Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183779 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #750 Online: 22 de Setembro de 2010, 07:42:22 »
Por que então persistir e acreditar nesta hipótese, mesmo as evidencias científicas apontarem em uma causa sobrenatural ?
Falta de explicação não "aponta para uma causa sobrenatural".
Falta de explicação é apenas ... falta de explicação.
A gente diz "não sei" e acabou o assunto.

Com os conhecimentos ínfimos que temos do universo, não dá para afirmar, cheios de certezas que, "se isto é improvável, então só pode ter sido aquilo".

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #751 Online: 22 de Setembro de 2010, 07:45:13 »
Aliás. Eu não achei nenhum artigo do senhor Perry Marshall em nenhum periódico científico indexado. Porque será?
porque já lhe expliquei. Por que a ciência moderna não aceita explicações que não sejam naturalistas.
Explicações não naturalistas não fazem parte do escopo da ciência. Se ela se envolve com mitologia, deixa de ser ciência. No dia em que entidades sobrenaturais se tornarem explicáveis pela ciência, deixarão de ser sobrenaturais.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #752 Online: 22 de Setembro de 2010, 08:40:56 »
Aliás. Eu não achei nenhum artigo do senhor Perry Marshall em nenhum periódico científico indexado. Porque será?
porque já lhe expliquei. Por que a ciência moderna não aceita explicações que não sejam naturalistas.
Explicações não naturalistas não fazem parte do escopo da ciência. Se ela se envolve com mitologia, deixa de ser ciência. No dia em que entidades sobrenaturais se tornarem explicáveis pela ciência, deixarão de ser sobrenaturais.

para que uma causa seja considerada a mais plausível, a causa per se não precisa também poder se explicável. Se voce faz uma descoberta archeológica de artefactos em ouro, bem elaborados, voce logicamente vai pensar que foi um povo, uma tribo, de tempos passados, que fizeram este artefacto, sem necessáriamente ser apto a explicar que povo que era. O mesmo com Deus. Deus não precisa necessáriamente poder ser explicado, para concluir, que ele é a melhor ou mais plausível explicação para o surgimento do universo, sua sintonia fina, o surgimento da vida, a consciencia do homem, e sua aptidão de falar, de pensar, de ter uma consciencia no sentido de saber o que é errado, o que é certo, etc.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #753 Online: 22 de Setembro de 2010, 09:58:48 »
para que uma causa seja considerada a mais plausível, a causa per se não precisa também poder se explicável. Se voce faz uma descoberta archeológica de artefactos em ouro, bem elaborados, voce logicamente vai pensar que foi um povo, uma tribo, de tempos passados, que fizeram este artefacto, sem necessáriamente ser apto a explicar que povo que era. O mesmo com Deus. Deus não precisa necessáriamente poder ser explicado, para concluir, que ele é a melhor ou mais plausível explicação para o surgimento do universo, sua sintonia fina, o surgimento da vida, a consciencia do homem, e sua aptidão de falar, de pensar, de ter uma consciencia no sentido de saber o que é errado, o que é certo, etc.

Angelo,

Por que você continua com esta tática manjada de pegar um argumento de Dawkins (ou qualquer outro autor que seja) e multiplicá-lo por -1 (no intuito de inverter o sentido do argumento)?

Que tolice.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #754 Online: 22 de Setembro de 2010, 10:17:17 »

Angelo,

Por que você continua com esta tática manjada de pegar um argumento de Dawkins (ou qualquer outro autor que seja) e multiplicá-lo por -1 (no intuito de inverter o sentido do argumento)?

Que tolice.

você ainda não me demonstrou em que sentido exatamente eu inverti o sentido do que dawkins escreveu.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #755 Online: 22 de Setembro de 2010, 10:33:06 »
você ainda não me demonstrou em que sentido exatamente eu inverti o sentido do que dawkins escreveu.

E adianta?

Você vai vir com outro post dizendo: "O que você escreveu ainda não demonstrou a minha necessidade de manter o meu memeplexo religioso vivo com louvor..."

Tire suas próprias conclusões então.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #756 Online: 22 de Setembro de 2010, 11:28:54 »
E adianta?

adianta. o seu não responder a pergunta prova, que sua acusação não tem fundamento.

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #757 Online: 22 de Setembro de 2010, 11:34:47 »
O famoso "Pombo Enxadrista".
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #758 Online: 22 de Setembro de 2010, 12:03:12 »
O famoso "Pombo Enxadrista".
Descrição perfeita!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #759 Online: 22 de Setembro de 2010, 13:15:08 »

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #760 Online: 22 de Setembro de 2010, 17:59:02 »
Caro AngeloItacare:

A Mente nada mais é do que a representação das funções superiores cerebrais (cognição, comportamento), derivadas da estrutura físico-química do prório cérebro.  Não existe nenhuma evidência científica de qualquer papel do sobrenatural no que definimos como mente humana (alma, etc)
Logo o pensamento, como citado por você, advem de fenomenos puramente materiais.
Se possui algum trabalho cientifico abalizado a esse respeito que comprove a sobrenaturalidade da mente, estou no aguardo.

Vários outros animais possuem capacidade de comunicação através de códigos além do homem.
Primatas possuem sistemas elaborados de comunicação sem envolver escrita
Insetos tem capacidade de transmitir informação codificada como as abelhas - a rainha de algumas especies como Apis pode produzir mais de 30 feromônios diferentes que através de uma codificação complexa produzem respostas comportamentais (e fisiológicas) diferentes conforme sua combinação, tempo de produção e quantidade.
Mesmo a transmissão de plasmídeo entre bactérias, tópico importante no que concerne a resistencia a antibióticos, pode ser caracterizada como transmissão de informação codificada.
Isso sem citar os prions...
Nenhum desses exemplos acima advem de fatores sobrenaturais, todos tem base fisico-quimica, não?
Caso possua algum trabalho abalizado a esse respeito, estou no aguardo.

O organismo humano possui diversos hormonios que regulam o funcionamento dos sistemas corporais, são responsáveis pela homeostase.
A glândula hipófise produz o Hormonio Estimulante daTiroide (TSH) que após caminhar na corrente sanguínea se acopla em receptores da glândula tireoide, estimulando seu crescimento e a produçaõ hormonal.
Por analogia;  A Hipófise (um escritor) envia o TSH (codigo) a um leitor (Tireóide) - comunicação usando simbolos previamente acordados
Terá a tireóide "mente"?

A Abiogênese, não aquela contestada por Pasteur como define o site que me foi indicado, postula que num passado distante em determinadas condições já não existentes surgiu(ram) material biológico auto-replicante.  Não necessariamente DNA, há várias postulações, até mesmo o RNA.  Esta parte apresenta muitas especulações diferentes, e é grande a discussão de qual seria esse primeiro material auto-replicante.
Os experimentos científicos até agora realizados comprovaram que nessas condições há possbilidade de formação de material biológico, mas a escala desses eventos era obviamente muito maior e os estudos só abrangem tempo e espaço muito pequeno.
Por seleção natural essa estrutura primordial derivaria lentamente para os materia auto-replicantes atuais (DNA, RNA)
O fato de haver lacunas no entendimento desse processo naõ implica a existencia de participação sobrenatural.
Caso algum fator desse tipo seja comprovado ele naturalmente vai ser incorporado ao arcaboço científico, basta provar :)

Vejo que você está entrando na seara de sempre dos criacionistas.  Você possui uma certeza (Deus existe) e busca comprovar cientificamente sua existência.  O caminho da ciência é justamente o inverso.
Pregunto-lhe:  e se todos esses argumentos aqui apresentados forem refutados, você deixará de crer em Deus?
Porque se você conseguir provar através de evidências sólidas e inquestionáveis, testaveis pelo método cientifico, da Sua existência certamente eu mudaria minha "mente".  Mas veja bem não por Fé (acreditar na ausência de evidências, ou com evidências ao contrário) mas sim por Conhecimento.

Quanto ao Dawkins, sugiro que leia os livros dele na íntegra, talvez ajude a repensar sobre esses assuntos.

Falo isso pois você está se apresentando como um teísta típico, diz que tem milhares de argumentos, fala sobre eles com convicção de causa e quando são refutados passa para o próximo e o próximo e o próximo...

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #761 Online: 22 de Setembro de 2010, 21:11:40 »
Fazendo o papel do advogado do diabo: a vida deve ter se originado e sido extinta várias vezes no passado. Por que apenas a vida baseada em DNA/RNA manteve-se? Todos os seres vivos descendem um um ser ancestral. Por que não descendem de dois ou três (ou mais) com linhagens diferentes?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #762 Online: 22 de Setembro de 2010, 23:41:39 »
Caro AngeloItacare:

A Mente nada mais é do que a representação das funções superiores cerebrais (cognição, comportamento), derivadas da estrutura físico-química do prório cérebro.

relatos demonstram, que a mente, e o cérebro, não são a mesma coisa. O cerebro é físico, a mente é uma entidade separada do físico :
o dualismo é mais plausível, que o monismo

http://profezie3m.altervista.org/archivio/TheLancet_NDE.htm

Pim van Lommel, Ruud van Wees, Vincent Meyers, Ingrid Elfferich

Divisão de Cardiologia, Hospital Rijnstate, Arnhem, Netherlands (P van Lommel MD); Tilburg, Netherlands (R van Wees PhD); Nijmegen, Netherlands (V Meyers PhD); and Capelle a/d Ijssel, Netherlands (I Elfferich PhD)

em um dos hospitais, uma enfermeira de uma unidade  coronária relatou uma  occorrência verídica de um paciente ressuscitado, que teve uma experiência fora do corpo:"Durante um turno noturno , uma ambulância traz um  homem de 44 anos de idade, em coma, na Unidade Coronariana. Ele havia sido encontrado cerca de uma hora antes em uma clareira por pessoas que passaram lá por perto. Após a  admissão, recebe a respiração artificial sem intubação , enquanto a massagem cardíaca e a desfibrilação também são aplicadas. Quando queremos entubar o paciente, acabo a descobrir  a dentadura na boca. Eu removo essas próteses dentais superiores Entretanto, continuamos a reanimação cardiorespiratória extensiva. Após cerca de uma hora e meia, o paciente apresenta ritmo cardíaco e a pressão arterial suficiente, mas ele ainda é ventilado  e entubado, e ele ainda está em coma. Ele é transferido para a unidade de cuidados intensivos para continuar a respiração artificial necessária. Somente depois de mais de uma semana que eu encontro  novamente com o paciente, que está agora de volta à ala de cardiologia eu distribuindo  a medicação No momento em que ele me vê ele diz:.. 'Ah, aquela enfermeira sabe onde está minha dentadura "Estou muito surpreso.. Em seguida, ele esclarece: "Sim, você estava lá quando eu fui trazido para o hospital e você tirou a minha dentadura da minha boca e colocou a  para tal carro, que tinha todas essas garrafas nele e havia uma gaveta deslizante por baixo e lá você colocou  meus dentes. " Fiquei especialmente impressionada porque me lembrei que isso aconteçeu, enquanto o homem estava em coma profundo e no processo de reanimação cardiorespiratória    . Quando eu perguntei mais, parecia que o homem tivesse visto a si mesmo deitado na cama, que ele tinha percebido a partir de cima como enfermeiros e médicos tinham estado ocupado com a reanimação cardio respiratória   . Ele também foi capaz de descrever corretamente e em detalhe a pequena sala em que ele tinha sido ressuscitado, assim como a aparência das pessoas presentes, como eu. No momento em que ele observou a situação tinha tido muito medo de que pararíamos a  reanimação cardio respiratória  e que ele iria morrer. E é verdade que estávamos muito pessimistas em relação  a possibilidade do  paciente sobreviver devido ao seu mau estado médico, quando admitido. O paciente me diz que ele desesperadamente e sem sucesso tentou torná-lo claro para nós que ele ainda estava vivo e que deveríamos continuar a  reanimação cardiorespiratória   . Ele está profundamente impressionado pela sua experiência e diz que não tem mais medo da morte. quatro semanas depois, ele deixou o hospital como um homem saudável

Se possui algum trabalho cientifico abalizado a esse respeito que comprove a sobrenaturalidade da mente, estou no aguardo.

o relato acima mencionado é resultado de uma pesquisa científica, que não prova, mas evidencia que dualismo é mais plausível.

Vários outros animais possuem capacidade de comunicação através de códigos além do homem.Primatas possuem sistemas elaborados de comunicação sem envolver escritaInsetos tem capacidade de transmitir informação codificada como as abelhas - a rainha de algumas especies como Apis pode produzir mais de 30 feromônios diferentes que através de uma codificação complexa produzem respostas comportamentais (e fisiológicas) diferentes conforme sua combinação, tempo de produção e quantidade.
Mesmo a transmissão de plasmídeo entre bactérias, tópico importante no que concerne a resistencia a antibióticos, pode ser caracterizada como transmissão de informação codificada.Isso sem citar os prions...Nenhum desses exemplos acima advem de fatores sobrenaturais, todos tem base fisico-quimica, não?Caso possua algum trabalho abalizado a esse respeito, estou no aguardo.

mas não chegam sequer perto, de se comunicar como nós, que conseguimos ir a lua, explorar o espaço, construir predios etc. Apesar de achar que vamos fazer os cães latirem quando eles percebem o perigo, a dança das abelhas para apontar a outras abelhas  uma fonte e as baleias emitirem  sons, para citar alguns exemplos de outras espécies que se  comunicam, nenhum destes tem a composição de uma língua. Eles são apenas considerados sinais de comunicação de baixo nível.

A Abiogênese, não aquela contestada por Pasteur como define o site que me foi indicado, postula que num passado distante em determinadas condições já não existentes surgiu(ram) material biológico auto-replicante.  Não necessariamente DNA, há várias postulações, até mesmo o RNA.  Esta parte apresenta muitas especulações diferentes, e é grande a discussão de qual seria esse primeiro material auto-replicante.
Os experimentos científicos até agora realizados comprovaram que nessas condições há possbilidade de formação de material biológico, mas a escala desses eventos era obviamente muito maior e os estudos só abrangem tempo e espaço muito pequeno.

poxa, por que será que não foram receber então o prêmio de 1 mio de dólares ?

http://www.us.net/life/

O Premio da  Origem da Vida ®  será concedido para quem  propor um mecanismo e processo altamente plausível natural para o surgimento espontâneo das instruções genéticas na natureza suficiente para dar origem à vida. A explicação deve ser coerente com a bioquímica empírica, cinética, termodinâmica e conceitos como mais delineado aqui, e será publicada em um jornal de ciência muito respeitada, e “ peer-reviewed “ .

Por seleção natural essa estrutura primordial derivaria lentamente para os materia auto-replicantes atuais (DNA, RNA)

http://www.detectingdesign.com/abiogenesis.html

Como poderia, então a primeira célula ter evoluído a partir da sopa primordial dos oceanos pré-bióticos? Este é realmente um grande problema que os naturalistas não tem como explicar. Afinal, que vantagem seletiva viria a ser adquirida para átomos  e moléculas formar um ser vivo? Eles realmente não ganhariam nada com este processo. Por que uma natureza começaria um processo  indirecionado para trazer vida à existência? A seleção natural não é realmente uma força válida neste momento já não há realmente nenhuma vantagem concebível para moléculas sem inteligencia  interagir como partes de uma coisa viva versos partes de uma pedra ou um conjunto amorfo de lama. Mesmo que uma grande quantidade de proteínas completamente formadas e cadeias de moléculas de DNA totalmente formada fossem juntar-se mesmo tempo, quais são as chances de que todas as centenas e milhares de proteínas exclusivamente especificadas, tanto para decodificar o DNA e mRNA, (para não mencionar as moléculas de ATP necessárias e o conjunto de outras não mencionadas "peças"), seriam fundidas todas simultaneamente em conjunto de modo altamente funcional? Não só nunca o fenômeno foi reproduzido por qualquer cientista em um laboratório na Terra, mas um mecanismo razoável para que tal fenómeno possa ocorrer nunca foi proposto - fora do design inteligente óbviamente.

O fato de haver lacunas no entendimento desse processo naõ implica a existencia de participação sobrenatural.

o contrário é o caso. Justamente por que sabemos da complexidade da célula, e do fato de ela conter informação específica e complexa no seu núcleo, podemos descartar com confiança a abiogenese. Não é uma explicação plausivel.

Veo que você está entrando na seara de sempre dos criacionistas.  Você possui uma certeza (Deus existe) e busca comprovar cientificamente sua existência.  O caminho da ciência é justamente o inverso.

nas ciencias operacionais pode até ser. Nas ciencias históricas a coisa muda.

http://crentinho.wordpress.com/?s=imparcialidade

O mito da neutralidade

Jesus Disse em Mateus 12:30 – Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha (NVI). É de extrema importância que o leitor perceba de imediato o seguinte: Não existe imparcialidade, somos todos tendenciosos. A afirmativa pode inicialmente parecer absurda, justamente porque somos ensinados do contrário. Perpetua-se um mito (da neutralidade) de que o establishment secular é imparcial em suas análises, pois seu ponto de vista é livre de influências filosóficas ou religiosas. Infelizmente para eles, esse tipo de pensamento é inviável, visto que todo ser humano se baseia em uma série de pressupostos subjetivos para guiar sua interpretação acerca dos fatos da realidade [1]. Se o Cristão investiga o mundo natural, espera-se que faça isso partindo do pressuposto de que a Palavra de Deus é a Verdade: No princípio Deus criou os céus e a terra (Gênesis 1:1 – NVI). Em contrapartida, o ateu, adepto do naturalismo filosófico, investigará o mundo natural partindo do pressuposto de que ele é tudo o que existe, considera-se que o Universo é uma entidade auto-existente ou que surgiu a partir do nada.

Porque se você conseguir provar através de evidências sólidas e inquestionáveis, testaveis pelo método cientifico, da Sua existência certamente eu mudaria minha "mente".

http://www.genesistruth.info/

O teísmo é metafísico, e pode complementar ao invés de violar os princípios científicos e saberes. É uma interpretação de todas as experiências disponíveis e observações empíricas, e não uma hipótese sobre qualquer observação específica. É por isso que exigem prova empírica da existência de Deus, como se Deus fosse um objeto dentro do universo empírico, é um erro de categoria, e por sua falta não faz o teísmo irracional.

Quanto ao Dawkins, sugiro que leia os livros dele na íntegra, talvez ajude a repensar sobre esses assuntos.

o que exatamente deveria repensar ?

Falo isso pois você está se apresentando como um teísta típico, diz que tem milhares de argumentos, fala sobre eles com convicção de causa e quando são refutados passa para o próximo e o próximo e o próximo...

até agora não vi sequer UM argumento meu ser refutado com coerência e com argumentos convincentes. Estamos ainda falando de DNA.....

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #763 Online: 23 de Setembro de 2010, 01:02:33 »
Caro AngeloItacare:

A Mente nada mais é do que a representação das funções superiores cerebrais (cognição, comportamento), derivadas da estrutura físico-química do prório cérebro.

relatos demonstram, que a mente, e o cérebro, não são a mesma coisa. O cerebro é físico, a mente é uma entidade separada do físico :
o dualismo é mais plausível, que o monismo

http://profezie3m.altervista.org/archivio/TheLancet_NDE.htm

o relato acima mencionado é resultado de uma pesquisa científica, que não prova, mas evidencia que dualismo é mais plausível.

EQM é um tema já discutido em outro tópico desse fórum.  Alguma dessas experiências comprovadamente demostram acerto quando da codificação sem conhecimento prévio do paciente (codigo alfanumerico ou objeto presente na sala onde acontece a PCR que não era do conhecimento précio do paciente)?
Continuo no aguardo de trabalhos científicos abalisados que comprovem a sobrenaturalidade da mente.

Vários outros animais possuem capacidade de comunicação através de códigos além do homem.Primatas possuem sistemas elaborados de comunicação sem envolver escrita
Insetos tem capacidade de transmitir informação codificada como as abelhas - a rainha de algumas especies como Apis pode produzir mais de 30 feromônios diferentes que através de uma codificação complexa produzem respostas comportamentais (e fisiológicas) diferentes conforme sua combinação, tempo de produção e quantidade.
Mesmo a transmissão de plasmídeo entre bactérias, tópico importante no que concerne a resistencia a antibióticos, pode ser caracterizada como transmissão de informação codificada.Isso sem citar os prions...Nenhum desses exemplos acima advem de fatores sobrenaturais, todos tem base fisico-quimica, não?Caso possua algum trabalho abalizado a esse respeito, estou no aguardo.

mas não chegam sequer perto, de se comunicar como nós, que conseguimos ir a lua, explorar o espaço, construir predios etc. Apesar de achar que vamos fazer os cães latirem quando eles percebem o perigo, a dança das abelhas para apontar a outras abelhas  uma fonte e as baleias emitirem  sons, para citar alguns exemplos de outras espécies que se  comunicam, nenhum destes tem a composição de uma língua. Eles são apenas considerados sinais de comunicação de baixo nível.

Não questionei a complexidade da comunicação, se de baixo ou alto nível. 
O fato é que todos os exemplos acima são compatíveis com os pressupostos defendidos:  Em todas as situações temos um escritor, um leitor e uma mensagem codificada.
Sua proposição foi de que comunicação codificada pressupõe “mente” - sobrenatural
Continuo aguardando os links de trabalhos abalizados.

A Abiogênese, não aquela contestada por Pasteur como define o site que me foi indicado, postula que num passado distante em determinadas condições já não existentes surgiu(ram) material biológico auto-replicante.  Não necessariamente DNA, há várias postulações, até mesmo o RNA.  Esta parte apresenta muitas especulações diferentes, e é grande a discussão de qual seria esse primeiro material auto-replicante.

poxa, por que será que não foram receber então o prêmio de 1 mio de dólares ?

O Premio da  Origem da Vida ®  será concedido para quem  propor um mecanismo e processo altamente plausível natural para o surgimento espontâneo das instruções genéticas na natureza suficiente para dar origem à vida. A explicação deve ser coerente com a bioquímica empírica, cinética, termodinâmica e conceitos como mais delineado aqui, e será publicada em um jornal de ciência muito respeitada, e “ peer-reviewed “ .

Não conheço o regulamento do prêmio supracitado, poderia detalhar?  Quem sabe não ganho um dinheirinho :)
Seguindo essa linha de raciocínio o fato de ninguem até hoje ter ganho o prêmio da Fundação Randi é para você uma prova que o sobrenatural não existe?  Sim ou não?  Caso não, qual a diferença, seguindo sua linha de raciocínio?

Como poderia, então a primeira célula ter evoluído a partir da sopa primordial dos oceanos pré-bióticos? Este é realmente um grande problema que os naturalistas não tem como explicar. Afinal, que vantagem seletiva viria a ser adquirida para átomos  e moléculas formar um ser vivo? Eles realmente não ganhariam nada com este processo. Por que uma natureza começaria um processo  indirecionado para trazer vida à existência? A seleção natural não é realmente uma força válida neste momento já não há realmente nenhuma vantagem concebível para moléculas sem inteligencia  interagir como partes de uma coisa viva versos partes de uma pedra ou um conjunto amorfo de lama. Mesmo que uma grande quantidade de proteínas completamente formadas e cadeias de moléculas de DNA totalmente formada fossem juntar-se mesmo tempo, quais são as chances de que todas as centenas e milhares de proteínas exclusivamente especificadas, tanto para decodificar o DNA e mRNA, (para não mencionar as moléculas de ATP necessárias e o conjunto de outras não mencionadas "peças"), seriam fundidas todas simultaneamente em conjunto de modo altamente funcional? Não só nunca o fenômeno foi reproduzido por qualquer cientista em um laboratório na Terra, mas um mecanismo razoável para que tal fenómeno possa ocorrer nunca foi proposto - fora do design inteligente óbviamente.

Será porque não existe um planejamento?  Ou você acha que os átomos e as moléculas tem algum tipo de intenção (planejamento) para interagirem quimicamente?
Novamente nota-se que apesar de dicertar sobre esses assuntos ainda não entendeu nada de Abiogênese e TE.

o contrário é o caso. Justamente por que sabemos da complexidade da célula, e do fato de ela conter informação específica e complexa no seu núcleo, podemos descartar com confiança a abiogenese. Não é uma explicação plausivel.

Angelo, novamente você comete o mesmo erro, demostrando desconhecimento de como a evolução se processa.  Você vê um organismo complexo, com uma complexidade tão grande que você não consegue imaginar como ele surgiu do nada, logo você infere que ele é planejado.
O erro é que ele não veio do nada, ele foi evoluindo numa escala de tempo gigantesca, o que você vê é o resultado final da Seleção Natural.
Mais abaixo sugiro os livros do Dawkins para você se ilustrar a respeito.

Veo que você está entrando na seara de sempre dos criacionistas.  Você possui uma certeza (Deus existe) e busca comprovar cientificamente sua existência.  O caminho da ciência é justamente o inverso.

nas ciencias operacionais pode até ser. Nas ciencias históricas a coisa muda.

http://crentinho.wordpress.com/?s=imparcialidade

O mito da neutralidade

Jesus Disse em Mateus 12:30 – Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha (NVI). É de extrema importância que o leitor perceba de imediato o seguinte: Não existe imparcialidade, somos todos tendenciosos. A afirmativa pode inicialmente parecer absurda, justamente porque somos ensinados do contrário. Perpetua-se um mito (da neutralidade) de que o establishment secular é imparcial em suas análises, pois seu ponto de vista é livre de influências filosóficas ou religiosas. Infelizmente para eles, esse tipo de pensamento é inviável, visto que todo ser humano se baseia em uma série de pressupostos subjetivos para guiar sua interpretação acerca dos fatos da realidade [1]. Se o Cristão investiga o mundo natural, espera-se que faça isso partindo do pressuposto de que a Palavra de Deus é a Verdade: No princípio Deus criou os céus e a terra (Gênesis 1:1 – NVI). Em contrapartida, o ateu, adepto do naturalismo filosófico, investigará o mundo natural partindo do pressuposto de que ele é tudo o que existe, considera-se que o Universo é uma entidade auto-existente ou que surgiu a partir do nada.

Seus argumentos são citações bíblicas???
A ciência é feita por homens, com defeitos e qualidades mas ela é milhões de vezes mais imparcial que uma religião baseada num livro escrito por tribos nômades da Era de Bronze, reescrito diversas vezes através de gerações.
Se você começa a investigar já sabendo que “Deus criou o céu e a terra” como ser imparcial.
O Método Científico é a ferramenta que utilizamos justamente para ao máximo excluir a parcialidade.  por isso que qualquer afirmação científica e passivel de refutação e segue normas estritas para serem aceitas.
Pode falar o mesmo da religião?

Porque se você conseguir provar através de evidências sólidas e inquestionáveis, testaveis pelo método cientifico, da Sua existência certamente eu mudaria minha "mente".

http://www.genesistruth.info/

O teísmo é metafísico, e pode complementar ao invés de violar os princípios científicos e saberes. É uma interpretação de todas as experiências disponíveis e observações empíricas, e não uma hipótese sobre qualquer observação específica. É por isso que exigem prova empírica da existência de Deus, como se Deus fosse um objeto dentro do universo empírico, é um erro de categoria, e por sua falta não faz o teísmo irracional.

Volto a repetir:  Possui evidências sólidas e inquestionáveis, testáveis pelo metodo cientifico da existência de Deus (ou qualquer outra entidade sobrenatural)?
No aguardo das provas.

o que exatamente deveria repensar ?

Vai ajudar a você realmente entender o que é a TE, abiogênese e como são falaciosos os argumentos da complexidade irredutível, intenção e planejamento, etc...

até agora não vi sequer UM argumento meu ser refutado com coerência e com argumentos convincentes. Estamos ainda falando de DNA.....

Sintonia fina?  Princípio Antrópico?  Lei de Borel? A equação de Stephen Unwin?  Leis da Informação?
Ou você está falando sobre o site que me recomendou para validar suas hipóteses:
Abiogênese desmascarada por Pasteur?
O fato das estrelas nunca morrerem porque Deus vai recriando hidrogênio e hélio?
Bíblia como fonte da verdade?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #764 Online: 23 de Setembro de 2010, 01:25:07 »
Angelo, novamente você comete o mesmo erro, demostrando desconhecimento de como a evolução se processa.  Você vê um organismo complexo, com uma complexidade tão grande que você não consegue imaginar como ele surgiu do nada, logo você infere que ele é planejado.
O erro é que ele não veio do nada, ele foi evoluindo numa escala de tempo gigantesca, o que você vê é o resultado final da Seleção Natural.
Mais abaixo sugiro os livros do Dawkins para você se ilustrar a respeito.

acho que quem comete um erro é voce, pois a evolução começa a partir da primeiro ser vivo. O mecanismo de abiogenese NAO E evlutivo, e já expliquei, por que não o é. repito :

Afinal, que vantagem seletiva viria a ser adquirida para átomos  e moléculas formar um ser vivo? Eles realmente não ganhariam nada com este processo. Por que uma natureza começaria um processo  indirecionado para trazer vida à existência? A seleção natural não é realmente uma força válida neste momento já não há realmente nenhuma vantagem concebível para moléculas sem inteligencia  interagir como partes de uma coisa viva versos partes de uma pedra ou um conjunto amorfo de lama.

mas talvez esteja errado, e voce pode me demonstrar um trabalho cientifico, que demonstra que o mecanismo para surgimento da primeira célula é a evolução ?

A ciência é feita por homens, com defeitos e qualidades mas ela é milhões de vezes mais imparcial que uma religião baseada num livro escrito por tribos nômades da Era de Bronze, reescrito diversas vezes através de gerações.

voce comete um erro básico. Querendo comparar ciencia com religião.

O Método Científico é a ferramenta que utilizamos justamente para ao máximo excluir a parcialidade.  por isso que qualquer afirmação científica e passivel de refutação e segue normas estritas para serem aceitas.
Pode falar o mesmo da religião?

já disse, e repito. a imparcialidade existe na ciencia operacional. nas ciencias históricas, cada um parte de um pressuposto , que se baseia em suas proprias convicções.

Volto a repetir:  Possui evidências sólidas e inquestionáveis, testáveis pelo metodo cientifico da existência de Deus (ou qualquer outra entidade sobrenatural)?
No aguardo das provas.

voce ignora meus argumentos, to achando debater com voce é perca de tempo.

Vai ajudar a você realmente entender o que é a TE, abiogênese e como são falaciosos os argumentos da complexidade irredutível, intenção e planejamento, etc...

eu acho que quem deveria ter uma educação básica é voce, cometendo um erro fundamental, em alegar que o mecanismo da abiogenese é a evolução  :chorao:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #765 Online: 23 de Setembro de 2010, 02:22:16 »
Interpretação: O afloramento representa dunas fósseis de um paleodeserto e que cuja direção do vento soprava da esquerda para a direita da foto.

No exemplo em questão os dados são, obviamente, aquilo que há como registro físico na natuteza (verificável “in loco”) enquanto que a interpretação compara as feições observadas naquele afloramento com os modernos ambientes de sedimentação em busca de similaridade de padrões. E isto é parte do método científico e que pode ser testado (falseado).

concordo. o que não pode ser falseado, é a detecção da idade destas pedras. Justamente aí a interpretação depende do pressuposto de cada um,  da filosofía a qual o cientísta adere.

A determinação da idade das rochas em questão pode ser feita de modo indireto ou direto, dependendo apenas de qual marcador geocronológico está disponível em seus minerais, seja da matriz ou dos grânulos.

Sua “opinião” é típica de um leigo em geociências. Leia este tópico sobre geocronologia e entenda um pouco mais sobre este ramo da ciência.

Portanto, a datação de rochas não depende, de maneira alguma, de pressupostos ideológicos ou filosóficos.

Não sou físico, mas entendo que as propriedades deles são inerentes ao Universo em que estamos.

por que isto não deveria ser óbvio ?

E é óbvio!!

O que não é óbvio (e nem demonstrável) é que estas propriedades tenham sido “desenhadas” por alguém.

É possível, especulativamente falando, que existam outros Universos com constantes físicas distintas e que produzam outras combinações de matéria e energia.

falou certo. especulativamente falando. não existe evidência nenhuma que isto tenha ocorrido.

Exatamente como eu escrevi.

Se há um número infinito de universos, como consequencia, absolutamente tudo, não só é possível ... mas realmente deve ter acontecido. Isso significa que em algum lugar, em alguma dimensão, há um universo onde o o Flamengo  venceu contra o Petrópolis  no ano passado. Há um universo onde o presidente Lula foi assassinado, e em outro só naceram mulheres mais bonitas que Giselle Buendchen. Há ainda um universo onde Cazuza viveu 80 anos,  casou, e teve 8 filhos.

A especulação dos Multiversos que eu mencionei não implica necessariamente que neles tenham se desenvolvido as mesmas coisas que este Universo, e sim que ocorreram outros desdobramentos físico-químicos incluindo a não-geração de vida, por causa das diferenças de propriedades físicas.

Alem do mais, um gerador de universos  também finamente ajustado seria também preciso para explicar  um  vasto conjunto de múltiplos universos.

Não precisa não. Pois o princípio aplicável seria o mesmo para o caso de um só Universo (desculpe-me o pleonasmo).

Se um macaco bater aleatoriamente em um teclado, acabará produzindo toda a coleção de obras de Shakespeare, pelo menos se ele bater por uma quantidade infinita de tempo. Esta declaração baseia se em duas condições : Primeiro, o macaco precisa realmente usar todas as teclas, e em segundo lugar, e isto é mais importante, o teclado deve conter todas as letras e pontuação necessária para produzir as obras de Shakespeare.

A obra de Shakespeare envolve não somente inteligência, que o macaco possui em menor grau, mas também interações culturais mais sofisticadas que foram possibilitadas pelo desenvolvimento da escrita e do aperfeiçoamento do pensamento cognitivo.

O texto acima, traduzido com pelo menos um termo não usual em português e ressaltado em negrito, representa uma parte do argumento do Princípio Antrópico Forte. E que ainda assim é falacioso, pois induz o leitor a achar que só existimos por causa de um ajuste fino intencional de parâmetros físicos. E isto nada significa, pois a nossa existência não prova a intencionalidade.

Além disto, demonstra uma desonestidade intelectual, pois omite o fato de que o nosso conhecimento do Universo é incipiente, visto que muitas questões da Cosmologia permanecem em aberto.

Este argumento se baseia não no que não sabemos do universo, mas do que descobrimos , e conhecemos, e sabemos cada vez melhor. Nem atéus como Dawkins, Stenger, Davies, Hawking, Penrose, e muitos outros, põem em dúvida de que o universo é ajustado de forma extraórdinária para vida. Isto demanda uma explicação.

A existência de vida não significa que o Universo tenha sido preparado para gerá-la e sim que a vida é uma exceção ou um caso de menor freqüência de organização físico-química.

Se o átomo de hélio é constituído de dois prótons e dois nêutrons, como é que o Universo não teria prótons ou átomos?

http://www.reasons.org/physics/constants-physics/multifaceted-design-strong-nuclear-force

A intensidade da força nuclear forte. Se ela fosse dois por cento mais fraca, elementos pesados, essenciais para vida,  seriam instáveis. Se fosse dois por cento mais forte, então quarks não formariam em prótons, então não haveria matéria nenhuma. Dois por cento de variação pra mais , ou pra menos, e não haveria vida.

Prótons e nêutrons são como pessoas. Há uma distância certa entre eles para promover a química possível. Coloque-as perto ou longe demais  e sua capacidade de interagir um com o outro irá diminuir drasticamente. Para obter interações corretas entre prótons e nêutrons, de modo que os átomos estáveis, moléculas, e a química são possíveis, é fundamental que a força nuclear forte é requintadamente ajustada  de várias maneiras diferentes.

Novamente uma citação do Princípio Antrópico Forte.

Novamente uma citação de “site” criacionista cristão.

Novamente eu respondo que a existência não é prova de intencionalidade e sim de que a vida é uma exceção ou um caso de menor freqüência de organização físico-química.

E o meu comentário sobre o hélio foi para demonstrar o erro do “site” mencionado por Vossa Senhoria, erro este que ou é conceitual ou é de redação, pois na mesma frase afirma-se que “sem o ajuste fino, existiria só hélio e não seria possível formar prótons e nêutrons” o que é ridículo, pois o hélio É FORMADO por prótons (2) e nêutrons (2). Sem contar o próprio hidrogênio, que contém um próton.

Qual é a necessidade? Nenhuma!
E isto prova uma intencionalidade sobrenatural? Não!

Por que uma natureza começaria um processo  indirecionado para trazer vida à existência? A seleção natural não é realmente uma força válida neste momento já não há realmente nenhuma vantagem concebível para moléculas sem inteligencia  interagir como partes de uma coisa viva versos partes de uma pedra ou um conjunto amorfo de lama. Mesmo que uma grande quantidade de proteínas completamente formadas e cadeias de moléculas de DNA totalmente formadas fossem se juntar  ao mesmo tempo, quais são as chances de que todas as centenas e milhares de proteínas exclusivamente especificadas, tanto para decodificar o DNA e mRNA, (para não mencionar as moléculas de ATP necessárias e o conjunto de outras não mencionadas "peças"), seriam fundidas todas simultaneamente em conjunto de modo altamente funcional? Não só nunca o fenômeno foi reproduzido por qualquer cientista em um laboratório na Terra, mas um mecanismo razoável para que tal fenómeno possa ocorrer  nunca foi proposto - fora do design inteligente óbviamente.

Vossa Senhoria é persistente, não é mesmo?

Começa com uma nova citação de “site” criacionista cristão e passa pelos mesmos “argumentos” que já foram discutidos em postagens anteriores.

Nenhum cientista reproduziu fielmente as condições que se passam no núcleo de uma estrela, como o Sol por exemplo. E isto indica o que? Que foi um “designer inteligente” que “projetou” a estrela ou que nós não temos informações completas do processo e/ou condições tecnológicas para reproduzi-lo em laboratório, em termos de escala, propriedades físicas e de duração dos eventos?

Falácia do Relógio de Paley. De novo.

E mais uma citação de "site" criacionista.

ah eh ? em que exatamente está constituída a falácia ?

Repare o texto abaixo, em especial a parte ressaltada em negrito:

Citação de: Answeringenesis.org
Uma célula eucariótica viva contém centenas de milhares de diferentes peças complexas, incluindo proteínas motoras variadas. Estas peças devem ser montadas corretamente para produzir uma célula viva, a mais complexa máquina no universo muito mais complexo do que um supercomputador Cray.

A falácia é a de comparar produtos e processos de sistemas físico-químicos naturais, com produtos e processos de sistemas humanos, e que incluem não somente inteligência, mas cultura e tecnologia.

A abiogênese é uma possibilidade amplamente aceita por toda a comunidade científica e não é um sistema de crença, sendo perfeitamente possível que ela só tenha ocorrido uma vez neste planeta.

E como todo típico "site" criacionista não poderia faltar a falácia do Relógio de Paley. De novo.

errado. que abiogenese seja perfeitamente possível que ela  tenha ocorrido uma vez neste planeta  é de fato apenas uma crença sem suporte científico.

Não é uma crença. É uma possibilidade científica, mas que ainda não foi comprovada via repetição.

Tanto, que se fosse diferente, o premio da vida já tería sido pago:

O Premio da  Origem da Vida ®  será concedido para quem  propor um mecanismo e processo altamente plausível natural para o surgimento espontâneo das instruções genéticas na natureza suficiente para dar origem à vida. A explicação deve ser coerente com a bioquímica empírica, cinética, termodinâmica e conceitos como mais delineado aqui, e será publicada em um jornal de ciência muito respeitada, e “ peer-reviewed “.

Então quer dizer que os criacionistas também não conseguiram ganhar o prêmio, com a sua “magnífica especulação”?

Mais uma falácia, pois confundem e misturam estupidamente a terminologia da biologia evolucionária com a de outras áreas da ciência.

o atéu forte, que nega a existência de Deus, não o faz apenas baseado na teoría da evolução. Sua posição não se baseia em provas, mas em fé. Uma fé que postula que Deus não existe, justamente por que não tem provas empiricas como base, apenas um desejo que seja assim.

Primeiro. Mesmo entre os teístas modernos, principalmente os escolásticos, a Teoria da Evolução (TE) não é contestada porque, segundo eles, a TE não implica na eliminação de deus do sistema, pois os pontos principais são que deus tirou o Universo do “nada ontológico” e permitiu que ele seguisse um curso qualquer, sob a influência dele, que obviamente incluía a nossa existência.

Segundo. O ateu com formação em ciência não tem nenhuma crença em sobrenatural porque não há evidências racionais e empíricas para isto.

Terceiro. Quem tem de mostrar evidências de deus é quem afirma que ele existe e não o contrário. Se Vossa Senhoria não sabe, ninguém consegue provar a não-existência de algo, princípio elementar de lógica.

A evolução e o ancestral comum não são um ato de fé. A biologia genética demonstra.

apresente a demonstração aqui então. Quero ver.....

Primeiro se familiarize com o significado científico de alguns termos da biologia genética: árvore filogenética, filogenia, monofilia, polifilia, parafilia, clado, cladograma, cladística e sistemática clássica.

E então se divirta com algumas de suas aplicações, como a evolução hominídea e a evolução de dinossauros, por exemplo.

Qual célula, eucariótica ou protocariótica, pode subsistir independente do meio físico-químico? Somente aquelas que estão na imaginação dos criacionistas!

eu não disse isto. Mas a questão foi a célula primordial, não o meio ambiente primordial.

Cujo surgimento é função integral das condições do meio-ambiente, e que por isto mesmo que é imprescindível o conhecimento das condições primordiais.

Não, não é o ponto de partida, a não ser que voce demonstre que a vida possa surgir e se desenvolver independentemente das condições geo-físico-químicas do seu entorno.

Um Nobel o aguarda caso voce consiga isto.

mais uma vez. eu não disse isto. parece que voce quer desviar a atenção do que estamos debatendo.

Não estou desviando o foco do debate.

As condições do ambiente primordial foram determinantes para o surgimento dos primeiros compostos auto-replicantes. A partir deste ponto é que a evolução assumiu.

Como exatamente ocorreu isto é ainda desconhecido, mas houve um avanço muito significativo, nos últimos 50 anos, no entendimento dos processos envolvidos.

Isto não impede que Vossa Senhoria e os demais criacionistas continuem usando argumentos ad hoc, como o “designer inteligente”, para explicar o que se tem hoje no mundo natural. Somente saliento que isto não é ciência, mas crença religiosa camuflada.

Todos os trechos destacados em negrito, a começar pelo título, são bem claros: Altamente improvável, mas não impossível de surgir naturalmente.

A parte destacada em itálico ressalta uma observação importante: É possível que a cadeia de eventos que propiciou a vida tenha ocorrido uma só vez ao longo da história do planeta.

altamente improvável, mas mesmo assim voce acredita nisso. Voce sabe no caso da vida espontânea, o que quer dizer, altamente improvável ?

Eu, em momento algum, afirmei que a abiogênese foi comprovada cientificamente de modo inequívoco, porque ainda há lacunas importantes, visto que não temos registros físico-químicos preservados nem da atmosfera e nem do oceano primordial do éon Hadeano. Então, não é uma questão de crer nela e sim de considerá-la uma possibilidade científica.

Crença mesmo é o seu caso, pois afirma que deus é o responsável, mesmo sabendo que é uma hipótese que não pode ser obtida pelo método científico e é totalmente não-falseável.

http://www.trueorigin.org/abio.asp

As Coppedge (1973) notes, even 1) postulating a primordial sea with every single component necessary for life, 2) speeding up the bonding rate so as to form different chemical combinations a trillion times more rapidly than hypothesized to have occurred, 3) allowing for a 4.6 billion- year-old earth and 4) using all atoms on the earth still leaves the probability of a single protein molecule being arranged by chance is 1 in 10,261.  Using the lowest estimate made before the discoveries of the past two decades raised the number several fold.  Coppedge estimates the probability of 1 in 10119,879 is necessary to obtain the minimum set of the required estimate of 239 protein molecules for the smallest theoretical life form.

At this rate he estimates it would require 10119,831 years on the average to obtain a set of these proteins by naturalistic evolution (1973, pp. 110, 114).  The number he obtained is 10119,831 greater than the current estimate for the age of the earth (4.6 billion years).  In other words, this event is outside the range of probability. Natural selection cannot occur until an organism exists and is able to reproduce which requires that the first complex life form first exist as a functioning unit.

Argumento que recorre à estatística e à probabilidade, nos moldes do argumento da “lei” de Borel, e que já foi refutado pelo próprio autor, pois que ele reconheceu que os processos bio-físico-químicos não são aleatórios.

Da parte destacada em negrito eu ressalto um possível equívoco do autor, e que pode ser esclarecido por algum biólogo aqui do fórum. Até onde eu sei, a seleção natural já pode ocorrer a partir da existência do primeiro composto orgânico auto-replicante e não de um organismo complexo.

Pensando bem, eu tenho um comentário: Em qual trecho é que ele afirma que existe a necessidade de uma inteligência sobrenatural?

o trecho foi citado. E só ler.......e engraçado. Quando são feitos citações de sites criacionistas, voce exclama : é de um site criacionista, não vale. Quando é citado de um cientísta não criacionista, ai argumenta : eih, mas esse não acredita na biblia......  ::)

Eis um trecho da Wikipédia, sobre Stuart Kauffman, onde fica claro que ele não vê qualquer intencionalidade no surgimento da vida.

Citação de: Stuart Alan Kauffman
Além da proposição de modelos de redes booleanas, defendeu a idéia de que a complexidade dos sistemas biológicos e organismos poderiam ser resultado tanto da auto-organização e da dinâmica distante-do-equilíbrio, quanto da seleção natural.

Interessante que o autor reconhece que é possível a sintetização natural dos componentes para surgir a vida, e em seguida comete um erro ao afirmar que tudo teria que ter ocorrido em um único evento.

ele apenas reconhece que é possível a sintetização os diversos ingredientes da vida, o natural voce inseriu sem estar no texto original, mas a enfase é que não é fácil imaginar que isto poderia ter ocorrido em um único evento.

Eu adulterei a idéia do senhor Shapiro? Vejamos o que a Wikipédia traz a respeito deste cavalheiro:

Citação de: Robert Shapiro
É conhecido por suas idéias controvertidas a respeito da origem da vida. Opõe-se à idéia do “mundo do RNA”, sustentando que a emergência espontânea de uma molécula tão complexa como o RNA é altamente improvável. Em seu lugar propõe que a vida surgiu a partir de reações auto-sustentadas e compartimentalizadas envolvendo moléculas simples: o "metabolismo primeiro", e não o "RNA primeiro". Declara que, em seu ponto de vista, a vida é uma consequência normal das lei da natureza e potencialmente comum no universo.

Por favor, senhor AngeloItacare, observe na parte destacada em negrito. Conseguiu perceber que o trabalho do senhor Shapiro em nada corrobora a sua idéia de “design inteligente”?

E isto nada altera o fato de que elas podem ser contempladas com a análise pelo método científico e aferidas a sua falseabilidade, conforme exemplifiquei com o caso das paleodunas.

me mostre a macro-evolução pelo método científico.

Re-leia o trecho sobre biologia genética e lá Vossa Senhoria encontrará subsídios que dissiparão a sua dúvida sobre “macro-evolução”.

Não é má vontade de minha parte, e sim má-ciência do autor, senhor Perry Marshall. Ele determina, de modo conveniente, que a ocorrência de uma estrutura natural como o DNA é um “código” feito com “intencionalidade” enquanto que flocos de neve são estruturas naturais formadas por processos aleatórios.

Ele não apresenta um só indício, uma só justificativa científica, do porque ele chama o DNA de “padrão intencional” e os flocos de neve e os tornados de “padrões aleatórios”. Fica claro o seu “wishful thinking” criacionista, atribuindo a origem da vida a um deus (o cristão, é claro) porque nós humanos somos “especiais”, ao passo que o resto do planeta pode se formar naturalmente.

sei sei... acontece que esta má ciencia, como voce a chama, não foi invenção de Perry Marshall, mas de Leslie Orgel, um dos maiores especialistas de abiogenese:

"Os organismos vivos se distinguem pela sua" complexidade especificada ". Cristais são geralmente tidos como os protótipos de estruturas simples bem especificadas, pois consistem em um grande número de moléculas idênticas embaladas junto em uma maneira uniforme. Peças de granito ou misturas de polímeros aleatórios são exemplos de estruturas que são complexos, mas não especificadas. Os cristais não se qualificam como a vida por falta de complexidade, as misturas de polímeros de não conseguir qualificar, pois a falta de especificidade ".

Onde é que no texto apresentado por Vossa Senhoria, o senhor Leslie Orgel afirma que o DNA é um “código intencional”, que é o ponto-chave deste trecho do debate?

Mas a ponte é óbvia, para quem quiser enxergar :

1) Informação codificada tem sempre origem inteligente (Krippahl)
2) O DNA tem informação codificada (Crick, Watson, Sagan, Dawkins)
3) O DNA teve origem inteligente (Anthony Flew)»

As premissas são falsas, pois não foram provadas e nem são auto-evidentes. Logo a conclusão (3) é falsa.

é evidente sim que informação vem sempre de uma mente. Se discordar, fica a você o ônus de apresentar informação codificada, que não provém de uma mente.

Nada é evidente no seu silogismo, falho por sinal. E ainda cabe a voce provar que as sequencias genéticas são intencionais, sem fazer meros “jogos-de-palavras”.

Não, não faz sempre.

Senão não existiriam mutações ou outras variações genéticas (e repare que eu sequer falei em Evolução), do mesmo modo que os espécimens minerais possuem diferenças sutis!

isto não anula o argumento. Assim como alguem pode copiar um livro, e errar em algumas palavras, o dna também pode errar. Não é por isto que isto prova que o DNA pode ter codificado a informação nele contido por acaso.

Anula sim, por dois bons motivos! O primeiro porque você não demonstrou que a sequência bioquímica do DNA é um “código intencional”. E o segundo, e que lhe é o mais caro, é como justificar que o “designer supremo e perfeito” permitiu que um dos pilares da sua criação falhasse, pois a "informação" é transmitida com erros.

Eu também já afirmei que o propósito (desejo?) não foi alcançado.

sinto muito. para mim a diferença é clara. Se voce não está a altura mental de entender a diferença, não posso fazer nada.

Então eu não tenho a sua “altura mental”?

Lamentável a sua indelicadeza para com este debatedor, senhor AngeloItacare!

Não é preconceito, e sim restrição pela péssima qualidade do material (pseudo)científico dos criacionistas, em particular daqueles que tratam de Geologia, disciplina na qual o apedeutismo científico deles é vergonhoso.

seu preconceito fica mais evidente ainda, pois a base de interpretação de sites criacionistas é quase exclusivamente informação da ciência secular.

Este fórum está repleto de tópicos e mensagens, enviados por apedeutas em ciência, que usam (e abusam) da tática de citar dados, trechos de conceitos e teorias, obtidos e elaborados pela ciência, de maneira completamente descontextualizada, apenas para dar um falso suporte às suas fantasias, crenças e mitos.

Não senhor AngeloItacare!!!!!!!!!

O senhor Perry não tem material publicado porque não é um cientista, além de ser totalmente ignorante em epistemologia da ciência.

A ciência moderna está estruturada no uso do método científico e da falseabilidade, ambos sob a razão sensível.

Se Vossa Senhoria e os demais criacionistas, sejam eles "cientistas" ou não, não conseguem entender ou suportar este fato, então eu recomendo que voltem para os seus templos e deixem a 'Ciência' para os 'Cientistas'.

Ne sutor ultra crepidam.

« Última modificação: 23 de Setembro de 2010, 08:48:50 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #766 Online: 23 de Setembro de 2010, 02:29:05 »
Caro senhor AngeloItacare.

A despeito de não estar na "mesma altura mental" que Vossa Senhoria, eu solicito que as suas respostas sejam feitas ponto-a-ponto, exatamente do mesmo modo que eu faço.

Este procedimento tem como objetivos principais a manutenção da coerência estrutural das sucessivas réplicas e tréplicas e facilitar o acompanhamento dos colóquios por parte dos demais foristas.

Agradeço a sua atenção.
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #767 Online: 23 de Setembro de 2010, 09:32:22 »
sinto muito. para mim a diferença é clara. Se voce não está a altura mental de entender a diferença, não posso fazer nada.

Percebe agora, caro forista?

De que adianta refutar seus argumentos?

Como já está constatado que você não possui mais argumentos, até porque intepreta tudo o que lê de forma errada ou muda o sentido propositalmente, fatalmente você apela aos famosos Ad hominens.

Mais um sintoma do vírus da fé, do qual você não está conseguindo (ou não quer) se livrar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #768 Online: 23 de Setembro de 2010, 12:22:36 »

Percebe agora, caro forista?

De que adianta refutar seus argumentos?

Como já está constatado que você não possui mais argumentos, até porque intepreta tudo o que lê de forma errada ou muda o sentido propositalmente, fatalmente você apela aos famosos Ad hominens.

Mais um sintoma do vírus da fé, do qual você não está conseguindo (ou não quer) se livrar.
Crentes acabam sempre caindo, cedo ou tarde, no ad hominen... É só começarem a escassear as falácias disponíveis.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #769 Online: 23 de Setembro de 2010, 17:10:35 »
A determinação da idade das rochas em questão pode ser feita de modo indireto ou direto, dependendo apenas de qual marcador geocronológico está disponível em seus minerais, seja da matriz ou dos grânulos.

Sua “opinião” é típica de um leigo em geociências. Leia este tópico sobre geocronologia e entenda um pouco mais sobre este ramo da ciência.

Portanto, a datação de rochas não depende, de maneira alguma, de pressupostos ideológicos ou filosóficos.

pelo contrário. A datação geológica da terra é controversa e disputada :

http://www.universocriacionista.com.br/content/blogcategory/17/37/

existem três condições necessárias que devem ser satisfeitas para que o método isochron funcione:
Todas as amostras devem possuir a mesma idade.
Todas devem possuir a mesma proporção inicial dos isótopos-filho.
Deve haver uma ampla variação nas proporções isótopo-pai/ isótopo-filho nas amostras.
Embora o método isochron seja considerado como solução do problema da quantidade inicial dos isótopos-filho numa amostra, ele não está livre de pressuposições e de outros problemas.3
A metodologia de datação radiométrica é uma ciência de grande precisão no que diz respeito às técnicas utilizadas. Obviamente, podem existir problemas com a maneira como uma amostra é tratada (contaminação) e com a interpretação dos resultados (contradições). Mas o problema principal, mais uma vez, são as pressuposições.
Para que os cálculos sejam confiáveis, todos os métodos precisam admitir que nada poderia ter ocorrido no passado que produzisse qualquer alteração das quantidades dos elementos estudados e mesmo das constantes utilizadas (como a meia-vida do elemento).
Por exemplo, uma anomalia poderia produzir um acúmulo rápido de isótopos-filho, mas isto não produziria uma longa escala de tempo. Assumir que rochas são sistemas completamente fechados por eons de tempo, ainda é algo por ser provado. Não existe nada conhecido pela ciência moderna que esteja num isolamento total.
Seria então possível questionar cientificamente as longas eras produzidas pelos métodos de datação radiométrica? Seria possível que as datas atribuídas aos fósseis estejam erradas? Seria possível que as pressuposições que definem a base de funcionamento dos métodos de datação estejam equivocadas? A resposta é sim!

E é óbvio!!

O que não é óbvio (e nem demonstrável) é que estas propriedades tenham sido “desenhadas” por alguém.

claro, claro. O forno da sua vó foi projetado por alguem, só o universo não precisa de ninguem.

A especulação dos Multiversos que eu mencionei não implica necessariamente que neles tenham se desenvolvido as mesmas coisas que este Universo, e sim que ocorreram outros desdobramentos físico-químicos incluindo a não-geração de vida, por causa das diferenças de propriedades físicas.

numa especulação dessa, tudo é possível, até que sua mãe seria marilyn monroe.

Não precisa não. Pois o princípio aplicável seria o mesmo para o caso de um só Universo (desculpe-me o pleonasmo).

e como voce sabe que principio que foi aplicado para nosso universo ? e qual foi ?

A obra de Shakespeare envolve não somente inteligência, que o macaco possui em menor grau, mas também interações culturais mais sofisticadas que foram possibilitadas pelo desenvolvimento da escrita e do aperfeiçoamento do pensamento cognitivo.

exato. a probabilidade continua ínfima.

A existência de vida não significa que o Universo tenha sido preparado para gerá-la e sim que a vida é uma exceção ou um caso de menor freqüência de organização físico-química.

claro, claro. uma excessão que Lee Smolin calculou em ser provável em um por 10^220 . Fé admirável que você professa no acaso.....

Novamente eu respondo que a existência não é prova de intencionalidade e sim de que a vida é uma exceção ou um caso de menor freqüência de organização físico-química.

não importa a fonte, pois o site criacionista tem a informação da ciencia secular. Não existe razão de pôr estes dados em dúvida. Sua fé no acaso continua admirável.

E o meu comentário sobre o hélio foi para demonstrar o erro do “site” mencionado por Vossa Senhoria, erro este que ou é conceitual ou é de redação, pois na mesma frase afirma-se que “sem o ajuste fino, existiria só hélio e não seria possível formar prótons e nêutrons” o que é ridículo, pois o hélio É FORMADO por prótons (2) e nêutrons (2). Sem contar o próprio hidrogênio, que contém um próton.

pode ser que foi um erro de tradução.

John Barrow é um cientísta secular :

John D. Barrow, The Constants of Nature (New York: Pantheon Books, 2002): 165-67.

Se o efeito da força nuclear forte operasse  ao longo do mesmo intervalo um pouco mais por apenas alguns pontos percentuais, o universo iria produzir muitos elementos mais pesados e a vida física seria  impossível. Se o alcance de seus efeitos  fosse um pouco mais curto, muito poucos elementos pesados se formariam para a vida física  ser possível. Se a força nuclear forte fosse apenas 4 % mais forte, o diproton (um átomo com dois prótons e nêutrons não) se formaria, o que causaria que estrelas esgotariam tão rapidamente sua energia nuclear de modo a fazer qualquer tipo de vida física impossível. Por outro lado, se a força nuclear forte de carbono fosse apenas 10 por cento mais fraca, oxigênio e nitrogênio seria instável e, novamente, a vida seria impossível.

Por que uma natureza começaria um processo  indirecionado para trazer vida à existência? A seleção natural não é realmente uma força válida neste momento já não há realmente nenhuma vantagem concebível para moléculas sem inteligencia  interagir como partes de uma coisa viva versos partes de uma pedra ou um conjunto amorfo de lama. Mesmo que uma grande quantidade de proteínas completamente formadas e cadeias de moléculas de DNA totalmente formadas fossem se juntar  ao mesmo tempo, quais são as chances de que todas as centenas e milhares de proteínas exclusivamente especificadas, tanto para decodificar o DNA e mRNA, (para não mencionar as moléculas de ATP necessárias e o conjunto de outras não mencionadas "peças"), seriam fundidas todas simultaneamente em conjunto de modo altamente funcional? Não só nunca o fenômeno foi reproduzido por qualquer cientista em um laboratório na Terra, mas um mecanismo razoável para que tal fenómeno possa ocorrer  nunca foi proposto - fora do design inteligente óbviamente.

Começa com uma nova citação de “site” criacionista cristão e passa pelos mesmos “argumentos” que já foram discutidos em postagens anteriores.

Nenhum cientista reproduziu fielmente as condições que se passam no núcleo de uma estrela, como o Sol por exemplo. E isto indica o que? Que foi um “designer inteligente” que “projetou” a estrela ou que nós não temos informações completas do processo e/ou condições tecnológicas para reproduzi-lo em laboratório, em termos de escala, propriedades físicas e de duração dos eventos?

o que sua resposta tem a ver com o supra citado ?

Não é uma crença. É uma possibilidade científica, mas que ainda não foi comprovada via repetição.

é uma possibilidade que pode ser descartada em base do que já sabemos em relação a células. mas se vc quiser continuar crédulo em relação a esta hypótese, continue o sendo. sem problema comigo.

Então quer dizer que os criacionistas também não conseguiram ganhar o prêmio, com a sua “magnífica especulação”?

o premio é para quem tem uma explicação naturalista.

Primeiro. Mesmo entre os teístas modernos, principalmente os escolásticos, a Teoria da Evolução (TE) não é contestada porque, segundo eles, a TE não implica na eliminação de deus do sistema, pois os pontos principais são que deus tirou o Universo do “nada ontológico” e permitiu que ele seguisse um curso qualquer, sob a influência dele, que obviamente incluía a nossa existência.

a micro-evolução de fato não está em disputa. a macro-evolução está , sim senhor.

Segundo. O ateu com formação em ciência não tem nenhuma crença em sobrenatural porque não há evidências racionais e empíricas para isto.

Terceiro. Quem tem de mostrar evidências de deus é quem afirma que ele existe e não o contrário. Se Vossa Senhoria não sabe, ninguém consegue provar a não-existência de algo, princípio elementar de lógica.

estou apresentando as evidências. Elas estão a seu dispor.

A evolução e o ancestral comum não são um ato de fé. A biologia genética demonstra.

Primeiro se familiarize com o significado científico de alguns termos da biologia genética: árvore filogenética, filogenia, monofilia, polifilia, parafilia, clado, cladograma, cladística e sistemática clássica.

E então se divirta com algumas de suas aplicações, como a evolução hominídea e a evolução de dinossauros, por exemplo.

responder com uma coleção de sites certamente não adjanta, voce acha sériamente que vou ler todos estes artigos agora ? faria mais sentido, se apresentasse apenas o trecho de qualquer artigo, que lhe convenceu, que evoluimos de um ancestral comum. Ou seja, o argumento principal, qual é?

Cujo surgimento é função integral das condições do meio-ambiente, e que por isto mesmo que é imprescindível o conhecimento das condições primordiais.

A informação contido no DNA não depende do meio ambiente, se tratando de um produto de uma mente.

As condições do ambiente primordial foram determinantes para o surgimento dos primeiros compostos auto-replicantes. A partir deste ponto é que a evolução assumiu.

Já demonstrei a improbabilidade de carbono surgir por acaso. Além do mais, a questão não é apenas a existencia da materia prima, mas como ela se organizou. Este é o x da questão.

Como exatamente ocorreu isto é ainda desconhecido, mas houve um avanço muito significativo, nos últimos 50 anos, no entendimento dos processos envolvidos.

houve um avanço significativo demonstrando, que a vida é muito mais complexa do que se pensava. E como uma hydra. Corta um tentáculo, crescem dez.

(Sproul, Robert C.* [Chair of Systematic Theology, Reformed Theological Seminary, Orlando, USA], "Not a Chance: The Myth of Chance in Modern Science and Cosmology," Baker: Grand Rapids MI, 1994, p.6).

"O acaso não tem poder para fazer nada, porque ele simplesmente é nada"

"O acaso não tem poder para fazer nada, porque ele simplesmente é nada" ."...O acaso não tem poder para fazer nada, porque ele simplesmente  é nada. Não tem nenhum poder porque não é um ser ... Chance não é uma entidade. Não é uma coisa que tem poder de afetar outras coisas. Não é uma coisa. Para ser mais preciso, não é nada. Nada não pode fazer algo. Nada não é. Eu estava tecnicamente incorreto, mesmo para dizer que o acaso não é nada. É melhor dizer que o acaso não é. Quais são as chances que a sorte pode fazer algo? Nenhuma chance. Ele não tem mais chance de fazer algo que nada tem para fazer alguma coisa. "

(Dover, Gabriel [Professor of Genetics, University of Leicester], "Looping the evolutionary loop," Review of "The Origins of Life: From the Birth of Life to the Origin of Language," by John Maynard Smith and Eors Szathmary, Oxford University Press: 1999, in Nature, 399, 20 May 1999, pp.217-218)

"sequer  uma RNA auto-replicante surgiu até a presente data"

"A replicação do DNA é tão sujeita a erros, que é necessária a existência prévia de enzimas da proteína para melhorar a fidelidade das cópias de uma peça de tamanho de genes do DNA. Então, o RNA com a suas propriedades reconhecidas de levar a atividade informativa e enzimática, levaram os autores  Maynard Smith and Szathmary a dizer : "Em essência, as primeiras moléculas de RNA não precisavam de uma proteína de polimerase para reproduzir-se; eles se replicaram a si mesmos. É este um fato ou uma esperança? Eu teria pensado que é relevante apontar para biólogos em geral "que sequer  uma única  RNA auto-replicante  surgiu a até agora  a partir de quatrilhões (10^24), seqüências aleatórias de RNA artificialmente sintetizados ".

Isto não impede que Vossa Senhoria e os demais criacionistas continuem usando argumentos ad hoc, como o “designer inteligente”, para explicar o que se tem hoje no mundo natural. Somente saliento que isto não é ciência, mas crença religiosa camuflada.

isto são acusações absolutamente sem base. O criacionismo é tanto baseado na ciencia, como o naturalismo.

Crença mesmo é o seu caso, pois afirma que deus é o responsável, mesmo sabendo que é uma hipótese que não pode ser obtida pelo método científico e é totalmente não-falseável.

com certeza. E qual sería o problema disso ? por que voce acha, que a busca pela verdade apenas deve passar pela ciência operacional, que busca evidencias empíricas de nossa realidade ? Pelo teorema de Goedel, em ultima instância nossa visão do mundo sempre se baseia em uma crença. A minha se baseia após o exame da :

epistemologia: crenças sobre a natureza e as fontes de conhecimento;
metafísica: crenças sobre a última natureza  da realidade;
cosmologia: crenças sobre as origens e a natureza do universo, da vida, e especialmente do homem;
teleologia: crenças sobre o significado e propósito do universo, os seus elementos inanimados, e seus habitantes;
teologia: crenças sobre a existência e a natureza de Deus;
antropologia: crenças sobre a natureza e a finalidade do homem em geral e, e, de si mesmo em  particular;
axiologia: crenças sobre a natureza do valor, o que é bom e mau, o que é certo e errado.

após um exame crítico, a fé cristã me parece a mais lógica, a mais consistente, a mais razável.

Argumento que recorre à estatística e à probabilidade, nos moldes do argumento da “lei” de Borel, e que já foi refutado pelo próprio autor, pois que ele reconheceu que os processos bio-físico-químicos não são aleatórios.

Se não foram aleatorios, qual mecanismo você sugere ? pois evolução não entra em jogo neste estágio do universo.

Da parte destacada em negrito eu ressalto um possível equívoco do autor, e que pode ser esclarecido por algum biólogo aqui do fórum. Até onde eu sei, a seleção natural já pode ocorrer a partir da existência do primeiro composto orgânico auto-replicante e não de um organismo complexo.

não pode, como já demonstrado aqui.

Eis um trecho da Wikipédia, sobre Stuart Kauffman, onde fica claro que ele não vê qualquer intencionalidade no surgimento da vida.

não é a opinião subjetiva particular  do cientista que está em questão, neste momento, mas a opinião do cientista.  

Citação de: Stuart Alan Kauffman
Além da proposição de modelos de redes booleanas, defendeu a idéia de que a complexidade dos sistemas biológicos e organismos poderiam ser resultado tanto da auto-organização e da dinâmica distante-do-equilíbrio, quanto da seleção natural.

Eu adulterei a idéia do senhor Shapiro? Vejamos o que a Wikipédia traz a respeito deste cavalheiro:

muito bem que voce admite isto.

Citação de: Robert Shapiro
É conhecido por suas idéias controvertidas a respeito da origem da vida. Opõe-se à idéia do “mundo do RNA”, sustentando que a emergência espontânea de uma molécula tão complexa como o RNA é altamente improvável. Em seu lugar propõe que a vida surgiu a partir de reações auto-sustentadas e compartimentalizadas envolvendo moléculas simples: o "metabolismo primeiro", e não o "RNA primeiro". Declara que, em seu ponto de vista, a vida é uma consequência normal das lei da natureza e potencialmente comum no universo.

Por favor, senhor AngeloItacare, observe na parte destacada em negrito. Conseguiu perceber que o trabalho do senhor Shapiro em nada corrobora a sua idéia de “design inteligente”?

O Senhor Shapiro mais uma vez apenas professa sua crença pessoal. E não é isso que foi o propósito de ter citado ele.

Re-leia o trecho sobre biologia genética e lá Vossa Senhoria encontrará subsídios que dissiparão a sua dúvida sobre “macro-evolução”.

prefiro que mostre aqui o trecho chave que lhe convence que macro-evolução é plausível.

Onde é que no texto apresentado por Vossa Senhoria, o senhor Leslie Orgel afirma que o DNA é um “código intencional”, que é o ponto-chave deste trecho do debate?

Se ele fosse afirmar isto, sería apenas, mais uma vez, uma opinião pessoal. Que não é o scopo do trabalho dele. Cada um pode tirar suas conclusões em base do trabalho científico dele.

Nada é evidente no seu silogismo, falho por sinal. E ainda cabe a voce provar que as sequencias genéticas são intencionais, sem fazer meros “jogos-de-palavras”.

já demonstrei  amplamente, que um um código, um idioma, sempre vem de uma mente, e portanto há de ser intencional. até agora, voce não disprovou minha alegação. E nem pode. Seu problema é , que este fato não cabe na sua pressuposição naturalista, então não quer admitir fatos, que são admitidos em toda literatura biologica.  

Anula sim, por dois bons motivos! O primeiro porque você não demonstrou que a sequência bioquímica do DNA é um “código intencional”. E o segundo, e que lhe é o mais caro, é como justificar que o “designer supremo e perfeito” permitiu que um dos pilares da sua criação falhasse, pois a "informação" é transmitida com erros.

enquanto voce não tem como demonstrar, que  informação codificada, que o DNA contém,  não provem necessáriamente de uma mente, meu argumento continua firme e forte.

Então eu não tenho a sua “altura mental”?

Lamentável a sua indelicadeza para com este debatedor, senhor AngeloItacare!

na verdade, parece mais má vontade sua de reconhecer fatós óbvios. Mas eu poderia esperar algo diferente ?

Este fórum está repleto de tópicos e mensagens, enviados por apedeutas em ciência, que usam (e abusam) da tática de citar dados, trechos de conceitos e teorias, obtidos e elaborados pela ciência, de maneira completamente descontextualizada, apenas para dar um falso suporte às suas fantasias, crenças e mitos.

que não quer dizer, que o criacionismo pode ser consequencia de  uma interpretação absolutamente lógica e racional do mundo natural.

Não senhor AngeloItacare!!!!!!!!!

Sim, Senhor, e lhe mostro:

http://thoughtlife.wordpress.com/2008/07/18/atheism-refutedeasily-part-2-atheisms-bias/

A idéia popular de que os pressupostos ateus só decorrem de uma análise imparcial, crítica e científica do mundo é enganosa e imprecisa. A maioria dos defensores da cosmovisão ateísta afirmam que eles são defensores do "livre pensamento" em nossa cultura. Eles se chamam os cientistas, e se gabam de ser levados pelos fatos a conclusão do ateísmo. Eles sugerem que qualquer opinião contrária à deles está cheio de pressupostos que, em última análise é tendenciosa, e  distorce os fatos e prejudica as observações. De acordo com uma cosmovisão ateísta, qualquer pessoa que tenta explicar a realidade a partir de um ponto de vista teísta está irremediavelmente pintando um retrato do mundo que é falso. Eles acusam os teístas

de permitir que a religião para mine a reflexão livre, crítica, e supostamente imparcial sobre a verdadeira natureza da realidade. Naturalmente, a crença teísta na existência de Deus é uma suposição  que, às vezes, pode prejudicar o exame da evidência .Contudo, a visão do ateu também não está isenta de compromissos de viés pressuposicionais. Em apoio a essa idéia, considere a seguinte do declaração proeminente ateu Richard Lewontin. Ele escreve:
A nossa vontade de aceitar as alegações científicas que são contra o senso comum é a chave para a compreensão da verdadeira luta entre a ciência e o sobrenatural. Nós tomamos o lado da ciência, apesar do patente absurdo de algumas de suas construções, apesar de seu fracasso para cumprir muitas de suas promessas Apesar
extravagantes de saúde e de vida, de sua tolerância da comunidade científica para histórias ad-hoc sem embasamento, porque temos um compromisso prévio, um compromisso com o materialismo ... Por outro lado, o materialismo é absoluto, pois não podemos permitir um Pé Divino na porta.

O senhor Perry não tem material publicado porque não é um cientista, além de ser totalmente ignorante em epistemologia da ciência.

A ciência moderna está estruturada no uso do método científico e da falseabilidade, ambos sob a razão sensível.

a teoria da informação é falseável. Apenas mostre um código de informação semelhante ao DNA, que tem origem natural, e voce ganhou o argumento.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #770 Online: 23 de Setembro de 2010, 23:51:00 »
Angelo Itacaré,

Essas "controvérsias e disputas" a que se refere, não se dão em âmbito científico realmente. São só uns gatos pingados fundamentalistas, para os quais há a necessidade teológica da Terra ter só uns 6000 anos, mesmo que todas as evidêncais apontem para algo bem distante disso.

Não encontrará, em publicações científicas ("nature", "science", PLOS, etc - não "despertai"), contestações sobre a idade da Terra dentro das margens que seriam agradáveis as interpretações dos fundamentalistas. 

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #771 Online: 24 de Setembro de 2010, 00:07:24 »
Angelo Itacaré,

Essas "controvérsias e disputas" a que se refere, não se dão em âmbito científico realmente. São só uns gatos pingados fundamentalistas, para os quais há a necessidade teológica da Terra ter só uns 6000 anos, mesmo que todas as evidêncais apontem para algo bem distante disso.

Não encontrará, em publicações científicas ("nature", "science", PLOS, etc - não "despertai"), contestações sobre a idade da Terra dentro das margens que seriam agradáveis as interpretações dos fundamentalistas.  

Na época em que o livro de Darwin A Origem das Espécies foi publicada, a terra era "cientificamente" determinada em 100 milhões de anos. Em 1932, verificou-se que ela tinha  1,6 bilhões de anos. Em 1947, a ciência firmemente estabeleceu  que a Terra tinha  de 3,4 bilhões de anos. Finalmente, em 1976, foi descoberto que a terra tem "realmente" 4,6 bilhões anos . Realmente. Como as opiniões mudam ao longo do tempo......não deixe de confiar só na ciência. Ela é o templo da verdade, e só nela encontrará a verdade verdadeira......

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #772 Online: 24 de Setembro de 2010, 01:18:22 »

E é óbvio!!

claro, claro. O forno da sua vó foi projetado por alguem, só o universo não precisa de ninguem.

Sim. Não há porque supor que, porque os fornos de nossas avós foram projetados, que o universo também tenha tido que ser. Essa hipótese é ainda mais complicada pelo fato de que esse projetista, seguindo a mesma lógica tacanha, teria que ter nascido de alguém, que teria que ter nascido de alguém, e etc, etc. "Claro, só a sua vó nasceu da sua bisavó, mas Jeová não precisa de ninguém".

Ou seja, se quiser ser coerente com sua mesma "lógica", tem que abdicar de sua crença monoteísta, e passar a ser "infiniteísta", crer numa cadeia infinita de deuses projetistas que fazem sexo, engravidam e dão a luz a outros deuses-bebês, que crescem, e criam universos.

claro, claro. uma excessão que Lee Smolin calculou em ser provável em um por 10^220 . Fé admirável que você professa no acaso.....

não importa a fonte, pois o site criacionista tem a informação da ciencia secular. Não existe razão de pôr estes dados em dúvida. Sua fé no acaso continua admirável.

Existe razão sim. O "fundamentalismo bíblico científico" é um empreendimento baseado na seleção e distorção de conhecimentos científicos, esses na vasta maioria produzidos por cientistas de verdade.

No mais, independentemente disso, a existência da vida, não importa quão improvável possa se especular ser (e esses cálculos de probabilidade são isso, especulação, talvez ainda mais se envolverem a especulação de possibilidades para diferentes propriedades das leis físicas do universo), não é, por si só, prova de um super-cara que tenha criado o universo, ou mesmo meramente a vida. Ou de um bicho-deus-que-bota-ovo-universo, que é uma hipótese igualmente boa, sem qualquer fraqueza científica a mais se comparada a um super-cara.

pode ser que foi um erro de tradução.

John Barrow é um cientísta secular :

John D. Barrow, The Constants of Nature (New York: Pantheon Books, 2002): 165-67.

Se o efeito da força nuclear forte operasse  ao longo do mesmo intervalo um pouco mais por apenas alguns pontos percentuais, o universo iria produzir muitos elementos mais pesados e a vida física seria  impossível. Se o alcance de seus efeitos  fosse um pouco mais curto, muito poucos elementos pesados se formariam para a vida física  ser possível. Se a força nuclear forte fosse apenas 4 % mais forte, o diproton (um átomo com dois prótons e nêutrons não) se formaria, o que causaria que estrelas esgotariam tão rapidamente sua energia nuclear de modo a fazer qualquer tipo de vida física impossível. Por outro lado, se a força nuclear forte de carbono fosse apenas 10 por cento mais fraca, oxigênio e nitrogênio seria instável e, novamente, a vida seria impossível.

Ótimo, admitindo que isso esteja 100% certo, ainda assim:

- não se sabe se esses valores "alternativos" onde a vida seria impossível, em algum momento de fato foram possibilidades maiores do que "2+2=5";

- esses cenários são tão possíveis quanto cenários nos quais há infinitos universos, com diferentes possíveis comportamentos, dentre os quais, uma parte "ínfima" dos mesmos, mas ainda infinita, têm a mesma probabilidade de originar e suportar a vida que o nosso, que é o único que conhecemos, e o único sobre os quais realmente poderíamos falar sobre "chances de existir" sem que seja pura especulação;

- como eu já disse algumas vezes, ao assumir esses argumentos de "ajuste fino" do universo, você está abdicando dos seus argumentos de que a Terra tem só 6000 anos e que todos seres foram criados pelas terras e pelas águas, que responderam obedientes à Jeová. Esses argumentos de "ajuste fino", naquilo que podem ser usados para tentar defender a existência de algum deus, não suportam o fundamentalismo que você quer defender.

Por que uma natureza começaria um processo  indirecionado para trazer vida à existência? A seleção natural não é realmente uma força válida neste momento já não há realmente nenhuma vantagem concebível para moléculas sem inteligencia  interagir como partes de uma coisa viva versos partes de uma pedra ou um conjunto amorfo de lama. Mesmo que uma grande quantidade de proteínas completamente formadas e cadeias de moléculas de DNA totalmente formadas fossem se juntar  ao mesmo tempo, quais são as chances de que todas as centenas e milhares de proteínas exclusivamente especificadas, tanto para decodificar o DNA e mRNA, (para não mencionar as moléculas de ATP necessárias e o conjunto de outras não mencionadas "peças"), seriam fundidas todas simultaneamente em conjunto de modo altamente funcional? Não só nunca o fenômeno foi reproduzido por qualquer cientista em um laboratório na Terra,

Nem nunca ninguém a não ser criacionistas desonestos, os quais você insiste em ter como únicas fontes, que filtram tudo que você lê, sugeriu isso. Então é totalmente irrelevante.

mas um mecanismo razoável para que tal fenómeno possa ocorrer  nunca foi proposto - fora do design inteligente óbviamente.

Não, a idéia de um super-cara que inventou os seres (sendo 99% deles parasitas, além do jogo sanguinário de predadores e presas, com todos seus venenos, presas para matar, e tantas outras coisas do criacionismo que não são condizentes com a própria teologia cristã -- tanto que o fundamentalismo é largamente rejeitado na maior parte do mundo) não é um mecanismo razoável, é um mecanismo cujo maior propositor recente diz ser tão científico quanto astrologia.

o que sua resposta tem a ver com o supra citado ?

Que o fato de não se saber exatamente todos detalhes de um fenômeno natural não leva a conclusão de que ele seja conduzido por deuses, sejam deuses inteligentes ou deuses-animais que se comportam instintivamente.

é uma possibilidade que pode ser descartada em base do que já sabemos em relação a células. mas se vc quiser continuar crédulo em relação a esta hypótese, continue o sendo. sem problema comigo.

É impressionante como fala como se nós é que fossemos alguns dos ínfimos os defensores de crenças arcaicas, mitologias de milhares de anos atrás travestidas de ciência, num anacronismo igual ao da crença em duendes em pleno século XXI, sem a mais pífia representatividade no meio acadêmico.

o premio é para quem tem uma explicação naturalista.

Uma vez que são as únicas explicações realmente científicas. As demais não podem ser comprovadas, e pode-se inventar milhares delas, todas totalmente diferentes, com os mais variados seres, poderes e fenômenos mágicos. E nenhuma realmente mais cientificamente válida do que qualquer outra, mas umas apenas preferidas por uns poucos porque vão de acordo com mitologias de criação que consideram cruciais para suas crenças religiosas.

a micro-evolução de fato não está em disputa. a macro-evolução está , sim senhor.

Tá não. É como eu disse sobre a idade da Terra. Pode checar, se for procurar em literatura não-fundamentalista, não há disputa sobre esse ponto no meio científico. Nenhum não-fundamentalista acredita que é possível que os patos e gansos não sejam parentes verdadeiros, ou que as galinhas não sejam parentes deles, e assim sucessivamente, até englobar toda a vida terrestre numa imensa árvore genealógica. Até mesmo uma parte dos criacionistas aceita isso (os do design inteligente, um pouco menos fundamentalistas).

Sim, as crenças em deuses e outros seres mágicos estão isentas de um monte de critérios que costumamos aplicar para os fenômenos verificavelmente reais. Por isso nós ateus simplesmente não nos importamos muito com isso, em muitos casos, a menos quando isso é usado como pretexto para pregar ignorância, deturpação científica, ou prejudique nossos direitos.

Isso já foi amplamente feito nesse fórum, apenas para você, deve ter sido feito umas quinze vezes. E você não foi capaz de contestar, de mostrar como poderiam diferentes espécies de patos serem parentes biológicos reais, mas não patos e gansos, ou não patos, gansos e galinhas. Não é capaz de traçar uma risca final onde hipoteticamente cessaria o parentesco biológico entre parentes próximos segundo a taxonomia filogenética.

responder com uma coleção de sites certamente não adjanta, voce acha sériamente que vou ler todos estes artigos agora ? faria mais sentido, se apresentasse apenas o trecho de qualquer artigo, que lhe convenceu, que evoluimos de um ancestral comum. Ou seja, o argumento principal, qual é?

Acho que até já te disse isso, mas não é uma coisa que se apresente um dado, uma evidência sozinha, e fique bem claro, "ah, sim, então são todos os seres parentes uns dos outros", mas é uma somatória mais abrangente de evidências. Basicamente os seres tem as características tais quais se esperaria que tivessem se fossem mesmo parentes uns dos outros, numa imensa árvore genealógica.

Se você pegar dois grupos de espécies que considerar que são parentes verdadeiras (e deve aceitar isso, a menos que acreditar que coubessem bilhões de espécies dentro da arca de Noé, na pior das hipóteses de critério que alguém poderia ter para aceitar isso), como patos e gansos, e ver qual é o grupo apontado como parente mais próximo pelos cientistas, não terá como dizer que não é, que pára em algum ponto.

Isso não é uma coisa trivial, que poderia ser uma coincidência, é como montar um quebra-cabeças, onde as peças são claramente "relacionadas", "aparentadas" às vizinhas, não formando imagens coerentes se montados de outras maneiras.

E não há como realmente argumentar que as similaridades apontadas como evidência de parentesco se dão por projeto para mesma função, porque simplesmente não é o caso (o que leva os criacionistas do projeto inteligente a aceitarem a ancestraliade comum universal). Existem caracteres que são similares, homólogos, mas não têm a mesma função, e caracteres diferentes, mas adaptados a à uma mesma função. Isso, para dizer o mínimo, infinitamente mais condizente com um histórico de modificações nas linhagens dos seres (como as raças de cães), do que de formas inventadas para uma dada função.

Um exemplo bom é o peixe linguado as raias. As raias são parentes dos tubarões, tem toda uma série de particularidades anatômicas que as colocam no grupo deles, os seláquios, peixes cartilaginosos. Elas são como tubarões extramamente achatados, como panquecas, e nadam boa parte do tempo de forma bem rasteira, junto ao solo. Os linguados são osteíctios, peixes ósseos, parentes bem mais distantes das raias, com um meio de vida um pouco parecido, também são chatos e nadam de forma rasteira. Mas há uma diferença crucial entre ambos, as raias nadam "de pé", enquanto os linguados nadam deitados sobre o lado do seu corpo, são achatados "de lado", e não de cima para baixo. Mas no entanto usam o seus lados de forma "improvisada", como se fossem suas partes de cima e de baixo, seu ventre e suas costas.

Talvez mais interessante que isso seja o fato de que, como se pode imagianar, um peixe que nadasse sobre um de seus lados, ficaria com um olho voltado para o chão. Um dos olhos do linguado, ao começar a se desenvolver, aparece no lado "certo", como nos peixes aparentados, mas no decorrer do desenvolvimento, migra para o outro lado da cabeça. O resultado é isso aqui:

Com o close, dá para notar a cara retorcida, e a boca que abre na "horizontal".

Para comparação, uma raia, que ainda que um tanto esquisita, não é algo tão obviamente "improvisado":

Importante: o ponto aqui não é se os bichos são "bonitos" ou "feios"

E o mesmo vale para diversas outras características, pode-se tentar dizer que tenham uma estrutura similar por terem função similar, mas têm funções diferentes, bem como se encontra estruturas diferentes com a mesma função.

Mesmo sem sair exatamente da mesma função ainda há observações interessantes, como o enorme pescoço da girafa, e o praticamente inexistente pescoço do peixe-boi (que é um mamífero, parente mais próximo das girafas do que dos peixes, o que é outro exemplo de estruturas adaptadas a funções diferentes), têm o mesmo número de vértebras.

A informação contido no DNA não depende do meio ambiente, se tratando de um produto de uma mente.

A informação biológica contida no DNA é uma propriedade decorrente de sua estrutura física em um dado meio (celular), assim como a informação do peso de uma pedra em um ambiente com uma dada gravidade, ou a informação que têm uma porção de bicarbonato de sódio e de vinagre, sobre quanto gás carbônico ambos liberam se combinados.

Já demonstrei a improbabilidade de carbono surgir por acaso. Além do mais, a questão não é apenas a existencia da materia prima, mas como ela se organizou. Este é o x da questão.

Sim, e os cientistas pesquisam isso bastante, é um tema complexo, que os autores/picaretas criacionistas, que filtram tudo que você lê, deturpam e te passam só o que não ameaça sua crença no fundamentalismo bíblico.

Amanhã eu continuo respondendo, ou talvez não.

Recomendo que leia o tópico de dicas sobre como defender melhor o criacionismo. Basicamente se trata de ser mais auto-crítico, e não vir apenas copiar e colar ou reescrever coisas que você tenha lido em algum site ou livro de fundamentalistas, mas antes disso, ter o mínimo de boa vontade em ir checar se eles estão mesmo dizendo toda a verdade a você. De outra forma discutir é muito cansativo e inútil, é como falar com um gravador que apenas repete as mesmas mensagens de outras pessoas, várias e várias vezes, de diferentes formas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #773 Online: 24 de Setembro de 2010, 01:36:31 »
Quer saber? É isso mesmo.

Só responderei -- e recomendo que façam o mesmo -- se cada proposição vier acompanhada de uma tentativa de refutação evolucionista honesta, esforçada, não um espantalho caricato que qualquer criança de cinco anos consideraria uma óbvia idiotice. Isso é a única forma de mostrar alguma disposição em aprender, em de fato querer conhecer o assunto.

Se não estiver disposto a fazer isso, considere-se vencedor, e vá comemorar em outro lugar. Coloque até links para essas discussões de onde saiu vitorioso opr onde for se vangloriar de desmascarar a conspiração dos cientistas ultra-darwinistas malignos e seus fiéis com fé cega no acaso, e exiba-as como troféus.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #774 Online: 24 de Setembro de 2010, 02:24:52 »
Caro Angelo,
Desculpe a demora em lhe responder, realmente ando com muito trabalho

Você mais uma vez demostra que não entende nem Abiogênese nem TE, não responde a nenhum dos meus questionamentos e ainda mantém a tática de ir mudando de argumento após cada refutação.

Vou lhe explicar bem devagar e com linguagem bem simples então.

1-Abiogênese significando Origem Química da Vida. 

Há muito tempo, quando as condições geológicas eram outras, uma série de reações fisico-quimicas propiciou o surgimento de compostos orgânicos simples, tal como testado em experimentos como os de Urey-Miller.
Você sabe não, foi demostrado o surgimento de compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos.
Esses compostos reagiriam entre si gradualmente com a formação de coacervados (Oparin).

Mas o marco para a origem da vida é o surgimento do primeiro composto orgânico auto-replicador.  Esse primeiro composto orgânico não seria o DNA, que viria bem depois.  Seria uma estrutura mais simples que o RNA, vários são os compostos apontados (PNA, p-RNA).

No momento que o primeiro composto auto-replicativo é criado tem-se o processo lento e contínuo da Seleção Natural até a formação de estruturas celulares rudimentares e diferentes das atuais. (Provavelmente o DNA só teria surgido depois - procure na internet "RNA world")

PS- estou citando (de uma maneira mais palatável)  Dawkins, no seu livro “Deus, um delírio”.  Recomendo que leia.

Entendeu????

2- Não comparo religião com ciência.  Você que procura argumentos científicos para justificar sua fé.  Eu só comento a fragilidade de sua argumentação do ponto de vista científico.

3- Continuo aguardando sua opiniões sobre o que citei no meu post anterior, pela ordem (resumi para facilitar seu trabalho):

a. evidências científicas sólidas da sobrenaturalidade da mente
b. meu questionamento sobre as “Leis da informaçao”  Apontei vários exemplos de comunicação entre escritor e leitor através de informação codificada.  demostre que nesses exemplos há participação da mente (sobrenatural) e não de fenômenos físico-químicos
c. quando utilizou a ausência de ganhadores do Premio da Origem da Vida como argumento contestatório..  Volto a lhe perguntar: o fato de ninguem até hoje ter ganho o prêmio da Fundação Randi é para você uma prova que o sobrenatural não existe?  Sim ou não?  Caso não, qual a diferença, seguindo sua linha de raciocínio?
d. qual o peso de citações bíblicas para discussões científicas?
e. Concorda com a equação proposta por Stephen Unwin? 
f. realmente acredita que o Sol nunca vai “morrer” porque Deus vai repondo o Hélio e Hidrogênio?

Abraços

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!