Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183777 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #700 Online: 18 de Setembro de 2010, 08:34:25 »
Olá, Angelo,

eu vi essa conversa e gostaria de fazer um comentário. Eu acho a primeira vista que vc não está sabendo utilizar argumentos de valores de probabilidades. Vejamos um absurdo que vc falou:

Veja, por exemplo, que a probabilidade de surgir casualmente uma proteína de apenas cinqüenta aminoácidos é de uma chance entre 1065 chances, portanto, segundo a Lei de Borel, este evento não tem chance de ocorrer (a Lei de Borel afirma que qualquer evento que tenha uma chance entre mais que 1050 chances simplesmente não ocorre),

Oras, a probabilidade de se ganhar o prêmio principal da MegaSena com uma cartela básica de 6 números é de 1 em 50.063.860, e com uma cartela máxima de 15 números é 1 em 10.003.
http://www1.caixa.gov.br/loterias/loterias/megasena/probabilidades.asp
Portanto, por essa tal de Lei de Borel que vc gosta de mencionar, nunca poderia existir um ganhador do prêmio principal da Megasena, o que demonstra o seu equívoco de invocar uma "Lei" matemática qualquer para tentar conclusões mais gerais (a menos que vc não acredita que a Caixa Econômica Federal faça um sorteio justo).
Se vc quiser utilizar argumentos baseados em probabilidades vc vai ter que estudar probabilidades para saber extamente as condições em que um cálculo probabilístico é válido. O que sem querer ofender vc, não é o que vc está demonstrando, e é onde eu acho que vc erra, como já demonstou o Geotecton ao colocar uma citação do próprio Borel logo mais acima.

Só para vc ter uma noção genérica, para um evento onde um resultado X tem uma probabilidade de 1 em 10^1000, mas em um sistema onde há 10^1001 ocorrências desse evento por segundo, o valor médio esperado de ocorrer X deverá ser de 10 vezes por segundo. Se fôssemos seguir a sua interpretação ingênua dessa Lei de Borel, chegaríamos que nunca esse evento podería ocorrer. Aplicando isso para a Megasena, se a probabilidade de uma única cartela é da ordem de 1 em 1milhão, em cada sorteio tem milhões de cartelas, resolvendo o ingênuo paradoxo análogo ao seu.

A minha resposta para o seu argumento de desacreditar as hipóteses de abiogênese físico-química devido a sua pequena probabildade, é que, apesar de que a probabilidade de surgimento de um sistema molecular replicante que fosse caracterizado como vida possa ser pequena, o número de ocorrências de reações químicas em sistemas macroscópios pode ser tão grande que torne plenamente possível a formação de sistemas vivos. O que torna a hipótese abiogênese uma possível explicação ciêntífica para o surgimento da vida do ponto de vista probabilístico.

Uma outra coisa, o cálculo da probabilidade de 1 em 10^220 que vc postou, é apenas um cálculo especulativo entre muitos, e que pelo pouco que pude ver ele se baseia na hipótese de a vida surgir de sistemas totalmente aleatórios, o que não é o caso dos sistemas físicos. Os sistemas físicos evoluem para as suas configurações mais estáveis, o que muda radicalmente qualquer cálculo de probabilidades. Aí é onde que eu acho que está o X da questão, e onde vc está errando. Por exemplo, o Geotecton citou o caso dos materiais cristalinos, o posicionamento geométrico estrutural desses cristais é matematicamente e geometricamente perfeito e simétrico, a probabilidade de ocorrência desses materiais de forma aleatória é tão pequena quanto os cálculos especulativos que vc gosta de citar, mas que devido as propriedades físico-químicas dos materiais cristalinos tornam a probabilidade de ocorrência de cristais maior que 1 em sistemas como o planeta Terra.

Logo, eu acho que para vc falar de probabilidade, vc vai ter que fazer melhor do que vc vem fazendo ingenuamente. Sabe como parece que vc monta os seus argumentos? Parece que vc procura alguma citação de algum cientista mais ou menos famoso, e se essa citação parece corroborar de alguma forma o seu pensamento, então vc replica essa citação. Vc não parece demonstar interesse em ter um domínio técnico mínimo acerca do assunto que vc está falando, e vc limita a sua interpretação para o foco para o qual vc quer dar validade pegando o gancho do tal "cientista reconhecidamente competente". Se vc realmente tem a intenção de ser levado a sério em assuntos mais técnicos, vc vai ter que demonstrar alguma intenção de aprendizado para considerar as várias possibilidades de interpretação de assuntos como esses que vc tá tentando abordar.

Um outro comentário sobre a sua argumentação sobre o termo "INFORMAÇÃO", é que esse termo pode ter diferentes definições, mas geralmente relacionada a comunicação, ou a armazenagem de dados. Se vc quiser usar o conceito de informação para fins de abiogênese, vc vai ter que formalizar a sua definição de informação pertinente ao assunto, o que parece que vc não fez ou citou. Vai me desculpar, mas o uso do argumento de informação por meio de vcs criacionistas é bem ingênuo também. Mais ingênuo ainda é a tentativa de utilizar a 2a Lei da Termodinâmica, e ainda mais ingênuo é o de usar o conceito de entropia. Me desculpe, se isso parece um argumento de autoridade (ou algo parecido, sei lá), mas é realmente ridículo.

Mas a meu ver, a ciência não é "melhor" ou "mais certa" só porque é a ciência. Para mim ela é a mais certa porque ela vai dando resultados cada vez melhores, vai se auto-corrigindo, e vai melhorando a vida da humanidade. Já a religião não contribui muito para o progresso e melhoria do ser humano, e muito menos para contribuir com novos conhecimentos. O dia que a religião salvar milhões de vidas como faz a medicina com as vacinas, remédios e demais procedimentos científicos, aí vcs podem tentar vir conversar de igual para igual, por enquanto, me desculpe, mas vcs são fraquinhos, fraquinhos :histeria: (bricadeira, mas com respeito, hein).
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 10:05:57 por gilberto »

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #701 Online: 18 de Setembro de 2010, 10:53:47 »
Parece mais lei Bordel, isso sim... Essa viagem é muito pouco... Não entendi nada...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #702 Online: 18 de Setembro de 2010, 11:32:27 »
Esse argumento das improbabilidades que os crentes tanto amam não passa de um bulshit medonho. Tipo, o argumento da improbabilidade de um Boing 747 poder surgir de um tornado que passa num ferro velho. Primeiro, nem o ferro velho, nem o tornado são naturais - por aí o argumento já cai por terra.

Improbabilidade é diferente de impossibilidade - coisa que os crentes não conseguem entender, nem abrindo-lhes o crânio e enfiando-lhes cérebro à dentro.

Só pra pensar um pouco, qual a probabilidade de que você estivesse aqui nesse momento lendo essa porcaria de post meu? comece calculando a probabilidade de você ter nascido, considerando a quantidade de espermatozóides do seu pai e de óvulos da sua mãe, só pra começo de conversa.

Improbabilidade não quer dizer porra nenhuma. É só mais uma daquelas propriedades esquisitas da natureza.
Que o diga Zaphod Beeblebrox e cia.  :hihi:
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 11:34:55 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #703 Online: 18 de Setembro de 2010, 11:46:16 »
Esse argumento das improbabilidades que os crentes tanto amam não passa de um bulshit medonho. Tipo, o argumento da improbabilidade de um Boing 747 poder surgir de um tornado que passa num ferro velho. Primeiro, nem o ferro velho, nem o tornado são naturais - por aí o argumento já cai por terra.

Improbabilidade é diferente de impossibilidade - coisa que os crentes não conseguem entender, nem abrindo-lhes o crânio e enfiando-lhes cérebro à dentro.

Só pra pensar um pouco, qual a probabilidade de que você estivesse aqui nesse momento lendo essa porcaria de post meu? comece calculando a probabilidade de você ter nascido, considerando a quantidade de espermatozóides do seu pai e de óvulos da sua mãe, só pra começo de conversa.

Improbabilidade não quer dizer porra nenhuma. É só mais uma daquelas propriedades esquisitas da natureza.
Que o diga Zaphod Beeblebrox e cia.  :hihi:

Ok, e o que tem que ser dito nesse negócio de criacionismo X abiogênese é que dependendo do ponto de vista, a abiogênese físico-química pode ser até pouco provável (o que ainda está em discução), mas mesmo assim, físico-químicamente plausível e coerente com o que sabemos até agora científicamente.

Já a criação divina pode ser plausível teologicamente, sei lá, mas científicamente não tem nenhum embasamento. Então fica difícil para os criacionistas quererem se meter a besta de discutir esse tema do ponto de vista científico ... eu pelo menos nunca vi um argumento criacionista mais ou menos convincente do ponto de vista científico. Tem até a hipótese interessante da complexidade irredutível, só que os seus proponentes vão ter que mostar a sua utilidade científica bem como as evidências de sua ocorrência, o que parece eles nem tem idéia de como fazer isso ... logo é um conceito inútil científicamente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #704 Online: 18 de Setembro de 2010, 11:49:12 »
[...]

Caro West.

Eu acho que voce quis dizer que "nem o ferro-velho e nem o Boeing são naturais", visto que o tornado é, não é mesmo?
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 19:56:52 por Geotecton »
Foto USGS

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #705 Online: 18 de Setembro de 2010, 14:10:25 »
A minha resposta para o seu argumento de desacreditar as hipóteses de abiogênese físico-química devido a sua pequena probabildade, é que, apesar de que a probabilidade de surgimento de um sistema molecular replicante que fosse caracterizado como vida possa ser pequena, o número de ocorrências de reações químicas em sistemas macroscópios pode ser tão grande que torne plenamente possível a formação de sistemas vivos. O que torna a hipótese abiogênese uma possível explicação ciêntífica para o surgimento da vida do ponto de vista probabilístico.

São raros os momentos, que mudo de posição baseado em argumentos diretos de ateus. Concordo, que a lei de Borel não é aplicável a processos biológicos, portanto não irei usar este argumento no futuro. A problemática de abiogenese é tão grande, que qualquer possibilidade de occorrência de surgimento de vida por pura chance pode ser descartada por completo.  

Uma outra coisa, o cálculo da probabilidade de 1 em 10^220 que vc postou, é apenas um cálculo especulativo entre muitos, e que pelo pouco que pude ver ele se baseia na hipótese de a vida surgir de sistemas totalmente aleatórios, o que não é o caso dos sistemas físicos. Os sistemas físicos evoluem para as suas configurações mais estáveis, o que muda radicalmente qualquer cálculo de probabilidades.

Smolin na verdade se referiu a probabilidade de carbono se formar espontâneamente no espaço, base de toda vida. o problema já começa aí.

http://www.scribd.com/doc/19271984/Ciencia-e-Religiao

A síntese do Carbono – o núcleo vital de todas as moléculas orgânicas –envolve aquilo que os cientistas denominam de uma “estarrecedora” coincidênciana proporção da energia forte (strong force) para o eletromagnetismo. Essa proporção permite ao Carbono 12 atingir um estado estimulado de exatidão daordem de 7,65 Mev na temperatura típica do centro das estrelas, o que cria uma ressonância que envolve o Hélio 4, o Berilo 8 e o Carbono 12, possibilitando a ligação necessária que ocorre durante uma janela diminuta de oportunidade, que dura 10-17 segundos (0.00000000000000001 s)!
Fred Hoyle:
Tudo o que vemos no universo de observações e fatos em oposição ao estado mental dos esquemas e suposições, permanece inexplicado. E mesmo em seu suposto primeiro segundo, o universo em si não é casual. Isso quer dizer que o universo precisa saber com antecedência o que irá acontecer antes de iniciar a si próprio. Porque, de acordo com a teoria do Big-Bang por exemplo, em umperíodo
de
10-43
segundos[0,000000000000000000000000000000000000000000000001s] o Universo precisa saber quantos tipos de neutrinos irão existir no período de 1 segundo.Isso funciona de modo a iniciar a expansão na taxa exata para adequar-se ao número final de tipos de neutrinos.
O conceito de Hoyle, sobre a necessidade do universo em saber com “antecedência” resultados que viriam posteriormente captou a profundidade do mistério. A sintonia fina de valores e proporções aparentemente heterogêneos,necessários para ir do Big-Bang à vida conforme a conhecemos, envolve uma coordenação intricada sobre amplas diferenças de escala – desde o nível intergaláctico ao sub-atômico -, e através de sistemas de tempo de vários bilhões de anos. Hoyle, que concebeu o termo “Big-Bang”, questionava a legitimidade propriamente dita da metáfora acerca de uma “explosão” inicial.“Uma explosão em um ferro-velho não leva as diversas peças de metal amontarem uma máquina útil e funcionando”,...quanto mais os físicos aprendem sobre o Universo, mais ele se assemelha a um trabalho de planejamento..

Aí é onde que eu acho que está o X da questão, e onde vc está errando. Por exemplo, o Geotecton citou o caso dos materiais cristalinos, o posicionamento geométrico estrutural desses cristais é matematicamente e geometricamente perfeito e simétrico, a probabilidade de ocorrência desses materiais de forma aleatória é tão pequena quanto os cálculos especulativos que vc gosta de citar, mas que devido as propriedades físico-químicas dos materiais cristalinos tornam a probabilidade de ocorrência de cristais maior que 1 em sistemas como o planeta Terra.

isto pouco tem a ver com o problema da informação, que não pode surgir a não ser partindo de uma mente consciente.

Logo, eu acho que para vc falar de probabilidade, vc vai ter que fazer melhor do que vc vem fazendo ingenuamente. Sabe como parece que vc monta os seus argumentos? Parece que vc procura alguma citação de algum cientista mais ou menos famoso, e se essa citação parece corroborar de alguma forma o seu pensamento, então vc replica essa citação. Vc não parece demonstar interesse em ter um domínio técnico mínimo acerca do assunto que vc está falando, e vc limita a sua interpretação para o foco para o qual vc quer dar validade pegando o gancho do tal "cientista reconhecidamente competente". Se vc realmente tem a intenção de ser levado a sério em assuntos mais técnicos, vc vai ter que demonstrar alguma intenção de aprendizado para considerar as várias possibilidades de interpretação de assuntos como esses que vc tá tentando abordar.

várias possibilidades de interpretação ? quais mecanismos você propõe para informação contida no DNA, se não uma mente inteligente? evolução é discartada, pois ela não opera antes da primeira celula estiver formada.

Um outro comentário sobre a sua argumentação sobre o termo "INFORMAÇÃO", é que esse termo pode ter diferentes definições, mas geralmente relacionada a comunicação, ou a armazenagem de dados. Se vc quiser usar o conceito de informação para fins de abiogênese, vc vai ter que formalizar a sua definição de informação pertinente ao assunto, o que parece que vc não fez ou citou.

http://crerparaver.blogspot.com/2009/06/re-perspectiva-informacao-codificada-de.html

«1) Informação codificada tem sempre origem inteligente (Krippahl)
2) O DNA tem informação codificada (Crick, Watson, Sagan, Dawkins)
3) O DNA teve origem inteligente (Anthony Flew)»

Vai me desculpar, mas o uso do argumento de informação por meio de vcs criacionistas é bem ingênuo também. Mais ingênuo ainda é a tentativa de utilizar a 2a Lei da Termodinâmica, e ainda mais ingênuo é o de usar o conceito de entropia. Me desculpe, se isso parece um argumento de autoridade (ou algo parecido, sei lá), mas é realmente ridículo.

porque ?

Mas a meu ver, a ciência não é "melhor" ou "mais certa" só porque é a ciência. Para mim ela é a mais certa porque ela vai dando resultados cada vez melhores, vai se auto-corrigindo, e vai melhorando a vida da humanidade.

melhor em que sentido ? e comparada com que ?

Já a religião não contribui muito para o progresso e melhoria do ser humano, e muito menos para contribuir com novos conhecimentos.

voce está comparando peras com  maçã's. São categorias diferentes.

Stephen Jay Gould. Rocks of Ages: Science and Religion in the fullness of life. Ballantine Books, 1999.
a ciência e a religião lidam com aspectos fundamentalmente distintos da experiência humana, e desta forma, quando cada uma delas permanece em seu próprio domínio, elas coexistem de maneira pacífica

O dia que a religião salvar milhões de vidas como faz a medicina com as vacinas, remédios e demais procedimentos científicos, aí vcs podem tentar vir conversar de igual para igual, por enquanto, me desculpe, mas vcs são fraquinhos, fraquinhos :histeria: (bricadeira, mas com respeito, hein).

erro de categoria de novo. Uma coisa não tem nada a ver com outra.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #706 Online: 18 de Setembro de 2010, 15:27:17 »
Geo,

Eu particularmente gosto muito dos seus posts. Parabéns!

São absolutamente objetivos e diretos na questão.

Umas das coisas que gosto de citar sobre o DI e o Criacionismo: Como ambos gostam de invocar que o "acaso" é impossível, eu me divirto imaginando quando que os seus defensores cairão na real que o termo "acaso" para origem da vida é duplamente um problema para eles. Ora, se o acaso da origem da vida é impossível partindo do pressuposto de um Designer, logo, ela - a origem da vida - é duplamente improvável para o acaso de um Designer!! Rsrsrsrs... Incrível como não percebem este isto!!

como se o Designer não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se o Designer do Designer não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se o grande unicórnio rosa invisível não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se as Fadas Aladas Verdes do Norte não pudessem existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se Gnomos não pudessem existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

Isso... argumentos ad hoc são o melhor jeito de manter um bom nível de debate...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #707 Online: 18 de Setembro de 2010, 16:36:39 »
Geo,

Umas das coisas que gosto de citar sobre o DI e o Criacionismo: Como ambos gostam de invocar que o "acaso" é impossível, eu me divirto imaginando quando que os seus defensores cairão na real que o termo "acaso" para origem da vida é duplamente um problema para eles. Ora, se o acaso da origem da vida é impossível partindo do pressuposto de um Designer, logo, ela - a origem da vida - é duplamente improvável para o acaso de um Designer!! Rsrsrsrs... Incrível como não percebem este isto!!

como se o Designer do Designer não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se o grande unicórnio rosa invisível não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

como se as Fadas Aladas Verdes do Norte não pudessem existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

Isso... argumentos ad hoc são o melhor jeito de manter um bom nível de debate...

claro claro..... voce certamente tem uma boa contribuição a dar, e elevando o nível do debate, propondo uma causa mais plausível pelo nosso universo, que um designer inteligente ??!!

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #708 Online: 18 de Setembro de 2010, 18:26:27 »
São raros os momentos, que mudo de posição baseado em argumentos diretos de ateus. Concordo, que a lei de Borel não é aplicável a processos biológicos, portanto não irei usar este argumento no futuro.
Ok. :ok: . E eu não to dizendo que vc não possa usar qualquer argumento, mas se usar vai ter que fundamentar para que seja minimamente um argumento científico.

A problemática de abiogenese é tão grande, que qualquer possibilidade de occorrência de surgimento de vida por pura chance pode ser descartada por completo. 
Eu acho uma bobagem vcs criacionistas quererem refutar científicamente as hipóteses abiogênicas. Na minha opinião (não sou bioquímico) as hipóteses abiogênicas não possuem um modelo científico dominante. Pelo pouco que sei, esta é uma área de pesquisa paralela as linhas estabelecidas teoricamente e experimentalmente. Eu acho que dentro da própria bioquímica esse assunto ainda se encontra mais na fase da especulação científica, ou seja, ainda é meramente uma hipótese.

Agora é uma hipótese com fundamentos científicos plausíveis, tanto teoricamente, como experimentalmente. Agora me fale de um único experimento científico que torne a hipótese de criacionismo divino plausível?

Uma outra coisa, o cálculo da probabilidade de 1 em 10^220 que vc postou, é apenas um cálculo especulativo entre muitos, e que pelo pouco que pude ver ele se baseia na hipótese de a vida surgir de sistemas totalmente aleatórios, o que não é o caso dos sistemas físicos. Os sistemas físicos evoluem para as suas configurações mais estáveis, o que muda radicalmente qualquer cálculo de probabilidades.

Smolin na verdade se referiu a probabilidade de carbono se formar espontâneamente no espaço, base de toda vida. o problema já começa aí.

http://www.scribd.com/doc/19271984/Ciencia-e-Religiao

A síntese do Carbono – o núcleo vital de todas as moléculas orgânicas –envolve aquilo que os cientistas denominam de uma “estarrecedora” coincidênciana proporção da energia forte (strong force) para o eletromagnetismo. Essa proporção permite ao Carbono 12 atingir um estado estimulado de exatidão daordem de 7,65 Mev na temperatura típica do centro das estrelas, o que cria uma ressonância que envolve o Hélio 4, o Berilo 8 e o Carbono 12, possibilitando a ligação necessária que ocorre durante uma janela diminuta de oportunidade, que dura 10-17 segundos (0.00000000000000001 s)!
Fred Hoyle:
Tudo o que vemos no universo de observações e fatos em oposição ao estado mental dos esquemas e suposições, permanece inexplicado. E mesmo em seu suposto primeiro segundo, o universo em si não é casual. Isso quer dizer que o universo precisa saber com antecedência o que irá acontecer antes de iniciar a si próprio. Porque, de acordo com a teoria do Big-Bang por exemplo, em umperíodo
de
10-43
segundos[0,000000000000000000000000000000000000000000000001s] o Universo precisa saber quantos tipos de neutrinos irão existir no período de 1 segundo.Isso funciona de modo a iniciar a expansão na taxa exata para adequar-se ao número final de tipos de neutrinos.
O conceito de Hoyle, sobre a necessidade do universo em saber com “antecedência” resultados que viriam posteriormente captou a profundidade do mistério. A sintonia fina de valores e proporções aparentemente heterogêneos,necessários para ir do Big-Bang à vida conforme a conhecemos, envolve uma coordenação intricada sobre amplas diferenças de escala – desde o nível intergaláctico ao sub-atômico -, e através de sistemas de tempo de vários bilhões de anos. Hoyle, que concebeu o termo “Big-Bang”, questionava a legitimidade propriamente dita da metáfora acerca de uma “explosão” inicial.“Uma explosão em um ferro-velho não leva as diversas peças de metal amontarem uma máquina útil e funcionando”,...quanto mais os físicos aprendem sobre o Universo, mais ele se assemelha a um trabalho de planejamento..
Aí vc está entrando na área da Física Nuclear, Astrofísica, etc. Eu sou físico, mas não dessa área, mas posso lhe garantir pelo pouco que eu já estudei e pelo que os especialistas na área já conhecem, o modelo de nucleosíntese de elementos pesados é muito bem estabelecido tanto teoricamente, como experimentalmente. São totalmente bem estabelecidas e replicáveis em laboratório as reações nucleares que constam no modelo de nucleosíntese, que estão de acordo com as medidas espectroscópicas das estrelas e dos restos de supernavas de onde esse material pesado como o carbono.
Resumindo, pelo pouco que eu sei como leigo nessa especialidade da Física, mas entendo bem a sua linguagem geral, não há dúvidas teoricas nem experimentais sobre o processo como um todo. Claro que ajustes e melhores medidas e refinamentos no modelo ocorrem continuamente, mas no geral, tá dominado ...
Esquece esse negócio de querer brigar contra uma área master da ciência (a menos q vc vire um físico nuclear especializado em astrofísica, e consiga um resultado relevante para mudar a discussão na área). Sem chance ....

Há sim, sobre esse trecho que vc postou, só pelo pedaço:
"Tudo o que vemos no universo de observações e fatos em oposição ao estado mental dos esquemas e suposições, permanece inexplicado. E mesmo em seu suposto primeiro segundo, o universo em si não é casual. Isso quer dizer que o universo precisa saber com antecedência o que irá acontecer antes de iniciar a si próprio"
Já dá para desqualificar todo o resto. Digo isso pq a minha praia atualmente é a ciência cognitiva, e os conceitos de "estado mental" e de "saber com antecedência" não é usado com clareza e rigor científico por mais de 1% dentro da própria comunidade científica. Esse é um assunto que estamos trabalhando para deixar "correto" nessa década (eu acredito, e espero contribuir com isso).

Aí é onde que eu acho que está o X da questão, e onde vc está errando. Por exemplo, o Geotecton citou o caso dos materiais cristalinos, o posicionamento geométrico estrutural desses cristais é matematicamente e geometricamente perfeito e simétrico, a probabilidade de ocorrência desses materiais de forma aleatória é tão pequena quanto os cálculos especulativos que vc gosta de citar, mas que devido as propriedades físico-químicas dos materiais cristalinos tornam a probabilidade de ocorrência de cristais maior que 1 em sistemas como o planeta Terra.

isto pouco tem a ver com o problema da informação, que não pode surgir a não ser partindo de uma mente consciente.
Rapaz, se vc tiver a mínima noção do embrólio científico que envolve esse termo, "CONSCIENTE", vc pararia de tentar usá-lo a torto e a direita.

Sem querer dar uma de especialista na área, mas eu sei do que estou falando (carteirada disfarçada, hehe). Então se vc quiser falar científicamente nesses termos vc vai ter que esperar eu conseguir terminar o meu trabalho (espero que seja nesse ano), para aí vc ter uma mínima base científica para falar no assunto, me citando é claro  :P.
Então, ou estude muito, ou esquece ... por enquanto ... até a minha "sapiencia" lhe der alguma ajuda útil ... hehe

várias possibilidades de interpretação?
Bom, já disse que não sou bioquímico. Se vc for, então descreva melhor o atual estágio das hipóteses de abiogenese bioquímicas.
Agora, por não ser um modelo estabelecido, eu acho que já tiveram várias propostas de rotas plausíveis de abiogênese.
Cada consideração diferente de concentração das substâncias químicas da Terra primordial, de suas condições físico-químicas, dos sistemas que essas possam ter formado, etc, resultam em várias possibilidades de interpretação de rotas de abiogênese. Isso a meu ver leigo, muda completamente qualquer cálculo probabilístico que se deseja fazer sobre cada hipótese que for sugerida. Ou vc discorda?

quais mecanismos você propõe para informação contida no DNA, se não uma mente inteligente? evolução é discartada, pois ela não opera antes da primeira celula estiver formada.
Repetindo, qual a sua definição científica de "mente inteligente"? Vc está querendo discutir em bases científicas, certo? Pq se não, a nossa conversa não tem sentido.
Agora, os mecanismos, quem propõe são os bio-químicos interessados na área. Eu estou por fora dos mais populares atualmente, mas é fácil descobrir em uma googlada ... to com preguiça ... desculpe

evolução é discartada, pois ela não opera antes da primeira celula estiver formada.
É vc que está afirmando isso ...
Até onde eu saiba, os sistemas biológicos apresentam as propriedades dos sistemas físico-químicos que as constituem.
Por exemplo, eu argumento em ciência cognitiva que, um catalizador é um agente que ao ser introduzido em um sistema, possibilita reações químicas tais que ganha a competição pelos recursos energéticos e estatísticos em relação as demais reações.
Mas eu nao vou entrar em maiores detalhes nisso, pq tb teria que estudar ... to com preguiça ...

Um outro comentário sobre a sua argumentação sobre o termo "INFORMAÇÃO", é que esse termo pode ter diferentes definições, mas geralmente relacionada a comunicação, ou a armazenagem de dados. Se vc quiser usar o conceito de informação para fins de abiogênese, vc vai ter que formalizar a sua definição de informação pertinente ao assunto, o que parece que vc não fez ou citou.

http://crerparaver.blogspot.com/2009/06/re-perspectiva-informacao-codificada-de.html

E quantas dessas citações originaram em modelos científicos estabelecidos, ou minimamente contribuíram para algum modelo estabelecido?

Frases soltas de cientistas famosos não são embasamento técnico qualificado. Já te disse, se vc quiser discutir tecnicamente vai ter que estudar a especialidade em questão para ter o mínimo de credibilidade para discutir.

depois eu termino os comentários ...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #709 Online: 18 de Setembro de 2010, 18:37:29 »
Além disto eu escrevi "provar com eficácia" e não "provar em absoluto". Voce sabe a diferença, não sabe?

Não sei não. Me explique.... para mim, há prova, ou não há prova. ponto final.

Voce sabe sim.

"Provar com eficácia" significa ter uma explicação coerente em função dos dados conhecidos naquele instante. Portanto, é uma "verdade" científica que pode ser modificada com a aquisição de novas informações.

"Provar em absoluto" é a modalidade usada na matemática para se verificar e comprovar teoremas.

Citação de: Geotecton
Voce deve decidir caro senhor AngeloItacare, se a Teoria da Evolução (TE) trata ou não sobre a origem da vida. No texto acima, destacado em negrito, a sua fonte menciona que a TE trata sobre a origem. Já na citação abaixo, de sua autoria, voce afirma o oposto:

amigo, eu apenas citei a referida pagina em relação a lei de Borel. Nem li o restante da página........

Voce fez uma citação sem ao menos verificá-la quanto a sua consistência, mas apenas porque concorda com o que voce crê?

Voce acha isto adequado em um debate?

Errado. O próprio Borel admite que o limite estatístico não se aplica para a origem da vida (Probability and Life, 1962).

ok. E daí. Quer dizer, que a probabilidade de um por 10^65 soa razoável para você ? existem N motivos para rejeitar Abiogenese. E são argumentos fortíssimos e convincentes.

Como assim "e daí"?

Voce apresentou um trecho de autor para "provar a improbabilidade da origem da vida por meios naturais". Eu lhe demonstrei que o próprio autor nega que se possa aplicar o conceito de probabilidade para se afirmar que é impossível que a vida tenha se originado naturalmente. E agora voce insiste, mais uma vez, com um número de probabilidade?

Pois bem. O seu questionamento baseado em um número de probabilidade somente seria factível se os processos envolvidos na origem da vida fossem absolutamente aleatórios, o que não é o caso, pois fatores físico-químicos foram determinantes. O forista gilberto já descreveu isto de modo claro e sucinto:

Uma outra coisa, o cálculo da probabilidade de 1 em 10^220 que vc postou, é apenas um cálculo especulativo entre muitos, e que pelo pouco que pude ver ele se baseia na hipótese de a vida surgir de sistemas totalmente aleatórios, o que não é o caso dos sistemas físicos. Os sistemas físicos evoluem para as suas configurações mais estáveis, o que muda radicalmente qualquer cálculo de probabilidades. Aí é onde que eu acho que está o X da questão, e onde vc está errando. Por exemplo, o Geotecton citou o caso dos materiais cristalinos, o posicionamento geométrico estrutural desses cristais é matematicamente e geometricamente perfeito e simétrico, a probabilidade de ocorrência desses materiais de forma aleatória é tão pequena quanto os cálculos especulativos que vc gosta de citar, mas que devido as propriedades físico-químicas dos materiais cristalinos tornam a probabilidade de ocorrência de cristais maior que 1 em sistemas como o planeta Terra.

Para complementar, e neste caso a seu favor, eu quero esclarecer que ainda não há um conhecimento inequívoco dos processos físico-químicos que geraram a vida.

Aproveito o ensejo e solicito que, para enriquecimento do debate, voce apresente e comente quais são os "N motivos para rejeitar a abiogenese, e que são argumentos fortíssimos e convincentes", segundo o seu entendimento.

A sua afirmação somente estará correta se for aceita a premissa de que existe algo além do racional sensível, que é o que apregoa a filosofia metafísica. Mas a ciência precisa de evidências obtidas segundo o método científico e que sejam falseáveis.

somente a ciencia operacional. Não a ciencia histórica.

Não compreendi o que voce chama de "ciência operacional" e "ciência histórica".

A primeira seria a que lida com os fatos passíveis de observação no presente enquanto que a segunda seria a que lida com dados, digamos, já realizados no tempo histórico, geológico e cosmológico?

pois a demonstração não é estritamente lógica.

como não ??!! estritamente mediante a lógica , podemos concluir, que DNA tem uma mente como origem.....pois não se conhece nenhum mecanismo natural, que não seja uma mente intelligente, capaz de criar informação.

Caro AngeloItacare.

Voce leu as minhas postagens pregressas ou as dos demais foristas?

Eu citei o caso de que os mais de 3.000 minerais conhecidos se formam de sete sistemas cristalográficos. A "informação" de como se formam os minerais se mantém a mesma ao longo dos últimos 4,57 bilhões de anos na Terra. Ou seja, eles não se formam aleatoriamente e sim decorrem de um conjunto de  propriedades físicas inerentes aos elementos químicos. O mesmo ocorre com a vida, em um grau de complexidade maior.

O problema talvez esteja na sua definição de "informação".

Volto a insistir que a sua premissa é baseada em uma "alegação especial".

como assim ? se explique melhor. alegação especial no sentido de " special pleading " ?

Não meu caro. Não é necessariamente uma falácia, como a que voce citou ("special pleading") e sim tem a ver com o princípio filosófico da causalidade.

Os escolásticos, baseados em Aristóteles, afirmaram que todo efeito tem uma causa pregressa e, segundo a filosofia metafísica, é um absurdo a idéia de que possa haver uma regressão infinita. Assim sendo, eles afirmaram que é necessária uma causa primeira, responsável por tudo, sem que esta apresente um antecedente (causa não causada) e que é usualmente atribuída ao deus cristão.

Esta condição singular dada à primeira causa foi motivo de críticas por diversos filósofos, que a chamam de "alegação especial", pois é uma tentativa de se ter um elemento não-limitado a uma regra geral (causalidade), mas sem justificar a não-limitação, visto que a prova não é estritamente lógica, pois a conclusão (deus é incausado) não foi derivada unicamente das premissas. Diversos filósofos, em particular os anglo-saxônicos, contestam isto, entre eles Hume e Russel.

Mas não é minha e sim dos filósofos metafísicos, entre os quais Kierkegaard.

que por sua vez, apenas expressou uma opinião pessoal.

Como todos os que pensam sobre metafísica!
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #710 Online: 18 de Setembro de 2010, 18:54:01 »
Caro AngeloItacare

Tenho uma dúvida, não relacionado a este tópico e sim ao intitulado "Árvore fossilizada em diversos extratos geológicos".

Nesta sua postagem o senhor afirma, com muita convicção, que o forista Eremita fez uma ilustração que exemplifica "má-ciência" e em seguida posta tres "links" criacionistas.

Se Vossa Senhoria tiver tempo e paciência, eu gostaria que o senhor explicasse porque considerou a imagem do forista Eremita como "má-ciência" e que depois desse a sua explicação para a fossilização de árvores, se possível no respectivo tópico "Árvore fossilizada em diversos extratos geológicos".
« Última modificação: 18 de Setembro de 2010, 23:22:37 por Geotecton »
Foto USGS

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #711 Online: 18 de Setembro de 2010, 19:27:53 »
[...]

Caro West.

Eu acho que voce quis dizer que "nem o ferro-velho e nem o Being são naturais", visto que o tornado é, não é mesmo?

Exato. Um avião não pode surgir de um ferro velho varrido por um tornado porque nem o avião nem o ferro velho são processos naturais.  Aí temos um caso de impossibilidade e não de improbabilidade, ao contrário do que quer fazer crer o autor do argumento.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #712 Online: 18 de Setembro de 2010, 21:49:32 »
Eu acho uma bobagem vcs criacionistas quererem refutar científicamente as hipóteses abiogênicas. Na minha opinião (não sou bioquímico) as hipóteses abiogênicas não possuem um modelo científico dominante. Pelo pouco que sei, esta é uma área de pesquisa paralela as linhas estabelecidas teoricamente e experimentalmente. Eu acho que dentro da própria bioquímica esse assunto ainda se encontra mais na fase da especulação científica, ou seja, ainda é meramente uma hipótese.

Se sabe bastante sobre o requerimento para surgimento de vida, para estabelecer o que é preciso. E o que é preciso, é complexo de+ para dizer que surgimento espontâneo seja plausível.

http://www.universocriacionista.com.br/content/view/24/8/

O código encontrado no DNA é uma mensagem. Sua origem é inquestionavelmente de uma fonte inteligente e não de processos aleatóreos e randômicos. (O contrário seria o mesmo que tentar provar que a origem dos códigos encontrados na pedra de Rosetta é a aleatoriedade, tendo sido esculpidos pelos agentes do tempo, tais como vento e chuva, durante longos períodos de tempo.) Portanto, para o estabelecimento da origem da vida, torna-se crucial o estabelecimento da origem da mensagem contida no DNA, muito mais do que o estabelecimento da origem das suas demais características físico-químicas, tais como a sua estrutura tridimencional e os elementos químicos da sua composição.

A implicação científica de tal determinação, evidenciando que a origem da mensagem ali contida não pode ser naturalista, é que a origem da vida não pode ser traçada de volta a uma série de processos cegos aleatórios, mas sim a um design inteligente.

Agora é uma hipótese com fundamentos científicos plausíveis, tanto teoricamente, como experimentalmente. Agora me fale de um único experimento científico que torne a hipótese de criacionismo divino plausível?

Já respondi a este argumento.

teísmo é algo metafísico, e não pseudo-científico, que se complementa com a ciência,  em vez de violar os princípios científicos e conhecimento. É uma interpretação de todas as experiências disponíveis e observações empíricas, e não uma hipótese sobre qualquer observação específica. É por isso que exigir prova empírica da existência de Deus, como se Deus fosse um objeto dentro do universo empírico, é um erro de categoria, e por sua falta não faz o  teísmo se tornar irracional.

Aí vc está entrando na área da Física Nuclear, Astrofísica, etc. Eu sou físico, mas não dessa área, mas posso lhe garantir pelo pouco que eu já estudei e pelo que os especialistas na área já conhecem, o modelo de nucleosíntese de elementos pesados é muito bem estabelecido tanto teoricamente, como experimentalmente. São totalmente bem estabelecidas e replicáveis em laboratório as reações nucleares que constam no modelo de nucleosíntese, que estão de acordo com as medidas espectroscópicas das estrelas e dos restos de supernavas de onde esse material pesado como o carbono.
Resumindo, pelo pouco que eu sei como leigo nessa especialidade da Física, mas entendo bem a sua linguagem geral, não há dúvidas teoricas nem experimentais sobre o processo como um todo.

eu não disse que há dúvidas em relação ao processo. Alias, justamente o conhecimento deste processo, é que é a base do meu argumento, que por sua vez permitiu a Smolin a calcular a possibilidade, de carbono se ter formado por chance, por processos meramente naturais por acaso.

Claro que ajustes e melhores medidas e refinamentos no modelo ocorrem continuamente, mas no geral, tá dominado ...
Esquece esse negócio de querer brigar contra uma área master da ciência (a menos q vc vire um físico nuclear especializado em astrofísica, e consiga um resultado relevante para mudar a discussão na área). Sem chance ....

e quem disse que eu quero brigar ? eu apenas tiro a indução mais racional do que observamos na natureza, no cosmos. E muito pouco provável, que carbono teria se formado por meros processos naturais , por acaso.

Bom, já disse que não sou bioquímico. Se vc for, então descreva melhor o atual estágio das hipóteses de abiogenese bioquímicas.
Agora, por não ser um modelo estabelecido, eu acho que já tiveram várias propostas de rotas plausíveis de abiogênese.
Cada consideração diferente de concentração das substâncias químicas da Terra primordial, de suas condições físico-químicas, dos sistemas que essas possam ter formado, etc, resultam em várias possibilidades de interpretação de rotas de abiogênese. Isso a meu ver leigo, muda completamente qualquer cálculo probabilístico que se deseja fazer sobre cada hipótese que for sugerida. Ou vc discorda?

Claro. Tente primeiro explicar como surgiu a informação no DNA, e depois pode começar a pensar em surgimento por meros processos bioquimicos naturais.

Repetindo, qual a sua definição científica de "mente inteligente"? Vc está querendo discutir em bases científicas, certo? Pq se não, a nossa conversa não tem sentido.

baseado em Wiki, Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Conhecemos apenas seres humanos, capazes de criar informação, e códigos representativos.

repito, o que já demonstrei anteriormente :

Agora, os mecanismos, quem propõe são os bio-químicos interessados na área. Eu estou por fora dos mais populares atualmente, mas é fácil descobrir em uma googlada ... to com preguiça ... desculpe

pois eu já fiz a pesquisa. A única alternativa de uma mente intelligente é chance, é acaso, é nada..... por que o nada , que é na sua essencia inefficiente, lhe convence mais como agente criadora de vida, e não Deus, um agente eficiente, pois inteligente ?

evolução é discartada, pois ela não opera antes da primeira celula estiver formada.

Estou errado ?

Até onde eu saiba, os sistemas biológicos apresentam as propriedades dos sistemas físico-químicos que as constituem.

que precisam ser constituídos. Já aí começa a questão : como foram constituídos ? como carbono se formou ? como é possível, que as forças fundamentais nucleares tem todas a força correta, e sintonizada ?

E quantas dessas citações originaram em modelos científicos estabelecidos, ou minimamente contribuíram para algum modelo estabelecido?

e o que sua pergunta tem a ver com a questão ?

Frases soltas de cientistas famosos não são embasamento técnico qualificado.

acontece que estas frases não são soltas sem nexo, mas resultado de pesquisas científicas e sólidas. Tanto que citei cientístas não cristãos, que confirmam o que estou dizendo. Meu posicionamento é baseado em evidencias científicas amplamente reconhecidas.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #713 Online: 18 de Setembro de 2010, 23:00:50 »
Geo,

claro claro..... voce certamente tem uma boa contribuição a dar, e elevando o nível do debate, propondo uma causa mais plausível pelo nosso universo, que um designer inteligente ??!!

Um debate elevado partiria do princípio que este designer inteligente seria apenas descrito nas tradições judaicas... jamais nas cristãs. Criacionismo cristão é a coisa mais medonhamente vergonhosa que já ouvi até hoje... chega ser de uma má fé descarada.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #714 Online: 18 de Setembro de 2010, 23:30:57 »
"Provar com eficácia" significa ter uma explicação coerente em função dos dados conhecidos naquele instante.

Isto não é prova. Eu posso ter uma explicação coerente mas completamente diferente, apenas dependendo do pressuposto filosófico ao qual aderi.

Portanto, é uma "verdade" científica que pode ser modificada com a aquisição de novas informações.

então não é uma verdade. é uma supposição.

"Provar em absoluto" é a modalidade usada na matemática para se verificar e comprovar teoremas.

Aí sim, e só aí, que pode falar de provas. Em fórmulas matemáticas.

Pois bem. O seu questionamento baseado em um número de probabilidade somente seria factível se os processos envolvidos na origem da vida fossem absolutamente aleatórios, o que não é o caso, pois fatores físico-químicos foram determinantes.

e o que guiou estes fatores físico-quimicos, se não o acaso ?

Para complementar, e neste caso a seu favor, eu quero esclarecer que ainda não há um conhecimento inequívoco dos processos físico-químicos que geraram a vida.

pelo contrário. Conhecemos o funcionamento das células como nunca antes, o DNA, mRNA, etc.

Aproveito o ensejo e solicito que, para enriquecimento do debate, voce apresente e comente quais são os "N motivos para rejeitar a abiogenese, e que são argumentos fortíssimos e convincentes", segundo o seu entendimento.

só uma pequena degustação :

http://www.christiananswers.net/portuguese/q-eden/origin-of-life-port.html

Nenhuma forma de vida conhecida pode usar uma combinação de ambos “mão esquerda” e “mão direita” aminoácidos. Adicionar sequer um aminoácido de “mão direita” a uma cadeia de “mão esquerda” pode destruir toda a cadeia! [127] Quando aminoácidos são sintetizados em laboratório, há sempre uma mistura de 50% das duas formas. Apenas através de processos altamente avançados e inteligentemente controlados essas duas formas podem ser separadas.

Até mesmo se esse insuperável obstáculo não existisse, outros problemas bem maiores restariam para a produção de vida. Há numerosas razões pelas quais os aminoácidos se desintegrariam, ou antes, nunca se formariam.  Além disso, a vida requer muito mais do que aminoácidos. Uma necessidade são as proteínas, outra é o código de DNA.

A primeira seria a que lida com os fatos passíveis de observação no presente enquanto que a segunda seria a que lida com dados, digamos, já realizados no tempo histórico, geológico e cosmológico?

exato.

Eu citei o caso de que os mais de 3.000 minerais conhecidos se formam de sete sistemas cristalográficos. A "informação" de como se formam os minerais se mantém a mesma ao longo dos últimos 4,57 bilhões de anos na Terra. Ou seja, eles não se formam aleatoriamente e sim decorrem de um conjunto de  propriedades físicas inerentes aos elementos químicos. O mesmo ocorre com a vida, em um grau de complexidade maior.

certamente temos um entendimento diferente em relação a isto.

A questão-chave: Design versus estruturas aleatórias

livremente traduzido da página :

http://www.cosmicfingerprints.com/ifyoucanreadthis1.htm

O ponto de partida é definir a diferença entre uma estrutura aleatória,  e um projeto. Uma estrutura aleatória poderia ser um tornado ou um furacão, mas um tornado ou um furacão não é design. A Natureza não tem propriedades de auto-organização.  E isso vai se tornar um conceito muito importante. Então vamos falar sobre algumas estruturas que ocorrem naturalmente e aleatoriamente.
 Imagine stalagmitas.

Cavernas tem estalagmites São belas estruturas, formadas  naturalmente, ninguém “criou“ ou projetou estas stalagnitas e as estruturas e desenhos. . Elas se formaram naturalmente. Assim também com um tornado. Ninguem fez um projeto de um tornado. Eles se formam sozinhos, naturalmente, mediante as condições meteorológicas.  Flocos de neve: cada um é diferente, né? Em casa eu tenho um livro de floco de neve e você pode olhar em detalhe surpreendente sob um microscópio e você olha para esses padrões requintados. Cada um é diferente.

Alguém projetou o  floco de neve? Não. Água + ar frio + gravidade + vento + tempo formam flocos de neve. Em uma caverna, tempo de água + minerais gravidade + + formam = estalactites e estalagmites. O ar quente + tempo + umidade do ar frio + = tornados e furacões, certo? Todos nós experimentamos estas coisas todos os dias.

Agora vamos falar sobre design

Música - você pode ouvir música, e todos nós sabemos como soa.  A partitura é uma representação simbólica do que é a música. As partituras correspondem ao que você ouve, mas a música existe em duas formas. Existe na forma simbólica como notas em um pedaço de papel. Também existe na forma física, que é a vibração no ouvido.Ambos são equivalentes entre si, mas estão em formas diferentes, certo?
Em um projeto, sempre há uma representação da coisa, adicionalmente a  coisa em si.
Chinês é um pouco diferente do Inglês, porque os caracteres chineses representam idéias, ao passo que os caracteres do alfabeta  representam sons vocais. Assim, as letras  c-a-r-r-o  representam o som da palavra carro. Mas em chinês um único caractere pode representar um carro, um objeto etc. Portanto, duas representações simbólicas diferentes, como no exemplo, uma em inglês, e outra em chinês,  podem significar e representar a mesma coisa. Portanto, em design, um plano, um símbolo, uma representação qualquer, sempre simboliza algo que pode ser criado depois, no mundo real.
Essa é a característica fundamental de um projeto.  Em primeiro lugar nós falamos sobre os padrões aleatórios , e caos. Estalactites, tornados, furacões tempo, flocos de neve.
Estruturas aleatórias e caos: elas são resultado puramente de matéria e energia, não de  Processos Mentais. Qual é a diferença entre os dois? Os padrões são criado pela matéria e energia. Isso é tudo o que está lá. No mundo das estruturas aleatórias, nunca há  uma cópia exata.

Esta condição singular dada à primeira causa foi motivo de críticas por diversos filósofos, que a chamam de "alegação especial", pois é uma tentativa de se ter um elemento não-limitado a uma regra geral (causalidade), mas sem justificar a não-limitação, visto que a prova não é estritamente lógica, pois a conclusão (deus é incausado) não foi derivada unicamente das premissas. Diversos filósofos, em particular os anglo-saxônicos, contestam isto, entre eles Hume e Russel.

Por que o passado não pode ser  infinito? A resposta é que é impossível completar uma série infinita , adicionando um após o outro. A série de acontecimentos do passado é completa. Por que é impossível contar até o infinito? É impossível porque, não importa quanto tempo você contar, você estará sempre em um número finito. É impossível a realização de um infinito real por adição sucessiva.

O passado é completo. Essa afirmação significa que toda a série de eventos passados termina agora. Termina hoje. Amanhã não é parte da série de eventos passados. A série de eventos passados não se estende para o futuro. Ela é completa no presente. Se é impossível completar uma série infinita por sucessivas adições (como é impossível contar até o infinito), o passado não pode ser infinito. Se o passado é finito., Isto é, se tivesse um começo, então o universo teve um começo.Temos razões filosóficas fortes para rejeitar a alegação de que o universo sempre existiu.

exato. que bom que concorda pelo menos em um assunto comigo.... :hihi:

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #715 Online: 18 de Setembro de 2010, 23:32:18 »
Um debate elevado partiria do princípio que este designer inteligente seria apenas descrito nas tradições judaicas... jamais nas cristãs. Criacionismo cristão é a coisa mais medonhamente vergonhosa que já ouvi até hoje... chega ser de uma má fé descarada.

hihihi. Acontece que as tradições judaicas são as mesmas das cristãs. Bebemos da mesma água, de Genesis....

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #716 Online: 18 de Setembro de 2010, 23:52:01 »

hihihi. Acontece que as tradições judaicas são as mesmas das cristãs. Bebemos da mesma água, de Genesis....
Isso é verdade.
Tido farinha do mesmo saco, baseados nas mesmas suspertições.
Os mitos cristãos derivam dos mitos judaicos, que por sua vez foram plagiados e adaptados de mitologias de outros povos, em especial da mitologia dos sumérios.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #717 Online: 18 de Setembro de 2010, 23:56:02 »

O que é curioso.

Beberam da mesma água do Genesis, que seria a fonte da verdade, e no entanto seguiram trilhas diversas.

Pelo jeito, trata-se de uma verdade relativa, pois tem efeitos diferentes conforme a natureza dos que a ingerem.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #718 Online: 19 de Setembro de 2010, 02:16:24 »
"Provar com eficácia" significa ter uma explicação coerente em função dos dados conhecidos naquele instante. Portanto, é uma "verdade" científica que pode ser modificada com a aquisição de novas informações.

Isto não é prova. Eu posso ter uma explicação coerente mas completamente diferente, apenas dependendo do pressuposto filosófico ao qual aderi. Então não é uma verdade. é uma supposição.

Não meu caro. Isto é, hoje, a prova científica e que deve ser obtida pelo método científico e passar pelo teste de falseabilidade. Voce não tem a liberdade de "usar outros pressupostos filosóficos" para chamar um dado conhecimento de Ciência. Por isto mesmo que nem o criacionismo e nem a metafísica são ciência.

Eu mencionei a palavra verdade entre aspas, porque em ciência não se busca a verdade e sim a descrição e entendimento dos processos naturais. Quem busca a "verdade", seja lá o que isto signifique, é a filosofia ("verdade" racional) e a teologia/religião ("verdade" revelada).

Aí sim, e só aí, que pode falar de provas. Em fórmulas matemáticas.

Já expliquei as diferenças. Para maiores entendimentos eu recomendo a leitura de livros de lógica e de epistemologia.

Pois bem. O seu questionamento baseado em um número de probabilidade somente seria factível se os processos envolvidos na origem da vida fossem absolutamente aleatórios, o que não é o caso, pois fatores físico-químicos foram determinantes.

e o que guiou estes fatores físico-quimicos, se não o acaso ?

Os fatores físico-químicos provem das propriedades de cada átomo e de seus arranjos em moléculas.

pelo contrário. Conhecemos o funcionamento das células como nunca antes, o DNA, mRNA, etc.

Não meu caro, eu insisto que ainda não se conhece de forma clara e completa as condições iniciais, pois o que voce descreveu é bioquímica e não as condições geo-físico-químicas primordiais, que envolviam a interação entre o conjunto "atmosfera-oceano-crosta" primitivos no final do éon Hadeano.

só uma pequena degustação :

http://www.christiananswers.net/portuguese/q-eden/origin-of-life-port.html
[...]

Caro AngeloItacare

Eu solicitei de voce uma relação comentada dos motivos científicos pelos quais voce não considera factível a origem da vida por meios naturais. Então, eu reitero este mesmo pedido.

E se voce quiser fazer citações, pelo menos apresente referências científicas de períodicos indexados e não páginas criacionistas da Internet.

exato.

Então voce comete o mesmo erro crasso dos criacionistas e que já foi esclarecido por Popper.

Se o método científico somente pode ser aplicado para os dados que ocorrem no presente, sob a presença de testemunhas oculares, então uma parte muito significativa do conhecimento humano, incluindo campos importantes da Física, da Cosmologia e da Geologia não podem ser considerados como ciência. E isto, todos sabemos, não corresponde à realidade.

Ao que parece, na sua acepção, a interpretação de dados e o uso de postulados não são aceitáveis. Se for este o caso, como é que voce pode querer usar argumentos científicos para corroborar a sua cosmogonia?

Eu citei o caso de que os mais de 3.000 minerais conhecidos se formam de sete sistemas cristalográficos. A "informação" de como se formam os minerais se mantém a mesma ao longo dos últimos 4,57 bilhões de anos na Terra. Ou seja, eles não se formam aleatoriamente e sim decorrem de um conjunto de  propriedades físicas inerentes aos elementos químicos. O mesmo ocorre com a vida, em um grau de complexidade maior.

certamente temos um entendimento diferente em relação a isto.

A questão-chave: Design versus estruturas aleatórias, livremente traduzido da página http://www.cosmicfingerprints.com/ifyoucanreadthis1.htm.

Citação de: CosmicFingerprints
O ponto de partida é definir a diferença entre uma estrutura aleatória e um projeto.

E que é totalmente arbitrário, pois não há um critério objetivo, independente, para tanto.

Uma estrutura aleatória poderia ser um tornado ou um furacão, mas um tornado ou um furacão não é design.

Tautologia.

A Natureza não tem propriedades de auto-organização.

Não? A formação de continentes, crescimento de cristais minerais e nucleossíntese de elementos químicos são exemplos suficientes?

Eis o que alguns pesquisadores identificaram em estudos que, no seu conjunto, tem menos de trinta anos:

Citação de: Gleria et. al, 2003
É natural pensar que, para se atingir pontos críticos, seja necessária alguma intervenção externa. Porém, às vezes essa criticalidade é atingida espontaneamente pela Natureza, fenômeno denominado criticalidade autoorganizada. A criticalidade auto-organizada parece surgir quando as partes de um sistema afastam-se lentamente do estado de equilíbrio, e onde as ações de cada parte individual são dominadas pelas interações com as demais partes do sistema.

E isso vai se tornar um conceito muito importante. Então vamos falar sobre algumas estruturas que ocorrem naturalmente e aleatoriamente. Cavernas tem estalagmites. São belas estruturas, formadas  naturalmente, ninguém “criou“ ou projetou estas estalagmites, suas estruturas e desenhos. Elas se formaram naturalmente. Assim também com um tornado. Ninguem fez um projeto de um tornado. Eles se formam sozinhos, naturalmente, mediante as condições meteorológicas. Flocos de neve: cada um é diferente, né? Em casa eu tenho um livro de floco de neve e você pode olhar em detalhe surpreendente sob um microscópio e você olha para esses padrões requintados. Cada um é diferente.

Alguém projetou o  floco de neve? Não. Água + ar frio + gravidade + vento + tempo formam flocos de neve. Em uma caverna, tempo de água + minerais gravidade + + formam = estalactites e estalagmites. O ar quente + tempo + umidade do ar frio + = tornados e furacões, certo? Todos nós experimentamos estas coisas todos os dias.

Concordo em linhas gerais. São todas estruturas naturais e que podem ser geradas por processos estocásticos ou não.

Agora vamos falar sobre design

Música - você pode ouvir música, e todos nós sabemos como soa.  A partitura é uma representação simbólica do que é a música. As partituras correspondem ao que você ouve, mas a música existe em duas formas. Existe na forma simbólica como notas em um pedaço de papel. Também existe na forma física, que é a vibração no ouvido. Ambos são equivalentes entre si, mas estão em formas diferentes, certo?

Em um projeto, sempre há uma representação da coisa, adicionalmente a coisa em si.

Chinês é um pouco diferente do Inglês, porque os caracteres chineses representam idéias, ao passo que os caracteres do alfabeto representam sons vocais. Assim, as letras  c-a-r-r-o  representam o som da palavra carro. Mas em chinês um único caractere pode representar um carro, um objeto etc. Portanto, duas representações simbólicas diferentes, como no exemplo, uma em inglês, e outra em chinês, podem significar e representar a mesma coisa.

Portanto, em design, um plano, um símbolo, uma representação qualquer, sempre simboliza algo que pode ser criado depois, no mundo real. Essa é a característica fundamental de um projeto.  Em primeiro lugar nós falamos sobre os padrões aleatórios e caos. Estalactites, tornados, furacões tempo, flocos de neve.

Estruturas aleatórias e caos: elas são resultado puramente de matéria e energia, não de Processos Mentais. Qual é a diferença entre os dois? Os padrões são criado pela matéria e energia. Isso é tudo o que está lá. No mundo das estruturas aleatórias, nunca há uma cópia exata.

Primeiro. A tradução é falha e não houve a adequação para o português, pois c-a-r-r-o é um substantivo soletrado em língua portuguesa e não inglesa.

Segundo. Música escrita em partituras e linguagem são certamente produtos culturais humanos e não da Natureza. Mas não vi uma só palavra que correlacione códons de iniciação e ou finalização com intencionalidade sobrenatural.

Terceiro. "No mundo das estruturas aleatórias, nunca há uma cópia exata". Dependendo do enfoque e da escala de análise, nenhuma estrutura, seja aleatória ou não, apresenta uma cópia exata.

Quarto. Qual foi a finalidade deste texto afinal?

Quinto. Reitero meu pedido: Se voce quiser fazer citações, apresente referências científicas de periódicos indexados e não páginas criacionistas pinçadas da Internet.

Por que o passado não pode ser  infinito? A resposta é que é impossível completar uma série infinita , adicionando um após o outro. A série de acontecimentos do passado é completa. Por que é impossível contar até o infinito? É impossível porque, não importa quanto tempo você contar, você estará sempre em um número finito. É impossível a realização de um infinito real por adição sucessiva.

O passado é completo. Essa afirmação significa que toda a série de eventos passados termina agora. Termina hoje. Amanhã não é parte da série de eventos passados. A série de eventos passados não se estende para o futuro. Ela é completa no presente. Se é impossível completar uma série infinita por sucessivas adições (como é impossível contar até o infinito), o passado não pode ser infinito. Se o passado é finito, isto é, se tivesse um começo, então o universo teve um começo. Temos razões filosóficas fortes para rejeitar a alegação de que o universo sempre existiu.

Como já expliquei, o princípo da causalidade implica em uma "alegação especial", com todas os problemas e contestações apresentados por David Hume (Tratado da Natureza Humana) e Bertrand Russel (The Problems of Philosophy), entre outros filósofos.

A sua analogia matemática pode ter implicações filosóficas, mas pode não ser aplicável para a realidade objetiva, simplesmente porque ainda não temos informações suficientes sobre o Universo.

A propósito. A sua abordagem sobre o infinito considerou qual tipo? O potencial ou o real?

exato. que bom que concorda pelo menos em um assunto comigo.... :hihi:

Em parte. Eu não sou um simpatizante da metafísica, mas apenas um curioso.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 03:53:04 por Geotecton »
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #719 Online: 19 de Setembro de 2010, 08:19:07 »
Vai me desculpar, mas o uso do argumento de informação por meio de vcs criacionistas é bem ingênuo também. Mais ingênuo ainda é a tentativa de utilizar a 2a Lei da Termodinâmica, e ainda mais ingênuo é o de usar o conceito de entropia. Me desculpe, se isso parece um argumento de autoridade (ou algo parecido, sei lá), mas é realmente ridículo.

porque ?
Pelo pouco que eu sei, um dos argumentos mais utilizados por vcs criacionistas é que "a evolução contraria a 2a Lei da Termodinâmica". Isso é uma ingenuidade e falta de conhecimento do básico em ciência, e acho que nesses fórums da vida já foi prontamente refutado, estando agora na fase da ridicularização.

Mas a meu ver, a ciência não é "melhor" ou "mais certa" só porque é a ciência. Para mim ela é a mais certa porque ela vai dando resultados cada vez melhores, vai se auto-corrigindo, e vai melhorando a vida da humanidade.

melhor em que sentido ? e comparada com que ?
Melhor no exato sentido que eu postei, traz melhores resultados e benefícios. E comparada com qualquer outra filosofia natural que eu conheço, a ciência é de longe a melhor.

Já a religião não contribui muito para o progresso e melhoria do ser humano, e muito menos para contribuir com novos conhecimentos.

voce está comparando peras com  maçã's. São categorias diferentes.
Ué, não é vc que veio comparar a ciência padrão com as pseudo-ciências que vc advoga?

O dia que a religião salvar milhões de vidas como faz a medicina com as vacinas, remédios e demais procedimentos científicos, aí vcs podem tentar vir conversar de igual para igual, por enquanto, me desculpe, mas vcs são fraquinhos, fraquinhos :histeria: (bricadeira, mas com respeito, hein).

erro de categoria de novo. Uma coisa não tem nada a ver com outra.
Eu estou mostrando um critério objetivo, observável e mensurável de se comparar a qualidade das duas categorias, de um lado a categoria ciência oficial e de outro a falta de categoria das pseudo-ciências, religiões, etc. Pq vc é que trouxe essa discussão.
O que eu observo é o seguinte: a ciência salva e melhora bilhões de vidas humanas, já o deus(es) dos religiosos  não faz p. nenhuma ...
Se vc tem algum outro critério melhor, então conte-nos.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 08:21:39 por gilberto »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #720 Online: 19 de Setembro de 2010, 09:25:16 »
Geo,

Obrigado Mr. Mustard

Uma das muitas objeções que eu levanto contra a especulação do designer é que os criacinostas somente mencionam as "maravilhas da criação" e "esquecem" o que não lhes convém, como as doenças e as degenerações, por exemplo. Aí usam outro ad hoc para "explicar" estes "desvios".
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #721 Online: 19 de Setembro de 2010, 10:21:52 »

Se sabe bastante sobre o requerimento para surgimento de vida, para estabelecer o que é preciso.(?)
Já disse que não sou biofísico, mas do que eu sei como leigo, as hipóteses mais plausíveis com a estrutura bioquímica dos seres vivos em geral, é que seria preciso a existência de materiais com elementos formadores das moléculas orgânicas. E os modelos de abiogênese que estão em discussão atualmente contemplam exatamente isso. Mas se quiser saber em maiores detalhes vai ter que perguntar para um bioquímico, paleontólogo, sei lá quais são exatamente todas as especialidades que tratam disso.
Agora, já a religião, metafísica, etc ... não sabem necas e bulhufas do ponto de vista de embasamento científico.

E o que é preciso, é complexo de+ para dizer que surgimento espontâneo seja plausível.
Vc tem como provar isso? Tem alguma referência científica disso? Essa sua afirmação já foi colocada a prova para análises científicas em quantidade para verificar a sua validade? Existe alguma área da ciência que teve um desenvolvimento significativo baseado nesse seu princípio?
Se a resposta for não, como a minha ... isso que vc falou é inútil cientificamente.

O código encontrado no DNA é uma mensagem. Sua origem é inquestionavelmente de uma fonte inteligente e não de processos aleatóreos e randômicos.
Idem.

E outra coisa, já disse que os sistemas físicos não estão organizados somente por processos aleatóros. Se vc não sabe disso, fica difícil. Os sistemas físico-químicos se organizam em suas configurações mais estáveis, e as interações dessas configurações é que geralmente determinam a dinâmica do sistema. Vc já ouviu dizer que muitas substâncias orgânicas em solução formam sistemas chamados de colóides todos os dias nos laboratórios, nas nossas cozinhas, nos nossos organismos, etc e etc?

Então essa sua idéia absurda de querer argumentar em cima de sistemas que são regidos somente por processos aleatórios, não tem base e não serve para nada científicamente. O único sistema de interesse onde se considera um grau de aleatoridade "total" são os gases perfeitos. E pode ter certeza que nenhum cientista lúcido propõe que a vida surge diretamente de um gás perfeito. Vai me desculpar, mas se vc não sabe disso, vc está muito mal informado, ou então vc tá querendo forçar a barra para o seu lado.

(O contrário seria o mesmo que tentar provar que a origem dos códigos encontrados na pedra de Rosetta é a aleatoriedade, tendo sido esculpidos pelos agentes do tempo, tais como vento e chuva, durante longos períodos de tempo.)
Novamente ... a pedra de roseta é um sistema físico que foi analisado com a premissa comprovada científicamente de que existia um sistema físico anterior cujas interações físicas resultam em sistemas como a da pedrinha ... sabe o nome desse sistema físico que produziu as inscrições na pedrinha? ... é conhecido com Civilização Egípcia. E pode ter certeza que é estabelecido científicamente a existência desse sistema físico (os Egípcios) na época da cunhagem da pedrinha, e que há inúmeras evidências de que esse sistema produziu milhares de outras inscrições com o mesmo formalismo da pedrinha. É bem conhecido qual é o processo físico de uma mão fazer inscrições, etc, etc, Pelamordedeus ...

Preciso desenhar? E preciso fazer a analogia lógica para os sistemas bioquímicos?

Portanto, para o estabelecimento da origem da vida, torna-se crucial o estabelecimento da origem da mensagem contida no DNA, muito mais do que o estabelecimento da origem das suas demais características físico-químicas, tais como a sua estrutura tridimencional e os elementos químicos da sua composição.
Outro Idem igual ao lá de cima. Mostre que essa tal mensagem (precisa definir formalmente isso no contexto bioquímico) é mais crucial do que as leis bioquímicas ... Isso já estabelecido científicamente?

A implicação científica de tal determinação, evidenciando que a origem da mensagem ali contida não pode ser naturalista, é que a origem da vida não pode ser traçada de volta a uma série de processos cegos aleatórios, mas sim a um design inteligente.
Já expliquei o seu erro no uso to termo aleatório em processos bioquímicos. Do resto vou esperar sentado para ver quando um modelo científico não naturalista, como o design inteligente, vai ser útil em alguma coisa  :histeria:.
Vc tem até o direito de acreditar nisso, já a ciência vê isso como uma estratégia totalmente inútil, devido a sua larga experiência e sucesso em tratar os fenômenos naturais com modelos naturalistas, e nem um únicozinho exemplo útil de modelos científicos não naturalistas.

Já respondi a este argumento.

teísmo é algo metafísico, e não pseudo-científico, que se complementa com a ciência,  em vez de violar os princípios científicos e conhecimento. É uma interpretação de todas as experiências disponíveis e observações empíricas, e não uma hipótese sobre qualquer observação específica. É por isso que exigir prova empírica da existência de Deus, como se Deus fosse um objeto dentro do universo empírico, é um erro de categoria, e por sua falta não faz o  teísmo se tornar irracional.
Pelo pouco que eu sei, a metafísica não é ciência, no sentido moderno dessa palavra. Já sobre deus, a ciência natural não se preocupa com supertições sem nenhuma importância. Somente as ciências sociais e psicológicas é que tratam de religiosidade para fins de organização social ou caracterização psicológica do ser humano.
Pelo que eu to vendo dos seus posts, quem está querendo misturar religião com ciência é vc ... e se vc quer fazer isso, então mostre um único experimento científico que torne a hipótese de criacionismo divino plausível! Se vc não consegue, pq vc acha que a ciência tem que se preocupar com isso?

Agora se o teísmo é racional ou irracional ... bom isso é com a teologia, filosofia, sei lá, não com a ciência natural.

Resumindo, pelo pouco que eu sei como leigo nessa especialidade da Física, mas entendo bem a sua linguagem geral, não há dúvidas teoricas nem experimentais sobre o processo como um todo.

eu não disse que há dúvidas em relação ao processo. Alias, justamente o conhecimento deste processo, é que é a base do meu argumento, que por sua vez permitiu a Smolin a calcular a possibilidade, de carbono se ter formado por chance, por processos meramente naturais por acaso.
E qual a contruibuição do trabalho e Smolin para o avanço da física nuclear? Esse cálculo especulativo isolado serve para alguma coisa? Algum processo em algum reator nuclear foi melhorado por esse cálculo. Como é que eu vou dar algum crédito relevante para um cálculo especulativo sem utilidade nenhuma em comparação com toda uma área da física que foi responsável por descrever e explicar totalmente os processos nucleares. Os processos de radio-isótopos usados em hospitais são calculados pela física nuclear padrão ou por esse calculuzinho do Smolin?
Para de querer ficar pegando gancho em uma ou outra especulação de um cientista qualquer que seja, isso não é a base da ciência, a ciência tem os seus modelos padrões que são fortemente estabelecidos, testados, úteis, etc e etc.

Deixe eu te contar uma história, se as idéias de Planck, Borh, etc não resultassem em um vigoroso ramo científico, o que eles tinham falado não serviria para nada, assim como não serve para nada a sua argumentação baseada nesse Smolin.

Claro que ajustes e melhores medidas e refinamentos no modelo ocorrem continuamente, mas no geral, tá dominado ...

e quem disse que eu quero brigar ? eu apenas tiro a indução mais racional do que observamos na natureza, no cosmos. E muito pouco provável, que carbono teria se formado por meros processos naturais , por acaso.
Acho que os astrônomos observam isso todos os dias em seus telescópios ... mas vc vai ter que perguntar para um para se certificar ...
Mas nos laboratórios de física nuclear eu tenho certeza que isso ocorre todos os dias.
E repetindo, a física nuclear não são "meros processos, por acaso". Se vc quiser refutar isso vai ter que estudar muito .......

Claro. Tente primeiro explicar como surgiu a informação no DNA, e depois pode começar a pensar em surgimento por meros processos bioquimicos naturais.
Para isso é que trabalham o pessoal que estudam a abiogênese. Eu não estou por dentro do que há de novo ou mais promissor na área, mas se vc não sabe as hipóteses bioquímicas, geológicas, atmosféricas, etc, vc vai ter que estudar um pouco para vc continuar essa conversa com um mínimo de entendimento.

baseado em Wiki, Inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Conhecemos apenas seres humanos, capazes de criar informação, e códigos representativos.

repito, o que já demonstrei anteriormente :

Essa é a minha praia e posso dar uma pequena "carteirada" aqui. Essas definições e frases não tem utilidade nenhuma para a ciência natural. Qual ciência formal foi desenvolvida com essas frases? Qual avanço, etc e etc ...

pois eu já fiz a pesquisa. A única alternativa de uma mente intelligente é chance, é acaso, é nada..... por que o nada , que é na sua essencia inefficiente, lhe convence mais como agente criadora de vida, e não Deus, um agente eficiente, pois inteligente ?
É mesmo é? Nessa sua pesquisa vc descobriu alguma área estabelecida da ciência baseada no que vc disse, isso tudo tem alguma utilidade científica?
Me desculpe, mas da minha experiência de vida eu desconfio da validade dessa sua pesquisa.

Estou errado ?
No sentido de evolução de sistemas físicos em geral sim, pois os sistemas físicos tem uma evolução guiada pelas leis da física. Como por exemplo, sistemas coloidais, sistemas alterados por catalizadores, etc.
Eu me referi a isso pq se estamos falando de processos bioquímicos, então também podemos definir formalmente o termo evolução para fins bioquímicos.
Se vc estiver falando da Teoria da Evolução de Darwing, aí sim, mas não sei se isso se aplica ao conceito de "primeira célula formada". Aí vc vai ter que perguntar para os biólogos evolucionistas ... manda uma cartinha pro Dawkings ... hehe

que precisam ser constituídos. Já aí começa a questão : como foram constituídos ? como carbono se formou ? como é possível, que as forças fundamentais nucleares tem todas a força correta, e sintonizada ?
A parte da formação do carbono é bem estabelecido em física nuclear e astronomia. Já a sua pergunta sobre as forças fundamentais nucleares "tem todas a força correta, e sintonizada", tem toda uma física de partículas, etc que dá um duro danado, e eu não estou a par de detalhes além das divulgações científicas.
Agora mesmo que eu soubesse te explicar com detalhes, como é que vc iria entender  :??

e o que sua pergunta tem a ver com a questão ?
Se vc traz as frases soltas para tentar argumentar, então vc é que está tentando trazer isso para a questão.
De minha parte já te disse, esquece as frases soltas ...

Frases soltas de cientistas famosos não são embasamento técnico qualificado.

acontece que estas frases não são soltas sem nexo, mas resultado de pesquisas científicas e sólidas.
Em ciência, o que tem ou não tem nexo são os resultados. E diferentemente do que vc afirmou, essas frases soltas que vc traz não resultam e não são resultado de pesquisas científicas sólidas. Repetindo, quais os ramos ou atividades científicas estabelecidas provenientes dessas suas "frases soltas de cientistas famosos"?

Tanto que citei cientístas não cristãos, que confirmam o que estou dizendo. Meu posicionamento é baseado em evidencias científicas amplamente reconhecidas.
A crença religiosa ou não do cientista não tem nada a ver com a ciência. Quais são as "evidencias científicas amplamente reconhecidas" do Smolin e do Borel ???? To por fora disso!!!!
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 10:40:48 por gilberto »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #722 Online: 19 de Setembro de 2010, 10:49:29 »
Não meu caro. Isto é, hoje, a prova científica e que deve ser obtida pelo método científico e passar pelo teste de falseabilidade.

mais uma vez, você mistura ciência operacional, com ciência histórica.

Os fatores físico-químicos provem das propriedades de cada átomo e de seus arranjos em moléculas.

primeiro, você precisa explicar, como estes atomos chegaram a ter as propriedades que tem.

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2007/01/26/

A mínima alteração das forças fundamentais da Física – gravidade, eletromagnetismo, a sólida energia nuclear ou a fraca energia nuclear – teria como resultado um universo irreconhecível: universo formado de hélio, sem prótons ou átomos, sem estrelas, universo que desmoronaria sobre si mesmo antes dos primeiros momentos de sua existência. Se fossem modificadas as proporções exatas das massas das partículas subatômicas, umas em relação às outras, haveria efeitos semelhantes.

e segundo:

que necessidade física deveria existir, para estes átomos se agruparem de forma, de criar vida ?

traduzido de:

http://www.answersingenesis.org/tj/v18/i2/abiogenesis.asp

Uma célula eucariótica viva contém centenas de milhares de diferentes peças complexas, incluindo proteínas motoras variadas. Estas peças devem ser montadas corretamente para produzir uma célula viva, a mais complexa máquina no universo muito mais complexo do que um supercomputador Cray.

traduzido de:

http://creationwiki.org/Argument_from_incredulity

A crença na abiogênese pode ser fortemente questionada, podemos ser céticos em relação a ela, porque ela nunca foi observada. O que se tem observado é a biogênese, a vida vem da vida. O que sabemos é que a complexidade do mundo natural dos organismos vivos é semelhante, na realidade muito maior do que a complexidade dos dispositivos inteligentemente criados, como o relógio ou do computador.  Os ateus alegam que a incredulidade é uma posição razoável, mas é na verdade é uma fundação para todo o pensamento crítico.  Pessoas com um senso crítico não acreditam em coisas sem provas. Consideramos o oposto, a credulidade. Não há contexto em que esta não seja uma palavra pejorativa! Considerando o que os evolucionistas estão dispostos a acreditar, podemos realmente  classifica-los como crédulos. É também muito bom para uma pessoa de uma religião ou filosofia de ser cético em relação às crenças do outro. A religião do naturalismo, que é a base da evolução, pode ser validamente rejeitada por um teísta bíblico. A fé na evolução e do ancestral comum pode ser dominante no mundo, mas isto não diz nada sobre se é verdade.Muitos analisam esta hypotese, e a consdieram inadequada, pois eles encontraram boas razões para ser céticos em relação a ela, especialmente desde que o relato de Gênesis explica melhor as características muito diversas do mundo natural.

Não meu caro, eu insisto que ainda não se conhece de forma clara e completa as condições iniciais

eu não estava falando das condições iniciais, mas de que se constitui uma célula eukaryotica.

pois o que voce descreveu é bioquímica e não as condições geo-físico-químicas primordiais, que envolviam a interação entre o conjunto "atmosfera-oceano-crosta" primitivos no final do éon Hadeano.

mesmo que não se conhecam estas condições, a complexidade da própria célula já e ponto de partida suficiente para analisar e estudar a possibilidade de geração espontânea, natural.

E se voce quiser fazer citações, pelo menos apresente referências científicas de períodicos indexados e não páginas criacionistas da Internet.

tradução de :

http://members.iinet.net.au/~sejones/orignl06.html#orgnflfsprntrlmprbbl

(Brooks, Jim geoquímico, [ex-vice-presidente da Geological Society], "Origens da Vida", Lion: Tring, Hertfordshire, Reino Unido, 1985, p.87).

"A origem da vida era um evento quase totalmente improvável, com chances quase impossíveis"

"É ainda de ser demonstrado como as moléculas essenciais, como a hemoglobina, clorofila e outras proteínas e ácidos nucléicos foram formados. Mas mesmo se estivéssemos a fim de permitir a existência de uma sopa primordial durante toda a história da Terra (4,000-4,500 milhões de anos), as proteínas complexas e moléculas de ácido nucléico, nunca poderiam  ter sido produzido por acaso e interações de chance. No entanto, aqui estamos você e eu na terra hoje. E a evidência do registro fóssil mostra que uma seqüência de eventos de probabilidade quase zero teve lugar mais de 3.500 milhões de anos atrás. Antes deste evento acontecer, as chances de que isso ocorreria eram extremamente pequenas. O que é mais, a partir do entendimento do possível, os processos que conduzem à origem da vida e do papel crítico desempenhado pelos organismos vivos no processos de desenvolvimento, a transição do não-vivo para matéria viva, provavelmente, ocorreu apenas uma vez e pode ter ocorrido apenas uma vez. A origem da vida era um evento quase totalmente improvável, com chances praticamente impossíveis de acontecer por acaso Mas a vida se originou. Então, foi por chance? Ou foi por design e controle? "

(Shapiro, Robert. [Professor de Química, Universidade de Nova York], "Origins: Um Guia Cética  para a Origem da Vida" Cimeira: Nova York, NY, 1986, p.186)

"A seqüência total significaria desafiar a nossa credibilidade"

"Hypóteses diferentes que conduzem à origem do replicador inicial  poderiam ser elaboradas, utilizando-se outros experimentos publicados na literatura. Todas partilham os mesmos defeitos em geral. Muitos passos seriam necessários que necessitam de condições diferentes e, portanto, diferentes locais geológicos. Os produtos químicos necessários para uma etapa podem ser ruinoso para os outros. Os rendimentos são pobres, com muitos produtos indesejáveis que constituem a maior parte da mistura. Seria necessário juntar alguns processos imagináveis para concentrar as substâncias importantes e eliminar os contaminantes. A seqüência total seria desafiar a nossa credibilidade, independentemente do tempo alocado para o processo. "

(Kauffman, Stuart A. biólogo [teórica, Santa Fe Institute, no Novo México, E.U.A.], "em casa no Universo: a busca de leis de auto-organização e complexidade", [1995], Penguin: London, 1996, reimpressão , p.36).

"Mas como , sem supervisão,  todos os blocos se reúniram em concentrações suficiente elevadas  em um só lugar e ao mesmo tempo?"

"Miller tinha realizado o primeiro experimento de química prebiótica Ele descobriu meios plausíveis de como os blocos de construção das proteínas podiam ter sido formados na terra primitiva. .... Experiências semelhantes têm demonstrado que é possível (embora com muita dificuldade ) para formar os blocos de construção de nucleotídeos do DNA e RNA e moléculas de gordura e, portanto, através deles, o material estrutural das membranas celulares. Muitos outros pequenos componentes moleculares dos organismos foram sintetizados por meio de abiogenese. Mas difficuldades substanciais permanecem. Robert Shapiro observa em seu livro Origens: A Guia Cético da criação da vida na Terra que, embora os cientistas podem demonstrar que é possível sintetizar os diversos ingredientes da vida, não é fácil imaginar que isto poderia ter ocorrido em um único evento. Um grupo de cientistas descobriu que uma molécula pode ser formada de moléculas B e C com um rendimento muito baixo, em um determinado conjunto de condições, então, terá que mostrar que é possível começar um outro grupo com uma alta concentração de moléculas e mostrar que adicionando D e E pode-se formar novamente com um rendimento muito baixo e em condições bastante diferentes. Em seguida, outro grupo E mostra que, em altas concentrações pode formar F ainda sob condições diferentes. Mas como, sem supervisão, fez todos os blocos se reúnem em concentrações elevadas o suficiente em uma lugar e ao mesmo tempo para obter um curso metabólico? São muitas mudanças de cena neste teatro, argumenta Shapiro, sem gerente de estágio. "

Se o método científico somente pode ser aplicado para os dados que ocorrem no presente, sob a presença de testemunhas oculares, então uma parte muito significativa do conhecimento humano, incluindo campos importantes da Física, da Cosmologia e da Geologia não podem ser considerados como ciência. E isto, todos sabemos, não corresponde à realidade.

Se enquadram como ciencias históricas, como já esclarecido.

Ao que parece, na sua acepção, a interpretação de dados e o uso de postulados não são aceitáveis. Se for este o caso, como é que voce pode querer usar argumentos científicos para corroborar a sua cosmogonia?

Eu não disse que não são aceitáveis. São apenas interpretações, que dependem do pressuposto e da posição filosófica de cada um.

E que é totalmente arbitrário, pois não há um critério objetivo, independente, para tanto.

pelo contrário. Os critérios foram claramente delineados. Parece má vontade sua de comprender estes fatos. Sem problema pra mim......

Uma estrutura aleatória poderia ser um tornado ou um furacão, mas um tornado ou um furacão não é design.

Tautologia.

claro que não. Foi bem explicado, por que não é design.

A Natureza não tem propriedades de auto-organização.

Não? A formação de continentes, crescimento de cristais minerais e nucleossíntese de elementos químicos são exemplos suficientes?

já expliquei a diferença, leia o texto traduzido com atenção, e irá entender a diferença.  

Segundo. Música escrita em partituras e linguagem são certamente produtos culturais humanos e não da Natureza. Mas não vi uma só palavra que correlacione códons de iniciação e ou finalização com intencionalidade sobrenatural.

este também não foi o propósito. O propósito foi demonstrar a diferença entre etruturas naturais aleatorias, e informação que deriva de uma mente. Mas a ponte é óbvia, para quem quiser enxergar :

1) Informação codificada tem sempre origem inteligente (Krippahl)

Terceiro. "No mundo das estruturas aleatórias, nunca há uma cópia exata". Dependendo do enfoque e da escala de análise, nenhuma estrutura, seja aleatória ou não, apresenta uma cópia exata.

Voce faz uma copia exata de uma partitura. De um livro. De DNA........

Quarto. Qual foi a finalidade deste texto afinal?

já foi dito.  demonstrar a diferença entre etruturas naturais aleatorias, e informação que deriva de uma mente.

Quinto. Reitero meu pedido: Se voce quiser fazer citações, apresente referências científicas de períodicos indexados e não páginas criacionistas pinçadas da Internet.

seu pedido demonstra apenas um preconceito descabido em relação a sites criacionistas. Por acaso na sua percepção, só cientístas que aderem a filosofia naturalista são inteligentes, tem argumentos senstatos a presentar, os que aderem ao teísmo não ? talvez deveria pesquisar , quem é Perry Marshall, por exemplo, o autor da tradução citada. Por que não apenas ataca os argumentos apresentados, se não concorda com eles ?

A sua analogia matemática pode ter implicações filosóficas, mas pode não ser aplicável para a realidade objetiva, simplesmente porque ainda não temos informações suficientes sobre o Universo.

a questão não é o universo. A questão é o tempo, e a adição sucessiva de tempo. Prestando atenção ao que escrevi, e pensando sobre o assunto, não terá como negar que os fatos apresentados são coerentes, e que não há como ter um universo, que não teve começo. Se houvesse, não poderíamos estar aqui.

A propósito. A sua abordagem sobre o infinito considerou qual tipo? O potencial ou o real?

os dois. no potencial ( ou imaginário ) voce pode chegar ao infinito. Na realidade não é possível, pelos motivos expostos. este argumento é um cheque mate contra a hypotese universo infinito, que nunca teve um começo.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #723 Online: 19 de Setembro de 2010, 10:58:21 »
Pelo pouco que eu sei, um dos argumentos mais utilizados por vcs criacionistas é que "a evolução contraria a 2a Lei da Termodinâmica". Isso é uma ingenuidade e falta de conhecimento do básico em ciência, e acho que nesses fórums da vida já foi prontamente refutado, estando agora na fase da ridicularização.

acontece que eu não utilizei ela como argumento em relação a evolução, mas a energia, que não pode manter o universo eternamente em funcionamento. um dia, a energia utilizavel para efetuar trabalhhos acaba, será transformada totalmente em calor, e o universo entra em estado de equilibrio, e estará morto.

Melhor no exato sentido que eu postei, traz melhores resultados e benefícios. E comparada com qualquer outra filosofia natural que eu conheço, a ciência é de longe a melhor.

ciencia não é filosofia natural. A ciencia pesquisa os fenomenos naturais, tenta explicar e entender nosso mundo, nosso universo. Nas ciencias historicas, ela pode ser usada para justificar pressupostos da filosofia natural, ou do criacionismo, dependendo da posição individual de quem a interpreta.

Ué, não é vc que veio comparar a ciência padrão com as pseudo-ciências que vc advoga?

não existe pseudo-ciência no que eu advogo. Eu advogo apenas uma interpretação diferente do mesmo material científico que ambos nós temos.

Eu estou mostrando um critério objetivo, observável e mensurável de se comparar a qualidade das duas categorias, de um lado a categoria ciência oficial e de outro a falta de categoria das pseudo-ciências, religiões, etc.

voce continua persistindo no mesmo erro, querendo comprar religião com ciência. São duas categorias diferentes, não há como compara-las.

Pq vc é que trouxe essa discussão.
O que eu observo é o seguinte: a ciência salva e melhora bilhões de vidas humanas, já o deus(es) dos religiosos  não faz p. nenhuma ...
Se vc tem algum outro critério melhor, então conte-nos.

Não. é voce que quer fazer um comparativo a qualquer custo, que não é admissivel, pois compara duas categorias  diferentes. Já lhe expliquei a diferença. Cabe a voce prestar atenção,e  aprender.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #724 Online: 19 de Setembro de 2010, 13:45:49 »
Geo,

Designer Inteligente não é uma causa plausível, portanto, qualquer coisa que eu falar aqui será tão válido quanto. Essa discussão não tem nenhum sentido.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!