Eu estou focado realmente na pós de três universidades: Harvard, Stanford e Sorbonne, as duas últimas com descontinho camarada. O meu professor é emérito nisto, condecorado naquilo, premiado logo ali, e tal, com ele é fácil arrumar as aprovações, não terei problemas quanto a isto.
O objetivo é estudar o ponto de vista internacional a respeito de certos assuntos relacionados à economia e à geopolítica, chato demais para explicar. Na Sorbonne eu terei um ensino mais "socializado" e "formal", já nas universidades dos EUA terei um ensino mais "analítico" e "modernizado", não há uma diferença relevante. As diferenças específicas nas abordagens eu conseguirei distinguir bem, mas e a "relevância" da universidade? Não vejo modos de comparar todas efetivamente, considerando somente as qualidades acadêmicas. Também é impossível saber qual tem mais relevância no mercado, perguntas como "se um candidato de cada uma destas universidades estivessem disputando a mesma vaga, e os seus únicos diferenciais fossem as faculdades em que estudaram" não podem ser respondidas.
Os fatores externos como ambiente, instalações, arredores, país e, em primeiro lugar, mulheres gostosas, são basicamente iguais em todos, o problema é com as universidades em si.