Lendo uma pergunta do _thiago em outro tópico me veio uma questão que pra mim é quase uma dúvida existencial: qual é o segredo dos mercados de assistência técnica/revenda de usados em eletrônicos e eletrodomésticos?
Digo: os preços cobrados geralmente são algo que me soam inacreditáveis, tipo: é comum eu passar na frente de lojas
deste tipo e ver coisas como
"microondas semi-novo com aproximadamente 6 ou 12 anos de uso: 250 reais".
Ou então o cara levar um aparelho que custa 700 reais na loja (só que o da loja além de novo é mais moderno), e o técnico cobrar 500 reais por uma peça.
Não é sobre a justiça ou não do preço nem nada mais sobre a "ética" do mercado, eu reconheço que existe todo o aspecto do conhecimento técnico e risco de levar um choque mortal e horas a fio se sujando de graxa que o técnico teve para fazer reviver o velho televisor analógico de 29 polegadas, e talvez mesmo assim o preço seja exagerado (em relação a todos os custos somados) mas não vem ao caso, como não vêm ao caso os aspectos digamos "ecológicos" de mais lixo eletrônico no ambiente ou coisas do tipo... mas como este mercado consegue clientes, sobretudo o de revenda?
Pra mim tem um fosso na relação custo-benefício que deveria ou inviabilizar o mercado de assistência ou fazê-lo praticar outros preços, mas isso não acontece.A dedução que faço às vezes quando passo perto duma dessas lojas é que aquele preço da plaquinha é só tipo um lance inicial ao contrário, pra iniciar uma eventual pechincha, não sei, nunca comprei nestes lugares, mas me custa a crer que alguém pague 300 reais a vista ou com juros num aparelho microondas ou 700 numa TV de um modelo antigo, com anos de uso, e que já deu defeito pelo menos uma vez, à vista e com no máximo de três meses de garantia (da loja) quando modelos similares novos, de marcas reconhecidas, com pelo menos um ano de garantia (da fábrica) e parceláveis em muitas vezes "sem juros" por as vezes são vendidos até mais baratos.
Quanto à assistência técnica eu até conheço muita gente que usa, mas eu nem sei a última vez que levei um produto para consertar: aposto sempre em marcas reconhecidas (Brastemp, LG, essas coisas...) e quando eventualmente pifa jogo fora ou deixo fazendo lixo em cima do guarda-roupa e compro outro. Nem me dou ao trabalho de levar à assistência se já tiver passado da garantia.
Então as perguntas são: vale a pena reformar produtos eletrônicos pela metade do preço de um novo na loja? E realmente tem gente que compra usados em lojinhas de assistência técnica pagando o preço de um produto novo ou tem algum segredo que não me contaram?