Já o NV foi escrito bem antes por pessoas que ou viveram diretamente com Jesus, ou travaram conhecimento com as mesmas. Os livros contidos no NV são, queira você ou não, os únicos confiáveis e teologicamente corretos.
Foram escritos por gente que ouviu falar, e foram escritos muitas décadas depois dos supostos acontecimentos.
Nada garante que sejam confiáveis ou corretos. São apenas propaganda de uma seita e, pior, nem é a seita original, como a dos ebionitas, dirigida aos judeus, mas o projeto de marketing criado por Paulo para atrair os gentios.
Muitas décadas depois não; algumas décadas depois sim,
bem antes dos evangelhos gnósticos. E contém semelhanças tão gritantes que as tornam difíceis de serem apenas propaganda de uma única seita ou qualquer outro tipo de marketing, ao contrário dos heréticos evangelhos gnósticos, estes sim do jeito que você descreveu.
O Livro de Enoch é psicodelia pura. Sem pé nem cabeça. Ainda bem que foi excluído.
Esta é a sua opinião. Por falta dele, Gênesis 06:06 ficou sem sentido.
O Livro de Enoch só é levado a sério por algumas seitas ocultistas e ufológicas.
E não é verdade o que você disse sobre o Gênesis 6. O Livro de Enoch ofereceu uma
explicação equivocada com toda aquela ladainha de ''anjos caídos''. ''Filhos de deus'' não são anjos, senão descendentes de Set, assim como ''filhos dos homens'' são os descendentes de Caim, que eram tidos como uma linhagem impura pelos judeus. Essa é a explicação teológica (e nada esotérica) correta. Então esqueça aquela besteira de nephelins híbridos e anjos caídos que só ocultistas e hereges acreditam.
Aliás, por que Lutero, 1000 anos depois, rejeitou esses critérios e descartou vários livros?
Eu era bem mais radical naquela época. Eram tempos difíceis.
Na verdade, Lutero era contra o conceito católico de intercessão dos santos e tirou fora os livros que falavam em comunicação com os mortos.
Também achava que os príncipes tinham poder absoluto sobre os camponeses, tendo até o direito de matá-los se protestassem, portanto tirou fora os livros que falavam em revoltas contra a autoridade.
Eu já nem me lembrava mais disso.
Você não pode falar por todos os religiosos. Para a maioria deles é um livro claro e que faz bastante sentido sim.
O primeiro problema é que você tem que partir da premissa de que Deus existe e a Bíblia é sua palavra.
O segundo problema é que essa "clareza" toda levou a dezenas de milhares de seitas cristãs conflitantes (todas elas a única verdadeira...)
Errado. Você é que está fazendo uma baita confusão. Não foi a Bíblia a responsável por essas ''dezenas de milhares'' seitas cristãs. Elas não eram formadas por dissidentes. Cada uma tinha o seu próprio corpo de ensinamentos, regras de conduta e
suas próprias escrituras sagradas. O NV só foi consolidado mais tarde e desde então houve cismas mais por questões políticas do que teológicas, como você explicou logo acima - o que não quer dizer que não houveram algumas exceções, pois o erro não é das escrituras e sim dos homens que a mal interpretam.
De novo você falando em nome de todos. Se tem dificuldade em entender ou interpretar passagens bíblicas, vá a alguma igreja e peça para que um Padre ou um Pastor elucide as suas dúvidas, ou faça um curso breve de Teologia.
Padre ou pastor de qual seita? Por que ele saberia mais que eu? Só porque estudou um monte de besteiras por muito tempo?
Se fosse assim, os teólogos das outras religiões também seriam confiáveis quando dizem que o cristianismo não é a religião do verdadeiro deus.
Agora sim a verdade veio à tona. Antes era um livro com pouca clareza e de difícil compreensão. Agora nada mais é do que um ''monte de besteiras''.
Crentes não podem ignorar porque senão estariam em pecado diante da Palavra do Senhor e para eles os milagres ocorrem devido às suas fortes crenças.
O que não é nem um pouco racional.
Continua sendo dogmático ao responder por todos os religiosos.
Como pode saber o que é ''pouco racional''? Isso é
crença, meu caro. O que é considerado racional para uma cultura pode parecer extremamente irracional para outra.
Para a maioria dos religiosos os milagres e orações é uma coisa racional sim. É o Norte que Orienta a vida deles.