Como isso virou discussão de semântica? 
O capitalismo não criou o consumismo, e nem tem no mesmo uma característica intrínseca. Pessoas são consumistas. O capitalismo pode, no máximo, facilitar que elas consumam.
Repare que você está afirmando que as pessoas são consumistas, como se isso fosso o intrínseco na questão. Mas eu acho que o correto é dizer que as pessoas são naturalmente consumidoras, não consumistas. O consumismo é apenas um fenômeno moderno, não sei por que a insistência nessa questão. Não há paralelos desse padrão entre o que acontece hoje e o passado, nem mesmo nas elites do passado. Não havia como ser consumista antes do modo capitalista de produção, e muito pouco antes do século passado, onde a tecnologia expandiu infinitamente a produtividade.
Eu e o Johnny acabamos de debater isso é várias foantes foram apresentadas mostrando que o consumismo acontece desde a antiguidade. Você não leu?
Suponhamos que o consumismo é intrínseco no ser humano, como talvez você supõe, então devemos aceitá-lo naturalmente, mesmo com todos os malefícios que ele possa vir a causar?
Bem, não acho que o consumismo seja tal qual hoje algo que existiu no passado, nem em sombra, nem mesmo em escala. Nada se compara às questões complexas que vivemos hoje, não havia o capitalismo moderno, ou a sociedade da informação, tampouco havia a tecnologia e o conhecimento da psicologia humana. Não havia os meios de alienação ao consumo que existe hoje, não havia a globalização e a massificação das propagandas e dos produtos. Esse processo nunca existiu antes. Reduzi-lo a uma questão simplicista comparando com sociedades tribais e rudimentares ou até mesmo as medievais como o que você quer é bastante forçado.
Mesmo que esteja o consumismo esteja "DNA humano" ( pra mim não tem nada haver), ainda assim é uma crítica ao capitalismo totalmente válida, só para sair do espantalho e entrar no curso, onde essa parte do debate começou.