Engraçado, esse levantamento... Eu, como funcionário, entre os 15 e 17 anos fui extremamente humilhado. Na época achava ruim, lógico, hoje agradeço aos que me fizeram isto.
E ter sido humilhado de que maneira te deixou melhor ?
Recentemente estava discutindo com uma amiga uma indagação dela: "Por que algumas pessoas têm a necessidade de menosprezar outras pessoas no trabalho?". O assunto foi se desenrolando, e em suma, acho que a "humilhação" foi o ponto chave da discução.
Se a humilhação foi o ponto chave a discussão e não os fatos que fizeram uma pessoa se desenvolver no trabalho , me parece que se fugiu ao assunto.
Nos exemplos que usei de pessoas que eram "bem de vida financeiramente", "o desenrola bucho de trabalho" foi que em todos os casos estes passaram por grandes humilhações.
Primeiro: 'bem de vida financeiramente' não significa necessariamente 'gente boa'. Aliás, grandes empresários são muitos deles bastante violentos com os seus funcionários, por assim dizer. Isso porque se acostumaram a pisar nas pessoas para 'subir na vida', e não acho isso um bom exemplo.
O fato de se tornarem desagradáveis é porque em geral a sua egomania não lhes deixa ver que há outros serem humanos ao redor. Ou vê inimigos, possíveis usurpadores ao poder que ganharam, ou inferiores que 'merecem' serem tratados mal porque são menos espertos.
Destes casos, por exemplo, tenho um que pedia e roubava no sinal, quando criança, aqui em fortaleza. Foi um grande ou é ainda um grande gerente de uma super rede. Hoje já deve estar se formado em outra área, além da filosofia e etc. Outro recentemente conhecido, é o Danilo Gentili, que não só passou por humilhações, como por tragédias familiares, mas não vem ao caso. Há vários outros.
Só um lembrete: eu estava falando em formar equipes, não em ficar rico ou ser mais poderoso -que você entende como sucesso.
No trabalho (Não especificamente o que tenho hoje), percebo que as pessoas que sabem mais, na verdade, são as que mais aparentam não saber nada, isto me intriga... (Acho que aquele cara da frase "dê o trabalho a um preguiçoso", percebeu isto antes) Outra coisa que percebo, é que estas mesmas pessoas não exitam em ensinar o que sabem, e as que exitam, geralmente, sabem bem menos do que as primeiras. É compreensivo que as pessoas tentem guardar "segredos de informação", assim, em suma, destacam-se mais do que as demais.
Quem sabe não tem medo de que outro saiba, porque quem sabe mesmo, sabe também estar na frente. Por outro lado, quem sabe sempre tem um monte de trabalho pela frente e precisa de ajuda. Então não hesita em ensinar, ao mesmo tempo que se colocar sempre em evidência vai fazer com que sobre mais trabalho, então aparentar não saber tanto é só um tipo de defesa corporativa para que sobre um pouco de trabalho para as outras equipes, saca ?

O que me intriga na verdade é: Existe uma pessoa que não sofreu humilhação na vida, e esta seja humilde?
Na verdade, não conheço nenhuma, e fico me perguntando se na raça humana o cérebro tem que viver essas situações, e só assim tirar uma conclusão de que isto, por si só, é errado.
Puz... Acabei me estendendo, mas pra não sair do foco do tópico:
Vc conhece uma pessoa que não foi humilhada (Uma humilhação razoável) na vida e esta seja humilde?
Talvez não exista, mas isso não significa que uma pessoa deva passar dificuldades para ficar humilde. Dificuldades podem ajudar a moldar o caráter, mas não temos certeza de qual será o resultado !
Pessoas que sofrem na vida resolvem seus problemas cada um de um jeito: Pode ser como Hitler, Mussolini, Julio César ou Gandhi, todos eles sofreram bastante na vida, e foram humilhados.
Estou falando em extremos em termos de atitude para servir de comparação, claro.