Rafael,
vou fazer uma pergunta pessoal - e como é pessoal só responda se quiser. Como você sente o seu homossexualismo? Foi uma opção sexual sua ou você sente uma atração inata por homens?

Quereu, primeiramente, não se sinta com esta sensação de que vai perguntar algo pessoal, foi pra isso que criei o tópico, justamente pra que perguntas(pesssoais ou não)sejam esclarecidas, ou seja, pra mim, você pode perguntar o que quiser.

Então, creio que seja muito além de opção Quereu, é uma coisa que difere completamente disso. Não costumo falar que optei por isso, porque não cheguei numa segunda e falei, "sábado vou virar gay", sacou?. É uma coisa que ocorre naturalmente, primeiramente com um certa dúvida sobre a atração que sinto ao ver homens, depois a dúvida se gosto(ou vou gostar)de transar com homens, e assim vai.
Daí, surgem as oportunidades e, puff...acontece. O que eu conclui, foi que transar com homem não é pior nem melhor, mas sim diferente, visto que já transei com mulheres, algumas, e não somente uma. Por isso, não acredito que seja opção, mas sim algo além disso. Pra mim, o cheiro, o beijo, o toque, é tudo diferente, por isso curto, diante das possibilidades, preferencialmente, homens a mulheres.
Entendeu? Se fosse opção, desde pequeno eu já optaria por homens, mesmo sem conhecer mulheres, mas o que acontece é que me "orientei" a curtir mais homens a mulheres.

Por isso, acho que "orientação sexual" é um termo mais completo do que "opção".