Autor Tópico: Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas  (Lida 1016071 vezes)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Re:Perguntas idiotas (ou não!) que não merecem um tópico só para elas
« Resposta #9875 Online: 14 de Junho de 2013, 19:28:47 »
Como o BB e a CEF podem ser considerados "a materialização do monopólio mantido pelo Estado"? :hein:

Considerando os poderes exclusivos deles em financiamentos criados pelo governo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9876 Online: 15 de Junho de 2013, 07:10:20 »
Como o BB e a CEF podem ser considerados "a materialização do monopólio mantido pelo Estado"? :hein:

Considerando os poderes exclusivos deles em financiamentos criados pelo governo.

Mas neste caso "monopólio" não seria uma palavra muito forte?
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9877 Online: 15 de Junho de 2013, 09:18:17 »

Exatamente quais?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9878 Online: 17 de Junho de 2013, 13:55:38 »
Imagino que o financiamento através de BB e Caixa sejam mais baratos por imposição do gunverno. Não deve ser o que é mais adequado à saúde financeira destes bancos.

Deve ser meio que nem o preço da gasolina. A Petrossauro quer aumentar mas o gunverno controla artificialmente, para atender aos seus interesses políticos.

É o intervencionismo criticado pelo John Defterios na CNN.
« Última modificação: 17 de Junho de 2013, 14:56:53 por famado »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #9879 Online: 17 de Junho de 2013, 14:08:49 »

Por quê?

Exatamente quais?

Saia para o mundo benhê. Caixa detém monopólio nas loterias, legalização de sorteios, premiações e tudo mais, mas isso até que recebe uns argumentos interessantes de defesa (de gente que defende um estado total, sem participação da iniciativa privada, mas ok), e lidera de longe o mercado dos financiamentos populares com a forcinha que o BC faz para que os bancos estatais ofereçam aquelas taxas baixinhas camaradas.

O BB até responde processos no CADE por causa da centralização feita nele.
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,cade-mantem-punicao-ao-bb-por-monopolio-no-credito-consignado,91578,0.htm
Você pode consultar o andamento e a versão digital na consulta processual do CADE.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9880 Online: 17 de Junho de 2013, 15:57:59 »

Por quê?

Monopólio não é apenas uma empresa poder explorar uma determinada atividade (ex: correios)? Monopólio do Estado no sistema bancário não seria na hipótese de apenas a Caixa e o BB poderem explorar esta atividade? Porque se for neste sentido, não é verdade.

Concordo que eles tem alguns privilégios (e também algumas desvantagens), mas não tem o monopólio.

"Deus prefere os ateus"

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #9881 Online: 17 de Junho de 2013, 19:12:49 »

Por quê?

Monopólio não é apenas uma empresa poder explorar uma determinada atividade (ex: correios)? Monopólio do Estado no sistema bancário não seria na hipótese de apenas a Caixa e o BB poderem explorar esta atividade? Porque se for neste sentido, não é verdade.

Concordo que eles tem alguns privilégios (e também algumas desvantagens), mas não tem o monopólio.

Monopólio de serviço é diferente de monopólio de mercado.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9882 Online: 03 de Julho de 2013, 11:06:19 »
Como eu me excluo do Linkedin?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #9885 Online: 06 de Julho de 2013, 18:38:37 »
Existe atividade do CC no Orkut? Se não existe, por que manter um link para ele na página inicial ../ ?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9886 Online: 06 de Julho de 2013, 18:49:05 »
É um sinal sutil pra dizer que o CC existe há muuuito tempo ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9887 Online: 06 de Julho de 2013, 19:20:11 »
Orkut ? O que é isso ? :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9888 Online: 07 de Julho de 2013, 00:03:03 »
Orkut ? O que é isso ? :)

Há muito tempo atrás numa galáxia muito, muito distante...
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, 00:07:19 por _Juca_ »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9889 Online: 08 de Julho de 2013, 11:59:26 »
Quem é mais antigo, o Orkut ou o Face? Por que o Orkut fez tanto sucesso no braziu e por que o Face o engoliu agora?

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #9890 Online: 08 de Julho de 2013, 14:11:06 »
Quem é mais antigo, o Orkut ou o Face? Por que o Orkut fez tanto sucesso no braziu e por que o Face o engoliu agora?

Eu ACHO que o Facebook é mais antigo, porém não tinha quase público nenhum aqui no Brasil. Veio o Orkut em 2003/2004, e começou a de repente fazer sucesso no Brasil. Acho que foi a primeira rede social que começou a ter sucesso por aqui.
O fato de terem migrado para o Facebook também é um mistério pra mim. Acho que foi pura modinha, alguns começaram a escapar pro Facebook com a desculpa de que o Orkut tava 'favelizado', e isso começou a empurrar todo mundo, o que ocasionou a 'orkutização' do Facebook. Não tem jeito de escapar disso.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #9891 Online: 08 de Julho de 2013, 14:12:01 »
To vendo muita gente falando que a Petrobrás tá na corda bamba, em crise. É fato? To por fora disso.

Alguém conhece algum artigo bom a respeito disso?

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9892 Online: 08 de Julho de 2013, 14:51:34 »
A Petrobras não está na corda bamba. Ela vai bem. O que ocorre é um complexo de coisas que estão dificultando a vida dela.

Primeiro, o gunverno quer gerar emprego, patrocinar o esporte, controlar a inflação e construir infra-estrutura através da Petrobras e de todas as outras estatais, com a desculpa que elas têm um papel social e não puramente o lucro, como uma empresa privada. Isso aumenta o custeio e diminui a lucratividade das estatossauros.

Segundo, ela está em uma fase de investimento em E&P. O que custa muito caro. Como o petróleo das antigas bacias está escasseando e a produtividade com isso caindo, ela virou-se pro pré sal. Só que precisa de plataformas para tirar o ouro negro do fundo do mar.

Acredito que quando ela estiver extraindo o petróleo do pré-sal (se até lá o PT não destruir a gigante) ela voltará a ser absurdamente lucrativa.

Se eu fosse o gunverno, venderia ela, mas eles preferem matá-la a longo prazo. Na sei se conseguirão.
« Última modificação: 08 de Julho de 2013, 14:56:38 por famado »

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #9893 Online: 08 de Julho de 2013, 14:59:01 »
A Petrobras não está na corda bamba. Ela vai bem. O que ocorre é um complexo de coisas que estão dificultando a vida dela.

Primeiro, o gunverno quer gerar emprego, patrocinar o esporte, controlar a inflação e construir infra-estrutura através da Petrobras e de todas as outras estatais, com a desculpa que elas têm um papel social e não puramente o lucro, como uma empresa privada. Isso aumenta o custeio e diminui a lucratividade das estatossauros.

Segundo, ela está em uma fase de investimento em E&P. O que custa muito caro. Como o petróleo das antigas bacias está escasseando e a produtividade com isso caindo, ela virou-se pro pré sal. Só que precisa de plataformas para tirar o ouro negro do fundo do mar.

Acredito que quando ela estiver extraindo o petróleo do pré-sal (se até lá o PT não destruir a gigante) ela voltará a ser absurdamente lucrativa.

Se eu fosse o gunverno, venderia ela, mas eles preferem matá-la a longo prazo. Na sei se conseguirão.

Uhm, entendi, mas sabe como é o povo com questão de desestatização né.
Eu queria essa informação pra usá-la justamente num debate contra esquerdistas.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9894 Online: 08 de Julho de 2013, 16:55:59 »
To vendo muita gente falando que a Petrobrás tá na corda bamba, em crise. É fato? To por fora disso.

Alguém conhece algum artigo bom a respeito disso?

Não conheço muito de economia, mas faz um tempo que li que a Petrobrás, ainda no comando de Sérgio Gabrielle, provocou um prejuízo estratosférico que ainda rende problemas. Leia aqui:

Negócio da Petrobras trouxe prejuízo de 1 bilhão de dólares
TCU investiga compra e venda de refinaria da estatal de petróleo brasileira no Texas, um dos piores negócios já feitos na história da empresa
Malu Gaspar

DE PAI PARA FILHO - A refinaria de Pasadena, no Texas: comprada na gestão de Gabrielli, acabou se transformando em um problemão do qual Graça Foster (no detalhe) quer se livrar  (Agência Petrobras e Glaicon Enrich/News Free)

Desde que assumiu a presidência da Petrobras, em fevereiro, a engenheira Maria das Graças Foster, ou Graça, como é conhecida, já teve de vir a público admitir o fiasco em dezenas de perfurações de poços ao longo dos últimos oito anos e ainda dobrar-se diante da alarmante queda no nível de eficiência de suas plataformas. Agora, o incômodo é um daqueles esqueletos escondidos no armário pela gestão anterior que, uma vez descobertos, tiram o sono. O esqueleto em questão é uma refinaria comprada pela Petrobras em Pasadena, no estado americano do Texas. O negócio é um dos mais malsucedidos da história da estatal. Em 2006, a Petrobras comprou 50% da refinaria, ficando a outra metade com a trading belga Astra Oil. A parceria foi desfeita em junho passado depois de acirrada disputa judicial. A Petrobras, então, adquiriu as ações da Astra Oil e ficou como única dona da refinaria. Não se entende por que pagou um preço tão alto por uma refinaria velha e defasada, que só dá prejuízo e dor de cabeça. A estatal brasileira já enterrou em Pasadena cerca de 1,18 bilhão de dólares. Quando, há seis meses, finalmente decidiu livrar-se dela, pondo-a à venda, entendeu o tamanho do rombo. A única oferta recebida - da multinacional americana Valero - foi de cerca de 180 milhões de dólares, pouco mais de um décimo do valor pago. Obviamente, Graça hesita em aceitar a oferta, o que a forçaria a assumir publicamente o rombo bilionário, mexendo em um vespeiro cujas reais dimensões estão sendo investigadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os detalhes do negócio, aos quais VEJA teve acesso, ajudam a esclarecer por que, dentro da própria estatal, pairam suspeitas de que o caso Pasadena pode não ser um erro de cálculo, um mau passo de gestão, a que todas as empresas estão sujeitas. Nada disso. A compra da refinaria tem o DNA para se tornar um escândalo.

E mais aqui:

A Petrobrás reconhece o mau negócio de Pasadena
24 de maio de 2013 | 2h 08

O Estado de S.Paulo

A presidente da Petrobrás, Graça Foster, admitiu ontem, em audiência pública na Câmara dos Deputados, que a estatal não adquiriria, hoje, a Refinaria de Pasadena, no Texas. Deu mais um passo rumo ao reconhecimento de que a aquisição da refinaria, na gestão Gabrielli, por US$ 1,18 bilhão, foi uma operação injustificada. Mais cedo ou mais tarde, a Petrobrás poderá ser obrigada a esclarecer o mau passo - por exemplo, caso se instale a CPI subscrita por 199 parlamentares, e se o tema for corretamente levantado pela oposição.

A Refinaria de Pasadena foi adquirida em 2006 por uma trading belga (Astra/Transcor) por apenas US$ 42,5 milhões e revendida à Petrobrás, em 2007, por quase 30 vezes mais. No balanço do quarto trimestre de 2012 a estatal reconheceu uma perda de US$ 465 milhões e retirou a refinaria da lista de ativos que seriam postos à venda. Hoje, para não ter mais prejuízo, Pasadena precisa de mais recursos, diz Foster.

Nas últimas semanas, graças à comunicação mais clara de sua presidente, a Petrobrás recuperou um pouco seu valor de mercado e volta a atrair investidores. Não teve dificuldades para colocar US$ 11 bilhões no exterior, dos quais US$ 5 bilhões serão empregados no pré-pagamento de dívidas mais caras. Mas os recursos são uma fração dos investimentos de US$ 236,7 bilhões previstos no quinquênio 2013/2017.

A Petrobrás já admitiu outros erros graves de planejamento, como na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, em que o custo inicial de US$ 2,5 bilhões foi multiplicado por sete (US$ 17,35 bilhões).

Agora começa a desfazer-se de ativos não estratégicos, em especial no exterior, ao mesmo tempo que procura corrigir as falhas operacionais que levaram à estagnação da produção, há já quatro anos.

O que se deve discutir, tanto no caso da Petrobrás como em grande parte dos investimentos comandados pelo setor público, é a qualidade do planejamento e o custo dos investimentos. O melhor caminho para saber se as previsões são realistas é verificar quanto custaram projetos semelhantes feitos por outras empresas ou entes públicos. O Brasil não é exceção em obras caríssimas.

Mas é possível identificar referências, obter estatísticas sobre o que ocorreu em projetos semelhantes e fazer planejamento realístico. Executivos privados - ou governos - costumam subestimar custos e superestimar receitas. Bancos de dados geridos por órgãos independentes poderiam ajudar a evitar erros.

Isso é que se chama falta de gestão, má administração, descontrole total no mínimo ou má fé (baixo dos panos).
Pesquise Petrobrás e Pasadena e arrepie os cabelos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9895 Online: 08 de Julho de 2013, 17:03:55 »
São vários os casos de má-gestão e incompetência, sem considerar os de desvios e corrupção. Basta ver o caso da 'refinaria para a Venezuela' que foi orçada inicialmente em US$ 6 bilhões e hoje já está estimada em US$ 20 bilhões.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9896 Online: 08 de Julho de 2013, 19:00:55 »

Eu ACHO que o Facebook é mais antigo, porém não tinha quase público nenhum aqui no Brasil. Veio o Orkut em 2003/2004, e começou a de repente fazer sucesso no Brasil. Acho que foi a primeira rede social que começou a ter sucesso por aqui.
O fato de terem migrado para o Facebook também é um mistério pra mim. Acho que foi pura modinha, alguns começaram a escapar pro Facebook com a desculpa de que o Orkut tava 'favelizado', e isso começou a empurrar todo mundo, o que ocasionou a 'orkutização' do Facebook. Não tem jeito de escapar disso.
o orkut é de 24 de janeiro de 2004 e o Facebook é de 4 de fevereiro de 2004. Acho que o fato de ser do Google pesou no início da rede, quando já era algo mundial, enquanto o Facebook ainda era focado no mercado americano.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #9897 Online: 09 de Julho de 2013, 10:00:10 »
São vários os casos de má-gestão e incompetência, sem considerar os de desvios e corrupção. Basta ver o caso da 'refinaria para a Venezuela' que foi orçada inicialmente em US$ 6 bilhões e hoje já está estimada em US$ 20 bilhões.
Incompetência eu não acredito muito. Acho que é intencional. E a maior parte do mal parte do gunverno do PT.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9898 Online: 12 de Julho de 2013, 19:41:05 »
De 0 a 12,35...quão perigoso é comer um pedaço mudado de pizza?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9899 Online: 12 de Julho de 2013, 19:56:33 »
Só da para saber depois de uns 10 minutos, mas aí é tarde.

Vc já comeu? :|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!