Autor Tópico: Ateísmo ou Agnosticismo??  (Lida 24248 vezes)

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
Re: Ateísmo ou Agnosticismo??
« Resposta #25 Online: 11 de Janeiro de 2007, 14:47:51 »
A fé não precisa estar vinculada a uma religião. Eu particularmente sou contra as religiões, pois estas não permitem a liberdade de pensamento e de escolha, e influenciam as pessoas desde seus nascimentos, mas eu não sou contra a fé seja ela qual for. Mas infelizmente a maioria das pessoas que acredita numa forma de deus, não acredita porque parou para ponderar sobre todas as alternativas e escolheu a de um deus, mas esses acreditam em um deus ou deuses, porque aprenderam que deviam acreditar e não buscar mais nada.   

Mas eu como não acredito em nenhuma forma de deus prefiro me considerar ateu, mas respeito sempre a fé de todos, tento fazer com que a pessoa busque outras alternativas antes de decidir no que ela realmente acredita, mas sempre com respeito.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #26 Online: 11 de Janeiro de 2007, 14:51:17 »
Acho que depende da acepção que se dá à palavra "deus".
Pois bem, a definição que uso é essa:

Conceito

"Divindade é um ser extranatural, usualmente com poderes significantes, cultuado, tido como santo, divino ou sagrado, e/ou respeitado por seres humanos. Normalmente as divindades são superiores aos seres humanos e à natureza".
FONTE
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Eriol

• Visitante
« Resposta #27 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:08:23 »
Se não for incômodo, gostaria que você desenvolvesse um pouco mais sua colocação. Gostaria de poder entender o que te faz pensar que o agnosticismo é a postura 'mais sensata' e por que seria insensato não acreditar em um ser 'puro espírito', incorpóreo — na verdade sem qualquer propriedade física—, mas que mesmo assim alegam ter feito o homem à sua imagem e semelhança.

Por agnosticismo quero dizer assumir a impossibilidade de conhecimento de dito ser.

Ora, o onus probandi recae em quem afirma. Inclusive quem afirme a inexistência. E é impossível provar empiricamente a inexistência de um ser metafísico. Me contento com não afirmar nada sobre o que desconheço.

O deus abrâmico é claramente absurdo... mas deus como causa primeira do universo não o é. Enquanto não provarem, não creio... É questão de ser razoável.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #28 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:13:13 »
mas deus como causa primeira do universo não o é

Absurdo não é, apenas não resolve a questão. Se você estiver acompanhando o outro tópico nesta seção (está muito interessante!), vai ver por que digo isso.

Assim sendo, eu não acredito no deus abrâmico, nem em nenhum deus mitológico e ponho em dúvida o deus criador, por uma questão de economia de hipóteses. E embora não exclua a possibilidade de algum ser com poderes significativamente maiores que os meus, isso não faz qualquer diferença para mim.

Por isso sou agnóstico.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #29 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:21:26 »
mas deus como causa primeira do universo não o é

Absurdo não é, apenas não resolve a questão. Se você estiver acompanhando o outro tópico nesta seção (está muito interessante!), vai ver por que digo isso.

Assim sendo, eu não acredito no deus abrâmico, nem em nenhum deus mitológico e ponho em dúvida o deus criador, por uma questão de economia de hipóteses. E embora não exclua a possibilidade de algum ser com poderes significativamente maiores que os meus, isso não faz qualquer diferença para mim.

Por isso sou agnóstico.

Penso parecido, mas não diria que eu colocaria em dúvida o deus criador, mas sim que eu admito a hipótese de ele de fato existir ou ter existido, por questão de desconhecimento mesmo. A principal diferença entre o que você falou e o que eu penso, é que acharia muito relevante se viesse a saber que de fato existe alguma espécie de Deus. Para mim faria diferença.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #30 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:26:00 »
Eu geralmente costumo falar sobre o que eu já tenho idéia e conhecimento. Qualquer discórdia basta argumentar, sou totalmente suscetível a mudar de idéia.

Ótimo ! Então, como bom cético que é, analise os comentários abaixo que achei em não mais do que 20 minutos de busca, reflita a respeito e depois me dê a sua opinião…
Considere como uma crítica construtiva ! Eu tenho aprendido bastante por aqui e espero que você também saiba aproveitar o que pessoas mais experientes podem nos passar.
Abraço ! :ok:

Se não percebem o que quero dizer com "crer", então devem aprender, começando por ler livros. Se alguém fizer notar essa limitação de vocabulário, então explico-me e talvez possam compreender melhor o significado das palavras e passam a ter mais hábito de consultar um dicionário.

Mas é interessante como você sempre sabe tudo e generaliza.

Não seja tão rápido em generalizar, Tails! Nem todo religioso é desonesto e picareta, nem todo teólogo é um impostor intelectual, nem todo crente é intolerante.

Nossa… como os agnósticos estão preocupados em não ofender as crenças alheias…tanto é assim que ficam escondendo o jogo (ateus enrustidos e com medinho)… Pelos deuses eim? que afirmação mais idiota.

Tails, da forma mais básica possível:
Não sou muito de Filosofia, mas conhecer o básico dela algumas vezes ajuda!

Tails, você utiliza muito os recursos "psicológicos" para reponder a todas as questões. Conhece intimamente cada mínima questão através da generalização. A grande vantagem do subjetivo é que ele tem todas as respostas, mas esbarra no mesmo problema de que isso não prova nada.

O Tails sempre aparece pra babar meus tópicos…
Fundamentalista, por favor, ignora aí os caras que querem levar o tópico pra fora dos trilhos, ok?

Indefinido do que venha no debate, os crentes não mudaram seus pensamentos, sua função no debate, pelo que tenho visto ao longo da vida, geralmente é a de sentirem melhor caso alguém concorde com sua crença.
Tento evitar generalizações desnecessárias…
 Dizer coisas como essa pode levar a mal-estar dos visados e pode ser injusto em determinados casos.
 Por exemplo, não sei o motivo de certas críticas a Guinevere (penso que ela é crente

Isso não te diz respeito e respondi de acordo com a pergunta. E já leu outras mensagens minhas em outras discussões? Faça uma pesquisa e leia, antes de me sugerir isso.

Nâo liga muito pro Tails não. Ele está na fase de catarse ateísta * ainda.

* – Fase de catarse ateísta é quando a pessoa ainda está bastante motivada pela nova visão de mundo e não consegue se conter. Começa a postar textos espontâneos contendo obviedades ou tentando se afirmar como ateu. É algo passageiro e a fase vai embora quando a pessoa amadurece um pouquinho seu ateísmo.

Se estou pegando pesado com alguém, é porque está me faltando argumentos ou explicações com as mensagens deste
Mas não precisa de TANTA hostilidade. Você acaba afastando a pessoa, em vez de ter um diálogo minimamente produtivo

Sugiro que você assuma uma postura mais humilde e pare de falar asneira.

Só falo uma coisa
"AI MEU DEU DO CÉU"
Tails, abstenha-se de responder meus posts.

Tails está desda primeira página chamando o Rod de besta. Eu dei cartão azul e ninguém fez nada…

Sinceramente, Tails. Pega leve. No pouco tempo que você está conosco, só faz ser homem-bomba.
Inclusive, fico pasma que o Rod Infinity tenha sido (creio que com razão) advertido quando a proselitismo, e o Tails ainda não. :/

Esqueceu de por o meu:
A base do ateísmo é cético, é uma questão simples:
Existe um unicórnio rosa transparente invisível inerente a matéria ordinária na minha garagem.
O ateísmo simplesmente diz que é uma bobagem imaginário, não declara como impossível, somente algo que sem evidência simplesmente a idéia veio de nossas cabeças e não do que pode ser observado, logo põe como improvável.
O que percebo do agnosticismo, é que ele simplesmente por não querer ofender os adeptos do universo rosa invisível não diz que é improvável e que está aberto a todas as opções que as pessoas falarem. Ou seja, o agnosticismo é um ceticismo que não afirma o que é improvável ou não pelo que pode ser observado.

Não tem nada a ver com não querer ofender a crença alheia.

Não tem nada a ver MESMO!! Tô cagando para a crença alheia!!
Isso é querer por palavras na boca dos outros!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #31 Online: 11 de Janeiro de 2007, 15:50:23 »
Penso parecido, mas não diria que eu colocaria em dúvida o deus criador, mas sim que eu admito a hipótese de ele de fato existir ou ter existido, por questão de desconhecimento mesmo. A principal diferença entre o que você falou e o que eu penso, é que acharia muito relevante se viesse a saber que de fato existe alguma espécie de Deus. Para mim faria diferença.

Oh, sim! Pode ser que ele exista, e pode ser que tenha existido e decerto que considero muito relevante saber se foi assim, ou se não foi. Como acho importantíssimo saber se o Universo existe desde sempre, ou se a matéria veio ex-nihilo etc. Por isso estudo Física :-)

Apenas me atenho ao que está à mão. Pode ser que a gente chegue a ter condições de responder a essas perguntas, pode ser que não. Até lá, faço como Simon de Laplace: não preciso desta hipótese :hihi:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #32 Online: 11 de Janeiro de 2007, 16:21:01 »
Não tem nada a ver MESMO!! Tô cagando para a crença alheia!!
Isso é querer por palavras na boca dos outros!
Observe os termos como "O que percebo do agnosticismo".
Se não gosta de como entendi até agora, defina, ou se já definiu, tente explicar de outra maneira.
Você não acha possível que exista um conceito de "deus" desvinculado de religião e vice-versa?
Realmente, esqueci desse ponto.
Então não sei definir o que é Deus.
Ótimo ! Então, como bom cético que é, analise os comentários abaixo que achei em não mais do que 20 minutos de busca, reflita a respeito e depois me dê a sua opinião…
Considere como uma crítica construtiva ! Eu tenho aprendido bastante por aqui e espero que você também saiba aproveitar o que pessoas mais experientes podem nos passar.
Abraço !
Eu já os havia lido no tópico. Na maioria se bem me lembro eu já havia respondido.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #33 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:11:17 »
Você não acha possível que exista um conceito de "deus" desvinculado de religião e vice-versa?
Realmente, esqueci desse ponto.
Então não sei definir o que é Deus.

Hmmm!

Mas você saberia definir o Deus Abrâmico? E por exclusão, saberia definir algum deus que não fosse o abrâmico? Pergunto quanto à teologia da coisa, por favor, não aquelas respostas rápidas do tipo "uma ilusão criada por gente que tem medo da morte", blá,blá,blá :-)

Ou você está dizendo que não consegue imaginar uma definição (não precisa ser verossímil, como disse) para qualquer espécie de deus?

Eriol

• Visitante
« Resposta #34 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:24:58 »
respondendo à pergunta (ainda que não haja sido planteada a mim)

Um "deus" como o "demiurgo" platônico (que "organiza" o caos) não é contraditório como o pai do jesus...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 11 de Janeiro de 2007, 18:29:50 »
Se alguém mais quiser responder, sinta-se à vontade :-)

respondendo à pergunta (ainda que não haja sido planteada a mim)

Um "deus" como o "demiurgo" platônico (que "organiza" o caos) não é contraditório como o pai do jesus…

Vamos deixar a Física de lado por um instante. Diga-me: o que faz o demiurgo platônico mais atraente para você do que alguma outra idéia de Deus?
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2007, 18:52:40 por Dbohr »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #36 Online: 11 de Janeiro de 2007, 19:39:45 »
Realmente, pensei na sua outra mensagem sobre como o deus vária de mitologia para mitologia e como não precisa necessariamente ser de religião.

Talvez possamos achar alguma definição. Começo a pensar em algo como:
Ser descrito pela mitologia o qual possui um lugar no universo acima dos seres humanos ordinários
ou
Ser descrito pela mitologia o qual possui poderes acima dos seres humanos ordinários

Mas acho que ainda há vários casos o qual não se encaixam. Estou meio confuso se ao menos é possível dar tal definição.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Janeiro de 2007, 21:57:49 »
Por agnosticismo quero dizer assumir a impossibilidade de conhecimento de dito ser.

Ora, o onus probandi recae em quem afirma. Inclusive quem afirme a inexistência. E é impossível provar empiricamente a inexistência de um ser metafísico. Me contento com não afirmar nada sobre o que desconheço.

O deus abrâmico é claramente absurdo… mas deus como causa primeira do universo não o é. Enquanto não provarem, não creio… É questão de ser razoável.
Eriol, entendo o que você quer dizer, o que não entendo é de onde vem a idéia de que um ser incognoscível criou o universo. Se é impossível saber mesmo se o ente existe, como considerá-lo uma hipótese para o surgimento do Universo? Isso não faz sentido.

Por isso sou agnóstico.
Dbohr, como assim, poderes maiores que os seus? Que poderes? E se assim fosse, por que isso faria da entidade um 'deus'? Se você não define esse ser dessa forma, não vejo onde se encaixa esse 'agnóstico' que você escreveu aí...

Amon, sua posição é interessante e tenho certeza que muitos também consideram relevante saber se de fato há deuses. Só não consigo imaginar como o ente poderia ser 'reconhecido' como um deus. Como saber que se trata de uma divindade?

Um "deus" como o "demiurgo" platônico (que "organiza" o caos) não é contraditório como o pai do jesus…
Sei não, Eriol, sei não.. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_%28gnosticismo%29

Enfim, colegas, pergunto o seguinte: se não há deuses fora da linguagem humana (até onde sei, só o homem pensa nisso), por que o universo tem que possuir um modelo que se encaixe nesse padrão? Por que necessariamente tem que corresponder ao que pensamos ou imaginamos? Isso faz sentido? Não estamos naquela conversa de 'imaginar que unicórnios existem e eles passam a existir?' Tenho que considerar a hipótese de que há unicórnios alados na órbita de Saturno só porque consigo imaginar isso? Qual a diferença entre esse unicórnio e um deus? A cosmogonia? Se não há nada que indique que tais seres existem por que é importante considerá-los uma hipótese? Fé? Intuição? Isso basta? Por quê?

Tails, postei uma definição genérica de divindade logo acima. Talvez seja útil.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #38 Online: 11 de Janeiro de 2007, 22:18:00 »
Dbohr, como assim, poderes maiores que os seus? Que poderes? E se assim fosse, por que isso faria da entidade um 'deus'? Se você não define esse ser dessa forma, não vejo onde se encaixa esse 'agnóstico' que você escreveu aí…

Se você quiser uma definição técnica... qualquer entidade que possa fácil e rotineiramente manipular energias da ordem de 1026 W.

Quanto a por que tal entidade seria um deus, releia meu post enorme em:

Mas Arthur C. Clarke, autor de ficção científica certa vez disse: "qualquer uso suficientemente avançado de tecnologia parecerá divino aos olhos de civilizações mais primitivas".

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #39 Online: 12 de Janeiro de 2007, 09:16:44 »

sua posição é interessante e tenho certeza que muitos também consideram relevante saber se de fato há deuses. Só não consigo imaginar como o ente poderia ser 'reconhecido' como um deus. Como saber que se trata de uma divindade?

Não sei... É uma pergunta dificil. Acho que jamais chegaremos a este ponto, mas... vai saber, quem sabe um dia...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 12 de Janeiro de 2007, 10:04:23 »
E eu insisto em dizer que essa pergunta só se torna difícil se tomarmos a definição dos filósofos de "deus"; aquela cheia de poderes auto-contraditórios.

Tome Zeus, por exemplo. Ele não criou o Universo, não formou a Terra, não deu origem à humanidade. Seu papel principal como deus da justiça não requeria nada muito mais dramático do que lançar relâmpagos para punir os ímpios e posteriormente condená-los a toda sorte de tortura requintada no Tártaro.

Para todos os efeitos práticos, podemos considerar Zeus como um ser capaz de manipular fácil e rotineiramente energias da ordem de 107 W.

Potências dessa ordem são ridículas para a civilização ocidental moderna. OK, então podemos não ser eternamente jovens e vigorosos como Zeus, mas é a idéia que importa -- digamos, não importa que o Deus Presidente-Dos-Estados-Unidos-da-América se apresente hoje em seu aspecto de George Bush. Alguns anos atrás o Deus Presidente se apresentava em seu aspecto Bill Clinton e talvez depois se apresente num aspecto feminino...

Que nós saibamos que Clinton, Bush, ou quem quer que venha a despachar no Salão Oval seja um ser humano como nós não faria diferença. Para uma civilização suficientemente primitiva, aquele ser humano (especialmente se for dissociado de seu nome mortal e identificado apenas como o Deus Presidente) terá todos os atributos de um deus zeloso e vingativo, como o Zeus clássico. E o Deus Presidente pode fácil e rotineiramente manipular energias muito maiores que 107 W...

Eriol

• Visitante
« Resposta #41 Online: 12 de Janeiro de 2007, 11:44:55 »
Dbhor: não é que seja mais atraente, implemente que seja possível

PauloCesar: para efeitos práticos, sou ateu. Mas é academicamente errado negar a possibilidade, por ínfima que seja... E por teorizada que este pela antropologia as possíveis causas para a crença.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 12 de Janeiro de 2007, 11:50:41 »
(Eriol responde sobre o Demiurgo platônico)

Dbhor: não é que seja mais atraente, simplemente que seja possível

E nesse caso não seria o Deus das Lacunas?

Eriol

• Visitante
« Resposta #43 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:20:19 »
desculpe a ignorância. O que é isso?

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #44 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:26:14 »
Eu realmente não entendo a posição de que se algo não pode ser negado empiricamente, ele automaticamente seja uma hipótese valida. Se eu disser que vejo um elefantinho cor de rosa, e que este é meu deus, jamais alguém vai poder provar que esse elefantinho não existe, ate por que quem disse que realmente eu não o vejo. Para mim ele é real ele realmente existe, mas se eu sou esquizofrênico, se eu tenho uma imaginação fértil, ou se eu estou mentindo como vai se poder provar isso empiricamente? Simplesmente não vai. Mas isso não quer dizer que a ciência tem que passar a ver o meu elefantinho como uma hipótese. Eu acho que quem deve provar que esse ser existe sou eu, afinal eu sou o único que o vejo, ate lá para todos que não o vem ele é falso. Independente de qual é a crença, se é no meu elefantinho, se é numa entidade com poderes superiores ou se em seres mais desenvolvidos do que nos, nenhum desses pode ser provado então são todos igualmente falsos, igualmente ilusórios ou fantasiosos. 

Eriol

• Visitante
« Resposta #45 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:26:52 »
o onus probandi recae em quem afirma.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #46 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:33:13 »
o onus probandi recae em quem afirma.

Mas ele acreditar e sentir ser real é independente de qualquer provas.Ele não precisa de provas do elefantinho e não quer provar nada para voce.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #47 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:36:29 »
Em várias tradições há deuses criadores, e/ou plenipotentes, ordenadores de todas as coisas; o sol nasce e se põe de acordo com suas vontades; as estações se sucedem pela obra e graça deles.

Conforme acumulamos conhecimentos sobre as leis físicas, vimos que todos esses processos antes relegados à potência e graça divinas ocorrem pelas forças cegas da natureza. O papel dos deuses, em particular do Deus abrâmico foi sendo relegado à uma posição cada vez menos interferente. Antes Ele literalmente tinha modelado o Homem do barro e soprado em suas narinas. Agora conhecemos o mecanismo da Evolução e alguns crentes (nem todos...) interpretam o Gênesis de maneira metafórica.

Mais e mais o papel de Deus, ou dos deuses, é empurrado para as lacunas do conhecimento humano (daí o nome). Embora o conceito do Demiurgo platônico possa ser filosoficamente defensável (ou ao menos colocado num patamar tal que não requeira que ele interfira com os assuntos humanos), as ciências físicas eliminam até a possibilidade de um deus assim.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #48 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:40:39 »
Mas digamos que ele queira provar sua existência, que ele queira converter todos para a religião do elefantinho.

Os agnósticos não vão ver nessa religião uma possibilidade, simplesmente porque não possam provar o contrario?

Isso que eu não entendo, e ele quem tem que provar suas teorias.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #49 Online: 12 de Janeiro de 2007, 12:50:08 »
Não posso falar pelos agnósticos, mas posso falar por mim: o elefantinho, se existir, não influencia meu dia-a-dia de maneira perceptível ou significativa. Logo, não me importa :-)

Eu me importaria um pouco mais se os crentes do elefantinho propusessem que ele criou o Universo. Nesse caso, eu procuraria verificar se eles contradizem alguma princípio natural que já conhecemos mais ou menos bem. Se contradizem, então o elefantinho será posto na minha lata de lixo. Se não contradizem, então provavelmente o elefantinho é um deus das lacunas, e de novo não influencia meu dia-a-dia.

Quod erat demonstrandum.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!