Me lembro quando voce me disse que se existisse um Deus esse não seria o da bíblia.
E se este Deus existir?
Então teríamos a lógica seria falsa.
Se a vida não está como alguns querem, não seria motivo para desacreditar em Deus.
Em primeiro lugar, a ideia não é "como querem", mas sim compatível com os deuses que afirmam existir.
Não acreidto num Deus deísta, mas pelo menos admito que é contraditório com a realidade.
Quanto ao Deus da Bíblia, basta lê-la. Quem apelar por hermenêutica, sentido figurado ou "esse não conta", confirma o que estou a dizer.
A atitude correta seria perguntar: Porque Deus quis que tudo fosse assim?
Isso se for um preconceituoso. Essa questão depende dessa: "Deus existe?"
A atitude correcta é perguntar primeiro essa pergunta em vez de presunções.
Eu me faço esta pergunta constantemente e ainda não encontrei uma resposta, mas desacreditar em Deus e acreditar numa evolução cêga estarei longe de aceitar.
Uau! Porque será?
Já perdeu algum tempo para estudar a natureza de Deus?
Já estudei sobre diversos deuses, e fiz uns testes para a hipótese de um Deus teísta.
Se tiver um deus para estudá-lo, basta dar umas informações para observá-lo. Nem que seja um pedaço de deus.
Esse "estudar" deve ser como muitos "estudos Bíblicos", usando pouco a Bíblia, escolhendo trechos e estudando a crença pessoal.
Deus é um ser com capacidade de inteligência maior do que a nossa que o faz também estudar os mistérios dos cosmos. Inteligências foram criadas a sua semelhança e por isto somos chamados de deuses.
Como qualquer ser humano Deus levou um período para criar as células e conviveu com as espécies por milhões de anos. O Deus que eu acredito não faz mágicas, ele teve que estudar para elaborar todas as coisas.
O Homo sapiens existe há cerca de 160 mil anos, e não precisou de milhares de milhões de anos para isso.
Uma coisa com uma probabilidade muitíssimo baixa de acontecer em cada segundo, torna-se muito provável depois de milhares de milhões de anos.
É pouquíssimo provável ganhar o totoloto ou o euromilhões no tempo de esperança média de vida de um humano. Mas seria um grande azar viver mil milhões de anos e jogar sempre sem ganhar.
Joga um dado escolhendo um lado. Achas que vais acertar? Joga trinta vezes. Achas que vais acertar alguma vez?
Imagina que tens jogando mil dados em cada segundo, a soma tem de 1000. Seria uma enorme coincidência se acertasse à primeira... ou à segunda... ou à terceira. Mas espera-se que acerte alguma vez depois de 1,416610262e+778 jogadas.
Se eu quiser fazer essa soma, basta colocá-los todos virados com o um para cima. Não preciso de demorar milhões de anos para isso - se fosse passado milhões de anos, não há nada de extraordinário.
Já dei exemplos aqui que eu acredito numa inteligência material que se desmaterializou-se, isto é: está numa frequência acima de nossa capacidade visual. Podemos ver o ar?
O ar tem efeitos, e até já se pensou que era espírito.
A existência do ar pode ser observada e testada, através de aparelhos com vácuo, experiência envolvendo combustão e outras reacções químicas, com gotículas de humidade através do Sol (como se pode ver no meu banheiro através de luz), etc.
A frequência não é problema. Existem aparelhos para o infravervelhos, ultravioletas, térmicos, etc.
Até um Predador (do filme) pode ser observado, mesmo que seja invisível.
O ar pelo menos pode ser
observado,
testado e
usado[/n]. Pode-se testar, observar e usar um deus? Se não pode, então a analogia é falaciosa.
Pedro, será que não dá para perceber que inteligentemente uma célula foi formada.
Pelos vistos você é que não percebeu.
Esta de dizer que os répteis vieram da evolução das espécies marinhas é um conto de fadas.
Existem peixes com pulmões, peixes que desenvolvem pulmões em poças de água, anfíbios que parecem peixes (como o axolote), etc.
Os anfíbios são descendentes de peixes, e os répteis são descendentes de anfíbios. Se assim não é, então Deus esteve ocupado a fazê-los peixes que vão perdendo guelras para terem pulmões, anfíbios que se parecem com peixes e répteis parecidos com anfíbios (no vídeo que estou a preparar mostro uma imagem de um fóssil de um animal que nem fazem ideia se era um anfíbio, um réptil ou uma mistura).
Quer ver um vídeo de uma espécie marinha a tornar-se terrestre depois de alterar um único gene, através de uma hormona?Antigamente se pensava que os homens saiam das folhas das árvores.
E que as larvas surgiam de carne podre, que os ratos surgiam do lixo, que animais apareciam de flores, que um homem apareceu do pó e a mulher de uma costela.
Homens a saírem de folhas de árvores é que nunca ouvi falar.
Conclusão: Onde estão as provas?. Até hoje eu nunca ouvir dizer que uma espécie virou outra espécie entre milhões delas espalhados pela natureza.
Existem exemplos actuais. Sejam através de selecção natural, e até de animais isolados que deram espécies que não conseguem cruzar-se. Tenho um livro de Biologia com exemplos, e acho que coloquei alguns na secção de Origens. (vou procurar e depois coloco aqui)
Alguém pode me indicar que uma nova espécie surgiu e que outras estão desaparecendo?
As espécies pararam de evoluir, pois o que escutamos é falar de extinção:http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_animais_extintos
Há muitos mais do que essa lista. Na lista só estão animais que tiveram contacto com o Homem.
O dodó é um caso paradigmático. O dodó existia isolado, foram colocados cães e macacos no lugar onde vive. O dodó comia um determinado fruto, que os macacos também comiam, mas destruiam a semente. Os cães e os homens também caçavam dodós. A árvore e o dodó extinguiram-se (acho que foi no século XIX).
Os animais nas ilhas, sem terem competição e com um clima quase constante, mudam pouquíssimo. Se forem introduzidos animais que competem pelo alimento ou predadores que se adaptaram noutros ambientes com mais competição, ocorrerão extinções em massa. A tartaruga das Galápagos e as iguanas não têm hipóteses. Antes de terem muito mais gerações, terão morrido todas.
E há espécies em vias de extinção. É o homem que pode conservá-las.
Se só andam espécies a extinguir-se, o que vai sobrar?
Pode fazer porque elas existem.
Também podemos formar aminoácidos e DNA. Com isso podemos fazer células. Também podemos colocar átomos individualmente, e fazer arte com eles. E não precisámos de milhões de anos para descobrir como.
Tal como na clonagem, o problema é ter de fazer tentativas para ter resultados estáveis, e depois de ter algo estável, torna-se uma fábrica de células e de indivíduos.
Como são pessoas a manipular químicos e células, não é preciso milhões de anos para descobrir como obter aminoácidos, DNA, células ou fazer células agruparem-se para ter seres pluricelulares.
Até hoje a ciência não sabe explicar definitivamente o que causa erros nas mutações. Tudo pode ser analisado de uma forma bem simples: O homem é culpado por destruir a natureza. Maldita é a terra por tua causa. Erm... Umm...
Se a terra foi maldita por causa do homem, vais explicar as extinções e as doenças antes de aparecer o homem, não é?
Os seres vivos foram extinguindo em massa muitas vezes antes de aparecer qualquer homem. Existiram muitos mais espécies que se extinguiram do que espécies actuais.
Os fósseis de trilobitas são muito comuns. Mas os fósseis mais recentes vão escasseando, até não haver qualquer um. Em datas muito anteriores à existência do ser humano.
http://pt.wikipedia.org/wiki/TrilobitaOs trilobitas surgiram no início do Paleozóico, no Período Cambriano, e desapareceram no fim, no Período Permiano, na extinção permo-triásica. O grupo tem importância estratigráfica como fósseis de idade no Cambriano
Há ossos de dinossauros que apresentam câncro, e animais com ossos partidos. Tenho uma colecção que formei quando era criança de livros sobre dinossauros. Também vou apresentá-las no vídeo, mostrando dinossauros com bicos (num livro criacionista é dito que não há répteis com bico) e penas.
Se havia "maldição na terra" antes do homem, que sentido faz esse verso?