Exatamente. E o cérebro é inerente a todo indivíduo humano, o que o capacita para manipular a natureza de forma técnica. O conjunto dos indivíduos com essa capacidade manitupativa da natureza (tecnica, tecnologia), permite os avanços que a espécie como um todo obteve de maneira exclusiva neste planeta.
Você não gosta de ser acusado disso, mas isso é
ad nauseam, cara.
É para ilustrar o potencial de nosso cérebro. Mas não é nada de imparcial, já que os exemplos são de seres humanos e só existem "iluminados" dessa magnitude na nossa espécie.
Você quis dizer
parcial, não? Como assim "só existem iluminados"? Você está dizendo que todo mundo pode voar?
Sim, nós voamos melhor que qualquer espécie.
Você voa melhor que uma coruja? Que uma águia? Você faz parte da espécie humana, não faz? E como você disse que
toda nossa espécie só tem "iluminados", é claro que podemos pegar você como exemplar (antes que diga que isso é um
ad hominem, ou que estamos testando espécies separadas e que seu contexto é a humanidade). É matematicamente lógico: se para todos os elementos de um conjunto acontece X, e você faz parte do conjunto; em você acontece X.
Dado nossa manipulação da natureza ser maior do que a simples manipulação aérodinâmica do ar que as aves fazem.
Sim, mas, você concorda comigo que não voamos com a mesma facilidade que elas? (E por favor,
responda a pergunta)
O que faz o ser humano voar é o seu cérebro humano, que gera a manipulação da natureza tanto quanto a ave. E nós podemos muito mais que isso, enquanto ela se restringe apenas a essa qualidade de maior destaque.
Adriano, pare de querer dar sentido às minhas frases: eu disse que um avião é um fator externo, com o sentido de não nascer no nosso corpo. E é exatamente isso que eu quis dizer. E, por motivos óbvios, isso é uma desvantagem. Vou ser didático:
Se eu quero voar, eu preciso comprar uma passagem aérea, me locomover até o aeroporto, sentar no avião, voar, e pousar. Se uma ave quiser voar, ela bate as asas, voa e pousa. Seguindo este passo-a-passo, você concorda comigo que dá muito mais trabalho para nós voarmos que para uma ave? Ou você conhece um método tão simples e universal para
nossa espécie, que é tão ou mais fácil quanto bater as asas, voar e pousar?
Você que se enganou. Gosta de dar uma de sabidão, não? 
Como me enganei? Você não refutou nada, só negou essa afirmação...
Adriano, você se irritou com meu comportamento em outro tópico, então, gostaria que por
coerência,
não agisse da mesma maneira nesse. Você consegue me fazer esse favor?