Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59035 vezes)

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #350 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:32:47 »
Não é necessário possuir o "glamour" do título de "sábio indiano" ( ...que morre de cólera... :D ) para chegar a esta conclusão, é simples lógica.

Sem o glamur não tem graça. Ou pq vc acha que hj o mundo está sendo varrido pela essa onda "orientalista"?  

Luz

• Visitante
« Resposta #351 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:33:24 »
Ei... não se esqueça de dizer que "essa" é a "versão científica". 

Vc é capaz de provar a veracidade de alguma outra versão ?

[ ]´s

Não sou capaz de provar nem a científica...  :lol:  Tudo bem, tudo bem... já me recolhi...  :P
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 16:35:30 por Luz »

APODman

• Visitante
« Resposta #352 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:34:59 »
A intuição não é um processo espiritual mas o resultado de processos cerebais não-conscientes.

Sua intuição e sua razão consciente são exatamente a mesma coisa. A diferença entre os dois é que enquanto a intuição provém de processos analíticos inconscientes a razão consciente provém de processo analíticos conscientes.

É apenas um efeito de redundância do cérebro de modo a ter percepção do ambiente o tempo todo mesmo quando cérebro está ocupado em um processo consciente.

[ ]´s

Pra começar, vc está se referindo a que com o termo "espiritual"?

E segundo, tudo é um processo ... grande coisa, é isso que nós estamos falando desde o começo.
A meditação serve pra obter controle sobre os processos inconsciente e supraconscientes e dali obter insights ...

Que, quando possuem valia, não terão valia maior do que aqueles dos processo conscientes.

Ou seja, todo seu controle é nada.

Tomo emprestada as palavras do colega Elieber:

Ter um "insight" que deus existe não prova nada ...  
Ter um "insight" com os números da mega-sena e for certo você fica milionário  
Mas tem que ter o "insight" e jogar ...

Acho que vcs pensam que só é possivel acreditar ou na ciencia ou na filosofia ... pff ...

E pq devo acreditar em afirmativas de fé ?

[ ]´s

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #353 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:37:25 »
E porque os insights devem ter um fundo metafísico?
Porque é dali quem vem o entendimento da Verdade. E a Verdade é metafisica.

O problema está ai. O salto entre experiencia pessoais e a Verdade. Extrair a Verdade de uma meditação é tão valido do que extrair outra completamente diferente de uma oração cristã.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #354 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:37:45 »
Os caras querem comparar um insight durante profunda meditação a um "insight" sobre os numeros da mega sena.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

APODman

• Visitante
« Resposta #355 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:38:22 »
Não é necessário possuir o "glamour" do título de "sábio indiano" ( ...que morre de cólera... :D ) para chegar a esta conclusão, é simples lógica.

Sem o glamur não tem graça. Ou pq vc acha que hj o mundo está sendo varrido pela essa onda "orientalista"?  

Vero, quanto maior o glamour maior a sensação de autoridade ( consequentemente maior confiabilidade: Milgram estava correto) e mais conforto trás aqueles que necessitam destas crenças para que o mundo pareça, ou que venha a ter a esperança de parecer, menos indiferente as suas dores e angústias.

O fato é que o universo é indiferente a nós.

[ ]´s

APODman

• Visitante
« Resposta #356 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:39:21 »
Os caras querem comparar um insight durante profunda meditação a um "insight" sobre os numeros da mega sena.

Demonstre que seus insights em meditação são mais válidos do que aqueles tomados durante o palpite de uam mega sena.

[ ]´s

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #357 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:40:22 »
O problema está ai. O salto entre experiencia pessoais e a Verdade. Extrair a Verdade de uma meditação é tão valido do que extrair outra completamente diferente de uma oração cristã.

Existe meditação no cristianismo também, e os que meditaram chegaram as mesmas conclusões, procure sobre Thereza de Avila.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #358 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:41:09 »

Demonstre que seus insights em meditação são mais válidos do que aqueles tomados durante o palpite de uam mega sena.

[ ]´s

Não são meus insights, eu sou leigo amigo, eu estou me referindo aos insights dos grandes sábios da humanidade, não aos meus.

Albert Einstein por exemplo obteve diversos insights a cerca da realidade para elaborar suas teorias, a ciência também não existe sem eles.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 16:43:26 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

APODman

• Visitante
« Resposta #359 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:42:21 »
E porque os insights devem ter um fundo metafísico?
Porque é dali quem vem o entendimento da Verdade. E a Verdade é metafisica.

O entendimento da verdade provindo do inconsciente é o mesmo do consciente. Como dito anteriormente os processos que os geram são os mesmos.

O grande perigo da intuição porém é que ela é profundamentamente afetada pelas emoções dai que se torna uma verdade enviezada.

[ ]´s

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #360 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:43:17 »

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Como sempre, quando fica sem resposta, rí ... 
é no mínimo lamentável ...  :no:

Você acha que um "insight" da mega-sena não é valido? é isso?  :o
Para mim "insights" são "insights", me explique a difença.  :olheira:
Ter um "insights" com deus quer dizer que você mais evoluído? é isso que quer dizer?  :histeria:

Se não consegue levar um debate adiante, então nem começe ...  :no:
Acho que você deveria se recolher, meditar e ver se consegue algum "insight" para continuar o debate !!!  :stunned:

Apesar de tudo fico com o "insight" da mega-sena  :)
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #361 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:50:02 »
Vcs já se perguntaram o que aconteceria quando a dita "ciência ocidental" começar a explicar coisas que eram ditas como metafísicas?

Sim...
Vão organizar tudo em conceitos mais específicos e falar em diferentes palavras sobre a mesma coisa.

E ja se perguntou se já existe alguma coisa que ja forá explicado mas é ignorado pelo meio ocultista?
Obviamente que sim, sendo que o ponto especifico do qual tratamos, continua não tendo uma resposta certa da ciência, apenas especulações.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #362 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:57:16 »
Vcs já se perguntaram o que aconteceria quando a dita "ciência ocidental" começar a explicar coisas que eram ditas como metafísicas?

Sim...
Vão organizar tudo em conceitos mais específicos e falar em diferentes palavras sobre a mesma coisa.

Caso um dia se explique, se prover, é óbvio que vai se reorganizar tudo, vai se ter uma nova verdate, mas primeiro tem explicar, sem explicar não adianta, sem provar não adianta !!!
O problema é o significado de algo cientificamente "provado".

As religiões explicam e mostram como "verificar" o que estão falando, só que isso difere do método científico, então não é aceito como "prova".
Entretanto é algo verificável que qualquer um pode conhecer e saber.

Por exemplo, pouco tempo atrás, dois cientistas perceberam ao observar fatos diferentes, que existia um escurecimento global, onde em alguns lugares até 20% da luz solar que chaga a terra era reduzida.
Isso a principio não foi aceito, por "aparentemente" contrariar o aquecimento global.
Depois de algum tempo, isso foi "provado" e aceito pela comunidade científica, mas mesmo antes disso acontecer, os 2 cientistas estavam com a razão e os fatos que observaram e as conclusões que tiraram deles eram reais.
Não ser "provado" cientificamente, não mudou a realidade do fato de que eles conheciam algo real que era ignorado pela comunidade científica e que era "verificável" e "falseável".

Se a ciência desconhece o que nós já conhecemos hoje... isso não muda nada pra mim nem pra quem conhece isso. A ciência um dia conhecer isso, só muda alguma coisa pra quem desconhece.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Luz

• Visitante
« Resposta #363 Online: 29 de Outubro de 2007, 16:59:30 »
Quando eu digo que são MUNDOS que não se comunicam...  :P

A Ciência pode ser a nossa melhor ferramenta (e não vi ninguém aqui no tópico negando isso), mas não é a única. Acho que toda a discussão se resume a apenas isso: uns se baseiam APENAS na Ciência, outros não.   :?

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #364 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:00:59 »
Se Deus é atemporal e o futuro ocorre em seu presente ele SABE quais serão as escolhas de nós seres temporais que determinam o futuro que presencia. O problema é que por ser infalível seu conhecimento não pode ser violado pelas ações nossas ações em nosso universo temporal.  Assim o futuro está determinado pelo observador deste futuro ( Deus )

A nós, seres temporais por sua vez, resta apenas agir tendo a falsa impressão de estarmos agindo com absoluta originalidade. Desta forma temos um pseudo-livre-arbítrio.

É EXATAMENTE ISSO que a filosofia oriental diz, que nosso livre-arbitrio é uma ilusão e estamos presos as leis da natureza, como as fisicas e outras mais sutis como o karma (causa-efeito). E só é possivel o real livre arbitrio quando deixamos de existir somente na realidade temporal e nos unimos ao Eterno ( samadhi ).
É por isso que Krishna fala sobre amarras karmicas e Cristo sobre ser escravo do "pecado".

Mas supostamente temos o livre-arbítrio para obedecer a essas causas e efeitos ou atingir a iluminação, isso se não estivermos em um dos "infernos" onde não podemos atingir a iluminação.
O livre-arbítrio seria então "parcial" mas poderia se tornar "total" a qualquer momento, bastando escolher buscar atingir a iluminação.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #365 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:05:01 »
Vero, quanto maior o glamour maior a sensação de autoridade ( consequentemente maior confiabilidade: Milgram estava correto) e mais conforto trás aqueles que necessitam destas crenças para que o mundo pareça, ou que venha a ter a esperança de parecer, menos indiferente as suas dores e angústias.

O fato é que o universo é indiferente a nós.

[ ]´s

Uma coisa que sempre me intrigou é isso. Por que os ditos místicos sempre apresentam esse ar de superioridade? Acham que conhecem uma Verdade suprema, algo maior. Consideram quaisquer conhecimentos diferentes dos deles como algo inferior. Seja científico, seja filosófico ou mesmo religioso.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #366 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:10:26 »
Boa pergunta, já feita e não respondida hehe.... Sempre eles vêm com essa de "vc não entende deus" e bla, bla, bla, bla....... O foda é ter que ver um imbecil tachando todas as pessoas que não aceitam essas fantasias de "imaturo", "pretensioso", "arrogante", ignorante" e etc........

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #367 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:13:11 »
Como sempre, quando fica sem resposta, rí ... 
é no mínimo lamentável ...  :no:

Você acha que um "insight" da mega-sena não é valido? é isso?  :o
Para mim "insights" são "insights", me explique a difença.  :olheira:
Ter um "insights" com deus quer dizer que você mais evoluído? é isso que quer dizer?  :histeria:

Se não consegue levar um debate adiante, então nem começe ...  :no:
Acho que você deveria se recolher, meditar e ver se consegue algum "insight" para continuar o debate !!!  :stunned:

Apesar de tudo fico com o "insight" da mega-sena  :)

Eu ri da sua comparação, e não pq fiquei sem resposta  :P

Acho que a grande diferença é entre QUEM obtem os insights, se o insight for meu ou seu, muito provavelmente será algo superficial que vem dos nossos egos e das nossas experiências limitadas no mundo, pois estamos apegados a isso e não temos controle sobre os nossos processos mentais.

Já para pessoa iluminada em profunda meditação, não existe ego, não existe experiencia exterior e existe um completo controle sobre todos os processos sensoriais e cognitivos, então o insight é MUITO mais profundo.

Além disso, os numeros da mega sena não são uma Verdade da natureza, são parte de um processo do mundo fenomenico sujeito as leis da natureza, embora não há nada que diga que um iluminado não possa obter esse tipo de conhecimento, mas para que obter o conhecimento do numero da mega sena se você pode obter o Conhecimento da Verdade Absoluta?

Além disso, os insights são sucessivos, e além da meditação, vem expontaneamente com base nas observações que nós fazemos do mundo que nos cerca. Se nós observamos muito o mundo exterior, obtemos insights sobre ele ( ciência ocidental ), se nós observamos muito o mundo interior, obtemos insight sobre ele.

É simples, o problema é que vocês separam uma coisa que não tem separação, como se a crença na metafisica ( reinos da Consciência ) automaticamente fizesse o conhecimento cientifico ocidental desmoronar.

Mas junte a ciência oriental ( interior ) e a ocidental ( exterior ) e tire o melhor proveito das duas sempre com muito discernimento para não cair nos conhecimentos falsos que existem de ambos os lados.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 17:16:27 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #368 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:16:51 »
Não são meus insights, eu sou leigo amigo, eu estou me referindo aos insights dos grandes sábios da humanidade, não aos meus.

Albert Einstein por exemplo obteve diversos insights a cerca da realidade para elaborar suas teorias, a ciência também não existe sem eles.

Que grandes sábios são esses? O que os tornavam grandes sábios? Eles eram realmente iluminados ou apenas eram cercados por um culto?
Se formos medir pelo o que hj conhecemos comos Gurus, acho mais provavel que no minimo não passam de pessoas comuns que foram "santificadas" por devotos.

Albert Einstein considera tolice toda e qualquer religiosidade baseada em experiencias pessoais.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #369 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:19:07 »
Quando eu digo que são MUNDOS que não se comunicam...  :P

A Ciência pode ser a nossa melhor ferramenta (e não vi ninguém aqui no tópico negando isso), mas não é a única. Acho que toda a discussão se resume a apenas isso: uns se baseiam APENAS na Ciência, outros não.   :?

Me dá uma Luz então, pois eu não conheço nenhum outro método que funcione além da ciência.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #370 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:23:15 »

A Ciência pode ser a nossa melhor ferramenta (e não vi ninguém aqui no tópico negando isso), mas não é a única. Acho que toda a discussão se resume a apenas isso: uns se baseiam APENAS na Ciência, outros não.   :?

Me dá uma Luz então, pois eu não conheço nenhum outro método que funcione além da ciência.

Hum... já experimentou meditação? Eu também não!  :lol:

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #371 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:27:05 »
1- Então determina o futuro por observa-lo. E nada pode ocorrer além daquilo que tinha ciência pois de outro modo Deus seria falível.
Discordo, são as escolhas livres que determinam esse saber de Deus e não o saber que determina as escolhas.
Não é que não "pode" acontecer diferente, não acontece pela "escolha" ter sido aquela e não outra.

Se Deus é atemporal e o futuro ocorre em seu presente ele SABE quais serão as escolhas de nós seres temporais que determinam o futuro que presencia. O problema é que por ser infalível seu conhecimento não pode ser violado pelas ações nossas ações em nosso universo temporal.  Assim o futuro está determinado pelo observador deste futuro ( Deus )
Esse é o engano no raciocínio.
Saber a escolha não é o que determina a escolha livre do individuo, é a escolha dele que determina o saber de Deus.
Deus simplesmente sabe, por estar fora do tempo e ter visto no futuro, qual a escolha livre que a pessoa  fez.
Para um ser fora do tempo, isso é como conhecer o passado.

Eu sei que escolha meu irmão fez ontem na hora do jantar e esse conhecimento é infalivel, mas o meu saber não "determinou" a escolha dele, essa escolha foi livre.
Por que motivo a escolha deveria "mudar"?
Se a minha escolha é verde, ela não deve mudar, se mudar, então não é a minha escolha.
Um Deus que toma duas escolhas diretamente antagônicas e auto-excludentes é um idiota. E em nosso mundo estas escolhas são tomadas diariamente.
Não acho que poder escolher de tudo seja idiota, mas sim gosto por diversidade.
Se eu pudesse me dividir em vários seres e experimentar a vida como diversos humanos, cachorros, pássaros, etc, vivenciando as diferenças de diversos seres que fazem escolhas antagônicas, eu também o faria.
Exato, Deus não pode saber o impossível. Mas saber o futuro não lhe é impossível.
Então isso em nada invalida a onipotência.
Mesmo que ele fosse temporal e não pudesse ver o futuro, ainda assim ele poderia fazer tudo o que é possível fazer, o que não inclui conhecer perfeitamente o futuro.
Contudo se futuro se realiza no presente por um Deus atemporal logo ele pode saber o futuro e todas as nossas futuras escolhas ( ele vê e vive o futuro ) e sabia que existiriamos e escolheriamos nossas escolhas muito antes mesmo de existirmos.

Ele SABE de forma absoluta por VER o futuro de forma absoluta.
Apenas por estar fora do tempo, o que significa que ele sabe o futuro, da mesma forma que nós sabemos o passado.
Ele já viu qual escolha você tomou, porque do ponto de vista dele, você já existe e já fez a escolha, sendo que agora ele conhece que escolha você fez.

Imagine que você estuda todas as escolhas da vida de Hitler, então criam uma maquina do tempo e você  vai para um dia antes do nascimento dele.
Você está ali, invisível observando o bebe Hitler crescer.
Você sabe de forma perfeita todas as escolhas que ele vai fazer, mas não é o seu conhecimento que as determina, você só tem esse conhecimento, por ter visto o que ele escolheu quando estava no futuro.
São as escolhas dele que determinam o seu conhecimento e não o contrario.

A forma de verificação é apresentada em religiões, na Yoga, etc...
Para falsear basta pesquisar o assunto, inclusive tem cientista pesquisando isso via métodos científicos.
Demonstram apenas que ocorre atividade cerebral específica (ou correlacionada) não que algo além do físico ( Metafísico ) ocorreu.
[/quote]
Como eu disse, eles estão apenas "pesquisando" algo verificável e já comprovaram alguns dos relatos,  por exemplo, o de que a meditação nos permite controlar de forma consciente, funções da mente que entes eram de controle apenas inconsciente.
Como é algo "verificável" ele estão "pesquisando" o assunto.
Agora, pedir para demonstrar é o mesmo que eu te pedir para demonstra a um analfabeto que a terra é quem gira em torno do Sol e não o contrario.

Ora, agora pouco cientistas estavm demosntrando sua metafísica. Decida-se. ;)
Eu não disse que eles já tinham a resposta, apenas disse que por ser algo VERIFICAVEL, eles estão estudando.
É isso que faz um cientista cético, algo bem diferente de NEGAR algo falseável que desconhecem.
Caso não seja possível demonstração não se trtra de uma verdade absoluta mas de sua verdade de fé.
A demonstração é possível e isso já é ensinado por meios não-cientificos, agora, os cientistas querem demonstrar (ou falsear) isso por meios científicos, algo que é mais difícil por fazer uso de métodos menos adequados para essa questão especifica.
No entanto, eles estão pesquisando, talvez amanhã seja possível demonstrar isso via ciência.
Suas afirmações não possuem peso maior do que aquelas de qualquer evangélico fundamentalista. Ou mesmo em relaçãoa existência e propriedades de um Unicórnio Rosa Invisível.
A diferença clara é que eu apresento um meio de verificação.
Depois, em nenhum momento eu tentei provar que Deus realmente existe, a proposta do tópico era outra, mas foi desvirtuado por ateus.
O que eu fiz foi explicar com eu fiz para saber disso, não passar meu relato como prova pra ninguém.
A intenção foi rebater as afirmações igualmente não-provadas de que isso trata-se de pura crença e não da realidade.
Olhe ao seu redor, desde o computador que utiliza ao aliemnto que consome, a roupa que veste e ao asfalto sobre o qual seus pés ou seu carro andam, tudo é um feito da ciência materialista. Ela definitivamente funciona.

Demonstre resultados do conhecimento de sua ciência religiosa metafísica.

Novamente: Se é sabidamente existente: Prove ! Demonstre !

[ ]´s
Ciências diferentes, méritos e resultados diferentes.
Depois, meu computador existe, não pelo materialismo ser real, mas pela ciência funcionar, mesmo que tenha pontos de vista materialistas.
A ciência funcionar, não prova que o materialismo seja real.
Ontem eu sonhei que estava jogando um jogo em um computador... naquela realidade semelhante a metafísica religiosa, computadores também funcionam perfeitamente.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #372 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:27:40 »
Albert Einstein considera tolice toda e qualquer religiosidade baseada em experiencias pessoais.

- Science without religion is lame, religion without science is blind.

- My religion consists of a humble admiration of the illimitable superior spirit who reveals himself in the slight details we are able to perceive with our frail and feeble mind.

- Imagination is more important than knowledge.

- The most beautiful thing we can experience is the mysterious. It is the source of all true art and science.

- As far as the laws of mathematics refer to reality, they are not certain; and as far as they are certain, they do not refer to reality.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #373 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:34:50 »

A Ciência pode ser a nossa melhor ferramenta (e não vi ninguém aqui no tópico negando isso), mas não é a única. Acho que toda a discussão se resume a apenas isso: uns se baseiam APENAS na Ciência, outros não.   :?
EXATAMENTE.

Alguns querem passar a ciência como a unica fonte de conhecimento valida, quando a própria ciência faz uso de outras formas de conhecimento, como o conhecimento direto (a observação), depois estrutura tudo isso, compara com observações de terceiros, testas hipóteses até chegar a uma teoria verossímil que é chamada de conhecimento científico.

Se assim não fosse, a ciência não poderia adquirir novos conhecimentos, pois trataria de coisas que "ainda" não são científicas.
Se o que "ainda" não é científico, é sinônimo de crença e não tem validade, a própria ciência não poderia mexer com isso.

Aqui todo mundo tem conhecimento não-científico e faz uso dele.
Ninguém aqui pede para que os cientistas "provem" que seus pais realmente existem, ainda assim acreditam neles.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #374 Online: 29 de Outubro de 2007, 17:39:27 »

Que tal a observação direta?
Em grande parte das vezes ela funciona, nem sempre nos "ilude".

Quantos inventores não letrados em ciências diversas, pela mera experimentação, tentativa e erro, não criam coisas novas e uteis?

Nem tudo é fruto da "ciência", a própria ciência não é fruto de si mesma, mas sim de tentativas e erros, bem como a busca por formas de se eliminar enganos e separar superstição de conhecimento.
A matemática não é vista como ciência por muita gentes, e sim como uma ferramenta da qual a ciência faz uso.

Que tal a filosofia como pratica para o desenvolvimento da mente?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!