Autor Tópico: "como pensam os brasileiros"  (Lida 33864 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: "como pensam os brasileiros"
« Resposta #125 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:30:43 »
Então não estou a altura da sua inteligência e penso diferente.  :nao3:

Sim, eu estou bem ciente desse fato.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #126 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:32:16 »
Não acredito nas suas professias, no caso de descriminalização da pirataria. Acho na verdade que o efeito possa ser infignificante, sendo utizado outras formas de agregar valor e remuneração.

Quais formas?70% da renda de um filme vem das bilheterias de cinema e venda de DVD......  Imagino que você tenha idéia de como se pode mudar o foco de uma margem tão grande....

E alias, responda ai uma pergunta..... porque é que o povo nãopode esperar passar no rádio e na tv?Porque diabos tem que se piratear obrigatoriamente..... Não consigo tirtar da minha cabeça que isso é só desculpa idéológica pra malandragem.Daqui a pouco vão querer descriminalizar gato de tv a cabo também.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:42:01 »
E mesmo videolocadoras estão tendo uma perda grande...... E esse sim é maiss fácil de calcular, porque mesmo que a pessoa não compre o DVD ela vai querer assistir....
Cara, quem tem condições de pagar três reais por um piratão vagabundo filmado em cinema prefere alugar numa locadora um filme decente.

E porque as pessoas compram pirata então?É só alugar......
Porque ainda não chegou nas locadoras ou porque a pessoa não tem um aparelho para roda o filme em casa.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:43:02 »
[...] porque é que o povo nãopode esperar passar no rádio e na tv?Porque diabos tem que se piratear obrigatoriamente..... [...]
Efeito colateral da própria propaganda do produto e o incentivo ao consumismo. Pois é, deu mais certo do que eles queriam...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #129 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:44:58 »
E mesmo videolocadoras estão tendo uma perda grande...... E esse sim é maiss fácil de calcular, porque mesmo que a pessoa não compre o DVD ela vai querer assistir....
Cara, quem tem condições de pagar três reais por um piratão vagabundo filmado em cinema prefere alugar numa locadora um filme decente.

E porque as pessoas compram pirata então?É só alugar......
Porque ainda não chegou nas locadoras ou porque a pessoa não tem um aparelho para roda o filme em casa.

E vai rodar o pirata onde?E custa esperar chegar na locadora?

[...] porque é que o povo nãopode esperar passar no rádio e na tv?Porque diabos tem que se piratear obrigatoriamente..... [...]
Efeito colateral da própria propaganda do produto e o incentivo ao consumismo. Pois é, deu mais certo do que eles queriam...

Mas ai isso justificaria também o roubo.Propaganda de carro é o que mais se ve na tv....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:45:57 »
Desde quando a TV mostra tudo quanto é filme/música bom?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #131 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:48:14 »

Magoou  :'(

:P

Não acredito nas suas professias, no caso de descriminalização da pirataria. Acho na verdade que o efeito possa ser infignificante, sendo utizado outras formas de agregar valor e remuneração.

Quais formas?70% da renda de um filme vem das bilheterias de cinema e venda de DVD......  Imagino que você tenha idéia de como se pode mudar o foco de uma margem tão grande....

E alias, responda ai uma pergunta..... porque é que o povo nãopode esperar passar no rádio e na tv?Porque diabos tem que se piratear obrigatoriamente..... Não consigo tirtar da minha cabeça que isso é só desculpa idéológica pra malandragem.Daqui a pouco vão querer descriminalizar gato de tv a cabo também.
Não estou muito preocupado com a lucratividade das empresas, prefiro pensar mais nos indivíduos, que tem muitas vantagens e praticidades com a cópia pirata. Apoio o que o Spitifire disse sobre experimentar o produto por exemplo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #132 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:50:41 »
Desde quando a TV mostra tudo quanto é filme/música bom?

E desde quando no camelô tem tudo quanto é filme e cd bom?

O que tem nos camelôs são blockbusters , que invariavelmente passam na TV,nem que demore ..... Igualmente no rádio.....

E aliás, desde quando no capitalismo as pessoas tem que obrigatoriamente ter acesso a coisas boas?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:53:13 »
A pirataria trouxe também coisas boas para a sociedade. Ela, com o mercado cinza de informática, por exemplo, com certeza compõe grande porcentagem nas estatísticas de inclusão digital daqui. Muitos músicos e bandas também se beneficiaram com ela. Tropa de Elite se beneficiou com ela... Por causa dela, muitas gravadoras abaixaram o preço de seus produtos. E quem ri é o consumidor.

É justo? Não, realmente, pode desestimular a propriedade intelectual. Fato é: ela é inevitável. Seja pela facilidade, pelo preço, ou o que for. Ela é fruto do próprio sistema e do ideal capitalista.

Além de ser inevitável, é completamente inextinguível. Então, antes de discutir se é justo ou não, e condenar a cadeira elétrica quem baixa uma MP3 na internet, os prejudicados por ela deveriam é pensar numa forma alternativa de arrecadar capital com o produto que oferecem. Seja com propagandas ou o que for.

Ah sim, claro, chamar pirataria de roubo é MEDONHO. Roubo é subtrair coisa alheia móvel perante grave ameaça ou agressão. E a não ser que artistas sejam espancados e proibidos de tocarem suas próprias músicas, não faz muito sentido chamar pirataria de roubo... A não ser por puro terrorismo, que é o que as gravadoras adoram fazer. :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #134 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:55:25 »

Quais formas?70% da renda de um filme vem das bilheterias de cinema e venda de DVD......  Imagino que você tenha idéia de como se pode mudar o foco de uma margem tão grande....

Não estou muito preocupado com a lucratividade das empresas, prefiro pensar mais nos indivíduos, que tem muitas vantagens e praticidades com a cópia pirata. Apoio o que o Spitifire disse sobre experimentar o produto por exemplo.

Lucratividade é o que gera inverstimento..... Sem investimento, sem filme.Captou?

É como eu disse, a questão aqui é só a malandragem das pessoas, querem comodidade sem pagar o preço....
Vão assistir televisão........Na globo passa filme  quase uma dezena de vezes por semana.

E quanto ao exemplo do Spitt,é certo comer num restaurante e sair sem pagar só porque você não gostou da comida?É certo roubar um carro na concessionária e só pagar por ele se você gostar?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:56:50 »
Mas ai isso justificaria também o roubo.Propaganda de carro é o que mais se ve na tv....
Não estou justificando, estou explicando...

Sem contar, que, bem, como eu disse, a noção de que o outro fica sem, no caso do roubo, é muito maior do que na pirataria, em que a empresa apenas deixa de lucrar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #136 Online: 24 de Novembro de 2007, 00:59:29 »
Esseé o problema,todos dizem que as gravadoras devem mudar, mas ninguém aqui deu uma única idéia de como se redirecionar 70% de lucro.

O risco de se perder uma arte é grande.... Corrermos o riscode tersó filme de baixíssimo custo feito por amadores por amor a arte, nada mais de grandes produções.... Correr esse risco só pela comodidade é ridículo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #137 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:00:30 »
Não estou justificando, estou explicando...

Sem contar, que, bem, como eu disse, a noção de que o outro fica sem, no caso do roubo, é muito maior do que na pirataria, em que a empresa apenas deixa de lucrar.

Não, o caso é o mesmo, capital investido que não tem retorno.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #138 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:03:25 »

Para cada interlocutor eu procuro usar a linguagem que ele melhor consiga entender.

No seu caso isso implica em ser rude, direto e apelativo.  Linguagens mais comedidas apenas alimentariam o seu desejo de posar de sábio, quem sabe até te fariam pensar que eu tenho respeito por essa postura pretensiosa.

Não quero causar esse mal-entendido, por isso vou direto ao ponto de uma forma que você tenha maior probabilidade de compreender.

Mas se você quiser tentar outra dança, menos previsível e com mais substância argumentativa, acredito que todos nós só temos a ganhar com isso. :)

São as empresas que produzem o produto.  Não pensar nelas é não se importar com a saúde do processo que você quer tornar mais acessível.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #139 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:09:20 »
A pirataria trouxe também coisas boas para a sociedade. Ela, com o mercado cinza de informática, por exemplo, com certeza compõe grande porcentagem nas estatísticas de inclusão digital daqui. Muitos músicos e bandas também se beneficiaram com ela. Tropa de Elite se beneficiou com ela... Por causa dela, muitas gravadoras abaixaram o preço de seus produtos. E quem ri é o consumidor.

É justo? Não, realmente, pode desestimular a propriedade intelectual. Fato é: ela é inevitável. Seja pela facilidade, pelo preço, ou o que for. Ela é fruto do próprio sistema e do ideal capitalista.

Além de ser inevitável, é completamente inextinguível. Então, antes de discutir se é justo ou não, e condenar a cadeira elétrica quem baixa uma MP3 na internet, os prejudicados por ela deveriam é pensar numa forma alternativa de arrecadar capital com o produto que oferecem. Seja com propagandas ou o que for.

Ah sim, claro, chamar pirataria de roubo é MEDONHO. Roubo é subtrair coisa alheia móvel perante grave ameaça ou agressão. E a não ser que artistas sejam espancados e proibidos de tocarem suas próprias músicas, não faz muito sentido chamar pirataria de roubo... A não ser por puro terrorismo, que é o que as gravadoras adoram fazer. :)
Esse é o ponto principal, o fato de ser inevitável e a necessidade de adaptação das empresas a nova realidade, concordo nisso.

Lucratividade é o que gera inverstimento..... Sem investimento, sem filme.Captou?
Saquei a sua opinião mas discordo dela. Veja alguns benefícios da pirataria que o Oceanos listou.

Poderiam até formumar algum tipo de cobrança por dowload, é uma questão complexa mas exige novas soluções.

É como eu disse, a questão aqui é só a malandragem das pessoas, querem comodidade sem pagar o preço....
Vão assistir televisão........Na globo passa filme  quase uma dezena de vezes por semana.
Que seja comodidade, não quero ficar refém de um sistema atrazado e ultrapassado de distribuição de dados.

E quanto ao exemplo do Spitt,é certo comer num restaurante e sair sem pagar só porque você não gostou da comida?É certo roubar um carro na concessionária e só pagar por ele se você gostar?
Espantalho, não tem nada a ver uma coisa com a outra. Num restaurante você não copias bits e os deixa intactos, tem que consumir algo real e não algo tão intangível quanto a informação que não se perde com a duplicação.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:12:36 »
Não, o caso é o mesmo, capital investido que não tem retorno.
É ABSURDAMENTE diferente. Pela simples definição da palavra roubo, dá para se perceber isso. O fato de ambas tirarem o lucro da a empresa (claro, no caso de você roubar um carro da fábrica, apenas, porque se você roubar de um usuário final, a empresa não se fode nadinha), nem de longe as tornas iguais. São semelhantes neste aspecto. O problema é que a palavra roubo é muito mais pesada e socialmente inaceitável do que pirataria, por isso as gravadoras chamam pirataria de roubo. É terrorismo puro.

Como disse: roubo é subtrair coisa alheia móvel perante grave ameaça ou agressão. E isso não tem nada a ver com pirataria. Não preciso nem explicar o porquê, é simples, é tautológico.

Esseé o problema,todos dizem que as gravadoras devem mudar, mas ninguém aqui deu uma única idéia de como se redirecionar 70% de lucro.
Nem cabe a ninguém aqui dar idéias. Se eu as tivesse, venderia para uma gravadora e ficaria rico! As gravadoras que se virem como podem, é a base do capitalismo, não é?

E 70% do lucro? Elas perdem isso? Essa é a projeção delas? É impossível dar uma projeção acertada de perdas, e elas sempre arredondam pra cima, seria ingenuidade sua não entender isso...

O risco de se perder uma arte é grande.... Corrermos o riscode tersó filme de baixíssimo custo feito por amadores por amor a arte, nada mais de grandes produções.... Correr esse risco só pela comodidade é ridículo.
Todavia, a realidade é outra: bandas gravam e vendem, cinema existe e é enorme, jogos são produzidos, programas são criados, etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #141 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:15:16 »

Para cada interlocutor eu procuro usar a linguagem que ele melhor consiga entender.

No seu caso isso implica em ser rude, direto e apelativo.  Linguagens mais comedidas apenas alimentariam o seu desejo de posar de sábio, quem sabe até te fariam pensar que eu tenho respeito por essa postura pretensiosa.

Não quero causar esse mal-entendido, por isso vou direto ao ponto de uma forma que você tenha maior probabilidade de compreender.

Mas se você quiser tentar outra dança, menos previsível e com mais substância argumentativa, acredito que todos nós só temos a ganhar com isso. :)
Então vamos mudar a música.  :violao:

São as empresas que produzem o produto.  Não pensar nelas é não se importar com a saúde do processo que você quer tornar mais acessível.
O que penso que pode acontecer é algumas empresas não se adaptarem a nova situação, que é real e irreversível. Mas não acredito que a produção cultural seja afetada, pode no máximo deixar de ser uma máquina tão lucrativa, e estou pouco me importando com os hábitos milionários das estrelas de Hollywood ou dos lucros gigantescos das empresas da indústria cultural. Se eles ganharem bem menos não vejo muita mudança nem nada de drástico para o mundo.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #142 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:17:46 »
Pirataria é algo imoral somente do ponto de vista ideológico escravista, por parte dos "grandes feitores burgueses", obviamente. Estes poquíssimos que concentram, de longe, a grande maior parte da riqueza, logicamente vão criar, e de fato criam, leis e mecanismos para condenar os que não se submetem ao seu escravismo intelectual, material e ideológico, somente para sustentá-los.

Acho incrível como as massas engolem tão facilmente a ideologia que vem de cima da pirâmide capitalista.

Fazendo uma analogia a um sistema capitalista mais justo como o é na Suécia, por exemplo, onde as multas são proporcionais ao ganho do indivíduo, os preços dos produtos também deveriam ser proporcionais aos ganhos dos indivíduos. Assim, a chamada "pirataria", restringindo-se aqui apenas a software e mídia, poderia ser livre no caso do Brasil para quem ganhasse aquém de X mensais. Assim como micro empresas possuem diferenciação de impostos em relação às grandes, por exemplo, antes que alguém diga que não existe já algo do tipo, embora em outro contexto, mas procurando garantir proporcionalidade de competição comercial.
Who cares?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #143 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:21:08 »
Pirataria é algo imoral somente do ponto de vista ideológico escravista, por parte dos "grandes feitores burgueses", obviamente. Estes poquíssimos que concentram, de longe, a grande maior parte da riqueza, logicamente vão criar, e de fato criam, leis e mecanismos para condenar os que não se submetem ao seu escravismo intelectual, material e ideológico, somente para sustentá-los.

Acho incrível como as massas engolem tão facilmente a ideologia que vem de cima da pirâmide capitalista.

Fazendo uma analogia a um sistema capitalista mais justo como o é na Suécia, por exemplo, onde as multas são proporcionais ao ganho do indivíduo, os preços dos produtos também deveriam ser proporcionais aos ganhos dos indivíduos. Assim, a chamada "pirataria", restringindo-se aqui apenas a software e mídia, poderia ser livre no caso do Brasil para quem ganhasse aquém de X mensais. Assim como micro empresas possuem diferenciação de impostos em relação às grandes, por exemplo, antes que alguém diga que não existe já algo do tipo, embora em outro contexto, mas procurando garantir proporcionalidade de competição comercial.
É bem por aí, boas palavras.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #144 Online: 24 de Novembro de 2007, 01:33:34 »
Por realização de estudos de econometria aliada à sociologia, por exemplo, seria possível com relativamente facilidade estabelecer um sistema mais justo, onde a pirataria não seria mais considerada um "terrorismo", como tentam impor os "grandes proprietários de capital".

Para deixar mais claro, da mesma forma que pessoas não apenas no Brasil, mas em vários países do mundo, que ganham até quantidade X de renda familiar por mês possuem acesso gratuito a certas tecnologias e infra-estrutura, inclusive para elevarem seu nível sócio-material, a famigerada "pirataria" poderia (e acho que deveria) ser livre para os mesmos.

Ora, somente alguém muito ingênuo para considerar que um sistema econônimo defendido primeiramente por Adam Smith, seguido Emille Durkheim e sua "sociedade orgânica", ou mesmo o "atual" Milton Friedman (que para mim é um homem das cavernas com dinheiro nas cuecas - que Zeus o tenha), não trará conseqüências funestas para si mesmo e para a sociedade. Apenas lembrando: o que é o capitalismo sem a sociedade? Um nada vazio, um zero absoluto. Isso anda um tanto esquecido por aqui, e por aí.
Who cares?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #145 Online: 24 de Novembro de 2007, 02:07:25 »
O que penso que pode acontecer é algumas empresas não se adaptarem a nova situação, que é real e irreversível. Mas não acredito que a produção cultural seja afetada, pode no máximo deixar de ser uma máquina tão lucrativa, e estou pouco me importando com os hábitos milionários das estrelas de Hollywood ou dos lucros gigantescos das empresas da indústria cultural. Se eles ganharem bem menos não vejo muita mudança nem nada de drástico para o mundo.

A motivação para produzir vem do lucro, não é verdade?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #146 Online: 24 de Novembro de 2007, 02:09:40 »
O problema é que a palavra roubo é muito mais pesada e socialmente inaceitável do que pirataria, por isso as gravadoras chamam pirataria de roubo. É terrorismo puro.

Como disse: roubo é subtrair coisa alheia móvel perante grave ameaça ou agressão. E isso não tem nada a ver com pirataria. Não preciso nem explicar o porquê, é simples, é tautológico.

Pirataria é roubo de propriedade intelectual, Oceanos.  Roubo não envolve necessariamente violência ou ameaça.  Acho que você confundiu roubo com assalto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #147 Online: 24 de Novembro de 2007, 02:14:01 »

Isso não resultaria na prática em um simples e puro incentivo à fraude?  Em vez de comprar os produtos diretamente, os de maior renda alugariam testas-de-ferro ("laranjas" é o termo usual, creio) para comprá-los em seu lugar por uma fração do ágio.  Ou simplesmente falsificarão os números de seus rendimentos.

A idéia básica me causa estranheza.  Por que penalizar quem ganha mais dessa forma?  Não é mais simples, direto e com menos efeitos colaterais nocivos simplesmente aplainar a pirâmide sócio-econômica, diminuindo o desnível salarial?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #148 Online: 24 de Novembro de 2007, 02:21:15 »
Por realização de estudos de econometria aliada à sociologia, por exemplo, seria possível com relativamente facilidade estabelecer um sistema mais justo, onde a pirataria não seria mais considerada um "terrorismo", como tentam impor os "grandes proprietários de capital".

Pirataria não é crime ideológico; é roubo, e não terrorismo.  Nunca vi alguém defender que seja terrorismo.

Para deixar mais claro, da mesma forma que pessoas não apenas no Brasil, mas em vários países do mundo, que ganham até quantidade X de renda familiar por mês possuem acesso gratuito a certas tecnologias e infra-estrutura, inclusive para elevarem seu nível sócio-material, a famigerada "pirataria" poderia (e acho que deveria) ser livre para os mesmos.

Quem paga esse acesso gratuito que você menciona?  Com quais verbas?  Que incentivo há para que essas pessoas prefiram elevar seu nível sócio-material com seus próprios esforços em vez de simplesmente se aproveitar indefinidamente desse acesso gratuito?

Pirataria já é livre, no sentido da pura acessibilidade; não há dificuldade alguma em ter acesso a produtos piratas, pelo menos no que se refere a CDs de música e DVDs de filmes da moda.

Não deixa de ser roubo por isso.  Não é benéfico para a sociedade, pois por um lado desestimula a produção cultural e por outro penaliza financeiramente o público pagante (que é quem paga o "subsídio" à pirataria).

Pode até ser uma boa idéia oficializar essa situação.  Não sei.  É uma questão difícil de resolver.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 24 de Novembro de 2007, 02:33:29 »
Pirataria é roubo de propriedade intelectual, Oceanos.  Roubo não envolve necessariamente violência ou ameaça.  Acho que você confundiu roubo com assalto.
Não. Pirataria não é roubo de propriedade intelectual. Primeiro: a propriedade intelectual é um bem imaterial, ou seja, você pode copia-la quantas vezes quiser. Ela não pode ser subtraída. Segundo: assalto diz respeito ao ataque rápido, não à violência em sí. Roubo, segundo o dicionário e a lei brasileira, é sim, subtrair coisa alheia móvel mediante grave ameaça ou agressão.

Não tem cabimento utilizar a palavra roubo para a pirataria, porque simplesmente não é! A impressão que dá é que fica se tentando justificar a "imoralidade" desta atribuindo a ela condutas já sabidamente imorais... O próprio nome "pirataria" já demonstra isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!