Outra gafe, foi de associarem uma oráculo (como sempre posta fora do contexto pra encaixar Jesus coo messias) ao profeta Jeremias, sendo que foi Zacarias quem fez.
Pra fiéis que publicaram livros ditos inspirados pelo "inerrável" Espírito Santo, que deee ter cometido essa gafe editorial:
Zacarias 11:12
Eu disse-lhes: Dai-me o meu salário, se o julgais bem, ou então retende-o! Eles pagaram-me apenas trinta moedas de prata pelo meu salário. O Senhor disse-me: Lança esse dinheiro no tesouro, esta bela soma, na qual estimaram os teus serviços. Tomei as trinta moedas de prata e lancei-as no tesouro da casa do Senhor.
Mateus 27:9
Assim se cumpriu a profecia do profeta Jeremias: Eles receberam trinta moedas de prata, preço daquele cujo valor foi estimado pelos filhos de Israel;
De novo você usando o termo ''gafe'' quando ficou claro que em Marcos 11:13-14 não há nenhuma gafe.
Seguindo a narrativa rigorosamente, vimos que Jesus avistou uma figueira coberta por folhas, mesmo fora de época, e se encaminhou para ela a fim de passar um ensinamento aos seus discípulos. É o que o texto diz.
Mas Jesus sabia de antemão se ali encontraria frutos? Não importa. O fato inquestionável é que Jesus viu ali uma ótima oportunidade para instruir seus seguidores e passar uma lição, senão vejamos:
Se Jesus tivesse avistado de longe a figueira sem folhas, seca, teria ele se dirigido pra lá e amaldiçoado a árvore com o claro objetivo de demonstrar seus poderes?
E o que aconteceria se Jesus, uma vez tendo chegado à figueira, nela encontrasse alguns frutos?
Fica claro que em nenhuma das duas hipóteses Jesus teria tido um pretexto e êxito em passar um ensinamento importante e também demonstrar seus poderes.
Não há como escapar do fato de que em Marcos 11:13-14 não há nenhum erro ou contradição. Muito pelo contrário, Jesus demonstrou foi ser bastante esperto.
Ponto para Jesus!
A explicação do Lutero é convincente, Jesus pretendia passar uma lição, o que torna razoável a tese de que ele já sabia que poderia não encontrar frutos na figueira, e que a maldição ou alguma outra mensagem em decorrência deste fato seria a tal lição que ele passaria.
Isso refuta por completo a tese de que ele teria se enganado? Não, mas a torna mais fraca quando em comparação com a nova tese.
Não é o que diz a bíblia.
Marcos 11:11-14
11-Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.
12-No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.
13-Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.
14-Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso.
Neste caso o Lutero tem que se explicar, pois ele diz que está no texto rigorosamente a mensagem de que uma lição seria passada, e pelo que você mostrou aí, e eu confirmei na bíblia aqui de casa, tal mensagem não existe. Neste caso passo a concorda c vocês que a possibilidade mais provável é a de que ele se enganou e se zangou com isso.
Exatamente, a mensagem de que uma lição seria passada já estava subtendida.
É evidente que Jesus se encaminhou para a
figueira infrutífera porque ele pretendia passar um ensinamento, e essa constatação é baseada pelo fato que, numa figueira,
figos surgem antes das folhas, e também no que está em Mateus:
''Pela manhã, ao voltar à cidade, teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas; e disse-lhe: Nunca jamais nasça fruto de ti. No mesmo instante secou a figueira. Vendo isto os discípulos, maravilharam-se e perguntaram: Como é que repentinamente secou a figueira? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos digo que se tiverdes fé e não duvidardes, fareis não só o que foi feito à figueira, mas até se disserdes a este monte: Levanta-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que com fé pedirdes em vossas orações, haveis de receber.'' (Mateus 21:18-22) Notem que
a figueira secou repentinamente, e logo a seguir os apóstolos aprenderam uma valiosa lição sobre esse acontecimento.
Aliás, este episódio está atrelado ao do
Templo de Jerusalém, que vem a seguir, e, como vocês desconhecem as Escrituras e nada sabem do simbolismo da
figueira infrutífera e sua ligação com o Templo, leiam as seguintes passagens para entenderem melhor o que se deu na narrativa da ''figueira amaldiçoada'':
Lucas 13
6 E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
7 E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?
8 E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
9 E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. Jeremias 24
1 Fez-me o SENHOR ver, e eis dois cestos de figos, postos diante do templo do SENHOR, depois que Nabucodonosor, rei de babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os carpinteiros, e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxe a babilônia.
2 Um cesto tinha figos muito bons, como os figos temporãos; mas o outro cesto tinha figos muito ruins, que não se podiam comer, de ruins que eram.
3 E disse-me o Senhor: Que vês tu, Jeremias? E eu disse: Figos: os figos bons, muito bons e os ruins, muito ruins, que não se podem comer, de ruins que são.
4 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
5 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem.
6 Porei os meus olhos sobre eles, para o seu bem, e os farei voltar a esta terra, e edificá-los-ei, e não os destruirei; e plantá-los-ei, e não os arrancarei.
7 E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.
8 E como os figos ruins, que se não podem comer, de ruins que são (porque assim diz o Senhor), assim entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o restante de Jerusalém, que ficou nesta terra, e os que habitam na terra do Egito.
9 E entregá-los-ei para que sejam um prejuízo, uma ofensa para todos os reinos da terra, um opróbrio e um provérbio, e um escárnio, e uma maldição em todos os lugares para onde eu os arrojar.
10 E enviarei entre eles a espada, a fome, e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei a eles e a seus pais.