O deísmo se encaixa com teu perfil?
Não leste o que escrevi? Se não acredito que existe qualquer deus achas que sou deísta?!
O que disse é que acho que a existência de um deus deísta é impossível de confirmar ou refutar, ao contrário das vários deuses teístas.
Todas as atenções de alguns teólogos estão voltados para decifrar a escrita de uma cultura desconhecida. O conteúdo original das escrituras é totalmente diferente da atualizada e hoje existem diversas traduções.
Qualquer pessoa que conheça o hebraico entende o que está lá escrito. O que os teólogos fazem é deturpar o que está escrito, dizendo que o que está escrito não é o que está escrito, usando uma metodologia que permite dizer que qualquer texto sagrado, por mais contraditório que seja, transmite a verdade.
Já propôs diversas vezes o seguinte: indique contradições em textos sagrados, e explique a escolha. Através dessa metodologia dos teólogos consigo defender qualquer texto, simplesmente dizendo que é preciso decifrá-lo e que é figurado. Por isso, com essa metodologia, os teólogos refutam a si pŕoprios: «Quem apelar por hermenêutica, sentido figurado ou "esse não conta", confirma o que estou a dizer».
Quando a lei mosaica não existia os homens tinham as suas gravadas na consciência. Até hoje é assim.
Isso é o que Jeremias e Paulo disseram...
O velho testamento foi escrito exclusivamente para o povo de Israel e aqueles que associavam-se ao judaísmo eram circuncidados. O cristianismo veio para encerrar definitivamente os judeus na lei e trazer uma nova aliança para o resto do mundo. Esta nova lei implantada pelo cristianismo vem vigorando antes de qualquer escrita e o novo testamento nos dá uma precisão entendida quanto aos textos escritos.
Essa ideia apenas apoia na fé, sendo até a fé o requisito para acreditar nessas coisas (para acreditar é preciso acreditar sem ver...). Gostava que tivesses uma discussão com mórmons para teres uma bela surpresa. Ou então com um muçulmano.
Os mórmons vão discordar com a ideia de um livro definitivo, e os muçulmanos vão discordar com a ideia de que houve uma lei definitiva com o cristianismos (foi com o islamismo).
E supostamente a aliança duraria para sempre.
Exo 12:24 - "Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos
para sempre."
Sal 119:44 - "Assim observarei de contínuo a tua lei
para sempre e eternamente."
Sal 111:9 - "Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança
para sempre; santo e tremendo é o seu nome."
Gen 9:16 - "E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da
aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra."
1Cr 16:17 - "O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a Israel por
aliança eterna"
Isa 24:5 - "Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis,
mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna."
Gen 17:13 - "Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por
aliança perpétua."
Exo 31:16 - "Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por
aliança perpétua."
Lev 24:8 - "Em cada dia de sábado, isto se porá em ordem perante o Senhor continuamente, pelos filhos de Israel, por
aliança perpétua."
Qual é a parte de "para sempre", "eterna" e "perpétua" que não perceberam? Ou também têm de ser decifradas?
Esta pergunta eu já me fiz: Deus existe?
Ah, sim? E foi com o DNA que chegaste a uma conclusão brilhante?
Encotrei Deus através de uma inteligência material. Esta inteligência faz parte da matéria viva e com certeza acredito existir em lugar deste infinito uma inteligência superior.(Deus)
?!
O que voce conheçe sôbre um Deus onisciente, onipresente e onipotente?
Omnipotente: que pode tudo. Se não é possível, por exemplo, fazer círculos quadrados ou poder não poder fazer tudo, então não é possível fazer tudo. Quanto muito pode fazer tudo o que não é ilógico.
Omnisciente: sabe tudo. Se pode tudo e sabe tudo, então o mundo está como Deus quis. Isso é óbvio.
Imaginemos que posso fazer tudo e sei de tudo. Posso criar um ser qualquer, e posso fazê-lo bom ou mau. Se criar alguma coisa sei quais as implicações disso, pois sei tudo. E sabendo que algo desagrada-me, posso optar por alternativas e até remediar de qualquer forma, pois posso tudo. Penso em criar um ser de determinada maneira (portanto, sou responsável por ele), e sei que vai ser um assassino (ou seja, se criá-lo, passo a ser um assassino). Se criá-lo, como ser racional, então fi-lo porque quis que fosse um ser assassino.
Portanto, se Deus é omnisciente e omnipotente, então o mundo é como Ele quis. Ora, se só há bondade no mundo, então Deus é sumamente bondoso. Se no mundo só há maldade, então Deus é sumamente maldoso. Se há bondade e maldade, Deus não é sumamente bondoso nem sumamente maldoso. E tudo o que é bom e mau é de sua responsabilidade.
No mundo há bondade e maldade, logo se Deus é omnisciente e omnipotente, não pode ser omnibondoso. Se for omnibondoso, não pode ser omnipotente e omnisciente. As três propriedades são exclusivas.
O homo sapiens na qual se refere a ciência ter existido a 160 mil anos não está de acôrdo com as escrituras. O homem moderno atual tem entre 7 a 10 mil anos.
"Actual" significa "no presente". Há uma definição de "moderno" que é "actual", mas também significa "nos tempos mais próximos", "recente", "hodierno".
A única espécie humana que existe actualmente surgiu há pelo menos 160 mil anos (datação das ossadas mais antigas).
Logo a Bíblia contradiz a Ciência (tu próprio dizes: "não está de acôrdo com as escrituras"). Portanto, opta-se pela Ciência (os homem modernos existem há pelo menos 160 mil) por causa das evidências físicas apresentadas ou por uma crença (os homem modernos existem há cerca de 6 mil anos - ou 7 mil a 10 mil, se o dizes...) por causa do que está escrito num livro.
O homo sapiens pode ter sido uma espécie aparentemente igual a do homem, mas que não tinham a nossa inteligência.http://www.avph.com.br/homosapiens.htm
Nós somos homo sapiens.
O Homo sapiens ( nossa espécie ) surgiu há aproximadamente 150 mil anos atrás, possivelmente na África, como resultado de adaptações de Homo erectus ao meio em que eles viviam.
A muitos anos atrás um centista na qual não sei o nome disse ter lançado um infra vermelho no espaço que viajou a milhões de anos luz e a um certo lugar a luz não conseguiu ultrapassar. Então disse: Se Deus existe é dali pra lá.
Isso é um absurdo: se a luz viajou milhões de anos de luz até um certo lugar, então levou um milhão de anos a lá chegar.
Sei que voce não acredita nisto, mas os apóstolos estavam trancados dentro de um lugar porque estavam com mêdo dos judeus e Jesus entrou dentro casa sem que ninguém abrisse a porta. Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e com certeza a parede teria que ser quebrada para que alguém ou algum objeto entrasse.
O que está a dizer é apenas algo que alguém que nem sequer presenciou o ocorrido escreveu num livro.
A questão aqui não é testar o ar e sim ver o ar com frequência da visão humana. Podemos ver algo fora do alcançe da visão humana?
Irrelevante.
http://pt.wikipedia.org/wiki/ArAr é o nome da mistura de gases presentes na atmosfera da Terra. O ar seco é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigénio, 0,97% de gases nobres e 0,03% de gás carbônico (dióxido de carbono). O ar pode ainda conter de 0 a 7% de vapor de água. A composição do ar altera-se com a altitude.
O ar é apenas um conjunto de átomos, que são demasiado pequenos para serem observados a olho nu. Podemos vê-los com microscópios electrónicos.
Dizes que tens a certeza absoluta numa coisa que não é observada nem testada, e quiseste comparar com o ar. O ar pode ser observado e testado, e por isso a analogia é falaciosa.
Quanto a questão de testar Deus cabe a ciência construir equipamentos potentes para ver algo distinto da matéria.
Se não existe qualquer deus, não pode existir equipamentos para detectá-lo, porque não há nada para detectá-lo.
Como Deus é um deus das lacunas, nem sequer imagina-se que tipo de equipamento serviria. Qualquer um que eliminasse a presença de um deus, assumindo que era visto de determinada forma, os crentes inventariam uma outra desculpa, tal como quando Gagarine mostrou que não existe qualquer deus no céu.
Quem faz a afirmação que existe algo deve definir esse algo de forma rigorosa, de tal modo que permita fazer testes, inclusivé de refutabilidade. Isso permite testar se existe
ou não tal Deus. Sem essas condições, a construção de tal equipamento é impossível e a afirmação não pode ser considerada científica, mas quanto muito é pseudo-científica.
http://criticanarede.com/welcome-1.htmIrrefutabilidade
A teoria que foi concebida para explicar a ocorrência de algum fenómeno não pode ser testada. Testamos uma teoria por meio das suas previsões. Por exemplo, uma teoria pode prever que a luz muda de trajectória em certas condições, ou que um líquido muda de cor com o ácido, ou que um psicótico responda mal a certos estímulos. Se o evento previsto não ocorrer, então a informação obtida contradiz a teoria. Uma teoria não pode ser testada se não faz previsões. Também não pode ser testada se prevê acontecimentos que podem ocorrer independentemente de a teoria ser verdadeira.
Prova: Identifique a teoria. Mostre que ela não faz previsões, ou que as previsões feitas com a teoria são falsas ou que as previsões que ela faz podem ser verdadeiras mesmo que a teoria seja falsa.
Sabe o que eu já percebi em voce e comum em vários ateus?
A vida não tem nenhum sentido. Tudo é o acaso do acaso.
Já escrevi sobre o assunto num tópico que criei na secção de Filosofia, usando o filme dos Monty Python "The Meaning of Life" ["O Sentido da Vida"] e um trecho de uma citação de um filósofo que cita uma obra de Lewis Carroll.
Fui criado graças ao meu pai e minha mãe, e não fui desenhado por uma entidade divina, do mesmo modo que uma deficiência de nascença não foi desenhada por uma entidade divina. Desenvolvo sentidos para a minha vida. E vivo para a vida e para os vivos e não para a morte e para os mortos.
Quando falas em "sentido da vida" estás a referir-te a outra coisa: que há algo que fez o que existe com um determinado propósito, como alguém que faz um instrumento com um determinado propósito (e é claro que pode ser usado para outros fins que não são o propósito original...).
E parece que vais fazer o mesmo que o VideoMaker, com falácias de apelo a motivos (neste caso através de "argumentum ad consequentiam").
http://criticanarede.com/motive.htmNão interessa se uma coisa é boa ou má; o que interessa é se é ou não é. Uma coisa não é verdadeira por gostarmos que seja, nem deixa de ser verdadeira por gostarmos que não seja.
Eu acredito na evolução em alguns casos.
Quanto ao ser humano eu não acredito nisto por causa da nossa inteligência.
Então houve evolução noutras espécies, mas o ser humano é um caso especial? Porquê? Por causa da Bíblia?
Entre milhões de espécie só a espécie humana conseguiu esta inteligência?
Já disse que os Neandertais tinham uma capacidade craniana superior e mostrei como a essa capacidade craniana foi aumentando ao longo das espécies (até mostrei uma pequena animação GIF que fiz). Entre os primeiros grandes hominídeos e o "Homo sapiens" extinguiram-se imensas espécies. Não só humanos; os dentes-de-sabre, os mamutes, as aves gigantes (com raras excepções, como as avestruzes e emas), etc. estão extintos.
Nesse diagrama estão referências a várias espécies, e só a do Homo sapiens não extinguiu-se:

Capacidades cranianas aproximadas:
Australopitecus afarensis - 380 cm3
ustralopithecus africanus - 450 cm3
Australopithecus robustus - 530 cm3
Australopithecus bosei - 530 cm3
Homo habilis - 752 cm3
Homo erectus - 1.000 cm³
Homo heidelbergensis - 1200cm³
Homo neanderthalensis - 1520cm³
Homo sapiens - 1400 cm³
Tens alguma explicação?
Porque o ser humano também não nasceu com sua inteligência comparada ao reino animal?
O ser humano é um ser vivo que pertence ao reino animal. É um animal, primata, hominídeo.
Como podes ver pelos valores das capacidades cranianas de espécies ao longo dos tempos, isso torna-se óbvio: humanos com uma capacidade craniana próxima de Australopithecus e próxima dos Homo sapiens estão extintos. Dah!