Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183776 vezes)

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Offline Barata Tenno

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #675 Online: 01 de Agosto de 2010, 11:21:32 »
Ok lusitano....... Fadas existem.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #676 Online: 01 de Agosto de 2010, 13:29:21 »
Ok lusitano....... Fadas existem.....

Ô pá, acredicto que para o lusitano, fadas são as gajas a dançairem o fado!

Offline calvino

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #677 Online: 01 de Agosto de 2010, 13:34:35 »
Ok lusitano....... Fadas existem.....

Você não leu que o cara assistiu a entrevista, pô!
Como pode haver argumento contra isso?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline hugoxrosa

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #678 Online: 31 de Agosto de 2010, 12:48:06 »
Tenho algumas considerações a respeito desta questão:
"A: As leis da probabilidade indicam que a vida não poderia ter surgido por
si só, sem Deus.
R: Já que o processo químico que levou à vida é desconhecido, a matemática
não pode ser aplicada de forma útil. O melhor que os cientistas podem dizer,
com um mínimo de certeza científica, é que eles ainda não conhecem o
processo."

Não há nenhuma pesquisa dizendo que a lei da probabilidades dizem ser *impossível* a existência de vida por si só. Pode até haver algumas dizendo ser pouco provável ou que a probabilidade é muito pequena, o que é bem diferente de impossível. A probabilidade de uma determinada pessoa ganhar na sena é muito pequena e mesmo assim pessoas ganham. Probabilidade pequena é diferente de impossibilidade é isso é bem claro na matemática.

Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #679 Online: 16 de Setembro de 2010, 19:15:07 »
Não há nenhuma pesquisa dizendo que a lei da probabilidades dizem ser *impossível* a existência de vida por si só. Pode até haver algumas dizendo ser pouco provável ou que a probabilidade é muito pequena, o que é bem diferente de impossível. A probabilidade de uma determinada pessoa ganhar na sena é muito pequena e mesmo assim pessoas ganham. Probabilidade pequena é diferente de impossibilidade é isso é bem claro na matemática.

Justamente. E o que faz um ateu mesmo diante da probabilidade ínfima ser crédulo na explicação naturalista ? -  apenas o desejo de Deus não existir. Pois na base da razão, faz muito mais sentido acreditar num Deus intelligente, que criou a vida , do que acreditar no acaso.

Offline Geotecton

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #680 Online: 16 de Setembro de 2010, 21:11:36 »
Não há nenhuma pesquisa dizendo que a lei da probabilidades dizem ser *impossível* a existência de vida por si só. Pode até haver algumas dizendo ser pouco provável ou que a probabilidade é muito pequena, o que é bem diferente de impossível. A probabilidade de uma determinada pessoa ganhar na sena é muito pequena e mesmo assim pessoas ganham. Probabilidade pequena é diferente de impossibilidade é isso é bem claro na matemática.

Justamente. E o que faz um ateu mesmo diante da probabilidade ínfima ser crédulo na explicação naturalista ? -  apenas o desejo de Deus não existir. Pois na base da razão, faz muito mais sentido acreditar num Deus intelligente, que criou a vida , do que acreditar no acaso.

Como foi escrito, probabilidade ínfima não é impossibilidade (possibilidade zero). Além disto um ateu não é um "crédulo na explicação naturalista", simplesmente porque não há qualquer evidência que exista o sobrenatural, deus(es) inclusive.

E para um ateu não basta ser racional. Tem de ser lógico e empírico.
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Offline Mister B

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #681 Online: 16 de Setembro de 2010, 21:16:12 »
Até porque, convenhamos, acreditar em probabilidade ínfima não tem nada de racional, mas de fé.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
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Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #682 Online: 16 de Setembro de 2010, 21:53:38 »
Como foi escrito, probabilidade ínfima não é impossibilidade (possibilidade zero).

a probabilidade não começa apenas aqui na terra. O universo também precisa ser sintonizado ao extremo, para que carbono possa existir, base de toda vida. Lee Smolin calculou a possibilidade de existir a química base por acaso em 1 por 10^220 :

Lee Smolin (a world-class physicist and a leader in quantum gravity) estimates that if the physical constants of the universe were chosen randomly, the epistemic-probability of ending up with a world with carbon chemistry is less than one part in 10^220.
This epistemic-probability is one part in: 10000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 0.
Epistemic Probability: 0.0000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 1

considerando pela lei de Borel, que uma probabilidade menor de 1 por 10^80 significa probabilidade zero, a possibilidade chance pode ser discartada como razoavel. Por que então persistir e acreditar nesta hipótese, mesmo as evidencias científicas apontarem em uma causa sobrenatural ?

 
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Além disto um ateu não é um "crédulo na explicação naturalista", simplesmente porque não há qualquer evidência que exista o sobrenatural, deus(es) inclusive.

Temos as mesmas descobertas cientificas, a questão é apenas a interpretação



Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #683 Online: 16 de Setembro de 2010, 21:56:48 »
Até porque, convenhamos, acreditar em probabilidade ínfima não tem nada de racional, mas de fé.

concordo em virgula e grau. Afinal, os ateus ( fortes )  também postulam suas convicções em base de fé. Em base de coisas, que não podem ser provadas.

Offline Geotecton

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #684 Online: 16 de Setembro de 2010, 22:46:27 »
Como foi escrito, probabilidade ínfima não é impossibilidade (possibilidade zero).

a probabilidade não começa apenas aqui na terra. O universo também precisa ser sintonizado ao extremo, para que carbono possa existir, base de toda vida. Lee Smolin calculou a possibilidade de existir a química base por acaso em 1 por 10^220 :

Lee Smolin (a world-class physicist and a leader in quantum gravity) estimates that if the physical constants of the universe were chosen randomly, the epistemic-probability of ending up with a world with carbon chemistry is less than one part in 10^220.
This epistemic-probability is one part in: 10000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 0.
Epistemic Probability: 0.0000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 00000 1

considerando pela lei de Borel, que uma probabilidade menor de 1 por 10^80 significa probabilidade zero, a possibilidade chance pode ser discartada como razoavel. Por que então persistir e acreditar nesta hipótese, mesmo as evidencias científicas apontarem em uma causa sobrenatural ?

Falácia do princípio antrópico: "Se nós existimos, e considerando a probabilidade ínfima, então só pode haver uma causa sobrenatural".

Falácia da "Lei de Borel": Esta "lei" não faz afirmações particulares sobre o mundo físico ao ponto de afirmar que ao "existir um determinado valor de propabilidade menor que um dado número, chega-se a impossibilidade de um tal (fato físico) acontecer". Eis o que Emile Borel afirma, por exemplo, sobre a possibilidade do surgimento de vida:

Citação de: Emile Borel, trecho do livro "Probabilidade e Certeza"
É obviamente o mesmo quando nos perguntamos se nós poderíamos saber se era possível realmente criar um ser humano combinando aleatoriamente um determinado número de corpos simples. Mas esta não é a maneira que o problema da origem da vida apresenta-se: geralmente entende-se que os seres vivos são o resultado de um processo lento de evolução, começando com organismos elementares, e que este processo de evolução envolve determinadas propriedades da matéria da vida que impedem que nós afirmemos que o processo é realizado de acordo com as leis de probabilidade. Além disso, certas dentre estas propriedades da matéria da vida igualmente pertencem à matéria inanimada, quando tomam determinados formas, tais como aquela dos cristais. Não parece possível aplicar as leis do cálculo da probabilidades ao fenômeno da formação de um cristal em solução mais ou menos supersaturada. Pelo menos, não seria possível tratar isto.

Nenhuma evidência científica aponta para uma causa sobrenatural. Voce deveria saber, principalmente se for cristão, que a metafísica escolástica afirma que o seu deus não tem a mesma natureza que as coisas materiais e, assim sendo, ele não pode ser rastreado pela razão e o conhecimento sensível. Em outras palavras, ele está fora do alcance da Ciência.


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Além disto um ateu não é um "crédulo na explicação naturalista", simplesmente porque não há qualquer evidência que exista o sobrenatural, deus(es) inclusive.

Temos as mesmas descobertas cientificas, a questão é apenas a interpretação

Não é questão de interpretação.

É questão de priorizar ou não a razão e o conhecimento sensível!
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 23:22:42 por Geotecton »
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Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #685 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:09:54 »
Falácia do princípio antrópico: "Se nós existimos, e considerando a probabilidade ínfima, então só pode haver uma causa sobrenatural".

qual é a falácia exatamente neste raciocínio ?

Citar
Falácia da "Lei de Borel": Esta "lei" não faz afirmações particulares sobre o mundo físico ao ponto de afirmar que ao "existir um determinado valor de propabilidade menor que um dado número, chega-se a impossibilidade de um tal (fato físico) acontecer". Eis o que Emile Borel afirma, por exemplo, sobre a possibilidade do surgimento de vida:

Duvido que você apostaria um centavo , quando a probabilidade de vencer, fosse 1 por 10^220. Mas quando se trata de acreditar, que a vida poderia surgir por acaso, com esta probabilidade, você acredita ?  :stunned:

Citar
Nenhuma evidência científica aponta para uma causa sobrenatural.

repito. isto é apenas sua interpretação do mundo natural. nada mais.

Citar
Voce deveria saber, principalmente se for cristão, que a metafísica escolástica afirma que o seu deus não tem a mesma natureza que as coisas materiais e, assim sendo, ele não pode ser rastreado pela razão e o conhecimento sensível. Em outras palavras, ele está fora do alcance da Ciência.

concordo. Mas o mundo natural, a filosofia, e a religião podem apontar para Deus como melhor explicação de nossa existência. Não precisamos de provas empíricas para chegar a tal conclusão.

Citar
Não é questão de interpretação.

E sim. por exemplo :

1) O DNA não é apenas uma molécula com um padrão, é um código, uma linguagem, e um mecanismo de armazenamento de informações.
2) Todos os códigos são criados por uma mente consciente, não há processo natural conhecido pela ciência que cria informação codificada.
3) Por conseguinte DNA foi concebido por uma mente.

No. 3 é uma interpretação lógica da premissa um e dois, e eu considero o DNA uma clara evidência da existência de Deus. E uma indução lógica, racional. Concluir que DNA é resultado do acaso é outra interpretação dos fatos. Que no meu modo de ver, é irracional, pois não se conhece nenhum código, nenhuma informação, que se formou espontâneamente , por acaso. Se conseguir demonstrar apenas uma, ganhou meu argumento. 







Offline Osler

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #686 Online: 16 de Setembro de 2010, 23:49:26 »
Caro angelo, permita-me algumas considerações:

Falácia do princípio antrópico: "Se nós existimos, e considerando a probabilidade ínfima, então só pode haver uma causa sobrenatural".

qual é a falácia exatamente neste raciocínio ?

Principio antrópico, resumidamente http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_antr%C3%B3pico

Citar
Falácia da "Lei de Borel": Esta "lei" não faz afirmações particulares sobre o mundo físico ao ponto de afirmar que ao "existir um determinado valor de propabilidade menor que um dado número, chega-se a impossibilidade de um tal (fato físico) acontecer". Eis o que Emile Borel afirma, por exemplo, sobre a possibilidade do surgimento de vida:

Duvido que você apostaria um centavo , quando a probabilidade de vencer, fosse 1 por 10^220. Mas quando se trata de acreditar, que a vida poderia surgir por acaso, com esta probabilidade, você acredita ?  :stunned:


Se tivesse q fazer uma aposta entre essa probabilidade (1 por 10^220) contra a existencia de uma entidade sobrenatural da qual não existe nenhuma evidência da sua existência, capaz de sempre exitir, criadora de tudo, oniciente, onipresente, onipotente eu apostaria meu dinheiro na primeira alternativa.
Qual a probabilidade de tal entidade existir?  Como se faz esse cálculo?


Citar
Nenhuma evidência científica aponta para uma causa sobrenatural.

repito. isto é apenas sua interpretação do mundo natural. nada mais.


Evidencia existe ou não existe (por definição). Cabe ao ônus da prova quem propõem a questão, se quem propõem não apresenta evidências, logo...


Citar
Voce deveria saber, principalmente se for cristão, que a metafísica escolástica afirma que o seu deus não tem a mesma natureza que as coisas materiais e, assim sendo, ele não pode ser rastreado pela razão e o conhecimento sensível. Em outras palavras, ele está fora do alcance da Ciência.

concordo. Mas o mundo natural, a filosofia, e a religião podem apontar para Deus como melhor explicação de nossa existência. Não precisamos de provas empíricas para chegar a tal conclusão.

Para chegar a uma conclusão baseada no método científico há necessidade de se preencher alguns critérios.  
Onde o mundo natural aponta para Deus?  Evidências?

Citar
Não é questão de interpretação.

E sim. por exemplo :

1) O DNA não é apenas uma molécula com um padrão, é um código, uma linguagem, e um mecanismo de armazenamento de informações.
2) Todos os códigos são criados por uma mente consciente, não há processo natural conhecido pela ciência que cria informação codificada.
3) Por conseguinte DNA foi concebido por uma mente.

No. 3 é uma interpretação lógica da premissa um e dois, e eu considero o DNA uma clara evidência da existência de Deus. E uma indução lógica, racional. Concluir que DNA é resultado do acaso é outra interpretação dos fatos. Que no meu modo de ver, é irracional, pois não se conhece nenhum código, nenhuma informação, que se formou espontâneamente , por acaso. Se conseguir demonstrar apenas uma, ganhou meu argumento.  

O negrito é meu.
Sua conclusão (3) se baseia em numa premissa falsa (2)
Que tal a Teoria da Evolução?


“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #687 Online: 17 de Setembro de 2010, 00:01:22 »
Principio antrópico, resumidamente http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_antr%C3%B3pico

então : explique por favor com suas palavras, por que o argumento da sintonia fina, no seu entender, é falácia.

Citar
Se tivesse q fazer uma aposta entre essa probabilidade (1 por 10^220) contra a existencia de uma entidade sobrenatural da qual não existe nenhuma evidência da sua existência,

repito : temos as mesmas evidencias do mundo natural. Nos diferenciamos apenas na interpretação do mesmo.

Citar
capaz de sempre exitir, criadora de tudo, oniciente, onipresente, onipotente eu apostaria meu dinheiro na primeira alternativa.
Qual a probabilidade de tal entidade existir?  Como se faz esse cálculo?

de acordo a Stephen Unwin, a probabilidade é 67%

http://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_D._Unwin  :ok:

Citar
Evidencia existe ou não existe (por definição)

tá. o que é evidencia para você ?

Citar
Cabe ao ônus da prova quem propõem a questão, se quem propõem não apresenta evidências, logo...

para mim, prova não é evidencia. E eu não quero , não posso, e não intento provar nada. A questão filosófica correta é : como podemos explicar da melhor forma nossa existência ? o que voce sugere ?

Citar
Para chegar a uma conclusão baseada no método científico há necessidade de se preencher alguns critérios. 
Onde o mundo natural aponta para Deus?  Evidências?

http://elohim.heavenforum.com/deus-existe-origem-de-deus-realidade-metafisica-f4/as-evidencias-da-existencia-de-deus-t37.htm

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Sua conclusão (3) se baseia em numa premissa falsa (2)

me prove.

Citar
Que tal a Teoria da Evolução?

A teoria da evolução não trata de abiogenesis.




Offline Geotecton

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #688 Online: 17 de Setembro de 2010, 09:58:28 »
Falácia do princípio antrópico: "Se nós existimos, e considerando a probabilidade ínfima, então só pode haver uma causa sobrenatural".

qual é a falácia exatamente neste raciocínio ?

Não é possível provar, com eficácia, a proposição.


Citação de: Geotecton
Falácia da "Lei de Borel": Esta "lei" não faz afirmações particulares sobre o mundo físico ao ponto de afirmar que ao "existir um determinado valor de propabilidade menor que um dado número, chega-se a impossibilidade de um tal (fato físico) acontecer". Eis o que Emile Borel afirma, por exemplo, sobre a possibilidade do surgimento de vida:

Duvido que você apostaria um centavo , quando a probabilidade de vencer, fosse 1 por 10^220. Mas quando se trata de acreditar, que a vida poderia surgir por acaso, com esta probabilidade, você acredita ?  :stunned:

Seu argumento é falacioso, novamente. Não se trata de crença e sim de reconhecimento da possibilidade e, dentro disto, da probabilidade da vida surgir naturalmente a partir de reações físico-químicas.

A propósito. Não consegui localizar algum comentário seu sobre o texto de Borel, por mim apresentado, no qual ele reconhece limites na aplicação de conceitos de probabilidade para entender o surgimento da vida ou para explicar a formação de certas feições naturais.


Citação de: Geoetcton
Nenhuma evidência científica aponta para uma causa sobrenatural.

repito. isto é apenas sua interpretação do mundo natural. nada mais.

Errado meu caro!

Não há um só elemento científico que indique para a existência do sobrenatural. E isto pode ser explicado somente de duas maneira: Ou o sobrenatural não passa de mito ou a natureza dele não é identificável pela Ciência. A primeira hipótese é a de maior probabilidade.

De qualquer modo, o ônus da prova (científica e lógica) pertence a quem faz a afirmação da existência, e não o contrário.
  

Citação de: Geotecton
Voce deveria saber, principalmente se for cristão, que a metafísica escolástica afirma que o seu deus não tem a mesma natureza que as coisas materiais e, assim sendo, ele não pode ser rastreado pela razão e o conhecimento sensível. Em outras palavras, ele está fora do alcance da Ciência.

concordo. Mas o mundo natural, a filosofia, e a religião podem apontar para Deus como melhor explicação de nossa existência. Não precisamos de provas empíricas para chegar a tal conclusão.

Voce concorda e ainda assim insiste em afirmar que o "mundo natural é parte da explicação de um deus"? Ora, o mundo natural é a realidade objetiva, sensível, em que vivemos e não há nenhuma componente dele que prove a existência de deus(es).

A filosofia (metafísica) não aponta deus como a melhor explicação, e sim como uma possível explicação.

Argumentar que a religião aponta deus como a melhor explicação para a nossa existência é uma falácia do tipo 'petição de princípio'.


Citação de: Geotecton
Não é questão de interpretação.

E sim. por exemplo :

1) O DNA não é apenas uma molécula com um padrão, é um código, uma linguagem, e um mecanismo de armazenamento de informações.
2) Todos os códigos são criados por uma mente consciente, não há processo natural conhecido pela ciência que cria informação codificada.
3) Por conseguinte DNA foi concebido por uma mente.

No. 3 é uma interpretação lógica da premissa um e dois, e eu considero o DNA uma clara evidência da existência de Deus. E uma indução lógica, racional. Concluir que DNA é resultado do acaso é outra interpretação dos fatos. Que no meu modo de ver, é irracional, pois não se conhece nenhum código, nenhuma informação, que se formou espontâneamente , por acaso. Se conseguir demonstrar apenas uma, ganhou meu argumento.  

Seu raciocício é inteiramente falso, tanto lógica como cientificamente.

1) O DNA é um composto químico orgânico cuja estruturação permite carrear informações genéticas inter-gerações. Afirmar que ele é um código, uma linguagem, de origem intencional é uma falácia de 'petição de princípio'.

2) Não há processo natural conhecido pela ciência que gere informação "codificada"? Por favor! Vou citar apenas um exemplo. Foram catalogados mais de 3.000 minerais e todos eles tem suas estruturas cristalinas arranjadas em um de sete conjuntos denominados de 'sistemas de cristalização', e que vem se repetindo na Terra há pelo menos 4,57 bilhões de anos.

3) A sua conclusão é, na melhor das hipóteses, condizente com as suas premissas, mas estas não são válidas, como eu demonstrei.

Voce pode crer que o DNA, a vida e o Universo foram criados por um deus. Mas afirmar que isto é inquestionável, ou sequer demonstrável, não passa de "wishful thinking" de um crente.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 13:55:15 por Geotecton »
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Offline Mister B

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #689 Online: 17 de Setembro de 2010, 10:37:50 »
Até porque, convenhamos, acreditar em probabilidade ínfima não tem nada de racional, mas de fé.

concordo em virgula e grau. Afinal, os ateus ( fortes )  também postulam suas convicções em base de fé. Em base de coisas, que não podem ser provadas.

Errado. Se temos "convicções" não temos em algo que "não pode ser provado". Nós "acreditamos" exatamente naquilo que pode ser provado. Para um ateu, não faz sentido acreditar em algo se não existem evidências. E você está torcendo o fato de existir uma probabilidade mínima da existência de algum deus para fé.

Se um ateu forte diz que Deus não existe é exatamente por não haverem evidências da existência. É como dizer que não existem extraterrestres visitando a Terra. Não concordo com a postura dos ateus ativos em fazer afirmações, mas com certeza eles não as fazem por fé, mas exatamente pelo contrário. Pelo fato de deus ou deuses mostrarem sua existência, por não aceitarem o deus das lacunas e por não acreditarem em sobrenatural.

Fé, você deveria saber, é crer sem provas. É crer exatamente por não haverem provas. Porque se elas existissem, deixar de ser fé e se tornaria conhecimento.
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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #690 Online: 17 de Setembro de 2010, 13:50:20 »
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Duvido que você apostaria um centavo , quando a probabilidade de vencer, fosse 1 por 10^220. Mas quando se trata de acreditar, que a vida poderia surgir por acaso, com esta probabilidade, você acredita ?

Eu apostaria até um milhão de dolares, se eu vivesse 14 bilhões de anos e tentasse a sorte todos os dias....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

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Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #691 Online: 17 de Setembro de 2010, 15:28:23 »
Não é possível provar, com eficácia, a proposição.

quer dizer, que tudo, que não pode ser provado, é falácia ? Neste caso, só fórmulas matemáticas não são falácia, pois são as unicas aonde há provas absolutas. Que argumentação fraca, hein ??!!

Citação de: Geotecton
Seu argumento é falacioso, novamente. Não se trata de crença e sim de reconhecimento da possibilidade e, dentro disto, da probabilidade da vida surgir naturalmente a partir de reações físico-químicas.

isso, que pode se dizer, é por meios naturais, impossível. Qualquer probabilidade acima de 1 por 10^50 se torna estatísticamente impossível.

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A propósito. Não consegui localizar algum comentário seu sobre o texto de Borel, por mim apresentado, no qual ele reconhece limites na aplicação de conceitos de probabilidade para entender o surgimento da vida ou para explicar a formação de certas feições naturais.

http://s.silva777.sites.uol.com.br/caldoprim.htm

Veja, por exemplo, que a probabilidade de surgir casualmente uma proteína de apenas cinqüenta aminoácidos é de uma chance entre 1065 chances, portanto, segundo a Lei de Borel, este evento não tem chance de ocorrer (a Lei de Borel afirma que qualquer evento que tenha uma chance entre mais que 1050 chances simplesmente não ocorre),

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Não há um só elemento científico que indique para a existência do sobrenatural.

Claro. Uma vez, que a ciência moderna se comprometeu com a filosofia naturalista, se buscam todas as respostas pelos fenômenos na natureza dentro do universo.

Citar
De qualquer modo, o ônus da prova (científica e lógica) pertence a quem faz a afirmação da existência, e não o contrário.

Teísmo é algo metafísico, e não pseudo-científico, que se complementa com a ciência,  em vez de violar os princípios científicos de conhecimento. É uma interpretação de todas as experiências disponíveis e observações empíricas, e não uma hipótese sobre qualquer observação específica. É por isso que exigir prova empírica da existência de Deus, como se Deus fosse um objeto dentro do universo empírico, é um erro de categoria, e por sua falta não faz o  teísmo se tornar irracional.
 
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Voce concorda e ainda assim insiste em afirmar que o "mundo natural é parte da explicação de um deus"?

Deus não faz parte de nosso universo, mas é a origem meta-física de tudo criado, e portanto, pode ser perfeitamente resposta as  questões de cunho científico, filosófico, e religioso.

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A filosofia (metafísica) não aponta deus como a melhor explicação, e sim como uma possível explicação.

Isto é uma questão de interpretação pessoal.

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Voce pode crer que o DNA, a vida e o Universo foram criados por um deus. Mas afirmar que isto é inquestionável, ou sequer demonstrável, não passa de "wishful thinking" de um crente.

Aonde eu afirmei que isto é inquestionável ?

Offline Mr. Mustard

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #692 Online: 17 de Setembro de 2010, 16:48:59 »
A teoria da evolução não trata de abiogenesis.

Ah sim... só por isto deus existe?

Offline Osler

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #693 Online: 17 de Setembro de 2010, 16:51:15 »
Olá Angelo, desculpe a demora em lhe responder, não consegui entrar no forum pela manhã e gastei um pouco de tempo vendo os links que você tinha postado

então : explique por favor com suas palavras, por que o argumento da sintonia fina, no seu entender, é falácia.

Apesar de estar ativo no fórum a pouco tempo acompanho as discussões há algum tempo, inclusive gosto muito de ler tópicos antigos sobre assuntos do meu interesse.
Vi que você já tinha aberto um tópico, que realmente ficou bem extenso ../forum/topic=21192.0.html
Se tiver algum aspecto não abordado neste tópico por favor especifique aqui (ou por MP) que teria prazer em conversar com você.


repito : temos as mesmas evidencias do mundo natural. Nos diferenciamos apenas na interpretação do

Meu negrito

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tá. o que é evidencia para você ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Evid%C3%AAncia

Citar
capaz de sempre exitir, criadora de tudo, oniciente, onipresente, onipotente eu apostaria meu dinheiro na primeira alternativa.
Qual a probabilidade de tal entidade existir?  Como se faz esse cálculo?

de acordo a Stephen Unwin, a probabilidade é 67%

http://en.wikipedia.org/wiki/Stephen_D._Unwin  :ok:

Pelo que entendi o Sr. Unwin utiliza uma fórmula matemática onde arbrita a possibilidade da existência de Deus inicial de 50% e chega a um número final de 67% utilizando outros critérios arbritários, sem nenhuma evidência apresentada

Recognition of goodness (D = 10), existence of moral evil (D = 0.5), existence of natural evil (D = 0.1), intranatural miracles (prayers) (D = 2), extranatural miracles (resurrection) (D = 1), and religious experiences (D = 2).

NO próprio verbete da wikipedia há a explicação de que esse número é absolutamente subjetivo, admintido pelo próprio Unwin.

Você confia nesse tipo de número?

para mim, prova não é evidencia. E eu não quero , não posso, e não intento provar nada. A questão filosófica correta é : como podemos explicar da melhor forma nossa existência ? o que voce sugere ?


Meu negrito.  Por favor defina o senhor o que o senhor considera evidência?

http://elohim.heavenforum.com/deus-existe-origem-de-deus-realidade-metafisica-f4/as-evidencias-da-existencia-de-deus-t37.htm

Vi o Site, com todas as argumentações possíveis, inclusive utilizando a Bíblia.

A teoria da evolução não trata de abiogenesis.

Sim verdade TE não tem nada a ver com Abiogênese.  O site indicado em sua resposta me informa que Pasteur refutou essa Teoria (Abiogênese) há muito tempo...

Mas a premissa continua falsa o DNA, o RNA (e os Prions) são estruturas quimicas "codificadas" de origem natural, não há evidência de um design inteligente (nem necessidade para sua explicação natural)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #694 Online: 17 de Setembro de 2010, 18:27:43 »
Mas a premissa continua falsa o DNA, o RNA (e os Prions) são estruturas quimicas "codificadas" de origem natural, não há evidência de um design inteligente (nem necessidade para sua explicação natural)

então apresente apenas UM código, uma informação, que tem origem natural. Apenas uma.


Offline Geotecton

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #695 Online: 17 de Setembro de 2010, 20:16:07 »
Não é possível provar, com eficácia, a proposição.

quer dizer, que tudo, que não pode ser provado, é falácia ? Neste caso, só fórmulas matemáticas não são falácia, pois são as unicas aonde há provas absolutas. Que argumentação fraca, hein ??!!

A lógica aplicada ao conhecimento científico tem tratamento diferente da lógica aplicada à matemática. Voce que cita tanto um campo da matemática (probabilidades) deveria saber disto.

Além disto eu escrevi "provar com eficácia" e não "provar em absoluto". Voce sabe a diferença, não sabe?
 

Citação de: Geotecton
Seu argumento é falacioso, novamente. Não se trata de crença e sim de reconhecimento da possibilidade e, dentro disto, da probabilidade da vida surgir naturalmente a partir de reações físico-químicas.

isso, que pode se dizer, é por meios naturais, impossível. Qualquer probabilidade acima de 1 por 10^50 se torna estatísticamente impossível.


Não, não é impossível. O limite estatístico que voce adora citar não é aplicável para certos fenômenos naturais, como afirmou o próprio Emile Borel, que reproduzo abaixo, novamente:

Citação de: Emile Borel, trecho do livro "Probabilidade e Certeza"
É obviamente o mesmo quando nos perguntamos se nós poderíamos saber se era possível realmente criar um ser humano combinando aleatoriamente um determinado número de corpos simples. Mas esta não é a maneira que o problema da origem da vida apresenta-se: geralmente entende-se que os seres vivos são o resultado de um processo lento de evolução, começando com organismos elementares, e que este processo de evolução envolve determinadas propriedades da matéria da vida que impedem que nós afirmemos que o processo é realizado de acordo com as leis de probabilidade. Além disso, certas dentre estas propriedades da matéria da vida igualmente pertencem à matéria inanimada, quando tomam determinados formas, tais como aquela dos cristais. Não parece possível aplicar as leis do cálculo da probabilidades ao fenômeno da formação de um cristal em solução mais ou menos supersaturada. Pelo menos, não seria possível tratar isto.


Citação de: Geotecton
A propósito. Não consegui localizar algum comentário seu sobre o texto de Borel, por mim apresentado, no qual ele reconhece limites na aplicação de conceitos de probabilidade para entender o surgimento da vida ou para explicar a formação de certas feições naturais.

http://s.silva777.sites.uol.com.br/caldoprim.htm

A sua resposta é uma página criacionista na Internet?

Pois bem. Vamos examinar alguns trechos da página supra:

Citação de: Página Criacionista na Internet citada por AngeloItacaré
a. Está indiscutivelmente provado pela experiência de Miller, que descargas elétricas em um ambiente constituído de determinados gases pode gerar moléculas maiores a partir de moléculas menores. A luz ultravioleta também pode ser empregada no lugar da descarga elétrica, porém deve-se observar que embora estas moléculas sejam maiores do que as moléculas originais, são ainda muito pequenas e simples quando comparadas às moléculas da vida, como por exemplo as complexas proteínas e DNA.

Ele só "esqueceu" de considerar o tempo geológico na simulação. Pequeno e mero detalhe de apenas 300 a 400 milhões de anos.


Citação de: Página Criacionista na Internet citada por AngeloItacare
b. Se estas novas moléculas tivessem permanecido no céus, flutuando por qualquer razão (ventos, vapores etc) teriam sido logo destruídas pela mesma energia que as produziu originalmente, como por exemplo, os raios ultravioletas. Assim, a teoria da evolução argumenta que elas teriam sido levadas pela chuva para a superfície terrestre, onde se distribuíram por lagos, rios e oceanos. Sem dúvidas, a água protegeria as primeiras moléculas da ação das descargas elétricas e raios ultravioletas, porém, a água também impediria a formação de elos entre as moléculas a fim de formar moléculas maiores necessárias para o próximo passo para a evolução da vida (o surgimento de moléculas ainda mais complexas, tais como proteínas). Diante disto, a teoria da evolução argumenta que surgiram moléculas especiais denominadas "catalisadoras" para bloquear os efeitos químicos da água, porém, é importante notar que além da remota probabilidade destas moléculas especiais se encontrarem na quantidade e momento certos e sem estarem empregados em outras finalidades, com todo o conhecimento científica atual, ninguém foi ainda capaz de ligar mais do que segmentos muito curtos de cadeias semelhantes às da proteína ou do DNA. Sendo assim, é de se esperar que tal fato tenha ocorrido ao acaso?


Voce deve decidir caro senhor AngeloItacare, se a Teoria da Evolução (TE) trata ou não sobre a origem da vida. No texto acima, destacado em negrito, a sua fonte menciona que a TE trata sobre a origem. Já na citação abaixo, de sua autoria, voce afirma o oposto:

A teoria da evolução não trata de abiogenesis.


Citação de: Página Criacionista na Internet citada por AngeloItacare
Observe que a teoria da evolução exige que as moléculas orgânicas se misturem com água em determinado momento e se separe em outro momento, sempre supondo que as condições são precisamente favoráveis, embora exista a probabilidade desta seqüência exata ocorrer, ela é muito remota, por isto a teoria da evolução sempre considera períodos de milhões de anos, mas, atualmente, já há quem recorre à hipótese da vida ter surgido inicialmente em outro planeta, pois a matemática demonstra que até mesmo a idade atual atribuída à Terra é pouca para que a vida tenha surgido casualmente e evoluído.

Cite o autor, o artigo e o periódico indexado em que foi publicado o trabalho que contém esta informação


Citação de: Página Criacionista na Internet citada por AngeloItacare
Diante dos muitos cálculos matemáticos que demonstram a impossibilidade do surgimento casual de qualquer simples proteína (o que nem mesmo chega a ser vida), evolucionistas argumentam que estes cálculos não levam em conta que reações químicas com aminoácidos podem ter ocorrido diversas vezes em diversas partes do mundo, o que apontaria para uma probabilidade maior da vida ter surgido ao acaso. É verdade, a probabilidade é bem maior, mas mesmo assim aponta para eventos impossíveis de ocorrer ou bem improváveis. Veja, por exemplo, que a probabilidade de surgir casualmente uma proteína de apenas cinqüenta aminoácidos é de uma chance entre 1065 chances, portanto, segundo a Lei de Borel, este evento não tem chance de ocorrer (a Lei de Borel afirma que qualquer evento que tenha uma chance entre mais que 1050 chances simplesmente não ocorre), mas mesmo que se despreze esta lei matemática, uma chance entre 1065 tem um intervalo médio entre eventos, para que o evento ocorra, muito grande para ser levado em conta. Mesmo que ocorressem 1015 (um quatrilhão) de eventos casuais por segundo, já levando em conta que os aminoácidos estejam formados, seriam necessárias muitíssimas vezes a idade atual estimada do universo para que o evento ocorresse. Contar com tão remota probabilidade não é ciência, é fé. Não importa os argumentos evolucionistas, não existe uma probabilidade viável. Mesmo que se argumente que pode existir várias combinações de aminoácidos que também gerariam proteínas válidas biologicamente para a evolução da primeira vida, o intervalo médio citado acima reduziria ainda mais, mas mesmo assim o intervalo seria muito grande, isto ainda levando em conta o quatrilhão de eventos por segundo.

"Lei de Borel para lá e para cá". Eu já transcrevi o trecho do texto que o próprio Borel reconhece que as conclusões probabilísticas de seu trabalho não são aplicáveis para certos eventos naturais, incluindo a origem da vida.

Por favor mostre um artigo científico que corrobore o "blá-blá-blá" criacionista sobre a impossibilidade estatística e que refute o próprio Borel. E que não seja uma página de "blog" de um crente!


Citação de: Página Criacionista na Internet citada por AngeloItacare
Apesar dos cálculos acima serem apenas conjecturas, os cálculos não levam em conta as dificuldades geradas pela presença da água, pelos efeitos destruidores dos raios ultravioletas e pela Segunda lei da Termodinâmica, e ainda partem do pressuposto, favorável à evolução, de que os aminoácidos já estão formados e a atmosfera não possui oxigênio; também calcula apenas a possibilidade de uma simples proteína surgir ao acaso, não um organismo vivo. Portanto, o cálculo foi até favorável à teoria da evolução, e mesmo assim apontou para a impossibilidade prática dela ocorrer.

Como todo bom crente não poderia faltar a citação da Segunda Lei da Termodinâmica. E todo aquele com o segundo grau completo sabe que a Segunda Lei da Termodinâmica não trata de graus de complexidade e sim, simplificadamente, de que há uma busca contínua de equilíbrio em um sistema térmico isolado. Disto provém o outro motivo da não aplicabilidade da Segunda Lei como empecilho para o surgimento da vida por meios naturais: O sistema teria de ser isolado (fechado) o que não é o caso da Terra, que recebe luz (energia) do Sol.


Citação de: Página Criacionista na Internet citada por AngeloItacare
[...]
Também há o efeito destrutivo da Segunda lei da Termodinâmica, enfim, a gota oleosa não poderia em nenhuma hipótese existir por milhões de anos e, certamente não se pode contar com que a estrutura desta gota seja hereditária e seja transmitida a outras novas gotas, pois, segundo a própria teoria evolucionista, a formação da dupla membrana é casual e causada em decorrência de ações do ambiente.
[...]

Segunda Lei da Termodinâmica: Wanted dead or alive!


Citação de: Página Criacionista na Internet citada por AngeloItacare
Além disto tudo, a própria impossibilidade de se simular, em laboratório, a formação destas gotas misturando as moléculas adequadas e posterior transformação destas gotas em células vivas, deixa evidente que os eventos sugeridos pela teoria da evolução para a formação de proteínas e células vivas é apenas um conto de fadas para adultos.

Aleluia e amém. Agora vamos falar de fatos objetivos e da realidade: Quantos metros Jesus andou mesmo sobre as águas? :o


Veja, por exemplo, que a probabilidade de surgir casualmente uma proteína de apenas cinqüenta aminoácidos é de uma chance entre 1065 chances, portanto, segundo a Lei de Borel, este evento não tem chance de ocorrer (a Lei de Borel afirma que qualquer evento que tenha uma chance entre mais que 1050 chances simplesmente não ocorre)

Errado. O próprio Borel admite que o limite estatístico não se aplica para a origem da vida (Probability and Life, 1962).


Citação de: Geotecton
Não há um só elemento científico que indique para a existência do sobrenatural.

Claro. Uma vez, que a ciência moderna se comprometeu com a filosofia naturalista, se buscam todas as respostas pelos fenômenos na natureza dentro do universo.


Sem comentários! :o


Citação de: Geotecton
De qualquer modo, o ônus da prova (científica e lógica) pertence a quem faz a afirmação da existência, e não o contrário.

Teísmo é algo metafísico, e não pseudo-científico, que se complementa com a ciência,  em vez de violar os princípios científicos de conhecimento. É uma interpretação de todas as experiências disponíveis e observações empíricas, e não uma hipótese sobre qualquer observação específica. É por isso que exigir prova empírica da existência de Deus, como se Deus fosse um objeto dentro do universo empírico, é um erro de categoria, e por sua falta não faz o  teísmo se tornar irracional.

A sua afirmação somente estará correta se for aceita a premissa de que existe algo além do racional sensível, que é o que apregoa a filosofia metafísica. Mas a ciência precisa de evidências obtidas segundo o método científico e que sejam falseáveis.

Portanto para compatibilizar ambas, uma pessoa tem de aceitar a premissa supramencionada, acrescida do "salto da fé", conceito desenvolvido por Søren Kierkegaard. Em outras palavras a sua premissa é uma espécie de "alegação especial", pois a demonstração não é estritamente lógica.

  
Citação de: Geotecton
Voce concorda e ainda assim insiste em afirmar que o "mundo natural é parte da explicação de um deus"?

Deus não faz parte de nosso universo, mas é a origem meta-física de tudo criado, e portanto, pode ser perfeitamente resposta as  questões de cunho científico, filosófico, e religioso.

Volto a insistir que a sua premissa é baseada em uma "alegação especial".


Citação de: Geotecton
A filosofia (metafísica) não aponta deus como a melhor explicação, e sim como uma possível explicação.

Isto é uma questão de interpretação pessoal.

Mas não é minha e sim dos filósofos metafísicos, entre os quais Kierkegaard.


Citação de: Geotecton
Voce pode crer que o DNA, a vida e o Universo foram criados por um deus. Mas afirmar que isto é inquestionável, ou sequer demonstrável, não passa de "wishful thinking" de um crente.

Aonde eu afirmei que isto é inquestionável ?

De fato não afirmou, mas insinua-o continuamente como ato de fé!
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 20:22:31 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #696 Online: 17 de Setembro de 2010, 22:00:43 »
Geo,

Eu particularmente gosto muito dos seus posts. Parabéns!

São absolutamente objetivos e diretos na questão.

Umas das coisas que gosto de citar sobre o DI e o Criacionismo: Como ambos gostam de invocar que o "acaso" é impossível, eu me divirto imaginando quando que os seus defensores cairão na real que o termo "acaso" para origem da vida é duplamente um problema para eles. Ora, se o acaso da origem da vida é impossível partindo do pressuposto de um Designer, logo, ela - a origem da vida - é duplamente improvável para o acaso de um Designer!! Rsrsrsrs... Incrível como não percebem este isto!!

Offline Luiz F.

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #697 Online: 17 de Setembro de 2010, 22:36:46 »
Eu acredito que as alegações de deuses e designers das religiões são meramente uma forma dessas pessoas se sentirem "importantes", fazendo parte de um plano "superior".

Tudo isso para negarem o obvio: todos somos meros animais de cérebro grande, vivendo em um planetinha qualquer, em uma esquina qualquer de uma galáxia perdida nesse universo (tendo em vista que podem existir muitos outros universos por aí).

Na verdade elas perdem toda a vida venerando esses seres com a promessa de vida eterna, e acabam se esquecendo de viver, que é o que importa no final das contas. :ok:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #698 Online: 18 de Setembro de 2010, 00:17:27 »
Além disto eu escrevi "provar com eficácia" e não "provar em absoluto". Voce sabe a diferença, não sabe?

Não sei não. Me explique.... para mim, há prova, ou não há prova. ponto final.
 

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Voce deve decidir caro senhor AngeloItacare, se a Teoria da Evolução (TE) trata ou não sobre a origem da vida. No texto acima, destacado em negrito, a sua fonte menciona que a TE trata sobre a origem. Já na citação abaixo, de sua autoria, voce afirma o oposto:

amigo, eu apenas citei a referida pagina em relação a lei de Borel. Nem li o restante da página........

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Errado. O próprio Borel admite que o limite estatístico não se aplica para a origem da vida (Probability and Life, 1962).

ok. E daí. Quer dizer, que a probabilidade de um por 10^65 soa razoável para você ? existem N motivos para rejeitar Abiogenese. E são argumentos fortíssimos e convincentes.

Citar
A sua afirmação somente estará correta se for aceita a premissa de que existe algo além do racional sensível, que é o que apregoa a filosofia metafísica. Mas a ciência precisa de evidências obtidas segundo o método científico e que sejam falseáveis.

somente a ciencia operacional. Não a ciencia histórica.

 
Citar
pois a demonstração não é estritamente lógica.

como não ??!! estritamente mediante a lógica , podemos concluir, que DNA tem uma mente como origem.....pois não se conhece nenhum mecanismo natural, que não seja uma mente intelligente, capaz de criar informação.

Citar
Volto a insistir que a sua premissa é baseada em uma "alegação especial".

como assim ? se explique melhor. alegação especial no sentido de " special pleading " ?


Citar
Mas não é minha e sim dos filósofos metafísicos, entre os quais Kierkegaard.

que por sua vez, apenas expressou uma opinião pessoal.



Offline AngeloItacare

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Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #699 Online: 18 de Setembro de 2010, 00:18:53 »
Geo,

Eu particularmente gosto muito dos seus posts. Parabéns!

São absolutamente objetivos e diretos na questão.

Umas das coisas que gosto de citar sobre o DI e o Criacionismo: Como ambos gostam de invocar que o "acaso" é impossível, eu me divirto imaginando quando que os seus defensores cairão na real que o termo "acaso" para origem da vida é duplamente um problema para eles. Ora, se o acaso da origem da vida é impossível partindo do pressuposto de um Designer, logo, ela - a origem da vida - é duplamente improvável para o acaso de um Designer!! Rsrsrsrs... Incrível como não percebem este isto!!

como se o Designer não pudesse existir eternamente, sem inicio, e sem fim.....

 

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