Desculpe, Adriano, mas isso (por mais que seja verdade) não nos aproxima de resolver a questão

Então deixemos os Strange Loops para depois e diga-me lá: COMO podemos enumerar as matrizes?
Aliás, se a questão da linguagem complica tanto, podemos dizer que elas representam uma outra característica qualquer - X. Não importa qual.
Você pode começar me relembrando o conceito de matriz para que eu me adeque ao contexto. Caso contrário não há comunicação e a discussão se extingue. Gostaria de evoluir com o assunto. 
Eu posso lhe explicar oportunamente. Por ora, basta saber que a pergunta é uma pegadinha: NÃO HÁ como enumerar matrizes, ainda que sejam todas de mesma ordem (i.e. "do mesmo tamanho"). Os números dentro delas podem ser maiores ou menores do que os dentro de outras matrizes parecidas, mas isso não faz delas "maiores" ou "menores" umas em relação às outras.
Ora, dirá você, mas então não estamos usando o critério adequado! Por que não atribuir, por exemplo, uma MÉDIA sobre alguma característica?
Bem, nesse caso temos outros problemas. Média sobre qual população? Toda a humanidade? Apenas uma parte? E vamos comparar com o quê? Com a totalidade de indivíduos de outras espécies? Com uma fração correspondente?
E por que parar aí? Acho que seria mais adequado tomar uma MÉDIA TEMPORAL, ou seja, uma média sobre as capacidades de todos os indivíduos da espécie humana que já viveram. Posso construir um espaço de configuração sobre todo o vasto ensamble da Humanidade e enfiar umas contas malucas no meio, comparando com as demais espécies.
Só que então teremos o seguinte problema: como valorar o domínio de cada um de cada característica? Etc., etc., etc.
Como espero ter demonstrado agora, o problema é muito mais complexo do que você propõe. Quem sabe - talvez HAJA um critério objetivo que demonstre a superioridade da espécie humana. Mas se houver, estará perdido no meio de incontáveis critérios subjetivos sem valor intrínseco a não ser a hipótese
ad hoc que fazemos sobre isso.
É diferente de quando fazemos uma medida em laboratório e todos os outros laboratórios do mundo concordam sobre ela