Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?  (Lida 268616 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um religioso?
« Resposta #2950 Online: 26 de Abril de 2018, 07:37:32 »
Outra gafe, foi de associarem uma oráculo (como sempre posta fora do contexto pra encaixar Jesus coo messias) ao profeta Jeremias, sendo que foi Zacarias quem fez.
Pra fiéis que publicaram livros ditos inspirados pelo "inerrável" Espírito Santo, que deee ter cometido essa gafe editorial:

Zacarias 11:12

Eu disse-lhes: Dai-me o meu salário, se o julgais bem, ou então retende-o! Eles pagaram-me apenas trinta moedas de prata pelo meu salário. O Senhor disse-me: Lança esse dinheiro no tesouro, esta bela soma, na qual estimaram os teus serviços. Tomei as trinta moedas de prata e lancei-as no tesouro da casa do Senhor.

Mateus 27:9

Assim se cumpriu a profecia do profeta Jeremias: Eles receberam trinta moedas de prata, preço daquele cujo valor foi estimado pelos filhos de Israel;

De novo você usando o termo ''gafe'' quando ficou claro que em Marcos 11:13-14 não há nenhuma gafe.

Seguindo a narrativa rigorosamente, vimos que Jesus avistou uma figueira coberta por folhas, mesmo fora de época, e se encaminhou para ela a fim de passar um ensinamento aos seus discípulos. É o que o texto diz.

Mas Jesus sabia de antemão se ali encontraria frutos? Não importa. O fato inquestionável é que Jesus viu ali uma ótima oportunidade para instruir seus seguidores e passar uma lição, senão vejamos:

Se Jesus tivesse avistado de longe a figueira sem folhas, seca, teria ele se dirigido pra lá e amaldiçoado a árvore com o claro objetivo de demonstrar seus poderes?     

E o que aconteceria se Jesus, uma vez tendo chegado à figueira, nela encontrasse alguns frutos?

Fica claro que em nenhuma das duas hipóteses Jesus teria tido um pretexto e êxito em passar um ensinamento importante e também demonstrar seus poderes.   

Não há como escapar do fato de que em Marcos 11:13-14 não há nenhum erro ou contradição. Muito pelo contrário, Jesus demonstrou foi ser bastante esperto.

Ponto para Jesus!  :dedos:
A explicação do Lutero é convincente, Jesus pretendia passar uma lição, o que torna razoável a tese de que ele já sabia que poderia não encontrar frutos na figueira, e que a maldição ou alguma outra mensagem em decorrência deste fato seria a tal lição que ele passaria.

Isso refuta por completo a tese de que ele teria se enganado? Não, mas a torna mais fraca quando em comparação com a nova tese.

Não é o que diz a bíblia.

Marcos 11:11-14

11-Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.
12-No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.
13-Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.
14-Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2951 Online: 26 de Abril de 2018, 07:42:53 »
Em compensação ressurreição, cobra falante e virgem grávida qualquer um acredita.

Tão ridículo quanto, porém mais palatável para a crença dos religiosos.
Não é mais palatável. Acontece que as pessoas já se acostumaram com isto, assim como os católicos se acostumaram com o conceito absurdo de que comem o corpo de Jesus na comunhão.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2952 Online: 26 de Abril de 2018, 07:44:13 »
Realmente isso daí só tem valor histórico. O problema é que é preciso de muito mais fé, mas muito mais fé mesmo, para acreditar nas bobagens ridículas que constam em tais escrituras apócrifas e gnósticas. Não é à toa que foram excluídas da Bíblia.
Todas as escrituras são apócrifas.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2953 Online: 26 de Abril de 2018, 12:19:14 »
Outra gafe, foi de associarem uma oráculo (como sempre posta fora do contexto pra encaixar Jesus coo messias) ao profeta Jeremias, sendo que foi Zacarias quem fez.
Pra fiéis que publicaram livros ditos inspirados pelo "inerrável" Espírito Santo, que deee ter cometido essa gafe editorial:

Eu disse-lhes: Dai-me o meu salário, se o julgais bem, ou então retende-o! Eles pagaram-me apenas trinta moedas de prata pelo meu salário. O Senhor disse-me: Lança esse dinheiro no tesouro, esta bela soma, na qual estimaram os teus serviços. Tomei as trinta moedas de prata e lancei-as no tesouro da casa do Senhor.

Assim se cumpriu a profecia do profeta Jeremias: Eles receberam trinta moedas de prata, preço daquele cujo valor foi estimado pelos filhos de Israel;

De novo você usando o termo ''gafe'' quando ficou claro que em Marcos 11:13-14 não há nenhuma gafe.

Seguindo a narrativa rigorosamente, vimos que Jesus avistou uma figueira coberta por folhas, mesmo fora de época, e se encaminhou para ela a fim de passar um ensinamento aos seus discípulos. É o que o texto diz.

Mas Jesus sabia de antemão se ali encontraria frutos? Não importa. O fato inquestionável é que Jesus viu ali uma ótima oportunidade para instruir seus seguidores e passar uma lição, senão vejamos:

Se Jesus tivesse avistado de longe a figueira sem folhas, seca, teria ele se dirigido pra lá e amaldiçoado a árvore com o claro objetivo de demonstrar seus poderes?     

E o que aconteceria se Jesus, uma vez tendo chegado à figueira, nela encontrasse alguns frutos?

Fica claro que em nenhuma das duas hipóteses Jesus teria tido um pretexto e êxito em passar um ensinamento importante e também demonstrar seus poderes.   

Não há como escapar do fato de que em Marcos 11:13-14 não há nenhum erro ou contradição. Muito pelo contrário, Jesus demonstrou foi ser bastante esperto.

A explicação do Lutero é convincente, Jesus pretendia passar uma lição, o que torna razoável a tese de que ele já sabia que poderia não encontrar frutos na figueira, e que a maldição ou alguma outra mensagem em decorrência deste fato seria a tal lição que ele passaria.

Isso refuta por completo a tese de que ele teria se enganado? Não, mas a torna mais fraca quando em comparação com a nova tese.

11-Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.
13-Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.
14-Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.
Neste caso o Lutero tem que se explicar, pois ele diz que está no texto rigorosamente a mensagem de que uma lição seria passada, e pelo que você mostrou aí, e eu confirmei na bíblia aqui de casa, tal mensagem não existe. Neste caso passo a concorda c vocês que a possibilidade mais provável é a de que ele se enganou e se zangou com isso.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #2954 Online: 26 de Abril de 2018, 13:56:35 »
[Lutero 1912]
12 Und des anderen Tages, da sie von Bethanien gingen, hungerte ihn.
13 Und er sah einen Feigenbaum von ferne, der Blätter hatte; da trat er hinzu, ob er etwas darauf fände, und da er hinzukam, fand er nichts denn nur Blätter, denn es war noch nicht Zeit, daß Feigen sein sollten.
14 Und Jesus antwortete und sprach zu ihm: Nun esse von dir niemand ewiglich! Und seine Jünger hörten das.

Citação de: Sr. Martinho Lutero
e se encaminhou para ela a fim de passar um ensinamento aos seus discípulos. É o que o texto diz.
:shock:
 :?:
« Última modificação: 26 de Abril de 2018, 14:01:26 por Gorducho »

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2955 Online: 26 de Abril de 2018, 15:54:57 »
Evidências de que ele tenha feito milagres e também de milagres modernos existem sim através de testemunhas oculares, o que é bem diferente de dizer que milagres como violações das condições naturais são reais.   
Essas "testemunhas oculares" são apenas personagens num livro de ficção. Um livro de propaganda religiosa.

Não há evidências de milagres modernos, apenas coisas que acontecem naturalmente e foram atribuídas à ação de alguma entidade mitológica. Ou, no máximo, coisas que a ciência AINDA não explica, mas que, novamente, não podem ser atribuídas a uma entidade.

Obviamente existem evidências de milagres modernos. Você pode crer ou não crer neles, pois a ciência ainda não tem uma explicação oficial para muito desses ''fenômenos''.

É como eu disse no post anterior. É preciso de muita crença para tentar adivinhar os pensamentos de um personagem que viveu numa outra cultura há milhares de anos.

És dotado de poderes sobrenaturais?
Mas é exatamente isto que os crentes fazem o tempo todo quando lhes convém: adivinhar os pensamentos de um personagem que viveu em outra cultura há milhares de anos. E tome de "hermenêutica e exegese"...

A gente critica a falta de lógica do tal de Jesus e eles vêm com explicações do tipo "Ele quis fazer isto ou aquilo, ele queria ensinar que isto ou aquilo".

Eles podem adivinhar e a gente não?

Então pretendem agir como crentes?

Realmente isso daí só tem valor histórico. O problema é que é preciso de muito mais fé, mas muito mais fé mesmo, para acreditar nas bobagens ridículas que constam em tais escrituras apócrifas e gnósticas. Não é à toa que foram excluídas da Bíblia.

Eu me referi também às gnósticas e sobretudo das que foram excluídas da Bíblia.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2956 Online: 26 de Abril de 2018, 16:14:36 »

Neste caso o Lutero tem que se explicar, pois ele diz que está no texto rigorosamente a mensagem de que uma lição seria passada, e pelo que você mostrou aí, e eu confirmei na bíblia aqui de casa, tal mensagem não existe. Neste caso passo a concorda c vocês que a possibilidade mais provável é a de que ele se enganou e se zangou com isso.

Exatamente, a mensagem de que uma lição seria passada já estava subtendida.

É evidente que Jesus se encaminhou para a figueira infrutífera porque ele pretendia passar um ensinamento, e essa constatação é baseada pelo fato que, numa figueira, figos surgem antes das folhas, e também no que está em Mateus:

''Pela manhã, ao voltar à cidade, teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas; e disse-lhe: Nunca jamais nasça fruto de ti. No mesmo instante secou a figueira. Vendo isto os discípulos, maravilharam-se e perguntaram: Como é que repentinamente secou a figueira? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que se tiverdes fé e não duvidardes, fareis não só o que foi feito à figueira, mas até se disserdes a este monte: Levanta-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que com fé pedirdes em vossas orações, haveis de receber.'' (Mateus 21:18-22)   

Notem que a figueira secou repentinamente, e logo a seguir os apóstolos aprenderam uma valiosa lição sobre esse acontecimento.

Aliás, este episódio está atrelado ao do Templo de Jerusalém, que vem a seguir, e, como vocês desconhecem as Escrituras e nada sabem do simbolismo da figueira infrutífera e sua ligação com o Templo, leiam as seguintes passagens para entenderem melhor o que se deu na narrativa da ''figueira amaldiçoada'':

Lucas 13
6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.

Jeremias 24
1 Fez-me o SENHOR ver, e eis dois cestos de figos, postos diante do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei de babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os carpinteiros, e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxe a babilônia.
2 Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro cesto tinha figos muito ruins, que não se podiam comer, de ruins que eram.
3 E disse-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Figos: os figos bons, muito bons e os ruins, muito ruins, que não se podem comer, de ruins que são.
4 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem.
6 Porei os meus olhos sobre eles, para o seu bem, e os farei voltar a esta terra, e edificá-los-ei, e não os destruirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei.
7 E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.
8 E como os figos ruins, que se não podem comer, de ruins que são (porque assim diz o Senhor), assim entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o restante de Jerusalém, que ficou nesta terra, e os que habitam na terra do Egito.
9 E entregá-los-ei para que sejam um prejuízo, uma ofensa para todos os reinos da terra, um opróbrio e um provérbio, e um escárnio, e uma maldição em todos os lugares para onde eu os arrojar.
10 E enviarei entre eles a espada, a fome, e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei a eles e a seus pais.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2957 Online: 26 de Abril de 2018, 16:50:18 »

Quanta ingenuidade.  :sleepy:

É evidente que é preciso ser um homem de muito mais fé do que um crente nas escrituras para crer que Jesus deveria ter falado assim:

''Ei, galera, olha aquela figueira ali. O que acha de eu ir lá e secar aquela árvore pra demonstrar pra vocês meus poderes e lhes ensinar sobre o Poder da Oração?''

Jesus não seria tolo a tal ponto. Obviamente que a fome e a vontade de comer foi o pretexto perfeito (e muito inteligente, por sinal) para que ali Ele passasse uma valiosa lição.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #2958 Online: 26 de Abril de 2018, 16:59:37 »
Por que crentes costumam supor que ateus desconhecem a bíblia?  :hein:

E agora, quem estará certo: Marcos ou Mateus? Jesus secou a figueira antes ou depois de vandalizar o templo? E dizem que não era revoltado. A figueira secou imediatamente ou o evento só foi notado no dia seguinte? Desconfio que já sei a resposta!  ::)

Mateus 21:1-46

Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos,
dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo encontrarão uma jumenta amarrada, com um jumentinho ao lado. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim.
Se alguém lhes perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta".
Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta:
"Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’ ".
Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado.
Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou.
Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.
A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! " "Bendito é o que vem em nome do Senhor! " "Hosana nas alturas! "
Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: "Quem é este? "
A multidão respondia: "Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia".
Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,
e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’".
Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os curou.
Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: "Hosana ao Filho de Davi", ficaram indignados,
e lhe perguntaram: "Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo? " Respondeu Jesus: "Sim, vocês nunca leram: ‘dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’? "
E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde passou a noite.
De manhã cedo, quando voltava para a cidade, Jesus teve fome.
Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos! " Imediatamente a árvore secou.
Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: "Como a figueira secou tão depressa? "
Jesus respondeu: "Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.
E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão".
Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? "
Respondeu Jesus: "Eu também lhes farei uma pergunta. Se vocês me responderem, eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas.
De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? " Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’
Mas se dissermos: ‘dos homens’ — temos medo do povo, pois todos consideram João um profeta".
Eles responderam a Jesus: "Não sabemos". E ele lhes disse: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas".
"O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.
"E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi.
"O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi.
"Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.
Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele".
"Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.
Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam.
"Os lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro.
Então enviou-lhes outros servos em maior número, e os lavradores os trataram da mesma forma.
Por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.
"Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’.
Assim eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram.
"Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores? "
Responderam eles: "Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe dêem a sua parte no tempo da colheita".
Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.
"Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó".
Quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, compreenderam que ele falava a respeito deles.
E procuravam um meio de prendê-lo; mas tinham medo das multidões, pois elas o consideravam profeta.

Marcos 11:1-33

E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos,
E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo.
E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui.
E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram.
E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho?
Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir.
E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele.
E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho.
E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor;
Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.
E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.
E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.
E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.
E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.
E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.
E, sendo já tarde, saiu para fora da cidade.
E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.
E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;
Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.
E tornaram a Jerusalém, e, andando ele pelo templo, os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos, se aproximaram dele.
E lhe disseram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu tal autoridade para fazer estas coisas?
Mas Jesus, respondendo, disse-lhes: Também eu vos perguntarei uma coisa, e respondei-me; e então vos direi com que autoridade faço estas coisas:
O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me.
E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes?
Se, porém, dissermos: Dos homens, tememos o povo. Porque todos sustentavam que João verdadeiramente era profeta.
E, respondendo, disseram a Jesus: Não sabemos. E Jesus lhes replicou: Também eu vos não direi com que autoridade faço estas coisas.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2959 Online: 26 de Abril de 2018, 17:08:47 »
Por que crentes costumam supor que ateus desconhecem a bíblia?  :hein:

E agora, quem estará certo: Marcos ou Mateus? Jesus secou a figueira antes ou depois de vandalizar o templo? E dizem que não era revoltado. A figueira secou imediatamente ou o evento só foi notado no dia seguinte? Desconfio que já sei a resposta!  ::)

Mateus 21:1-46

Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos,
dizendo-lhes: "Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo encontrarão uma jumenta amarrada, com um jumentinho ao lado. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim.
Se alguém lhes perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta".
Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta:
"Digam à cidade de Sião: ‘Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta’ ".
Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado.
Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou.
Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.
A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! " "Bendito é o que vem em nome do Senhor! " "Hosana nas alturas! "
Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: "Quem é este? "
A multidão respondia: "Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia".
Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,
e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’".
Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os curou.
Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: "Hosana ao Filho de Davi", ficaram indignados,
e lhe perguntaram: "Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo? " Respondeu Jesus: "Sim, vocês nunca leram: ‘dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’? "
E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde passou a noite.
De manhã cedo, quando voltava para a cidade, Jesus teve fome.
Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos! " Imediatamente a árvore secou.
Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: "Como a figueira secou tão depressa? "
Jesus respondeu: "Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.
E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão".
Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? "
Respondeu Jesus: "Eu também lhes farei uma pergunta. Se vocês me responderem, eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas.
De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? " Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’
Mas se dissermos: ‘dos homens’ — temos medo do povo, pois todos consideram João um profeta".
Eles responderam a Jesus: "Não sabemos". E ele lhes disse: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas".
"O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.
"E este respondeu: ‘Não quero! ’ Mas depois mudou de idéia e foi.
"O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor! ’ Mas não foi.
"Qual dos dois fez a vontade do pai? " "O primeiro", responderam eles. Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.
Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele".
"Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem.
Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam.
"Os lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro.
Então enviou-lhes outros servos em maior número, e os lavradores os trataram da mesma forma.
Por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’.
"Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’.
Assim eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram.
"Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores? "
Responderam eles: "Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe dêem a sua parte no tempo da colheita".
Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.
"Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó".
Quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, compreenderam que ele falava a respeito deles.
E procuravam um meio de prendê-lo; mas tinham medo das multidões, pois elas o consideravam profeta.

Marcos 11:1-33

E, logo que se aproximaram de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos,
E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o, e trazei-mo.
E, se alguém vos disser: Por que fazeis isso? dizei-lhe que o Senhor precisa dele, e logo o deixará trazer para aqui.
E foram, e encontraram o jumentinho preso fora da porta, entre dois caminhos, e o soltaram.
E alguns dos que ali estavam lhes disseram: Que fazeis, soltando o jumentinho?
Eles, porém, disseram-lhes como Jesus lhes tinha mandado; e deixaram-nos ir.
E levaram o jumentinho a Jesus, e lançaram sobre ele as suas vestes, e assentou-se sobre ele.
E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho.
E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor;
Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.
E Jesus entrou em Jerusalém, no templo, e, tendo visto tudo em redor, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome.
E, vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e, chegando a ela, não achou senão folhas, porque não era tempo de figos.
E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.
E vieram a Jerusalém; e Jesus, entrando no templo, começou a expulsar os que vendiam e compravam no templo; e derrubou as mesas dos cambiadores e as cadeiras dos que vendiam pombas.
E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.
E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada, por todas as nações, casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.
E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.
E, sendo já tarde, saiu para fora da cidade.
E eles, passando pela manhã, viram que a figueira se tinha secado desde as raízes.
E Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Mestre, eis que a figueira, que tu amaldiçoaste, se secou.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;
Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito.
Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.
E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.
Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.
E tornaram a Jerusalém, e, andando ele pelo templo, os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos, se aproximaram dele.
E lhe disseram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu tal autoridade para fazer estas coisas?
Mas Jesus, respondendo, disse-lhes: Também eu vos perguntarei uma coisa, e respondei-me; e então vos direi com que autoridade faço estas coisas:
O batismo de João era do céu ou dos homens? respondei-me.
E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que o não crestes?
Se, porém, dissermos: Dos homens, tememos o povo. Porque todos sustentavam que João verdadeiramente era profeta.
E, respondendo, disseram a Jesus: Não sabemos. E Jesus lhes replicou: Também eu vos não direi com que autoridade faço estas coisas.

Use sua fé cética, e a resposta você obterá.

Não importa se foi antes ou depois, o evento está lá, o mesmo milagre, narrado em ambos os evangelhos, e isso significa que podem ter se confundido quanto à cronologia, o que é normal, mas não mentiram em relação ao fato milagroso.

E é isso o que importa!

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2960 Online: 26 de Abril de 2018, 17:13:47 »
[Lutero 1912]
12 Und des anderen Tages, da sie von Bethanien gingen, hungerte ihn.
13 Und er sah einen Feigenbaum von ferne, der Blätter hatte; da trat er hinzu, ob er etwas darauf fände, und da er hinzukam, fand er nichts denn nur Blätter, denn es war noch nicht Zeit, daß Feigen sein sollten.
14 Und Jesus antwortete und sprach zu ihm: Nun esse von dir niemand ewiglich! Und seine Jünger hörten das.

Citação de: Sr. Martinho Lutero
e se encaminhou para ela a fim de passar um ensinamento aos seus discípulos. É o que o texto diz.
:shock:
 :?:

Que cara é essa, Gorducho? Teve uma indigestão por ter ingerido figos em excesso?  :biglol:

Está explícito nas entrelinhas do texto que Jesus pretendia sim passar uma lição quando se encaminhou para a figueira, senão vejamos:

O que aconteceu depois que Jesus amaldiçoou a figueira? Ela secou, não é mesmo? (Mais um milagre de Jesus aconteceu)
E o que Jesus fez logo a seguir? Passou um ensinamento aos apóstolos, correto?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2961 Online: 26 de Abril de 2018, 17:24:06 »
Evidências de que ele tenha feito milagres e também de milagres modernos existem sim através de testemunhas oculares, o que é bem diferente de dizer que milagres como violações das condições naturais são reais.
Essas "testemunhas oculares" são apenas personagens num livro de ficção. Um livro de propaganda religiosa.

Não há evidências de milagres modernos, apenas coisas que acontecem naturalmente e foram atribuídas à ação de alguma entidade mitológica. Ou, no máximo, coisas que a ciência AINDA não explica, mas que, novamente, não podem ser atribuídas a uma entidade.
Obviamente existem evidências de milagres modernos. Você pode crer ou não crer neles, pois a ciência ainda não tem uma explicação oficial para muito desses ''fenômenos''.

Existem?

Em qual revista científica eu posso ler sobre eles?

E dentre eles, tem algum de restauração de membro amputado?
Foto USGS

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2962 Online: 26 de Abril de 2018, 17:34:13 »

Existem?

Como vou saber? Eu não leio revistas científicas.

Sim, em Louders há relatos sim.

Já ouvir falar do Milagre de Calandra, que é mais antigo?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #2963 Online: 26 de Abril de 2018, 17:48:47 »
Que cara é essa, Gorducho? Teve uma indigestão por ter ingerido figos em excesso?
Pasmo ante o que S/Pessoa proferiu, claro :!:
Along the lines do dito acima pelo Sr. AlienígenA acerca da suposição implícita de que nós não conheçamos os escritos cristãos, resolvi deixar consigo o benefício da dúvida e fui conferir SE, ACASO, o Lutero teria feito alguma tradução diferente do que sói conhecermos (e que foram citadas cá, claro).
Capisci  :?:

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2964 Online: 26 de Abril de 2018, 17:59:57 »
Que cara é essa, Gorducho? Teve uma indigestão por ter ingerido figos em excesso?
Pasmo ante o que S/Pessoa proferiu, claro :!:
Along the lines do dito acima pelo Sr. AlienígenA acerca da suposição implícita de que nós não conheçamos os escritos cristãos, resolvi deixar consigo o benefício da dúvida e fui conferir SE, ACASO, o Lutero teria feito alguma tradução diferente do que sói conhecermos (e que foram citadas cá, claro).
Capisci  :?:

A tradução de Lutero está boa, o erro é na interpretação de vocês que se deixaram levar pelo Wishful thinking da crença cética.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #2965 Online: 26 de Abril de 2018, 18:58:14 »
Não  :!: O erro foi seu ao por nas Escrituras da Religião Cristã o que lá não consta :!:

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #2966 Online: 26 de Abril de 2018, 19:22:55 »
[...]

Evidências anedóticas não servem como prova para nada. Se eu disser que eu vi um dragão aqui na minha garagem, você acreditaria? Há relatos disso por aqui.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2967 Online: 26 de Abril de 2018, 19:31:22 »
Não  :!: O erro foi seu ao por nas Escrituras da Religião Cristã o que lá não consta :!:

Então você é mais crente do que eu pensava pois já está até enxergando coisas aonde elas não existem.

Offline Martinho Lutero

• Nível 11
  • *
« Resposta #2968 Online: 26 de Abril de 2018, 19:37:41 »
[...]

Evidências anedóticas não servem como prova para nada. Se eu disser que eu vi um dragão aqui na minha garagem, você acreditaria? Há relatos disso por aqui.

Quem está dizendo que estas coisas estão provadas, meu caro? Pelo menos sei que eu é que não sou.

Evidências anedóticas estão espalhadas de montão por aí, cabe ao crente acreditar ou não nelas.

No meu caso, não estou nem aí para os milagres e nem me interessa debater se são verídicos ou não. Estou aberto para explicações mais naturais, mesmo que a ciência ainda não consiga solucionar todos eles, mas quem sabe um dia irá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2969 Online: 26 de Abril de 2018, 21:59:51 »

Existem?

Você pode ler no Journal of the Royal Society of Medicine, Volume - August 1984

The latest cure to be passed by the CMIL as medically inexplicable is that of Delizia Cirolli,
in September 1982 - a child from a village on the slopes of Mount Etna in Sicily. In 1976
when she was 12 years old she presented with a painful swollen right knee. An X-ray
showed bone change, so she was referred to Professor Mollica at the Orthopaedic Clinic of
the University of Catania. After further X-rays he did a biopsy which Professor Cordaro
reported as showing a bony metastasis of a neuroblastoma. The surgeon advised
amputation; the family refused. He then advised cobalt irradiation and she was transferred
to the Radiotherapy Unit where she was so unhappy that her parents took her home the
next day, before she had had any treatment. She went for a further consultation at the
University of Turin but returned home without treatment. Her teacher suggested that
Delizia be taken to Lourdes, and a collection made locally enabled her to go with her
mother in August 1976. There she spent 4 days attending the ceremonies, praying at the
Grotto and bathing in the water. There was no improvement and X-rays in September
showed extension of the growth. The child went downhill and her mother began to prepare
for her funeral. Nonetheless, the villagers continued to pray to Our Lady of Lourdes for her
cure and her mother regularly gave her Lourdes water. Shortly before Christmas she
suddenly said that she wanted to get up and go out, which she did without pain but she was
not able to get very far owing to weakness; at this time she weighed only 22 kg. Her knee
swelling disappeared, leaving her with a degree of genu valgum, and her general condition
returned to normal. X-rays showed repair of the bone. The following July she returned to
Lourdes to present herself to the Medical Bureau and did so again in 1978/79/80. X-rays of
the thorax and abdomen showed no sign of the calcification often seen in neuroblastoma.

There was no doubt that she had been cured but the exact diagnosis proved more difficult.

The histological opinion of Professor Cordaro of Catania was a metastasis from a
neuroblastoma. He sent the biopsy slides to the Medical Bureau and they were submitted to
French histologists eminent in the field of bone tumours. Professor Payan of Marseilles
considered that a metastasis from an undifferentiated neuroblastoma was a possibility, but
gave his opinion that it was a Ewing's tumour. Professor Nezelof of Paris agreed that the
diagnosis of a metastasis from a neuroblastoma could not be absolutely excluded, but
concluded that Ewing's tumour was the most likely diagnosis. Dr Mazabraud and his
colleagues at the Curie Institute reached the same conclusion. Spontaneous remission of
neuroblastoma has been reported, but very rarely and never after the age of 5 years.
Spontaneous remission of Ewing's tumour has not been recorded.

The CMIL studied the case in 1980 and 1981 and at their meeting in 1982 they decided
that Ewing's tumour was the correct diagnosis and concluded that the cure was scientifically
inexplicable.

The fact that the moment of cure was at home in Sicily and not in Lourdes was
irrelevant to the work of the Committee. The child's family claimed that she had been cured
Journal of the Royal Society of Medicine Volume 77 August 1984 637
by Our Lady of Lourdes, therefore the Lourdes system of medical scrutiny was set in
motion. It is for the Church to decide whether or not the cure was miraculous and to be
attributed to Our Lady of Lourdes: a year later no decision had been reached.
http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/014107688407700803

Na Oxford Academic também.

The Lourdes Medical Cures Revisited
Bernard François  Esther M. Sternberg  Elizabeth Fee
Journal of the History of Medicine and Allied Sciences, Volume 69, Issue 1, 1 January 2014, Pages 135–162, https://doi.org/10.1093/jhmas/jrs041
Published: 27 July 2012

This article examines the cures recorded in Lourdes, France, between 1858, the year of the Visions, and 1976, the date of the last certified cure of the twentieth century. Initially, the records of cures were crude or nonexistent, and allegations of cures were accepted without question. A Medical Bureau was established in 1883 to examine and certify the cures, and the medical methodology improved steadily in the subsequent years. We discuss the clinical criteria of the cures and the reliability of medical records. Some 1,200 cures were said to have been observed between 1858 and 1889, and about one hundred more each year during the “Golden Age” of Lourdes, 1890–1914. We studied 411 patients cured in 1909–14 and thoroughly reviewed the twenty-five cures acknowledged between 1947 and 1976. No cure has been certified from 1976 through 2006. The Lourdes phenomenon, extraordinary in many respects, still awaits scientific explanation. Lourdes concerns science as well as religion.[/quote]
« Última modificação: 26 de Abril de 2018, 22:07:38 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2970 Online: 26 de Abril de 2018, 22:33:30 »
Em relação à restauração de membros amputados, acho que é um assunto superado no mundo dos milagres. Já existem soluções muito satisfatórias na engenharia de próteses que torna o esforço divino desnecessário e não vejo razão alguma para realizar  esse tipo de milagre unicamente para satisfazer os céticos que, no final das contas, vão dizer que se trata de uma fraude e vão rir da Providência de Nossa Senhora.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2971 Online: 27 de Abril de 2018, 08:14:34 »
O fato de a ciência AINDA não explicar um fenômeno não implica automaticamente em "então foi milagre".
É necessário provar que algo foi resultado da ação direta de algum deus em vez de apenas deduzir isto por exclusão.
Eu me referi também às gnósticas e sobretudo das que foram excluídas da Bíblia.
Foram excluídas à força pela facção que tinha o apoio do poder temporal. E isto apesar de terem sido aceitas por muitos até então.
Não sabemos quais foram os critérios, mas há lendas do tipo "os livros estavam empilhados numa mesa e muitos caíram ao chão, ficando apenas os canônicos". Ou "uma pomba entrou no templo fechado e cochichou ao ouvido dos presentes quais eram os livros a serem mantidos".

O fato é que a discussão continuou até o concílio de Trento, no século XV, e não acabou, já que os protestantes fizeram novas exclusões.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2972 Online: 27 de Abril de 2018, 08:18:38 »
Não importa se foi antes ou depois, o evento está lá, o mesmo milagre, narrado em ambos os evangelhos, e isso significa que podem ter se confundido quanto à cronologia, o que é normal, mas não mentiram em relação ao fato milagroso.

E é isso o que importa!
Um livro tão importante, supostamente contendo a receita para merecermos a vida eterna, deveria ser claríssimo e não conter nenhuma contradição ou absurdo, mas é justamente o contrário que vemos.

Se ele se contradiz em tantos pontos, como levar a sério os outros pontos todos?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2973 Online: 27 de Abril de 2018, 08:21:39 »
Está explícito nas entrelinhas do texto que Jesus pretendia sim passar uma lição quando se encaminhou para a figueira, senão vejamos:

O que aconteceu depois que Jesus amaldiçoou a figueira? Ela secou, não é mesmo? (Mais um milagre de Jesus aconteceu)
E o que Jesus fez logo a seguir? Passou um ensinamento aos apóstolos, correto?
Qualquer coisa (ou seu oposto) está nas entrelinhas quando nos convém.

Repetindo: um livro tão importante, do qual depende nossa salvação, não pode estar sujeito à interpretação de entrelinhas.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2974 Online: 27 de Abril de 2018, 08:25:17 »

Boatos não são fatos.

O "milagre" de Calandra, até prova em contrário, foi apenas um mendigo que ficava com a perna dobrada para simular ser aleijado e um dia saiu dizendo que a perna tinha nascido de novo.

Nos dois casos, rigorosamente nenhuma evidência objetiva.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!