Mais ou menos. Mais quanto ao que suponho explicar por que não simplesmente colocam tudo na internet assim "de sopetão". Tem toda a parte comercial a ser estruturada com cuidado para não perder anunciantes, o investimento, ou deixar de ganhar tanto quanto poderiam ganhar adicionalmente com esse "canal" adicional. Sem contar ainda talvez questões de regulamentação, não sei.

Outra possibilidade é preguiça/inércia da forma como tocam o negócio e fugir de tentar inovar. Eu já achei super-estranho as próprias emissoras serem contrárias à TV digital brasileira ter mais de um canal (seriam possíveis até quatro, tecnicamente, acho) por emissora. Imagino que talvez as menores tenham visto isso como possível consolidação de um monopólio da globo, que talvez fosse lucrar às pencas com globo1, globo-notícias, vale-a-pena-ver-de-novo1 e vale-a-pena-ver-de-novo2, enquanto eles mesmo não têm tanta produção própria estocada e sairia comparativamente mais caro licenciar algo capaz de concorrer.