Por agnosticismo quero dizer assumir a impossibilidade de conhecimento de dito ser.
Ora, o onus probandi recae em quem afirma. Inclusive quem afirme a inexistência. E é impossível provar empiricamente a inexistência de um ser metafísico. Me contento com não afirmar nada sobre o que desconheço.
O deus abrâmico é claramente absurdo… mas deus como causa primeira do universo não o é. Enquanto não provarem, não creio… É questão de ser razoável.
Eriol, entendo o que você quer dizer, o que não entendo é de onde vem a idéia de que um ser incognoscível criou o universo. Se é impossível saber mesmo se o ente existe, como considerá-lo uma hipótese para o surgimento do Universo? Isso não faz sentido.
Assim sendo, eu não acredito no deus abrâmico, nem em nenhum deus mitológico e ponho em dúvida o deus criador, por uma questão de economia de hipóteses. E embora não exclua a possibilidade de algum ser com poderes significativamente maiores que os meus, isso não faz qualquer diferença para mim.
Por isso sou agnóstico.
Dbohr, como assim, poderes maiores que os seus? Que poderes? E se assim fosse, por que isso faria da entidade um 'deus'? Se você não define esse ser dessa forma, não vejo onde se encaixa esse 'agnóstico' que você escreveu aí...
Penso parecido, mas não diria que eu colocaria em dúvida o deus criador, mas sim que eu admito a hipótese de ele de fato existir ou ter existido, por questão de desconhecimento mesmo. A principal diferença entre o que você falou e o que eu penso, é que acharia muito relevante se viesse a saber que de fato existe alguma espécie de Deus. Para mim faria diferença.
Amon, sua posição é interessante e tenho certeza que muitos também consideram relevante saber se de fato há deuses. Só não consigo imaginar como o ente poderia ser 'reconhecido' como um deus. Como saber que se trata de uma divindade?
Um "deus" como o "demiurgo" platônico (que "organiza" o caos) não é contraditório como o pai do jesus…
Sei não, Eriol, sei não..
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_%28gnosticismo%29Enfim, colegas, pergunto o seguinte: se não há deuses fora da linguagem humana (até onde sei, só o homem pensa nisso), por que o universo tem que possuir um modelo que se encaixe nesse padrão? Por que necessariamente tem que corresponder ao que pensamos ou imaginamos? Isso faz sentido? Não estamos naquela conversa de
'imaginar que unicórnios existem e eles passam a existir?' Tenho que considerar a hipótese de que há unicórnios alados na órbita de Saturno só porque consigo imaginar isso? Qual a diferença entre esse unicórnio e um deus? A cosmogonia? Se não há
nada que indique que tais seres existem por que é importante considerá-los uma hipótese? Fé? Intuição? Isso basta? Por quê?
Tails, postei uma definição genérica de divindade logo acima. Talvez seja útil.