Autor Tópico: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.  (Lida 183783 vezes)

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Re: Argumentos teístas freqüentes e suas refutações.
« Resposta #850 Online: 28 de Setembro de 2010, 14:35:12 »
não há um comparativo, pois a Abiogenese tem a ver com o mundo físico. Deus tem a ver com o mundo meta-físico. São categorias diferentes.

Então pare de querer usar argumentos científicos para reforçar suas crenças.
Mesmo que a(s) Hipótese(s) da Abiogênese estiver errada isso não corrobora suas hipóteses teístas.

Os cientistas não advogam a Verdade, a Ciência está sempre aberta a reavalir seus conceitos com as evidências apresentadas.
Você está disposto a reavalir os seus?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #851 Online: 28 de Setembro de 2010, 14:36:56 »
que equivoco ?

Você ter usado a equação supracitada como argumentação válida da probabilidade maior de uma entidade supranatural ter sido a origem da criação em comparação com os argumentos científicos.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #852 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:41:48 »
Como já disse, que eu saiba, não existem tais evidências, ou melhor, provas.

Angelo, se não existem estudos/provas/evidências que confirmem sua pressuposição (mente separada do cérebro físico) você não pode fazer as afirmações que faz.

por que não ? estudo é diferente que prova que é diferente que evidência. Existem estudos, e estes permitem uma indução  lógica e consistente, e faz perfeitamante sentido interpretar os dados de forma,  que há separação entre mente, e cérebro.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #853 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:44:49 »
não há um comparativo, pois a Abiogenese tem a ver com o mundo físico. Deus tem a ver com o mundo meta-físico. São categorias diferentes.

Mesmo que a(s) Hipótese(s) da Abiogênese estiver errada isso não corrobora suas hipóteses teístas.

Os cientistas não advogam a Verdade, a Ciência está sempre aberta a reavalir seus conceitos com as evidências apresentadas.

voce quer colocar a ciencia, e o teísmo na mesma cesta. Como os dois são diferentes, sua pergunta não faz sentido.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #854 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:47:26 »

Sua forma de debate não me agrada,  soa prepotente . Você não tem autoridade para me dizer, o que tenho que fazer , e nem é seu papel de avaliar meu conhecimento científico. Se voce quiser debater meus argumentos, fique a vontade, mas ataques pessoais irei responder a proxima vez, começando a ignorar seus posts.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #855 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:56:09 »
por que não ? estudo é diferente que prova que é diferente que evidência. Existem estudos, e estes permitem uma indução  lógica e consistente, e faz perfeitamante sentido interpretar os dados de forma,  que há separação entre mente, e cérebro.

Então usando um estudo inconclusivo você interpreta esses dados duma maneira que combine com suas brenças sem embasamento científico?
Volto a repetir, isso não é ciência.
Não faço juízo de valor de sua posições teológicas, só saliento que quando usar uma argumentação num debate científico ela seja embasada e siga os postulados exigidos de qualquer outra afirmação.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #856 Online: 28 de Setembro de 2010, 15:57:45 »
voce quer colocar a ciencia, e o teísmo na mesma cesta. Como os dois são diferentes, sua pergunta não faz sentido.

Não de maneira alguma
Acho que o teísmo não tem nada a ver com a ciência.
Você que está tentando usar argumentações sobre assuntos científicos para validar suas crenças teístas.

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #857 Online: 28 de Setembro de 2010, 16:03:43 »
Geo,

Eu particularmente gosto muito dos seus posts. Parabéns!

São absolutamente objetivos e diretos na questão.

O Mr. Mustard tem razão. Eu concordo com ele.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #858 Online: 28 de Setembro de 2010, 16:05:14 »
Sua forma de debate não me agrada,  soa prepotente . Você não tem autoridade para me dizer, o que tenho que fazer , e nem é seu papel de avaliar meu conhecimento científico. Se voce quiser debater meus argumentos, fique a vontade, mas ataques pessoais irei responder a proxima vez, começando a ignorar seus posts.

Se soei prepotente ou se você se sentiu ofendido, peço desculpas, não é nem nunca foi minha inteñção.

Em nenhum momento fiz-lhe ataques pessoais, apenas discuto suas afirmações e evidencio nos meus posts suas incoerências
Se você usa uma argumentação para defender suas idéias e considera ela válida eu por minha conta apenas demostro como algumas das suas argumentações são contraditórias ou sem base científica.  Só.
Nenhum momento falei o que você tem o que fazer, nem julguei seu conhecimento científico.
Novamente apenas questiono a sua argumentação.

Quando usa a segunda lei da termodinâmica, lei de borel, Equação de uwin, Leis da Informãção, EQM, etc.. só questiono o argumento usado, que me parece inadequado em todos esses casos.  Só.

Abraços

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #859 Online: 28 de Setembro de 2010, 16:06:57 »
por que não ? estudo é diferente que prova que é diferente que evidência. Existem estudos, e estes permitem uma indução  lógica e consistente, e faz perfeitamante sentido interpretar os dados de forma,  que há separação entre mente, e cérebro.

Então usando um estudo inconclusivo você interpreta esses dados duma maneira que combine com suas brenças sem embasamento científico?
Volto a repetir, isso não é ciência.
Não faço juízo de valor de sua posições teológicas, só saliento que quando usar uma argumentação num debate científico ela seja embasada e siga os postulados exigidos de qualquer outra afirmação.

eu não faço um debate apenas científico. Ninguem restringiu este tópico de forma a abordar apenas assuntos científicos, portanto também não me vejo obrigado a me limitar neste sentido. Voce não atacou minhas posições teológicas, mas falou mais que uma vez que não tenho um bom conhecimento da teoria da evolução, e abiogenese. Se meu conhecimento não é a altura de sua exigência, fique o Senhor a vontade de procurar outra pessoa, mais culta e instruida, para debater.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #860 Online: 28 de Setembro de 2010, 16:21:16 »
Sua forma de debate não me agrada,  soa prepotente...

sinto muito. para mim a diferença é clara. Se voce não está a altura mental de entender a diferença, não posso fazer nada.

Curioso isto.

Você sabe muito bem que está num fórum Cético. Até agora, tudo o que você está tentando fazer é um  esforço enorme para validar suas crenças subvertendo a ciência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #861 Online: 28 de Setembro de 2010, 16:28:07 »
Voce não atacou minhas posições teológicas, mas falou mais que uma vez que não tenho um bom conhecimento da teoria da evolução, e abiogenese.
Curioso, mas realmente pareceu que o forista não tem um bom conhecimento desses assuntos.

para mim a diferença é clara. Se voce não está a altura mental de entender a diferença, não posso fazer nada
O indefectível ad hominem, infelizmente um recurso recorrente entre criacionistas quando se esgotam seus argumentos.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #862 Online: 28 de Setembro de 2010, 17:20:44 »
Você sabe muito bem que está num fórum Cético.

Então estou no lugar certo. Sou cético em relação a Abiogenese, e a teoría de um ancestror comum, e ao naturalismo.

Até agora, tudo o que você está tentando fazer é um  esforço enorme para validar suas crenças subvertendo a ciência.

Prove.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2010, 17:26:49 por AngeloItacare »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #863 Online: 28 de Setembro de 2010, 17:53:15 »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #864 Online: 28 de Setembro de 2010, 18:21:45 »
Sou cético em relação a Abiogenese, e a teoría de um ancestror comum, e ao naturalismo
Acredito que voce está equivocado em relação a definição de cético.
Um cético acredita mediante provas e evidencias. Quem nega, mesmo com a apresentação de evidencias, é niilista. Acho que voce se encaixaria melhor nesta definição.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #865 Online: 28 de Setembro de 2010, 20:58:15 »
Quem nega, mesmo com a apresentação de evidencias, é niilista. Acho que voce se encaixaria melhor nesta definição.

evidências não são provas. Na ciência histórica há apenas fatos científicos, que são sujeitos a diferentes interpretações.
Sou cético em relação a Abiogenese, e a teoría de um ancestror comum, e ao naturalismo
Acredito que voce está equivocado em relação a definição de cético.
Um cético acredita mediante provas e evidencias. Quem nega, mesmo com a apresentação de evidencias, é niilista. Acho que voce se encaixaria melhor nesta definição.

pelo contrário. Nós crentes temos a biblia como verdade absoluta. Enquanto o naturalista não tem nada a se agarrar.

http://worldview3.50webs.com/naturalism.html

Se nenhuma parte espiritual do homem sobrevive a seu corpo físico, ele não vai se importar ou ter conhecimento de nada feito na vida, seja "bom" ou "ruim", que são termos sem sentido na cosmovisão naturalista. Mas isto não é como as pessoas, incluindo os naturalistas, vivem suas vidas. Eles revelam que o naturalismo falha o terceiro teste da verdade.
Qual é o resultado final, então? Se uma pessoa é sempre um naturalista, ele prossegue no niilismo. Niilismo diz que ninguém pode saber nada ao certo, portanto, essa declaração não pode ser válida ... e nada tem valor, sentido ou significado, bom ou mau. A esse respeito, o Dr. James W. Sire escreve: "Uma das piores consequências da adoção ao  niilismo epistemológico  sério é que ele levou alguns a questionar a facticidade do Universo. Para alguns, nada é real, nem  para eles mesmos. Quando um pessoa alcança esse estado, ele está em apuros, pois ele já não pode funcionar como um ser humano. Ou, como costumamos dizer, ele não consegue lidar. --- Nós geralmente não reconhecemos  esta situação como niilismo metafísico ou epistemológico. Ao contrário, nós chamamos isso de esquizofrenia, alucinações, fantasiar, sonhar ou viver em um mundo de sonhos. E nós "tratamos" a pessoa como um "caso", o problema como uma "doença". (Ref. "The Universe Next Door" , J. Sire, Inter-Varsity, Downers Grove, p.87). Assim, algumas pessoas que tiram seu naturalismo absolutamente sério e à sua conclusão lógica, procederam em colapso mental e emocional.
Embora a maioria das pessoas com a visão de mundo do naturalismo não levá-la ao seu fim lógico, obviamente, eles ainda preferem permanecer no sistema filosófico que falha  porque eles se sentem incomodados com uma outra alternativa ... especialmente a opção de considerar Deus.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #866 Online: 28 de Setembro de 2010, 21:29:13 »
Sua analogia é inadequada, pois o forno é um produto de tecnologia humana e não uma feição natural.

e isto muda alguma coisa ?

http://www.reasonablefaith.org/site/News2?page=NewsArticle&id=7469

Imagine que você esteja caminhando na floresta um dia e você encontre uma bola translúcida repousando sobre o chão da floresta. Você iria naturalmente imaginar como ela foi parar ali. Se um dos seus companheiros de caminhada dissesse, "ela apenas existe inexplicavelmente. Não se preocupe sobre isso!", você iria pensar que ele está louco ou iria imaginar que ele apenas queria que você continuasse andando. Ninguém iria levar a sério a sugestão de que a bola está ali sem nenhuma explicação.

Agora, suponha que você aumente o tamanho da bola nesta história até que se torne do tamanho de um carro. Isto não faria nada para satisfazer ou remover a exigência por uma explicação. Suponha que ela fosse do tamanho de uma casa. Mesmo problema. Suponha que ela seja do tamanho de um continente ou de um planeta. Mesmo problema. Suponha que ela seja do tamanho do universo inteiro. Mesmo problema. Simplesmente aumentar o tamanho da bola não irá fazer nada para mudar a necessidade de uma explicação.

A premissa 1 é aquela que o ateu tipicamente rejeita. Alguns ateus irão responder à premissa 1 dizendo que ela é verdadeira sobre tudo dentro do universo, mas não sobre o universo em si mesmo. Mas esta resposta comete o que tem sido chamado apropriadamente de "falácia do táxi". Como o filósofo do século XIX Arthur Schopenhauer satirizou, a premissa 1 não pode ser abandonada como um veículo de aluguel assim que você chegou ao seu destino!

Seria arbitrário para o ateu dizer que o universo é exceção à regra. A ilustração da bola na floresta mostra que apenas aumentar o tamanho do objeto a ser explicado, até que se torne do tamanho do universo inteiro, não faz nada para remover a necessidade de uma explicação para a sua existência.

Note, também, como a resposta deste ateu não é científica. Pois a cosmologia moderna é dedicada à busca para uma explicação sobre a existência do universo. A atitude do ateu iria mutilar a ciência.

Alguns ateus tentaram justificar o transformar o universo em uma exceção à premissa 1, ao dizerem que é impossível para o universo ter uma explicação para sua existência. Pois a explicação do universo deveria ser um prévio estado de coisas em que o universo ainda não existia. Mas isso seria nada, e nada não pode ser a explicação de alguma coisa. Então, o universo deve existir inexplicavelmente.

Esta linha de pensamento é obviamente falaciosa. Pois ela assume que o universo é tudo o que existe, então se não houvesse o universo, não haveria nada. Em outras palavras, a objeção assume que o ateísmo é verdadeiro! O ateu está, assim, cometendo petição de princípio, argumentando em círculos. Eu concordo que a explicação para o universo deve ser um prévio estado de coisas em que o universo não existia. Mas eu argumento que este estado de coisas é Deus e Sua vontade, não o nada.

O senhor não entendeu. A especulação que eu mencionei admite a possibilidade de existir um Universo com propriedades físico-químicas diferentes do nosso e não um Universo igual ao nosso (paralelo), dotados dos mesmos entes bio-físico-químicos, mas com diferentes “destinos” realizados.

como também admitiria uma infinidade de universos parallelos, idênticos. Na verdade esta teoria permite simplesmente tudo. Se você achar esta linha de pensamento racional, e uma realidade dessa possível, que assim seja. Eu a considero completa fantasia.

O princípio é o da não-existência de uma causa primeira não causada, que o senhor gosta de chamar de “designer inteligente” ou deus.

E por que você acha este principio plausível, e qual alternativa você propõe ? Um universo, que surgiu de absolutamente nada ?

Não distorça a minha análise.

As obras humanas são o resultado da combinação de inteligência, cultura e tecnologia.

Na natureza não existe esta combinação, pelo menos não na mesma escala da espécie humana.

pelo contrário. na natureza, existe um tecnologia quase infinitamente mais inteligente, da qual nós aprendemos e adotamos não poucas coisas em nossas invenções. Na natureza, muitas coisas são tão incrivelmente complexas e perfeitas, que a mente humana sequer consegue comprende-las.

O senhor já esqueceu a minha refutação da “lei” de Borel?

eu não mencionei a lei de Borel. Mencionei apenas a probabilidade ínfima. Que não tem nada a ver com tal lei de Borel  :ok:
Já analisou, e sabe justificar agora, por que na sua opinião deveria ser racional, acreditar em probabilidades tão pequenas, que sequer conseguimos imaginar ?

E também estou aguardando a sua resposta sobre a inexistência, ou pelo menos a dificuldade de achar, na literatura especializada, de qualquer citação da “lei de Borel” nos moldes apontados pelos criacionistas.

pensei que este assunto estivesse encerrado, uma vez que admiti, que não é o melhor argumento.

Novamente eu respondo que a existência não é prova de intencionalidade e sim de que a vida é uma exceção ou um caso de menor freqüência de organização físico-química.

louvavel, sua fé em excessões tão extraordinárias.

Importa sim, porque quem obteve as informações foi a ciência secular, e aí os criacionistas as usam para uma explicação sobrenatural, que não é falseável, e ainda acusam a comunidade científica de que estão sendo perseguidos pelos acólitos da filosofia naturalista.

toda ciencia histórica não é falsiável. A teoria do ancestor comum não é falsiavel, pois é algo que supostamente aconteceu no  passado. isso então é admitido como explicação , mas o sobrenatural não..... :no:

Este é o Princípio Antrópico Forte.

E isto é uma prova que o Universo foi “projetado” para nós?

Não!

quem falou de provas ?

É uma analogia com este trecho do texto apresentado por Vossa Senhoria.

não. foi uma resposta completamente fora do contexto.

Pode ser descartada?

Então o senhor tem conhecimentos na área de bioquímica que nenhum outro especialista possui.

Compartilhe-os, por favor!

E sem citar estimativas de probabilidades ou especulações metafísicas, mas apenas as objeções de natureza bioquímica.

http://www.epm.org/resources/2010/Mar/19/how-can-you-state-macro-evolution-does-not-exist-w/

Para resumir o dilema evolucionário: Mesmo que a impossibilidade física de formar e reunir as proteínas e blocos de construção de uma célula fossem superadas, seria ainda preciso criar a informação contida no DNA, e a linguagem propriamente dita. E seria preciso formar imediatamente um mecanismo de cópia. Olhando a questão de um ângulo diferente : você precisa de uma célula já formada para criar uma molécula de DNA. Mas você precisa de DNA para criar uma célula. O que é necessário para criar células e DNA é a informação resultante da inteligência.

O prêmio, que continua sem vencedor, não é um sinal da impossibilidade da abiogênese, mas antes mostra a complexidade do tema em termos de pesquisa.

Por outro lado a rejeição de qualquer explicação que não use somente conhecimento científico mostra o que os organizadores do prêmio pensam sobre o criacionismo.

é bem o contrário do que voce pensa. Os organizadores querem justamente demonstrar, o quanto plausível que é uma explicação naturalista. Eles sabem muito bem, que o avanço pode ser qual for, este problema não tem solução. por uma simples razão. informação sempre vem de uma mente.

Outro sofisma criacionista, pois a TE não está em questão a não ser por um punhado de crentes fundamentalistas, alguns travestidos de cientistas e os demais travestidos de replicadores de desinformação.

este punhando, como voce está dizendo, é  constituida por quase a metade da população nos estados unidos , por exemplo......

Sendo o teísmo metafísico, ele é um conhecimento de categoria distinta, como Vossa Senhoria tanto apregoa, e não pode ser usado como justificativa ou complemento na compreensão de feições naturais, que são do domínio do conhecimento científico.

claro que pode. Qual é o problema ?

Se Vossa Senhoria insistir nesta postura, que contradiz a sua própria premissa, então deverá admitir que é possível verificar e refutar cientificamente a hipótese de deus.

A inaptidão de explicar vários fenômenos naturais pode induzir lógicamente a uma causa sobrenatural, sem a necessidade de poder explicar esta causa. Se você encontra um artefato em uma escavação archeológica, voce pode não saber quem fez aquela peça, mas pode chegar pelo raciocinio lógico a conclusão, que alguma tribo que não existe mais, fez aquele artefacto. O mesmo com Deus. 

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #867 Online: 28 de Setembro de 2010, 22:02:45 »
Vários outros animais possuem capacidade de comunicação através de códigos além do homem.

Animais não produzem informação mediante símbolos codificados. um programa de computador o faz. Um livro o faz. DNA o faz.

http://www.universocriacionista.com.br/content/view/24/8/

O código encontrado no DNA é uma mensagem. Sua origem é inquestionavelmente de uma fonte inteligente e não de processos aleatórios e randômicos. (O contrário seria o mesmo que tentar provar que a origem dos códigos encontrados na pedra de Rosetta é a aleatoriedade, tendo sido esculpidos pelos agentes do tempo, tais como vento e chuva, durante longos períodos de tempo.) Portanto, para o estabelecimento da origem da vida, torna-se crucial o estabelecimento da origem da mensagem contida no DNA, muito mais do que o estabelecimento da origem das suas demais características físico-químicas, tais como a sua estrutura tridimensional e os elementos químicos da sua composição.

A implicação científica de tal determinação, evidenciando que a origem da mensagem ali contida não pode ser naturalista, é que a origem da vida não pode ser traçada de volta a uma série de processos cegos aleatórios, mas sim a um design inteligente.

Primatas possuem sistemas elaborados de comunicação sem envolver escrita
Insetos tem capacidade de transmitir informação codificada como as abelhas - a rainha de algumas especies como Apis pode produzir mais de 30 feromônios diferentes que através de uma codificação complexa produzem respostas comportamentais (e fisiológicas) diferentes conforme sua combinação, tempo de produção e quantidade.
Mesmo a transmissão de plasmídeo entre bactérias, tópico importante no que concerne a resistencia a antibióticos, pode ser caracterizada como transmissão de informação codificada.
Isso sem citar os prions...
Nenhum desses exemplos acima advem de fatores sobrenaturais, todos tem base fisico-quimica, não?
Caso possua algum trabalho abalizado a esse respeito, estou no aguardo.

Comunicação animal

http://en.wikipedia.org/wiki/Language#Animal_communication

O termo "línguagem animal" é freqüentemente usado para sistemas não-humanas de comunicação. Os lingüistas e semióticos não os consideram "linguagem" de verdade, mas descrevê-os como a comunicação dos animais com base em sistemas de signos não-simbólicos , porque a interação entre os animais em tal comunicação é fundamentalmente diferente em seus princípios fundamentais comparado a linguagem de humanos. Dado que os animais não nascem com a capacidade de raciocinar, não há uma verdadeira e desenvolvida "cultura" entre os animais, tal como existe nos seres humanos. Sem essa cultura, não há necessidade de uma linguagem complexa. Um cão pode comunicar com sucesso um estado emocional agressivo com um rosnado, que pode ou não causar um outro cão para ficar longe,  ou se afastar. Da mesma forma, quando um homem grita de medo, ele pode ou não alertar os outros seres humanos do perigo iminente. Embora esses dois exemplos são freqüentemente bem sucedidos em termos de comunicação de um estado de sentimento, são instintivas, e não linguísticos, na natureza, eles são específicos para suas respectivas espécies e não refletem um sistema de linguagem complexa.
Embora os animais podem ser ensinados a entender comandos humanos, eles não são capazes de repetir os comandos. Sem a capacidade de raciocinar, os animais também são incapazes de aprender os conceitos de complexas idéias filosóficas, como o passado e o futuro, que são os fundamentos principais da linguagem complexa. Sem esta capacidade, os animais não são capazes de passar esses ensinamentos para outros animais da mesma espécie. Assim, embora possamos ensinar os animais a compreender aspectos da linguagem humana, elas são incapazes de desenvolver essa linguagem em torno de uma cultura adequada para eles. Os seres humanos, por outro lado, aprendem  línguas não nativas para eles, e usam essas línguas como um falante nativo poderia, e passar adiante para os outros membros de sua cultura nativa. Embora os defensores dos sistemas de comunicação animal têm debatido os níveis de semântica, estes sistemas não foram encontrados para ter algo que se aproxime ao sintax  da linguagem humana.

O organismo humano possui diversos hormonios que regulam o funcionamento dos sistemas corporais, são responsáveis pela homeostase.
A glândula hipófise produz o Hormonio Estimulante daTiroide (TSH) que após caminhar na corrente sanguínea se acopla em receptores da glândula tireoide, estimulando seu crescimento e a produçaõ hormonal.
Por analogia;  A Hipófise (um escritor) envia o TSH (codigo) a um leitor (Tireóide) - comunicação usando simbolos previamente acordados
Terá a tireóide "mente"?

A origem é a informação contida no DNA, que faz com que o corpo executa estas tarefas de forma adequada.

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #868 Online: 29 de Setembro de 2010, 02:07:37 »
Quem nega, mesmo com a apresentação de evidencias, é niilista. Acho que voce se encaixaria melhor nesta definição.

evidências não são provas. Na ciência histórica há apenas fatos científicos, que são sujeitos a diferentes interpretações.

Eu já comentei sobre isso aqui:
../forum/topic=23643.0.html

Para você o que significa ciência? Pensa que os cientistas passam anos e anos estudando para chegar num boteco e discutirem qual será a interpretação que eles vão fazer e a interpretação mais "bonitinha" (de preferência, que seja contra Deus) ganha?
A Terra gira pu não gira em torno do Sol, não é uma simples questão de: "eu interpreto isso de uma maneira diferente". Se uma pessoa falar que a Terra não gira em torno do Sol terá que provar e não dizer que "eu interpreto de uma maneira diferente". Ciência não é "eu acho". É baseado em estudos, investigações...
Quando surgiu a mecânica quântica, os físicos como o Planck e o próprio Einstein pensaram que as bizarríces como uma partícula ser partícula e onda ao mesmo tempo fosse algum erro de interpretação, na teora etc.
Se a ciência fosse para interpretar os fatos, todos usariam a lógica para interpretar que um elétron ou é partícula ou é uma onda. Mas, como não é um simples "eu acho", "eu vejo desta maneira" tiveram que aceitar que um elétron é na verdade os dois mesmo esse fato ilógico fosse difícil de engolir.
Um cientista deve aceitar os fatos como elas são e mesmo que o paradoxo dos gêmeos (http://www.fisica.net/relatividade/paradoxo_dos_gemeos.php) seja difícil de engolir  os cientistas não interpretam do jeito como eles querem, ignorar o fato etc, aceitam como ele é.  A ciência não é uma reunião de quadrilhas para acabar com o cristianismo, destruir fé dos salvos etc.

Para você o que seria, então, provas? Exatamente os crentes interpretam as evidências corretamente?

pelo contrário. Nós crentes temos a biblia como verdade absoluta. Enquanto o naturalista não tem nada a se agarrar.

Eu tenho como verdade absoluta o Bhagavad Gita. Como você irá provar que a Bíblia é a palavra de Deus e o meu livro (Bhagavad Gita) não é? Porque os escritores da Bíblia estavam cheios de Espírito Santo ao contrário do Bhagavad gita?
E se você escolheu justamente o livro errado como verdade absoluta? Pois, o Bhagavad Gita pode ser a verdade absolotuta e não a Bíblia. Como que você pode provar que o seu livro está correto e o meu não?

E qual é o problema em não ter nada para se agarrar? Assim, tem a mente aberta para mudar de opinião caso novos fatos ou alguém prove que esteja errado. Por mais que tenha provado que não ocorreu o Dilúvio (por exemplo) os crentes (pelo menos, alguns) continuam acreditando nesse mito. Como já tem a sua verdade absoluta, é inadmissível que algum fato prove que esta verdade esteja errado assim, simplesmente, ignoram o fato. Por mais, que apresente provas, sempre dirão que não há provas (pois, como essa verdade absoluta pode estar errado?) como eu te disse aqui:

../forum/topic=23643.0.html
Você pediu que mostrasse que os cientistas concordam que a evolução é um fato, eu te mostrei mas, se você pensa assim...
Os cientistas do mundo todo e das gerações anteriores (nesses últimos 150 anos ou até mesmo antes de Darwin) já concordavam que a evolução é um fato mas, se você acha que todos eles estão errados e somente os criacionistas estão certos...
Se você fala que somente os criacionistas estão certos e todos os esses cientistas estão errados eu quero ver prova disso. Afinal, assim que é a ciência: se afirmar alguma coisa é preciso que essa "alguma coisa" esteja correto.
Você pediu que mostrasse que os cientistas concordam que a evolução é um fato e eu te mostrei e agora você fala que não é bem assim. Assim. não importa quantas provas demonstra, os criacionistas sempre alegarão que não é bem assim, isso está errado, foi mal interpetrado etc com isso, não é possível manter um diálogo com os criacionistas. Depois, os criacionista reclamam que ninguém os ouvi, ninguém os leva à sèrio etc. Se mostrassem que todos vem de um ancestral comum você diria que é coincidência que os fosséis demonstram um sequência? Que é uma coincidência que o nosso DNA tem semelhanças com de outros animais? Que Deus quis criar todos os seres vivos assim para confudir as pessoas fazendo pensarem que todos descendem de um ancestral comum? Um Deus que diz: "conheças verdade e a verdade te libertará" criou tudo para parecer que a evolução é um fato. Se a evolução é uma mentira que na verdade tudo não passa de coincidência então, por que o Deus criou essas coincidências para confudir as nossas mentes fazendo com que  esta ilusão (que a evolução é um fato) pareça ser verdade?  Porque Deus escreve certo com linhas tortas? Porque a nossa mente é muito limitada para entender as intenções de Deus? Se Deus criou tudo parecendo com que a Terra tem 4,5 bilhões de anos e que todos os seres vivos tem descendência comum mas, na verdade
esse Deus deve estar rindo por ter criado uma mentira tão elaborada fazendo com que os cientistas do mundo inteiro pensem que a evolução está correta. Ou então isso tudo é um teste e somente aqules que O acreditam são capazes de ver que a evolução não existe. Mas, isso seria ilógico pois existe evolucionistas cristão, então isso significaria que Deus esqueceu de abrir os olhos desses servos?

As provas que vão de encontra a essas verdades absolutas não são provas mas, sim teste para os crentes?

Mas eu argumento que este estado de coisas é Deus e Sua vontade, não o nada.

Naturalmente este Deus é o Krshna do Bhagavad Gita, se não for então é a Xena, a princesa guerreira.

E por que você acha este principio plausível, e qual alternativa você propõe ? Um universo, que surgiu de absolutamente nada ?

Efeito quântico?
Eis mais uma prova da existência do meu Deus.

pelo contrário. na natureza, existe um tecnologia quase infinitamente mais inteligente, da qual nós aprendemos e adotamos não poucas coisas em nossas invenções. Na natureza, muitas coisas são tão incrivelmente complexas e perfeitas, que a mente humana sequer consegue comprende-las.

Isso prova que Deus cristão existe... ou não. Ou então, são vários deuses...

Explicar a origem do mecanismo DNA/proteína invocando um Projetista sobrenatural é não explicar precisamente nada, já que isso deixa inexplicada a origem do Projetista. Você tem que dizer algo como 'Deus sempre existiu', e se você se permitir esse tipo de saída preguiçosa, poderia igualmente apenas dizer 'o DNA sempre existiu', ou 'a Vida sempre existiu', e ficar satisfeito com isso.  --Richard Dawkins, The Blind Watchmaker : Why the Evidence of Evolution Reveals a Universe without Design [O Relojoeiro Cego: Por que os Indícios da Evolução Revelam um Universo sem Design] p. 141

. . imagine uma poça de lama acordando um dia e pensando, 'Que mundo interessante este em que eu me encontro. E que interessante este buraco em que estou. Ele se ajusta muito bem a mim, não é? Na verdade, ele se ajusta a mim espantosamente bem. Deve ter sido feito para me receber!'--Douglas Adams

O único debate válido sobre Design Inteligente
http://www.humornaciencia.com.br/pseudo/debate-design.htm

Moderador: Estamos aqui hoje para debater este assunto controverso que
é Evolução versus Design Inte...

(Cientista puxa um bastão de basebol)

Moderador: Ei, o que você está fazendo?

(Cientista quebra a rótula do proponente do Design Inteligente)

Proponente do ID: IIIAAAAAARRRRRRGGGGHHHHH!!! VOCÊ QUEBROU MINHA RÓTULA!

Cientista: Pode parecer que eu quebrei a sua rótula. De fato, toda
evidência mostra que a hipótese é correta. Por exemplo, sua rótula
está quebrada; parece um ferimento recente; e eu estou segurando um
bastão de basebol espirrado com seu sangue. Entretanto, o simples
predomínio da evidência não explica nada. Possivelmente, sua rótula
foi projetada desse jeito. Certamente, há algumas características na
situação atual que são inexplicáveis, de acordo com a assim chamada
explicação "naturalista" que você antecipa, como os contornos exatos
de dor insuportável que você está sentindo neste momento.
ou como o AngeloItacaré  diz que evidências não explica mas, sim pode ser interpretado, as pessoas interpretam as evidências como quer então,  neste caso, pode ser interpretado que o cientista não quebrou a rótula mesmo que as evidências apontam para isso.

Proponente do ID: AAARRRGHHH! A DOR!!

Cientista: Francamente, eu acho completamente implausível que os atos
aleatórios de um cientista como eu poderiam causar essa dor em
especial. Não tenho uma explicação precisa de por que eu acho a
hipótese implausível -- ela simplesmente é. Sua rótula deve ter sido
projetada dessa maneira!
Mesmo que todas as evidências apontam que o cientista quebrou a rótula (ele está segurando o bastão e o bastão está cheio de sangue e, provavelmente um exame de DNA provaria que o sangue do bastão pertence o Proponente do ID), mas eu interpreto que o cientista não quebrou a rótula mas, a rótula foi quebrada sozinha de um modo sobrenatural.

Proponente do ID: SEU DESGRAÇADO! VOCÊ SABE QUE FEZ ISSO!

Cientista: Certamente que não sei. Como podemos ter certeza de
qualquer coisa? Honestamente, acho que deveríamos expor as pessoas a
todos os pontos de vista. Além disso, você deveria checar se sua
hipótese é científica de fato: a quebra de sua rótula é um
acontecimento passado, então não há como voltarmos no tempo e ver o
que aconteceu de novo, como um experimento de laboratório. Mesmo se
pudéssemos, isso não provaria que eu quebrei sua rótula antes. E não
vamos nem tocar no fato que o universo inteiro pode ter surgido do
nada no instante em que eu disse esta frase, com toda a evidência do
suposto ataque já pré-fabricada.
a quebra de sua rótula é um acontecimento passado, então não há como voltarmos no tempo e ver o que aconteceu de novo, como um experimento de laboratório.
Isso prova que esse acontecimento, qualquer um pode interpretar como quiser. O grito de dor surgiu de uma maneira sobrenatural.

Proponente do ID: Isso é um monte de bobagem! Me chamem um médico e um
advogado, não necessariamente nesta ordem, e vamos ver como isso fica
na justiça!

Cientista (para a audiência): E assim vemos, senhoras e senhores, que
quando a coisa pesa pro lado deles, proponentes do Design Inteligente
não acreditam realmente em nenhum dos argumentos em que eles dizem
acreditar. Quando lhes favorece, eles preferem a evidência, o método
científico, hipóteses testáveis e explicações naturais. De fato, eles
incisivamente preferem explicações naturais sobre bobagens
supernaturais ou metafísicas. É apenas sob o campo de distorção de
realidade de sua cruzada ideológica que eles dão crédito aos tolos e
ridículos argumentos que vemos tão comumente sendo usados. Preciso
confessar, até que fez bem, uma vez, ser quem está falando as bobagens
sem sentido; é tão terrivelmente fácil e relaxante, comparado ao
trabalho em rigorosos argumentos suportados por evidências empíricas.
Mas tenho medo que, se eu continuar, vai se tornar um hábito ruim para
minha alma. Portanto, eu lhes dou adeus.

Isso me fez lembrar o que eu recebi no meu e-mail:
Veja o exemplo do engasgo, que
pode levar uma pessoa à asfixia e à morte. Os seres humanos engasgam porque têm
a laringe em posição muito baixa na garganta, se comparada à dos chimpanzés e à
da maioria dos mamíferos. Esse arranjo adaptativo permite a modulação dos sons
e, por consequência, a fala. É excelente do ponto de vista da sobrevivência da
espécie, mas atrapalha quando se trata de respirar e comer ao mesmo tempo. Se o
homem tivesse tido um designer mais inteligente, esse problema teria sido
evitado com a simples colocação das tubulações – a da respiração e a da
alimentação – bem distante uma da outra. É por isso que o biólogo Francisco
Ayala, da Universidade da Califórnia, definiu a seleção natural como o "design
sem um designer".

Os criacionistas só olham para aquilo que parece ter sido projetado mas, não vêem o design burro.

toda ciencia histórica não é falsiável. A teoria do ancestor comum não é falsiavel, pois é algo que supostamente aconteceu no  passado. isso então é admitido como explicação , mas o sobrenatural não.....

Se aparecesse um ser com o DNA diferente isso tornaria este fato falso. A propósito, os criacionistas insistem em dizer que a evolução não é falseável mostrando evidências que ela é falso.

Para resumir o dilema evolucionário: Mesmo que a impossibilidade física de formar e reunir as proteínas e blocos de construção de uma célula fossem superadas, seria ainda preciso criar a informação contida no DNA, e a linguagem propriamente dita. E seria preciso formar imediatamente um mecanismo de cópia. Olhando a questão de um ângulo diferente : você precisa de uma célula já formada para criar uma molécula de DNA. Mas você precisa de DNA para criar uma célula. O que é necessário para criar células e DNA é a informação resultante da inteligência.

... a probabilidade de que o DNA se organize por acaso é de 1040.000 para uma [segundo Fred Hoyle, Evolution from Space [Evolução vinda do espaço], 1981]. Isso é verdadeiro, mas altamente enganoso. O DNA não se organizou puramente por acaso. Agrupou-se devido a uma combinação do acaso com as leis da física. Sem as leis da física, como as conhecemos, a vida na Terra como a conhecemos não teria evoluído no curto prazo de seis bilhões de anos. Foi necessária a força nuclear para ligar os prótons e elétrons ao núcleo dos átomos, o eletromagnetismo para manter átomos e moléculas juntos e a gravidade para manter os ingredientes da vida resultantes presos à superfície da Terra.
--Victor J. Stenger*

O termo "línguagem animal" é freqüentemente usado para sistemas não-humanas de comunicação. Os lingüistas e semióticos não os consideram "linguagem" de verdade, mas descrevê-os como a comunicação dos animais com base em sistemas de signos não-simbólicos , porque a interação entre os animais em tal comunicação é fundamentalmente diferente em seus princípios fundamentais comparado a linguagem de humanos. Dado que os animais não nascem com a capacidade de raciocinar, não há uma verdadeira e desenvolvida "cultura" entre os animais, tal como existe nos seres humanos. Sem essa cultura, não há necessidade de uma linguagem complexa. Um cão pode comunicar com sucesso um estado emocional agressivo com um rosnado, que pode ou não causar um outro cão para ficar longe,  ou se afastar. Da mesma forma, quando um homem grita de medo, ele pode ou não alertar os outros seres humanos do perigo iminente. Embora esses dois exemplos são freqüentemente bem sucedidos em termos de comunicação de um estado de sentimento, são instintivas, e não linguísticos, na natureza, eles são específicos para suas respectivas espécies e não refletem um sistema de linguagem complexa.
Embora os animais podem ser ensinados a entender comandos humanos, eles não são capazes de repetir os comandos. Sem a capacidade de raciocinar, os animais também são incapazes de aprender os conceitos de complexas idéias filosóficas, como o passado e o futuro, que são os fundamentos principais da linguagem complexa. Sem esta capacidade, os animais não são capazes de passar esses ensinamentos para outros animais da mesma espécie. Assim, embora possamos ensinar os animais a compreender aspectos da linguagem humana, elas são incapazes de desenvolver essa linguagem em torno de uma cultura adequada para eles. Os seres humanos, por outro lado, aprendem  línguas não nativas para eles, e usam essas línguas como um falante nativo poderia, e passar adiante para os outros membros de sua cultura nativa. Embora os defensores dos sistemas de comunicação animal têm debatido os níveis de semântica, estes sistemas não foram encontrados para ter algo que se aproxime ao sintax  da linguagem humana.

Há um livro que infelizmente, eu não consigo me lembrar o nome que fala que os primatas superiores (pois, são próximos da gente) são capazes sim, de aprender uma lingua, de passar o ensinamento desta lingua para outros. Leia esta reportagem:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL166476-5603,00-MORRE+WASHOE+A+CHIMPANZE+QUE+CONHECIA+A+LINGUAGEM+DOS+SINAIS.html

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #869 Online: 29 de Setembro de 2010, 07:42:56 »
Para você o que significa ciência? Pensa que os cientistas passam anos e anos estudando para chegar num boteco e discutirem qual será a interpretação que eles vão fazer e a interpretação mais "bonitinha" (de preferência, que seja contra Deus) ganha?

talvez não necessáriamente no boteco, mas nas ciências históricas se pesquisa acontecimentos do passado, portanto não há como falsear uma teoría, portanto o maximo que se pode fazer, é interpretar os dados, artefatos, etc. encontrados.

A Terra gira pu não gira em torno do Sol, não é uma simples questão de: "eu interpreto isso de uma maneira diferente". Se uma pessoa falar que a Terra não gira em torno do Sol terá que provar e não dizer que "eu interpreto de uma maneira diferente". Ciência não é "eu acho". É baseado em estudos, investigações...

quando você vê dois skeletons de dois dinossauros, e vê certas semelhanças, você pode interpretar isto de diversas formas e maneiras. O Archeopterix , uns interpretam como especie transicional, outros como passarosUns descobrem uma cratéra de um meteorita, uns acham que o impacto aconteceu há milhões de anos, outros há dez mil anos. .... e assim vai.

Quando surgiu a mecânica quântica, os físicos como o Planck e o próprio Einstein pensaram que as bizarríces como uma partícula ser partícula e onda ao mesmo tempo fosse algum erro de interpretação, na teora etc.
Se a ciência fosse para interpretar os fatos, todos usariam a lógica para interpretar que um elétron ou é partícula ou é uma onda. Mas, como não é um simples "eu acho", "eu vejo desta maneira" tiveram que aceitar que um elétron é na verdade os dois mesmo esse fato ilógico fosse difícil de engolir.
Um cientista deve aceitar os fatos como elas são e mesmo que o paradoxo dos gêmeos (http://www.fisica.net/relatividade/paradoxo_dos_gemeos.php) seja difícil de engolir  os cientistas não interpretam do jeito como eles querem, ignorar o fato etc, aceitam como ele é.  A ciência não é uma reunião de quadrilhas para acabar com o cristianismo, destruir fé dos salvos etc.[/i]

Ai entrou a ciencia operacional em jogo..... que tem como encontrar evidencias empiricas - é diferente de ciencias históricas.

Para você o que seria, então, provas? Exatamente os crentes interpretam as evidências corretamente?

provas há somente em fórmulas matemáticas. Claro que cada um acha que interpreta as evidencias científicas corretamente.

Eu tenho como verdade absoluta o Bhagavad Gita. Como você irá provar que a Bíblia é a palavra de Deus e o meu livro (Bhagavad Gita) não é? Porque os escritores da Bíblia estavam cheios de Espírito Santo ao contrário do Bhagavad gita?
E se você escolheu justamente o livro errado como verdade absoluta? Pois, o Bhagavad Gita pode ser a verdade absolotuta e não a Bíblia. Como que você pode provar que o seu livro está correto e o meu não?

esta é uma questão de fé. Mas as evidencias podem apontar para um lado, ou para outro. E só voce estudar. Tem várias razões que apontam para biblia como verdade absoluta.

E qual é o problema em não ter nada para se agarrar? Assim, tem a mente aberta para mudar de opinião caso novos fatos ou alguém prove que esteja errado. Por mais que tenha provado que não ocorreu o Dilúvio (por exemplo) os crentes (pelo menos, alguns) continuam acreditando nesse mito.

que provas são estes, exatamente ?

não tenho tempo para responder ao restante . Talvez só entre neste fórum daqui  a uma semana.

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #870 Online: 29 de Setembro de 2010, 08:39:51 »

por que não ? estudo é diferente que prova que é diferente que evidência. Existem estudos, e estes permitem uma indução  lógica e consistente, e faz perfeitamante sentido interpretar os dados de forma,  que há separação entre mente, e cérebro.

Cite o estudo, por favor, vamos analisá-lo de forma cética.  Cite-o.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #871 Online: 29 de Setembro de 2010, 08:48:21 »

quando você vê dois skeletons de dois dinossauros, e vê certas semelhanças, você pode interpretar isto de diversas formas e maneiras. O Archeopterix , uns interpretam como especie transicional, outros como passarosUns descobrem uma cratéra de um meteorita, uns acham que o impacto aconteceu há milhões de anos, outros há dez mil anos. .... e assim vai.

Datação radiotiva NÃO é questão de achar. Seja mais honesto em suas postagens ... Pessoas acham que impacto ocorreu a 10000 mil anos não por evidência física, nem por ciência, nem por dados mensuráveis.
Aqui você  e as pessoas que você alude estão misturando, do mesmo modo que você condenou anteriormente, teísmo e ciência:

A coerência de sua alegação, acaba se desmontando sozinha.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #872 Online: 29 de Setembro de 2010, 10:47:52 »
esta é uma questão de fé. Mas as evidencias podem apontar para um lado, ou para outro. E só voce estudar. Tem várias razões que apontam para biblia como verdade absoluta.

Que razões são essas? Arqueologia? Dilúvio?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #873 Online: 29 de Setembro de 2010, 11:32:36 »
este punhando, como voce está dizendo, é  constituida por quase a metade da população nos estados unidos , por exemplo......

O Itacaré estava demorando para soltar o bom e velho Argumentum ad Populum...

Offline Calberto

• Nível 07
  • *
« Resposta #874 Online: 29 de Setembro de 2010, 11:41:04 »
A propósito, somente os crentes sabem interpretar as evidências corretamente? Isso porque os crentes estão cheios de Espírito Santo como falam os pastores?

talvez não necessáriamente no boteco, mas nas ciências históricas se pesquisa acontecimentos do passado, portanto não há como falsear uma teoría, portanto o maximo que se pode fazer, é interpretar os dados, artefatos, etc. encontrados.

Os criacionistas dizem que não é falseável demonstrando que a evolção é falsa por exemplo, dizendo que a Terra tem 6000 anos, logo não houve tempo suficiente para ter ocorrido a evolução. Neste site criacionista tentam mostra que a evolução e falsa.
http://www.lepanto.com.br/dados/Evolucion.html
Os criacionistas usam o argumento de que, se a evolução diz que tudo evoluí e se existe "fosséis vivos" como do celacanto que não evoluiu durante milhões de anos, então, logo a evolução está incorreta. Isso não é falseável? A evolução precisa de milhões de anos, se a Terra não tivesse milhões de anos isso provaria que a evolução está errado.

Datação radiotiva NÃO é questão de achar. Seja mais honesto em suas postagens ... Pessoas acham que impacto ocorreu a 10000 mil anos não por evidência física, nem por ciência, nem por dados mensuráveis.
Aqui você  e as pessoas que você alude estão misturando, do mesmo modo que você condenou anteriormente, teísmo e ciência:

Se a física nuclear (que estuda a radiatividade) fosse simplesmente uma questão de achar, com você explica que os reatores nucleares funcionam? Os reatores funcionam dependendo da interpretação? Os reatores nucleares funcionam mas, os mesmos métodos usados para construir reatores não se aplicam a datação de rochas? Sendo assim, qual é a diferença? Os criacionistas alegam que a radiação muda com o tempo (assim, quando pensamos que a terra tem 4,5 bilhões de anos, este valor está errado porque a radiação varia) mas, é necessário que nos reatores, a radiação seja constante senão ocorrerá uma explosão como no Chernobil, como nos reatores, o decaimento radiativo é constante e na datação da idade da Terra se torna inconstante? Ou, então, os cientistas percebem que o decaimento radiativo está variando no reator assim, eles calibram o reator para que não ocorra a explosão, mas se isso fosse verdade, então estaria provado que a radiação varia com o tempo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!