Puxa, esse tópico está pegando fogo!
Vou dar uma de franco-postador por uns instantes...
Vocês tem que entender também que nós do ocidente começamos a muito pouco tempo a ter acesso aos conhecimentos filosoficos do oriente, principalmente em tão larga escala como hoje em dia.
Muitas pessoas siquer sabem na verdade o que é a yoga, o que é a meditação e por ACHAREM que sabem, muitas vezes não procuram saber o que são de verdade.
Ok, pode até ser verdade, mas do pouco que li sobre yoga, ela se parece muito com outras correntes
místicas orientais, e ocidentais também. O meu (e de outros céticos) desconfiômetro é particularmente
sensível ao fato de que todas essas correntes geraram pouco de útil em todos esses milhares de anos.
As Verdades da filosofia oriental não foram percebidas apenas por um ou dois sábios, mas por MUITAS e MUITAS pessoas que se dedicaram REALMENTE a prática e como uma ciência que expõe os mesmos resultados SEMPRE, a prática da yoga também produz SEMPRE os mesmos resultados.
Talvez porque ela consista em se gerar estados alterados de consciência que criam a ilusão de
unidade com o mundo, de paz, de conhecimento profundo e de atemporalidade. Como esses estados
são SEMPRE criados em cérebros humanos, eles SEMPRE vão gerar a mesma resposta. Da mesma forma,
é por isso que pessoas que tomam LSD sofrem alucinações, pessoas com lesões na região de Broca se
tornam afásicas, pessoas com lesões nos corpos mamilares desenvolvem síndrome de Korsakoff, pessoas que sofrem lobotomias se tornam apáticas e dóceis, etc. etc. Talvez a VERDADE dos místicos seja
simplesmente a verdade do cérebro. Ou seja: que nossas mentes operam de forma parecida, e podem
ser alteradas de forma semelhante. Em outras palavras, o efeito da meditação é um efeito orgânico,
da mesma forma que os orgasmos obtidos através da masturbação. Acreditar que esses estados alterados
tragam alguma informação útil sobre o universo é (se vocês me permitirem um autoplágio de um post
anterior) é ser como um onanista que se apaixona pela própria mão.
Eu quero deixar bem claro q eu e o NadaSei somos LEIGOS, mas por estarmos interessados no assunto e praticarmos, sabemos um pouquinho a mais de quem não sabe nada, mas sabemos MUITO menos do que os grandes mestres que obteram essa Verdade por meio de insights. Então se vocês forem levar em consideração só o que eu e ele falamos, estarão perdendo MUITO e não só podem, mas como DEVEM duvidar de nós e pesquisar por si mesmos.
O que eu estou me opondo desde o começo do tópico é contra as pessoas que insistem em achar que sabem de um determinado assunto, quando na verdade é obvio que não sabem e mesmo assim não dão o braço a torcer, é dessa atitude que nós estamos chamando de anti-cética.
Creio que os outros foristas estão apenas exercitando um saudável ceticismo. O conhecimento do universo,
em princípio, deveria prescindir de alterações na consciência. Não é preciso estar lombrado para aprender
Mecânica Quântica. Não é preciso entrar em transe para compreender o Ciclo de Krebs. São os místicos
que afirmam possuir uma compreensão profunda do universo. Não existe alegação mais extraordinária do que
essa e, como sabemos, alegações extraoridnárias demandam evidências extraordinárias.
A razão é um processo cognitivo .......
E por sinal, muito menos confiavel que um processo que se dá em profunda meditação, porque a "razão" também está contaminada com conceitos que fazem parte apenas do espectro humano e social, então continuará sendo um conhecimento relativo.
Quando todos os sentidos foram serenados,
quando a mente está em repouso,
quando o intelecto não mais oscila
nesse momento é conhecido o mais elevado estado de divindade
A quietude dos sentidos e da mente foi definida como yoga
Aquele que a alcança liberta-se da ilusão.
Katha Upanishad
Certo, vou lhe passar um problema de Eletrodinâmica Quântica para você resolver meditando...