Não tem desabafo nenhum no meu post. Acha isso só porque complementei com minha postura em relação a oração?
Minha vida em particular não é um mar de rosas, mas tambem não é um inferno. Tenho meus problemas como todo mundo aqui
e vou tocando a vida.
Por outro lado, existe um sem-numero de pessoas que parece que vieram ao mundo só para sofrer e isso revela o poder da oração
quando pensamos que pessoas/sociedades/países mais fodidos tendem a ser mais religiosos, portanto provavelmente oram mais
e ainda assim continuam fodidos. Não vejo um antes e um depois da oração, não vejo evidência convincente de sua eficácia.
Este é um clube cético afinal de contas e sou um deles.
Um bom médico, um bom medicamento, um bom psicólogo, uma mão amiga, bons hábitos, boas idéias, um bom trabalho, um bom estudo
etc, etc tem 100 vezes mais poder que qualquer oração.
Em suma, acho que oração não tem poder algum. Ou quase nenhum, se considerar é algum "poder" funcionar como consolo
ou motivação (só para quem acredita nisso, óbvio). Assim concedo que pode ter um pequeno poder psicologicamente falando.
Mais que isso é forçar a barra.
E posso pensar em vários outros fatores motivadores mais eficazes que qualquer oração. Para mim, ao menos, não vale o
custo-benefício.
Vou eu cruzar os braços, orar e aguardar pelo retorno da oração. Virarei pó antes de qualquer retorno.
- Mas, Fenrir, tem que se mexer, correr atrás.
- Ótimo, assim fica bem óbvio que o meu "correr atrás" é que trouxe o retorno e a oração não fez diferença alguma, não valeu um peido.