Me explique porque a consciência de um induvíduo não é perdida mesmo que a pessoa chegue aos 100 anos de idade?
Engraçado a consciência não envelheçe. Pela lógica todos a uma certa idade teria que perder a sua consciência por causa do envelhecimento das células. A memória é afetada, mas a consciência ainda continua ativa.
O mesmo aconteçe com pessoa que ficam em coma num período longo.
Um americano se eu não me engano revelou que escutava tudo que se pasava em seus 10 anos de coma em que viveu.
Se está em coma, está inconsciente! O cérebro funciona - não está morto - mas está inconsciente.
Se o problema o cérebro funcionar para que se possa, por exemplo, ouvir, não te preocupes que a velhice trata disso: a certa altura o cérebro pára. Isso chama-se morte cerebral.
Pergunto-me se sabes o que é consciência...
Para já, para haver consciência é necessário memória. A consciência é informação sobre si mesmo e sobre os outros na memória. Através de informação de mim mesmo, posso ter empatia, e juntando a informação sobre os outros, posso entender os outros através do que penso sobre mim e adapto-me à diferenças de cada um.
Por causa da velhice podemos perder a consciência de nós próprios e dos outros. Perdemos a lucidez (agora não me recordo do adjectivo para dizer isso numa palavra...).
E nunca ouviste falar nas doenças de Parkison e de Alzheimer?
Cada povo tem sua cultura e absorve algumas lendas.
Para dizer o que disse precisei de ter
consciência disso. Ainda estou lúcido, e faltam muitos anos para esse tipo de problemas. A não ser que morra antes disso, ou o meu cérebro tenha boa manutenção. O treino da memória permite adiar os problemas relacionados com o cérebro.
A ideia do fôlego que dá vida, e do último suspiro na morte - o espírito que se escapa do corpo - não é original. Os hebreus estavam rodeados por povos que tinham essas crenças, que foram registadas muito antes de qualquer livro da Bíblia.
Por isso os inimigos eram decapitados, cortados às postas, alimentados por animais, etc., e por isso era practicado a mumificação e os cadáveres aromatizados, cobertos com panos e tapados em túmulos. Existe uma tribo que encolhe cabeças dos inimigos para enclausurarem os seus espíritos, e existem superstições entre chineses e japoneses relacionadas com o Ki (ar, vapor, respiração... espírito).
E assim Deus deu vida ao homem: colocando parte de seu ar - espírito - pelas narinas, e esse espírito foge pelas narinas quando morre, dando o seu último suspiro.
Por falta de provas fica difícil, mas as questões precisam ser colocadas como evidências de algo que pode ter acontecido.
O pó da terra é uma escrita mais antiga do que os babilônios. O gênesis segundo estudos foram escritos por diversos autores em épocas diferentes.
Os babilônios poderiam ter copiado dos hebreus.
Tudo evidencia que os Babilónios tinham essas crenças muito antes dos hebreus. Os textos sobre esses temas na Bíblia surgiram depois de os israelitas terem sido cativos da Babilónia.
Temos registos históricos de Babilónios muito anteriores em relação aos dos cananitas (de Israel e Judá). Também há registos de que os cananitas tinham religiões, e politeístas, diferentes antes de serem conquistados pelos Babilónios. Já falei diversas vezes sobre isso, e as descobertas em Ugarit são as mais famosas que o demonstram. Iavé era um deus entre muitos - o deus da guerra -, e era irmão de Baal. Eram filhos de El.
Como os ingleses dizem: se a minha tia tivesse tomates, era meu tio. É isso que vale o "poderiam".
O "poderiam" é apenas fé contrária às evidências. Isso é chamada de fé cega.
Se um povo X adoptou uma crença do povo Y, é claro que a crença existia em Y existia antes de X. O que determina quem teve a crença primeiro, é a datação dos registos históricos que mostram que tal povo teve tal crença. Foram descobertos registos babilónicos sobre tais crenças muitíssimo antes de qualquer livro da Bíblia, e isso tão verdadeiro, que a Epopeia de Gilgamesh é uma das obras literárias mais antigas que se descobriu. E ainda por cima o que é escrito na Bíblia aponta que começou a ser escrita durante, ou próximo, do reinado de Josias, depois dos israelitas terem sido cativos da Babilónia, e abandonado Israel e Judá. Um historiador ontem na RTP2 disse que tudo indica que a Bíblia começou a ser escrita no século VII a.C., e gravei o som do programa num memo-gravador.
Se acreditas que os babilónios copiaram dos hebreus, então apresente evidências indicando registos históricos anteriores aos da Epopeia de Gilgamesh para servir de prova (seguindo o argumento do parágrafo anterior), ou então devemos considerar que não têm base em evidência, sendo simplesmente uma fé que deve ser desconsiderada em argumentos.
Cada um absorve seus conceitos e as espalham. Acredita quem quiser.
Os hebreus consideram o ar como espírito?
Acaba de uma vez com o "acredita quem quiser".
Eu não ando a absorver como uma esponja. Não quero sofrer lavagens cerebrais e prefiro ter independência intelectual.
Sim. A termo para espírito em hebraico é "ruwash", que significa respiração, vento, ar, gás...
http://cf.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=H07307&Version=kjvTambém "nĕshamah" corresponde a espírito, que significa fôlego e seres que respiram.
http://cf.blueletterbible.org/lang/lexicon/lexicon.cfm?Strongs=H05397&Version=kjvPodes usar esses termos para indicar respiração, ar, vento, fôlego, gás, que são traduzimos como espírito, que é a mesma coisa.
Inteligência é um ser inteligênte. Ela pensa.
Os seres inteligentes têm inteligência: não são inteligência. Pelos vistos tens problemas com abstracções.
"Inteligência" é um conceito abstracto. Usamos o termo "inteligência" para referir-nos a uma generalização de vários casos concretos, como as resoluções de problemas por animais ou máquinas.
Existem umas filosofias manhosas onde se acha que as abstracções existem como as coisas concretas. As abstracções são generalizações, modelos, teorias, ... são generalizações que fazemos do concreto.
A inteligência para agir depende da memória física.
A inteligência não age. É uma abstracção. Não é uma coisa.
Se não há memória, não há inteligência. Se a inteligência tivesse origem em espíritos (se existissem), esses têm de ter memória.
"Memória física" é um termo informático, que distingue a memória virtual. A memória
virtual é um conceito abstracto: é apenas uma ilusão para parecer que está a ser usada mais memória primária (RAM) do que existe, usando a memória secundária (do disco) quando não é usada.
Se apelares por uma memória virtual, estás a dizer que ela é apenas uma ilusão.
chipanzé é chipanzé, cada macaco no seu galho.
Foi uma resposta directa que dei que refuta o que alegaste. Quem é honesto e sabe argumentar não ignora evidências: tudo conta. Se for desonesto ou não souber argumentar, ignora o que nao convém.
Inteligência fora da matéria não pode ser uma ciência a estudar?
A ciência é limitada ao que existe. Se não existe "inteligência fora da matéria", então não pode ser estudada cientificamente. Só na imaginação.
Mostra que existe "inteligência fora da matéria", e ela poderá ser estudada pela ciência. Até lá...
Sim pelas grandes construções que os humanos fizeram neste planeta, ao voltar uma inteligência igual a nossa daqui a milhões de anos eles saberão que tudo isto foi construído por homens inteligêntes. Ainda tem o que para questionar?
As formigas e abelhas também fazem construções. É tal como as fezes dos gatos e papagaios que também falam.
Só estava a pensar como um Erivelton não-humano do futuro, e pelos vistos não gostas dessa ideia.
E a inteligência que referi não é igual à nossa: é superior. Os Eriveltons do futuro terão isso em conta, e ignorarão as evidências que não convêm da mesma maneira. Seremos tidos como estúpidos, como os neandertais e os chimpanzés que devem estar no seu galho. Não gostas dessa ideia? Isso até podia estar numa história de ficção científica, para criticar esse tipo de atitude.
Isto provoca distúrbio mental?
O quê?!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Osso_esfen%C3%B3idehttp://thejpl.blog.com/2108601/E para o caso de pensares que não tenho noção disso:
Será que a evolução pode ser programada no interior das nossas células?Alguns cientistas entrevistados neste documentário provam que sim, desafiando as teorias de Darwin...
Eu sei o que está sendo desafiado. Uma pista: estuda a respeito da hipótese da descendência com modificação (que foi confirmada com a genética). O que está sendo desafiado é um pressuposto de Darwin, e que os cientistas tiveram sempre a respeito das mutações, e que os criacionistas fundamentalistas sempre deturparam. Queria saber se sabes raciocionar e consegues dizer que pressuposto está em causa.
Se alguém me pergunta: Quando morre acaba tudo?
Eu respondo: Sim.
Então entrei em contradição se dei várias explicações que os espíritos não morrem?
Minha resposta foi irracional?
Procura informar-te sobre Hume. "A razão é escrava da paixão"
Acho que fui claro, mas vou dar um simples exemplo de racionalidade que parece não ser óbvio.
Imagina alguém que tem como objectivo destruir um prédio. Se entrar lá dentro e começar a disparar, sabendo que não tem hipóteses de sobreviver para conseguir o que quer, está a ser irracional. Se achar que matar-se compensa a destruição do prédio, aprender a pilotar um avião, manobrá-lo correctamente e ir contra o prédio é racional.
Ser racional não significa que seja moralmente bom.
Se alguém tomar a decisão de matar-se, num estado em que se reflectir sobre essa decisão não a tomava, então está sendo irracional. Mas se tem consciência do que quer, tendo pesado os prós e contras dessa decisão, então está sendo racional. Existem suicídios racionais. Achar que isso é moral ou imoral, é irrelevante para definir se é racional ou irracional.
http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/hume2.htmPor outro lado, "razão" tem diversos significados, e no contexto que apresentas (lógico), é irracional, pois quebra o princípio de não-contrariedade.
http://br.geocities.com/mcrost02/convite_a_filosofia_07.htmO máximo que podemos fazer é perguntar: Deus existe ou não?
Os dois lados estão na mesma questão.
Pelo mesmo argumento, nas perguntas:
- Papai Noel existe ou não?
- Fadas existem ou não?
- Papão existe ou não?
- Unicórnio existe ou não?
- O "Dragão Invisível na Garagem" existe ou não?
os dois lados têm o mesmo peso.
E isso também:

Por omissão, considera-se que o que está em questão não existe, até ser provado o contrário. Não consideramos que houve um crime cometido por alguém, nem acreditamos que existe Papai Noel, fadas e unicórnios até prova do contrário. Mas há quem acredite no "Dragão Invisível na Garagem"...
http://www.zenite.nu/http://www.projetoockham.org/ferramentas_metodo_6.htmlhttp://dragaodagaragem.blogspot.com/Estás dentro da tua razão e sempre serás um agnóstico. Se todos pensassem assim não haveria religiosos.
Errado! Existem agnósticos teístas, e se descobrir-se que existe algum deus ou se mostrar-se que o problema não é indeterminado (pode-se provar que existe ou não) então deixarei de ser agnóstico. Mas não sou agnóstico em relação aos deuses teístas que conheço...
A fé acabaria e o mundo seria ateu.
Como já disse, existem agnósticos teístas. E que eu saiba o fundamento em religiões organizadas em geral, e da própria Bíblia, é suprimir todos os pensam de modo contrário e formar uma teocracia.
Os ateus estão certos?
A questão não é se estão certos em relação há existência de quaisquer deuses. Não sei, e acho que não há meio de saber.
A questão é se é racional ou não. Como a atitude perante a existência de Deus é igual à que é tomada pela atitude nas mesmas circunstâncias, então é óbvio que é racional.
E a atitude de seleccionar uma entidade em particular para acreditar que existe, sem qualquer razão, obviamente que é irracional.
E não estou a dizer que sou totalmente racional.
As nossas decisões têm origem no irracional, como os sentimento, desejos, motivações, etc. e para muitas vezes para agirmos racionalmente, devemos ter atitudes irracionais, que tomadas no conjunto são racionais. Já falei sobre isso, com vários exemplos, noutro tópico.
Pode existir um Deus?
Pode. Até agora não encontrei razões para achar que um deus, como conceito geral, não possa existir.
Mas um deus omnipotente, omnipresente, omnisciente e omnibondoso é logicamente impossível, tendo em conta a realidade, e o Deus da Bíblia é igualmente impossível.
Conclusão: Só creio se me provar. Eis a razão humana.
Parabéns pela sua irracionalidade.
E nem quero saber: todos têm o direito de serem irracionais, desde que não impliquem os outros.
Porque tomé não acreditou?
Tomé não acreditou porque não estava presente quando Jesus apareceu. E como qualquer pessoa racional, não acreditou apresentando condições para incluir o que estava sendo alegado no seu sistema de crenças.
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
25 Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
Achas que Deus ou Jesus vai fazer o mesmo depois de enviar essa mensagem?