Nossa sociedade, por absurdo que possa parecer, também não é superior às sociedades de outros animais
A gente já repetiu e explicou, e inclusive o texto que ele postou fala outra coisa. E acho que Adriano sequer se deu conta. mas tenho certeza de que vai investigar e refletir, porque já demonstrou ser curioso e reflexivo.
As minhas pesquisas, inclusive com os textos de filosofia sobre Nietzsche, adentram ainda mais no tema, e mostram uma teorização apontando a superioridade do homem.
Fazer afirmações sobre mim é desnecessário e uma atitude que encerra o debate. A partir do momento que me coloca na posição de errado e você e mais alguns (se utilizada da quantidade, "a gente") então começa o uso de uma falácia.
O que pude perceber é que o tema é mais complexo do que eu imaginava. O especismo me mostrou essa face da igualdade para justificar a ética com os animais, mas encontrei uma certa incoerência a princípio nesse argumento.
Nossa sociedade, por absurdo que possa parecer, também não é superior às sociedades de outros animais
Então não é sequer 'relativamente' superior.
Com "relativamente" eu me refiro a "com relação a determinados aspectos" a humanidade é superior. Se amanhã se descobrir que uma grande rocha se chocará com a Terra temos potencial para evitar o desastre ou minimizá-lo. Temos um potencial de prever/consertar desastres que as outras espécies não têm (muito embora não o ponhamos em prática com a efetividade que se espera). Se nos esforçarmos podemos até deixar o planeta. Aliás, padecemos do mal das imaginadas espécies inteligentes: não mantemos o ambiente sustentável e caminhamos para uma pseudonecessidade de procurar outros sistemas habitáveis, enquanto tornamos o nosso inabitável. Nossa ferramenta adaptativa é o poder de transformar o ambiente que temos, do qual as outras espécies não desfrutam: faz frio? Produzimos roupa; "Faz calor"? Criamos gelo, ventiladores e condicionamos o ar; É longe? Criamos veículos de transporte velozes... à exposição à luz ultra-violeta bactérias morrem até que em algumas milhões de gerações nasça uma bacteriazinha resistente; nós criamos filtros solares. Nosso poder de adaptação é até cruel em muitos pontos. Enquanto o mundo pega fogo, nós criamos um escudo protetor. Podemos também moldar os outros seres forçando transformações para que eles nos sirvam. Enquanto se diz que o planeta está aquecendo o primeiro empenho de muitos é criar condicionadores-de-ar mais potentes.
Obrigado pelo argumento favorável. Distinguiu bem a diferença do animal social homem e os demais.
É dessa superioridade que o Adriano fala. MAS ELE AINDA NÃO SE LIGOU que esse argumento é sociológico e não biológico.
Está fazendo uma distinção que não exite. O argumento é sociológico devido a sociedade ser o conjunto da espécie humana. Somos animais sociais e vivemos em sociedade, essa é mais uma característica que possibilita a nossa cooperação mútua.
No primeiro texto sobre Nietzsche que postei, é desenvolvido o tema de cultura x fiosiologia (biologia). Algo já muito discutido no fórum, e por sinal muito polêmico. Não devemos considerar o homém como indivíduo apenas, mas sim como espécie, ou seja, sociedades.
A gente já repetiu e explicou, e inclusive o texto que ele postou fala outra coisa. E acho que Adriano sequer se deu conta. mas tenho certeza de que vai investigar e refletir, porque já demonstrou ser curioso e reflexivo.
Ele há de compreender. N'é possível que não.
O poblema sou eu que não compreendo vocês? Ad hominem é uma falácia que não se justifica. Peço para que evitem por favor.
É dessa superioridade que o Adriano fala. MAS ELE AINDA NÃO SE LIGOU que esse argumento é sociológico e não biológico.
Sim, isso eu entendi; ele só coloca os exemplos errados.
Não estou colocando exemplos errados. Não faço distinção entre sociedade e natureza (biologia), já que somos um animal que também é estudado pela biologia. E a sociobiologia faz essa agregação, no intuito de fornecer as bases biológicas da sociedade, uma grande contribuição para a sociologia.
Também concordo quanto a nossa superioridade em prever certo tipo de problemas. Não é nossa sociedade que é superior, e sim a nossa capacidade cognitiva que é superior. Ela foi ampliada através da ciência, então hoje conseguimos detectar até mesmo mudanças que nossa corpo é incapaz de prever ou sentir, como raios infravermelhos, o meteoro que vc mencionou, terremotos, previsão do tempo, ou até a invenção de uma estratégia para qualquer coisa, plantar, ou fazer a guerra, isto é, a nossa capacidade de antecipação de atitudes de um inimigo ou de mudanças no ambiente.
A superioridade da nossa sociedade é conseguência da nossa superioridade individual, que é social por natureza. Somos individualmente animais sociais. A ciência é o resultado maior da nossa sociedade.
Evolutivamente isso é o que faz a diferença, a igualdade entre as espécies não é justifica pela biologia, pelo contrário, ela estuda as caracteristícas que diferenciam uma da outra. E nós temos algumas em especial, como a linguagem, que nos garante a avançada sociabilidade.