O que determina que uma nação faça parte do G7?
Quando foi criado até o fim da guerra fria eram os sete maiores países capitalistas em termos econômicos e mais desenvolvidos, ou as 7 maiores potências. EUA, Canadá, Itália, França, Japão, RU e Alemanha.
Por que um país mega desenvolvido como a Coréia do Sul não é parte do G7?
Porque foi nos ultimos 20 anos que a Coréia do Sul atingiu um patamar de desenvolvimento alto, e foi quando o G7 começou a perder importância e a nunca chegaram entre as 7 grandes economias, nem mesmo entre as 10.
Por que países desenvolvidos e ricos como a Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Suíça e outros não são parte do G7?
Porque são pequenos e não tem grande relevância militar. Mas isso nunca foi problema, pois os interesses sempre foram alinhados entre o G7 e esses países.
Por que se dá tanta importância à Índia, já que ela é uma merda muito grande, mais merda ainda que o braziu?
Porque é uma "merda" grande, com grande capacidade militar e uma grande população e um mercado muito grande e se desenvolve mais rápido.
Por que a Rússia é chamada para as reuniões do G7 e a China não, já que a China tb é uma potência bélica nuclear?
Porque a Rússia é um país europeu também e depois do colapso da URSS foi preciso realinhar os interesses da potência nuclear que na época era muito mais importante que a China. Assim foi "natural" que o G7 fosse integrado por um país que muito poderoso militarmente.
Hoje o G7 está obsoleto. Já não se decide o destino do mundo através dele. Não há concertação mundial sem os grandes países em desenvolvimento, Índia, Brasil, México, Turquia e outros como a própria Coréia do Sul e Austrália, e muito menos sem a China.