Cara, vc tem idéia de quantos populares Pilatos deve ter mandado açoitar e matar? Deve ter sido um sem número deles. Tem aquele filme... acho que é "Benhur", que mostra ruas inteiras de crucificados. Pra crucificar alguém não era necessário passar pelo STF não. Faziam aos montes.
Pilatos foi afastado do cargo devido a sua crueldade excessiva.
Por que, no meio da matança, ele teria ficado com pena de um dos encrenqueiros que lhe foram trazidos e tentado salvá-lo?
Por que, no meio de tantas rebeliões que sufocou (como se pode ler em Josefo), ele teria tido um momento de medo dos judeus?
Pode parecer aos incautos que o tempo apaga tudo. O Grande problema para eles é que os Romanos não viviam como trogloditas em choças de lama, viviam em grandes cidades organizadas e eram limpinhos, tomavam banho todos os dias. Além disso, só conseguiram manter seu império tanto tempo porque sabiam delegar funções e eram bastante organizados em ter informações do que se passava por todo o reino. Além disso, as estradas eram protegidas e o comércio marítimo era muito, muito, mas muito grande nesta época.
Então, achar que uma figura pitoresca, folclórica, fanática, criadora de caso, que junta 5.000 pessoas ( uma grande cidade em população para a época ), que entra num grande centro de comércio regional em jerusalém nos braços do povo, que enfrenta os sacerdortes hebreus em seu templo ( imagina as piadas pelas ruas de Roma, hahah ), não ter nada, mas nada comentado, registrado?
E Flávio Josefo fala assim da figura do filho de Deus en passant, como um comentário a tôa, e fala páginas e páginas e páginas de Pilatos.
Não existe como acreditar que a Bíblia diz nada perto da verdade.
Um filho de deus milagreiro monta sua tenda dos milagres e ninguém fica comentando, só começa a aparecer cem anos depois de sua morte?
Ou é uma criação dos hebreus fugitivos de jerusalém, que começam a converteros gentios, e criam uma versão onde um messias solar permite, rompendo com a lei mosaica?
O que você crê ou deixa de acreditar não não muda os fatos.