Um exemplo ocorre com certos mamíferos, como o coelho imalaia e o gato siamês. Estae animais são claros, com as extremidades(orelha, focinho, pés e rabo) pretas: a presença do pigmento que dá a cor negra a essas extremidades é resultado de uma enzima. Acima de 34 graus, essa enzima fica inativa e, como a temperatura é inferior a 34 graus, a enzima está ativa e forma-se um pigmento preto. Esfriando artificialmente partes claras do corpo desses animais, elas ficam escuras.
Não será "coelho Himalaia"?
De facto, em climas onde há uma grande diferença nas estações há animais cuja cor da pelagem muda. Se não fosse assim, eram facilmente caçados numa das estações. No caso do gato siamês, há casos extravagantes nos animais domésticos - o homem tem a tendência de coleccionar monstruosidades.
O caso do coelho Himalaia:

E parece ser também um animal doméstico. Encontro só imagens desse coelho em casas, no colo de crianças e em páginas sobre criação de coelhos.
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&safe=off&q=%22himalayan%20rabbit%22&oe=UTF-8&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wiComo podes ver, se escrever só "rabbit", encontro imagens deles como animais selvagens (não domésticos)
http://images.google.pt/images?svnum=10&um=1&hl=pt-PT&safe=off&q=rabbit&btnG=Procurar+imagensExemplos:


Mas a cor dessas borboletas não muda (são duas):

Os ursos pardos continuam escuros mesmo no frio, e os polares continuam brancos mesmo no Jardim Zoológico. Os caçadores também têm vantagem se confundirem-se com o meio ambiente. Como animais domésticos, isso é irrelevante - são protegidos e controlados por humanos.
O camaleão e o polvo também mudam de cor, porque é vantajoso.
E se estivermos ao Sol, podemos ficar mais bronzeados, ou, nas peles muito brancas e nos exageros, ter um belo escaldão. Os negros não são brancos que ficaram mais escuros ao bronzearem-se...
Vontando ao homem africano vemos que a cor preta se adaptou ao meio ambiente. Porque conscindiu?
"Conscindiu"?
A melanina escurece a pele e, juntamente com queratinócitos, protegem o corpo dos raios ultravioleta. E o cabelo deve proteger a cabeça, que é diferente do cabelo de povos que associamos aos lugares frios. Também suam mais, que permite regular a temperatura do corpo.
Imagina homens nus (não te excites...) que vivem em tribos em África. Os branquinhos têm menos hipóteses de deixar descendência. Se não há condições propícias para os brancos reproduzirem, não vai haver populações brancas.
Se a cor da pele do negro é algo independente do meio ambiente, então porque não nascem pretos entre povos de pura raça brança?
A cor negra não foi uma mutação espontânea?
Então o que causou a origem da pele escura?
Lá estás tu a confundir o que digo. As mutações podem ser espontâneas ou induzidas.
Tu insistes com as causas ambientais, quando não são necessariamente ambientais.
Além disso é pouco provável que tenha sido uma só mutação.
Lê o que estou a escrever, e não acrescentes mais nada:
1) As mutações podem ser espontâneas ou induzidas;
2) As mutações podem ocorrer por causas intrínsecas ou extrínsecas;
3) Com mutações induzidas aumenta-se a probabilidade de ocorrer mutações;
4) Uma mutação específica não se deve a um factor ambiental específico;
a) O frio não leva a uma determinada mutação;
b) O calor não leva a uma determinada mutação;
5) Pode-se induzir uma determinada tipo de mutação num determinado gene com injecção de hormonas;
6) Na natureza só com mutações não há especiação nem evolução;
7) As mutações que estamos a tratar são aquelas que podem ser herdadas
a) por exemplo: uma mutação numa célula qualquer que dá origem a um cancro é irrelevante;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muta%C3%A7%C3%B5es (quando coloco negritos, não é por acaso...)
Podem ter uma origem casual ou induzida na informação genética. A mutação só é passada para os descendentes de organismos complexos se ocorrer em células germinativas.
Para que haja mutação, é primeiro necessário que ocorra um dano na seqüência de nucleotídeos do DNA. As células possuem um arsenal de mecanismos de reparação do DNA encarregados de anular o possível dano, mas ocasionalmente pode ocorrer uma falha nesses mecanismos (ou o dano é simplesmente irreparável), e as células replicam-se nestas condições. Ainda, as células replicadas com danos no DNA raramente persistem. Apenas uma pequena proporção de células sobrevivem carregando os danos genéticos da célula-mãe, passando a apresentar estas novas características: enfim ocorre uma mutação.
Mutações podem ter diversas origens: podem ser ocasionais, tomando parte na pequena probabilidade de erro espontâneo no momento da duplicação do DNA na mitose ou na meiose; podem ser provocados por agentes mutagênicos de origem eletromagnética, química ou biológica; podem ser ainda induzidas em laboratório com o uso intencional destes mesmos agentes sobre organismos vivos. As bactérias são óptimos modelos para estudar mecanismos genéticos, porque além de se reproduzirem rapidamente, têm apenas uma cópia de cada gene. Portanto, qualquer mutação conduz directamente a uma alteração fenotípica.
(...)
As mutações atuam de forma crucial na evolução das espécies. As alterações morfológicas, nas quais a teoria da Seleção natural se baseia, se devem a mutações que promovem o surgimento de novas características em uma determinada população, que por um motivo ou outro faz com que seus portadores sejam mais bem sucedidos que seus concorrentes e predecessores. Da mesma forma, mutações que produzem indivíduos menos adaptáveis ao seu meio tendem a ser rapidamente eliminadas por seus concorrentes, já que a probabilidade de um indivíduo menos adaptado reproduzir-se é menor.
Como deves ter algum problema em ler, vou associar algumas coisas que estão no texto com o que disse anteriormente:
8) As mutações que estamos a tratar são aquelas que podem ser herdadas
"A mutação só é passada para os descendentes de organismos complexos se ocorrer em células germinativas"
1) As mutações podem ser espontâneas (...)
2) As mutações podem ocorrer por causas intrínsecas (...)
"podem ser ocasionais, tomando parte na pequena probabilidade de erro espontâneo no momento da duplicação do DNA na mitose ou na meiose"
1) (...) ou induzidas
2) (...) ou extrínsecas
"podem ser provocados por agentes mutagênicos de origem eletromagnética, química ou biológica; podem ser ainda induzidas em laboratório com o uso intencional destes mesmos agentes sobre organismos vivos"
4) Uma mutação específica não se deve a um factor ambiental específico
6) Na natureza só com mutações não há especiação nem evolução
"a teoria da Seleção natural se baseia, se devem a mutações que promovem o surgimento de novas características em uma determinada população, que por um motivo ou outro faz com que seus portadores sejam mais bem sucedidos que seus concorrentes e predecessores. mutações que produzem indivíduos menos adaptáveis ao seu meio tendem a ser rapidamente eliminadas por seus concorrentes, já que a probabilidade de um indivíduo menos adaptado reproduzir-se é menor"
Exemplo muito dado no tópico:
as bactérias sofrem diversas mutações. Normalmente são inóquas; são irrelevantes.
Por causa de um antibiótico, essas mutações podem permitir que algumas bactérias resistem. Só sobrevivem essas, e por isso, só essas podem reproduzir.
Na geração seguinte, novas mutações que aumentam a resistência ao antibiótico são favoráveis.
Por isso, passado várias gerações, surgem populações de bactérias imunes ao antibiótico. O antibiótico torna-se inútil.
Agora vê se compreendes istos: o antibiótico não levou que surgissem determinadas mutações - essas já ocorriam antes. Mas sem antibiótico, não irrelevantes: não interessa se as bactérias são mais resistentes ou não. Na presença do antibiótico, deixa de ser irrelevante.
A mutação que dava um pouco de resistência, permite que essas bactérias sobrevivem. Nas gerações seguintes, as mutações que decrescem essa resistência são penalizadoras; se aumentar a resistência, são favoráveis. Pode-se fazer um programa informático para ver o que acontece com mutações completamente aleatórias: surge uma população de bactérias imune aos antibióticos.
O antibiótico não fez surgir determinadas mutações para se tornarem resistentes.
Os DDTs também não fizeram surgir determinadas mutações nos insectos para se tornarem resistentes.
O homem não fez surgir determinadas mutações nos animais domésticos e plantas cultivadas para terem as características desejáveis.
Os utilizadores (usuários) não fazem surgir determinadas "mutações" nos algoritmos genéticos que são programados por programadores informáticos.
O meio ambiente não faz surgir determinadas mutações nos seres vivos para evoluirem numa determinada direcção.
Elas são aleatórias, excepto se for injectada uma hormana para induzir uma determinada mutação.
Os raios X e outras tretas apenas aumentam a probabilidade de ocorrerem - se aplicares a mesma radiação a vários indivíduos, as mutações serão diferentes, e o olho no meio da testa não vai ajudar a adaptar-se em ambientes com radiações elevadas.
Percebeste?