Autor Tópico: Evo Morales: ''O capitalismo só prejudicou a América Latina''  (Lida 18519 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Evo Morales: ''O capitalismo só prejudicou a América Latina''
« Resposta #225 Online: 27 de Novembro de 2012, 15:13:33 »
Consumismo - é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a saúde ou para o meio ambiente.

Juca, isso acontece desde que o mundo é mundo. O que mudou foi a quantidade de pessoas e a quantidade de produtos a disposição.

Isso mudaria exatamente o que? Que devemos aceitar o consumismo como algo normal ou bom porque faz parte da história humana? O que você quer provar é realmente irrelevante diante da crítica ao consumismo.

Mas não Barata, ele não faz parte da história humana, porque é um fenômeno moderno, cultural e recente. Não havia condições materiais, tecnológicas e culturais para que isso ocorresse no passado. Não havia renda, não havia propaganda, o comércio era rudimentar quando não era puro escambo, não havia os meios de produção, não havia a tecnologia, nem sequer havia o capitalismo na antiguidade.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 27 de Novembro de 2012, 15:19:24 »
JohnnyRivers e Juca:

Na opinião de vocês, se uma tribo tupinambá ou polinésia ganhasse acesso a dezenas de milhares de produtos "supérfluos" dos mais variados tipos, podendo comprá-los em troca de trabalho ou itens produzidos/coletados por eles, eles também passariam a ser consumistas ou não, apenas as pessoas da era moderna entrariam de cabeça nessa demanda por supérfluos?
"Se ganhassem etc. e tal"....mas não ganharam em suas respectivas épocas antes do contato intenso com outras culturas mais avançadas.

E já deixei esta discussão com o Barata lá atrás. Leia atentamente as conclusões chegadas.
A história mostra que as culturas mais avançadas não precisaram fazer nenhuma doutrinação ou "propaganda" para que seus produtos ganhassem aceitação entusiástica e imediata dos povos mais primitivos.

'Aceitação' ou 'fascinação' (deslumbramento) pelo "desconhecido"?

Sua tese ficou infalseável. Se a demanda ocorrer em uma tribo com nenhum contato prévio, é "fascinação pelo desconhecido". Se ocorrer após a tribo já conhecer os produtos, é "aculturação".

Que situação ou fato, caso tenha ocorrido, lhe convenceria que os povos primitivos também demandavam itens supérfluos?  :hein:

Se você me provar que em vez de um cocar o índio queria 30, para sair um dia com cada um sem repetir, e que esse comportamento se estendia a todas a tribos da época, replicado pela maioria da população, devido à forte propaganda da industria de cocares da época, cujo linha de marketing era o anseio de status que esse fato corresponde, então eu dou o braço à torcer.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #227 Online: 27 de Novembro de 2012, 17:22:15 »
Consumismo - é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a saúde ou para o meio ambiente.

Juca, isso acontece desde que o mundo é mundo. O que mudou foi a quantidade de pessoas e a quantidade de produtos a disposição.

Isso mudaria exatamente o que? Que devemos aceitar o consumismo como algo normal ou bom porque faz parte da história humana? O que você quer provar é realmente irrelevante diante da crítica ao consumismo.

Mas não Barata, ele não faz parte da história humana, porque é um fenômeno moderno, cultural e recente. Não havia condições materiais, tecnológicas e culturais para que isso ocorresse no passado. Não havia renda, não havia propaganda, o comércio era rudimentar quando não era puro escambo, não havia os meios de produção, não havia a tecnologia, nem sequer havia o capitalismo na antiguidade.

Desisto, já coloquei fontes diversas e estudos. Não dá pra debater com quem diz que "não é porque não é porque eu não quero que seja."
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 27 de Novembro de 2012, 17:26:04 »
Que situação ou fato, caso tenha ocorrido, lhe convenceria que os povos primitivos também demandavam itens supérfluos?  :hein:
Puro embuste, ouvi dizerem que ele viu tudo isso aí pessoalmente. :hihi:

Não acredite em tudo que lhe disseram...  :P
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 27 de Novembro de 2012, 18:08:11 »
JohnnyRivers e Juca:

Na opinião de vocês, se uma tribo tupinambá ou polinésia ganhasse acesso a dezenas de milhares de produtos "supérfluos" dos mais variados tipos, podendo comprá-los em troca de trabalho ou itens produzidos/coletados por eles, eles também passariam a ser consumistas ou não, apenas as pessoas da era moderna entrariam de cabeça nessa demanda por supérfluos?
"Se ganhassem etc. e tal"....mas não ganharam em suas respectivas épocas antes do contato intenso com outras culturas mais avançadas.

E já deixei esta discussão com o Barata lá atrás. Leia atentamente as conclusões chegadas.
A história mostra que as culturas mais avançadas não precisaram fazer nenhuma doutrinação ou "propaganda" para que seus produtos ganhassem aceitação entusiástica e imediata dos povos mais primitivos.
'Aceitação' ou 'fascinação' (deslumbramento) pelo "desconhecido"?
Sua tese ficou infalseável. Se a demanda ocorrer em uma tribo com nenhum contato prévio, é "fascinação pelo desconhecido". Se ocorrer após a tribo já conhecer os produtos, é "aculturação".

Caro DDV.

Você mesmo deu a resposta: A 'fascinação' pode ser a "mola propulsora" mas é a aculturação que fará (ou pode fazer) com que os objetos da "civilização acultuadora" se tornem "sonhos de consumo" do povo acultuado.

Eu tenho uma evidência anedótica, ainda que constatada in loco. No início dos anos 90, eu participei de uma equipe que fez um trabalho de levantamento de dados geológicos na região centro-norte de Roraima, em um local ocupado por nativos do povo Makuxi.

Eles tinham, relativamente, pouco contato com "brancos" e eu lembro que eles ficaram fascinados em ver (e até mexer) em alguns de nossos equipamentos, entre os quais um GPS (marca Garmin, modelo 45); um notebook marca Bondwell e um teodolito Carl Zeiss. Mas nenhum deles quis ficar com algum de nossos equipamentos, mesmo com todo o fascínio que eles exerciam, especialmente o notebook.

Poupe a "munição de sua metralhadora Gatling intelectual" meu caro DDV.

Eu concordo com a tese de que os povos antigos demandavam "bens supérfluos" (aqui subentendidos como sendo aqueles não-essenciais à sobrevivência) mas insisto que a demanda daquelas sociedades era muito menor porque não havia ainda uma "cultura de consumo" proporcionada pela grande oferta de produtos, que é típico das sociedades capitalistas modernas.
Foto USGS

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #230 Online: 27 de Novembro de 2012, 19:39:09 »
1- Como já demonstrado, o consumismo data de muito antes do capitalismo. Ele já é claramente percebido nos anos 400 onde a produção já era feita em excesso para ser comercializada e estocada e certos bens já serviam como fruto de destaque social. Para maiores detalhes vide os escritos de São Gregório Nazianeno e de São João Crisóstomo, que inclusive fala sobre o interesse de mulheres em jóias e roupas arrojadas.
Eu acho que isto passa longe do consumismo, quer dizer que naquela época toda a população podia comprar e comprava e consumia estas "sobras"?  Evidente que não e sim só os mais abastados, e esses assim como hoje são uma minoria.
Consumismo não é para poucos, o capitalismo através dos seus métodos de produção em alta escala, barateia os produtos e boa parcela da população podem usufruir destes produtos.

Acho que está havendo uma confusão entre "consumo" e "consumismo"

Aparentemente você não leu/entendeu nem as referências nem o resto do comentário.
Consumismo pode sim ser para poucos, se não fosse, uma ferrari banhada a ouro, um colar de platina cravejado com diamantes de meio centímetro ou ainda um iate Octopus não seriam supérfluos por serem exclusivos aos ricos.

Não vou repetir o que já disse, releia o comentário ao qual você referiu.

Eu diria que se um rico compra um super iate, ele esta consumindo algo compatível com seu bolso e portanto isto não é consumismo, pois é mais consumismo uma dondoca de classe média baixa ter meia dúzias de relógios, 3 celulares, enquanto ela anda de lotação para ir e vir. 
O fato é que consumismo é o ato de consumir mais do que precisa, mas como mensurar o que precisamos realmente? Um rico precisa de um iate moderno, é mais seguro, balança menos, tem mais conforto e ele pode pagar, isto não é consumismo. Vai ser se ele comprar 5 iates e usar só um.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #231 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:03:11 »

Eu concordo com a tese de que os povos antigos demandavam "bens supérfluos" (aqui subentendidos como sendo aqueles não-essenciais à sobrevivência) mas insisto que a demanda daquelas sociedades era muito menor porque não havia ainda uma "cultura de consumo" proporcionada pela grande oferta de produtos, que é típico das sociedades capitalistas modernas.

Neste caso, é o chamado consumismo moderno. Coloquei fontes sobre este assunto e já passamos por este ponto aqui no tópico.
A partir do post #133.
../forum/topic=7681.125.html
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #232 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:10:52 »

Neste caso, é o chamado consumismo moderno. Coloquei fontes sobre este assunto e já passamos por este ponto aqui no tópico.
A partir do post #133.

Ninguém le o nosso debate Johnny..... :chorao:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #233 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:14:58 »

A partir do post #133.

Notei que andaram ignorando... :lol:

Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:35:48 »

A partir do post #133.

Notei que andaram ignorando... :lol:

Eu não reinvindiquei a pioneiridade no assunto. Eu apenas apresentei argumentos para responder ao DDV.

Mas se vocês acham que a nossa (minha, pelo menos) participação está causando 'ruído' ou transtorno, basta sinalizar que eu ficarei de lado.  :)
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #235 Online: 27 de Novembro de 2012, 22:47:42 »
Geo, a questão não é pioneirismo ou não, o que estamos cansados de dizer aqui é que a definição de consumismo já foi debatida a muito tempo atrás e foi comprovado que povos antigos já o praticavam. Você é o Juca tentam começar o capitalismo como causador do consumismo, quando ele é apenas um catalisador de algo pré-existente.

Consumismo em excesso é bom? Não. Em outro sistema ele acabaria? Talvez, se esse sistema proibisse as pessoas de consumirem, pois a ânsia de consumir já faz parte do ser humano desde a antiguidade. Existem exceções? Claro, como em qualquer comportamento humano.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:13:22 »
[...]
Você é o Juca tentam começar o capitalismo como causador do consumismo, quando ele é apenas um catalisador de algo pré-existente.
[...]

Caro Barata.

Eu afirmei, desde a minha primeira postagem, que o "capitalismo" agia mais como potencializador de consumo conforme pode ser visto aqui:

[...]
Boa parte dos problemas humanos atuais foram criados ou potencializados pelo capitalismo, pois o objetivo deste sempre foi a acumulação financeira e ou material.
[...]

E mantive a minha posição quase intacta em outras postagens como aqui:

[...]
Você afirma que o "capitalismo" é a "liberdade" que as pessoas tem em poder dispor livremente de seus bens, incluindo os financeiros. Ora, então não existe "capitalismo" ou não há, pelo menos, o tipo "puro". E, concordo com você, o "capitalismo" não obriga ninguem a acumular bens mas este é o comportamento típico de qualquer sociedade capitalista, de tal modo que isto se tornou uma idiossincrasia.
[...]

aqui:

Não acho que seja um juízo de valor apenas. Acho que a definição correta seja o do consumo exagerado, só isso. Qualquer coisa que exceda em muito a necessidade da pessoa ou da família em tê-lo pode ser classificado como consumismo. E é o capitalismo moderno quem proporciona esse fato, em nenhum outro sistema sócio-econômico até hoje existiu isso.
A teoria mais atual sobre o desaparecimento dos Anasasis é que estes depredaram o seu meio com um consumo excessivo de árvores que alterou a hidrologia do local onde viviam e isto os levou à derrocada como povo. Foi um tipo de 'consumismo' embora bem distinto do que hoje se observa.

aqui:

Empresário e dono de empresas ser um crítico do capitalismo deve ser algo inédito.
A minha crítica é mais voltada para alguns aspectos do "capitalismo", como por exemplo a produção de produtos frívolos, no meu entender, é claro.
Então acho que deve ser a mesma situação da minha resposta ao Juca, logo acima, ou não? Se você pensar bem, é uma crítica às pessoas, e não ao sistema em si?
Sim, é uma crítica maior para as pessoas do que propriamente ao "capitalismo". Mas, em última análise, acaba sendo uma crítica ao próprio sistema porque o "capitalismo" não existe como entidade à parte da sociedade humana. Ele é um constructo humano, embora boa parte de suas premissas venham do que poderia ser chamado de "comportamentos naturais" dos seres humanos.

aqui:

JohnnyRivers e Juca:

A pergunta não é para mim, mas como esta discussão começou por causa de uma postagem minha lá na página 3, eu vou responde-la tambem.

No meu entender, a resposta é: Depende de qual é o grau de contato que estas tribos tem ou tiveram com o "homem branco" e sua sociedade. Em outras palavras, qual é o grau de 'aculturação' que nós exercemos sobre eles.
A culpa do consumismo é do homem branco?
Eu circunscrevi a pergunta do DDV para o fornecimento de bens de nossa civilização industrial e de consumo intenso para pessoas que não tem este comportamento diuturnamente. Então a resposta para a sua pergunta é "sim", se eles forem 'consumir' produtos que não tem serventia nenhuma para eles.

Ou você acha que um nativo de uma comunidade isolada da floresta Amazônica, que nunca teve contato com "homens brancos", gostaria de ter um ipod?

aqui:

[...]
E foi o processo produtivo capitalista que permitiu esta ampliação enorme na quantidade de produtos ofertados.
Sim, mas o consumismo ja existia, e é esse todo o ponto.

Sim este é o ponto em que há discordância na definição do que é 'consumo' do que é 'consumismo'. Sempre houve consumo, ele faz parte da própria sobrevivência dos seres humanos que sempre demandaram água, comida e algum tipo de abrigo. Mas o consumismo é muito mais específico e só acontece a partir do momento que há uma abundância na oferta de produtos, sejam eles quais forem.

Então o papel do capitalismo, enquanto sistema de produção, foi o de prover os meios para que a oferta de produtos sofresse um crescimento gigantesco que somada à ganância das pessoas resultou no "consumismo moderno". E diferentemente do que afirmou o Price, eu entendo que este processo é continuamente retro-alimentado pelos maiores beneficiários do capitalismo, ao ponto de ter sido criado o conceito de 'obsolescência programada'
.
[...]

e aqui:

[...]
« Última modificação: 27 de Novembro de 2012, 23:21:27 por Geotecton »
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
« Resposta #237 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:27:01 »
Não está causando ruídos não. Porém, as vezes estamos andando em círculos. Debatendo várias vezes o mesmo assunto sem evoluir pra questão principal. Questão principal essa que você mesmo abordou em suas citações. O Price deu uma nova alavancada depois que encerramos a questão do consumismo. Mas note que ignoramos este fato e voltamos novamente a focar no consumismo.

- Skid Row

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #238 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:31:10 »
1- Como já demonstrado, o consumismo data de muito antes do capitalismo. Ele já é claramente percebido nos anos 400 onde a produção já era feita em excesso para ser comercializada e estocada e certos bens já serviam como fruto de destaque social. Para maiores detalhes vide os escritos de São Gregório Nazianeno e de São João Crisóstomo, que inclusive fala sobre o interesse de mulheres em jóias e roupas arrojadas.
Eu acho que isto passa longe do consumismo, quer dizer que naquela época toda a população podia comprar e comprava e consumia estas "sobras"?  Evidente que não e sim só os mais abastados, e esses assim como hoje são uma minoria.
Consumismo não é para poucos, o capitalismo através dos seus métodos de produção em alta escala, barateia os produtos e boa parcela da população podem usufruir destes produtos.

Acho que está havendo uma confusão entre "consumo" e "consumismo"

Aparentemente você não leu/entendeu nem as referências nem o resto do comentário.
Consumismo pode sim ser para poucos, se não fosse, uma ferrari banhada a ouro, um colar de platina cravejado com diamantes de meio centímetro ou ainda um iate Octopus não seriam supérfluos por serem exclusivos aos ricos.

Não vou repetir o que já disse, releia o comentário ao qual você referiu.

Eu diria que se um rico compra um super iate, ele esta consumindo algo compatível com seu bolso e portanto isto não é consumismo, pois é mais consumismo uma dondoca de classe média baixa ter meia dúzias de relógios, 3 celulares, enquanto ela anda de lotação para ir e vir. 
O fato é que consumismo é o ato de consumir mais do que precisa, mas como mensurar o que precisamos realmente? Um rico precisa de um iate moderno, é mais seguro, balança menos, tem mais conforto e ele pode pagar, isto não é consumismo. Vai ser se ele comprar 5 iates e usar só um.

Sua definição de consumismo é completamente surreal, ainda bem que você deixou claro que é somente o que você 'diz'.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:32:46 »
Não está causando ruídos não. Porém, as vezes estamos andando em círculos. Debatendo várias vezes o mesmo assunto sem evoluir pra questão principal. Questão principal essa que você mesmo abordou em suas citações. O Price deu uma nova alavancada depois que encerramos a questão do consumismo. Mas note que ignoramos este fato e voltamos novamente a focar no consumismo.

Tudo bem.

Faço o mea culpa.

Ainda assim,  mesmo sabendo que os temas já foram abordados (mas longe de serem dissecados) eu direcionei as minhas postagens para as questões levantadas pelo DDV, porque eu não acho polido deixar de responder qualquer questão que tenha sido a mim direcionada.
Foto USGS

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #240 Online: 27 de Novembro de 2012, 23:36:54 »
Isso prova que o ser humano gosta de consumir, no caso consumir páginas e páginas do tópico discutindo o consumismo. :hihi:
.
.

.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 28 de Novembro de 2012, 09:04:19 »
Geo, a questão não é pioneirismo ou não, o que estamos cansados de dizer aqui é que a definição de consumismo já foi debatida a muito tempo atrás e foi comprovado que povos antigos já o praticavam. Você é o Juca tentam começar o capitalismo como causador do consumismo, quando ele é apenas um catalisador de algo pré-existente.

Consumismo em excesso é bom? Não. Em outro sistema ele acabaria? Talvez, se esse sistema proibisse as pessoas de consumirem, pois a ânsia de consumir já faz parte do ser humano desde a antiguidade. Existem exceções? Claro, como em qualquer comportamento humano.

Barata, embora você coloque a questão de um eventual consumo excessivo no passado como algo paralelo ao que a gente experimenta hoje, eu já cansei de explicar porque esse paralelo não existe. Se eu disse em algum momento que o capitalismo é o causador do consumismo, eu errei, mas acho que se você voltar em todos os posts verá que o que eu disse na verdade é que o consumismo é causado por uma série de fatores existentes por causa do sistema sócio-capitalista atual, que não existiam no passado. Não é uma questão que se fecha numa causa simples, é um fato inerente ao capitalismo contemporâneo.

Que a vontade de possuir coisas remete ao passado, eu não duvido, que o consumismo já existia nesse passado, eu acho impossível. O consumismo é mais do querer posses, objetos, é querê-los e tê-los muito acima do que qualquer condições de consumi-los, pelo estímulo da vida social moderna.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #242 Online: 28 de Novembro de 2012, 10:03:12 »
Depois somos 'nós' que não acompanhamos o debate.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #243 Online: 28 de Novembro de 2012, 13:40:26 »

Barata, embora você coloque a questão de um eventual consumo excessivo no passado como algo paralelo ao que a gente experimenta hoje, eu já cansei de explicar porque esse paralelo não existe. Se eu disse em algum momento que o capitalismo é o causador do consumismo, eu errei, mas acho que se você voltar em todos os posts verá que o que eu disse na verdade é que o consumismo é causado por uma série de fatores existentes por causa do sistema sócio-capitalista atual, que não existiam no passado. Não é uma questão que se fecha numa causa simples, é um fato inerente ao capitalismo contemporâneo.

Que a vontade de possuir coisas remete ao passado, eu não duvido, que o consumismo já existia nesse passado, eu acho impossível. O consumismo é mais do querer posses, objetos, é querê-los e tê-los muito acima do que qualquer condições de consumi-los, pelo estímulo da vida social moderna.

Deixa eu ver se entendo: o consumismo não seria apenar querer consumir, mas consumir excessivamente. Assim, estaria você dizendo que o consumismo surge da abundância de objetos de consumo criada pelo capitalismo? Porque, se o consumismo existia como potencialidade no passado, não existia de fato pela ausência de bens de consumo em abundância - lembrando que o estímulo da vida social moderna surge em parte dessa abundância. Seria então, em sua opinião, o consumismo um aspecto negativo de um desenvolvimento positivo?

Um exemplo em bom português: seria o consumismo análogo à epidemia de obesidade que afeta muitos países hoje? Algo que só existe por causa da abundância de alimentos calóricos baratos?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #244 Online: 28 de Novembro de 2012, 13:50:25 »

Filho, minha posição é suportada pela definição da palavra consumismo e por estudos que idEm que o consumismo já existia. Você criei sua própria definição, se agarra nela e ignora as evidências contrárias.

Offline Zóio de Vidro

• Nível 10
  • *
  • Houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil
« Resposta #245 Online: 28 de Novembro de 2012, 14:59:23 »
Sim, o consumismo existia, faraós egípcios por exemplo construíram as pirâmides, não bastava um simples mausoléo, e isso fez com que os escravos que eram milhares consumissem muita comida, eta consumismo! E não vamos nos esquecer das pedras que foram usadas nas pirâmides, muitas, muitas mesmo, imagino que isso foi um consumismo pleno.  Outro exemplo foi a produção exagerada de espadas e canhões pelos senhores da guerra, além dos uniformes dos soldados que devoravam rações, etc  Mas o exemplo que prova que realmente existiu o consumismo foi a produção de bíblias por Martin Lutero, esse cara extrapolou, e o pior de tudo é que ele produziu muitos fiéis, protestantes, então mais consumismo ao construir mais igrejas. Todo fiel que se prezava tinha que ter uma bíblia, então muito papel foi gasto e tinta.
Juca, você não tem a mínima chance, olha que eu ainda não citei os puteiros....
No porto, os navios americanos entravam os navios russos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #246 Online: 28 de Novembro de 2012, 15:04:06 »
Leia o tópico, leia as fontes e evidências e comente. Ou pode ficar quietinho ali no cantinho.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 28 de Novembro de 2012, 15:23:19 »

Deixa eu ver se entendo: o consumismo não seria apenar querer consumir, mas consumir excessivamente. Assim, estaria você dizendo que o consumismo surge da abundância de objetos de consumo criada pelo capitalismo? Porque, se o consumismo existia como potencialidade no passado, não existia de fato pela ausência de bens de consumo em abundância - lembrando que o estímulo da vida social moderna surge em parte dessa abundância.

O meu ceticismo quanto a questão do consumismo existir no passado e até em sociedades primitivas como foi sugerido, é que não havia a cultura que envolve hoje o ato de comprar. Não havia meios de comunicação em massa, não havia uma industria de propaganda, não havia o hiper estímulo ao consumo de bens produzidos, não havia renda para para tanta gente, nem sequer havia escala de produção, não havia 1 milhão de lojas por metro quadrado. Como eu disse, sequer havia capitalismo.

Seria então, em sua opinião, o consumismo um aspecto negativo de um desenvolvimento positivo?

Não havia resumido assim a questão, mas parece ser isso sim.

Um exemplo em bom português: seria o consumismo análogo à epidemia de obesidade que afeta muitos países hoje? Algo que só existe por causa da abundância de alimentos calóricos baratos?

Sim, acho que são a mesma coisa.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #248 Online: 28 de Novembro de 2012, 16:11:53 »
[...]Algo que só existe por causa da abundância de alimentos calóricos baratos?

Demanda gera oferta. As fábricas só produzem muito porque há mercado consumidor.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #249 Online: 28 de Novembro de 2012, 18:13:40 »
Definição de consumismo, humm toda minha vida está suportada por ela.

A definição de consumismo.
O consumismo é considerado uma doença psicológica. Esta afeta principalmente às mulheres, pois, na maior parte das famílias, é a elas que cabe o dever de fazer as compras e manter a casa com os produtos necessários. Na verdade, estes produtos são mesmos necessários?

A definição correta de consumismo é: “o ato de consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência”. Portanto, esse tipo de distúrbio esta relacionado a consumir uma quantidade exagerada de produtos. Ou, também, este esta relacionado a consumir produtos desnecessários.

São comuns no dia-a-dia casos de pessoas afetadas pelas idéias consumistas. Portanto, é evidente que o consumismo é uma doença grave, pois, além de afetar uma parte considerável da população, este gera problemas financeiros a grande parte dos afetados.
http://consumo1pi.blogspot.com.br/2008/06/definio-de-consumismo_01.html

Já aqui http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm
Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.

O consumista diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto aquele compra muito além daquilo de que precisa.

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas que juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima, a perturbação emocional e outros.

Exemplos com a palavra consumismo

O Instituto Alana, ONG que trata do consumo infantil, entrou com representação no Ministério Público contra o programa "Bom Dia e Cia.", do SBT, por considerar que o programa estimula o consumismo entre as crianças. Folha de São Paulo, 18/09/2009

Ao longo dos artigos a escritora foi ensinando as leitoras a fazerem orçamentos, cortar gastos e controlar o consumismo para sair do vermelho. "Ao final do programa, muitas delas conseguiram se livrar das dívidas e já estavam até poupando", revela. Folha de São Paulo, 21/09/2009

Entretanto, se Disney não tivesse interesse no personagem e na história, isso nos teria levado à febre de consumismo de hoje. Ele vivia sem dinheiro, não porque gastava muito, mas porque ele era um idealista compulsivo, tentando ir além os desenhos comuns. Folha de São Paulo, 27/10/2009

Já nesse
Evolução do Consumismo
Consumismo é definido como o acto de consumir produtos ou serviços dispensáveis, algumas vezes sem termos consciência disso.
Desde há muito tempo que a humanidade vende e compra através da troca de produtos. É a necessidade de adquirir outros produtos necessários, que leva as pessoas a comprarem, trocando os produtos que sobram e que já não são úteis. Esta forma de comércio existe desde que as pessoas conseguiram estabelecer a convivência mínima entre elas. Começaram por trocar produtos por outros produtos e após surgirem as primeiras moedas cunhadas essa troca passou a ser feita com dinheiro.
Antigamente as pessoas consumiam apenas...
https://sites.google.com/site/consumismonaadolescencia/evolu%C3%A7%C3%A3odoconsumismo

Dá prá ver que definições de consumismo são múltiplas, tipo difere se quem está definindo é um economista ou alguém ligado as ciências médicas.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 18:34:24 por Vento Sul »
.
.

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x