Autor Tópico: Convite: Debate inter-blogue  (Lida 41393 vezes)

Narkus

• Visitante
Re: Convite: Debate inter-blogue
« Resposta #150 Online: 25 de Maio de 2007, 06:38:41 »
Cara... eu li denovo a descricao do grafico e estah confuso pra mim. Eu achei que havia entendido, mas nao vejo como compreender pq a propria explicacao estah confusa e contraditoria.

"Roxo - Algumas crenças baseadas na verdade ainda não são conhecidas (Resultado da subtração do conjunto 3 na intersecção dos conjuntos 1 e 2)"
Como uma crença não é conhecida??? Eu posso não conhecer uma crenca no deus tubarao, mas a crenca existe!

Estou me sentindo persuadido, e estou cansado...
Amanha continuo...

E tipo... Fiz confusao...
Classifiquei o "azul" como se fosse a totalidade do conjunto 2 ao inves da subtracao do conjunto 2 pelo 1.
Classifiquei o "vermelho" como se fosse a totalidade do conjunto 1 ao inves da subtracao do conjunto 1 pelo 2.

É o cansaço...

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #151 Online: 25 de Maio de 2007, 07:07:36 »
O gráfico faz parte da episteme, é ciência Narkus. Você acredita em fadas, em duendes, em mega-espaçonaves de saturno? Alguém acredita (cientificamente)? Não, portanto dentro da epistemologia esses elementos não são crenças, são suposições de crença.
Vixe… "Suposições de crença"???

Sim

Aonde queres chegar? Vc a cada post inventa um novo termo.

Eu usei uma combinação de palavras válida dentro do português, não inventei nada novo. Qual o problema em formular frases?

Se uma pessoa no mundo acreditar em duende, duende passa a ser crença!

Então eu usaria a lógica agnóstica somente com aquela pessoa, como eu não a conheço, não uso.

Que lógica é essa que estais a inventar pra negar isso???

Ciência, epistemologia, argumentação. Nada que possa ser considerado inválido.

Vc tah em contradicoes denovo, poxa!

Ahm.... não estou não.

Eu vou desistir desse jeito, sinceramente… Soh pode ser pegadinha pra cima de mim!

Isso é argumento?

Mas sair do grupo azul? Que eu saiba, qualquer coisa que eu mencionar como possível fará parte do seu conjunto azul
Não. Se você não acreditar não é crença, isso é tão óbvio que eu nem deveria estar explicando.
Denovo vc com a "suposição de crença". Aonde se encontra as "suposicoes de crenca" no modelo dos conjuntos? Aonde se encontra o que não é nem crença e nem suposição? Aonde se encontra o que é suposicao mas nao eh crenca? Com certeza tá faltando algum conjunto aí! Vais ter que adaptar o modelo de conjuntos que vc colocou pra que exista lugar pra "suposicao de crenca".

Falácia NON SEQUITEUR!

Uma crença suposta está fora do gráfico (no caso, algo em que ninguém acredita e não é verdade) ou no vermelho (algo em que ninguém acredita, porém é verdade).

Se eu proponho a exist~encia de duendes isso já se torna crenca e passa a fazer parte do conjunto azul.

Não. Só passa a ser crença se você acredita. Do contrário é suposição. O agnóstico trabalha com o conjunto azul real, não o montado em cima de suposições.
Mais uma vez, tens que adicionar algum outro conjunto por que não há lugar pra "suposicao de crenca".

Bom, já expliquei o lance das suposições.

E tipo… A descricao do grafico diz que crenca eh tudo akilo que se acredita. Eu nao acredito em deus, mas deus eh crenca pq ha quem acredite! Vc jah tah mudando toda a logica do grafico.

Não mudei lógica alguma. Deus é crença, desde o começo você deixou claro que o lance dos duendes é uma suposição, ou você crê neles?

Agora, se o grafico vale apenas para "o que eu julgo como crenca verdadeira, crenca falsa, verdade desconhecida…" Já não faria sentido algum eu classificar uma crenca de verdadeira e desconhecida já que pra eu poder classificar isso eu teria que saber que a crenca eh verdadeira. E se eu sei q a crenca eh verdadeira obviamente isso seria parte do conjunto amarelo, correspondente a crenca verdadeira conhecida. A parte roxa nao faria sentido algum se esse modelo se referisse apenas à uma pessoa, assim como a parte de verdades desconhecidas (vemelho - azul) eu nao teria como usar, pq se sei que algo eh verdade eu automaticamente jah coloco no amarelo.

O modelo não vale pra uma pessoa, vale pra um assunto em um determinado contexto científico qualquer. Se um grupo de pessoas vai discutir sobre um determinado assunto, vale o conjunto de crenças e verdades que aquelas pessoas apresentarem, provarem e assim por diante. Achei que isso estivesse claro.

Se a existencia de duendes for falsa e ninguem alguma vez propos isso, naturalmente ela vai pra fora do conjunto azul. Mas a crenca em duendes, dragoes invisiveis e vários outros mitos já foram propostos e fazem parte do conjunto azul sim senhor!
Não fazem. Propor não é necessariamente crer.
Ok…
Novamente afirmo que está faltando algo que represente uma "proposicao de crenca" sem ser crenca.

Não está mais então.

Deus não faria parte do conjunto azul se ninguém algum dia propusesse sua existência

Finalmente falou algo que faz sentido.
Agora eh que ficou confuso…
E como vão tirar deus do conjunto azul? Muito estranho!

Nesse trecho quotado ninguém falou de tirar deus do conjunto, apenas você fez uma suposição.

Colocar Deus fora do azul quebra toda a sua lógica, analisa bem.

Não quebra. A sua lógica que é falha. Você quer mostrar que os agnósticos estão usando um mecanismo que em sua essência faz eles cogitarem a possibilidade de coisas idiotas existirem, como dragões invisíveis na garagem, só que se ninguém crê nisso, o mecanismo não age. A falha lógica é toda sua.
Ué, como tirar Deus do azul se ele já se tornou crença?

Não é "deus" exatamente que está no conjunto azul. É a frase "deus existe" e a frase "deus não existe". Pra tirar de lá, basta que ninguém acredite nessas duas frases.

Pela logica do modelo, tirar deus do azul é impossível! Ele já é tido como crença, algo possível!

É improvável que todo mundo se torne agnóstico, mas não é impossível.

Tudo o que está fora do azul e vermelho é obrigatoriamente todas as "mentiras" que ninguem jamais acreditou.

Sim

Algo pra ser verdade precisa estar no vermelho!

Sim

Se pra vc deus poderia ser verdade, ele só poderia estar no roxo (intersecao vermelho e azul) ou no azul-vermelho.

Se no roxo, verdade. Se no azul-vermelho, apenas crença.

Se ele estiver no vermelho-azul é totalmente ilógico, pq deus já é algo que muitos crêem, portanto é crença e é obrigatorio estar no azul.

Claro, e eu nunca disse que ele estaria alí. Enrolou e não chegou a lugar algum.

Vc estah misturando a logica do grafico com a logica de acreditar ou nao.

O gráfico trabalha com a lógica de acreditar ou não, foi por isso que coloquei ele na discussão.

Eu acreditar em duendes ou deus é algo irracional, sem lógica!

Se você diz...

Mas nada me impede de acreditar.

Não mesmo, você acredita?

Se é crença é conjunto azul! Se 1 pessoa no mundo alguma vez acreditou em duendes, duendes passa a ser crença!

Quando você vai discutir ciência, você consulta todas as pessoas do mundo?

E outra…
Eu nao to dizendo que o seu modelo de conjuntos tah certo, mas nao estais a seguir nem a propria logica do seu modelo.

Bom, é o modelo epistemológico, não é meu. Estou tentando explicar a lógica dele.

"Roxo - Algumas crenças baseadas na verdade ainda não são conhecidas (Resultado da subtração do conjunto 3 na intersecção dos conjuntos 1 e 2)"
Como uma crença não é conhecida??? Eu posso não conhecer uma crenca no deus tubarao, mas a crenca existe!

As verdades estão no conjunto vermelho, as crenças no azul, as evidências no amarelo. Quando temos crenças, verdades e evidências temos conhecimento (epísteme).

Toda crença que está no roxo é conhecida e é uma verdade, porém não existem evidências de que ela seja uma verdade. É impossível dar qualquer exemplo de algo no grupo roxo, porque qualquer coisa que pode estar no roxo também pode estar somente no azul. ;)

Estou me sentindo persuadido, e estou cansado…
Amanha continuo…

Ok
E tipo… Fiz confusao…
Classifiquei o "azul" como se fosse a totalidade do conjunto 2 ao inves da subtracao do conjunto 2 pelo 1.
Classifiquei o "vermelho" como se fosse a totalidade do conjunto 1 ao inves da subtracao do conjunto 1 pelo 2.

É o cansaço…

Acontece.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #152 Online: 25 de Maio de 2007, 07:11:21 »
Quero deixar bem claro que acho ridículo o rumo que isso tomou. Páginas de discussão sobre gráficos, duendes e ofensas.

É uma falácia afirmar que, porque uma coisa não foi provada como verdadeira deve ser necessariamente falsa. Para a ciência, todo aquele que afirma algo sobre a realidade passa a ter o ônus da prova. Tanto pessoas que afirmem que um deus existe quanto aquelas que afirmam não haver deuses precisam apresentar provas daquilo que estão dizendo.

A lógica é freqüentemente usada tanto para tentar negar, quanto para tentar provar a existência de um criador. Até mesmo o pressuposto de que a lógica seria capaz de concluir pela existência ou não de um deus é algo questionável.

Sou ateu, mas como um legítimo cético, prefiro fazer afirmações somente daquilo que posso provar, por isso me considero agnóstico.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #153 Online: 25 de Maio de 2007, 11:17:25 »
É impossível aplicar o método científico no conceito de inteligência superior.
Inteligência é uma característica humana, dizer que deus é uma inteligência é uma projeção de uma característica humana para o conceito de deus. Sobre a projeção de qualidades humanas na concepção de deus, temos o estudo antropológico de Feuerbach.

Não há como falseá-lo.

Penso estar falseado com a citação acima. E complementando que qualquer conceituação do termo deus é simbólica e imaginária. E há muitas evidências desta minha afirmação.

Temos plena ausência de evidências da existência de deus, no entanto não possuímos nenhuma evidência de sua ausência. "Deus existe" é uma hipótese que nunca conseguirá ser testada.
Estou colocando a idéia da hipótese de que o conceito de deus é simbólico e imaginário, temos muitas evidências disso. E é falseável, basta evidências contrárias no sentido de que o conceido de deus é um ser real e portanto existe.

Agnóstico não é indeciso. Ele não levanta a placa do teísmo e do ateísmo ao mesmo tempo, ele simplesmente se nega a levantar qualquer uma delas, um agnóstico não vê sentido em defender uma resposta ("sim" ou "não") pra uma pergunta que não pode ser respondida.
Entre não ver sentido e estar indeciso não há diferenças significativas.

"Eles estavam seguros de ter alcançado uma certa gnose -- tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham, e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel." T. H. Huxley

Essa é a famosa frase que deu origem ao termo agnosticismo, que deriva da palavra gnose, que por sua vez significa conhecimento (no sentido epistemológico).
Não. O termo agnóstico foi cunhado para se opor a gnose, uma doutrina teísta. E Huxley fez isso estratégicamente para poder fazer a defesa da teoria da evolução e logo após a publicação do livro "A origem das espécies". Pesquise sobre gnose e vai se surpreeder.

O Conhecimento na epistemologia é representado por esse gráfico:

....

Huxley criticou ateus e religiosos que afirmavam que a questão da existência de deus estava nesse conceito epistemológico do conhecimento (dentro da bola amarela).
Huxleu não criticou ateus, é uma afirmação sua, e não tem embasamento. Ele apenas tirou da jogada os argumentos teístas que contrariavam a teoria da evolução, e os argumentos eram criacionistas.

Tanto "Deus existe" quanto "Deus não existe" são crenças, opiniões ou especulações. Por mais que façam total sentido pra determinadas pessoas, não podem entrar no conjunto "verdades" do gráfico. Ambos não passam de crenças.
O gráfico e seu conceito de crença de Platão, e não Huxley, já foi retutado por Edmund Gettier, ao comprovar que uma crença verdadeira, ou seja justificada pode não ser real conhecimento. Postei o texto sobre o assunto, é o tópico

Thor é o deus do trovão. Já está dentro do conjunto "verdade" do gráfico a origem dos trovões, relâmpagos e fenômenos relacionados, e todo nosso conhecimento mostra claras provas de que não é Thor que nos envia trovões. Não há motivo pra ser agnóstico em relação à Thor, porque existe gnose que comprova sua inexistência. O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos outros citados: Rá e Júpiter, e dependendo do contexto até mesmo o deus bíblico.
Assim como o seu deus da inteligência superior é falacioso, a ciência já tem a "gnose" de que a inteligência é um produto do cérebro humano. 

No entanto, ainda é possível propor a existência de um outro deus cujas características não estão dentro do conhecimento (dentro do contexto epistemológico).
E eu digo que toda e quaisquer propostas de conceituar deus é simbólica e imaginária. Ao fazer mais uma proposta sem comprovar e evidenciar, vai estar corroborando a minha hipótese. E com o embasamento epistemológico do conceito de falseabilidade.

Uma pessoa pode ser agnóstica e ateísta ao mesmo tempo, assim como um juiz pode ser cristão e laico.
E acontece muito, tem vários agnósticos ateus, penso que a maioria.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #154 Online: 25 de Maio de 2007, 11:45:55 »
Não vejo embasamento para afirmar que o conceito de deus é incognoscível, considero uma crença, e o agnóstico é convicto nesta incognoscibilidade.
De novo, é uma opnião sua, o agnóstico também não vê embasamento para duvidar totalmente da existência de Deus.
Claro que a opinião é minha. Deixa eu explicar para você, tudo o que eu escrever é a minha opinião. Entendido? Agora você é agnóstica? Está defendendo a posição do agnosticismo por qual motivo? E você ve embasamento para duvidar totalmente da evidência de deus? Se a resposta for negativa, está rotulada em agnóstica pela sua definição.

Militam pelo nome do agnosticismo, defendem a crença que eu citei acima, ou seja dizer que é impossível saber se deus existe ou não.
Não dizem isso, apenas consideram a hipótese de poder existir, não negam e nem afirmam, só isso.

Virou militante agnóstica  :histeria:       :P

Deixa eu usar as mesma palavra que usou para mim: É sua opinião, não queira impor para os outros o que considera verdade absoluta.

Fanática.  :D

Essa é a sua opnião sobre o assunto, agora querer impor a não existencia de deus como verdade absoluta é fanatismo, sinto muito, mas é.

Não estou impondo nem propondo nenhuma verdade absoluta. Cometeu um grande erro ao afirmar isso. Estou argumentando sobre a hipótese da inexistência de deus, baseado no conceito de deus como um ser imaginário e simbólico.

Se discorda desta hipótese refute-a.

E o que é essa sua tal militância ateísta?
É falar do ateísmo, e os tres ateu militantes mais famosos o que fizeram? Escreveram livros e um fez uma série de cinco capítulos exibida na tv. Talvez o termo militância não seja adequado por não ser igual a militância política, onde o termo é mais empregado principalmente por esquerdistas.

A minha opnião é: não gosto de religião, nem de doutrinação, e não quero que ninguém tente impor sua verdade sobre mim, eu penso e chego as conclusões sozinha, não preciso de um "mestre".
Não subestime a sabedoria do "mestre" Adriano  :mestre:

Brincadeira, mas eu não chego as conclusões sozinho e o fórum tem me ajudado muito nesse sentido de poder interagir e dialogar com demais pessoas. Penso ser o chamado conhecimento coletivo, onde todos saem ganhando.

Não estou agindo como religioso, religoso não discute em fórum, como você disse vai a igreja, considera o fórum uma igreja? E também não tenho nada contra o termo religiso, já disse isso no fórum, mas referente ao comportamento positivo e você está querendo me imputar um comportamento negativo.
Você se mostra assim, segue essa linha e não considera outras, e acha tudo que não está de acordo com a sua idéia errado…
Opinião sua, e que não confere com a minha. E quem está dizendo que eu estou errado por não concordar contigo é você mesma.

Meu raciocínio não tem nada de radical, pelo contrário é bem embasado. Se acha radical aponte as falhas.
Sobre ficar nervoso concordo contigo, e este é o erro, ficar suscetível as provocações e assim perder a compostura. Mas já melhorei no debate contigo, que me acusou de fanatismo e nem por isso mudei o tom do diálogo.
Eu não acusei, cheguei a uma constatação pelos seus posts. Você conseguiu transformar dois ateus (Oceanos e Barata) em crentes em Deus só porque não seguiam a linha radical de ateísmo militante que você segue.
É uma constatação infundada e desrespeitosa, e eles não deixaram de ser agnósticos e passaram a acreditar em deus. Assim como a sua calúnia não faz com que eu seja o que pensa.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #155 Online: 25 de Maio de 2007, 11:54:10 »
Eu não acusei, cheguei a uma constatação pelos seus posts. Você conseguiu transformar dois ateus (Oceanos e Barata) em crentes em Deus só porque não seguiam a linha radical de ateísmo militante que você segue.
Você quiz dizer que ele fez 2 ateus parecerem teístas não?
Quando eu li isso eu dei uma risada aqui…

Po Adriano, desconvertendo ateus… Tá sabotando a comunidade cética é? hauahuahuauahua
A militancia tá tendo efeito contrário …

:histeria:

Adriano, quando disse que ia xingar um ateu militante se ele bater na minha porta, quis dizer exatamente o que esta escrito, nada mais , nem menos que isso.Se quisesse te ofender, teria feito isso diretamente, mas não é o caso.

Mas saiba que não existe ateus militantes que vão na casa das pessoas pregar o ateísmo.

Detesto proselitismo e fanatismo, seja ele de qual lado for, ateu ou teista.
Qualquer um detesta e bom saber que neste caso também não está se referindo a mim.
« Última modificação: 25 de Maio de 2007, 12:00:27 por Adriano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #156 Online: 25 de Maio de 2007, 12:25:15 »

E eles fazem o que você está fazendo, ficam defendendo a existência de deus.
By the way…… Eu sou ateu……

:nao3: E ele debateu umas duas páginas achando que ele era crente, que vergonha.

Está distorcendo a situação.

Já que o adriano gosta da wikipedia:
Fanatismo, do francês fanatique ou do latim fanaticus é qualquer coisa extremista, muito exagerada. Uma pessoa fanática tem comportamentos excessivos, particularmente por uma causa religiosa ou política extrema, ou com um entusiasmo obsessivo para uma postura ou um passatempo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanatismo
O ateísmo do Narkus, do Adriano e do Helder é assim, fanático, extremista, exagerado. Porque as pessoas tem que "militar" por alguma coisa? Desse jeito vocês estragam o ateísmo.
Veja que a definição de fanatismo considera o comportamento obssessivo, e consirero este termo altamente ofensivo. Fiz denúncia a moderação da sua calúnia (não no sentido jurídico), espero que seja tomadas medidas cabíveis. Não vou ficar me defendendo de acusações leviana. Alías até pedi neste tópico para não virem com ofensas e mudei minha postura conforme o pedido da moderação.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #157 Online: 25 de Maio de 2007, 14:18:13 »
Inteligência é uma característica humana, dizer que deus é uma inteligência é uma projeção de uma característica humana para o conceito de deus. Sobre a projeção de qualidades humanas na concepção de deus, temos o estudo antropológico de Feuerbach.

Dependendo da definição de inteligência, não é somente humana. Poderíamos dizer que lontras marinhas tem inteligência ao buscar pedras no fundo do mar e usá-las como bigorna para quebrar ostras. Poderíamos dizer que uma máquina é inteligente ao processar informação.

Não há nenhuma prova de que a inteligência nunca existirá fora do cérebro humano.

Não há como falseá-lo.

Penso estar falseado com a citação acima. E complementando que qualquer conceituação do termo deus é simbólica e imaginária. E há muitas evidências desta minha afirmação.

Mais alguma além do dogma da inteligência estritamente humana?

Temos plena ausência de evidências da existência de deus, no entanto não possuímos nenhuma evidência de sua ausência. "Deus existe" é uma hipótese que nunca conseguirá ser testada.
Estou colocando a idéia da hipótese de que o conceito de deus é simbólico e imaginário, temos muitas evidências disso. E é falseável, basta evidências contrárias no sentido de que o conceido de deus é um ser real e portanto existe.

Veja bem, uma criança pode imaginar que está voando. É puro fruto de sua imaginação, no entanto pode ser conseguido com a realidade. É possível fazer um humano voar, talvez não da maneira como a criança imaginou, mas é possível.

Só porque o vôo da criança é imaginário, não significa que qualquer criança voando seja imaginária.
Só porque existem diversos deuses imaginários, não significa que todos tenham que ser imaginários.

Agnóstico não é indeciso. Ele não levanta a placa do teísmo e do ateísmo ao mesmo tempo, ele simplesmente se nega a levantar qualquer uma delas, um agnóstico não vê sentido em defender uma resposta ("sim" ou "não") pra uma pergunta que não pode ser respondida.

Demonstre, exemplifique, explique. "Significativo" nesse contexto que você apresentou é totalmente vago.

Um exemplo simples. Indecisão é duvidar entre convidar uma garota ou outra pra sair, não ver sentido em fazer isso é totalmente diferente. Dê me um exemplo em que ambos se tornam iguais.

"Eles estavam seguros de ter alcançado uma certa gnose -- tinham resolvido de forma mais ou menos bem sucedida o problema da existência, enquanto eu estava bem certo de que não tinham, e estava bastante convicto de que o problema era insolúvel." T. H. Huxley

Essa é a famosa frase que deu origem ao termo agnosticismo, que deriva da palavra gnose, que por sua vez significa conhecimento (no sentido epistemológico).
Não. O termo agnóstico foi cunhado para se opor a gnose, uma doutrina teísta. E Huxley fez isso estratégicamente para poder fazer a defesa da teoria da evolução e logo após a publicação do livro "A origem das espécies". Pesquise sobre gnose e vai se surpreeder.

Eu já pesquisei sobre gnose, e existem vários significados para a mesma. Se gnose é teísmo, um agnóstico seria ateísta, o que não confere, portanto no termo "agnóstico" devemos utilizar no sentido da palavra "conhecimento".

Huxley criticou ateus e religiosos que afirmavam que a questão da existência de deus estava nesse conceito epistemológico do conhecimento (dentro da bola amarela).
Huxleu não criticou ateus, é uma afirmação sua, e não tem embasamento. Ele apenas tirou da jogada os argumentos teístas que contrariavam a teoria da evolução, e os argumentos eram criacionistas.

A citação de Huxley “I am too much of a skeptic to deny the possibility of anything” foi uma crítica direta aos ateus. Significa "Sou cético demais pra negar a possibilidade de qualquer coisa". Não torne o trabalho de Huxley tendencioso, Adriano.

Tanto "Deus existe" quanto "Deus não existe" são crenças, opiniões ou especulações. Por mais que façam total sentido pra determinadas pessoas, não podem entrar no conjunto "verdades" do gráfico. Ambos não passam de crenças.
O gráfico e seu conceito de crença de Platão, e não Huxley, já foi retutado por Edmund Gettier, ao comprovar que uma crença verdadeira, ou seja justificada pode não ser real conhecimento. Postei o texto sobre o assunto, é o tópico

Li o texto sobre o assunto e achei genial, o problema é que a questão da existência de deus não se enquadra no conjunto das verdades justificadas, portanto não há o que refutar no método proposto pra explicar o agnosticismo.

Thor é o deus do trovão. Já está dentro do conjunto "verdade" do gráfico a origem dos trovões, relâmpagos e fenômenos relacionados, e todo nosso conhecimento mostra claras provas de que não é Thor que nos envia trovões. Não há motivo pra ser agnóstico em relação à Thor, porque existe gnose que comprova sua inexistência. O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos outros citados: Rá e Júpiter, e dependendo do contexto até mesmo o deus bíblico.
Assim como o seu deus da inteligência superior é falacioso, a ciência já tem a "gnose" de que a inteligência é um produto do cérebro humano. 

Humano, animal, binário.. dizer que a inteligência é exclusivamente humana é um dogma.

No entanto, ainda é possível propor a existência de um outro deus cujas características não estão dentro do conhecimento (dentro do contexto epistemológico).
E eu digo que toda e quaisquer propostas de conceituar deus é simbólica e imaginária. Ao fazer mais uma proposta sem comprovar e evidenciar, vai estar corroborando a minha hipótese. E com o embasamento epistemológico do conceito de falseabilidade.

Eu não fiz proposta de deus alguma, eu apenas afirmei que é possível propor um deus que você não conseguirá refutar, e indo adiante, é possível que exista um deus que ninguém imaginou e é impossível de refutar.

Uma pessoa pode ser agnóstica e ateísta ao mesmo tempo, assim como um juiz pode ser cristão e laico.

Sim, a diferença é que o agnóstico reconhece que ateísmo é apenas crença, embora acredite.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #158 Online: 25 de Maio de 2007, 16:17:36 »

Dependendo da definição de inteligência, não é somente humana. Poderíamos dizer que lontras marinhas tem inteligência ao buscar pedras no fundo do mar e usá-las como bigorna para quebrar ostras. Poderíamos dizer que uma máquina é inteligente ao processar informação.

Não há nenhuma prova de que a inteligência nunca existirá fora do cérebro humano.
E muito menos de que exista um deus-inteligência. Você está dependendo da possibilidade de deus ser uma inteligencia superior. É impossível deus ser uma inteligência superior.
A inteligência é um atributo biológico de seres vivos. No máximo permitido a inteligência artificial criada pelo homem, não mais.

Foi apenas uma tentativa de refutar o seu dogma da possibilidade de um deus-inteligência.

Veja bem, uma criança pode imaginar que está voando. É puro fruto de sua imaginação, no entanto pode ser conseguido com a realidade.

É possível fazer um humano voar, talvez não da maneira como a criança imaginou, mas é possível.
Só porque o vôo da criança é imaginário, não significa que qualquer criança voando seja imaginária.

Esta analogia está parecida com a texto "O que é o conhecimento". Uma crença justificada não é conhecimento.
Não qual o sentido que está dando para uma criança voando, se é de avião ou outro mecanismo. Mas não vejo referência alguma com o conceito de deus. Criança e voô não estão de forma alguma relacionado com o conceito de deus.

Só porque existem diversos deuses imaginários, não significa que todos tenham que ser imaginários.
Mas existem grandes evidências de que todos sejam imaginários e simbólicos no sentido de ser cultural. O seu deus inteligência é mais uma evidência pois não pode provar que não passa de sua imaginação.

Demonstre, exemplifique, explique. "Significativo" nesse contexto que você apresentou é totalmente vago.
Um exemplo simples. Indecisão é duvidar entre convidar uma garota ou outra pra sair, não ver sentido em fazer isso é totalmente diferente. Dê me um exemplo em que ambos se tornam iguais.
Me enganei, no contexto utilizado "sem sentido", é não achar adequado responder, ter certeza de que não se deve responder a questão.

Eu já pesquisei sobre gnose, e existem vários significados para a mesma. Se gnose é teísmo, um agnóstico seria ateísta, o que não confere, portanto no termo "agnóstico" devemos utilizar no sentido da palavra "conhecimento".
Etimologicamente sim tem esse sentido, mas não é o único, atualmente está associado ao gnosticismo.

A citação de Huxley “I am too much of a skeptic to deny the possibility of anything” foi uma crítica direta aos ateus. Significa "Sou cético demais pra negar a possibilidade de qualquer coisa". Não torne o trabalho de Huxley tendencioso, Adriano.
Não sabia disso. Mas independente, não tira a minha tese de que ele não queria discutir sobre deus e sim priorizar o debate sobre da evolução versus criacionismo, do qual foi um defensor feroz, sendo até apelidado de buldog de Darwin. A teoria da evolução detinha muitas evidências coletadas por Dawin e reunidas no seu livro, derrubando a teoria dominante do fixismo.

Li o texto sobre o assunto e achei genial, o problema é que a questão da existência de deus não se enquadra no conjunto das verdades justificadas, portanto não há o que refutar no método proposto pra explicar o agnosticismo.
O texto cita as teorias causais do conhecimento. E por isso acho importante verificar o processo histórico do agnosticismo.
E a questão da ingocnoscibilidade da existência de deus, reforça a hipótese de ser um conceito simbólico e imaginário. E Feuerbach fez um estudo antropológico do cristianismo, e analisou essa religião. Mais um fato que corrobora a hipótese.

Humano, animal, binário… dizer que a inteligência é exclusivamente humana é um dogma.
Mas não comprova que seu deus-inteligência não seja imaginário. Pelo contrário, pois se não pode evidenciar, é só uma suposição.

Eu não fiz proposta de deus alguma, eu apenas afirmei que é possível propor um deus que você não conseguirá refutar, e indo adiante, é possível que exista um deus que ninguém imaginou e é impossível de refutar.
A imaginação não tem limite, e todos os deuses são fruto da imaginação humana e com o desenvolvimento cultural se tornam simbolos culturais. Se uma suposição de deus não pode ser provado não passa de especulação e imaginação. Você acredita que exista algum deus ou que é tudo imaginação?
Ops, já sei, você é agnóstico, desculpe a pergunta.

Sim, a diferença é que o agnóstico reconhece que ateísmo é apenas crença, embora acredite.
Mas o agnóstico não admite que crê na impossibilidade de uma resposta a questão da existência de deus.

Ou a verdade agnóstica é absoluta? Se não for é apenas mais uma crença.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #159 Online: 25 de Maio de 2007, 17:20:47 »

E muito menos de que exista um deus-inteligência.

Isso mesmo, o agnóstico não acredita, ele questiona.

Você está dependendo da possibilidade de deus ser uma inteligencia superior.

Eu não estou postulando a existência de deus, não criei nenhuma hipótese que use deus como explicação e portanto não estou dependendo dessa possibilidade. É apenas um exercício didático.

É impossível deus ser uma inteligência superior.

Note que eu disse que talvez deus exista, mas não afirmei isso. Você, pelo contrário, afirmou com certeza que é impossível. O ônus da prova é seu, cadê as evidências?

A inteligência é um atributo biológico de seres vivos.

Não, inteligência é a capacidade de compreender e raciocinar. Ela não está presente em todos os seres vivos e também não está limitada somente aos seres vivos.

No máximo permitido a inteligência artificial criada pelo homem, não mais.

Isso você já disse, mas como você pode provar sua alegação? Como provar que não existiu e nunca existirá uma inteligência não-humana se não conhecemos a historia do universo inteiro? É presunção demais.

Foi apenas uma tentativa de refutar o seu dogma da possibilidade de um deus-inteligência.

Dogma é verdade absoluta, não trabalha com possibilidades (verdades relativas). Eu mesmo questiono a existência de deus, o que já é mais do que suficiente pra mostrar que essa afirmação não é um dogma.

Veja bem, uma criança pode imaginar que está voando. É puro fruto de sua imaginação, no entanto pode ser conseguido com a realidade.

É possível fazer um humano voar, talvez não da maneira como a criança imaginou, mas é possível.

Esta analogia está parecida com a texto "O que é o conhecimento". Uma crença justificada não é conhecimento.
Não qual o sentido que está dando para uma criança voando, se é de avião ou outro mecanismo. Mas não vejo referência alguma com o conceito de deus. Criança e voô não estão de forma alguma relacionado com o conceito de deus.

????

Analogias são exatamente isso, você pega um conceito similar sem relação alguma e explica. Pelo visto você não entendeu.

Mas existem grandes evidências de que todos sejam imaginários e simbólicos no sentido de ser cultural.

Dizer que todos os deuses conhecidos são imaginários é diferente de dizer que deus não existe. Você conhece todo o universo, toda a história dele?

O seu deus inteligência é mais uma evidência pois não pode provar que não passa de sua imaginação.

Eu não posso provar que meu deus existe, e nem quero. Será que isso não ficou claro por aqui?! A questão é que você também não pode provar que ele não existe.

Você insiste nesse negócio da imaginação. Já disse que deus pode existir de uma forma que ninguém imaginou.

Me enganei, no contexto utilizado "sem sentido", é não achar adequado responder, ter certeza de que não se deve responder a questão.

Exatamente. Ateus sempre acham que os agnósticos são apenas medrosos... quanto achismo.

Etimologicamente sim tem esse sentido, mas não é o único, atualmente está associado ao gnosticismo.

Eu deixei claro que esse era o sentido quando apresentei minha idéia.

Não sabia disso. Mas independente, não tira a minha tese de que ele não queria discutir sobre deus e sim priorizar o debate sobre da evolução versus criacionismo, do qual foi um defensor feroz, sendo até apelidado de buldog de Darwin. A teoria da evolução detinha muitas evidências coletadas por Dawin e reunidas no seu livro, derrubando a teoria dominante do fixismo.

Evolução não tem relação alguma com deus, sua tese é completamente fora de contexto, por mais que seja verdadeira. Huxley era cético além de biólogo, e o termo foi cunhado dentro da ciência em geral e não somente biologia.

O texto cita as teorias causais do conhecimento. E por isso acho importante verificar o processo histórico do agnosticismo.

Ahm... o que você disse não é compatível com minha refutação.

E a questão da ingocnoscibilidade da existência de deus, reforça a hipótese de ser um conceito simbólico e imaginário. E Feuerbach fez um estudo antropológico do cristianismo, e analisou essa religião. Mais um fato que corrobora a hipótese.

Cristianismo? Eu não estou falando de nenhum deus específico.

Humano, animal, binário… dizer que a inteligência é exclusivamente humana é um dogma.
Mas não comprova que seu deus-inteligência não seja imaginário. Pelo contrário, pois se não pode evidenciar, é só uma suposição.

Já expliquei isso.
Não se pode provar que existe.
Não se pode provar que não existe.
Não se pode provar que é apenas imaginário.

Qualquer tentativa de provar alguma dessas alegações é essencialmente falaciosa.

E eu digo que toda e quaisquer propostas de conceituar deus é simbólica e imaginária.

E se deus existe e não pode ser conceituado?

Ao fazer mais uma proposta sem comprovar e evidenciar

Eu não estou propondo deus.

vai estar corroborando a minha hipótese.

Não estará confirmando nada da sua hipótese ilógica, teimosa e que já foi refutada.

E com o embasamento epistemológico do conceito de falseabilidade.

:chorao: Algo que não pode ser provado é infalseável.

A imaginação não tem limite

Não mesmo.

, e todos os deuses são fruto da imaginação humana e com o desenvolvimento cultural se tornam simbolos culturais.

Todos os deuses conhecidos são fruto da imaginação humana. Isso não impede que exista um deus que não seja conhecido, portanto não faz parte de nenhuma cultura.

Se uma suposição de deus não pode ser provado não passa de especulação e imaginação.

Infalseabilidade não é mentira. É como dizer "há um planeta vermelho na galáxia ao lado", é especulação e imaginação, mas pode ser verdade.

Você acredita que exista algum deus ou que é tudo imaginação?

Duvido da existência de qualquer deus, mas pra dizer com certeza que não existe nenhum deus, sendo cético, eu precisaria de provas.

Ops, já sei, você é agnóstico, desculpe a pergunta.

???

E...? Nenhum deles tem vergonha de admitir isso. Vários agnósticos (como Carl Sagan) discutem abertamente a questão de deus.

Mas o agnóstico não admite que crê na impossibilidade de uma resposta a questão da existência de deus.

A maioria dos agnósticos questiona a existência de deus, isso não requer provas. Duvidar de deus não requer prova alguma.

Ateus por outro lado afirmam que possuem a verdade absoluta, que deus não existe. Afirmar requer provas, e a ciência diz que é impossível provar algo infalseável.

Verdade agnóstica? Você sabe mesmo o que é o agnosticismo?

O agnosticismo é justamente o questionamento de qualquer afirmação em relação a questão de deus.

Questionamento é diferente de afirmação, são praticamente opostos. Não há sentido algum na expressão "verdade agnóstica". Parece um crente religioso falando "verdade cética". Contradição.

Narkus

• Visitante
« Resposta #160 Online: 25 de Maio de 2007, 19:02:00 »
Essa do gráfico ae foi hilária mesmo... E o pior é que eu tava com tanto sono que acabei levando à sério demais...

Pelo que entendi os agnósticos na verdade querem que Deus deixe de ser crença, ou seja, que não faça mais parte do azul...
Mas isso não muda em nada! O próprio Tash tá propondo um deus "nada", que se não me engano é aquele que o Carl Sagan descreveu em algum livro, colocando coisas do tipo: "Seria um deus frustrante, sem sentimento nem nada... Não teria sentido rezar pela gravidade".

Oras...
É óbvio que se não existisse a crença em algum deus não existiriam ateus, teístas e nem agnósticos.
O que os agnósticos querem é que deus deixe de ser crença... Mas isso é a mesma coisa que um ateu prega, só que o ateu afirma também que tal deus de fato não existe, não fica dando qualquer esperança de que este assunto deva ser levado à sério.

Deus é algo criado pelo próprio homem, e as evidências para isso são muitas. Os escritos contraditórios, a descoberta de "brechas" na percepção humana (o seu humano é muito persuadido) que permite que muitos passem a acreditar em coisas sem sentido apenas por criar ligações irracionais com algumas verdades, e os próprios rituais sem qualquer utilidade como ajoelhar-se, rezar, dançar...

O que os agnósticos estão fazendo é tentar criar um deus "acreditável" ou "possível", estão criando uma variável deus para designar tudo aquilo que o homem desconhece e que não consideram que o homem tenha condições de conhecer. Essa variável existe no mundo científico, e talvez sempre existirá, mas essa ligação que os agnósticos fazem dessa variável a um "possível deus" é que acho totalmente contraditório.

Eu poderia colocar nessa variável chamada "dúvida sem indícios de resposta" o começo da matéria e do tempo, que acredito ser duas coisas que o homem não possui condições de conhecer atualmente. Mas é ridículo fazer ligação com algum "possível deus" que talvez tenha criado a matéria e o tempo. É totalmente sem nexo isso! É mesma coisa o que os antigos faziam quando não conheciam o sol, o mar, os raios... atribuíam tudo isso a um deus imaginário. Um agnóstico nessa época, por exemplo, iria dizer que é "impossível comprovar a existência ou não de um deus sol". Só que hoje em dia o "deus sol" é patético, mas o "deus da matéria e do tempo" é algo que todas as religiões consideram como verdade absoluta e os agnósticos consideram como algo "possível".

Dai ficam com um monte de explicações sobre conceitos e mais conceitos pra chegar na mesma coisa!
Esse deus da matéria e do tempo não existe! Assim como nunca existiu o deus sol, deus chuva...
A crença em duendes é a mesma coisa! Pode não fazer sentido pra quase ninguém hoje em dia, mas algum dia fez e foi motivo de adoração. Dai vem agnósticos e dizem que "duendes não é a mesma coisa". Claro que é! Só que a diferença de uma pessoa que acredita em duendes de uma pessoa que acredita em um deus da matéria e do tempo é que a primeira provavelmente deve ter um nível de conhecimento sobre verdade científica muito inferior daquela que só acredita no deus da matéria e do tempo.

Não sei se matéria e tempo são os dois únicos conceitos que o homem desconhece sua origem. Mas o que to dizendo do tal "deus da matéria e do tempo" é que se trata apenas de uma variável que encapsula todos os conceitos pelo qual o homem não se encontra atualmente em condições de conhecer.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #161 Online: 25 de Maio de 2007, 19:40:32 »
Essa do gráfico ae foi hilária mesmo… E o pior é que eu tava com tanto sono que acabei levando à sério demais…

Pois é, eu também :D

Pelo que entendi os agnósticos na verdade querem que Deus deixe de ser crença, ou seja, que não faça mais parte do azul…

Enfim, mais ou menos isso.

Mas isso não muda em nada! O próprio Tash tá propondo um deus "nada", que se não me engano é aquele que o Carl Sagan descreveu em algum livro, colocando coisas do tipo: "Seria um deus frustrante, sem sentimento nem nada… Não teria sentido rezar pela gravidade".

Bom, minha proposta de deus não é real, é apenas um exercício (pensei que isso estivesse claro deeeesde o começo).

Sagan era agnóstico, eis uma citação dele que explica bem o assunto:

"Aqueles que levantam questões sobre a hipótese de Deus e a hipótese da alma não são de modo nenhum ateus. Um ateu é alguém que tem a certeza de que Deus não existe, alguém que possui provas convincentes contra a existência de Deus. Não conheço nenhuma dessas provas convincentes. Porque Deus pode ser relegado para tempos e lugares remotos e para causas finais, teríamos de saber bastante mais do que sabemos sobre o universo para ter a certeza de que Deus não existe. Estarmos certos da existência de Deus e estarmos certos da inexistência de Deus parecem-me ser os extremos confiantes num assunto tornado tão misterioso pela dúvida e pela incerteza que inspira na verdade muito pouca confiança. Parece admissível uma larga gama de posições intermédias e, considerando as enormes energias emocionais investidas no assunto, um espírito aberto, corajoso e inquisitivo parece ser a ferramenta essencial para estreitar a gama da nossa ignorância colectiva sobre o tema da existência de Deus."

Oras…
É óbvio que se não existisse a crença em algum deus não existiriam ateus, teístas e nem agnósticos.

Sim..

O que os agnósticos querem é que deus deixe de ser crença…

O que os agnósticos propõe é que a crença na existência e a crença na inexistência de deus deixem de existir.

Mas isso é a mesma coisa que um ateu prega, só que o ateu afirma também que tal deus de fato não existe, não fica dando qualquer esperança de que este assunto deva ser levado à sério.

A citação do Sagan ali em cima explica bem isso.

Deus é algo criado pelo próprio homem, e as evidências para isso são muitas.

Só conhecemos deuses criados pelos homens, portanto todos os deuses que conhecemos são criados pelos homens. Isso não significa que conhecemos todos os deuses. ;)

Os escritos contraditórios, a descoberta de "brechas" na percepção humana (o seu humano é muito persuadido) que permite que muitos passem a acreditar em coisas sem sentido apenas por criar ligações irracionais com algumas verdades, e os próprios rituais sem qualquer utilidade como ajoelhar-se, rezar, dançar…

Bom, isso são evidências contra deuses específicos.

O que os agnósticos estão fazendo é tentar criar um deus "acreditável" ou "possível"

Não, eu só cogitei a possiblidade da existência de um deus para fins explicativos. O agnóstico não tem necessariamente que fazer isso.

, estão criando uma variável deus para designar tudo aquilo que o homem desconhece e que não consideram que o homem tenha condições de conhecer.

A questão da existência de deus não é tudo o que conhecemos, mas faz parte do que não conhecemos. Vida extra-terrestre por exemplo é algo que não conhecemos, e acho bastante difícil que um agnóstico diga que isso tem relação com deus.

Essa variável existe no mundo científico, e talvez sempre existirá, mas essa ligação que os agnósticos fazem dessa variável a um "possível deus" é que acho totalmente contraditório.

Não fazem, expliquei acima. Isso que você acabou de descobrir é o conceito de infalseabilidade que estou tentando explicar há um bom tempo, e não significa que isso esteja atribuído a deus.

Nenhum agnóstico explica um fenômeno usando coisas infalseáveis.

Eu poderia colocar nessa variável chamada "dúvida sem indícios de resposta" o começo da matéria e do tempo, que acredito ser duas coisas que o homem não possui condições de conhecer atualmente. Mas é ridículo fazer ligação com algum "possível deus" que talvez tenha criado a matéria e o tempo.

É ridículo pra você, e isso não passa de uma opinião sua.

É totalmente sem nexo isso!

Ahm... opinião novamente.

É mesma coisa o que os antigos faziam quando não conheciam o sol, o mar, os raios… atribuíam tudo isso a um deus imaginário.

O agnóstico não usa deus pra explicar as coisas da mesma maneira que os antigos usavam o sol, o mar e os raios. Não sei onde você viu isso. Nunca vi nenhum agnóstico afirmando que "deus criou o universo". O agnóstico duvida tanto da afirmação "deus criou o universo" quanto da afirmação "deus não criou o universo", ele questiona as duas.

Um agnóstico nessa época, por exemplo, iria dizer que é "impossível comprovar a existência ou não de um deus sol". Só que hoje em dia o "deus sol" é patético, mas o "deus da matéria e do tempo" é algo que todas as religiões consideram como verdade absoluta e os agnósticos consideram como algo "possível".

A ciência é assim, trabalha com exatidão, e é impossível prever o futuro com exatidão.

Dai ficam com um monte de explicações sobre conceitos e mais conceitos pra chegar na mesma coisa!

???

Esse deus da matéria e do tempo não existe!

O ônus da prova é todo seu, aguardo evidências palpáveis. De preferência em uma publicação científica periódica notável.

Criar uma alegação sobre a matéria e o tempo tão extraordinária requer evidências extraordinárias também, e nesse ponto você é tão falacioso quanto um teísta.

Assim como nunca existiu o deus sol, deus chuva…

Ah se existiu, e por bastante tempo. Não adianda dizer "no passado foi assim, no futuro será assado". É como os religiosos que sempre dizem "no futuro a ciência provará que deus existe" ou o meu pai dizendo "você é novo, no futuro vai ver que está errado". Falácia pura.

A crença em duendes é a mesma coisa! Pode não fazer sentido pra quase ninguém hoje em dia, mas algum dia fez e foi motivo de adoração.

A crença em duendes sempre foi folclore, assim como o Papai Noel, é um péssimo exemplo.

Dai vem agnósticos e dizem que "duendes não é a mesma coisa". Claro que é!

É diferente, eu nunca tive que debater com um "ateu do duendismo" sobre crer ou não em duendes. As pessoas simplesmente não acreditam neles, ao contrário de deus.

Só que a diferença de uma pessoa que acredita em duendes de uma pessoa que acredita em um deus da matéria e do tempo é que a primeira provavelmente deve ter um nível de conhecimento sobre verdade científica muito inferior daquela que só acredita no deus da matéria e do tempo.

Provavelmente sim, mas como eu mostrei acima, existem mais diferenças.

Não sei se matéria e tempo são os dois únicos conceitos que o homem desconhece sua origem. Mas o que to dizendo do tal "deus da matéria e do tempo" é que se trata apenas de uma variável que encapsula todos os conceitos pelo qual o homem não se encontra atualmente em condições de conhecer.

O "deus da matéria e do tempo" foi um exercício didático que você levou a sério e não representa todo a qualquer afirmação infalseável. Um agnóstico não considera qualquer coisa desconhecida como deus. Eis alguns exemplos:

Vida inteligente fora do sistema solar, é deus-da-materia-e-tempo? Não conheço nenhum agnóstico que afirma isso.
A questão do campo unificado gravitacional-magnético, é deus? Não conheço nenhum agnóstico que afirma isso.

Narkus

• Visitante
« Resposta #162 Online: 25 de Maio de 2007, 20:29:48 »
Vida inteligente é outra coisa, faz parte do que o ser humano tem condicoes de compreender.

A vida que conhecemos é feita de matéria, e matéria existe em todo lugar do que consideramos universo e isso é tido como fato!

O surgimento da matéria e do tempo são coisas sem qualquer indício que podemos ter atualmente. O homem não conhece algum método pra se criar matéria do nada! E também nem sabemos o que seria esse "nada". E a própria compreensao atual do homem acredita ser esse "nada" composto por algum tipo de matéria que não conhecemos. A grandeza "tempo" é outra grande incógnita. Desde quando existe tempo e até quando existirá? Você ainda não entendeu o que quero dizer com conceitos pelo qual o homem não tem nem como supor!

"A ciência é assim, trabalha com exatidão, e é impossível prever o futuro com exatidão."
Cuidado com essas afirmações também... O homem já consegue prever com alto grau de precisão diversos fenômenos e digo que tenho certeza que diversos outros fenômenos poderemos prever também daqui alguns tempos.

Só conhecemos deuses criados pelos homens, portanto todos os deuses que conhecemos são criados pelos homens. Isso não significa que conhecemos todos os deuses.
??? Você está dizendo que 2x0 = 0 = 5x0 = 0+0
Pela lógica estaremos sempre inventando novos deuses, pois é provável que o homem terá sempre dúvidas e mais dúvidas. Ultrapassando a dúvida das grandezas matéria e tempo por exemplo, é provável que outras dúvidas surjam, portanto novos deuses poderiam ser criados.

Ah se existiu, e por bastante tempo. Não adianda dizer "no passado foi assim, no futuro será assado". É como os religiosos que sempre dizem "no futuro a ciência provará que deus existe" ou o meu pai dizendo "você é novo, no futuro vai ver que está errado". Falácia pura.
Não estou falando que no futuro será assim ou assado. To falando que a lógica da crença do deus da materia e do tempo eh EXATAMENTE a mesma logica do deus sol. É atribuir o desconhecido a um possível deus. Essa atribuição é que não vejo sentido! Parece algum medo de negar o óbvio. Pra mim o certo é admitir que são conceitos pelo qual não temos nem como supor. Agora dar crédito à possibilidade do conceito de deus ser verdadeiro é ilógico!

E o que é mais contraditório é que o agnóstico quer que não se acredite na existência e nem na existência de deus sendo que o próprio agnóstico considera tanto a existência e inexistência como algo possível. Isso que não vejo lógica!

Se a ciência admitir que é impossível ou pouco provável que o homem algum dia venha a "dismistificar" os pilares de sustentação da existência do "deus atual", a ciência morre! E todo deus "deixa de ser possível de existir" quando os conceitos que lhe eram atribuídos sao dismistificados.

Por isso que eu insisto que duendes, fadas, deus sol e "deus atual" é a mesma coisa, exceto pelo fato de ter atribuições diferentes, sendo que a única "divindade" pelo qual não foi dismistificada é o "deus atual". E se a ciência busca sempre dismistificar, pq é racional acreditar na possível existência de algum deus? Será que não ficou óbvio que atribuicoes a deus é uma mistificacao como outra qualquer? Apenas são mitos mais "convincentes" no senso comum baseado no que se conhece da ciência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #163 Online: 25 de Maio de 2007, 21:13:42 »
Corrigindo...
« Última modificação: 25 de Maio de 2007, 21:17:15 por Adriano »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #164 Online: 25 de Maio de 2007, 22:30:57 »
E questiona pra que se julga impossível obter uma resposta sobre deus?

Eu não estou postulando a existência de deus, não criei nenhuma hipótese que use deus como explicação e portanto não estou dependendo dessa possibilidade. É apenas um exercício didático.
Você defende a possibilidade de existência de um deus que não pode ser provado. Didaticamente que seja.

Isso você já disse, mas como você pode provar sua alegação?
Provando que deus é uma construção humana, um conceito sem uma contrapartida real. E há muitas evidências nesse sentido.

Como provar que não existiu e nunca existirá uma inteligência não-humana se não conhecemos a historia do universo inteiro? É presunção demais.
A hipotética possibilidade de deus existir é o que garante a falseabilidade do inexistência de deus. Assim como a teoria da evolução é hipotéticamente falseável, pode vir aparecer uma hipótese que a descarte.

Dogma é verdade absoluta, não trabalha com possibilidades (verdades relativas). Eu mesmo questiono a existência de deus, o que já é mais do que suficiente pra mostrar que essa afirmação não é um dogma.
Concordo e acrescento que a hipótese de que deus não existe é uma verdade relativa, assim como a teoria da evolução é uma verdade relativa.

????

Analogias são exatamente isso, você pega um conceito similar sem relação alguma e explica. Pelo visto você não entendeu.
Nenhuma analogia é adequada para comparar ao conceito de deus. Vide as analogias dos crentes para provar que deus existe.

Mas existem grandes evidências de que todos sejam imaginários e simbólicos no sentido de ser cultural.

Dizer que todos os deuses conhecidos são imaginários é diferente de dizer que deus não existe.
Digo que deus não existe baseado na hipótese de que o conceito de deus é apenas simbólico.

Você conhece todo o universo, toda a história dele?
A ciência tem um bom conhecimento sobre o universo e não foi constatado deus algum. São evidências de que deus é um simbolo do imaginário coletivo.

O seu deus inteligência é mais uma evidência pois não pode provar que não passa de sua imaginação.

Eu não posso provar que meu deus existe, e nem quero. Será que isso não ficou claro por aqui?! A questão é que você também não pode provar que ele não existe.
Não posso provar mas digo que é possível provar e as evidências indicam que deus não existe.

Você insiste nesse negócio da imaginação. Já disse que deus pode existir de uma forma que ninguém imaginou.
Deus é um conceito conhecido na cultua humana e tem os padrões e caracteristicas que definem o conceito de deus. Não é algo aleatório e que possa se desviar totalmente dos conceitos existentes.

Evolução não tem relação alguma com deus, sua tese é completamente fora de contexto, por mais que seja verdadeira. Huxley era cético além de biólogo, e o termo foi cunhado dentro da ciência em geral e não somente biologia.
Exatamente por não ter nada a ver com deus que a teoria da evolução ficou engavetada por mais de 20 anos devido ao receio de Darwin com as críticas, principalmente as religiosas. Depois que foi publicado a origem das espécies Darwin se absteu de defender seu livro e foi Huxley que fez a defesa da sua teoria. Houve muitas criticas da igreja, mas a força das inúmeras evidências foi impactante. Agonosticismo não tem nada de ciêntífico, é uma postura de não aceitar a possibilidade de se concluir o tema da existência de deus.

Ahm… o que você disse não é compatível com minha refutação.
Sinceramente não vejo refutação alguma sua, assim como você não deve ver a refutação que eu considero estar fazendo. É uma opinião subjetiva sua.

Já expliquei isso.
E eu já expliquei o contrário.

Dizemos que não se pode provar que deus existe pois não acreditamos em deus. Os teísta acreditam e dizem que é possível provar. Se hipotéticamente existe um deus, então pode ser provado.

Pode sim.

Pode sim. É uma hipótese e tem muitas evidências.

Qualquer tentativa de provar alguma dessas alegações é essencialmente falaciosa.
Radicalismo seu, a falácia é essa afirmativa.

E eu digo que toda e quaisquer propostas de conceituar deus é simbólica e imaginária.

Deus é um conceito a questão é se este conceito tem uma contrapartida real ou não, ou seja se existe ou não.
Eu acretido que é um conceito simbólico apenas, e que é possível provar.

Não estará confirmando nada da sua hipótese ilógica, teimosa e que já foi refutada.
Refutada como? Como vai comprovar que é impossível provar se deus existe ou não. Eu afirmo que é possível.

Mas pode ser provado. Você tem que provar esta afirmativa.

Não mesmo.
A ciência se utiliza da imaginação para a elaboração de hipóteses ciêntíficas.

, e todos os deuses são fruto da imaginação humana e com o desenvolvimento cultural se tornam simbolos culturais.
Todos os deuses conhecidos são fruto da imaginação humana.

Esta é a hipótese a qual defendo.

Isso não impede que exista um deus que não seja conhecido, portanto não faz parte de nenhuma cultura.
Você já está supondo que tal deus exista. E eu digo que é coisa da sua imaginação, é apenas uma hipótese e não evidencia.

Se uma suposição de deus não pode ser provado não passa de especulação e imaginação.
Infalseabilidade não é mentira. É como dizer "há um planeta vermelho na galáxia ao lado", é especulação e imaginação, mas pode ser verdade.
Não considero nenhuma analogia válida para o caso de deus. Se não serve para negar a existência como o caso dos duentes e montros espaquetes também não é passível para justificar a existência de um deus. Vai ser apenas mais uma hipótese, mas sem evidência alguma e com grandes chances de não ser real.

Duvido da existência de qualquer deus, mas pra dizer com certeza que não existe nenhum deus, sendo cético, eu precisaria de provas.
Pelo contrávio, o cético se vale do ônus da prova para estes casos. Eu como cético posso dizer que deus não existe pois não há provas. O agnóstico faz de deus uma exceção para o ônus da prova.

E…? Nenhum deles tem vergonha de admitir isso. Vários agnósticos (como Carl Sagan) discutem abertamente a questão de deus.
E tem muito agnóstico falando que não discutem a questão de deus e que não se importam com a questão. Tem vários tipos de agnósticos. Na Wikipédia em inglês tem agnóstico fraco, forte e outros tipos.

A maioria dos agnósticos questiona a existência de deus, isso não requer provas. Duvidar de deus não requer prova alguma.

Ateus por outro lado afirmam que possuem a verdade absoluta, que deus não existe.
Ninguem falou em verdade absoluta, é uma verdade relativa por ser falseável.

Afirmar requer provas, e a ciência diz que é impossível provar algo infalseável.
E me prove que é infalseável a hipótese da inexistencia de deus, baseado no conceito de deus como um ente simbólico e imaginário. Salientando que já existem muitas evidências neste sentido.

O agnosticismo é justamente o questionamento de qualquer afirmação em relação a questão de deus.
Questiona quem afirma e quem nega, é isso?

Questionamento é diferente de afirmação, são praticamente opostos.
Sim e eu como ateu afirmo que deus não existe, não tenho dúvidas quanto a isto e penso ser possível provar que deus não existe.

Não há sentido algum na expressão "verdade agnóstica". Parece um crente religioso falando "verdade cética". Contradição.
Também não acho verdadeiro agnosticismo, é pior que crente pois fala que deus pode existir pois não podemos provar que não existe.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #165 Online: 25 de Maio de 2007, 22:32:00 »
Vida inteligente é outra coisa, faz parte do que o ser humano tem condicoes de compreender.

A vida que conhecemos é feita de matéria, e matéria existe em todo lugar do que consideramos universo e isso é tido como fato!

O surgimento da matéria e do tempo são coisas sem qualquer indício que podemos ter atualmente. O homem não conhece algum método pra se criar matéria do nada! E também nem sabemos o que seria esse "nada". E a própria compreensao atual do homem acredita ser esse "nada" composto por algum tipo de matéria que não conhecemos. A grandeza "tempo" é outra grande incógnita. Desde quando existe tempo e até quando existirá? Você ainda não entendeu o que quero dizer com conceitos pelo qual o homem não tem nem como supor!

Você disse que o agnóstico usa deus pra explicar tudo que não compreende. Eu citei o exemplo da vida. Sua explicação só confirma meu argumento de que não há motivo pra usar deus pra explicar isso. Eu já disse que nenhum agnóstico usa deus pra explicar tudo.

O agnóstico questiona usar deus pra explicar tudo, e questiona a negação de deus pra tudo.

Parece que você só quer refutar frases, pega pequenos pedaços e os refuta, mas recusa-se a considerar o contexto da discussão.

"A ciência é assim, trabalha com exatidão, e é impossível prever o futuro com exatidão."
Cuidado com essas afirmações também… O homem já consegue prever com alto grau de precisão diversos fenômenos e digo que tenho certeza que diversos outros fenômenos poderemos prever também daqui alguns tempos.

Alto grau de precisão não é o mesmo que exatidão. Prever diversos fenômenos não é prever o futuro. Não distorça minhas afirmações.

Só conhecemos deuses criados pelos homens, portanto todos os deuses que conhecemos são criados pelos homens. Isso não significa que conhecemos todos os deuses.
??? Você está dizendo que 2x0 = 0 = 5x0 = 0+0

Não. Estou dizendo que é presunção dizer que deus não existe só porque todos que conhecemos são criados pelos homens.

Pela lógica estaremos sempre inventando novos deuses, pois é provável que o homem terá sempre dúvidas e mais dúvidas. Ultrapassando a dúvida das grandezas matéria e tempo por exemplo, é provável que outras dúvidas surjam, portanto novos deuses poderiam ser criados.

E?

Não estou falando que no futuro será assim ou assado. To falando que a lógica da crença do deus da materia e do tempo eh EXATAMENTE a mesma logica do deus sol.

Lógica não é evidência. Lógica é uma das ferramentas para encontrar evidências, e com seu argumento você não demonstrou nenhuma.

É atribuir o desconhecido a um possível deus.

Já expliquei várias vezes. O agnóstico não faz isso, ele questiona isso.

Essa atribuição é que não vejo sentido! Parece algum medo de negar o óbvio. Pra mim o certo é admitir que são conceitos pelo qual não temos nem como supor. Agora dar crédito à possibilidade do conceito de deus ser verdadeiro é ilógico!

O agnóstico não admite nada. Você afirma que conhece o agnosticismo mas acaba de dizer que agnósticos admitem algo. Agnósticos questionam tanto o teísmo quanto o ateísmo. Questionar é diferente de afirmar ou negar.

E o que é mais contraditório é que o agnóstico quer que não se acredite na existência e nem na existência de deus sendo que o próprio agnóstico considera tanto a existência e inexistência como algo possível. Isso que não vejo lógica!

Considerar e crer é diferente, você está misturando tudo. Eu considero a possibilidade da existência de deus, embora creia que ele não exista. Tenho que repetir isso quantas vezes? O agnosticismo é o questionamento, o ateísmo é a crença, se você quiser... faça ambos.

Se a ciência admitir que é impossível ou pouco provável que o homem algum dia venha a "dismistificar" os pilares de sustentação da existência do "deus atual", a ciência morre! E todo deus "deixa de ser possível de existir" quando os conceitos que lhe eram atribuídos sao dismistificados.

Por que a ciência morre? Você não explicou.

Por isso que eu insisto que duendes, fadas, deus sol e "deus atual" é a mesma coisa, exceto pelo fato de ter atribuições diferentes, sendo que a única "divindade" pelo qual não foi dismistificada é o "deus atual".

Mesmo eu mostrando evidentes diferenças em várias mensagens, você afirma que ainda são iguais. Ad Nauseam.

E se a ciência busca sempre dismistificar, pq é racional acreditar na possível existência de algum deus?

Novamente repetição de algo que já expliquei exaustivamente. O agnóstico não acredita, ele questiona.

Será que não ficou óbvio que atribuicoes a deus é uma mistificacao como outra qualquer? Apenas são mitos mais "convincentes" no senso comum baseado no que se conhece da ciência.

É difícil pra você conceber que a humanidade não conhece tudo?!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #166 Online: 25 de Maio de 2007, 23:16:36 »

Questiona quem afirma que deus existe, e quem afirma que deus não existe. O objetivo é não tornar a ciência falaciosa com afirmações que não possuem evidências.

Você defende a possibilidade de existência de um deus que não pode ser provado. Didaticamente que seja.

Didaticamente.

Isso você já disse, mas como você pode provar sua alegação?
Provando que deus é uma construção humana, um conceito sem uma contrapartida real.

Eu não quero provas da construção de algum deus, quero que você mostre evidências (e não somente especulações) de que é impossível existir inteligência fora da humanidade.

E há muitas evidências nesse sentido.

Cadê?

Como provar que não existiu e nunca existirá uma inteligência não-humana se não conhecemos a historia do universo inteiro? É presunção demais.
A hipotética possibilidade de deus existir é o que garante a falseabilidade do inexistência de deus.

Meu argumento não envolveu deus. Eu fui claro. Me mostre como é possível saber que nunca existirá uma inteligência não-humana qualquer.

Assim como a teoria da evolução é hipotéticamente falseável, pode vir aparecer uma hipótese que a descarte.

Você sabe o que significa "falseável"? A Teoria da Evolução é completamente falseável, ou seja, suas evidências podem ser comprovadas.

Repito: como você sabe que nunca existiu ou existirá uma inteligência não-humana?

Concordo e acrescento que a hipótese de que deus não existe é uma verdade relativa, assim como a teoria da evolução é uma verdade relativa.

A Teoria da Evolução possui evidências, a descrença em deus não.

????

Nenhuma analogia é adequada para comparar ao conceito de deus. Vide as analogias dos crentes para provar que deus existe.

Primeiro você leva minha analogia da criança voando ao pé da letra, depois diz que é inadequada? Se é tão inadequada por que não simplesmente me disse logo que a fiz?

Dizer que todos os deuses conhecidos são imaginários é diferente de dizer que deus não existe.
Digo que deus não existe baseado na hipótese de que o conceito de deus é apenas simbólico.

Ou seja, sem nenhuma evidência. Lógica não é evidência.

Você conhece todo o universo, toda a história dele?
A ciência tem um bom conhecimento sobre o universo e não foi constatado deus algum. São evidências de que deus é um simbolo do imaginário coletivo.

Isso foi só uma maneira de enrolar e dizer que você não conhece o universo inteiro e toda sua história. A ausência de evidências não é evidência da ausência.

Não posso provar mas digo que é possível provar e as evidências indicam que deus não existe.

Estou aguardando desde o começo. Onde estão as evidências? De preferência publicadas por uma publicação periódica científica renomada.

Deus é um conceito conhecido na cultua humana e tem os padrões e caracteristicas que definem o conceito de deus. Não é algo aleatório e que possa se desviar totalmente dos conceitos existentes.

Como você pode fazer afirmações como "não é algo aleatório" para algo que afirma não existir? Estou falando de algo que não pode ser imaginado, como você pode ligar isso com aspectos culturais? Suas afirmações não fazem o mínimo sentido.

Exatamente por não ter nada a ver com deus que a teoria da evolução ficou engavetada por mais de 20 anos devido ao receio de Darwin com as críticas, principalmente as religiosas. Depois que foi publicado a origem das espécies Darwin se absteu de defender seu livro e foi Huxley que fez a defesa da sua teoria. Houve muitas criticas da igreja, mas a força das inúmeras evidências foi impactante. Agonosticismo não tem nada de ciêntífico, é uma postura de não aceitar a possibilidade de se concluir o tema da existência de deus.

E a ciência aceita a possibilidade de concluir o tema de existência de deus? Peço novamente essa conclusão de uma publicação científica periódica notável.

Ahm… o que você disse não é compatível com minha refutação.
Sinceramente não vejo refutação alguma sua, assim como você não deve ver a refutação que eu considero estar fazendo. É uma opinião subjetiva sua.

Isso não leva a lugar algum.

Já expliquei isso.

Então eu vou novamente pedir as evidências, já que ainda não foram mostradas após tantas explicações e explicações. O ônus da prova é todo seu.

Dizemos que não se pode provar que deus existe pois não acreditamos em deus. Os teísta acreditam e dizem que é possível provar. Se hipotéticamente existe um deus, então pode ser provado.

Pode sim.

Normalmente na ciência as conclusões costumam vir com evidências e referências que levaram a essa conclusão. Estou aguardando.

Não vi nenhuma nesse tópico. Só vi um monte de lógica barata que acabou em "Pode sim, é assim, há muitas evidências". Se há tanta evidência assim, mostre!

Até que você traga evidências, afirmar algo sem provar é uma falácia.

Deus é um conceito a questão é se este conceito tem uma contrapartida real ou não, ou seja se existe ou não.

Não estou falando do conceito de deus, estou falando de um deus que não pode ser conceituado, e se ele existir? Não mude de assunto.

Refutada como? Como vai comprovar que é impossível provar se deus existe ou não.

Inversão do ônus da prova. Você afirma que deus não existe, é você que tem que provar. Enquanto você não provar isso a questão está "sem solução".

Eu afirmo que é possível.

O ônus da prova é todo seu então. Prove.

Mas pode ser provado. Você tem que provar esta afirmativa.

Epa epa! Você disse que é possível provar que deus não existe… cadê a prova?! Você mostrou um monte de lógica, da mesma forma que os teístas fazem. Lógica não é evidência, e o ônus da prova da inexistência de deus é seu.

Não mesmo.

Ótimo, então podemos imaginar deus como uma hipótese científica. Aiai, quanta contradição da sua parte.

Todos os deuses conhecidos são fruto da imaginação humana.

Ótimo. Você não pode afirmar que já conheceu todos. Não se pode afirmar que conhece o desconhecido.

Isso não impede que exista um deus que não seja conhecido, portanto não faz parte de nenhuma cultura.
Você já está supondo que tal deus exista. E eu digo que é coisa da sua imaginação, é apenas uma hipótese e não evidencia.

Deus é uma hipótese, sem evidência alguma. A inexistência de deus idem. Eu não afirmei que deus existe, apenas disse que existe uma hipótese que não pode ser provada.

Não considero nenhuma analogia válida para o caso de deus. Se não serve para negar a existência como o caso dos duentes e montros espaquetes também não é passível para justificar a existência de um deus. Vai ser apenas mais uma hipótese, mas sem evidência alguma e com grandes chances de não ser real.

Infalseabilidade não é mentira. "Grandes chances de não ser real" é muito diferente de "não é real".

Pelo contrávio, o cético se vale do ônus da prova para estes casos.

Estou cético em relação a sua afirmação de que deuses não existem e estou me valendo do ônus da prova, que pertence a você.

Eu como cético posso dizer que deus não existe pois não há provas.

A ausência de evidências não significa evidência da ausência.

O agnóstico faz de deus uma exceção para o ônus da prova.

Pelo contrário, é o ateu quem faz isso. Ele afirma "deus não existe" e quer que os teístas provem!  :histeria:

O agnóstico quer algo simples, que os teístas provem que deus existe e os ateístas provem que não existe. Cada um com seu ônus :)

E…? Nenhum deles tem vergonha de admitir isso. Vários agnósticos (como Carl Sagan) discutem abertamente a questão de deus.
E tem muito agnóstico falando que não discutem a questão de deus e que não se importam com a questão. Tem vários tipos de agnósticos. Na Wikipédia em inglês tem agnóstico fraco, forte e outros tipos.

A questão de discutir é pessoal e não está ligada à palavra "agnóstico".

Ateus por outro lado afirmam que possuem a verdade absoluta, que deus não existe.

Deus é falseável? Já cansei de pedir provas.

Afirmar requer provas, e a ciência diz que é impossível provar algo infalseável.
E me prove que é infalseável a hipótese da inexistencia de deus, baseado no conceito de deus como um ente simbólico e imaginário. Salientando que já existem muitas evidências neste sentido.

Epa, você que afirmou que é possível provar, não sou eu que tenho que correr atrás das evidências.

Questiona quem afirma e quem nega, é isso?

Isso.

Questionamento é diferente de afirmação, são praticamente opostos.
Sim e eu como ateu afirmo que deus não existe, não tenho dúvidas quanto a isto e penso ser possível provar que deus não existe.

Carece de evidências denovo  :stunned:

Não há sentido algum na expressão "verdade agnóstica". Parece um crente religioso falando "verdade cética". Contradição.
Também não acho verdadeiro agnosticismo, é pior que crente pois fala que deus pode existir pois não podemos provar que não existe.

AUhAUhAUhauha eu não disse que acho o agnosticismo inverdadeiro, disse que o termo "verdade agnóstica" é paradoxal, já que o agnosticismo trabalha com questionamentos.

« Última modificação: 25 de Maio de 2007, 23:23:05 por Tash »

Narkus

• Visitante
« Resposta #167 Online: 25 de Maio de 2007, 23:40:31 »
Bah, essa discussão não vai acabar...

"O agnóstico questiona usar deus pra explicar tudo, e questiona a negação de deus pra tudo."
Vc diz que agnosticos questionam a "negacao de deus para tudo"... Me dá um exemplo em que deus não pode ser negado? Talvez as únicas coisas pelo qual podemos atribuir à deus é a criação da matéria e do tempo simplesmente pq são conceitos que ainda não podemos definir suas origens. Antes atribuiam deus a chuva, ao sol, aos ventos, aos raios, à vida...

Na "minha opinião" a única coisa que impede a negação plena e comprovada desse Deus atual é o desconhecimento humano sobre a origem do tempo e da matéria. Posso dizer que o resto a ciência já provou que não há qualquer intervenção divina! Portanto a possível existência desse Deus atual depende desse desconhecimento do homem. Se o homem provar a origem do tempo e da matéria ou algo que solucione este enigma, as definições de deus irão simplesmente mudar e receber outros atributos desconhecidos pela humanidade.

Eu reconheço que a humanidade não conhece tudo, mas não afirmo de que há coisas que a humanidade nunca poderá saber.
A origem da matéria e do tempo são dois exemplos de coisas que tenho certeza de que a humanidade não conhece ainda e está longe de conhecer. Mas nem por isso afirmo que sejam grandezas que a humanidade nunca poderá descobrir.

Considerar e crer é diferente, você está misturando tudo. Eu considero a possibilidade da existência de deus, embora creia que ele não exista. Tenho que repetir isso quantas vezes? O agnosticismo é o questionamento, o ateísmo é a crença, se você quiser… faça ambos.
Se você crê que deus não existe vc já passa a ser ateu. E eu não entendo a lógica de considerar a possibilidade de existência de deus mas não considerar a possibilidade de existencia de duendes ou fadas. Como eu já disse, a única atribuição possível ao deus atual é colocá-lo como algo responsável pela existência do tempo e da matéria. É mais fácil admitir que não se conhece a origem dessas duas grandezas, do que admitir a possibilidade de deus existir. É um engodo sem tamanho isso.

Narkus

• Visitante
« Resposta #168 Online: 25 de Maio de 2007, 23:45:38 »
E tipo...

O agnóstico não atribui o desconhecido a Deus???
Ué? Me define então o que seria este deus incogniscivel! Alguma atribuicao tem que ter. Se deus é algo, coisa, força ou seja lá o que for tem que ter alguma definição.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #169 Online: 26 de Maio de 2007, 00:14:24 »
"O agnóstico questiona usar deus pra explicar tudo, e questiona a negação de deus pra tudo."
Vc diz que agnosticos questionam a "negacao de deus para tudo"… Me dá um exemplo em que deus não pode ser negado?

Foi uma frase mal feita. Eu quis dizer que o angóstico nega apenas a questão da existência/inexistência de deus, e não atribui qualquer mistério à entidade deus.

Na "minha opinião" a única coisa que impede a negação plena e comprovada desse Deus atual é o desconhecimento humano sobre a origem do tempo e da matéria.

Ou seja, falta saber tudo.

Posso dizer que o resto a ciência já provou que não há qualquer intervenção divina!

Existir não implica em intervir. Não conhecemos tudo, portanto não sabemos o que intervém com tudo.

Portanto a possível existência desse Deus atual depende desse desconhecimento do homem.

Como eu já disse, é impossível dizer "o que é" o desconhecido. Talvez deus exista e não sabemos.. não sabemos :)

Se o homem provar a origem do tempo e da matéria ou algo que solucione este enigma, as definições de deus irão simplesmente mudar e receber outros atributos desconhecidos pela humanidade.

Isso é uma profecia?

Eu reconheço que a humanidade não conhece tudo, mas não afirmo de que há coisas que a humanidade nunca poderá saber.
A origem da matéria e do tempo são dois exemplos de coisas que tenho certeza de que a humanidade não conhece ainda e está longe de conhecer. Mas nem por isso afirmo que sejam grandezas que a humanidade nunca poderá descobrir.

Nem eu, mas como você mesmo disse sempre algum teísta "reinventará" deus de uma forma que não saberemos explicar.

Considerar e crer é diferente, você está misturando tudo. Eu considero a possibilidade da existência de deus, embora creia que ele não exista. Tenho que repetir isso quantas vezes? O agnosticismo é o questionamento, o ateísmo é a crença, se você quiser… faça ambos.
Se você crê que deus não existe vc já passa a ser ateu.

Sim, eu sou ateu e agnóstico. Agnosticismo é ceticismo, ateísmo é crença... possuo ambos e sei diferenciá-los.

E eu não entendo a lógica de considerar a possibilidade de existência de deus mas não considerar a possibilidade de existencia de duendes ou fadas.

Duendes e fadas são, desde sua origem, folclore.

Como eu já disse, a única atribuição possível ao deus atual é colocá-lo como algo responsável pela existência do tempo e da matéria. É mais fácil admitir que não se conhece a origem dessas duas grandezas, do que admitir a possibilidade de deus existir. É um engodo sem tamanho isso.

Denovo misturando as coisas. Nenhum agnóstico aqui disse que deus é responsável pelo tempo e espaço.

Repito, o agnóstico questiona: "deus é responsável pelo tempo e espaço?" não sei.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #170 Online: 26 de Maio de 2007, 00:18:43 »
E tipo…

O agnóstico não atribui o desconhecido a Deus???

Não, onde você viu isso?

Ué? Me define então o que seria este deus incogniscivel!

Quantas vezes preciso repetir que o deus que eu mostrei é um exercício didático?! Quantas vezes preciso dizer que a intenção do exercício é justamente mostrar que não de pode fazer muitas afirmações sobre um deus assim, que não se pode definí-lo exatamente. Quantas vezes preciso dizer que o agnóstico não precisa e nem quer definir deus?

Alguma atribuicao tem que ter. Se deus é algo, coisa, força ou seja lá o que for tem que ter alguma definição.

Só pode ser piada. Se o agnóstico duvida da existência de deus, como você quer que ele o defina?! Você parece "esquecer" convenientemente qual é o significado de ser agnóstico: questionar a existência e a inexistência de deus.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #171 Online: 26 de Maio de 2007, 01:19:03 »
Questiona quem afirma que deus existe, e quem afirma que deus não existe. O objetivo é não tornar a ciência falaciosa com afirmações que não possuem evidências.
Eu me embaso na filosofia e na ciência.

Provando que deus é uma construção humana, um conceito sem uma contrapartida real.
Eu não quero provas da construção de algum deus, quero que você mostre evidências (e não somente especulações) de que é impossível existir inteligência fora da humanidade.

Eu considero como evidência as religiões e as pessoas que tomam atitudes errôneas baseadas em deus. São poucos que consideram que deus não interfira na realidade, e a crença desses poucos são variações das anteriores.

A hipotética possibilidade de deus existir é o que garante a falseabilidade do inexistência de deus.
Meu argumento não envolveu deus.

Então não está dentro do contexto da discussão.

Assim como a teoria da evolução é hipotéticamente falseável, pode vir aparecer uma hipótese que a descarte.

Você sabe o que significa "falseável"? A Teoria da Evolução é completamente falseável, ou seja, suas evidências podem ser comprovadas.

Citação de: Wikipédia
Falseabilidade (ou refutabilidade) é um conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia). Para uma asserção ser refutável ou falseável, em princípio será possível fazer uma observação ou fazer uma experiência física que tente mostrar que essa asserção é falsa.
Você fez uma confusão entre falseável e verificável. A falseabilidade foi proposta como alternativa a verificabilidade que era utilizado anteriormente.
As evidências é que são as provas, pois evidenciam o raciocício da hipótese. Quanto mais evidências mais fortalecida estará a hipótese. A teoria da evolução é falseável pois é possivel surgir uma explicação melhor que ela. E cada tentativa de refutá-la fracassada a reforça.

Repito: como você sabe que nunca existiu ou existirá uma inteligência não-humana?
Através do conhecimento que tenho. 

Isso foi só uma maneira de enrolar e dizer que você não conhece o universo inteiro e toda sua história.
Eu não preciso conhecer todo o universo para saber que deus não existe.

A ausência de evidências não é evidência da ausência.
Discordo desta frase.

Estou aguardando desde o começo.
As evidencias por enquanto são subjetivas.

Onde estão as evidências? De preferência publicadas por uma publicação periódica científica renomada.
Faço as mesmas perguntas para você sobre a impossibilidade de se comprovar a inexistência de deus. Onde está a evidência de que é impossível? Quais publicações consta?

O que quero dizer é que é possível provar que deus não existe. E primeiramente faço pesquisas sobre textos de filosofia.

Como você pode fazer afirmações como "não é algo aleatório" para algo que afirma não existir?
Eu me referi ao conceito de deus, este existe, quando eu digo que não existe estou afirmando que o conceito de deus como um ser real é falso.

Estou falando de algo que não pode ser imaginado, como você pode ligar isso com aspectos culturais?
O conceito de deus só pode ser imaginado senão não é um conceito e por isso é simbólico. Algo que não pode ser imaginado é algo que não existe.

E a ciência aceita a possibilidade de concluir o tema de existência de deus?
A ciência não é uma pessoa, existem diversas opiniões, e a ciência em si não consirera impossível a conclusão do tema de deus, existem cientistas ateus como Dawkins e Dennett, que são ciêntistas e ateus militantes.

Peço novamente essa conclusão de uma publicação científica periódica notável.
E me mostre uma publicação científica onde consta que é impossível provar a inexistência de deus. O meio científico é onde tem maior proporção de ateus na sociedade.

Então eu vou novamente pedir as evidências, já que ainda não foram mostradas após tantas explicações e explicações. O ônus da prova é todo seu.

Eu digo que é possível provar que deus não existe. Você diz que é impossível. Como pode provar que é impossível provar que deus não existe?

Não acha que é impossível deus existir, mas acha que é impossível provar que deus existe.

Normalmente na ciência as conclusões costumam vir com evidências e referências que levaram a essa conclusão. Estou aguardando.
E pode aguardar bastante, pois publicações em revistas científicas ainda não tem, mas quem sabe ciências da religião é uma área que muito me atrai, já existem pesquisas sobre os sem-religião e em português. Na alemanha é possível ter algo sobre ateísmo.

E como é que você pode comprovar que a existe possibilidade de deus existir? Tem alguma publicação científica indicando alguma probabilidade?

Filosoficamente posso te provar que deus não existe.

Não vi nenhuma nesse tópico. Só vi um monte de lógica barata que acabou em "Pode sim, é assim, há muitas evidências". Se há tanta evidência assim, mostre!
Tenho evidências filosóficas. Mas se desconsidera meus racionícios estamos em rumos separados pois também não me convenceu do agnosticismo.

Até que você traga evidências, afirmar algo sem provar é uma falácia.
Não tenho evidências científicas e sim argumentativas e lógicas.

Não estou falando do conceito de deus, estou falando de um deus que não pode ser conceituado, e se ele existir? Não mude de assunto.
Se algo não pode ser conceituado como deus então não é deus. Mas você já está supondo que seja um deus então faz parte do conceito de deus. O conceito é a representação do ente em questão. Algo que não pode ser conceituado não existe na cultura humana, mas não é o caso de deus, um conceito muito antigo.

Refutada como? Como vai comprovar que é impossível provar se deus existe ou não.
Inversão do ônus da prova.
Não há inversão alguma, pois eu digo que é possível provar que deus inexiste. E uma afirmação. Você pede evidencias, publicações em revista científica, não tem, então você faz a afirmação de que é impossível provar que deus não existe. Prove que é impossível.

É mais fácil provar que deus não existe do que provar que é impossível fazer isto.

Você afirma que deus não existe, é você que tem que provar. Enquanto você não provar isso a questão está "sem solução".
Você considera sem solução, e por isso é agnóstico. Pra mim é um caso resolvido filosoficamente, mas não ainda cientificamente.

Eu afirmo que é possível.

O ônus da prova é todo seu então. Prove.
Ser possível não significa que já foi provado científicamente. É uma possibilidade, assim como você admite a possibilidade de deus existir. Ao negar a possibilidade de que é possivel provar cientificamente que deus não existe o ônus da prova é seu.

Epa epa! Você disse que é possível provar que deus não existe… cadê a prova?!
Ter ou não ter uma prova científica não invalida a possibilidade de provar a inexistência de deus.

Você mostrou um monte de lógica, da mesma forma que os teístas fazem. Lógica não é evidência, e o ônus da prova da inexistência de deus é seu.
A lógica é a minha filosofia e as minhas idéias, se não considera paciência, eu também não considero a sua lógica agnóstica.

Ótimo, então podemos imaginar deus como uma hipótese científica. Aiai, quanta contradição da sua parte.
Então me diga como surgem novas hipóteses científicas pois eu vi essa informação no siteProjeto OcKham.

Ótimo. Você não pode afirmar que já conheceu todos. Não se pode afirmar que conhece o desconhecido.

Mas posso afirmar que deus não existe. E você não pode dizer que estou errado, não pode comprovar a possibilidade de deus existir. Pode apenas dizer que ainda não está comprovado cientificamente.

Deus é uma hipótese, sem evidência alguma. A inexistência de deus idem. Eu não afirmei que deus existe, apenas disse que existe uma hipótese que não pode ser provada.
Então prove que a hipótese não pode ser provada. E perceba que toda e qualquer afirmação de que deus exista e não é provada, se torna apenas uma hipótese, é o que eu chamo de conceito ou termo.

Estou cético em relação a sua afirmação de que deuses não existem e estou me valendo do ônus da prova, que pertence a você.
E pra que quer provas se acha impossível provar? Agora me lembrei daquele texto provando uma negação deve ter algo de bom pra discussão.

O agnóstico faz de deus uma exceção para o ônus da prova.

Pelo contrário, é o ateu quem faz isso. Ele afirma "deus não existe" e quer que os teístas provem!  :histeria:
Eu não quero que teísta prove, já tenho minha opinião formada. Eu quero é que agnóstico me diga que é impossível provar que deus não existe.

Deus é falseável? Já cansei de pedir provas.
O que eu disse que é falseável é a inexistência de deus e expliquei detalhadamente o porquê.

Narkus

• Visitante
« Resposta #172 Online: 26 de Maio de 2007, 01:28:07 »
Vc diz que agnosticos questionam a "negacao de deus para tudo"… Me dá um exemplo em que deus não pode ser negado?

Foi uma frase mal feita. Eu quis dizer que o angóstico nega apenas a questão da existência/inexistência de deus, e não atribui qualquer mistério à entidade deus.
Me explique isso! Você está dizendo que não é atribuído qualquer mistério à entidade deus? Então defina deus oras! O que é deus??? O que não tem mistério pode ser definido! O que vais argumentar agora? Você está dando voltas! Vais tentar achar um meio termo denovo é?

Na "minha opinião" a única coisa que impede a negação plena e comprovada desse Deus atual é o desconhecimento humano sobre a origem do tempo e da matéria.

Ou seja, falta saber tudo.
Você já contradisse sua primeira resposta…
Se o homem soubesse tudo não haveria mistério certo? E quais as únicas coisas que podemos atribuir a Deus? Somente aquilo que não conhecemos, você está dizendo isso! E anteriormente disse que o agnostico não artibui mistérios a deus!
Vais inventar outro meio-termo do tipo "suposição de crença"?

Posso dizer que o resto a ciência já provou que não há qualquer intervenção divina!

Existir não implica em intervir. Não conhecemos tudo, portanto não sabemos o que intervém com tudo.
"existir não implica em intervir"…
Defina o que é existir sem intervir! É algum observador imaginário?

"Não conhecemos tudo, portanto não sabemos o que intervém com tudo"
E daí? Nem sabemos se há algo que intervém com tudo! E denovo tais dando uma idéia contrária a sua primeira afirmação de que o agnóstico não atribui mistério a entidade deus. Você está dizendo que é possível alguma intervenção divina só porque não conhecemos tudo?

Portanto a possível existência desse Deus atual depende desse desconhecimento do homem.

Como eu já disse, é impossível dizer "o que é" o desconhecido. Talvez deus exista e não sabemos… não sabemos :)
"Como eu já disse, é impossível dizer "o que é" o desconhecido"
Se é impossível dizer o que é desconhecido podemos dizer que "desconhecemos" o desconhecido! Isso é óbvio! O homem nem sequer formulou todas as perguntas possíveis, então obviamente há muito desconhecido que ele desconhece. Aonde você quer chegar? No infinito?
Vixe…

E outra coisa… Você não disse se estou certo ou errado na minha afirmação. Que o Desconhecido pode ser algo desconhecido isso é óbvio.

"Talvez deus exista e não sabemos…"
Me defina o que é deus. Se você diz que algo pode existir é necessário definir o que é este algo, correto? Já estou prevendo mais uma invenção de meio-termo para esta questão.
só falta você me dizer que é possível levar em conta a possibilidade de existência de algo que nem podemos definir.
Denovo… 0 = 2x0 = 0+0

Se o homem provar a origem do tempo e da matéria ou algo que solucione este enigma, as definições de deus irão simplesmente mudar e receber outros atributos desconhecidos pela humanidade.

Isso é uma profecia?
É uma certeza que tenho mesmo! É a mesma certeza que tenho de que o ano que vem será o ano de 2008. A solução do enigma da definicao da origem do tempo e da matéria corresponde a prova de que esse "deus responsavel pela existencia do tempo e da materia" não existe. Vão ter que dar outros atributos de outras dúvidas que deverão surgir para que exista novamente a possibilidade de existencia de algum deus.

Nem eu, mas como você mesmo disse sempre algum teísta "reinventará" deus de uma forma que não saberemos explicar.
Ué? Você está ironizando ou está concordando comigo?
Só podes estar ironizando, porque na resposta anterior você classificou essa minha afirmação de "profecia". Agora virou certeza pra você?

Se você crê que deus não existe vc já passa a ser ateu.

Sim, eu sou ateu e agnóstico. Agnosticismo é ceticismo, ateísmo é crença… possuo ambos e sei diferenciá-los.
Ok…

E eu não entendo a lógica de considerar a possibilidade de existência de deus mas não considerar a possibilidade de existencia de duendes ou fadas.

Duendes e fadas são, desde sua origem, folclore.
Ok… O deus atual também é folclore! Deus do sol, da chuva, do vento… É tudo folclore. Procura o significado da palavra folclore que vais ver. A possibilidade de existência de deus só é considerada porque alguém alguma vez acreditou em deus e essa crença passou em culturas e gerações.

Mesma coisa a lenda do boi tatá aqui de Florianópolis. Hoje em dia ela é ignorada, mas durante algumas gerações foi tida como realidade pelo povo açoriano nativo daqui.

Procure saber o significado da palavra folclore. A lógica do significado vale pra qualquer crença que faça parte de uma tradição cultural. E não me venha dizer que o deus atual não faz parte de um folclore mundial, onde recebe diferentes nomes e diferentes atribuições que variam conforme o conhecimento cientifico de quem o crê ou o considera possível de existir.

Como eu já disse, a única atribuição possível ao deus atual é colocá-lo como algo responsável pela existência do tempo e da matéria. É mais fácil admitir que não se conhece a origem dessas duas grandezas, do que admitir a possibilidade de deus existir. É um engodo sem tamanho isso.

Denovo misturando as coisas. Nenhum agnóstico aqui disse que deus é responsável pelo tempo e espaço.

Repito, o agnóstico questiona: "deus é responsável pelo tempo e espaço?" não sei.
Eu não disse que algum agnostico disse que deus é responsável pelo tempo e espaço.
O que eu disse é que, do meu conhecimento, apenas o surgimento do tempo e do espaço é que são conceitos possíveis de se atribuir a um deus que seja possível de existir.

E faltou você definir esse deus possivel de existir também…