Já ouviu falar das mariposas que nascem com suas asas de cores pretas em lugares frios?
Quando falaste em mariposas, lembrei-me de um exemplo clássico. As mariposas claras em locais com árvores conseguem esconder-se, tendo mais probabilidades de sobreviver. Graças à poluição, as árvores foram cobertas por fuligem, e tornaram-se escuras em certas lugares. O jogo inverteu-se: as mariposas brancas passaram a morrer mais - eram caçadas facilmente pelos predadores -, e a escuros proliferaram. Assim as escuras podem reproduzir-se mais, e a tendência é tornarem-se mais parecidas com as árvores (são as que sobrevivem melhor). A casca da árvore não tem qualquer influência nas mutações. As mariposas simplesmente foram seleccionadas pela natureza (estou a usar como recurso uma personificação...).
Por isso há coelhos brancos na neve, e coelhos pardos onde se vê terra e plantas.
O frio e o calor não interfere nas mutações. Nas gónadas não há nada que "pense": ora, está frio, por isso é melhor ocorrer mutações para se adaptar, e vice versa, como magia.
Pensei que com algoritmos genéticos - usados em informática - isso fosse claro.
Voce sabia que a cor preta absorve calor e os negros sofrem muito com isto?
Onde estaria a evolução num lugar quente?
Apesar de proteger o corpo, por outro lado tem seus prejuízos
Estudei química, e no 12º ano, no ramo científico, a primeira coisa que estudei foi o espectro de luz. No primeiro teste tive de responder que cores absorviam mais ou menos luz. Portanto, sabia que na cor negra a luz é toda absorvida (aliás, sem luz tudo fica negro), e que a branca reflecte toda a luz.
Estás a dar um exemplo do trabalho do designer?
E sabias que por causa da comunicação comum do nariz e boca - traqueia - podemos correr o risco que a água atinja os pulmões ao respirarmos?
A melanina escurece a pele, o pêlo e a íris dos olhos. Um albino tem a pele, os olhos e os pêlos claros. Nunca ouvi falar desse problema. Eles morrem, têm algum cancro da pele ou qualquer outro problema mais cedo ou mais frequentemente do que os brancos. Não me parece...
Apenas coloquei este site para efeito de saber sôbre os esquimós.
Aproveitando o andamento do assunto eu lhe pergunto:
Que efeito ambiental provocaria uma mudança nos genes?
O caso dos níveis altos de radiações é um exemplo muito falado, principalmente tendo em conta o desastre em Chernobyl. E os resultados não foram bonitos... não houve mutações que protegessem contra às radiações.
Também pode-se usar químicos para esse efeito, e é interessante que alguns fazem ocorrer uma mutação específica (só conheço o caso do axolote - anfíbio -; uma hormona faz ocorrer uma única mutação que faz as suas guelras desaparecem e os pulmões desenvolverem-se).
Mas já tinha dado uma referência sobre isso. Vou ter de procurá-la no tópico e colocá-la nesta mensagem? Bem...
http://biohelp.blogs.sapo.pt/2939.htmlÉ preciso colocar um trecho para o menino?
o
Agentes mutagénicos – substâncias químicas ou radiações que aumentam a probabilidade de ocorrência de mutações.
o
Principais agentes mutagénicos:
+
fontes naturais de radiação como raios cósmicos, luz solar e minerais radioactivos da crosta terrestre. Certos minerais da crosta (urânio, rádio, carbono 14...) emitem radiações ionizantes, os raios α, β e γ. Estas radiações, especialmente os raios γ, têm energia suficiente para remover electrões dos átomos e quebrar o esqueleto de açucares e fosfato do DNA;
+
substâncias químicas, como agentes aquilantes, acridinas, drogas usadas em quimioterapia, nitrosaminas e nitrito de sódio.
O frio não é um agente mutagénico.
As células diplóides seriam os responsáveis por esta mudança ou o efeito ambiental afetaria diretamente as células haplóides?
*
As mutações podem ocorrer espontaneamente ou podem ser induzidas por exposição a um agente mutagénico.
Se não souberes o que significa o verbo "poder", posso explicar...
Também posso explicar o que significa "espontâneo", se não souberes usar um dicionário.
http://biohelp.blogs.sapo.pt/2939.html *
Mutações espontâneas:
o
Podem ocorrer devido:
+
ao facto de que as quatro bases nucleotídicas podem existir sob duas formas diferentes, uma usual e outra muito rara. Quando uma base adquire, temporariamente, a sua forma rara, pode emparelhar-se com uma base diferente.
+
a erros na replicação do DNA motivados pela DNA polimerase. Quase sempre estes erros são reparados durante o processo de replicação do DNA, contudo, alguns persistem.
+
a erros na meiose ou mitose (não disjunção de homólogos ou cromatídeos, tendo como consequência a formação de células com excesso ou falta de cromossomas).
Como podes ver, essas células só têm implicação numa situação, e não é por causas ambientais. É como um copista a enganar-se a escrever. Pode ser por causas externas - por exemplo, num tremor ou alguém que o abana -, ou engana-se por si mesmo.
Os ossos só tem uma função:
Ela serve apenas como colunas a um bolo de carne que existe no corpo humano.
O que seria do ser humano sem os ossos? Seria uma minhoca se rastejando pelo chão.
A inteligência e os ossos são duas coisas completamente diferente.
E vai dizer onde eu disse que ossos tornam as pessoas inteligentes, não é verdade?
Se o cérebro é a fonte da inteligência, imagina um crânio com a mesma capacidade de uma noz. Não é possível ter lá um cérebro do tamanho de uma bola de basquetebol, pois não? Como eu já disse - e foi isso que disse - os ossos restrigem os orgãos que protegem. Por exemplo, as costelas e o esterno restrigem o tamanho potencial dos pulmões, e, por isso, o volume de ar respirado. Do mesmo modo, o crânio restringe o tamanho potencial do cérebro, e até o seu formato. Por exemplo, o esfenóide tem implicações na forma do cérebro.
Foi você que começou a insistir na inteligência do esfenóide (
repeti isso diversas vezes, e volto a frisá-lo nesta mensagem - vais ignorar novamente?), enquanto eu falava no padrão que existe na posição e forma do esfenóide ao longo das gerações das diversas espécies até ao homem moderno.
Isso
provas que houve uma evolução dessas espécies até ao homem. Se é mais ramificada, isso é outra questão.
De qualquer modo, mostrei que a forma do esfenóide restringe a forma do cérebro. É óbvio que um osso que toca no cérebro, tem implicações nas formas que é possível.
A bacia não é um osso que faz reproduzir, mas é importante para a reprodução. As órbitas oculares não fazem ver, mas é importante para a visão: os gatos têm olhos maiores porque têm órbitas óculares que ocupam - se bem me lembro... - um terço do crânio. Além disso os ossos dos ouvidos e os dentes têm funções que não são meramente de suporte.
O cromomossa que forma a memória é diferente daquela que forma os ossos. Estou errado?
Não há cromossomas que formam a memória. A memória não é um orgão, é um conceito abstracto e o cérebro é que é responsável por ela.
Os únicos erros que posso focalizar como verdadeiros são todos aqueles em que a ciência não constituem provas.
Teoria são apenas teorias, na prática é outra coisa.
Leia isto:
http://ktreta.blogspot.com/2007/11/como-tudo-comeou-1-cincia-e.htmlhttp://ktreta.blogspot.com/2007/10/erros-e-cincia.htmlhttp://ktreta.blogspot.com/2007/10/erros-e-cincia-parte-2.htmlhttp://www.biociencia.org/option=com_content&task=view&id=97&Itemid=83E diga-me o que é uma prova. Não me venhas com definições vagas: quero algo que distinga claramente uma prova de uma não prova.
O que são
provas científicas? Existem?
Pode-se provar seja o que for?
Os pesquisadores eletrônicos bolaram um jeito da popolação receber em suas casas imagens e som pela televisão.
Na teoria funcionava, mas as provas verdadeiras se concluiram na prática.
Falar de evolução é uma teoria, agora falta a prática funcionar.
AAAAAHHHH!!!! A evolução é usada na práctica. Já falei sobre isso no tópico.
Quando é que vai ser vacinado para a gripe?
Já tomou antibióticos?
Sabe como surgiu o nylon?
Como decidir que animais usar quando não há orgão humanos?
Gosta de maçãs, bananas, carne bem tenra, etc?
Nunca ouviu falar em selecção artificial?
Como achas que os jogos de computador de estratégia, robots e as
máquinas evolutivas da NASA funcionam? Com algoritmos genéticos ou evolutivos...
A evolução está a ser explorada, e você nunca notou?
Agora a desculpa é o qual? Vai ser: não são homossexuais porque são irracionais?
Já ouviu falar que a espécie humana se tranformou em outra espécie em algum lugar deste mundo?
Já:
Homo habilis
Homo ergaster
Homo erectus
Homo neanderthalis
Homo sapiens sapiens
e agora falam de um Homo futurus que está a surgir. É que o crânio humano está a mudar, e até nas revistas isso se fala.
No YouTube o Cap'N'Awesome mostrou com uma calculadora do MS Windows, como com apenas uma mutação por geração - que os criacionistas agora aceitam, como microevolução -, podemos chegar a uma espécie humana passado muitíssimas gerações.
Cada geração dura cerca de 80 anos. Para evoluir, é preciso reproduzir. Temos de esperar imensas gerações para haver isolamento reprodutivo. Como um primeiro ministro português disse: é só fazer as contas.
Esta aqui foi demais.
Com todo respeito que tenho pelas pessoas burras, mas por mais que sejam elas não possuem mentes de macaco.
Tenho que sair, depois respondo o resto.
Entendo que não queira ofender-se, nem aos restantes burros, mas a realidade é que quanto mais burra, estúpida, mais parafusos perdeu, etc. mais irracional se torna.
http://pt.wikipedia.org/wiki/BurroEm Portugal, tal como no Brasil, chamar burro a alguém é uma ofensa. Um indivíduo burro é um indivíduo pouco inteligente, estúpido, teimoso, ignorante, com pouco entendimento, sem conhecimento geral/criatividade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%BApidoA estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças.
"Inteligente" e "estúpido" são antónimos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAnciaA inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender idéias e linguagens e aprender.
Crianças com cérebro liso (lissencefalia):
Compreendeu?