desconfio da validade dessa sua pesquisa.

desconfia em base de que ?

Eu me referi a isso pq se estamos falando de processos bioquímicos, então também podemos definir formalmente o termo evolução para fins bioquímicos.

e que mecanismo evolutivo voce sugere, o universo ter evoluido exatamente para abrigar vida na terra ? qual necessidade existia, o universo ser apto a abrigar vida ?

A parte da formação do carbono é bem estabelecido em física nuclear e astronomia.

como se formou , se sabe, mas porque tem exatamente as propriedades, para por exemplo se formar carbono, base de toda vida, eis a grande questão. E quase infinitamente mais provável, que carbono nunca se formasse, do que o contrário. Por que se formou então ?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #730 Online: 20 de Setembro de 2010, 16:56:04 »
É, eu vejo todos os processos biológicos, cognitivos, etc, como processos físicos, mas deixa prá-la.
Todo mundo tem o direito de ser maluco-beleza como vc, eu tb sou um pouco de vez em quando depois de umas cachaças.
Se vc conseguir algum progresso com as suas teorias "malucas", poste por aqui pra gente ficar sabendo.

Boa sorte!
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 16:59:15 por gilberto »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #731 Online: 20 de Setembro de 2010, 17:09:51 »
É, eu vejo todos os processos biológicos, cognitivos, etc, como processos físicos, mas deixa prá-la.
Todo mundo tem o direito de ser maluco-beleza como vc, eu tb sou um pouco de vez em quando depois de umas cachaças.
Se vc conseguir algum progresso com as suas teorias "malucas", poste por aqui pra gente ficar sabendo.

Boa sorte!

Maluco beleza não apenas como eu, mas como também por exemplo Richard Dawkins, e Francis Crick, que recebeu o premio Nobel pela descoberta do DNA, que confirmam que o DNA contem informação codificada.

O seguinte é o primeiro parágrafo da palestra de Francis Crick quando recebeu o premio  Nobel em 11 de outubro de 1962.Note o uso da palavra "código" e "informação",

http://nobelprize.org/educational/medicine/dna/a/replication/dna.html

"Parte do trabalho abrangido pela citação do premio Nobel,  sobre a estrutura e replicação do DNA, tem sido descrita por Wilkins em sua leitura do premio  Nobel  este ano ... vou discutir aqui o estado atual de um problema relacionado a transferência de informação na vida material - o do código genético - que há muito me interessa, e que os meus colegas e eu, entre muitos outros, fizeram recentemente um trabalho experimental ... "
DNA contém uma representação codificada de todas as proteínas na célula. Outras moléculas como açúcares e gorduras são sintetizadas por proteínas (enzimas) para que suas estruturas sejam indiretamente codificadas pelo DNA. DNA também contém todas as informações necessárias para fazer a quantidade correta de proteína na hora certa, assim, controlar todos os processos biológicos do dia-a-dia, como a atividade metabólica dos embriogênese e desenvolvimento fetal. O genoma humano contém 3x109 pares de bases do DNA divididos em 23 cromossomos, que se unidas formariam um fio de 1 metro, com um diâmetro de 2 nanometros. Este DNA codifica  cerca de 105 proteínas diferentes. De fato, apenas cerca de 2-4% do total da capacidade de codificação do DNA humano é usado para codificação de genes diferentes, o resto do que provavelmente tem outras funções mais estruturais e organizacionais.

http://nobelprize.org/educational/medicine/gene-code/how.html

Todo organismo vivo, contém em si a informação que necessita para construir um novo organismo. Esta informação contem o projeto da vida, é armazenada no genoma do organismo.  Quando o organismo precisa usar os dados armazenados no genoma, por exemplo,para construir componentes de um celular nova, uma cópia da parte do DNA requerida é feita.  O alfabeto na molécula de RNA contém quatro letras, A, ou seja, U, C, G como mencionado anteriormente. Para construir uma palavra na língua RNA, três dessas cartas são agrupadas. Esta palavra de três letras é muitas vezes referida como um trio ou um codon. Um exemplo de um codon é ACG. As cartas não devem ser de diferentes tipos, assim UUU é também um codon válido. Estes codões são colocados um após o outro na molécula de RNA, para construir uma mensagem, uma seqüência de RNA. Esta mensagem será posteriormente lida por máquinas que produzem a proteína no corpo. Cada organismo tem um sistema quase idêntico que é capaz de ler o RNA, interpretar os diferentes códons e construir uma proteína com várias combinações de aminoácidos mencionadas anteriormente.

Richard Dawkins em seu livro O Relojoeiro Cego:

"Cada um de mais de um trilhão de células do corpo humano contém cerca de mil vezes mais informação precisamente digital codificada como o meu computador inteiro.

« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 17:11:57 por AngeloItacare »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #732 Online: 20 de Setembro de 2010, 17:28:57 »
Maluco beleza não apenas como eu, mas como também por exemplo Richard Dawkins, e Francis Crick, que recebeu o premio Nobel pela descoberta do DNA, que confirmam que o DNA contem informação codificada.
É, tudo isso não deixa de ser maluco-beleza ...
Vc sabe do Linus Pauling, 2 nobels, badalado, etc ... virou um maluco-beleza no final da vida, eu li o livro das vitaminas dele, muito legal pois ele escreve bem ... mas parece que tava chapadão  :histeria:

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #733 Online: 20 de Setembro de 2010, 17:55:16 »
Putz. Cita o Dawkins, mas parece que não lê o livro todo.

O fato de conter informação o DNA mostra o quão físico ele é. Ou acha que a tal da informação é alma ou algo do tipo? O DNA é um código que permite combinações múltiplas.

Absurdo você citar Dawkins e ainda defender esse tipo de coisa. Pode ter certeza que o Dawkins não defenderia nada disso que você está falando.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #734 Online: 20 de Setembro de 2010, 19:25:34 »
Essa questão de DNA ser código genético e portanto é obra de um criador nada mais é do que uma falácia. DNA é química, da mesma forma que H2O. As pessoas fazem tal analogia para fins de simplificação para ficar mais fácil de entender. 
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #735 Online: 20 de Setembro de 2010, 19:28:57 »
Essa questão de DNA ser código genético e portanto é obra de um criador nada mais é do que uma falácia. DNA é química, da mesma forma que H2O. As pessoas fazem tal analogia para fins de simplificação para ficar mais fácil de entender. 

tradução de :

http://www.cosmicfingerprints.com/dnanotcode.htm

Um  código é definido como a comunicação entre um codificador (um "escritor" ) e um decodificador ( um leitor ) usando os símbolos préviamente acordados.

A definição do DNA  como um código literal (e não figurativo) é quase universal em todo o corpo da literatura biológica desde a década de 1960.

O código do DNA tem muito em comum com a linguagem humana e a linguagem de computador.
A transcrição do DNA é uma codificação / decodificação – um  mecanismo idêntico  com o modelo de Claude Shannon de  1948: A seqüência de pares de base é codificada no mensageiro  RNA, que é decodificada em proteínas.

Os termos de teoria da informação e idéias aplicadas ao DNA não são metafóricas, mas na verdade, bastante literal em todos os sentidos. Em outras palavras, o argumento da teoria da informação para a concepção não se baseia na analogia em tudo. É a aplicação direta da matemática ao DNA, que por definição é um código.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #736 Online: 20 de Setembro de 2010, 19:30:26 »

O fato de conter informação o DNA mostra o quão físico ele é. Ou acha que a tal da informação é alma ou algo do tipo? O DNA é um código que permite combinações múltiplas.

Absurdo você citar Dawkins e ainda defender esse tipo de coisa. Pode ter certeza que o Dawkins não defenderia nada disso que você está falando.

mas isto é direto do livro dele :

"Cada um de mais de um trilhão de células do corpo humano contém cerca de mil vezes mais informação precisa digitalmente  codificada como o meu computador inteiro.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
« Resposta #737 Online: 21 de Setembro de 2010, 08:40:33 »

"Cada um de mais de um trilhão de células do corpo humano contém cerca de mil vezes mais informação precisa digitalmente  codificada como o meu computador inteiro.

Sim, mas usar apenas um pedaço do livro dele para justificar suas posições, soa até desonesto. Por que só essa parte te convém? Nesses casos, a ciência vale, certo? Mas se em outro trecho do livro ele fala algo que vai completamente contra o que você acredita (o que é exatamente o tema do livro dele), tenho certeza que você não vai sair por aí citando estes outros trechos.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #738 Online: 21 de Setembro de 2010, 08:46:10 »

Sim, mas usar apenas um pedaço do livro dele para justificar suas posições, soa até desonesto. Por que só essa parte te convém? Nesses casos, a ciência vale, certo? Mas se em outro trecho do livro ele fala algo que vai completamente contra o que você acredita (o que é exatamente o tema do livro dele), tenho certeza que você não vai sair por aí citando estes outros trechos.

ahm, entendi. quer dizer, só é honesto , citar um livro, quando é o livro todo ?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #739 Online: 21 de Setembro de 2010, 09:28:22 »

ahm, entendi. quer dizer, só é honesto , citar um livro, quando é o livro todo ?

Não se faça de desentendido, pois não foi isto o que ele quis dizer, e sim que Vossa Senhoria "pinçou" convenientemente um trecho do livro do senhor Dawkins, no qual ele faz uma analogia do DNA com um aspecto cultural-tecnológico humano, em um simples texto de divulgação científica.

Além disto o forista Mister B ressalta que Vossa Senhoria propositalmente ignora o fato de que o senhor Dawkins, assim como a quase totalidade dos biólogos, considera que o DNA é uma sequência bioquímica produto de um conjunto de fatores totalmente naturais.
Foto USGS

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #740 Online: 21 de Setembro de 2010, 09:48:04 »
Não se faça de desentendido, pois não foi isto o que ele quis dizer, e sim que Vossa Senhoria "pinçou" convenientemente um trecho do livro do senhor Dawkins, no qual ele faz uma analogia do DNA com um aspecto cultural-tecnológico humano, em um simples texto de divulgação científica.

O Senhor Dawkins não fez uma analogia, pois o DNA é descrito em toda literatura específica de biologia como um código, que contem informação, literalmente.

Além disto o forista Mister B ressalta que Vossa Senhoria propositalmente ignora o fato de que o senhor Dawkins, assim como a quase totalidade dos biólogos, considera que o DNA é uma sequência bioquímica produto de um conjunto de fatores totalmente naturais.

claro, afinal toda ciencia moderna aderiu a posição filósófica naturalista, na qual toda explicação pelos fenómenos na natureza tem que ser procurada DENTRO de nosso universo. Não é a quantidade de pessoas, que faz uma posição aderida se tornar mais verdadeira.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 09:50:13 por AngeloItacare »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #741 Online: 21 de Setembro de 2010, 09:48:33 »
xxxx

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #742 Online: 21 de Setembro de 2010, 10:48:44 »

O Senhor Dawkins não fez uma analogia, pois o DNA é descrito em toda literatura específica de biologia como um código, que contem informação, literalmente.

O "descrever como" não significa o "ser" no sentido que Vossa Senhoria deseja: "O DNA é um código; códigos são feitos por uma inteligência; o DNA foi feito por uma inteligência e esta só pode ser sobrenatural". Somente nos textos criacionistas tal ''nonsense' não-científico é admitido.

claro, afinal toda ciencia moderna aderiu a posição filósófica naturalista, na qual toda explicação pelos fenómenos na natureza tem que ser procurada DENTRO de nosso universo.

Claro, claro! Sem dúvida que o que se tem hoje é uma Ciência decorrente de um complô, talvez guiado por "lúcifer", para tirar a primazia de "deus" ("javé", pois assim está na "bíblia") como sendo a fonte primária de tudo. Amém.

Sem dúvida que o método científico e a epistemologia da ciência são produtos de ateus malévolos, orientados por "satanás", que, ao sistematizarem a filosofia naturalista, tiraram as explicações das feições naturais do âmbito da fantasia, digo da realidade divina, e as colocaram no âmbito da razão sensível.

Não foi o produto de um desenvolvimento intelectual que começou na Grécia no quarto século anterior à era cristã; que teve contribuições da China e do mundo árabe durante mais de 1.000 anos e que foram agrupadas e estruturadas na Europa do século XIII, com intenso desenvolvimento nos séculos posteriores, inclusive na América.

A propósito. Tenho uma dúvida "científica" de origem bíblica: Qual era o idioma que se falava no paraíso, em particular o da cobra que f... com a humanidade?

Não é a quantidade de pessoas, que faz uma posição aderida se tornar mais verdadeira.

Realmente não reconhecestes que a expressão "senhor Dawkins, assim como a quase totalidade dos biólogos" representa o 'mainstrean' científico? Então acusa-mes de usar uma falácia do tipo argumentum ad populum?

Então experimenteis, analogamente, da sua própria acusação:

A sua expressão "em toda a literatura científica de biologia" não significa a posição dos biólogos que as elaboraram? Ou devo considerar a hipótese de que os textos sobre o tema surgiram por conta própria, independente dos especialistas?

Acho que não, não é mesmo? Pois afinal de contas, os livros de biologia possuem representações gráficas de letras e números, que são de fato tipos de códigos pois a origem cultural deles é perfeitamente identificável ao longo do tempo histórico e pré-histórico, e que denotam claramente uma inteligência de origem também natural, ainda que muitos textos fora da ciência não sejam garantia disto!!!
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 17:29:46 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #743 Online: 21 de Setembro de 2010, 10:50:24 »
xxxx

O que é isto?

É um código que significa material pornográfico "ultrapesado"? :D
Foto USGS

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
« Resposta #744 Online: 21 de Setembro de 2010, 10:59:01 »

O Geotecton já respondeu, mas tirar frases de contexto não ajuda sua causa. Escolher o que lhe convém certamente tira sua credibilidade. "Desonesto" foi meio forte, mas é a impressão que passa, pois resumidamente, "O Relojoeiro Cego" fala sobre a Teoria da Evolução e ele certamente não defende um Designer Inteligente, Sintonia Fina e outras coisas do gênero.

Tirado da wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Relojoeiro_Cego): "Depois de argumentar que a evolução é capaz de explicar a origem da complexidade, perto de finalizar o livro Dawkins utiliza essa idéia para argumentar contra a existência de Deus: "uma divindade capaz de conceber toda a complexidade organizada no mundo, quer instantaneamente ou guiando a evolução, ... deve ser vastamente complexa para começar..." Ele chama isto "postulando a complexidade organizada sem oferecer uma explicação"."

« Última modificação: 21 de Setembro de 2010, 11:04:05 por Mister B »
George Carlin

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #745 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:08:52 »
O "descrever como" não significa o "ser" no sentido que Vossa Senhoria deseja:

você está enganado. O DNA é um código, literalmente, e Dawkins não deixa dúvida em relação a isso:

Richard Dawkins em seu livro O Relojoeiro Cego:

"Cada um de mais de um trilhão de células do corpo humano contém cerca de mil vezes mais informação precisamente digital codificada como o meu computador inteiro.

do instituto de ciencias biologicas da UFMG:

http://www.icb.ufmg.br/big/genegrad/genetica/genetica/fluxo.htm

A informação genética contida no DNA especifica os tipos de proteínas que são feitas pelas células. Entretanto o DNA não é o molde direto da síntese de proteínas. Uma molécula intermediária faz a ligação entre o código genético e o produto do gene. A transcrição é o processo em que ocorre a síntese de RNA a partir de um molde de DNA. O RNA é sintetizado apenas de um filamento de um DNA de dupla-hélice.

revista superinteressante :

O DNA é um código livre

http://super.abril.com.br/ciencia/dna-codigo-livre-543198.shtml

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #746 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:10:53 »
O Geotecton já respondeu, mas tirar frases de contexto não ajuda sua causa.

de que forma o contexto então dá uma conotação diferente ao que Dawkins disse através dessa frase ?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #747 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:26:33 »
Não meu caro. Isto é, hoje, a prova científica e que deve ser obtida pelo método científico e passar pelo teste de falseabilidade.

mais uma vez, você mistura ciência operacional, com ciência histórica.

A ciência histórica utiliza o método científico e falseabilidade, dentro de uma perspectiva de interpretação das informações e que pode ser testada. Eis um exemplo singelo para que voce possa entender:

Figura 01. Paleoduna da Formação Posse, do Grupo Urucuia, com idade estimada do Cretáceo Superior, no estado do Tocantins.

Dados: São rochas do tipo arenitos, com elevado grau de seleção e arredondamento; apresentam acamamento plano-paralelo inclinado, formando estruturas sigmoidais com cerca de 2 metros de altura (estimada pela escala do martelo na base) cujo mergulho é para o oeste da foto.

Interpretação: O afloramento representa dunas fósseis de um paleodeserto e que cuja direção do vento soprava da esquerda para a direita da foto.

No exemplo em questão os dados são, obviamente, aquilo que há como registro físico na natuteza (verificável “in loco”) enquanto que a interpretação compara as feições observadas naquele afloramento com os modernos ambientes de sedimentação em busca de similaridade de padrões. E isto é parte do método científico e que pode ser testado (falseado).

Citação de: Geotecton
Os fatores físico-químicos provem das propriedades de cada átomo e de seus arranjos em moléculas.

primeiro, você precisa explicar, como estes atomos chegaram a ter as propriedades que tem.

Não sou físico, mas entendo que as propriedades deles são inerentes ao Universo em que estamos. É possível, especulativamente falando, que existam outros Universos com constantes físicas distintas e que produzam outras combinações de matéria e energia.

O fato é que o nosso conhecimento científico sobre o tema é, ainda, muito pequeno.

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2007/01/26/

A mínima alteração das forças fundamentais da Física – gravidade, eletromagnetismo, a sólida energia nuclear ou a fraca energia nuclear – teria como resultado um universo irreconhecível: universo formado de hélio, sem prótons ou átomos, sem estrelas, universo que desmoronaria sobre si mesmo antes dos primeiros momentos de sua existência. Se fossem modificadas as proporções exatas das massas das partículas subatômicas, umas em relação às outras, haveria efeitos semelhantes.

O texto acima, traduzido com pelo menos um termo não usual em português e ressaltado em negrito, representa uma parte do argumento do Princípio Antrópico Forte. E que ainda assim é falacioso, pois induz o leitor a achar que só existimos por causa de um ajuste fino intencional de parâmetros físicos. E isto nada significa, pois a nossa existência não prova a intencionalidade.

Além disto, demonstra uma desonestidade intelectual, pois omite o fato de que o nosso conhecimento do Universo é incipiente, visto que muitas questões da Cosmologia permanecem em aberto.

Se o átomo de hélio é constituído de dois prótons e dois nêutrons, como é que o Universo não teria prótons ou átomos?

e segundo:

que necessidade física deveria existir, para estes átomos se agruparem de forma, de criar vida ?

Qual é a necessidade? Nenhuma!

E isto prova uma intencionalidade sobrenatural? Não!

traduzido de:

http://www.answersingenesis.org/tj/v18/i2/abiogenesis.asp

Uma célula eucariótica viva contém centenas de milhares de diferentes peças complexas, incluindo proteínas motoras variadas. Estas peças devem ser montadas corretamente para produzir uma célula viva, a mais complexa máquina no universo muito mais complexo do que um supercomputador Cray.

Falácia do Relógio de Paley. De novo.

E mais uma citação de "site" criacionista.

traduzido de:

http://creationwiki.org/Argument_from_incredulity

Citação de: CreantionWiki
A crença na abiogênese pode ser fortemente questionada, podemos ser céticos em relação a ela, porque ela nunca foi observada. O que se tem observado é a biogênese, a vida vem da vida. O que sabemos é que a complexidade do mundo natural dos organismos vivos é semelhante, na realidade muito maior do que a complexidade dos dispositivos inteligentemente criados, como o relógio ou do computador.

A abiogênese é uma possibilidade amplamente aceita por toda a comunidade científica e não é um sistema de crença, sendo perfeitamente possível que ela só tenha ocorrido uma vez neste planeta.

E como todo típico "site" criacionista não poderia faltar a falácia do Relógio de Paley. De novo.

Os ateus alegam que a incredulidade é uma posição razoável, mas é na verdade é uma fundação para todo o pensamento crítico. Pessoas com um senso crítico não acreditam em coisas sem provas. Consideramos o oposto, a credulidade. Não há contexto em que esta não seja uma palavra pejorativa!

Esta é uma recomendação sobre medida para os religiosos em geral e para os criacionistas em particular.

Considerando o que os evolucionistas estão dispostos a acreditar, podemos realmente classifica-los como crédulos.

Mais uma falácia, pois confundem e misturam estupidamente a terminologia da biologia evolucionária com a de outras áreas da ciência.

É também muito bom para uma pessoa de uma religião ou filosofia de ser cético em relação às crenças do outro. A religião do naturalismo, que é a base da evolução, pode ser validamente rejeitada por um teísta bíblico. A fé na evolução e do ancestral comum pode ser dominante no mundo, mas isto não diz nada sobre se é verdade. Muitos analisam esta hypotese, e a consdieram inadequada, pois eles encontraram boas razões para ser céticos em relação a ela, especialmente desde que o relato de Gênesis explica melhor as características muito diversas do mundo natural.

Pode ser “validamente rejeitada” por um teísta bíblico?

Por alguém que crê que um compêndio de textos do final da Idade do Bronze é de inspiração divina e que afirma, entre outras coisas, que: a) O homem veio do barro e que a mulher veio de uma costela dele?; b) Que uma cobra falante "ferrou" com a humanidade?; c) Que um velho de 600 anos construiu um barco e colocou um casal de todas as espécies do mundo para salvá-los de uma enchente que cobriu o Everest?; d) Que um dos deuses judaicos que foi alçado na posição de deus único e que era no AT um deus misógeno, vingativo, xenófobo, assassino, cruel e passou a ser o deus oni"blá-blá-blá" dos escolásticos?; e) Por aí vai...

A evolução e o ancestral comum não são um ato de fé. A biologia genética demonstra.

Quais são as características do mundo natural que são mais bem explicadas pelo Gênesis? Que o morcego é uma ave? Que as árvores surgiram antes do Sol? Que as montanhas foram formadas por uma chuva?

Por favor, me poupe!

P.S. Mais uma citação de "site" criacionista.

Não meu caro, eu insisto que ainda não se conhece de forma clara e completa as condições iniciais.

eu não estava falando das condições iniciais, mas de que se constitui uma célula eukaryotica.

Qual célula, eucariótica ou protocariótica, pode subsistir independente do meio físico-químico? Somente aquelas que estão na imaginação dos criacionistas!

pois o que voce descreveu é bioquímica e não as condições geo-físico-químicas primordiais, que envolviam a interação entre o conjunto "atmosfera-oceano-crosta" primitivos no final do éon Hadeano.

mesmo que não se conhecam estas condições, a complexidade da própria célula já e ponto de partida suficiente para analisar e estudar a possibilidade de geração espontânea, natural.

Não, não é o ponto de partida, a não ser que voce demonstre que a vida possa surgir e se desenvolver independentemente das condições geo-físico-químicas do seu entorno.

Um Nobel o aguarda caso voce consiga isto.

E se voce quiser fazer citações, pelo menos apresente referências científicas de períodicos indexados e não páginas criacionistas da Internet.

Citação de: Citação de fonte não-criacionista
tradução de :

http://members.iinet.net.au/~sejones/orignl06.html#orgnflfsprntrlmprbbl

(Brooks, Jim geoquímico, [ex-vice-presidente da Geological Society], "Origens da Vida", Lion: Tring, Hertfordshire, Reino Unido, 1985, p.87).

"A origem da vida era um evento quase totalmente improvável, com chances quase impossíveis"

"É ainda de ser demonstrado como as moléculas essenciais, como a hemoglobina, clorofila e outras proteínas e ácidos nucléicos foram formados. Mas mesmo se estivéssemos a fim de permitir a existência de uma sopa primordial durante toda a história da Terra (4,000-4,500 milhões de anos), as proteínas complexas e moléculas de ácido nucléico, nunca poderiam  ter sido produzido por acaso e interações de chance. No entanto, aqui estamos você e eu na terra hoje. E a evidência do registro fóssil mostra que uma seqüência de eventos de probabilidade quase zero teve lugar mais de 3.500 milhões de anos atrás. Antes deste evento acontecer, as chances de que isso ocorreria eram extremamente pequenas. O que é mais, a partir do entendimento do possível, os processos que conduzem à origem da vida e do papel crítico desempenhado pelos organismos vivos no processos de desenvolvimento, a transição do não-vivo para matéria viva, provavelmente, ocorreu apenas uma vez e pode ter ocorrido apenas uma vez. A origem da vida era um evento quase totalmente improvável, com chances praticamente impossíveis de acontecer por acaso. Mas a vida se originou. Então, foi por chance? Ou foi por design e controle? "

(Shapiro, Robert. [Professor de Química, Universidade de Nova York], "Origins: Um Guia Cética  para a Origem da Vida" Cimeira: Nova York, NY, 1986, p.186).

Todos os trechos destacados em negrito, a começar pelo título, são bem claros: Altamente improvável, mas não impossível de surgir naturalmente.

A parte destacada em itálico ressalta uma observação importante: É possível que a cadeia de eventos que propiciou a vida tenha ocorrido uma só vez ao longo da história do planeta.

"A seqüência total significaria desafiar a nossa credibilidade"

"Hypóteses diferentes que conduzem à origem do replicador inicial  poderiam ser elaboradas, utilizando-se outros experimentos publicados na literatura. Todas partilham os mesmos defeitos em geral. Muitos passos seriam necessários que necessitam de condições diferentes e, portanto, diferentes locais geológicos. Os produtos químicos necessários para uma etapa podem ser ruinoso para os outros. Os rendimentos são pobres, com muitos produtos indesejáveis que constituem a maior parte da mistura. Seria necessário juntar alguns processos imagináveis para concentrar as substâncias importantes e eliminar os contaminantes. A seqüência total seria desafiar a nossa credibilidade, independentemente do tempo alocado para o processo."

(Kauffman, Stuart A. biólogo [teórica, Santa Fe Institute, no Novo México, E.U.A.], "em casa no Universo: a busca de leis de auto-organização e complexidade", [1995], Penguin: London, 1996, reimpressão , p.36).

Não preciso comentar quase nada, pois basta transcrever um trecho sobre o autor da Wikipédia, ressaltando a parte em negrito:

Citação de: Stuart Kauffman, trecho da Wikipédia
Além da proposição de modelos de redes booleanas, defendeu a idéia de que a complexidade dos sistemas biológicos e organismos poderiam ser resultado tanto da auto-organização e da dinâmica distante-do-equilíbrio, quanto da seleção natural.

Pensando bem, eu tenho um comentário: Em qual trecho é que ele afirma que existe a necessidade de uma inteligência sobrenatural?

"Mas como , sem supervisão,  todos os blocos se reúniram em concentrações suficiente elevadas  em um só lugar e ao mesmo tempo?"

"Miller tinha realizado o primeiro experimento de química prebiótica Ele descobriu meios plausíveis de como os blocos de construção das proteínas podiam ter sido formados na terra primitiva. .... Experiências semelhantes têm demonstrado que é possível (embora com muita dificuldade ) para formar os blocos de construção de nucleotídeos do DNA e RNA e moléculas de gordura e, portanto, através deles, o material estrutural das membranas celulares. Muitos outros pequenos componentes moleculares dos organismos foram sintetizados por meio de abiogenese. Mas difficuldades substanciais permanecem. Robert Shapiro observa em seu livro Origens: A Guia Cético da criação da vida na Terra que, embora os cientistas podem demonstrar que é possível sintetizar os diversos ingredientes da vida, não é fácil imaginar que isto poderia ter ocorrido em um único evento. Um grupo de cientistas descobriu que uma molécula pode ser formada de moléculas B e C com um rendimento muito baixo, em um determinado conjunto de condições, então, terá que mostrar que é possível começar um outro grupo com uma alta concentração de moléculas e mostrar que adicionando D e E pode-se formar novamente com um rendimento muito baixo e em condições bastante diferentes. Em seguida, outro grupo E mostra que, em altas concentrações pode formar F ainda sob condições diferentes. Mas como, sem supervisão, fez todos os blocos se reúnem em concentrações elevadas o suficiente em uma lugar e ao mesmo tempo para obter um curso metabólico? São muitas mudanças de cena neste teatro, argumenta Shapiro, sem gerente de estágio. "

Interessante que o autor reconhece que é possível a sintetização natural dos componentes para surgir a vida, e em seguida comete um erro ao afirmar que tudo teria que ter ocorrido em um único evento.

Se o método científico somente pode ser aplicado para os dados que ocorrem no presente, sob a presença de testemunhas oculares, então uma parte muito significativa do conhecimento humano, incluindo campos importantes da Física, da Cosmologia e da Geologia não podem ser considerados como ciência. E isto, todos sabemos, não corresponde à realidade.

Se enquadram como ciencias históricas, como já esclarecido.

E isto nada altera o fato de que elas podem ser contempladas com a análise pelo método científico e aferidas a sua falseabilidade, conforme exemplifiquei com o caso das paleodunas.

Ao que parece, na sua acepção, a interpretação de dados e o uso de postulados não são aceitáveis. Se for este o caso, como é que voce pode querer usar argumentos científicos para corroborar a sua cosmogonia?

Eu não disse que não são aceitáveis. São apenas interpretações, que dependem do pressuposto e da posição filosófica de cada um.

Muito bem. Então, o problema está na determinação de quais são os pressupostos para cada um de nós. Vamos examiná-los.

Pelo que eu pude notar, seus argumentos se concentram em três áreas do conhecimento que você pressupõe serem de “categorias distintas” e complementares, a saber: filosofia metafísica, religião e ciência. Pois bem, eu concordo plenamente que estas três áreas do conhecimento são de “categorias distintas”, mas por razões distintas das suas.

A religião não tem seus elementos verificáveis, nem de modo racional e nem científico. É, portanto, uma “verdade” de fé. E isto é reconhecido pela maioria dos teólogos e filósofos metafísicos teístas. No entanto, para mim, a religião deve pertencer ao ramo da história e da mitologia, pois dela não se pode adquirir conhecimento com base na razão e no sensível. Assim ela não se presta para explicar o mundo natural e nem serve como um conhecimento complementar da realidade objetiva natural.

A filosofia metafísica ocidental, embora racional, também não tem elementos verificáveis pelo método científico. Suas asserções podem ser analisadas pela sua consistência lógica, mas os seus resultados não podem ser verificados pelo sensível, pois ela trata basicamente de idéias sobre a origem e a existência dos seres. Esta modalidade de filosofia é, ao meu ver, um importante instrumento de reflexão intelectual, com alguma contribuição para o conhecimento da realidade objetiva em especial nos trabalhos bases da escola grega com Aristóteles e Platão.

A partir da absorção de elementos filosóficos gregos pagãos, a filosofia metafísica cristã, em particular a escolástica, procurou explicar racionalmente o deus judaico-cristão, criando contínuos ad hocs para justificar as incongruências deste deus, entre as quais se destacam o “livre arbítrio” e a “substância distinta dele”. Enfim, um conjunto de “alegações especiais” que começa no argumento ontológico. Desnecessário dizer que eu não considero válida a filosofia metafísica enquanto instrumento de investigação de uma “realidade com substância diferente da nossa, de natureza divina”.

E que é totalmente arbitrário, pois não há um critério objetivo, independente, para tanto.

pelo contrário. Os critérios foram claramente delineados. Parece má vontade sua de comprender estes fatos. Sem problema pra mim......

Não é má vontade de minha parte, e sim má-ciência do autor, senhor Perry Marshall. Ele determina, de modo conveniente, que a ocorrência de uma estrutura natural como o DNA é um “código” feito com “intencionalidade” enquanto que flocos de neve são estruturas naturais formadas por processos aleatórios.

Ele não apresenta um só indício, uma só justificativa científica, do porque ele chama o DNA de “padrão intencional” e os flocos de neve e os tornados de “padrões aleatórios”. Fica claro o seu “wishful thinking” criacionista, atribuindo a origem da vida a um deus (o cristão, é claro) porque nós humanos somos “especiais”, ao passo que o resto do planeta pode se formar naturalmente.

Citação de: CosmicFingerprints
Uma estrutura aleatória poderia ser um tornado ou um furacão, mas um tornado ou um furacão não é design.
Tautologia.

claro que não. Foi bem explicado, por que não é design.

Não foi explicado. Foi arbitrado. Basta ler o texto completo.

E a frase continua sendo uma tautologia, porque a primeira parte da frase significa o mesmo que a segunda parte, quando examinada no contexto original.

Citação de: CosmicFingerprints
A Natureza não tem propriedades de auto-organização.

Não? A formação de continentes, crescimento de cristais minerais e nucleossíntese de elementos químicos são exemplos suficientes?

já expliquei a diferença, leia o texto traduzido com atenção, e irá entender a diferença.

Errado. O termo “auto-organização” é bem definido e se aplica integralmente aos casos naturais por mim citados.

Segundo. Música escrita em partituras e linguagem são certamente produtos culturais humanos e não da Natureza. Mas não vi uma só palavra que correlacione códons de iniciação e ou finalização com intencionalidade sobrenatural.

este também não foi o propósito.

Não foi? Então porque citou? É o mesmo caso da “lei” de Borel?

A propósito não encontrei a “lei” de Borel, nos moldes mencionados pelos “sites” criacionistas, em nenhuma literatura (Fundamenta Mathematicae; IMPA; Mathematical Geology, por exemplo) ou “sites” (Wolfram MathWorld e Planet Math) especializados em matemática. Porque será?

O propósito foi demonstrar a diferença entre etruturas naturais aleatorias, e informação que deriva de uma mente.

Desculpe, mas tal propósito (desejo?) não foi alcançado.

P.S. Para você o correto é mente ou inteligência?

Mas a ponte é óbvia, para quem quiser enxergar :

1) Informação codificada tem sempre origem inteligente (Krippahl)
2) O DNA tem informação codificada (Crick, Watson, Sagan, Dawkins)
3) O DNA teve origem inteligente (Anthony Flew)»

As premissas são falsas, pois não foram provadas e nem são auto-evidentes. Logo a conclusão (3) é falsa.

Terceiro. "No mundo das estruturas aleatórias, nunca há uma cópia exata". Dependendo do enfoque e da escala de análise, nenhuma estrutura, seja aleatória ou não, apresenta uma cópia exata.

Voce faz uma copia exata de uma partitura. De um livro. De DNA........

Não, não faz sempre.

Senão não existiriam mutações ou outras variações genéticas (e repare que eu sequer falei em Evolução), do mesmo modo que os espécimens minerais possuem diferenças sutis!

Quarto. Qual foi a finalidade deste texto afinal?

já foi dito.  demonstrar a diferença entre etruturas naturais aleatorias, e informação que deriva de uma mente.

Eu também já afirmei que o propósito (desejo?) não foi alcançado.

Quinto. Reitero meu pedido: Se voce quiser fazer citações, apresente referências científicas de periódicos indexados e não páginas criacionistas pinçadas da Internet.

seu pedido demonstra apenas um preconceito descabido em relação a sites criacionistas.

Não é preconceito, e sim restrição pela péssima qualidade do material (pseudo)científico dos criacionistas, em particular daqueles que tratam de Geologia, disciplina na qual o apedeutismo científico deles é vergonhoso.

Por acaso na sua percepção, só cientístas que aderem a filosofia naturalista são inteligentes, tem argumentos senstatos a presentar, os que aderem ao teísmo não ?

Primeiro. Você mesmo afirmou que o conhecimento científico é de “categoria diferente” do conhecimento teológico/religioso. Então se vamos tratar de ciência, a crença (teístas, deístas) ou a descrença (ateus e agnósticos) não são relevantes, pois o que conta são os dados e as respectivas falseabilidades. Você consegue evidenciar cientificamente e falsear a hipótese “deus”? Se puder, estará garantida a sua glória acadêmica. Do contrário...

Segundo. Você precisa nominar os cientistas teístas que defendem a sua posição, pois eu conheço a obra de muitos deles (Francis Collins, Francisco J.  Ayala, Jesus Moure, Giuseppe Leonardi, George Coyne) e todos concordam que “design inteligente” é uma tolice e que a ciência não consegue evidenciar deus, porque foge do seu escopo.

talvez deveria pesquisar , quem é Perry Marshall, por exemplo, o autor da tradução citada. Por que não apenas ataca os argumentos apresentados, se não concorda com eles ?

Fiz uma pesquisa rápida e constatei que o senhor Perry Marshall tem credibilidade nula na comunidade científica, sendo alvo de críticas ferozes por sua pseudo-ciência, como pode ser visto aqui e aqui, embora as fontes recém-mencionadas não sejam de periódicos indexados.

Aliás. Eu não achei nenhum artigo do senhor Perry Marshall em nenhum periódico científico indexado. Porque será?

A sua analogia matemática pode ter implicações filosóficas, mas pode não ser aplicável para a realidade objetiva, simplesmente porque ainda não temos informações suficientes sobre o Universo.

a questão não é o universo. A questão é o tempo, e a adição sucessiva de tempo. Prestando atenção ao que escrevi, e pensando sobre o assunto, não terá como negar que os fatos apresentados são coerentes, e que não há como ter um universo, que não teve começo. Se houvesse, não poderíamos estar aqui.

Publique a sua conclusão em um periódico de filosofia ou de astrofísica, pois ninguém tinha, até o momento, resolvido este problema filosófico e cosmológico, e que consumiu o tempo de diversas mentes brilhantes de Anselmo a Russel.

Mas antes AngeloItacare permita-me algumas palavras. A questão principal é sim o Universo porque a existência do tempo é subordinada à existência dele.

Tanto a filosofia como a cosmologia admitem três grandes hipóteses: que o Universo teve um só início e terá um só fim; pode ser eterno ou poderá ter inícios e finais sucessivos.

A primeira hipótese é a que melhor comporta a existência de um deus, pois a ele seria invocada a causa primeira. No segundo caso não seria necessário deus como causa primeira, porque o princípio da causalidade seria respeitado com a premissa da eterna existência da matéria. A terceira hipótese admite a combinação das premissas das duas primeiras.

Dado o conhecimento incipiente que temos do Universo, estas questões estão em aberto e assim ficarão durante um bom tempo, possibilitando a continuidade da antiga discussão entre o “nada” ontológico e o “nada” físico.

Particularmente eu acho um contra-senso admitir a não-existência de coisa alguma, situação que foi pensada por alguns filósofos, principalmente os escolásticos, para justificar a existência de deus.

A propósito. A sua abordagem sobre o infinito considerou qual tipo? O potencial ou o real?

os dois. no potencial ( ou imaginário ) voce pode chegar ao infinito. Na realidade não é possível, pelos motivos expostos. este argumento é um cheque mate contra a hypotese universo infinito, que nunca teve um começo.

Certas propriedades e resultados da lógica e/na matemática, não tem correspondência com o mundo físico. Vou lhe citar um singelo exemplo.

Neste momento estou escrevendo esta postagem em uma sala que tem uma superfície em metros quadrados equivalente à raiz quadrada de 625.

Esta operação permite dois resultados matematicamente válidos: (+ 25) e (– 25).

Intuitivamente nós afirmamos que o resultado final é (+ 25) metros quadrados e não (– 25) metros quadrados porque não existe espaço bidimensional (euclidiano) real com área negativa.

Portanto, é possível elaborar uma cosmogonia a partir de pressupostos não-verificáveis, mas ela somente será aceita pela fé. E este é o caso dos religiosos em geral e dos criacionistas em particular.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 17:13:24 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
« Resposta #748 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:46:41 »
O Geotecton já respondeu, mas tirar frases de contexto não ajuda sua causa.

de que forma o contexto então dá uma conotação diferente ao que Dawkins disse através dessa frase ?

Utilizando a mesma para corroborar suas asserções sobre um "código inteligente" do DNA. Quando Dawkins fala sobre informações contidas no código do DNA, ele está apontando para o outro lado, diametralmente.
George Carlin

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #749 Online: 22 de Setembro de 2010, 01:14:39 »
Interpretação: O afloramento representa dunas fósseis de um paleodeserto e que cuja direção do vento soprava da esquerda para a direita da foto.

No exemplo em questão os dados são, obviamente, aquilo que há como registro físico na natuteza (verificável “in loco”) enquanto que a interpretação compara as feições observadas naquele afloramento com os modernos ambientes de sedimentação em busca de similaridade de padrões. E isto é parte do método científico e que pode ser testado (falseado).

concordo. o que não pode ser falseado, é a detecção da idade destas pedras. Justamente aí a interpretação depende do pressuposto de cada um,  da filosofía a qual o cientísta adere.

Não sou físico, mas entendo que as propriedades deles são inerentes ao Universo em que estamos.

por que isto não deveria ser óbvio ?

É possível, especulativamente falando, que existam outros Universos com constantes físicas distintas e que produzam outras combinações de matéria e energia.

falou certo. especulativamente falando. não existe evidência nenhuma que isto tenha ocorrido.

Se há um número infinito de universos, como consequencia, absolutamente tudo, não só é possível ... mas realmente deve ter acontecido. Isso significa que em algum lugar, em alguma dimensão, há um universo onde o o Flamengo  venceu contra o Petrópolis  no ano passado. Há um universo onde o presidente Lula foi assassinado, e em outro só naceram mulheres mais bonitas que Giselle Buendchen. Há ainda um universo onde Cazuza viveu 80 anos,  casou, e teve 8 filhos.

Alem do mais, um gerador de universos  também finamente ajustado seria também preciso para explicar  um  vasto conjunto de múltiplos universos .

Se um macaco bater aleatoriamente em um teclado, acabará produzindo toda a coleção de obras de Shakespeare, pelo menos se ele bater por uma quantidade infinita de tempo. Esta declaração baseia se em duas condições : Primeiro, o macaco precisa realmente usar todas as teclas, e em segundo lugar, e isto é mais importante, o teclado deve conter todas as letras e pontuação necessária para produzir as obras de Shakespeare.

O texto acima, traduzido com pelo menos um termo não usual em português e ressaltado em negrito, representa uma parte do argumento do Princípio Antrópico Forte. E que ainda assim é falacioso, pois induz o leitor a achar que só existimos por causa de um ajuste fino intencional de parâmetros físicos. E isto nada significa, pois a nossa existência não prova a intencionalidade.

Além disto, demonstra uma desonestidade intelectual, pois omite o fato de que o nosso conhecimento do Universo é incipiente, visto que muitas questões da Cosmologia permanecem em aberto.

Este argumento se baseia não no que não sabemos do universo, mas do que descobrimos , e conhecemos, e sabemos cada vez melhor. Nem atéus como Dawkins, Stenger, Davies, Hawking, Penrose, e muitos outros, põem em dúvida de que o universo é ajustado de forma extraórdinária para vida. Isto demanda uma explicação.

Se o átomo de hélio é constituído de dois prótons e dois nêutrons, como é que o Universo não teria prótons ou átomos?

http://www.reasons.org/physics/constants-physics/multifaceted-design-strong-nuclear-force

A intensidade da força nuclear forte. Se ela fosse dois por cento mais fraca, elementos pesados, essenciais para vida,  seriam instáveis. Se fosse dois por cento mais forte, então quarks não formariam em prótons, então não haveria matéria nenhuma. Dois por cento de variação pra mais , ou pra menos, e não haveria vida.

Prótons e nêutrons são como pessoas. Há uma distância certa entre eles para promover a química possível. Coloque-as perto ou longe demais  e sua capacidade de interagir um com o outro irá diminuir drasticamente. Para obter interações corretas entre prótons e nêutrons, de modo que os átomos estáveis, moléculas, e a química são possíveis, é fundamental que a força nuclear forte é requintadamente ajustada  de várias maneiras diferentes.

Qual é a necessidade? Nenhuma!
E isto prova uma intencionalidade sobrenatural? Não!

http://www.detectingdesign.com/abiogenesis.html

Por que uma natureza começaria um processo  indirecionado para trazer vida à existência? A seleção natural não é realmente uma força válida neste momento já não há realmente nenhuma vantagem concebível para moléculas sem inteligencia  interagir como partes de uma coisa viva versos partes de uma pedra ou um conjunto amorfo de lama. Mesmo que uma grande quantidade de proteínas completamente formadas e cadeias de moléculas de DNA totalmente formadas fossem se juntar  ao mesmo tempo, quais são as chances de que todas as centenas e milhares de proteínas exclusivamente especificadas, tanto para decodificar o DNA e mRNA, (para não mencionar as moléculas de ATP necessárias e o conjunto de outras não mencionadas "peças"), seriam fundidas todas simultaneamente em conjunto de modo altamente funcional? Não só nunca o fenômeno foi reproduzido por qualquer cientista em um laboratório na Terra, mas um mecanismo razoável para que tal fenómeno possa ocorrer  nunca foi proposto - fora do design inteligente óbviamente.

traduzido de:
Falácia do Relógio de Paley. De novo.

E mais uma citação de "site" criacionista.

ah eh ? em que exatamente está constituída a falácia ?

A abiogênese é uma possibilidade amplamente aceita por toda a comunidade científica e não é um sistema de crença, sendo perfeitamente possível que ela só tenha ocorrido uma vez neste planeta.
E como todo típico "site" criacionista não poderia faltar a falácia do Relógio de Paley. De novo.

errado. que abiogenese seja perfeitamente possível que ela  tenha ocorrido uma vez neste planeta  é de fato apenas uma crença sem suporte científico. Tanto, que se fosse diferente, o premio da vida já tería sido pago :

http://www.us.net/life/

O Premio da  Origem da Vida ®  será concedido para quem  propor um mecanismo e processo altamente plausível natural para o surgimento espontâneo das instruções genéticas na natureza suficiente para dar origem à vida. A explicação deve ser coerente com a bioquímica empírica, cinética, termodinâmica e conceitos como mais delineado aqui, e será publicada em um jornal de ciência muito respeitada, e “ peer-reviewed “ .

Mais uma falácia, pois confundem e misturam estupidamente a terminologia da biologia evolucionária com a de outras áreas da ciência.

o atéu forte, que nega a existência de Deus, não o faz apenas baseado na teoría da evolução. Sua posição não se baseia em provas, mas em fé. Uma fé que postula que Deus não existe, justamente por que não tem provas empiricas como base, apenas um desejo que seja assim.

A evolução e o ancestral comum não são um ato de fé. A biologia genética demonstra.

apresente a demonstração aqui então. Quero ver.....

Qual célula, eucariótica ou protocariótica, pode subsistir independente do meio físico-químico? Somente aquelas que estão na imaginação dos criacionistas!

eu não disse isto. Mas a questão foi a célula primordial, não o meio ambiente primordial.

Não, não é o ponto de partida, a não ser que voce demonstre que a vida possa surgir e se desenvolver independentemente das condições geo-físico-químicas do seu entorno.

Um Nobel o aguarda caso voce consiga isto.

mais uma vez. eu não disse isto. parece que voce quer desviar a atenção do que estamos debatendo.

Todos os trechos destacados em negrito, a começar pelo título, são bem claros: Altamente improvável, mas não impossível de surgir naturalmente.

A parte destacada em itálico ressalta uma observação importante: É possível que a cadeia de eventos que propiciou a vida tenha ocorrido uma só vez ao longo da história do planeta.

altamente improvável, mas mesmo assim voce acredita nisso. Voce sabe no caso da vida espontânea, o que quer dizer, altamente improvável ?

http://www.trueorigin.org/abio.asp

As Coppedge (1973) notes, even 1) postulating a primordial sea with every single component necessary for life, 2) speeding up the bonding rate so as to form different chemical combinations a trillion times more rapidly than hypothesized to have occurred, 3) allowing for a 4.6 billion- year-old earth and 4) using all atoms on the earth still leaves the probability of a single protein molecule being arranged by chance is 1 in 10,261.  Using the lowest estimate made before the discoveries of the past two decades raised the number several fold.  Coppedge estimates the probability of 1 in 10119,879 is necessary to obtain the minimum set of the required estimate of 239 protein molecules for the smallest theoretical life form.

At this rate he estimates it would require 10119,831 years on the average to obtain a set of these proteins by naturalistic evolution (1973, pp. 110, 114).  The number he obtained is 10119,831 greater than the current estimate for the age of the earth (4.6 billion years).  In other words, this event is outside the range of probability.  Natural selection cannot occur until an organism exists and is able to reproduce which requires that the first complex life form first exist as a functioning unit.

Pensando bem, eu tenho um comentário: Em qual trecho é que ele afirma que existe a necessidade de uma inteligência sobrenatural?

o trecho foi citado. E só ler.......e engraçado. Quando são feitos citações de sites criacionistas, voce exclama : é de um site criacionista, não vale. Quando é citado de um cientísta não criacionista, ai argumenta : eih, mas esse não acredita na biblia......  ::)

Interessante que o autor reconhece que é possível a sintetização natural dos componentes para surgir a vida, e em seguida comete um erro ao afirmar que tudo teria que ter ocorrido em um único evento.

ele apenas reconhece que é possível a sintetização os diversos ingredientes da vida, o natural voce inseriu sem estar no texto original, mas a enfase é que não é fácil imaginar que isto poderia ter ocorrido em um único evento.

E isto nada altera o fato de que elas podem ser contempladas com a análise pelo método científico e aferidas a sua falseabilidade, conforme exemplifiquei com o caso das paleodunas.

me mostre a macro-evolução pelo método científico.

Não é má vontade de minha parte, e sim má-ciência do autor, senhor Perry Marshall. Ele determina, de modo conveniente, que a ocorrência de uma estrutura natural como o DNA é um “código” feito com “intencionalidade” enquanto que flocos de neve são estruturas naturais formadas por processos aleatórios.

Ele não apresenta um só indício, uma só justificativa científica, do porque ele chama o DNA de “padrão intencional” e os flocos de neve e os tornados de “padrões aleatórios”. Fica claro o seu “wishful thinking” criacionista, atribuindo a origem da vida a um deus (o cristão, é claro) porque nós humanos somos “especiais”, ao passo que o resto do planeta pode se formar naturalmente.

sei sei... acontece que esta má ciencia, como voce a chama, não foi invenção de Perry Marshall, mas de Leslie Orgel, um dos maiores especialistas de abiogenese :

"Os organismos vivos se distinguem pela sua" complexidade especificada ". Cristais são geralmente tidos como os protótipos de estruturas simples bem especificadas, pois consistem em um grande número de moléculas idênticas embaladas junto em uma maneira uniforme. Peças de granito ou misturas de polímeros aleatórios são exemplos de estruturas que são complexos, mas não especificadas. Os cristais não se qualificam como a vida por falta de complexidade, as misturas de polímeros de não conseguir qualificar, pois a falta de especificidade ".

Não? A formação de continentes, crescimento de cristais minerais e nucleossíntese de elementos químicos são exemplos suficientes?

já expliquei a diferença, leia o texto traduzido com atenção, e irá entender a diferença.
[/quote]

Errado. O termo “auto-organização” é bem definido e se aplica integralmente aos casos naturais por mim citados.

Mas a ponte é óbvia, para quem quiser enxergar :

1) Informação codificada tem sempre origem inteligente (Krippahl)
2) O DNA tem informação codificada (Crick, Watson, Sagan, Dawkins)
3) O DNA teve origem inteligente (Anthony Flew)»

As premissas são falsas, pois não foram provadas e nem são auto-evidentes. Logo a conclusão (3) é falsa.

é evidente sim que informação vem sempre de uma mente. Se discordar, fica a você o ônus de apresentar informação codificada, que não provém de uma mente.

Não, não faz sempre.

Senão não existiriam mutações ou outras variações genéticas (e repare que eu sequer falei em Evolução), do mesmo modo que os espécimens minerais possuem diferenças sutis!

isto não anula o argumento. Assim como alguem pode copiar um livro, e errar em algumas palavras, o dna também pode errar. Não é por isto que isto prova que o DNA pode ter codificado a informação nele contido por acaso.

Eu também já afirmei que o propósito (desejo?) não foi alcançado.

sinto muito. para mim a diferença é clara. Se voce não está a altura mental de entender a diferença, não posso fazer nada.

Não é preconceito, e sim restrição pela péssima qualidade do material (pseudo)científico dos criacionistas, em particular daqueles que tratam de Geologia, disciplina na qual o apedeutismo científico deles é vergonhoso.

seu preconceito fica mais evidente ainda, pois a base de interpretação de sites criacionistas é quase exclusivamente informação da ciência secular.

Aliás. Eu não achei nenhum artigo do senhor Perry Marshall em nenhum periódico científico indexado. Porque será?

porque já lhe expliquei. Por que a ciência moderna não aceita explicações que não sejam naturalistas.

« Última modificação: 22 de Setembro de 2010, 01:18:27 por AngeloItacare »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!