Autor Tópico: O aborto deve ser permitido no país?  (Lida 37402 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
O aborto deve ser permitido no país?
« Online: 01 de Setembro de 2006, 23:51:57 »
Olá amigos,

Desculpem por só por temas polêmicos, mas é que ele são interessantes de ser discutidos. Mais um tema: O aborto deve ser permitido no país?
Eu particularmente sou contra, por uma questão filosofica humanística minha, mas sou a favor nos casos já previstos em lei: estupro e gestação que põe em risco a vida da mãe. E o que pensam os amigos foristas a respeito?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O aborto deve ser permitido no país?
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2006, 00:13:49 »
Eu tenho minhas dúvidas sobre a validade do aborto causado por estupro.  E acho que proibir o aborto "sem justificativa" é um substituto pobre para a rede de avaliação recíproca de que nossas famílias precisam.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2006, 08:26:11 »
Uma busca nesse fórum pelos termos "aborto" e "Brasil" deu duas páginas de resultado.

4 deles renderam bastante discussão:
- Menina é proibida de abortar: ../forum/topic=758.0.html
- Postos de Saúde e Preservativos: ../forum/topic=2847.0.html
- O mensalão do aborto: ../forum/topic=2661.0.html
- Atrasado 2 meses, projeto do aborto chega à Câmara: ../forum/topic=3172.0.html
Que sirva de munição.

Em suma, sou a favor da descriminalização do aborto e do fortalecimento das políticas de direitos reprodutivos e de tooodas essas coisas que são contra a tradição, a família e a propriedade.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2006, 08:44:21 »
Sou a favor. Por que o aborto deveria ser crime?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2006, 09:00:46 »
Porque causa a morte de um ser humano?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2006, 09:07:32 »

Qual ser humano? O embrião é um amontoado de células, não um ser humano. Ademais, o embrião e o feto não possuem a consciência de sua existência. Qual o problema de se destruir tais organismos?
« Última modificação: 02 de Setembro de 2006, 09:09:57 por Ukrainian »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2006, 09:40:06 »
a favor

porque o óvulo fecundado é praticamente a mesma coisa que um óvulo, e menstruação não é assassinato. Não acho que se você tem um espermatozóide numa mão, um óvulo na outra - podendo matar os dois a qualquer momento que queira - e de repente os une, e agora, se mata essa célula, cometeu um assassinato.

Só ocorreram algumas mudanças moleculares no interior da célula, e a proteção à vida do zigoto faz tanto sentido quanto à proteção ao óvulo, apenas essa não é tradicionalmente defendida. A questão toda gira em torno de tradição - algo que por si só não vale nada, ainda que, costumeiramente as coisas sejam valorizadas por puro tradicionalismo mesmo - e uma supervalorização do ato da fecundação, como se fosse algo meio mágico.

Do óvulo fecundado até algo que acharia moralmente condenável matar ainda há uma consideravelmente longa distância.

Acho por exemplo, mais cruel matar um rato de laboratório já desenvolvido do que um zigoto ou embrião humano. Não sou "genecentrista", mas "cérebrocentrista".

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2006, 09:55:54 »
a favor

porque o óvulo fecundado é praticamente a mesma coisa que um óvulo, e menstruação não é assassinato.

Hehehe... masturbação é éxtermínio em massa...

Pior que me disseram isso uma vez... e tavam falando sério...:|

Judicialmente falando, a vida só começa com o nascimento com vida da criança (os pulmões devem se encher de ar pelo menos 1 vez...) mas o feto tem seus direitos garantidos por ter potencial para possibilidade de se tornar um ser humano e adquirir direitos de pessoa humana.

E essa questão de quando o feto passa a adquirir esses direitos é muito polêmica. Alguns dizem na fecundação, outros quando o SNC (Sistema Nervoso Central) se forma...

Mas não sei se concordo com o aborto após esse momento... acho que aí já seria um caso mais grave visto que com a formação do SNC, temos um ser humano... antes disse, como disseram acima, só um amontoado de células...

Agora, eu não consigo ver fundamento em proibir o aborto de uma pessoa que acidentalmente engravidou e que não possui condições de cuidar da criança.

Se o mundo fosse de chocolate, óbvio, todos adotariam e o mundo seria um lugar feliz e muito mais legal de se viver e não haveriam crianças abandonadas.

Como isso não acontece, o aborto é a solução... assim como uma campanha de planejamento familiar e prevenção à gravidez...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2006, 10:07:27 »
Diegón, JUDICIALMENTE é o de menos. É convenção, como é convenção o aborto ser regrado.
É zoado determinar quando a coisa vira pessoa. Até onde eu sei, um humano não consegue se virar sozinho antes dos 7 anos. Eu aposto na formação do SNC por praticidade.

Ele VALE tanto quanto os pais?
Convenhamos, embrião não tem vontade. Bois não têm vontade. Mulheres em idade reprodutiva têm. Sejamos práticos, sim.

O que mais me incomoda na discussão é que os pais-homens também têm vontades. Não sabia como resolver isso antigamente, mas pensei agora que, se a mãe não quer e o pai sim, o pai colabora com metade dos gastos durante a gestação e cuidar sozinho da criança daí em diante, com a mãe pagando pensão alimentícia. É justo, acho.

E coloco outro dado: a pílula que eu tomo (e aparentemente a maioria delas) impede a fixação do coisinho no útero. Eu provavelmente já abortei e ninguém me avisou. E agora? Prendam-me! Gaaah!!!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2006, 10:51:08 »
eu acho que essa de "eu sou dono do espermatozoide" é uma piada. Não entendo como se pode defender uma coisa dessas.

Acho que pode ser combinado em particular e etc e tal, de algo diferente, mas judicialmente, deveria ser totalmente da mulher a decisão, não podendo um cara duma one-night-stand de repente resolver unilateralmente ter um filho quando eventualmente ficasse sabendo ou suspeitasse que engravidou alguém.

Um espermatozóide é algo infinitamente mais sem valor que levar uma gravidez até o fim... o espermatozóide era dele, dane-se. É uma fração milesimal de uma porr*, p*rra. É meio como querer forçar uma pessoa a ter uma doença viral ou bacteriana porque eu contagiei, os germes eram meus, então ela não pode fazer tratamento antibiótico ou contra os sintomas.

Mas ao mesmo tempo, também não defenderia o inverso; a mulher decidir engravidar e o cara ter uma obrigação legal de sustentar e etc e tal.

Além de ser igualitário - qualquer um não tem poder sobre o outro, de não considerar implicitamente a mulher como uma anta/ser inocente e seduzível que não sabe que está engravidando, acho que isso faria com que as mulheres tomassem mais cuidado com gravidezes indesejadas do que a situação atual, porque, teoricamente, para ela não teria problema, mas na realidade os caras podem muitas vezes sumir do mapa.

Aí imagino que se a coisa fosse toda legalmente por conta delas, já que o útero é delas, elas que engravidam, etc... acho que o "golpe da barriga" seria mais raro. Ao mesmo tempo, por outro lado, possivelmente haveriam mais caras menos preocupados com isso, mas como eu disse, acho que nem tanto...

De qualquer forma, a coisa não mudaria tanto, mesmo assim, pelas pessoas se sentirem compelidas moralmente a assumir a responsabilidade e tal. Ou compelidos por um trabuco do pai da moça.

Sei lá, acho que dessa forma fica mais igualitario e não assume que as mulheres sejam meio "tontas" incapazes de saber o que fazem, jogando a gravidez nas costas do cara, ao mesmo tempo em que o cara não teria o poder para mandar na vida de uma mulher, pelos motivos mais insanos e controladores que tiver, e de criar mais uma no processo, por ser legalmente dono de uma *orra/100 000 000.

A coisa seria menos sob a visão de "precisa-se dois para fazer um bebê", e mais "cada um é dono de si e sabe o que está fazendo".

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2006, 15:06:21 »
Vc tem razão, é muito zoado isso que eu disse. Vamos seguir nisso de "quem quiser que pague o preço", que é o que é mais justo mesmo.

Eu queria processar todo mundo que me deixa gripada. "O vírus é seu, então vc que faça o meu trabalho enquanto eu estou doente" haha.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2006, 15:19:00 »
eu só acho que tem de ser OU UMA COISA OU OUTRA. ou se defende a vida humana em todos os casos, ou em nenhum. portanto, nada disso de "aborto em caso de estupro".
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2006, 15:28:03 »
Eu sou a favor, apesar de ter passado por um triz da possibilidade de ser abortado. Não pense que os culpo, pois tenho idéia de como deve ser o afeto com um ser que mal tomou forma ainda. Com certeza hoje eles gostam bem mais de mim do que naquela época. :D

Minha mãe e meu pai tinham 18 quando eu nasci. Ambos largaram os estudos e tiveram que trabalhar, constituir uma família, etc. Acho que se tivessem a opção, e se tivessem cultura para considerar o aborto, poderiam te-lo feito e garantido uma vida melhor para ambos. Não estariam na pindaíba por mais de 15 anos por causa de uma gravidez indesejada.

Bom, mas como as famílias eram mais simples e acabaram mesmo arcando com as responsabilidades, deu no que deu hoje. Minha família não é lá tão bem de vida, mas só não está pior porque a família do meu pai era consideravelmente rica e moramos em casa própria. Era para a gente estar morando em periferia se não fosse isso.

A verdade é que cada casal devia fazer sua escolha. Um punhado de células não é um ser humano. Deveriam analisar com que idade um feto toma uma forma mínimamente humana e decidir que o aborto poderia ser feito antes disso. Pronto. Não se mataria uma "pessoa".

Acho bobagem ser contra o aborto. O que essas pessoas preferem? Que uma criança destrua o futuro da família e seja ela mesma criada em situações muitas vezes subhumana? Ou que a família possa decidir ter uma criança quando ela estiver estruturada o suficiente para poder dar uma vida melhor a ela?

E nem adiantem vir com essa de não fazer sexo, ou fazer sexo com camisinha pois, respectivamente, ninguém vai mesmo parar de fazer sexo e camisinhas podem apresentar defeitos.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:06:39 »
Não entendi qual a contradição de abortar em caso de estupro.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:10:25 »
bom, mimi, é o seguinte.
por que se é contra o aborto? imagino que se seja por pensar que o punhado de células são uma vida humana (estou falando de ser contra o aborto mesmo antes de um determinado tempo de gravidez). ora, se é uma vida humana e se acabar com ela seria assassinar, então mesmo que tenha vindo de um estupro ainda deve ser conservada. a vida não adquire menos valor por ter surgido como surgiu.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:30:21 »

Qual ser humano? O embrião é um amontoado de células, não um ser humano. Ademais, o embrião e o feto não possuem a consciência de sua existência. Qual o problema de se destruir tais organismos?

Pelo menos a partir do momento em que se forma um sistema nervoso operacional, acho difícil dizer que o feto não tem consciência de sua existência.

Não é o caso do embrião, mas aí é preciso especificar até qual época da gestação você aprova o aborto.  E como bem disse a Mimi, é difícil ser claro e objetivo nesse tipo de estimativa.

Mas uma coisa eu tenho bem clara: o feto deve ser tratado como um ser humano com direitos sim, por que é o que ele é a partir de um certo momento.  Um momento BEM antes do parto.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:36:46 »
Sou a favor do aborto, só não sei se somente antes da formação do SNC ou em qualquer caso, ainda não me decidi, mas acho que sou mais inclinado ao argumento do SNC. E o caso do estupro é para mim um precedente forte, se a vontade de não ter o filho da mãe é respeitada no estupro, por que não em outros casos? Tem situações tão constrangedoras quanto estupro, sem contar que dizer que algo é constrangedor o suficiente para permitir o aborto chega a ser até mais arbitrário e subjetivo que decidir quando uma coisa vira humano.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:43:07 »
Este assunto aborto sempre me passa a sensação nítida de que estamos discutindo a questão errada.  Mais importante e urgente do que definir os limites do aborto aceitável é cuidar de remover os estigmas associados à gravidez não-planejada; à contracepção; ao questionamento sério e contínuo da capacidade dos pais de cuidar dos próprios filhos; e à adoção como alternativa preferível à concepção de filhos próprios.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:47:04 »
"[...] feto não possuem a consciência de sua existência".

Como assim o feto não possui consciência de sua existência? O que difere um feto de um bebê é o local onde se encontram. Durante o parto, em um minuto é um feto, e, quando coloca a cabecinha para fora, é um filhote humano.

Que mágica acontece nesse processo para você dizer que o feto não possui consciência de sua própria existência. Ele sente dor, ele sonha, ele sente desconforto, ele sorri... Qualquer um destes fatos é suficiente para dizer que o feto possui sim consciência de sua própria existência. Se ele não tem, ninguém tem.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:49:10 »
Este assunto aborto sempre me passa a sensação nítida de que estamos discutindo a questão errada.  Mais importante e urgente do que definir os limites do aborto aceitável é cuidar de remover os estigmas associados à gravidez não-planejada; à contracepção; ao questionamento sério e contínuo da capacidade dos pais de cuidar dos próprios filhos; e à adoção como alternativa preferível à concepção de filhos próprios.

O problema é que o homem é um animal egoísta, ele quer ver os seus genes nos seus filhos, é normal isso. O que eu acho importante no aborto é justamente a segurança que ele proporciona às mulheres, por mais que haja acidentes ou irresponsabilidade, sempre haverá esse último recurso. Não é, nem nunca deveria ser, um método de contracepção, é último recurso, acho que esse é a principal objeção, as pessoas temem que cause uma "onda" de abortos...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2006, 16:59:12 »
Que "cause"?  Por acaso ela não existe ainda?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 02 de Setembro de 2006, 17:04:09 »
Ah, nem tanto, acho, não tenho números...

Mas mesmo se liberássem acho que não mudaria nada, quem não aborta hoje é mais por motivos ideológicos ou religiosos do que legais. Acho que só mudaria a quantidade de abortos que resultam em danos físicos para a mãe.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #22 Online: 02 de Setembro de 2006, 17:24:54 »
Hehehe... masturbação é éxtermínio em massa...

Pior que me disseram isso uma vez... e tavam falando sério...:|
Já ouvi isso também. Muitas vezes.

Judicialmente falando, a vida só começa com o nascimento com vida da criança (os pulmões devem se encher de ar pelo menos 1 vez...) mas o feto tem seus direitos garantidos por ter potencial para possibilidade de se tornar um ser humano e adquirir direitos de pessoa humana.

E essa questão de quando o feto passa a adquirir esses direitos é muito polêmica. Alguns dizem na fecundação, outros quando o SNC (Sistema Nervoso Central) se forma...

Mas não sei se concordo com o aborto após esse momento... acho que aí já seria um caso mais grave visto que com a formação do SNC, temos um ser humano... antes disse, como disseram acima, só um amontoado de células...
Tire a gnosiologia da alma do assunto e a questão da fecundação fica resolvida.

Resta definir em que momento um amontoado de células passa a ser um humano. Acho que é uma questão de bom senso analógico objetivo. O que é que nós temos que um feto com determinados dias/meses de idade não tem?

Agora, eu não consigo ver fundamento em proibir o aborto de uma pessoa que acidentalmente engravidou e que não possui condições de cuidar da criança.
Acho que é questão de bom senso também: Por que sacrificar uma vida que sonha, sorri, sente dor... se é possível fazer isso antes dela adquirir tal sensibilidade?

A "vontade subjetiva" não deve se sobrepor com supremacia ao senso de responsabilidade.

Acho que políticas de conscientização e controle natal fortes e descriminalização do aborto antes da formação do Sistema Nervoso Central já são/seriam medidas libertárias ao extremo. A mulher que prolongar sua gravidez além daquele ponto deve assumir a responsabilidade por ela.

Falando em extremismo: pensei em penas restritivas da liberdade de ter filhos (ao invés de privativas de liberdade) para "penalizar" aquelas que iriam para a cadeia por abortar. Aplicar-se-ia uma medida de esterilização reversível (pílulas, alguma cirurgia, enfim) e, se a "penalizada" desejasse futuramente engravidar, deveria passar por algum curso de conscientização. (Aliás, acho que essa segunda parte deveria ser requisito para qualquer casal que queira ter filhos... Utopia...).

Se o mundo fosse de chocolate, óbvio, todos adotariam e o mundo seria um lugar feliz e muito mais legal de se viver e não haveriam crianças abandonadas.

Como isso não acontece, o aborto é a solução... assim como uma campanha de planejamento familiar e prevenção à gravidez...
A solução imediatista para a extinção em massa de espécies vivas no planeta seria a extinção da humanidade. A extinção de um espécia salvando milhões delas da extinção... É sempre mais fácil matar que conscientizar...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2006, 17:36:13 »
Mas uma coisa eu tenho bem clara: o feto deve ser tratado como um ser humano com direitos sim, por que é o que ele é a partir de um certo momento.  Um momento BEM antes do parto.

Com isso até eu concordo. Mas antes desse ponto, o aborto deveria ser permitido sem qualquer tipo de ilegalidade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2006, 17:38:20 »
Não acho que aborto seja imoral.Até a vigésima semana de gestação, o embrião é um ser sem atividade organizada do córtex cerebral, que é uma coisa que diferencia um ser humano de um não-humano.

É incrível como não temos pudor em sacrificar animais, mas o valor de uma vida aumenta infinitamente quando falamos de um pedaço de tecido embrianário humano.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!