Quero que me respondam uma coisa
Por que em livros de biologia falam sobre seres mais complexos e menos complexos?
Entre outros motivos, porque há seres unicelulares, colônias, fungos e seres mais complexos com órgãos definidos como répteis e mamíferos.
Note porém que complexidade é apenas isso, complexidade. Não há um motivo claro para traduzi-la como superioridade. Como qualquer engenheiro (de qualquer área) pode te explicar, as coisas mais complexas são as mais problemáticas, e nem por isso necessariamente mais versáteis ou mais eficazes.
Também lembro de alguns falarem sobre mais ou menos evoluídos. Lembro que em certos documentários sobre espécies que vivem no fundo do mar dizendo que são primitivas.
Realmente, isso acontece ocasionalmente. Principalmente em autores mais antigos (o próprio Darwin, como Adriano lembrou, falava nesses termos - mas isso foi há mais de cem anos) ou em contextos simplificados de divulgação científica, como lembrou o Thufir. Por exemplo, algumas vezes se fala em "organismos primitivos" para indicar que são antigos, não necessariamente rudimentares ou mal adaptados.
Eu não conhecia esta abordagem de colocar seres humanos e todas os seres em um mesmo grau de evolução.
E não é disso que se trata. Não é que todos os seres vivos estejam em um mesmo grau de evolução; é que não há condição de compará-los sem cair em franca arbitrariedade ou se ater a critérios óbvios e específicos (por exemplo, alguns são vertebrados e outros não). Algumas páginas atrás eu indiquei por exemplo que os répteis são ancestrais tanto das aves quanto dos mamíferos: como decidir qual dos ramos (ou quais de duas espécies específicas representantes dos ramos) é mais evoluído?
O ser humano não faz fotossíntese melhor do que as plantas, não sobrevive sem nutrição melhor do que os vírus, não se regenera como as planárias, não respira na água como os peixes, não tem doze tipos de cones (células sensíveis a cores) como alguns animais. Por mais orgulho ou gratidão que se possa ter pelo que PODEMOS fazer, é um fato bastante objetivo que muitos outros seres vivos tem vantagens específicas sobre nós.
Se acontecesse de termos vantagens em todos os aspectos concebíveis, seria diferente. Mas não é o caso.